e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pelo professor aqui do canal parabólica e vamos falar de filosofia hoje é um grande dia e nós vamos falar aí the mission focou sim o filósofo do século 20 e que tem uma obra eu não diria grande tem uma obra gigantesca michel ficou é um dos filósofos que cabe muito em uma redação é um dos rostos que além de ser cobrado da prova cabe muito redação pelos exemplos que ele passa pra gente pelos exemplos que eu vou passar aqui
pra vocês é que trabalha na obra coisas que a gente pode a desenvolver a partir da obra do fogo então é uma obra gigantesca que fala de muitas coisas ea gente vai falar aqui dessas várias dessas essa variedade filosófica que o michel foucault traz pra gente é que acontece sobre o mission focou é como se ele desce pra gente há alguns exemplos uma linha central da filosofia de vários exemplos que acontecem na sociedade e ele quer mas não só ele o enem quer da gente que a gente pegue os exemplos que ele ta danu ea
gente consiga explorar em outras áreas vocês vão entender isso durante essa aula antes a gente começar é lógico que eu vou pedir pra você dá aquela curtida se inscrever no canal se ainda não for inscrito e deixar meu comentário dando suas dicas sugestões meu cachorro ataque isso ajuda demais o canal crescer então vamos dar uma força que a gente está em pleno desenvolvimento ak do parabólica é sempre bom acreditar apostar na democratização do ensino o que eu mais acredito na minha vida ok não falar do co focou é um filósofo francês acadêmico do século 20
ele faleceu nos anos 80 do século 20 e ele era filho de de médicos no seu pai era cirurgião ele não foi um médico mas ele desenvolveu muito nessa área ele foi pra filosofia mas eu trabalho muito com as mentalidades eu tive o prazer de ter a obra do mission focou na sendo estudado isso de obra do mission fogo durante o milagre da graduação ea pós-graduação falando de várias coisas falou de arte falando de discurso entre outras coisas é muito legal a gente conhece a obra dele e aí eu já começo já falando para vocês
aqui do primeiro assunto que o futebol traz pra gente que é trabalhar as mentalidades trabalhar a loucura assim sua obra a história da loucura o focou ele faz um panorama do que é ser louco na nossa história e além de trabalhar com isso você falar então ele não está trabalhando com saúde mental não ele está estudando a sociedade através da loucura e é aí que vocês vão ter que pegar os exemplos de ele tentar aprofundar em outras áreas vocês querem saber o futuro dizia o louco é porque a sociedade o que quer ou louco é
porque a sociedade é a sociedade que define o que é o louco que é isso ao longo da história o futebol afirma pra gente que é loucura não era necessariamente que ao longo da história loucura não é necessariamente algo natural assim como diziam os positivistas e ela também não é uma doença não é uma doença onde logo deve ser jogado no canto a loucura é definida por um fator cultural é definida pelo tempo de acordo com a sociedade de acordo com a cultura e aí ele dá os exemplos incríveis pra gente focou vai falar ele
vai dividir a loucura história da loucura em quatro fases em quatro partes que ele define a loucura de maneiras diferentes que a sociedade define essa loucura então vamos começar na primeira etapa o foco está falando a idade média a idade média o período que durou do século 5 ao século 15 depois de cristo é o exemplo que ele está usando pra ele na idade média ele define que a sociedade dizia que o louco ele era basicamente um visionário o louco era basicamente um sábio vamos passar um panorama aqui contextualiza a idade média pra vocês na
idade média as pessoas preferiam estar atreladas à zona rural aos feudos porque o feudo é que dava proteção para elas a gente já falou de história que precisa como filosofia está muito próximo da história durante a idade média as pessoas queriam viver nos feudos né objetivos nobres e tinha os senhores feudais e os reis e aí os camponeses eles procuravam um senhor feudal para poder viver ali né eles trocavam onde existe uma relação de vassalagem uma relação de servidão porque não existe uma lei não existe uma existiam dogmas impostos pela igreja católica mas não existiam
leis então ficar fora da proteção de um feudo era estar sujeito a passar por crimes é onde se tinha homicídios onde você tinha casos de estupros então viver de não que no feudo do os senhores feudais abusavam de fato mas fora do feudo você tinha menos proteção no contexto do que era a idade média tá e aí aqueles que se sujeitavam a viver livremente eram os chamados loucos eram aqueles que conheciam muito mais o mundo do que uma pessoa que ficava dentro de um feudo porque dentro do feudo o raio de quilômetros que se conhecia
durante a idade média não passava de mais ou menos 10 quilômetros você não conseguia saber que tinha após isso nos períodos mais sombrios na idade média as pessoas tinham medo de sair às pessoas estavam atreladas a um feudo que era autossuficiente onde precariamente você conseguiria viver e aqueles que andavam os andarilhos que conheciam mundo muitos deles eram chamados de loucos então a sociedade definir na idade média o louco era um visionário era o sábio aquele que conheci o mundo e às vezes ele traz informações por onde ele passava porque as pessoas ficavam ou se elas
ficavam com dúvida mas elas pelo menos elas pensavam nossa ele falou que após aquele período rosa aquele processo tem isso tem aquilo que vocês assistiram por exemplo a série vai que eu tenho certeza que muita gente assistiu que tem lá um andarilho que conhece que fala para os vikings né fala pra eles é onde tem coisas que têm terras para lá até agora porque ele conhece porque ele viajou ele não estava atrelado a nada então ele foi ele era um homem livre esse é o contexto da loucura que focou traz pra gente na idade média
só que quando chega no século 15 a gente sai da idade média como é entrar na idade moderna no período onde as coisas estão renascendo então a gente está vivendo agora o renascimento na europa onde há a vida cultural está renascendo coisa que que a idade média segundo eles a idade média tranquilidade média fechou e aí as pessoas começam a ter um pouco mais de conhecimento as pessoas começam a buscar mais formas a empíricas de conhecimento vivências e começam a ver que o mundo não era tão fechado nos feudos e é lógico que a concepção
de loucura vai se transformar junto com a transformação da sociedade o louco ele não passa mais a ser esse visionário esse andarilho esse cara o louco é aquele que tem a palavra ea sua palavra é uma palavra de paixão a palavra do louco é uma palavra só técnica aquele que fala muito que sabe das coisas mas ele não é tão levado mais a sério quanto era na idade média enquanto sábio porque porque agora é como se as pessoas que não eram consideradas loucas elas estão tendo acesso a um maior conhecimento vale lembrar que o renascimento
é o período onde começam as grandes navegações que os seres humanos eles saem daquele raio de quilômetros pequeno curto que eu falei pra vocês a idade médico é só conhecer o mundo tão louco a palavra do louco é a palavra esotérica é um conhecimento restrito ao conhecimento fechado ele já não é aquele que tem um conhecimento tão amplo mas ele procura aprofundar no conhecimento mais restrito onde as pessoas não têm tanto esse conhecimento ea sua palavra dada como uma palavra de paixão é aquele homem que é movido por sentimentos esse é o louco do renascimento
só que não para por aí porque eu falei para vocês que são quatro as quatro fases da loucura do futebol fala pra gente e aí ele fala pra gente que do século 16 e no século 17 que a gente sabe que já é a idade moderna é mas o futebol fala que é uma idade clássica da loucura que aí já dá um comportamento diferente louco já é o abandonado pela sociedade 11 desculpa século 16 e século 17 nessa idade clássica da loucura que eu for falar pra gente o louco ele já não é mais escutado
nem de forma como algo a sabedoria como era na idade média e nem de forma movida pela paixão esotérico conhecimento restrito como era no renascimento o louco agora é ninguém perante a sociedade mas é tão ninguém que quando ele abre a boca ele pode ser tratado como criminoso ele é o diferente na sociedade o louco então ele tem que ser confinado a palavra do louco não serve a palavra do louco está sempre condicionada ao que a sociedade vai definir o que é certo eo que é errado vai fazer julgamentos sobre a palavra do louco é
um padrão é quase um conceito que a gente vai falar de maniqueísta o que está certo eo que está errado aqueles que têm a voz da razão àqueles que estudam isso vem muito de carro relógio de carro a gente estudou aqui trabalha com métodos científicos é que seria o método cartesiano ele vai falar e tem coisas que a gente não precisa né a gente a sociedade vai definir mas tem coisas que a gente não merece ser estudado necessariamente e aí a palavra do louco vai ser uma palavra sozinho uma palavra é que vaga na solidão
eu sou muito poético o jeito de falar muito bem a palavra que vaga na solidão então louco ele vai ser colocado como basicamente um criminoso aquele que é louco considerado louco ele é enxergado pelos outros e ele é visto enxergado existe a palavra não sei ele é visto pelos outros assim ó atendendo então assim é um conceito diferente que a sociedade está trazendo mas o cocô ele vai falar aqui tá passando a sociedade transforma ea loucura transforma ea partir do século 18 loucura em é vista de outra maneira por que não pensar no contexto do
século 18 que tem no século 18 que é extremamente importante para o pensamento filosófico o pensamento da história da construção da sociedade é o iluminismo iluminismo seria então uma corrente filosófica que um faça sol o padrão da filosofia o iluminismo ele vai buscar a ciência de uma forma geral buscar conhecimentos científicos empíricos vai buscar muito mais a razão então é lógico que é loucura também se transforma por que é loucura passar será estudada a partir do século 18 não é simplesmente vista à loucura passa a ser estudada e o que vai acontecer no século 18
o louco é tratado como um doente mental que necessita de cuidados médicos e esse do século 18 vêem até hoje tira o confinamento louco e coloca nos cuidados médicos esse é o conceito da loucura vocês percebem que a loucura é definida por uma questão de cultura da sociedade por uma questão de olhar da sociedade sobre a loucura vocês percebem isso agora o focou falou da loucura e como eu falei para vocês ele dá um tronco pra gente central de exemplo que a gente deve explorar até mesmo para fazer a redação imagina só que a loucura
ela é vista pela sociedade mas imagina se a gente trocar o exemplo da loucura isso que o exercício legal de se fazer que você pode fazer para sua redação treinar isso e trabalhar com outras coisas que também são colocadas pela sociedade como por exemplo acho que o melhor exemplo que a gente pode usar é o padrão estético de beleza a beleza é pra cada sociedade o belo na grécia antiga é o belo diferente de hoje vocês entendem então a beleza é totalmente também desenhada mou data de acordo com a cultura nunca vou esquecer quando eu
estava na rua agora vou usar os meus exemplos horrorosos exemplos mas quando eu estava na graduação que uma amiga minha eu estava sem camisa uma vez de entrega sem falar alguma besteira não só você caminha a gente já saiu foi tomar banho e tal aí eu passei no corredor sem camisa estava esperando em casa e ela falou assim o corpo eu sempre tive o corpo muito arredondado né não da forma saindo nada do corpo e eu era magrinha mas assim as formas enfim seu entender ela foi não se tem um corpo renascentista e eu falei
pra ela assim o que você quer dizer com isso ela falou assim você tem formas arredondadas as definições não era forte não a gente era magro mas as formas das definições eram bem redondas ela você tem formas arredondadas assim como as pinturas renascentistas né então assim que era o padrão de beleza do renascimento isso vai mudando com o tempo então você tem presença numa nuno que a sociedade brasileira hoje pensando que é um padrão de beleza isso é muito ruim é muito triste porque péssimo você pensa numa estética nesse sentido julgamentos por questões estéticas tem
muita coisa que a gente pode aprofundar nesse sentido mas a sociedade define eu vou dar um exemplo pra vocês outro exemplo aqui eu sou uma pessoa que é legal você usa os exemplos que eu fui com abre espaço para a gente eu uso o suspensório os personagens muito práticos a suspensão tem um bom tempo que eu não tenha usado mas eu costumo usar meus suspensórios zinho acho que tem vídeos antigos do canal conta de suspensões e quando eu vou trabalhar de suspensório fica todo mundo olhando porque acha que suspensório é algo referente a pessoas mais
velhas é pessoal é algo que me 6 assim me apetece no sentido de que ser muito mais prático para mim o que eu sinto segura muito melhor na calça eu gosto também do estilo visual de suspensões se você tiver uma pessoa cheia de piercings na cara toda tatuada no rosto todo e os suspensórios pessoas tendem a olhar mais para o suspensório do que é professor de pizza talvez eu esteja exagerando mas é que as pessoas vão definindo é a sociedade vai definir esses padrões estéticos esses padrões de comportamento essas coisas todas então é algo muito
a se pensar é algo muito a poder se explorar a relação ficou assim como outros exemplos que vocês podem utilizar do que a sociedade define agora ainda falando dessa questão de definição pela sociedade a gente entra no outro tema que focou o trabalho porque aqui pra gente também que abre né abri conceito minha cachorrinha de scioli que abre discussões para outras áreas também mas que está ligada à questão da definição da sociedade que é a relação de poder vocês percebem que a sociedade ela acaba exercendo uma norma um padrão que é uma relação de poder
porque ela define o seu padrão ela define o que é que vocês percebem isso e aí a gente entra por conta disso num outro conceito eu tô me acho linda a caldense ela apareceu no vídeo ele entra um outro conceito que a gente vai trabalhar em uma obra chamada vigiar e punir quem é também é fantástica sobre a obra do cocô e quase que eu falo sobre a obra do russo a obra do flu co que a gente está sendo vigiado a todo momento na sociedade logo esse padrão de comportamento que a gente segue essa
essa forma de se vestir de um jeito e não do outro que você talvez se sinta melhor mas você não se veste é porque você está sempre sendo vigiados essa sociedade está impondo normas a você que focou fala que a gente a gente segue muito mais normas do que leis necessariamente você se preocupa muito mais com que o outro vai pensar de você você se preocupa muito de comandar na rua dessa maneira é claro que tem aqueles momentos que a gente aperta aquela famosa tecla e vai mas mesmo assim a gente ainda tem uma questão
moral que está né caindo sobre nossas cabeças que a gente começa a pensar e aí eu for falar isso pra gente nós estamos constantemente sendo vigiados a gente está o tempo todo a seguindo normas que não necessariamente podem ser benéficas para a gente mas a gente segue a gente é como se o ser humano nós fôssemos sempre enclausurados como se a gente estivesse sempre é tendo recebe r recebendo essa relação de poder que é imposta de alguma maneira de cima para baixo ou dessa sociedade pra gente e aí que focou vai falar sobre o vigiar
e punir do sistema carcerário ele faz uma crítica ao sistema penitenciário que é mais uma crítica que ele trabalha com a questão política a questão do sistema penitenciário que vocês devem abrir os horizontes tá ele vai principalmente usar o exemplo do jeremy bentham que vai ser o criador de um sistema carcerário um sistema de vigilância olha só o sistema de vigilância chamado pam ótico o pão óptico o panóptico vocês quiserem chamar vamos primeiro para o contexto da palavra do termo panóptico panóptico pan significa união ou unificação ótico vem divisão o sistema analógico que é o
que ofuscou usa como exemplo para fazer sua crítica sobre essa normatização da sociedade é um sistema circular de prisão onde existe uma torre no centro ou sempre colocando imagens pra vocês vocês perceberem isso uma torre no centro do sistema penitenciário que consegue ter uma visão 360° de todas as celas da penitenciária então todos os presos são vistos 24 horas por dia 365 dias torres que está observando essa torre está vigiando está olhando o comportamento de todos os presos está tirando o mínimo de direito à sua privacidade esse é o sistema panóptico ofuscou ele fala que
esse sistema panóptico tá é isso aí vocês não precisam pensar só no sistema penitenciário mas vocês devem pensar o sistema panóptico olhando para a nossa sociedade estamos sempre sendo vigiados estamos entediados na escola temos câmeras para todos os lados você entra no mercado tem câmera que vigia o teu comportamento você está sendo desviado no hospital há sempre um padrão que está sendo imposto pra você e você não rompe esse padrão porque você está constantemente sendo vigiados às vezes você está sendo vigiada até mesmo dentro de casa eu já falei inclusive fiz um vídeo sobre o
que é totalitarismo aqui no canal vou deixar na descrição ou vou deixar melhor no card para vocês vão me antigo que eu fiz ainda nem usava um microfone acho que eu fiz esse vídeo inclusive casa da minha mãe não estava a céu aberto mas que eu falo que é o totalitarismo né esse sistema que vigia que é totalitário que que seria uma ditadura totalitária e qualquer diferença sobre o autoritarismo que você se sente vigiada até mesmo dentro de casa então é algo que entra na sua mente entra na sua cabeça esse é o sistema panóptico
pensa na sociedade dessa maneira pensa que você está sendo visto de alguma maneira você está sendo imposto novas normas esses padrões sociais estão impondo a você algo né e aí o futebol fala pra gente que quando o sujeito aí ele fala especificamente do sistema carcerário sistema penitenciário vai ficar isso na sua redação do enem é legal você aprofundar sobre isso que o sistema penitenciário nosso a questão da punição porque a gente falou até agora divide a dessa sociedade que a gente tá sendo sempre sendo vigiados mas é a punição a punição provocou é algo que
coloca pra gente aqui que tenta atemorizar da um temor para o criminoso não temor a pessoa que cometeu há uma infração o crime por que por que provocou a gente sempre pensa numa punição quando ele vai falar pra gente que lá desde os tempos da idade média ele trabalha no século 18 ele fala sobre inclusive a a a revolução francesa é que que os reis absolutistas eles quando eles punir uma pessoa eles punham em praça pública essa pessoa ela era ela era torturada antes da morte e pensa no caso por exemplo de tiradentes joaquim josé
da silva xavier quando foi enforcado joaquim josé da silva xavier foi em praça pública para todos verem o que não se faz com com quando se trai a coroa portuguesa você sempre tenta punir por uma questão de atemorizar os outros mostrar que não se deve fazer e até mesmo a punição que não necessariamente é a morte você pune a pessoa de uma maneira que você tenta enclausurar tentar tirar todos os direitos possíveis dessa pessoa para ela não fazer mais mas provocou a gente sabe muito bem isso que até trabalhando com uma questão psicológica e isso
não funciona muito bem porque seria muito mais interessante fazer uma punição de modo que essa pessoa ela tenha uma idéia que ela consiga repensar a sua vida dentro da prisão ela consiga pensar que a vida dela de alguma forma está errada que os seus atos foram errados ea partir daí se constrói uma sociedade melhor porque as pessoas têm muito medo dessa punição mas isso não dá muito certo de uma punição extremamente violenta mas não seria interessante a gente transformar essa sociedade para o nosso bem em vez de só pune isso é um negócio está sendo
discutido no mundo inteiro sempre foi no brasil é muito discutido principalmente quando se fala em porte de armas não é isso eu não quero entrar nesse assunto especificamente mas vocês percebem o teor dela no meu tempo porque o teor da discussão que o que o futebol está trazendo pra gente focou diz que punir uma pessoa deixando a empresa confinada mas não dá nenhum direito só alimentação não dá nenhuma atividade que faça com que ela repense na vida com aquela repense no que é uma sociedade na função que ela poderia ter nessa sociedade e não teve
até agora é muito mais barato para o estado o estado não gasta com isso é muito fácil você em causar uma pessoa numa cela com várias pessoas e fica lá preso é só sendo punido é que quando essa pessoa sair às vezes elas até com um comportamento mais agressivo só que se você dar condições para essa pessoa repensar se você tem um projeto um projeto muito mais amplo você tá fazendo o que você tá gastando mais dinheiro o estado gasta muito mais dinheiro que o preso gera gera é gasto para o estado então é mais
fácil que o preso não tenha já que ele gera gasto detalhe de alimentação e pelo cárcere que seja um gasto mínimo mas que dar 11 não posso falar processo que dá um tipo de reação para a sociedade que talvez se esse preço repensasse tivesse outras atividades ele tivesse um sistema muito mais complexo para trabalhar com ele vocês entendem e aí é trabalho muito com essa ideia como falei para vocês que eu fico gosta de levar os próprios assuntos a escola enquanto punição enquanto eu fui professor de escola uma das coisas não fiz um vídeo inclusive
recente falando da minha depressão no de sistema de sistema educacional que a gente tem quando nós professores é e vamos reunir no final do ano para discutir a situação dos estudantes uma das coisas que me desanimava muito é que sempre vinha a coordenadora de ensino e queria que a gente passasse todos os estudantes não reprovar sem nenhum estudante porque é gasto para o estado era naquele caso gastos para o município mantenha esse estudante ea discussão que se fazia que os professores muito bem eu tive a a sorte ea honra de trabalhar com professores muito bem
a envolvidos com a educação é na escola eles diziam muito que eu lembro muito bem isso eles diziam muito que a reprova de um estudante ela não é simplesmente vou reprovar para ti punir infelizmente o estado o poder público que muitas pessoas não pensam assim se reprovava aquele estudante quando você entendia que esse estudante ele deve ter uma segunda chance porque ele tem capacidade de melhorar você reprova o estudante pensando o teoricamente é assim na prática não é isso que funciona porque você sabe que esse estudante ele precisa repensar um pouco e você precisa propor
pra ele uma nova forma você precisa propor pra ele uma nova condição onde você diga pra ele 'você tá fazendo de novo não é porque você está punido por que você aprontou porque os você será que você fez e não fez prova sendo feito o trabalho é porque nós enxergamos em você a condição de ser melhor a condição de repensar isso e aí o que acontece e aí você reprova ele mas tentando dar pra ele essa nova condição só que no sistema tão precário que a gente tem você não consegue essa condição não reprova a
infelizmente o estudante acaba virando mais um e aí o estado prefere fazer o quê com que esse estudante passa de ano que na linguagem da escolas acabam chamando de diploma social ele veio interagiu foi embora espera aí se perdeu você perdeu a possibilidade de ajudar a criar um cidadão você cidadão consciente sem entender a grandiosidade que é o futebol pra gente vocês percebem isso e eu pra fechar quer uma dica de filme que pode ajudar que é uma dica decide filme que trabalha com a questão carcerária é um dos filmes que eu mais gosto não
é necessariamente específico sobre a questão carcerária mas dá um pouco do exemplo que eu tô passando pra vocês assistam deixa aqui nos comentários você já assistiu coloque aqui eu vou falar pra vocês um filme que é estrelado pelo eduardo norton que eu gosto pra caramba que é uma outra história americana uma sinopse rápida o eduardo norton ele era um líder neonazista o ator de o personagem edward norton faz ele era um líder neonazista nos estados unidos que praticava crimes contra imigrantes né contra pessoas que ele acreditava que não deveriam tirar o emprego dos verdadeiros americanos
brancos né em um determinado momento ele acaba sendo preso e dentro da prisão ele precisa conviver com a adversidade ética que ele percebe que existem outras culturas ele começa a repensar tudo que ele fez dentro da prisão ele começa a repensar longe da prisão que ele tem esse porque ele foi preso sem uma uma prisão que dava condições pra isso que tinha um sistema mas é pela questão de lhe ter que conviver os diálogos que ele tem então assista a esse filme assistir aos filmes do eduardo nota o que é ou uma outra história americana
eu não tenho certeza se está no catálogo da netflix porque eu estava não sei por que a netflix sempre tira do catar algumas coisas também o tempo eu ali mas assistam e pensem sobre a obra do focou pensem sobre isso que a gente está falando que a gente tenha um campo né agenda mas deve tomar para nadar de braçada na sua redação então tá aí o meu recado tá aí a vídeo aula que eu fiz com muito carinho com muito prazer aqui pra vocês deixe nos comentários eu vou lembrar você está fechando o vídeo não
deixe de ver ela curtida para ajudar a gente crescer cada vez mais aqui e se inscrever se não foi inscrito ainda certo gente foi um grande prazer eu vou ficando por aqui grande beijo fui