A Independência e a formação do Estado e da Nação (Aula 11, parte 1)

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a primeira coisa todos os estados nacionais que tenham surgido de movimentos de independência que nem todo o estado nacional obviamente é resultado de uma ruptura né no seio de uma unidade política esse é o caso do brasil é do brasil surge como um estado nacional a partir de sua separação de portugal eu disse então que todo estado nacional que surge um processo de independência de modo mais ou menos natural acabará por conferir a história desse processo a condição de protagonista nas suas narrativas oficiais sobre o passado mas natural acontece com praticamente todos os países existentes
hoje no continente americano a maioria deles surgir da de movimentos de independência em todas as narrativas oficiais desses países a história dessas independências terá um lugar central no caso do brasil então nós temos uma situação já de início bastante típica e ao longo da aula de hoje eu discorrerei basicamente sobre tipicidades e singularidades temos uma primeira tipicidade tradicionalmente a independência do brasil é vista como um grande tema todo mundo que passa pela escola aprendi alguma coisa sobre a independência do brasil não é assim alguma coisa não significa que a prenda bem mas é um conteúdo
obrigatório em todo mundo que passa pela uma escolaridade fundamental escolaridade média nesse país aprenderá sobre o governo de pedro grande na rússia não é verdade não isso não é um tema obrigatório a independência do brasil não tem obrigatório com isso nós temos então não é que esse é um tema tipicamente inesgotável nós podemos argumentar que qualquer fenômeno histórico é passível de ter as interpretações sobre o mesmo renovadas com o decorrer da própria história não é assim lógico porque nós não trabalhamos com verdades absolutas nós não trabalhamos com explicações definitivas nós trabalhamos com explicações provisórias que
são adequadas ou não de acordo com os critérios de legitimação do tempo presente que engendra aquela explicação e também com as condições de conhecimento dadas por esse tempo presente assim o que nós pensamos sobre a independência hoje traduz de alguma maneira o que é hoje traduz o nosso tempo traduz as formas as condições de conhecimento histórico típicas do nosso tempo e obviamente é a prioridade maior ou menor que é dada a esse tema no nosso tempo de todo modo em se tratando de um grande tema isto é um desses temas centrais tradicionalmente as narrativas historiográficas
de um país à independência varia de prestígio ela tem épocas onde ela é mais estudada tem épocas de vela - estudada mas de algum modo ela sempre está lá disso resulta então uma enormidade de trabalhos que de distintas maneiras tocaram no tema o que torna então a tarefa de oferecer uma síntese o pouco mais complicada porque a pluralidade de estudos a respeito de um tema geralmente ela traz consigo uma proporcionalidade de descensos de diferenças de interpretação mais ou menos óbvio não há uma regra absoluta mas é algo natural uma grande quantidade de estudos sobre um
determinado tema devem ensejar então uma pluralidade de posições acerca desse tema eu já vou direto algumas conclusões começa a aula com algumas conclusões a independência do brasil é um processo histórico responsável em larga medida pela criação de fenômenos novos é um processo histórico de forte teor inovador a despeito de suas muitas características de conservação isto é de manutenção e preservação de fenômenos históricos de estruturas sociais que existiam antes dela não se trata então de um processo a mudar por completo e subitamente toda a realidade mas sim um processo responsável fortemente em larga medida por conteúdos
de inovação nada desprezíveis o que existe em alguma medida graças à independência existe um estado brasileiro isso não existia antes da independência a independência isto é a ruptura política entre portugal e brasil o brasil se separando de portugal e se constituindo então como uma unidade política cria um estado que não existia anteriormente esse estado existe até hoje muitas diferenças aí se passaram ao longo dessa história de 1822 pra cá mas em larga medida fenômenos que nós observamos cotidianamente traduzem a existência de uma estrutura política que foi criada nas suas bases essenciais pela independência do brasil
pronto um sistema eleitoral é um sistema eleitoral nacional voltamos então para representantes legislativos e executivos na nossa sociedade o estado brasileiro então se traduz num momento se materializa melhor dizendo num momento como esse no momento das de eleições esse estado não existia antes de 1822 todo cidadão do gênero masculino no ano em que completar 18 anos deve se apresentar uma junta militar não é assim deve se alistar no exército se tiver sorte será dispensado se tiver azar deverá servir o exército por pelo menos um ano e se for excêntrico continuar a servir o exército quer
que seja essa obrigação am que todo indivíduo do sexo masculino é tem que cumprir no ano em que completa 18 anos traduzi então um a existência de algo que poderíamos chamar de exército brasileiro esse exército não existe antes da independência ele é criado o fator correlato ao estado nacional brasileiro pronto poderá multiplicar os exemplos aqui né os exemplos então né do presente zta de algo que repitam em larga medida deve sua existência ao processo de independência isso por si só já bastaria então para tipificar o processo como um processo da maior importância de grande e
duradouro impacto na história de um país decisiva inclusive para a criação desse país como uma unidade política não tivemos aquela aula sobre a ideia de brasil no século 18 e lá e falei várias vezes né não existe uma identidade brasileira não existe uma unidade brasileira definitiva estável que não seja de alguma forma uma criação né do próprio aparato imperial português que não seja parte do império português não existe nada com vida própria completamente própria em relação a portugal chamado brasil uma hora a independência então consagrará a existência não apenas então de uma forma de organização
de nossa sociedade mas também formas de auto identificação dessa sociedade formas de reconhecimento dessa sociedade dos indivíduos a comporem essa sociedade da parte de outros indivíduos e de outras sociedades cria-se uma nacionalidade brasileira isso não existia antes de 1822 não existe de imediato em 1822 mas deve a sua existência a essa organização política do brasil como algo separado de portugal rompendo portanto com a manutenção da organização política majoritária até então existentes quer esse império português ou monarquia portuguesa enfim existem alguns sinônimos que identifica algumas pequenas diferenças não vai entrar nesse detalhamento aqui hoje cria-se então
pessoal uma nacionalidade brasileira que se revela então em comportamentos sociais em práticas sociais que se reproduzem ao longo do tempo e que se fazem presentes até hoje um plano muito concreto nacionalidade brasileira né ela soa como uma abstração né mas o que é ser brasileiro deixando de lado momentaneamente as psicoses individuais de cada um de nós né porque todos nós temos deixando de lado os índios ingrassia deixando de lado e enfim aspectos individuais o nosso relacionamento com isso que genericamente se chama de brasil alguns dados são muito objetivos são extremamente concretos e nessa condição é
possível rastrear a história dos fenômenos que esses dados revelam somos obrigados a votar é pelo menos quem for maior de 18 anos quem for maior de 16 nos menor de dezoito pode ou não votar não é assim porque somos cidadãos brasileiros então uma prática como por exemplo a prática do voto que alguns insistem em chamar de direito mas trata se na verdade da obrigatoriedade do voto na hora direito do voto sim é o direito de ser obrigado a votar como quer que seja esse direito barra a obrigatoriedade é definir o pertencimento de cada um de
nós a uma nação brasileira assim como a obediência de outras leis às quais estamos sujeitos assim como formas simbólicas de pertencimento e que tem uma tremenda eficácia na verdade um exemplo banal aqui vai lá a seleção brasileira jogar aí quem nunca ligava para o futebol passa a se importar minimamente com o negócio que o brasil inca na verdade a ostentação simbólica desse corpo nacional nos esportes também uma atitude por exemplo como cantar o hino significativo então que esses símbolos nacionais cores e jean enfim imagens não sejam manipuladas a bel prazer da parte daqueles que querem
identificar interesses próprios como interesses supostamente coletivos mas a tentativa de identificação de um símbolo nacional cujo cúja cujo ativar desperta sentimentos supostamente elevados de pertencimento essa nação me referindo a cantar num ensino então ele é propositalmente identificado com uma causa político-partidária né a manipulação interesseira do hino nacional né nós cantamos o hino porque nós defendemos o brasil e obviamente se o outro não canta ele não deve estar defendendo o brasil né não perdeu a causa do brasil e não perder um partido político essa é uma operação mais ou menos banal né assim como o outro
dia ouvi isso da enfim é que a gente vai adquirindo uma certa experiência e não se surpreende mais com essas coisas mas havia uma bandeira que a muito custo eu identifiquei como sendo um time de futebol daquele colega ele estava com aquela camiseta tá né preta e branca tal né esse time aí uma bandeira 1 é que era assim verde amarela com esse símbolo e no meio é abs essa bandeira é como se nós palmeirenses são paulinos santistas fossemos torcer pros caras lá em tóquio porque eles são o brasil né não faz sentido nenhum vocês
sabem que isso não vai acontecer mas aí bota lá então a bandeira dos caras é verde amarela é mesclando é o símbolo de um time de futebol de um clube com um símbolo nacional ora a nação brasileira não existia antes de 1822 ela passará a existir em larga medida em decorrência do o excesso de independência é só com a organização então de um estado do brasil separado do estado de portugal em muitos aspectos contrário ao estado de portugal não em todos mas em alguns é que pode surgir a idéia então de pertencimento a um estado
que seja ao mesmo tempo a idéia de pertencimento a uma nação estado e nação são fenômenos distintos historicamente mas que muitas vezes tradicionalmente se méxico e se associam mas são coisas diferentes o brasil pode ser portanto um estado o brasil pode ser também uma ação um estado e uma nação brasileiros que não existiam antes da independência eu pergunto a vocês ora pode se esperar então de um processo histórico resultados mais expressivos do que esses é difícil imaginar e talvez resultados comparáveis mas eu repito a independência do brasil criou um estado e uma nação é muita
coisa estado e nação que existem até hoje e que não deixarão de existir seriamente em nenhum momento aliás deixar de existir certa - deixaram desistir em nenhum momento e não estiveram ameaçados seriamente em nenhum momento a partir dos anos de 1830 e 1840 até então não é isso corresponde grosso modo ao chamado período regencial que se inaugura com a indicação de pedro 1º em 1831 vai até 1940 é que é o reconhecimento da maioridade forçada é claro de dom pedro 2o início do segundo reinado esse período regencial com alguma flexibilidade é uma fase de consolidação
do estado da nação brasileiros 10.840 1840 e pouco nunca deixaram de existir esses dois fenômenos voltando ao início da minha exposição algo semelhante se observa em muitos outros países que devem sua existência histórica então há processos de independência tomemos então caso um país como a colômbia pronto não existia nação colombiana antes da independência não existe um estado colombiano existe um novo reino o vice-rei neve se rende nova granada criado e recriado em duas ocasiões ao longo do século 18 como parte então da monarquia do império espanhol antes do século 18 então aquilo era parte do
vice-reino do peru não existe um estado autônomo e independente nessa região autônoma e independente em relação a espanha é só com o processo de independência ocorrido mais ou menos na mesma época no mesmo contexto certamente que o processo de independência do brasil que surge então um estado no caso uma república da colômbia e que surge então uma nacionalidade correlata uma nacionalidade colombiana que também não deixou de existir em nenhum momento desde a sua criação isso é válido então prochile isso é válido para o paraguai el salvador peru é válido para o méxico é válido enfim
inclusive pra países que se formaram posteriormente a esses estados nacionais do continente americano então o exemplo da alemanha o exemplo da itália que tem uma formação ocorrida na formação estatal nacional ocorrido há algumas décadas depois do estado nacional brasileiro alguns argumentaram que já existiam elementos nacionais germânicos germânico certamente mais do que italianos ou italianos né mas como quer que seja essa associação entre um estado nacional e uma identidade nacional nesses países é recente proporcionalmente recente aos seus processos respectivos de configuração estatal nacional que é nessa segunda metade do século 19 tudo bem até aqui pessoal
porque eu já começo por aí porque isso me permite então conectar né esses resultados da independência com possibilidades de a análise e finalmente então com as linhas mestras mestras de dos acontecimentos do e dos eventos do período não há motivo nenhum então para nós acreditarmos que assinou nenhum motivo sempre tem algum motivo se as pessoas acreditam isso afinal de contas essa crença coletiva e arraigada certamente não se deve às já referidas anterior interiormente psicoses e de 15 casos individuais né mas sim há uma aceitação social muito muito forte de que a história do brasil é
desprovida de grandes acontecimentos de grandes convulsões e de grandes transformações é um verdadeiro topus auto explicativo do brasil é uma suposta passividade da história brasileira dos agentes históricos brasileiros atuantes então em processos importantes e atributos supostamente conservadores desses grandes processos da história do brasil as pessoas acreditam nisso as pessoas elas têm algumas razões já estão retificando pra acreditar que nada de muito importante ocorreu na história do brasil ou quem seja por seu turno determinados preconceitos em relação à história do brasil é e que não encontra um respaldo como explicação direta apenas com um objecto de
análise da parte de investigadores da matéria os investigadores profissionais e investigadores acadêmicos [Música]
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