[Música] Romanos Capítulo 10 vamos vamos ler a partir do verso 11 já que o verso 11 vai ser levado em consideração ele faz parte importante aqui do contexto para que nós compreendamos o que Paulo está dizendo porquanto a escritura diz todo aquele que nele crê não será confundido pois não há distinção entre judeu e grego uma vez que o mesmo é o senhor de todos Rico para com todos os que o invocam porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo como porém invocarão aquele em quem não creram e como crerão naquele de
quem nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não for enviados como está escrito con formosos são os pés dos que anunciam coisas boas vamos orar mais uma vez pedindo a iluminação do Espírito Santo queridos para compreensão da sua palavra ó Deus que teu bendito espírito esclareça as nossas mentes na compreensão dessas verdades aqui reveladas por ti ao Apóstolo Paulo e que compreendê-las e aplicá-las ao nosso coração nos faça crescer no teu conhecimento e se alguém aqui nessa noite que ainda não compreendeu O Glorioso evangelho de Jesus que possa
ser uma noite de transformação de graça de perdão e de libertação é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém irmãos aqui no capítulo 10 da sua carta aos romanos Paulo atribui a rejei de Jesus por parte dos judeus ade deles por que que ele tá fazendo isso essa carta tinha como objetivo angariar o apoio da igreja de Roma para o projeto missionário de Paulo de ir até a Espanha lá ao Norte em cima de Roma e lá pregar o Evangelho aos espanhóis eles nunca tinham ouvido falar de Jesus e Paulo queria pregar
lá ele já tinha terminado as suas viagens ao redor do ali pelo vale do ilírico ao ao redor do mar mediterrâneo durante 12 15 anos plantando igrejas nas principais províncias do império romano e agora ele coloca os seus olhos lá ao norte onde Cristo ainda não havia sido anunciado Paulo é um missionário ele é chamado por Deus para plantar igrejas anunciar Cristo em locais distantes só que ele precisava do apoio das igrejas e havia uma igreja que estava bem no caminho de Paulo até a Espanha que era a igreja de Roma Paulo não é o
fundador da igreja de Roma embora como Veremos no Capítulo 16 ele conhecia muita gente que estava lá provavelmente de outros lugares e ele precisava receber o apoio e a confiança daquela igreja para ir como missionário aquelas regiões distantes anunciar a Jesus Cristo o problema é que Paulo sabia que corriam boatos a respeito dele na igreja de Roma pelo fato dela ser composta em parte por judeus converti ao cristianismo e que ainda guardavam relações e práticas judaicas judeus que tinham crido que Jesus é o messias mas ainda circuncidam os filhos ainda gostavam de fazer aqueles votos
prescritos na lei de Moisés guardavam a dieta religiosa dos judeus o calendário sagrado as festas de Israel ao mesmo tempo em que professavam que eram cristãos e esses eh judeus convertidos ao cristianismo eles tinham dúvidas a respeito da mensagem de Paulo Paulo já tinha se tornado notório e conhecido no mundo e evangélico daquela época no Mundo Cristão e esses judeus tinham questões do tipo assim por que que Paulo prega contra a lei Por que que ele tá dizendo que a lei não salva porque que ele prega contra a circuncisão porque que ele prega contra o
templo porque que ele diz que a nação de Israel não não rejeitou ao Messias E por que todas estas coisas Paulo sabia que quando ele ele chegasse lá em Roma ele ia ter que passar por uma Sabatina né para responder todas essas questões se é que ele queria receber o apoio da igreja para ser enviado como missionário então a carta aos romanos é quando ele faz a sua apresentação do evangelho que ele prega aquilo que ele pretende ensinar lá aos gentios e responde a estas questões ele antecipa a resposta que ele haveria de dar quando
chegasse lá em Roma E essas respostas elas se concentram particularmente nos Capítulos 9 10 e 11 da carta aos romanos que é exatamente onde nós estamos agora já faz algum tempo que nós estamos vendo esses capítulos e nós já Vimos que Paulo eh responde a à questão Será que Deus Paulo rejeitou o seu povo já que a maioria dos judeus não crê em Jesus Cristo Então Deus esqueceu daquelas promessas e da Aliança que fez nós vimos a resposta de Paulo no capítulo 9 Paulo diz mas de maneira nenhuma Porque a aliança de Deus não foi
feita com todo judeu mas foi feita com judeus dentro de Israel o Israel dentro de Israel Os Escolhidos de Deus os eleitos de Deus para esses Deus cumpriu a sua promessa eles creram no Messias eles receberam Jesus eles sabiam da vinda do Messias e criam nele como nós também hoje cremos e e vivemos dele pela fé Essa é a resposta de Paulo no capítulo 9 que é o famoso é o capítulo mais famoso de Paulo a respeito da predestinação e da soberania de Deus e aí ele chega no capítulo 10 Onde nós estamos para dizer
que essa Soberania de Deus na eleição e predestinação do remanescente fiel que são aqueles que creem composto de judeus e de gentios isso não alivia a responsabilidade de Israel is é culpado os judeus foram culpados de terem rejeitado Jesus Cristo não não não precisa colocar culpa na predestinação porque os próprios judeus conheciam o evangelho Moisés tinha falado do Evangelho Moisés tinha ensinado que a salvação era pela graça a eles tinham conhecimento disso mas como Paulo diz no início do Capítulo 10 eu quero que vocês Ouçam outra vez olha o que que Paulo disse no início
do Capítulo 10 irmãos a boa vontade do meu coração e minha Súplica Deus a favor deles dos judeus é Para que sejam salvos Então é porque não eram porque dou testemunho de que eles têm zelo por Deus porém não com entendimento porquanto desconhecendo a justiça de Deus não é que eles não conheceram desconhecer aqui significa desprezar eu não te conheço né conhece apenas está desprezando É nesse sentido que a palavra desconhecer é usada aqui então desconhecendo a justiça de Deus Ou seja a maneira pela qual Deus justifica oo pecador e que está no antigo testamento
e procurando estabelecer a sua própria Justiça eles mesmos disseram não nós vamos ser salvos guardando as obras da Lei eles não se sujeitaram a justiça que vem de Deus porque o fim da lei o propósito da lei é Cristo o alvo da Lei tudo aquilo que Moisés ensinou aponta para Cristo o fim da lei é Cristo para Justiça de todo aquele que crê então os judeus tinham conhecimento tanto é que do verso 5 até o verso 11 que foi a passagem que nós vimos domingo passado Paulo demonstra a partir de trechos do próprio Moisés que
Moisés tinha ensinado que o homem é justificado pela fé e que o evangelho que Paulo prega na verdade é o mesmo evangelho que Moisés pregou Ou seja que se você você confessar se você crer com o seu coração que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos e você confessar com a sua boca que Jesus Cristo é senhor você será salvo e Paulo prova que Moisés ensinou isso citando uma passagem Deuteronômio que foi aquela que nós vimos no domingo passado a conclusão de Paulo portanto estava no verso 9 se então com tua boca confessares Jesus como
senhor e em teu coração creres que Deus ressuscitou dentre os mortos serás salvo porque com o coração se crê para justiça com a boca se confessa a respeito da salvação porque a escritura diz todo aquele que nele crê não será confundido foi aqui que nós paramos Paulo dizendo a culpa é dos judeus eles sabiam e eles rejeitaram só que o que Paulo faz aqui do verso 11 até o verso 15 é dizer que diante da rejeição dos judeus nós não Devíamos pensar que o plano de Deus foi por água abaixo por porque Deus tem eleitos
não somente entre os judeus Como por exemplo Paulo os 12 discípulos de Jesus ah quantos outros judeus que creram em Cristo quando Cristo apareceu e se manifestou ao mundo não Deus tem muito mais eleitos do que aqueles que estavam entre os judeus os filhos de Abraão ele tem também eleitos entre os gregos entre os gentios entre aqueles povos pagãos que nunca ouviram o evangelho e é preciso levar o evangelho àquelas pessoas e aqui Paulo volta à razão principal pela qual Escreveu a carta que é sacudia a igreja de Roma para se envolver nessa nesse projeto
missionário de levar o evangelho aos gentios então aqui nessa passagem Paulo tem três argumentos pelos quais a igreja de Roma deveria se envolver com com esse projeto missionário de levar o evangelho aquelas pessoas que estavam distantes diante do fato de que a nação de Israel havia rejeitado o Messias e o primeiro argumento está aí no verso 12 não há distinção entre judeu e grego uma vez que o mesmo é o senhor de todos Rico para com todos aqueles que o invocam Esse é o primeiro argumento de Paulo não há distinção diante de Deus com relação
à maneira pela qual as pessoas são salvas Deus não tem um plano de salvação para judeu e um plano de salvação pro Gentil o grego é o mesmo projeto é a mesma forma eles são salvos absolutamente da mesma maneira E por que é que eu afirmo isso diz o apóstolo Paulo Note que o verso 12 começa com pois não é isso esse pois remete pro verso anterior o que é que tem no verso anterior Paulo tinha citado Isaías O que é que ele tinha citado de Isaías Isaías disse todo aquele que nele crer não será
confundido ou seja profeta Isaías tinha dito que qualquer pessoa que cresse em Deus e n suas promessas não seria confundido ou seja não ficaria frustrado não ficaria Decepcionado mas alcançaria aquilo que Deus prometeu Paulo Então pega aquela expressão de Isaías todo aquele e diz no verso 12 que Isaías falou assim todo aquele que nele crê não será confundido pois Isaías Sabia que não há distinção entre judeu e Gentil o próprio profeta já sabia Deus que não tem distinção e na verdade não é só Isaías todos os outros profetas como nós vamos ver Paulo cita pelo
menos mais um Para comprovar seu ponto aqui não há distinção entre judeu e Gentil No que diz respeito à salvação No que diz respeito à salvação ou seja isso quer dizer que não que Deus não não daria nenhum privilégio especial aos judeus ou um tratamento diferenciado a eles porque eles eram judeus da descendência de Abraão com quem Deus tinha feito um pacto tinha feito promessas no que diz respeito à salvação Deus Deus não faria essa distinção por várias razões primeiro porque os judeus eram tão pecadores quanto os gentios isso Paulo provou nos Capítulos 1 2
e 3 da carta aos romanos que não somente os gentios eles são pecador estão condenados na sua ignorância na sua idolatria na rebelião dos seus corações mas os judeus tendo recebido a lei de Deus eles quebraram essa lei não se sujeitaram ao propósito da lei que é Cristo Jesus e portanto também são pecadores e devidamente e com justiça condenados então já que todos estão condenados não há distinção a salvação é a mesma e da mesma forma para todos não existe uma diferença a outra razão nós encontramos ainda no verso 12 quando Paulo diz não há
distinção entre judeu e grego uma vez que o mesmo é o senhor de todos ou seja Deus não é Deus Somente dos judeus porque só há um só há um Deus e Deus não é Deus só de Israel embora as outras Nações tivessem outros Deuses astarote renfã Baal Moloque a lista é muito grande e acreditavam naqueles Deuses mas eram todos deuses falsos eram criação da Imaginação humana Na verdade só havia um Deus só há um Deus e ele é portanto porque ele é único não há outro Deus além dele ele é Deus de toda a
raça humana quer seja de judeus quer seja de gentios e porque ele é Deus ele é senhor de todos senhor aqui significa que ele é aquele a quem todos haverão de prestar contas não importa se os espanhóis os pagãos lá naquela época eles não acreditavam em Deus e acreditavam em outros Deuses no dia do juízo era Ao Único Deus verdadeiro que eles iriam prestar conta de suas vidas mesmo que nunca tenham ouvido falar no nome dele só há um Deus e um senhor Portanto ele não faz distinção entre judeu e Gentil entre uma raça e
outra todos a verão de comparecer diante dele outro argumento de Paulo ainda no verso 12 é que esse não há distinção porque esse Deus é rico para com todos os que o invocam Não importa se é o judeu Que Clama ele não importa se é O Pagão Que Clama esse Deus o gentil mas esse Deus ele é misericordioso ele é compassivo ele é rico em misericórdia ele tem prazer em atender aquele que se penitencia diante dele que se arrepende dos seus pecados que se humilha diante dele quer seja um judeu de Jerusalém quer seja um
Pagão lá de Antioquia de onde seja aquele que se quebra se humilha diante de Deus Deus ouve a voz do coração com trito diz o apóstolo Paulo ele é rico para com todos os que o invocam todos todos aqui é judeu e Gentil Então esse é o primeiro ponto do apóstolo Paulo aqui não há distinção entre judeu e Gentil a salvação é para eles da mesma forma não há diferença porque há um só Deus e esse Deus é senhor de toda a raça humana e ele é rico em responder qualquer um que invoque o seu
nome qualquer um que o Busque o segundo argumento de Paulo eu disse que Paulo tem três argumentos aqui para convencer a igreja de Roma de que deveria pregar o evangelho ou apoiar Paulo para pregar o Evangelho lá entre os gentios O primeiro é esse é que há esperança pros gentios porque eles são salvos da mesma forma que os judeus são mediante a fé em Jesus Cristo porque Deus não faz distinção e Deus é rico para com todos o que o invocam por Portanto vamos com esperança vamos com confiança Deus vai ouvir aquele que crê se
arrepender e o buscar segundo ponto de Paulo é que a salvação é mediante a Invocação do nome do senhor e portanto isso está ao alcance de todos Esse é o seu segundo argumento está no verso 13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo mais uma vez note a ênfase é na frase Na expressão todo aquele todo aquele você vê que no verso 11 ele citou Isaías dizendo todo aquele que nele crê não será confundido e agora ele tá citando o profeta Joel no verso 13 e a frase de Joel que ele
cita é todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ou seja Paulo tá querendo provar a partir do Antigo Testamento lembre que ele tá escrevendo para judeus em Roma ele tá querendo provar a partir do Antigo Testamento que a salvação dos gentios já havia sido anunciada pelos profetas e que por isso a igreja deveria levar a palavra a todas as nações por quê Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo invocar aqui significa Clamar chamar por socorro gritar Em momento de necessidade dirigir-se a Deus através da oração e no caso
mais específico aqui no contexto invocar o nome do senhor é invocar o nome do Senhor Jesus Cristo como sendo a única base e esperança de salvação tipo Deus eu sei que eu sou um pecador eu sei que eu estou perdido eu sei que eu tenho quebrado a tua lei eu não tenho nenhuma expectativa em mim mesmo do que eu possa merecer o teu perdão mas eu invoco o nome de Jesus como meu salvador eu apelo aquilo que ele fez fez na cruz do Calvário não me trate segundo o que eu mereço mas segundo aquilo que
ele fez por mim eu invoco o nome de Jesus Cristo como sendo meu único senhor e o meu salvador a minha esperança nesse mundo é isso que essa frase quer dizer todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo Paulo tá citando essa passagem de uma profecia de Joel e é uma profecia muito conhecida é aquela profecia do derramamento do espírito santo Joel Capítulo 2 começa no verso 28 quando o profeta Joel disse acontecerá que nos últimos dias diz o senhor derramarei do meu espírito sobre toda carne você já vê aí o aspecto Universal
do Evangelho né derrama não só paraos judeus mas derramarei do meu espírito sobre toda a carne e derramarei e e quando isso acontecer Joel diz os velhos sonharão os jovens terão visões ele fala dos servos e das servas que profetizarão ou seja usa várias categorias para dizer que essa bênção seria uma benção para todos sem distinção nenhuma e no final da Profecia no verso 32 começa em Joel 2:28 e no final da profecia 32 Joel diz e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo Paulo pega só essa passagem aqui e
ele disse E ele afirma por que que eu tenho que Pregar aos gentios por que que eu devo ir aos gentios é porque Deus prometeu que todo aquele que invocasse o nome do senhor seria salvo quem que prometeu isso Deus através do profeta Joel Em que situação a situação do derramamento do espírito santo que já aconteceu Espírito Santo já foi derramado já foi derramado sobre os judeus depois derramado sobre os samaritanos depois derramado sobre os gentios finalmente sobre os discípulos de João Batista estou aqui citando aqueles eventos no livro de Atos em que o Espírito
Santo desceu sobre aqueles grupos específicos ou seja o espírito santo já foi dado a todos a todas as categorias por isso então podemos afirmar com segurança que todo a aquele que invocar o nome do Senhor será salvo porque Deus assim prometeu e ele já começou a cumprir essa promessa Esse é o segundo argumento de Paulo aqui ele tá ensinando né Não há dúvida de que a salvação é mediante invocar o nome do Senhor Jesus que é a mesma coisa que ele disse anteriormente crer com o coração e professar com a boca invocar o nome do
Senhor Jesus é fazê-lo a partir de um coração crente através de uma boca que publicamente declara o senhorio de Jesus Cristo os gentios podem invocar o nome do Senhor Jesus como os judeus podem e eles podem ser justificados e salvos tanto quanto os filhos de Abraão mas para isso é preciso que alguém vá pregar para eles e aqui entra o terceiro argumento de Paulo que tá nos versos 14 e 15 como porém invocarão aquele em quem não creram e como crerão naquele de quem nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue e como
pregarão se não forem enviados como está escrito qu formosos são os pés dos que anunciam coisas boas esse é o terceiro argumento de Paulo sobre a necessidade de pregar os gentios e para mim é indubitavelmente o mais forte Paulo aqui estabelece esse argumento através de quatro perguntas retóricas que eu fiz pros irmãos como invocarão aquele em quem nunca ouviram como ouvirão em quem não creram como crerão naquele de quem nada ouviram Como ouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados com essas quatro perguntas retó perguntas retóricas Paulo estabelece aqui eh
ele estabelece uma cadeia de eventos que começa com envio missionário e termina com a salvação dos dos gentios a cadeia é mais ou menos essa Deus envia o missionário vai e prega os gentios ouvem os gentios creem os gentios invocam a Deus e os gentios são salvos Ou seja é uma corrente de eventos está tá ligado é uma cadeia de acontecimentos na ponta final está a salvação do mundo e no início dela está o envio de missionários pela igreja ou seja aqui Paulo estabelece uma relação inseparável entre salvação e pregação eu sei que muitas pessoas
vão ficar vão estranhar o que eu tô dizendo primeira parece que eu tô ouvindo pastor pera aí e aquela pessoa que se converteu lendo a bíblia tá dentro do que tá aqui porque uma Bíblia quem é que levou para ela caiu do céu no colo a Bíblia alguém deu para ela né ou ou ela achou de alguém que recebeu de alguém que foi enviado por alguém para traduzir a Bíblia e levar a Bíblia para todos os contextos pastor e aquelas pessoas que tiveram um sonho a respeito de Jesus tem muita história sobre isso aí ó
como é que elas reconheceram que era Jesus essas pessoas já tinham pré-conhecimento do nome de Jesus já tinham alguma ideia do cristianismo ou seja aqui você vê com muita clareza que não pode haver salvação se não houver pregação ensino a respeito de Jesus isso Paulo está apenas reafirmando o que o próprio Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim ou seja para que a alguém seja salvo mesmo aqueles gentios morando nos lugares mais distantes eles precisam conhecer a Jesus eles precisam invocar o nome de Jesus
mas para que eles invoquem o nome de Jesus eles precisam crer em Jesus Mas para que eles Cream em Jesus eles precisam ouvir a respeito de Jesus Mas para que eles Ouçam a respeito de Jesus Alguém tem que ir lá pregar a Jesus Mas para que alguém vá pregar a Jesus ele tem que ser enviado ele tem que ser mandado tem que ser apoiado tem que ser suportado tem que ser incentivado encorajado para que possa fazer isso percebem aqui você tem essa relação entre igreja pregação e salvação essas coisas estão ligadas eu não chegaria ao
ponto né de dizer como alguns eh teólogos no passado disseram que fora da igreja não há possibilidade ordinária de salvação Eu não eu não chegaria a esse ponto igreja aqui seria a igreja visível não é a igreja como organização mas eu diria que se a igreja não cumprir a sua missão de mandar pessoas para anunciar o evangelho Deus não tem plano b em termos de salvação de pecadores o plano é esse e sempre será e esse nós estamos e aqui nós estamos diante do argumento mais poderoso do apóstolo Paulo para mover o coração da igreja
de Roma Ele termina aqui citando Isaías 327 como está escrito est no verso 15 como está escrito quão formosos são os pés do que anunciam coisas boas se você for lá no antigo testamento pro livro do profeta Isaías abrindo no capítulo 52 e ler do um ao sete você vai ver que Isaías está anunciando a restauração da Nação de Israel a nação de Israel estava no cativeiro ou seria mandada para o cativeiro permaneceria lá durante muitos anos mas Deus manda os profetas agora anunciarem a Boa Nova a boa notícia de que Deus restauraria Sião que
Deus traria de volta o seu povo que o seu povo seria como no vale de ossos secos ressurreto pelo poder do Espírito Santo que notícia boa que pés formosos daqueles que correm pelos montes para anunciar a Sião a tua Redenção chegou teu Livramento está vindo Paulo pega aquela passagem de Isaías para dizer que isso se aplica aqueles que são enviados para levar o evangelho das Boas Novas aos que estão debaixo de um cativeiro muito pior do que o cativeiro que os judeus passaram 600 Anos Antes de Cristo Jesus Aqui você encontra a razão para fazer
missão aqui Você entende porque que Jesus mandou que fôssemos pregar ao mundo aqui você vê porque que nós temos Esperança na conversão dos gentios que é que nós podemos tirar de tudo isso já encaminhando pro fim eu queria eu ajuntei aqui alguns pontos para nós paraa nossa instrução O primeiro é que Deus não faz distinção entre pessoas queridos quanto ao método de salvação existe apenas um meio que é pela fé em Jesus Cristo pela graça de Deus através da pregação da palavra isso vale para judeus gentios homem e mulher idosos adolescentes dlos ignorantes de todas
as raças e de todas as épocas não há diferença e não há distinção Deus não faz distinção com relação ao método da salvação segundo ponto aqui que eu creio que é importante mencionar é que isso não de forma nenhuma contradiz a doutrina da eleição e da predestinação que Paulo ensinou no Capítulo e se você vem seguindo a série de Romanos nós nos Demoramos ali porque o que é que Paulo ensina no capítulo 9 é que Deus de entre a humanidade perdida escolheu aqueles que ele quis para salvação Algumas pessoas quando ouvem falar da doutrina da
predestinação diz mas isso aí é distinção de pessoas e Deus não faz acepção de pessoas não quando a Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas e que Deus não faz distinção entre pessoas ele está dizendo que Deus não tem diferentes métodos de salvação para as pessoas como se de repente algumas pessoas fossem mais privilegiadas do que outras não há distinção são nesse ponto todas que serão salvas serão mediante a fé no Messias não há nenhum outro caminho Deus não vai fazer diferente ele não fará distinção e não fará acepção de pessoas do tipo
assim ah Deus Vai facilitar a conversão dessa pessoa em distinção a essa pessoa ele nunca fará isso porque são todos pecadores Deus não faz distinção nem acepção nesse sentido o fato de que deentre a humanidade perdida Ele Escolheu quem ele quis Para ser salvo ouvir o Evangelho se converter e receber a vida eterna não é uma distinção entre pessoas como se ele estivesse dando privilégio a um tirando de outro porque na verdade ninguém tem esse direito ninguém tem o direito de ser salvo ou de ouvir o evangelho porque são todos pecadores todos pecaram e carecem
da Glória de Deus e Deus não é obrigado a dar essa glória a ninguém ele dá quem ele quer e ao fazer isso ele não está fazendo distinção ou diferenciação ou acepção de pessoas porque esses que foram Escolhidos por Deus eles serão salvos do mesmo jeito quer seja judeu quer seja Gentil homem mulher rico pobre vai ser da mesma forma É nesse sentido que a Bíblia fala que Deus não faz a ção de pessoas e nem faz distinção com relação ao caminho da salvação e já que eu falei em predestinação eu queria lembrar aqui eh
para vocês Que esse capítulo 10 que é um capítulo missionário Talvez é um dos apelos mais pungentes que você tem no novo testamento de missões ele foi escrito por um homem que defendia a soberania de Deus que defende a eleição de Deus leia o Capítulo 9 o apóstolo Paulo dizendo Deus tem miser ord de quem quer e Deus endurece quem ele quer e quem é você para discutir com Deus quem é você para discutir a justiça de Deus se ele quer escolher um e não quer escolher outro esse é o Paulo do Capítulo 9 e
quando chega aqui no capítulo 10 Você conhece uma argumentação mais poderosa do que essa para Missões ou seja o missionário e o teólogo que crê na predestinação são a uma e a mesma pessoa não há incompatibilidade na verdade se você estudar a história das Missões você vai ver que os grandes missionários eles criam na Soberania de Deus na salvação e Era exatamente por isso que eles tinham esperança de pregar o Evangelho porque Deus tinha eleitos lá fora porque se não houver eleito lá fora você vai pregar em vão sabe quantos vão se converter se Deus
não chamar iluminar e trouer pela palavra zero ninguém mas porque Nós cremos na Soberania de Deus e que ele tem osus eleitos nós ficamos com aquilo que Deus disse a Paulo naquela noite em que Paulo desanimado lá em Corinto Cristo lhe apareceu e disse prega e não te cales porque eu tenho muita gente nessa cidade Exatamente porque eu creio que Deus tem muita gente é que eu prego porque eu anuncio porque eu tenho a esperança de que através da pregação muitos ouvirão muitos crerão e muitos invocarão o nome do Senhor Jesus amém Que privilégio para
nós aqui nessa noite queridos ouvir a palavra de Deus você tem essa oportunidade de invocar o nome do Senhor e a promessa de que os seus pecados serão perdoados e que você receberá a vida eterna Que privilégio alguém um dia veio ao Brasil alguém um dia anunciou o evangelho alguém que creu confessou e passou para outro e Eis Aqui o fruto Aqui estamos porque um dia alguém obedeceu querido Não desperdice a oportunidade que Deus está lhe dando nessa noite há milhões eu diria a bilhões de pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus e que
estão sendo condenadas com justiça ao inferno pelos seus próprios pecados e você está aqui nessa essa noite ouvindo o evangelho da Graça de Cristo Jesus e eu quero que você saiba essa noite que se você ouvir você tá ouvindo se você crer e se você invocar o nome do senhor Jesus você não será confundido você será salvo seus pecados serão perdoados você será justificado feito uma nova criatura entrará num novo relacionamento com Deus sua vida vai ser nova nunca mais será a mesma Não desperdice a oportunidade que Deus lhe dá essa noite mas invoque o
nome do Senhor Jesus e você será salvo Oremos senhor que privilégio nosso ouvir o evangelho Que privilégio nosso saber que todo aquele que crer não será confundido todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo senhor com formos os pés daqueles que nos trouxeram as boas novas te damos graças pelos missionários pregadores Evangelistas homens e mulheres simples às vezes sem nenhuma formação teológica mas que transmitiram oralmente pelo testemunho verbal o evangelho de Cristo a outras pessoas e um dia chegou até nós bendizemos o teu nome por isso perdoa-nos as oportunidades desperdiçadas e nos
ajuda a ser uma igreja uma igreja que entende o chamado que o Senhor nos deu é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém