Curso de Fotografia Certificado | Aula 7

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Cezar Augusto Fotografia
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Video Transcript:
ih meu povo querido pessoal Estamos chegando já quase na reta final aqui do nosso curso de fotografia certificado no YouTube e eu quero trazer para essas últimas aulas coisas muito especiais aí para vocês eu diria que o que a gente vai começar a ver a partir de agora pessoal é conteúdo fotoflix Ou seja a gente vai realmente subir o nível aqui das nossas aulas a gente vai ver por exemplo na aula de hoje uma de tantas práticas de luz que vocês podem construir por exemplo utilizando um flash um modificador de luz pequeno barato como a
partir desses conhecimentos você já podem ser donos da Luz de vocês e levar essa luz para qualquer lugar construir essa janela de luz que é uma janela móvel que vocês levam para qualquer lugar vocês podem ter isso na garagem de vocês que vocês podem levar para algum lugar para fotografar alguém que vocês podem montar um espaço de estúdio e essa vai uma pitadinha de luz aí dentre tantas possibilidades que se vocês começarem a se apaixonar por isso vou deixar aqui a oferta do nosso fotofix vitalício porque de onde vem essa tem muito mais dinâmicas pessoal
aqui a gente vai montar uma luz para fotografar em preto e branco mas dentro do photoflix a gente tem esquemas de iluminação para todos os gostos e para todos os tipos então vou deixar reforçado aqui o convite para vocês e nas nossas próximas aulas a gente vai completar esse processo fotográfico porque eu vou trazer também aula de edição do photoflix aqui para vocês e uma pitada de um novo curso em que a gente tá ensinando a se trabalhar com uma câmera de entrada absolutamente do zero desde realmente ligar a câmera fazer as primeiras configurações Enfim
tudo isso vai estar aqui dentro desse nosso curso gratuito Tá bom vamos para aula então beijo para vocês Muita gente me pergunta e vocês vão cair nessa pergunta também variavelmente claro que toda a questão é que a lógica do Flash ela é um pouquinho diferente do que a lógica da câmera Tá mas vejam olham que a Filipa disse essa luz aqui ela é muito intimidante eu vou chegar eu vou chegar com uma luz grande aqui a luz vai ficar vai ficar o tempo todo acesa nos olhos nos olhos dela não é algo muito confortável se
vocês quiserem fotografar pessoas a gente tá falando então o flash é sempre uma solução maravilhosa mesmo Claro ainda mais com esse dispositivos da proposta Olha que facilidade vontade de montar isso né eu vou colocar no tripézinho aqui esse eu possa acionar a distância dá para eu colocar na máquina também rebater no teto fazer várias coisas mas eu vou colocar esse acessório aqui só para eu só vou fazer um é só um comparativo até para que vocês entendam e que vocês fiquem com vontade de aprender Flash porque é algo que eu não consigo sair de curso
algum sem falar sem falar de flash então imaginei ali eu preciso de luz preciso de bateria preciso de um milhão um milhão de coisas tá e a gente vai aprender muitas coisas agora aqui com isso Qual é a grande dificuldade do trabalho com o flash tá trabalhar com Flash é eu costumo usar uma metáfora que é que é o seguinte sabe quando vocês entram em um lugar uma sala escura que vocês não sabem não conhecem São Camilo no lugar escuro e daí tipo meu Deus do céu não onde é que tá isso e daí tipo
isso é trabalhar com Flash tu trabalha no escuro só vai ver o resultado depois da foto mas depois que tu começa a trabalhar com o flash parece que tu tem parece que tu tá caminhando na sala da tua casa que tu sabe onde estão as coisas entende então isso isso aqui é muito muito interessante aqui eu vou mostrar para vocês um efeito muito legal que a gente pode fazer com isso tá Qual é o segredo aqui sempre é quanto mais próximo melhor e uma coisa legal que a gente que a gente também viu aqui é
que a luz cai muito né então por exemplo se eu quero deixar aquele fundo mais escuro eu posso pedir para Filipa ver mais para frente pode ver até um pouquinho mais para frente muito fácil esse esse mecanismo aqui aqui que vou fazer a transmissão e eu posso começar inclusive também com meu Flash deixa eu ver uma coisa nem de nada tá comecei com meu flash em automático ali só quando eu digo para vocês que trabalhar com Flash trabalhar no escuro tá eu vou fazer uma foto da Filipa ó 160 de velocidade F8 100 se eu
olhasse na minha câmera é isso que eu ia ver nada que que significa que nenhuma luz aqui do ambiente está interferindo está interferindo nessa foto entende então por exemplo aqui agora Olha o que eu digo que é trabalhar no escuro eu já sei mais ou menos vou tirar aqui do automático Tá vou botar no manual eu já sei que mais ou menos que com esse meu Flash se eu coloco em F8 a uma distância bastante curta com essas configurações aqui eu já sei que eu vou conseguir que eu vou conseguir a foto 35 MM não
é a melhor não é a melhor das [Música] literalmente estou no escuro porque eu não vejo eu não tô conseguindo ver o meu visor ele tá assim o meu visor é que tá no escuro mesmo mas eu vou fazer aqui a foto Olha só uma coisa olha ali o que acontece tava no escuro é que a gente tem aqui a gente tem esse estado que que eu vou fazer eu vou afastar um pouquinho mais do fundo que eu quero esse fundo um pouquinho mais escuro pode vir um pouquinho mais aqui eu gosto muito pessoal deixa
eu ver se consigo mostrar aqui para vocês a minha configuração para fazer para fazer retratos eu vou vir aqui onde tá s tá eu vou colocar em monocromático eu vou fazer eu não vou conseguir acessar ali porque eu preciso vir aqui tá então vou acessar aqui e eu vou colocar em monocromático porque eu vou fotografar por fotografar aqui em preto e branco tá eu gosto muito do efeito do preto e branco não só pela questão da estética mas porque a gente vê bem [Música] aqui tá muito confuso porque aqui a gente vai ver exatamente a
queda da Luz olha só que interessante Deixa eu fazer dessa forma aqui Olha só ali que tá começando a acontecer ó pela proximidade da luz a gente vai tendo esse efeito dessa dessa queda aqui de luz Vejam só que interessante essa luz aqui ela tá um pouquinho mais lateral que o que eu digo por exemplo para a gente fotografar os nossos filhos tá toda vez que vocês tiverem uma luz um pouquinho mais lateral um pouquinho mais 45 vocês vão criar esse efeito de dramaticidade então por exemplo César eu não quero tanto esse efeito aqui para
os meus filhos que que eu posso fazer eu posso ter uma luz é uma luz que seja mais frontal aqui olha só ali a diferença Olha a diferença que a gente tem aqui ó ali essa luz mais frontal tem vários nomes aqui a efeito Butterfly também perfeito essa luz Butterfly para que ela cria esse efeitozinho aqui embaixo ela vem de cima essa luz frontal sempre funciona sempre funciona muito bem e a gente pode também pessoal fazer isso que eu adoro sempre trago muito nos meus cursos que é um rebatedorzinho aqui do lado se o efeito
tá muito dramático aqui Victor Olha só olha o poder do assistente olha só perfeito está ótimo pessoal eu perco isso é uma coisa muito maluca né ó e isso aqui que eu estou isso aqui que eu estou fazendo aqui com vocês é algo puramente técnico porque toda vez que eu tenho que ficar olhando para cá dessa forma que eu não tô conseguindo estar aqui dentro interagindo e olhando e olhando para para o que realmente importa aqui a relação Ela é completamente completamente diferente aqui a gente Vitor eu vou fazer duas fotos a primeira sem pode
ficar bem de frente aqui Felipe ó pode baixar o rebatedor tira ele eu vou fazer duas fotos na mesma posição uma pode colocar o batedor agora mais pertinho dela mais pertinho mais pertinho mais pertinho um pouquinho mais para frente para mim isso aí olha vamos ver a diferença olha sem o rebatimento com rebatimento Vejam Só o preenchimento da sombras Olha que bonito e olha como as sombras em são importantes e é isso aqui que o nosso iPhone faz e que às vezes é bonito pode ser bonito para um retrato e tudo mais mas a gente
tem uma outra relação quando a gente tá quando a gente tá aqui e agora eu vou fazer eu vou fazer três fotos muito obrigado pode ficar aí ó vou fazer agora três fotos diferentes com 35 com 50 e com 85 para a gente ver olha o que a gente consegue ver diferença aqui consegue notar a diferença olha Inclusive a proporção de cabelos nariz boca 35 50 olhem como o rosto Olha como rosto aqui tá afinado Olha como o rosto fica um pouco maior e a proporção do nariz também muda ó em relação ao rosto Olha
como os olhos ficam maiores e o nariz e o nariz fica um pouco menor e olha em 85 aqui é 85 que 85 nariz o nariz está ainda menor os pontos do rosto aqui estão estão maiores os olhos se aproximam se aproximam mais Ah tem muitos muitos retratistas que não tiram 85 da câmera é uma lente é uma lente muito muito muito interessante para a gente é para a gente fazer para a gente fazer retrato é uma coisa muito muito legal olha o que eu fiz agora antes estávamos com Flash aqui tá agora eu estou
com Flash aqui existe um outro tipo de acessório que eu não trouxe porque são cabeçudo que se chama uma colmeia que se eu quisesse deixar por exemplo aquele fundo bem preto eu colocaria esse acessório para não vazar nada de luz profundo é os quadradinhos exatos olha vamos tentar fazer fazer aqui pode vir um pouquinho mais quanto mais você ver melhor Aqui está bem aí está bem Olha na verdade se vire aqui depois eu vou fazer desse jeito mas para que vocês para que vocês vejam Olha só percebo uma coisa aqui tá todos vocês aqui ó
quando eu coloco a luz quanto mais lateral estiver essa luz aqui mais dramático vai ficar o meu retrato isso para um retrato assim como estamos fazendo quanto na casa de vocês ou qualquer lugar Por que que é interessante esses modificadores de luz pessoal porque na nossa vida a gente tem poucas luzes laterais o que normalmente a gente tem a luz de teto é luz de teto é a mais sem graça de todas porque a gente não consegue modelar tanto como a gente está modelando aqui então a gente ama esse tipo de acessório justamente porque eu
posso vir aqui eu posso fazer um retrato assim dá uma olhada posso fazer um retrato aqui e ver e tudo vai ficar diferente olha quanto mais quanto mais lateral mais dramático mais artístico mas também a pele vai ficando vai parecendo um pouco mais de textura e tudo mais as rugas porque a ruga é um buraco então por exemplo se tu ilumina de frente esse buraco tu enche o buraco de luz e daí ele some agora se tu coloca ele de lado ele aparece então perfeição espinha é isto então por exemplo uma luz que eu gosto
muito e que é muito comercial e que é muito todo mundo se adora essa luz aqui ó essa luz aqui ela é maravilhosa que é de cima para baixo aqui se coloca algum tipo de preenchimento aqui fica perfeito vamos fazer para para vocês verem mas eu vou tentar antes só escurecer aquele fundo Deixa eu ver se eu consigo escurecer esse fundo aqui ó Kimberly pode se virar agora aqui eu vou para cá aqui assim ó eu vou fazer algo vai ser um pouquinho dramática a gente vai achar lindo talvez você não se gosta tanto Acontece
muito bem deixa eu ver aqui vamos lá linda muito bem deixa eu ver se olha Eu adorei Eu adorei olha baixe um pouquinho o seu queixo muito bem muito bem ai eu adorei perfeito e ó eu vou fazer agora daí eu vou precisar eu vou precisar na verdade de dois assistentes só para me exibir aqui olha um deles vai ter que segurar a luz foco assim isso assim mesmo perfeito e aqui o Serafim vai segurar a luz aqui para mim assim aí mesmo na verdade o primeiro Serafim sem o rebatimento aqui ó assim perfeito assim
bem frontal dessa forma que está perfeito Deixa eu fazer aqui tudo bem baixinho Opa dedo ligeiro perfeito e agora colocamos o rebatimento que assim perfeito um pouquinho mais para baixo deixa eu ver se entrou pode levantar um pouquinho mais esse rebatimento mesmo que ele entra um pouquinho aqui no quadro não tem problema muito bem perfeito vamos ver vamos ver o que você gosta mais se você gosta mais da mais artística ou ou dá mais comercial vamos dizer vejam como eu eu escureci o fundo Olha como esse fundo como esse fundo tá bonito aqui ver se
eu consigo tirar ótimo Então olha aqui feijão fundo escurecido a gente tem esse efeito aqui que na TV tá estourando mas aqui eu vejo que tá Tá perfeito então aqui aqui olha uma coisa um simples uma simples coisa que eu disse para Kimberly olha aqui o que que eu disse para ela Olha a diferença Olha aí olhem Como olhar Como olhar muda com esse simples consegue perceber a diferença e daí aqui colocamos a luz frontal mais comercial sem rebatimento Vejam Só como começa a ganho aqui ó olhos e tudo mais mas aqui embaixo precisa de
preenchimento e daí aqui trago o rebatimento Olha como já ganha luz e aqui eu trouxe um pouquinho mais tem que fazer fazer alguns ajustes e tudo mais mas essa essa luz mais frontal pessoal ela é muito interessante muito muito interessante porque é como normalmente se a gente quer fazer algo retrato corporativo alguma coisa assim é uma luz quase Imbatível assim as pessoas as pessoas gostam muito dessa luz Você é demais essa é uma das coisas que eu mais gosto da fotografia de retratos é porque como a gente a gente vai vamos adentrando nessa nessa relação
com quem estamos fotografando isso é uma coisa muito muito fascinante não existe a não ser que seja um modelo profissional que vem aqui tipo Tô pronto entende tem uma ficar e cada flecha é um clique né porque daí dá uma pose agora quando a gente fotografa a gente humana o que a gente tem é essa essa construção da relação como é fotografar os filhos como é fotografar as pessoas que estão são próximas a gente eu gostei muito dessa Mas essa aqui é essa comercialmente aqui ela é muito muito muito interessante e olha e daí pessoal
o que que olhe Vejam Só isso aqui é super normal tá aparecer isopor a foto está torta porque isso é apenas uma parte do processo fotográfico né todo o processo fotográfico ou qualquer áudio visual Ele termina na edição a gente a captura a luz é parte Olha tenho tenho esse arquivo aqui pronto para para ser processado tá a partir daqui a gente ou pode fazer o corte ou pode sumir com isso e bem fácil de fazer essas questões fazer o ajuste a aqui eu percebo que os olhos isso é pelo posicionamento da Luz poderia se
eu tivesse baixado um pouquinho a luz eu teria eu teria trazido mais olhos aqui bom essa essa é uma edição básica que é algo que a gente sempre tem que tem que fazer Claro e daí existem outros graus de fazer isso que é por exemplo quando a gente vai manipular forte no Photoshop dá para dá para a gente aumentar um pouquinho o Lábio Afinal um pouquinho o nariz vai fazer algum tipo de ajuste fazer tratamento de pele essas coisas todas dá para fazer essa cirurgia essa cirurgia plástica plástica virtual com toda certeza podemos fazer isso
povo querido espero que essa aula de luz tem explodido a cabeça de você se vocês quiserem dar continuidade a toda essa formação estamos com o nosso fotoflix terça-feira que vem temos mais aula beijo para vocês tchau tchau
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