Deus abençoe você, Deus abençoe sua família. Que alegria estarmos aqui reunidos, juntos para crescer na espiritualidade. Esse programa vai enriquecer sua vida.
Esse programa de hoje vai trazer Deus ao seu coração. Esse programa de hoje vai te inspirar. Esse programa de hoje vai te trazer sabedoria.
Creia nisso, tá? Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos.
Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito, saibamos tudo que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Nós estamos meditando sobre a oração. Que bom, isso é maravilhoso, meditarmos sobre a oração. Estamos na página 46.
Parágrafo 88. Hoje a gente vai falar muito do que dizer e o que não dizer na oração, né? Às vezes a gente não sabe o que dizer e o que não dizer.
Hoje nós vamos aprender algumas coisas importantes na vida de oração. Então abre o seu coração porque Deus tem muito para falar com você hoje. Um grande conselho de José Maria Escrivá.
Procura companhia de amigos que tornem mais tolerável este mundo. Procura na vida ter amigos que faz esse mundo ficar mais agradável. Esta é a grande força de um amigo.
Um amigo faz a vida se tornar mais agradável. Então, como é importante você ter amigos. Como é importante você ter pessoas que deixam a tua vida mais leve, deixa a tua vida mais agradável.
Embora embora, e José Maria escreva, lembra isso para você? Embora os amigos às vezes podem te possam te trair, embora os amigos às vezes a traiçoem. Então, nunca se esqueça disso.
Às vezes você pode ter a traição de um amigo, aquele amigo que você contou, por exemplo, os segredos da sua vida e de repente aquele segredo vazou, te traiu e tantas outras coisas. Então, é bom ter amigos, mas nunca se esqueça que hora ou outra você pode ter uma decepção, porque é ser humano, minha gente, é ser humano. Por isso José Maria Escrivate fala: "Como não frequentas com maior intensidade a companhia do grande amigo que nunca traiçoa?
" Então você sabe que tem um grande amigo que ele nunca traiçoa? Tem Jesus. Esse nunca traiçoa nunca.
Esse nunca traiçoa. Então, se os amigos fazem tão bem, mas podem me trair, imagine o que o amigo Jesus pode me fazer de bem, sendo que ele nunca trai. Pelo contrário, sou eu que traio Jesus.
Jesus nunca vai trair você, nunca, nunca. E veja por que que José Maria Escrivá está falando de amizade na hora da oração. Ele está falando de oração e agora falou de amizade.
Ora, porque oração é amizade com Deus. Santa Teresa vai dizer: "O que é oração, Teresa? " Teresa Dávila, oração é um trato de amizade com aquele que sabemos que nos ama.
Oração para Teresa Dávila é um trato de amizade com Deus. Isso é oração. Se você é amigo de Deus, ou seja, se você conversa com Jesus, se você tem intimidade com Jesus, se você tem relacionamento com Jesus, se Jesus é teu amigo, pronto, isso é oração.
Oração, então, é conversa com amigo, gente. Cuidado, porque às vezes você enxerga Deus lá em cima e que você tem que falar com ele de um jeito, é, ei, é teu amigo, é teu amigo. Vamos dizer que você tem a graça de falar com o papa, você vai ficar todo preocupado.
Não vai ser fácil, né? Não é verdade, gente, a gente falar com o papa do nada. E aí você vai falar com o Papa como se ele fosse alguém maior que você, que você vai tomar cuidado com as palavras, até porque o Papa não é seu amigo.
Você não tem o WhatsApp do Papa, você não liga pro Papa. Então, obviamente, quando você fala, for falar com ele, você vai falar com um certo receio, você vai falar com uma certa diplomacia, você vai falar com eh com cuidado. Eu digo para você que com Jesus não precisa ser assim, porque Jesus é teu amigo.
Muito diferente de que se eu fosse falar com o Papa. Por mais que eu tenha um dia a graça de falar com o Papa, mas mesmo assim ele não é meu amigo, ele não é seu amigo. Então a gente vai falar sem a intimidade.
Então a gente vai tratar com umas, sabe? Não pode ser assim o nosso relacionamento com Jesus. Então, imagina toda vez você ir lá para Jesus, Jesus, o Deus altíssimo.
E aí você fala com ele meio que sem intimidade, meio não, não, não, não. Jesus, ele quer que você seja amigo dele e de Jesus você pode ser amigo. Você não tem o WhatsApp de Jesus, não, mas não precisa porque ele conhece os teus pensamentos, ele conhece o que você sente no coração.
Então, para falar com Jesus, você não precisa de Wi-Fi, você não precisa de internet, você não precisa de WhatsApp, você não precisa de rede social, você não precisa ligar, você só precisa falar, você só precisa querer se relacionar com ele. Lembra do Evangelho de Marta e Maria? Maria escolheu a melhor parte.
A melhor parte, qual é, gente? A oração. Trabalhar é importante.
Trabalhar é importante, mas a melhor parte da vida não é trabalhar. A melhor parte da vida é a oração. A oração é a melhor parte.
E Maria escolheu a melhor parte. Aí está ela bebendo as palavras do mestre. Isso é oração, beber as palavras de Jesus.
Em aparente inatividade, quem reza parece que não está fazendo nada. Então, imagina, você entra dentro de uma capela, você fecha a porta do teu quarto e começa a rezar, você pega o seu tercinho e começa a rezar. Parece que você não tá fazendo nada, parece que você não está produzindo nada.
E aqueles que estão trabalhando estão fazendo mais que você. Não. Aparente inatividade.
Aparente inatividade. Ora e ama. Ora e trabalha.
Ora e ama. E aí, José Maria Escrivar diz: "Sem oração, como é difícil acompanhá-lo. Você só consegue acompanhar Jesus se você é uma pessoa de oração.
Não sabes orar? Põe-te na presença de Deus e logo que começares a dizer: "Senhor, não sei fazer oração, podes ter certeza de que começaste a fazê-la". Olha que interessante.
Você não sabe orar? Alguma vez você falou: "Eu não sei rezar". Diga para ele que você não sabe rezar.
Diga na presença de Deus que você não sabe rezar. E quando você disser na presença dele, "Senhor, eu não sei rezar". José Maria Escriva está dizendo: "Você já começou a rezar.
Só em dizer na presença dele, eu não sei rezar". Isso já é uma oração, gente. Olha como é fácil rezar.
Senhor, eu não sei rezar. Senhor, eu não sei o que falar. Então, você entra na presença de Deus para abrir o teu coração, mesmo que seja para dizer nada, mesmo que seja para dizer, eu não sei o que falar.
Sabe quando você está diante de um grande amigo e você diz para o teu grande amigo: "Eu não sei o que falar". E o teu amigo diz assim: "Não precisa dizer nada. Eu sei o que você tá passando".
Então veja, isso é oração. Quando na presença dele você às vezes não vai saber dizer nada, você não vai ter vontade de falar nada. Mas isso já é uma oração.
Jesus, eu não tenho nada para dizer. Mas hoje eu vim aqui só para ficar na tua companhia. E Deus vai dizer para você, Jesus dirá para você: "Eu conheço o teu coração.
Eu sei o que você está passando. Eu sei o que você está vivendo. Eu sei o que você gostaria de me dizer e no momento não consegue.
" Escreveste-me: "Orar é falar com Deus, mas de quê? De quê? Dele e de ti.
Alegrias, tristezas, êxitos, fracassos, ambições nobres, preocupações diárias, fraquezas e ações de graças e pedidos e amor e desagravo em duas palavras, conhecê-lo e conhecer-te. ganhar intimidade. Meu irmão e minha irmã, orar é falar com Deus.
Isso é rezar. Rezar é falar com Deus. Gente, coloca isso no teu coração.
Coloca isso na tua vida. Olha como é fácil rezar. Orar é falar com Deus.
Orar é diálogo com Deus. Diálogo, tá? Não é só você falar, você fala e escuta.
Deixa ele falar também. Oração é diálogo. Dialogue com Deus.
Fale com Deus. Isso parece fácil, mas nos dias de hoje não é tão fácil não. Por quê?
Porque a gente não dá tempo para falar com Deus. Então, hoje a gente fala muito em celular, é muito celular, é muito celular. E a E o tempo todo nós estamos falando com pessoas, o tempo todo nós estamos falando com alguém.
É através de mensagem, através de celular, ou é no dia a dia, encontrando pessoas na rua, no trabalho. Temos que parar para falar com Deus. Por quê?
Qual é o difícil de falar com Deus? Porque Deus você não vê. Então, por que que você fala com o fulano do trabalho?
Você fala porque você viu ele, você encontrou ele, tal, tal. Aí você começa, oi fulano, como é que você tá? Ah, legal.
E aí começa uma partilha ali. Aí conversa com o filho, conversa com o marido, conversa com esse, conversa com aquele e aí o celular alguém te manda uma mensagem, você começa a te responder. Agora Jesus não vai mandar WhatsApp para você, não vai.
Você não vai encontrar Jesus aí no meio da rua. Então o por a gente não vê, a gente tem dificuldade. Então é por isso que é preciso esforço.
É preciso que a gente entenda que que oração é diálogo. Então por isso, fecha a porta do teu quarto e ora. Visita uma igreja e ora.
Você não vai ver com os olhos humanos, não, mas você vai ver com os olhos da fé e você entender que Jesus está no teu coração e você pode falar com ele em qualquer hora, em qualquer lugar. Feche teus olhos. Jesus está com você.
Você pode falar com ele agora. Ora, o que que você vai falar na oração? Você vai falar de você mesmo.
Você vai falar de você mesmo. Você vai falar das tuas alegrias. Gente, olha, eu vou te dar agora conteúdo pra tua oração.
Então, preste atenção nisso. Você vai falar de quê? Você vai falar das tuas alegrias.
Então, fala das tuas alegrias. Jesus, eu estou. Não é assim que a gente fala com amigo?
A gente começa a partilhar as alegrias com amigos. Então, partilha as alegrias com Jesus. Jesus, tô tão feliz hoje.
Ai, meu filho passou no teste que ele precisava passar. Ai, Jesus, tô tão feliz hoje. Eu tirei a carta de motorista.
Deu tudo certo. Glória a Deus. Obrigado.
Obrigado, Jesus. Jesus, eu estou tão feliz hoje porque meu filho, meu marido, minha esposa, tá tal lá no trabalho. Isso é ora, gente.
Isto é oração. Tô tão feliz. Alegrias.
Mas a na oração você também pode falar de tristezas. Jesus, eu estou triste. Estou triste com essa situação.
Aconteceu isso. Aconteceu isso na família, aconteceu isso no trabalho, aconteceu isso na faculdade, aconteceu isso na igreja. Eu tô triste, Jesus.
Estou triste. Fale para Jesus na oração dos seusit êxitos, sucessos. Jesus deu super certo.
Eu consegui fazer aquilo, consegui concluir aquele trabalho que eu precisava concluir. A empresa tá caminhando super bem. Ô Jesus, obrigado Jesus.
Jesus, tô tão feliz. Consegui aquela vaga de emprego, conseguir aquilo, conseguir aquilo. Êxitos.
Você vai falando seus êxitos para Jesus. Mas na oração também você pode falar de fracassos. Jesus não deu certo não.
Tentei fazer aquilo e fracassei. A conversa que eu tive com aquela pessoa não deu certo, fracassou. Aquele dinheiro que eu investi não teve êxito, fracassou.
Oração é isso, êxitos e fracassos, alegrias e tristezas, ambições nobres. Você pode falar dos desejos mais nobres do teu coração. Olha, eu, Jesus, eu tô desejando tanto, eu, eu desejo tanto fazer aquela faculdade, Jesus.
Eu tô desejando tanto. E você vai falando das suas ambições, ambições nobres. Você pode falar das suas preocupações diárias, porque a Bíblia diz: "Coloque sobre ele as suas preocupações.
" Coloque sobre ele as suas preocupações. Então, começa a falar: "Jesus, eu estou preocupado. Estou preocupado.
Estou preocupado com meu filho. Estou preocupado com essa situação lá no meu trabalho. Estou preocupado com isso.
Estou preocupado com aquilo. Vai contando para ele as tuas preocupações. Conta para ele as suas fraquezas.
Jesus, eu tô sendo fraco. Tô comendo além do que devia comer. Ai Jesus, eu estou sendo fraco.
Não estou sendo paciente. Jesus estou sendo fraco. Eu fico julgando as pessoas no meu pensamento.
Jesus. Gente, isto é oração. Ação de graças.
Dou graças por causa disso. Dou graças por causa daquilo. Oração é pedidos.
E você então começa a pedir coisas para Jesus. Jesus, eu quero te pedir isso. Jesus, eu quero te pedir.
Jesus, eu te peço essa essa esse milagre. Eu estou precisando dessa cura. Eu estou precisando dessa graça na vida do meu filho.
Eu estou precisando, Jesus, dessa graça no meu emprego. Oração também é pedido. Você pode pedir.
Oração é amor. Jesus, eu te amo. Jesus, eu te amo.
Jesus, o Senhor é a razão da minha vida. É dizer palavras de amor para Jesus. Oração também é desagravo.
Desagravo. Ou seja, Jesus, eu te amo por aqueles que não te amam. Jesus, hoje eu passei na rua e eu vi uma pessoa que ridicularizou a fé.
Eu quero hoje te amar por essa pessoa que não te amou. Jesus, hoje uma pessoa fez uma piada indecente com o teu nome. Hoje eu estou aqui desagravando o teu coração porque ela falou o teu santo nome em vão.
Jesus, eu quero te amar pelo meu filho que não tem te amado. Jesus, eu quero te amar pelo meu marido, pela minha esposa que não tem te amado. É desagrado, gente.
Vocês estão vendo que tudo isso é oração? Frei tá ensinando. José Maria Escriva está ensinando em duas palavras, conhecê-lo e conhecer-te.
Na oração, você pode conhecer a Deus e conhecer a si mesmo. A oração é o lugar onde você conhece a Deus e conhece a si mesmo. Conhece as suas fraquezas, conhece as suas misérias, conhece os seus medos.
E preste atenção nessa palavra que José Maria Escriv está dizendo para nós. Oração é ganhar intimidade. A cada oração você tem que ganhar intimidade.
Então você já tá aprendendo o que falar na oração. Então às vezes você está indo pro trabalho, está no metrô, está no ônibus. Jesus, eu te amo.
Jesus, eu te amo. Jesus, eu te adoro. Às vezes não tem nem muita coisa para dizer.
Às vezes não sabe nem o que dizer. Às vezes não dá para ficar fazendo uma oração muito elaborada. Então você pode fazer ejaculatórias.
O sangue de Jesus tem poder. Jesus, eu te amo. Jesus, eu te adoro.
Jesus, eu me entrego a ti. Jesus, eu me entrego a ti. E aí assim você também vai sendo luz para o mundo.
Assim você vai sendo luz para as pessoas. e terás aproveitado o tempo. Então, qual é o legal da ejaculatória?
O legal da ejaculatória é que você pode rezar ela em qualquer lugar e aí então você tá aproveitando o seu tempo. Então, qualquer hora pode ser hora para rezar, qualquer hora pode ser hora de oração. Então, aproveite o seu tempo.
Aproveite o tempo que você tá no carro, aproveite o tempo que você tá na fila de um banco. Aproveite o tempo. Jesus, eu te amo.
Jesus, eu te amo. Jesus, eu te amo. Amém.
Talvez alguma pessoa diga assim: "Mas eu não sou digno de que Deus me ouça. Eu sou tão fraco, eu sou tão pequeno, eu sou tão pecador, eu não mereço que Deus me escute. Então é por isso que eu não rezo, Frei.
Eu não rezo porque eu não sou digno. Não, isso não tá certo. Você tá esquecendo que você é filho de Deus e que Deus pediu para você chamá-lo.
Jesus falou: "Olha, quando você for rezar, chama ele de pai". Então você tá esquecendo que você é filho de Deus e você está esquecendo dos méritos das chagas de Jesus. Jesus morreu na cruz por você para te reatar a Deus.
Você tá esquecendo disso? Então, claro que você pode rezar, claro, não somos dignos, somos pecadores, mas graças aos méritos de Cristo. Então, por que que você pode rezar?
Por que que você pode se colocar na presença de Deus? Não é pelos seus méritos, mas graças aos méritos de Cristo, graças aos méritos de Maria. Então, não se esqueça dos méritos de Maria, dos méritos de Cristo na cruz.
E não te esqueças que você é filho dele. Gente, nunca vai ser vã a tua esperança em Deus. Aquele que espera em Deus não perdeu tempo.
Você não perde tempo em esperar em Deus. Você você não não será vã a sua esperança. Por isso, espere em Deus.
Confie em Deus. Ame a Deus. Ore a Deus.
Nenhuma oração que você faça foi em van. Nenhuma oração é van. Nenhuma oração é van.
Nenhuma oração é van. Veja, é promessa de Jesus que se você pedir, eu vou te dar. Se você bater, a porta vai se abrir.
Se você procurar, você vai achar. É promessa de Jesus. Agora, qual é a chave para pedir?
Qual é a chave para bater? Qual é, qual é o segredo? Mas como é que bate nessa porta?
Como é que pede? Como é que procura na oração? Na oração, entenda isso.
É na oração que você pede e você recebe. É na oração que você bate e a porta abre. É na oração que você procura e acha.
Quem na terra pode te dar mais garantia de êxito? Jesus está te dando garantia de que deu certo. Veja quando Jesus fala pedí-vo será dado ele tá falando: "Ó, tá garantido.
Tá garantido. Quem na terra pode dar essa garantia para nós? " Quem na terra pode dar essa garantia para nós de que se pedir tá dado, bater e a porta se abre?
Jesus deu garantia e você acessa tudo isso através da oração. Na oração você esquece o que falar a Deus pode acontecer. Pode acontecer.
Assim como pessoas na confissão. Às vezes a pessoa se preparou para confessar, lembrou os pecados, chega na hora da confissão, esqueci os meus pecados. Então, às vezes você vai na vai rezar diante de Deus, você tinha tanta coisa para falar.
De repente, na hora da oração, esquece, não vem mais nada. Olha o conselho que José Maria Escrivá disse a você. Durante o dia, tome nota.
Olha que interessante. Sabe quando você tem uma reunião com alguém, você toma nota para não esquecer de nada? Ah, na reunião eu preciso falar isso, preciso falar aquilo para eu não esquecer.
José Maria Escriv está dizendo: "Durante o dia tome nota dos assuntos que gostaria de tratar com Deus. Não que seja uma reunião, não que seja algo, não, é para você não esquecer quando for deses orar, não ficar mais tempo por consolação. " Ou seja, sabe quando você vai rezar e você se sente bem?
É gostoso rezar, é bom estar aqui. Então você quer ficar mais tempo. Agora vai ter horas que a gente a oração vai estar mais árida.
É um dia que eu não estou com muita vontade de rezar. É um dia que eu não sinto nada. E aí, por que não sinto nada?
Quando quando eu tava empolgado, quando a oração era boa, quando eu tava me sentindo bem ali na presença de Deus. Então, 1 hora, 1 hora30, 2 horas, 3 horas. Agora, como hoje eu tô meio árido, eu não estou me sentindo bem, então 15 minutos, tá bom?
Eis o erro. Eis o erro. Então você não pode ser aquele lá, ah, hoje eu não tô muito bem, vou rezar só 10 minutos.
Não, não faça isso. Cumpra o teu propósito de vida, de oração. Amém.
Não diga Jesus. Então, o que que eu não devo pedir para Jesus na oração? Eu não devo pedir consolação.
Jesus me tira dessa aridez. Jesus, eu não aguento mais. Tô com coração seco.
Eu eu tira isso de mim. Jesus. Eu quero consolações.
Eu eu estou com saudade das tuas consolações. O que que é consolação? Mas quando Deus, quando você sente a presença de Deus, quando você sente, sente Deus pertinho de você, quando você sente Deus falando: "Deus, consola-me".
Não, não peça consolações. Se ele quiser dar, ele vai dar. E se ele te der, agradeça.
Mas não peça. Não peça consolações. Deixa isso a critério de Deus.
Se ele quiser te dar consolação, ele te dá. Se ele quiser te deixar tua alma seca, árida, então é assim que ele quer. Ele quer que você reze assim, com a alma seca, com a alma árida, sem sentir nada.
Reze assim mesmo. Se ele der, agradeça. Se ele não der, ou melhor, não peça.
O que que você deve pedir? Perseverança. Gente, aqui tá uma coisa importante pra gente pedir na oração.
Perseverança. Senhor, que eu persevere. Senhor, que eu persevere.
Então, às vezes a gente pede coisas que não precisa pedir. Você não precisa pedir de consolação. Não vai mudar nada na tua vida.
Você tá entendendo? Tem coisas que a gente pede que não vai mudar nada na nossa vida. Não vai mudar nada na sua vida você pedir consolação.
Agora muda muito você pedir perseverança para que não desista. Para que não desista da oração. Amém.
Perseverar na oração. O difícil não é rezar. O difícil é perseverar.
O difícil não é rezar o rosário. O difícil é rezar o rosário todo dia. Não é não é difícil rezar.
O difícil é rezar todo dia. O difícil é perseverar na oração. Não é difícil ir numa igreja e adorar o santíssimo sacramento.
O difícil é perseverar na adoração ao santíssimo sacramento. Não é difícil ir na missa. O difícil é perseverar, ir todos os dias na missa, se esse é o teu propósito, ou todo domingo na missa, no mínimo.
Persevera na oração. Gente, o que a gente mais precisa é perseverança na oração. Perseverança.
Todo dia. Todo dia. Todo dia você precisa rezar.
todo dia. Assim como você come todo dia, você precisa rezar todos os dias, ainda que o teu esforço seja pareça estéril, porque para rezar você vai precisar se esforçar, vai ter que acordar mais cedo, vai ter que vai precisar rezar mesmo cansado. Então é um esforço.
Rezar é um esforço. E tem horas que você vai falar assim: "Poxa, parece que não tá valendo de nada esse esforço, porque eu rezo, rezo. " Aí tem gente que fala assim, né?
Eu rezo, rezo, rezo, rezo, rezo e meu casamento não muda. Eu rezo, rezo, rezo e meu filho não muda. Eu rezo, rezo, rezo e essa situação não muda.
Ei, parece que a tua oração não faz nada, mas é engano seu. Parece. A oração ela é sempre fecunda.
A oração sempre está fecundando alguma coisa em você ou em quem você está rezando. A oração é sempre fecunda. A oração sempre está dando resultado.
Você aí que tá me assistindo hoje e faz tempo que você não reza, faz tempo que você não reza, faz tempo que você não visita o santíssimo, faz tempo que você não vai numa missa. Faz tempo que você não reza o seu terço. Faz tempo, faz tempo.
Ei, ei, ei, ei, volta, volta à vida de oração. Comece a rezar, só vai te fazer bem. Oração é falar com Deus.
Falar com Deus pode te trazer coisas ruins. É disso que você tá precisando. Você está precisando falar mais com Deus.
Coloque mais oração na tua vida. Faça o teu plano de oração. Determine as suas horas de oração.
Determine os seus momentos de oração e reze e persevere. E você vai ser feliz e você vai ver a sua vida sendo fecundada. Amém.
E que Deus te abençoe você e toda a sua família. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.