Revolução haitiana e o impacto no Brasil

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Ian Neves - História Pública
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Vamos lá gente vocês estão apostas agora é hora de começar a prestar atenção vê o que a gente vai para a Revolução haitiana como sempre lembrando que os solteiros aqui são feitos por mim e pela Suede Carvalho militante da unidade Popular todos os solteiros têm a contribuição mais do que necessária dela só queria fazer uma adendo também esse é o vídeo da temporalidade mais recuada que eu já fiz a gente vai falar do século 18 aqui então Obviamente as imagens não vão ser tão abundantes e a tratativa com as imagens é bem diferente também esse
Alerta que eu queria dar historiadores tem que tomar muito cuidado quando eles tratam de imagens principalmente contemporadas recuadas então não enxerguem as imagens como ilustrações objetivas das coisas que eu estou falando tá é que eu não tive tempo de fazer uma interpretação aprofundada de cada imagem eu tô usando mais para que vocês não percam foco no tema mas não tomem as imagens por valor de face eu vou até analisar algumas mas não todas tá são imagens que são pinturas e gravuras e desenhos ilustrações na maior parte das vezes Óbvio que não vai ter vídeo né
tomei esse cuidado é um alerta que eu faço sendo Historiador para vocês então vamos lá porque que eu tô falando do Haiti isso aqui é um canal de história marxistaleinense por que que eu decidi falar do Haiti Teve um dia que eu tava conversando com o chat e me perguntaram assim e a qual que é a revolução que você acha mais extraordinária da história e acho que por eu ser leninista a galera achou que eu ia falar russa Cubana chinesa e tal e eu falei haitiana evolução haitiana e isso pegou muita gente desprevenido porque primeiro
tinha gente que nem sabia que tinha uma revolução haitiana e segundo não é uma revolução socialista não tô falando numa revolução que instaurou a ditadura do proletariado é uma revolução que aconteceu há mais de 200 anos atrás e por que que eu acho ela tão extraordinária porque ela é a primeira e a única única revolução feita por escravizados que foi bem sucedida e foi muito bem sucedida então é uma história que precisa ser contada Vocês precisam conhecer essa história e vocês vão ver que não conhecerem essa história é um projeto é proposital então hoje a
gente vai ver um pouco da história do Haiti obviamente não toda a história do Haiti mas a história pelo menos da revolução haitiana e vocês vão ver que a história do Haiti tem muito a ver com a história do Brasil e que você não saber sobre a história do Haiti também tem a ver com a história do Brasil e aí eu quero fazer uma pergunta para vocês gente vocês tinham a impressão de que os escravizados não faziam revoltas ou se faziam que as revoltas nunca davam certo vocês tinham essa impressão Quando você estava na escola
ou Até recentemente mesmo vocês já ouviram a tese de que escravizados estavam acostumados com a situação deles e por isso que eles eram escravizados se escravizava africanas porque o africano já estava acostumado a ser escravo não dava para escravizar indígena porque o indígena não tava acostumado então o Haiti vai acabar com tudo isso tá o Haiti vai solar qualquer ideia que qualquer pessoa tenha a respeito de não haver revoltas de escravizados E essas revoltas não serem bem sucedidas essa revolução ela não abalou sorte ela abalou três continentes a Europa África e as Américas então assim
a gente tem um impacto do Haiti no processo de independência do Brasil para vocês terem uma ideia ah são Alerta eu não vou chegar no Haiti contemporâneo tá tem um vídeo no canal de corte sobre o Haiti contemporâneo que é um vídeo que eu falo sobre a minustah Inclusive eu falo sobre as violações de direitos humanos que o Brasil cometeu no Haiti eu falo um pouco sobre os golpes militares do Haiti também é então já temos um vídeo sobre isso mas aqui não vamos chegar até o Haiti do Século 21 infelizmente Então vamos lá vamos
falar um pouco sobre as informações básicas do Haiti então nós temos aqui o Haiti e o Haiti fica numa ilha então o Haiti não é uma ilha e ele fica numa porção de uma ilha chamada espanhola espanhola tá que é a segunda maior do Caribe a maior ilha do Caribe é Cuba a ilha de espanhola divide território com a República Dominicana tá vendo aqui a fronteira nós temos White a sua capital Porto e aqui a República Dominicana com a sua capital Santo Domingo e Aqui nós temos um mapa do Haiti aqui Porto Príncipe certo White
é um país de 11 milhões e meio de habitantes é um país populoso até e as línguas oficiais do Haiti são francês e o leoli o [ __ ] haitiano que é uma língua que é a soma do francês com várias línguas de matriz africana uma língua autóctone ou Haiti era habitado por um povo indígena chamado taíno inclusive o nome Haiti em taino significa terra de altas montanhas porque o território do Haiti é um território bastante montanhoso então vamos lá vamos falar da colonização do Haiti nós tínhamos os povos caindo aqui infelizmente temos poucos registros
acerca dos Tainá só temos registros arqueológicos e a ilha onde fica o Haiti foi uma das primeiras Ilhas exploradas pelo Colombo quando Colombo chega nas Américas em 1492 ele vai para Ilha de espanyol aqueles que eles batizam espanhola e aí para vocês terem uma ideia gente nós temos aqui uma imagem do Colombo né junto com os nativos está indo nós temos aqui As Caravelas com os nativos correndo os colonos os espanhóis dando presentes pros taínos e aqui eles erguendo uma cruz Lembrando que o império espanhol era o império católico e Aqui nós temos um mapa
da isolar espanhola nova nós não temos certeza de qual Ilha que o Colombo desembarcou primeiro quando ele chegou nas Américas mas nós temos certeza de que a ilha de espanhola foi uma das ilhas que ele visitou e para vocês terem uma ideia já em fins do século 16 a população nativa da Ilha de espanhola estava quase integralmente extinta tanto por assassinato tanto por doenças contagiosas então a ilha de espanhola foi antes de tudo uma colônia espanhola como o nome sugere só que em meados do século 17 a Espanha perde parte da ilha a parte que
seria o Haiti é para França e a França estabelece Uma colônia chamada sandomã Então vamos lá nós temos aqui essa porção aqui se torna a colônia francesa de sandomán tá escrito aqui em cima ST do Manga por que que é sandomã então primeiro né porque a quando a Espanha coloniza a ilha eles fundam Santo Domingo e aí quando os franceses tomam a parte Oeste da Ilha eles dão nome de santo domingo em francês Sandro manga E aí gente quem expandiu a escravidão negra para a região do Haiti foram os franceses foram eles os responsáveis então
na época da colonização espanhola quando ela acaba nessa porção da Ilha tinha mais ou menos uns dois mil os dois mil escravizados africanos ou de origem africana quando a colonização francesa acaba na ilha com a revolução que a gente vai falar hoje são meio milhão de escravizados negros meio milhão então pensem nesse crescimento foi questão mais ou menos de um século em um século passou de 2000 para meio milhão de escravizados depois no século 19 o Brasil e a solapar isso e até o maior contingente escravizados do planeta terra o Brasil tá os franceses chamavam
sandomag de pérola das Antilhas por quê Porque o Haiti sadomag na época era a colônia mais rica da França e era de longe a cidade mais populosa e mais rica era essa cidade aqui ó é uma cidade que fica aqui deixa eu voltar para o mapa aqui de cima tá vendo essa cidade aqui talvez esteja difícil de ler tá escrito Ka racheando vocês vão ver 100% do meu francês hoje cabo haitiano antes chamava cabo francês ficava aqui o cabo o cabo francês era a cidade mais rica era a cidade mais populosa e era uma cidade
toda planejada digamos assim era uma cidade que foi construída para parecer uma cidade europeia então era uma cidade toda de pedra a população aos modos de vida europeu se vestia com moda europeia e tal no calor do Diabo das Antilhas né mas a segunda maior cidade e a futura capital seria Porto Príncipe que fica aqui bem nessa curvinha aqui então hoje na nossa história a gente vai ouvir falar muito dessas duas cidades cabo cabo francês depois cabotiano e Porto Príncipe que Porto Príncipe é a capital até os dias de hoje né E claro a pérola
das Antilhas era a colônia mais rica com a riqueza produzida pela mão de pessoas escravizadas produção de açúcar produção de café produção de algodão produção de índigo quero um negócio extremamente tóxico diga-se diga-se de passagem é gente o Haiti produzia quase metade do açúcar do café consumido no mundo inteiro nessa época esse pedaço de ele aqui como a quantidade gigantesca de pessoas escravizadas é uma coisa era realmente um negócio de uma brutalidade imensa e é só um detalhe aqui é uma coisa que nós historiadores gostamos de salientar vocês não acham irônico que o que movimentou
meio milhão de pessoas de forma forçada por uma ilha para trabalhar tem todo tempo que estivessem acordados apanhando em situações que nem a visão mais criativa do inferno consegue replicar o que movimentou isso foram coisas que são absolutamente dispensáveis para a vida humana açúcar café tabaco índigo sabe o que movimentou esse contingente gigantesco de seres humanos para o outro lado do mundo para serem açoitados foi açúcar é uma coisa assim enfim e aí é por isso que meus vídeos são são desmonetizados né porque a história é muito cruel A história é muito cruel Claro até
hoje isso acontece de outra maneira Mas enfim Então vamos lá eu falei no final da colonização francesa meio milhão de pessoas escravizadas na ilha no século XVIII um terço de todos os escravizados das Américas Estava à noite um terço Lembrando que tinha escravidão desde os Estados Unidos até o Brasil e um terço estava nessa Ilha Aqui nós temos uma imagem que é literalmente uma imagem de uma planta digamos assim uma planta baixa não sei se fala isso com um navios né de como se dispõe a escravizados dentro do navio isso a crítica tá gente ó
aos escravizados aqui anti-repon isso aqui não é uma crítica tipo Nossa olha como essas pessoas ficavam numa situação degradante não eles estão demonstrando quanto cabe tá é para isso que serve esse diagrama aqui é literalmente para falar ó é assim que põe tá É bom lembrar que frequentemente o que justificava a escravidão era E é claro que isso é só uma justifica justificativa retórica era a retirada dos africanos do barbarismo os levando para a civilização essas pessoas eram trazidas em porões Acorrentados pelados mal nutridos doentes uma mortalidade altíssima um terço deles morria antes do primeiro
ano chegando na colônia a expectativa média era sete anos depois de chegar na colônia essas pessoas eram convertidas por catolicismo a força na ilha perdiam seus nomes eram batizados com nomes franceses trabalhavam todo o tempo que estavam acordados não era só porque de madrugada eles trabalhavam também tá principalmente processando a cana Processando o açúcar as pessoas eram mutiladas marcadas com ferro e aí eu pergunto para vocês quem que é Bárbaro nessa história da onde que tá vindo a barbárie os europeus diziam que estavam retirando os africanos da barbari Quem era Bárbaro quem e isso gente
sem mencionar a situação das mulheres tá porque obviamente que o que acometia os homens a cometia as mulheres duas vezes mais e não vão pensando que quem trabalhava nas lavouras era só homens tá eram mulheres também para vocês terem uma ideia a maior parte das mulheres chegaram mistério e é claro que em situações de doença de falta de nutrição de açoite constante as mulheres ficavam estéris Só que tem um problema os escravistas queriam muito repor os seus escravos então as mulheres obviamente eram engravidadas a força e quem era pego abortando sofria muita punição isso quem
conseguia né e é aqui que a gente começa a desenhar os prelúdios da revolução porque vocês estão entendendo tudo isso que eu tô falando tô falando da punição física da tortura da do contingente gigantesco de pessoas que eram levadas à força e aí aqui a gente começa a desenhar um cenário tá cenário todo o sistema escravista era estruturado em cima de um elemento comum de norte a sul da América e esse elemento comum era uma coisa chamada medo medo quando escreve isto olhava para um escravizado ele sabia que dentro daquela pessoa tinha um sentimento de
muito ódio mas muito ódio e que essa pessoa que nutria um profundo ódio era parte da Maioria dessas ilhas da maioria então vocês imaginam o tempo todo que aquelas pessoas estavam no porão de um navio elas estavam contidas de maneira a diminuir o medo dos seus escravistas essas pessoas eram submetidas a um terror constante que era para controlá-los através da punição exemplar para vocês terem uma ideia nesses navios as pessoas eram Acorrentadas com as mãos nos tornozelos justamente porque se estourasse uma revolta dentro de um navio desses um navio era tomado então a condição era
degradante assim mais degradante possível não era só por sadismo não mas também era medo era para ser tão exemplar e tão brutal e tão violento que diz estimulasse as pessoas de se revoltarem e a gente vai ver que não funcionou e a gente vai ver também que esse medo era muito que justificado era um terror Uma brutalidade calculada não era sódismo e falando sobre medo vamos falar um pouco desse documento aqui que é importantíssimo nós temos aqui o Code noir código negro tá escrito aqui contente de declarações edições e julgamento sobre escravos isso aqui é
um código do Luiz 14 de 1685 esse código essencialmente visava regulamentares escravidão mas muito em vias de diminuir as chances de revolta então o código priviar aumento da alimentação aumento do Cuidado com os corpos das pessoas diminuindo as punições físicas Só que quem disse que esse código era respeitado quem fiscalizava isso você acha que os franceses iam o tempo todo para o outro lado do mundo fica fiscalizando o código no ar qualquer infração era punida com chibatada qualquer mínima coisa porque novamente era um regime de terror calculado e parênteses aqui reparem no nome código negro
código negro é o nome e aí é compente de declarações de edições e julgamentos sobre os escravos Por que que não é código escravo Por que que é código negro vamos tirar um mito já que pode pintar por causa desse vídeo que é o mito de se fazer a mesma coisa na África que os europeus fizeram nas Américas que é escravidão existe um elemento que os europeus trouxeram para a escravidão que não existia antes que é o elemento racial se associou de maneira direta a cor da pele com a situação de escravidão tanto que nós
temos aqui o código negro que de certa sobre os escravos então não vão achando que é a mesma coisa não é a mesma coisa os europeus trazem esse alimento racial e esse elemento racial fica em distinguível e o elemento racial é a causa de muitas consequências que nós sentimos até hoje nas Américas então só para tirar esse mito aí né mas obviamente o código tratava os negros com inferioridade isso é óbvio mas também tratava com medo esse código demonstra um imenso medo dessas pessoas e a gente tinha revolta para justificar esse medo sim primeiro a
revolta mais comum esse a gente vê no Brasil para caramba e é uma das mais extremas suicídio suicídio o suicídio é uma forma de revolta extrema que eu me recuso a viver sendo seu escravo eu queria morrer isso acontecia mas em sandomán a gente tem um registro bastante constante de uma coisa que ainda tem muito debate Na historiografia que é envenenamento a gente tem muito registro de escravizado sendo acusado de envenenar alguém principalmente senhores ou outros escravizados ou capatazes etc é a gente não sabe exatamente se era envenenamento a gente não sabe se era doenças
que eram tipo doenças contagiosas que se colocava culpa nos escravizados ou qualquer outra coisa a gente não tem muita certeza mas esse essa questão do envenenamento era muito usada para justificar a punição em cima de escravizados e isso é uma alegação de que eles eram pessoas perigosas que vão ficar sendo vigiados o tempo todo tem muita divergência tem gente que tem certeza que os escravizados vinham com muita Técnica fitoterápica entendiam das plantas e tal e conseguiu envenenar tem outras que era eh a quando um senhor queria punir um escravo e dar uma justificativa para isso
ele falava que era envenenamento que ninguém questionava então tem esse debate aí né a gente não sabe muito bem só que aí tem outra coisa esse sentimento de medo de rebelião é um pouco ambíguo porque às vezes em alguns documentos a gente vê os colonos e os escravistas falando a ligação de que os escravizados não tinha capacidade intelectual de você voltar e de se organizar esse nível e a gente vai ver que subestimar os escravizados foi o maior erro dos Colonos tá E aí pra gente entender um pouco do começo da Revolta que a gente
vai falar hoje a gente tem que entender um pouco da sociedade haitiana que ainda nessa época chamava sandong né então às vezes você tem a ilusão anacrônica de que existia uma solidariedade entre pessoas negras gente isso não é verdade tá uma união digamos para africana ou Panamericana algo desse gênero todos todos somos negros escravizados então Todos estamos unidos isso não existia como que a gente tinha a divisão da sociedade colonial de sadomag né então primeiro nós tínhamos pessoas escravizadas que eram a esmagadora a maioria da sociedade só que nós temos uma divisão nós temos africanos
e nós temos o que chamar na América toda de [ __ ] e [ __ ] era um escravizado nascido na colônia podia ser mestiço podia ser [ __ ] vem de criar mesmo a pessoa criada na colônia então muitas vezes vocês vão ver a palavra [ __ ] sendo usada com muitos sentidos muito sentidos tanto que aqui no Brasil [ __ ] ficou sendo uma palavra que é sinônimo de pessoa negra mas nas Américas criou significa várias outras coisas a maior parte dessas pessoas trabalhavam implantações ou de café ou de cana mas alguns fizeram
colocados em função de Capataz era alguns escravizados que eram um pouco mais destacados a maior parte dos capatazes que eram escravizados ainda não se esqueçam disso eram criolos porque os colonos consideravam que os criolos eram um pouco mais confiáveis principalmente porque eles falavam francês muitas vezes ou falavam creolina que é a língua deles é muitos dos africanos não falavam nenhuma inteligível para as pessoas só que nós tínhamos outros tipos de escravizados outros tipos então recapitulando nós temos os africanos e os crioulos aí nós temos os da plantação e os capatazes ou cargos mais de confiança
beleza é isso próxima divisão nós tínhamos também escravizados domésticos que é uma coisa que vocês que são brasileiros conhecem muito bem aqui tinha a mesma coisa né Nós temos uma escravizada doméstica aqui com uma criança branca esses escravizados domésticos eram escravizados ainda mas eram pessoas de altíssima confiança e muitas vezes eles próprios nutriam imenso desprezo pelos escravizados do campo pelos escravizados da lavoura então existia uma coisa aí de falta de solidariedade mesmo por isso que eu tô falando que essa coisa de nós todos somos escravizados nós todos somos negros nós todos somos de matriz africana
não existia é e a pintura com a criança homúnculo de criança de 50 anos de idade né clássica dessa época Beleza a gente vai voltar a falar dessas pessoas também dos que eram domésticos e nós tínhamos um contingente minúsculo de HGS então nós temos aqui alguns escravizados é brincando com gravetos né eles estão brincando tipo de espada de esgrima e nós temos um cara branco aqui tá vendo esse cara é um escravo esse Branco foi escravizado só que o HG é um tipo de escravizado que tinha prazo angageiro é um escravizado branco só que a
escravidão dele ia acabar com o prazo a escravidão dos negros era vitalícia eu só tô mencionando era muito minoria muito minoria mas eu tô menciona porque isso existir inclusive aparece aqui na pintura né aí entre as pessoas brancas da Ilha nós tínhamos primeiro os gamblan os grandes brancos nós temos aqui um casal gham Blan são esses dois aqui e eles estão visitando um mercado [ __ ] isso aqui é um mercado dos criolos lembra que os criolos eram tratados Com mais confiança além dos cambly Nós temos os Blan que geme o Peti Blank GM o
pet Blan que eu amo nós temos aqui um pitblan pequeno branco pequeno proprietário com uma negra uma escravizada e eles estão num Love aqui eles estão não flerte eles estão aqui numa saliência E aí gente uma coisa particular do Haiti O Casamento entre negros e brancos não era legal noite diferente dos Estados Unidos que era então o filho de pessoas brancas com pessoas escravizadas né pessoas Livres com pessoas escravizadas podia ser liberto ao nascer desde o código no ar o código negro e fez com que o Haiti tivesse a maior população de negros livres de
todas as Américas E isso também porque o Haiti era uma das ilhas que mais tinha pessoas negras das Américas tinha muita gente negra porque eram um lugar que teve muito tráfico então nós tínhamos uma categoria também que é muito importante pra gente entender a revolução que são os aframxi a franchi são os libertos libertos Muitas vezes os libertos eram crioulos muitas vezes eles eram mestiços mas alguns eram africanos alguns poucos né a forma mais comum era Liberdade ao nascer com filhos mestiços então nós temos aqui duas mestiças Livres nós temos aqui uma avance livre com
a sua escrava Isso aqui é uma mulher negra que tenha uma escravizada que também não era uma coisa muito incomum claro que existia uma diferença muito grande alguns se tornavam proprietários de terra mas sempre muito pequenos muito raro que era grande proprietário os mega ultra Uber latifundiários eram brancos e franceses a maior parte é francês Só que tem uma coisa esses africanchi apesar de serem Livres apesar de terem escravizados apesar de terem terras eles eram desprezados pelos brancos desprezados Eles não eram tratados na mesma forma o código noir Tenta dar uma homogeneizada na legislação entre
pessoas negras livres e brancos livres só que a partir de 1760 a França começa a entrar numa crise material muito intensa e aí o que que eles fazem eles começam a dificultar alforria começam a proibir negro de ocupar certas profissões mesmo sendo livre começam a banir pessoas negras de usar em certas joias e certas roupas e começam a impedir as pessoas Libertas de usarem o sobrenome do lado branco da família além de terem sido banidos de todos os cargos públicos e de todas as unidades militares Por que que eles estavam fazendo isso por que que
eles estavam fazendo isso porque quando a França começou a entrar em crise ela começou a super explorar a colônia realmente a explorar muito muito a colônia o medo deles era que os negros libertos e os brancos se unissem e declassem a independência de Samambaia então eles começam a fomentar a briga entre negros libertos e brancos livres para impedir que ele se unam e declarem uma Independência e deu muito certo Deu muito muito certo porque boa parte da briga pela ilha de Santo Bang era entre negros libertos e brancos brancos Livres né é dividir para conquistar
Então as joias né e a roupa era uma marca dos afli então a ideia era fazer com que eles se tornassem cidadão seja a segunda classe mesmo para dividir para conquistar só que eles não imaginariam né que no futuro os negros libertos iam se unir com outra população uma população que eles não estavam prestando muita atenção acho que vocês já tão imaginando qual a população era né Com qual população eles decidiram se unir não foi com os brancos para encerrar as divisões então nós falamos de Africanos crioulos mestiços escravizados domésticos escravizados capatazes escravizados de lavoura
a franchi Grand Blan Pet Blan a gente falou de tudo isso nós temos uma última categoria tá E essa aqui é interessantíssima marronagem amarronagem é é muito interessante principalmente para nós que somos brasileiros porque maronagem primeiro vem da palavra marrom mesmo marrom marrom para facilitar o entendimento pra gente era uma espécie de fenômeno análogo ao Quilombo brasileiro claro que o quilombo brasileiro é específico e uma rodagem também mas pra gente entender mais ou menos onde eu quero chegar aqui né eram comunidades de escravizados fugidos eles iam para as montanhas lembra que o Haiti é um
é uma ilha muito montanhosa e eles eram chamados de marrom pelo franceses marrom era um escravizado fugido e tinha uma conotação perigosa o marrom era um cara perigoso e esses caras eles não só construam comunidades paralelas tal qual os quilombos né esses caras voltavam fazendo incursões dentro das fazendas para matar os donos dos escravizados e libertar mais gente então eles desciam das montanhas para botar fogo na plantação e libertar todo mundo e voltar para montanha e o mais famoso de todos é esse cara aqui ó François tá inclusive na moeda haitiana aqui ó uma candau
republic diet uma kandal era um cara que era muito muito temido muito mesmo é claro que a origem dele é incerta né porque os escravizados perdiam seus nomes óbvio que o nome original dele não era François né mas ele era um africano ele não era um [ __ ] ele não era um mestiço e ele foge em 1751 ele foge e aí quando ele vai para as montanhas ele se torna um líder militar porque muitas das pessoas escravizadas da África tinham passado militar tinha prática com organização militar E aí por sete anos ele toca o
terror terror nas fazendas eles fazem várias incursões ele se tornou uma lenda viva porque lembra da coisa que eu falei para vocês da do envenenamento além da era de que uma kandal dominava tão bem as plantas que ele conseguia envenenar qualquer pessoa sem a pessoa reparar até hoje a gente não sabe se isso é verdade mas essa era a lenda que a gente vê nos documentos de que uma candau era muito perigoso porque ele dominava muito bem veneno esse cara realmente assustou muito os caras os franceses né E aí ele é capturado sobre a delegação
de que ele tava elaborando um plano para envenenar todos os donos de escravizados e ele é queimado vivo na frente das pessoas como exemplo então para vocês verem como o cara tinha que ser feito de exemplo e aí para vocês verem né ele tá na moeda porque ele é uma figura ainda muito reconhecida como um dos grandes líderes que do que viria ser a revolução haitiana ele não era o único Líder marrom mas ele era mais famoso com certeza ai o nome da moeda é gordo só para você saber tudo bem até aqui praticamente O
zumbi é reconhecido como o zumbi deles né ganga zumba deles exatamente eles reverenciam muito uma candala ainda certo gente tá compreensível vamos lá agora a gente vai mudar ligeiramente de tema porque a gente vai para as vésperas da revolução e um pouco as bases ideológicas da revolução vamos lá né vamos voltar um pouco para França agora lembrando o Haiti sadomang era uma colônia francesa que que estava acontecendo na França nas vésperas da revolução durante o século 18 estava se desenvolvendo uma corrente política ideológica chamada de iluminismo uma corrente filosófica e alguns liberais do Iluminismo já
estavam questionando a escravidão esse Essa época um exemplo é o de terror que tá aí na esquerda o enciclopedista de terror mas a crítica deles a escravidão não era uma crítica muito de Isso é errado porque é antiético a crítica ela quer a escravidão era atrelada a o feudalismo aos privilégios de nascimento e que a Metrópole tinha um monopólio da exploração a crítica deles era essa Lembrando que o liberalismo gente é uma forma de pensamento burguesa eles pensavam a respeito disso eles queriam superar a escravidão para expandir o poder econômico da burguesia o poder econômico
baseado na propriedade privada dos meios de produção baseada na circulação da mercadoria baseada no mercado consumidor e mesmo esses franceses defendiam o fim da escravidão de maneira muito lenta e abrindo aos pouquinhos e reformulando a economia e não abolir a escravidão por decreto o medo deles era abolindo a escravidão por decreto isso ia levar a independência da colônia então eles tinham que planejar isso isso os abolicionistas Tá mas também havia uma elite burguesa ligada à exploração da colônia que lucrava muito com esse sistema escravista então existia também iluministas existia também pessoas da Elite francesa dessa
época que era um contra a escravidão um dos caras iluministas que era famoso por defender da escravidão é uma montanhas que nós lemos um texto do montesquiei aqui em live e o montesquieta literalmente diz que se a escravidão acabar o açúcar vai ficar muito caro na França esse do Montesquieu quis botar dois exemplos aqui o de The Rock era contra a escravidão e Montesquieu que era a favor da escravidão Inclusive o de The Roll coloca na enciclopédia um verbete contra a escravidão na própria enciclopédia né E aí acontece um evento que todo mundo estudou na
escola né que é a Revolução Francesa né acontece a evolução francesa E aí em 1789 quando a revolução acontece a nobreza sai de cena por um tempo e a burguesia se torna classe dominante nesse período qual que foi o resultado da Revolução Francesa para sendo manga sendo manga ganhou seis deputados no Parlamento todos brancos todos os latifundiários então eles ficaram assim decepcionados porque a Revolução Francesa poderia apontar para uma direção da emancipação do sandomínio né e não foi o que aconteceu aí a gente tá começando a ver a sementinha da revolta de samba manga aqui
e aí eu falei pra vocês desde antes da Revolução francesando Mangue já vinha sendo administrada com mão de ferro lembra que eu falei de todas as leis segregando os negros dos brancos isso tinha a ver com a exploração da colônia a crise material que culminou na queda compartilha que combinou na Revolução Francesa a crise material dá para ser associada com a crise material que ia combinar na Revolução haitiana as duas coisas estão interligadas E aí o que que causou tanto mal estar né isso aqui causou muito mal estar nas elites de sandomínio nas elites que
estavam na colônia no mesmo ano da Revolução Francesa eles promovam a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão obviamente essa declaração deixa de Fora negros escravizados e mulheres não fica muito claro se essas pessoas são consideradas cidadãos não eram consideradas tá os negros Livres principalmente os que eram mais Engenheiro irados começaram a achar muito estranho que o direito do cidadãos não contemplava eles e eles começam a reivindicar esses direitos porque eles queriam ter uma gestão maior do território que eles possuíam E aí gente nesse período pós-evolução francesa o primeiro levante armado primeiríssimo levante armado
que é planejado é de um negro dono de terras que é desse cara que é chamado vice g era um dos caras mais ricos da época entre os negros libertos Talvez seja o negro liberto mais rico da época só que o missão G ele não advogado pelo fim da escravidão ele tinha escravos ele é advogada pelo fim da hierarquia social baseada na raça isso era aquele advogava E aí só por isso antes do levante armado ele é capturado e morto junto com outras 20 pessoas parecido com a inconfidência mineira um pouco assim o que aconteceu
com ele e aí sob imensa a pressão dos negros libertos que se revoltava inclusive ameaçando com a levante armado dois anos depois Três anos depois né da Revolução Francesa a assembleia francesa prova uma lei que permitiu alguns negros Livres alguns gozarem de cidadania francesa alguns não eram todos tá gente imediatamente com essa lei mequetrefe com alguns negros libertos podendo Possivelmente serem cidadãos tem uma revolta dos brancos na ilha porque os brancos falavam Ah é Ah é agora negro pode ser cidadão Qual que é o próximo passo legal a alforria acabar com a escravidão a pronto
então a política de décadas de dividir para conquistar funcionou e funcionou muito bem e aí quando eles chegam Olha que curioso que aconteceu gente e aí essa parte Vocês vão gostar os caras franceses demoravam um mês para chegar na Ilha de né eles aprovam a lei falando assim alguns negros podem ser cidadãos aí eles vão até a ilha depois de um mês e chegou assim ó gente alguns negros agora podem ser cidadãos aí os brancos fala assim Nem [ __ ] Nem [ __ ] volta lá e manda falar para os caras que a gente
não vai aceitar volta lá agora e fala que a gente não engole aí os caras tá bom aí eles voltam para lá chegam na Assembleia Francesa e fala ó a galera branca da Ilha não aceitou eles falam Tá bom então revoga a lei revoga a lei porque a gente tá na iminência de uma Independência tá perigoso isso aí revoga a lei Não vamos deixar quem Enrico bravo eles revogam a lei e voltam de novo para a ilha aí já deu três meses né enquanto eles estão no mar no mar voltando com a revogação falando ó
brancos a gente revogou os negros não são mais cidadãos dia 22 de agosto de 17 91 acontece um dos eventos históricos mais extraordinários de toda a história da humanidade enquanto eles estavam no mar voltando com uma lei com esse debate idiota de quem é Estadão quem não é cidadão de madrugada na calada da noite milhares de escravizados se levantam e começa a botar fogo nas fazendas e matar os senhores Esse era o primeiro dia da revolução mais extraordinária da história na minha opinião revolução que alterou o destino de três continentes que deu a agência na
mão dessas pessoas que demonstrou que essas pessoas tinham agência e que até hoje a gente não entende muito bem e não conhece muito bem porque foi um projeto apagar lá da história dado perigo que ela apresentava agora vai começar a revolução este ano gente o Haiti era uma era uma eu estou falando né o Haiti era uma colônia interessante porque porque parecia que o tempo no Haiti Estava sempre nublado a gente vê alguns trovões vi alguns raios via marronagem via as revoltas Armadas Só que nunca se Sabia quando que ia chegar uma imensa tempestade e
a tempestade chegou e chegou muito forte vocês vão ver o nível da questão agora agora a gente vai embarcar nessa história muito louca do que que aconteceu nessa Ilha mostrou que a Revolução haitiana deu certo o país mais pobre de toda América eu quero que você me explique o que que você quis dizer com essa colocação porque lendo o seu comentário eu fico imaginando que a sua linha de raciocínio é Poxa a revolução haitiana não deveria ter acontecido Nós deveríamos ter continuado com sistema colonial que torturava assassinava e açoitava pessoas negras porque assim a ilha
de sandomán ia ser muito Próspera e começou combate sulista a gente já sabe muito bem quem é né então eu quero que você me explique o que você quis dizer e eu quero que você consiga me explicar se essa revolução não deveria ter acontecido e se o que seria mais Próspero para ti seria até mantido modo de produção escravista e eu tô falando isso aqui porque o tempo todo eu ouço gente falar isso nossa você acha a revolução do Extra o Haiti tá muito bem hoje né kkk Beleza o que que você quer dizer com
isso você quer dizer que a Revolução night não deveria ter acontecido que ela foi um fracasso que essas pessoas deveriam ter se contentado com serem escravizadas é isso que você quer dizer Enfim vamos falar aqui do que interessa né gente lembra que eu falei que na calada da noite milhares e milhares e milhares de escravizados levantaram e botaram fogo nas fazendas e mataram seus senhores eu vou falar uma coisa direto e reta aqui como que isso aconteceu ninguém sabe ninguém sabe tá ninguém sabe por quê essas pessoas não sabiam ler escrever muitos nem falavam a
mesma língua uns que os outros não deixaram registro todos os registros São de pessoas que odiavam esses escravizados todas as gravuras são para botar medo nas pessoas isso aqui eu vou abordar depois e a gente não sabe como essas pessoas se organizaram eles não deixaram registro por escrito então se eu dissesse para vocês eu sei como essas pessoas se organizaram eu estaria mentindo e outra coisa a gente sequer sabe sequer sabe para que que ele se levantaram a gente não tem certeza de porque que eles fizeram Esse levante porque eles não deixaram um programa de
10 pontos falando das demandas deles então tudo daqui para frente É a mais pura especulação tá especulação primeiro é possível que a propaganda abolicionista da França tenha chegado nos ouvidos desses escravizados é é provável até mas é possível que isso tem influenciado eles a se levantarem Na minha opinião lembra da documentação não por quê Porque sempre a abolição defendida pelos franceses era lenta gradual e segura não defendiam revolta armada então eu acho difícil isso ter influenciado eles de maneira tão direta outra coisa Nós já tínhamos revoltas que buscavam a a gente já tinha isso então
não era a primeira vez que eles pensavam nisso ninguém precisava explicar pro escravizado que ele era uma pessoa que tava numa situação que não era natural e sabia muito bem é possível que rumores da Revolução Francesa tenham chegados de liberdade da humanidade e tal é É nos escravizados sim nos negros libertos Com certeza porque a gente tem documentação Mas isso pode ter influenciado também acho improvável deixa eu trazer os fatores que eu pessoalmente lendo os textos acho que influenciaram mais então primeiro a França estava passando por uma crise material e a França estava intensificando muito
a exploração das colônias a exploração de Santo Mangue foi a mais intensificada porque era a colônia mais rica o que que eles fizeram nos últimos anos antes da Revolução indiana eles dobraram triplicaram o quinto implicaram a importação de escravizados o Haiti tinha uma mortalidade muito alta a maior parte dos escravizados é não dá África e tinham chegado entre um e sete anos na ilha eu tinha falado disso com vocês já Qual que é o problema pros franceses eles capturavam muitos africanos em situações de guerra e eu tô falando africano porque era de muitos lugares diferentes
de muitos muitos muitos lugares diferentes gente é a lista é muito grande mesmo era mais de 25 regiões que eles capturavam tá muitos desses escravizados que eles capturavam em experiência de tinha uma experiência militar então vocês imaginam que eles estavam trazendo centenas de milhares de pessoas para Ilha que não falavam a língua da ilha e que sabiam fazer guerra impossível isso não ter ajudado impossível segundo nas florestas os escravizados já estavam acostumados a fazer reuniões clandestinas por quê Porque eles praticavam as suas religiões de maneira clandestina eles já tinham muita experiência e como fugir dos
olhares principalmente de noite a religião dominante entre os escravizados é o que a gente chama de vodu o vudu é uma mistura de várias religiões de matriz africana especula-se que essas reuniões para a prática do Vodu começaram a virar reuniões para um levante armado então isso aqui é um Outro fator que não dá para deixar de levar em consideração terceiro nós tínhamos escravizados que tinha um cargo de liderança lembra capazes que ficavam supervisionando as plantações essas pessoas eram mais confiáveis digamos assim nos olhos franceses os colonos confiavam muito mais nessas pessoas e essas pessoas eram
as vezes responsáveis por ir de uma fazenda para outra levando recado fazendo diálogo estabelecendo laços esses escravizados que eram dessas desses cargos de confiança começaram a se articular indo de uma fazenda para outra e os brancos não suspeitaram porque ele já faziam isso então eles começaram a fazer e começaram a se reunir e eles nem questionaram palavras fazem sua décadas sabe e a gente sabe que boa parte das lideranças militares depois que se tornariam inclusive generais de exército eram desses escravizados que tinham cargos de confiança Então vamos lá na minha leitura não foram tantas bases
ideológicas da Revolução Francesa que influenciaram os escravizados a se levantar foram as bases materiais que causaram a Revolução Francesa que geraram as mesmas contradições na Ilha do eiti Essa é a minha leitura Tá novamente se eu disser que eu tenho certeza do que aconteceu eu estaria mentindo e todo mundo que certamente vamos lá vamos algumas coisas que a gente tem certeza a gente sabe que dia 14 de agosto de 1791 14 de agosto de 1791 vários escravizados que tinham esses cargos de confiança se encontraram no norte da ilha o norte da ilha era a parte
mais rica que tinha mais latifúndio e que tinha a maior eh população a gente tem esse registro tá alguns dias depois alguns escravizados colocam fogo numa casa e aí eles são presos e um dos caras que é preso fala isso tem registro tá isso tem registro por escrito teve uma reunião de pessoas destacadas eu acho que foram mais ou menos 12 que se encontraram numa fazenda lá no cabo e esse cara fala existe um levante imenso sendo planejado pelos escravizados esse cara da delata esse cara delata Então e nós temos esse texto só que o
que que acontece as autoridades não levam a sério eles acham que o cara tá mentindo eles acham que o cara tá inventando porque não tinha acontecido até o momento e eles não acreditavam que os negros escravizados tinha capacidade de articular isso então é louco porque por causa do X9 a gente sabe que isso aconteceu e a gente sabe quando a gente não sabe como aí outra coisa que a gente tem certeza que aconteceu isso aqui é um momento histórico para o Haiti 21 de agosto de 1791 um dia antes do levante reunião mais famosa da
história do Haiti boá Cayman cerimônia de boa Caiman Floresta dos jacarés inclusive ela é muito representada na arte haitiana Isso aqui é uma pintura do André dormiu de 1990 falando da reunião de boa Caiman ninguém sabe direito como é que foi a gente sabe o que aconteceu mas a além da reza que foi uma cerimônia de vodu religiosa com Líder chamado buckman esse cara era muito importante na primeira revolução indiana no primeiro passo da revolução indiana e tem uma frase famosa atribuída a Ele o boca como disse escutem a liberdade que fala nos corações de
todos nós Qual que é a questão mais imediata aqui é possível que a denúncia do X9 fez com que eles fossem forçados a se reunir mais rápido então eles ficaram sabendo que o X9 delatou eles falaram a gente tem que se organizar rápido antes que alguém Acredite nesse cara E aí ele se reúnem fazem esse Possivelmente cerimônia religiosa e no dia seguinte acontece a revolução haitiana nós temos um registro em documento que é muito engraçado que é é assim tava de madrugada e o administrador de uma fazenda tava dormindo ele fala que ele acordou no
meio da noite ele ele fala num documento depois que colheram o depoimento dele né ele fala que ele ouve um barulho ele acorda no meio da madrugada e ele fala quem que tá andando aí e aí ele ouve do outro lado é a morte e aí ele pula pela janela e vê um monte de escravizado com facão na mão e aí ele é salvo pela boca mano porque o objetivo deles não era matar ninguém que não fosse assim os senhores isso é um relato dele se é verdade ou não eu não sei mas é isso
que ele falou ele falou que ele que o cara falou é provavelmente ele falou em da se ela morre e aí ele foi salvo pelo burkman muitas pessoas foram salvas pelo bookman nesse dia mas muita gente Morreu também porque enfim né um levante morreram muito Senhor esses escravo nesse dia isso é verdade né que que eles faziam eles iam de fazer e Fazenda botando fogo na fazenda matando o branco botando fogo matando o branco botando fogo matando o branco só que isso aconteceu só em uma região aconteceu só na planície do Norte que era a
parte mais rica da colônia a parte onde fica o cabo eu falei isso no começo né É então Eles tomam a porção Norte tomam fica tomada a parte mais rica E aí fica eles bloqueiam a região e para vocês terem uma ideia as pessoas que que são descendentes desses escravizados que tomaram o norte estão lá no Haiti até hoje nessa região até hoje só que acontece outra coisa muito louca dois meses depois desse levante acontece outro ataque coordenado que toma a porção leste onde fica a porta do Príncipe então foi muito louco porque foram duas
revoluções só que esse relevante Agora ele foi coordenado pelos negros libertos que eram donos de terra e tinha escravizados então Eles tomam a parte leste e depois Eles tomam até a República Dominicana onde hoje a República Dominicana era Santo Domingo na época né então vocês imaginam gente teve dois relevantes ao mesmo tempo um na porção Norte feita por escravizados que foi bem sucedido e outro por negros libertos na porção Leste E aí a França fica completamente desnorteada porque eram dois tipos de levantes diferentes em momentos diferentes que tomaram lugares diferentes com demandas diferentes e aí
gente esse levante ele era muito representado de uma maneira muito curiosa lembra que eu falei para vocês não tomarem as ilustrações como valor de face quem que fazia essas ilustrações os franceses e os franceses usavam muito essas ilustrações para botar medo nas pessoas Então olha só o que tá escrito aqui revolta geral dos negros massacre dos brancos e aí ela mostrando os negros fazendo atos de violência super bizarros e tal e assim primeiro foi o Hater né Desculpa isso aqui entrou pra história de um jeito bastante catártico mas na época era para botar medo nos
franceses para que para justificar essas pessoas não deveriam ter sido Libertas Essa era justificativa e olha só o argumento que eles usavam eles faziam essas gravuras para falar assim tá vendo vocês abolicionistas vocês que ficaram falando para os negros serem libertos eles acreditaram e olha o que aconteceu Vocês causaram essa revolta se vocês não ficassem enchendo o ouvido deles de minhoca falando que eles podem ser Livres não ia ter acontecido isso não ia ter acontecido esse massacre eles botavam a culpa no discurso abolicionista pela causa do levante faz ué exa- faz o l agora faz
o l e aí essa demanda perdão esse levante que foi feito no leste que chegou até Santo Domingo era uma Insurreição inspirada no virtual G aquele cara que foi morto que fez um levante é que planejou um levante armado que ela até comparei com a inconfidência mineira a demanda deles era igualdade racial Inclusive essa Insurreição contou com escravizados armados só que esses escravizados armados ficaram impedidos disse juntarem ao norte e aí esses caras conseguem tomar a sede do governo e forçar os brancos assinarem uma lei reconhecendo a igualdade das raças então vocês vão a revolução
da eti ela tem essas duas frentes antes cravismo e eu não vou dizer anti-racismo mas igualdade jurídica perante as raças Essas são as duas coisas que moveram a revolução da Haiti ao longo de da sua completude digamos assim e aí essa revolta nenhuma das duas revoltas conseguem ser contida pelo governo Eles não conseguem conter Só que aí o book não morre lembra aquele cara que era o líder da cerimônia lá de boa Caiman ele morre ele é capturado e morre e aí começa a rolar alguns rachas porque ele era uma figura muito centralizadora e aí
É nesse momento que surge uma figura que se vocês já ouviram falar do Haiti vocês conhecem o nome desse cara que é uma figura que se destacou muito e se tornou uma referência alguns poucos negros Livres mesmo menos pesando muito quem trabalhava nas fazendas se juntaram lá um levante do Norte ao levante doce escravizados e entre esses caras surgem essa figura que é muito importante esse cara aqui já ouviram falar dele tu San Lu vestir É nesse momento ele aparece esse nome é muito conhecido muito vamos falar um pouco do Liberty o nome dele era
François dominicton do vestir obviamente que não era o nome original dele né porque as pessoas tinham seus nomes apagados é o tussando invertido Ele nasceu na ilha mas ele nasceu escravizado ele era um filho de um casal de Africanos escravizados então um elemento o tussando invertido não era um mestiço ele era um [ __ ] mas não mestiço a questão é o pai do torção do vestir também de uma maneira muito rara era um Capataz era muito raro africano serem capazes ou seja ele era um escravizado que tinha uma posição um pouquinho acima dos outros
e a família era muito respeitada pelos escravistas eles eram os escravos favoritos digamos assim então toda a família dele os irmãos dele tinham trabalhos especiais o que que era considerado trabalho especial você é Capataz e trabalhar com gado trabalhar com animal com rebanho ou fazer serviço doméstico a família le vértice digamos assim toda trabalhava nesses cargos mais privilegiados digamos assim Claro privilégio dentro do que era escravis né Gente pelo amor de Deus e aí que que acontece o tussando invertido ele começa a se esgueirar pelas margens que o sistema escravista permitia E aí ele consegue
primeiro aprender francês que era uma coisa raríssima raríssima depois ele aprende um pouco de latinha até o tsuna é muito católico E aí ele começa a se aperfeiçoar porque ele era um dos prediletos da Fazenda de Breda que era onde ele trabalhava E aí em 1776 leal foriado e ninguém sabe o porquê ele nunca falou o porquê ele só disse que ele foi e não tem registro da alforria do porquê então ele é alforeado de repente Possivelmente porque ele era um dos favoritos Não sei talvez ele tenha comprado alforria não sei ninguém sabe E aí
ele chegou até um pouco de terra e chegou até escravizados viu tô só no vestiu chegou a ter escravos só que aí ele desiste disso volta pra fazenda do antigo dono dele e vai trabalhar na fazenda se especula que é porque ele tinha esposa e filhos na fazenda que ainda eram escravizados Essa é a mais especulação tá E aí vamos diferenciar de da maior parte dos negros Livres né primeiro ele era filho de escravizado dos dois lados ele era escravizados de ambos os lados pai e mãe muitos eram filhos de uma pessoa livre com uma
pessoa escravizada muitas vezes uma pessoa branca com uma pessoa negra não era o caso dele dois africanos eram os pais dele segundo no momento do levante ele não tinha terras nem escravos ele não tinha Posses Então isso é o que diferenciava um pouco ele dos outros negros livres que não viam esse levante com tão bons olhos assim mas depois eles iam ver a gente vai chegar lá tá E aí gente existe muita romantização a ser acerca da figura do tutução no vestir tá a minha hipótese é que o som no vestígio ficou tão famoso assim
porque ele sabe escrever e ele escreveu bastante ele sabia ler e escrever e ele deixou bastante registro a cerca dele próprio então talvez seja por essa razão que a figura dele é tão evocada mas existe muita romantização em cima dele muitas vezes o fato dele ter tido escravos é apagada da história não se esqueçam disso tá ele é uma figura contraditória cheia de Idas e Vindas vamos com calma aqui tá vamos com calma aqui outra coisa a gente não tem nenhum documento nenhum registro dizendo que o tussando vestir participou da organização do levante a gente
não sabe disso alguns livros colocam ele como nos articuladores um dos líderes que ficou inspirado por conta de uns textos anti escravistas uns textos abolicionistas franceses a gente não sabe tá não sabe mas aí que que acontece a revolta chega no impasse ela nem consegue avançar nem consegue se reprimida os franceses tentam fazer um acordo com os escravizados E aí o torcendo aparece como que a gente sabe que ele aparece porque aparece a assinatura dele tá assinado no documento do Samba para vocês terem uma ideia ele assinava com o nome da fazenda que ele foi
escravizado que é tipo tu sabe qual aquele lá da Fazenda ele assina desse jeito aí a gente sabe que ele tava presente na no debate ele tava presente na na articulação com os franceses e qual que era o acordo dá uma olhada nesse acordo tá gente é os líderes do levante seriam libertados da escravidão e os escravizados poderiam voltar ao trabalho sem serem punidos bonito acharam Legal esse esse acordo Vocês que são líderes tão livre Vocês que são escravizados vocês podem voltar para lavoura aí a gente não bate muito em vocês e aí Olha o
que acontece Olha o que acontece os brancos recusam isso os brancos os franceses propõem os brancos da Ilha reclusão Então nem deu para os escravizados recusarem agora esses escravizados tinham se auto libertado né os próprios brancos falaram Nem [ __ ] que a gente vai fazer acordo porque porque eles acreditavam que o exército francês ia reprimir cedo ou tarde o exército francês vai chegar aí vai tocar o [ __ ] aqui vai reprimir esses caras a gente não tem que libertar ninguém e não tem nem que prometer não bater nesses caras sabe enquanto isso as
pessoas do Norte que tinham tomado Norte começam a construir uma nova sociedade Essa sociedade era muito baseada em lideranças militares locais Inclusive eu tô sendo invertido era um deles qual que é o grande problema a população que construiu o norte não deixou registro a gente não sabe o que que eles esperavam do levante a gente sabe se era o fim da escravidão a gente não sabe se era o fim do latifúndio a gente não sabe se era o fim do esquema de plantation a gente não sabe se era o fim da colônia a gente vamos
fazer a menor ideia a gente não sabe a gente sabe que esses líderes negros esses líderes é militares queriam a gente sabe que eles queriam mas o a massa que fez o Levante a gente não faz a menor ideia a gente não faz a menor ideia e por que que é tão curioso só ter o lado dos líderes militares porque a posição dos líderes militares é muito vacilante ela vai para lá vai para cá ela não é muito Certeira eu falei eu tô sendo invertido propôs os líderes voltarem livres e os escravizados não serem punidos
mas voltarem pra escravidão Ele propôs isso a gente vê também alguns contra a escravidão alguns a favor alguns a favor de manter o plantation alguns de abolir fazer uma espécie de reforma agrária só que aí o governo francês começa a desenhar uma estratégia para conter a insurgência do Norte que era mais perigosa de longe de longe e aí qual que é a tática que eles abraçam e essa tática é muito interessante lembra que eles estavam com a tática de dividir para conquistar a tática de a gente vai diferenciar os brancos dos negros para eles não
se juntarem eles voltam atrás eles falam agora a gente tem que estimular a solidariedade entre brancos e negros porque aí ele se juntam contra o Levante do Norte sacaram eles criam formar uma coalizão E aí Acontece uma coisa muito curiosa os líderes militares do levante do Norte os líderes militares dos escravizados dos que se auto liberaram juravam Fidelidade Ao Rei Luís XVI gente ao rei porque quem tinha reprimido a insurreição não foi o rei foi a assembleia e essa mesma Assembleia tinha aprendido esse Rei Então os Generais os líderes militares eram monarquistas para vocês verem
como essa história é contraditória para vocês verem como a gente não pode ficar emocionado vestir que jurava fidelidade ao Rei Luís XVI e obviamente quando os franceses chegam na ilha e fala assim a gente quer declarar a igualdade dos negros e brancos eles recebem resistência de quem dos brancos ou seja a estratégia dos Franceses não funciona Eles não conseguem que os brancos aceitem onde se unir com os negros libertos para reprimir o Norte eles não não aceitam isso E aí nesse meio tempo estoura uma guerra entre a francês e Espanha na Europa e aí lembra
que a ilha de espanhola era separada entre Santo Domingo e sandoman Tecnicamente era uma colônia espanhola fazendo fronteira com uma colônia francesa os espanhóis muito que malandros começam a armar os escravizados que tinham feito levante para fazer frente a França para atrapalhar a França para quebrar a perna das franças os espanhóis começam a apoiar o Levante do Norte os espanhóis começam a apoiar os escravizados que tinham se libertado e outra coisa lembra que os líderes militares do Norte eram fiéis ao Luís 16 o rei da Espanha era da mesma família que nos 16 era Bourbon
então para eles fazia todo sentido eles eram monarquistas e eles já não estavam conseguindo quebrar a insurgência do Norte não tava conseguindo sozinhos não tava conseguindo unir os brancos e os negros libertos e agora com a Espanha na jogada esquece bicho esquece esse Norte não tava indo para lugar nenhum tão cedo e não foi tudo bem até aqui tá dando para entender muita informação e aí acontece uma das outras coisas que foi muito extraordinária Qual foi a única saída que os franceses encontraram para manter a colônia alforria os franceses foram forçados e a escravidão na
ilha primeira vez que isso aconteceu na história foi a primeiríssima colônia até a abolição da escravatura e gente vamos recapitular essa Abolição foi porque os franceses eram bonzinhos porque tinha alguém com mão na consciência essa Abolição foi porque os escravizados se levantaram e tocaram o terror foi na força do ódio pois só depois de fogo no parquinho morte de Senhor de escravos de resistência armada a França foi forçada a abolir porque senão ela ia perder a colônia não tinha outro jeito Isso aqui é histórico histórico a França aboliu a escravidão em todas as suas colônias
juridicamente não na prática tá eles concedem a liberdade para todos escravizados em troca de manter o controle da colônia então entre 1791 e 1793 é a primeira fase do levante os escravizados tomam Norte os negros Livres tomam oeste e a população Branca foge da Ilha quase integralmente porque os brancos estavam morrendo tanto que no final desse Período os brancos quase todos já tinham fugido e isso Termina Esse período termina com 1793 com a França concedendo a liberdade para todos os escravizados em troca de manter colônia Então vamos lá gente vocês já ouviram a história de
que Quem libertou as pessoas da escravidão foram os brancos vocês já ouviram essa balela de que Quem libertou os escravizados foram os brancos foram os europeus foram etc então mentira primeiríssima colônia a conseguir Abolição foi com violência foi com força foi com revolta foi com muito sofrimento aqueles quadros todos lá pintavam a brutalidade Negra brutalidade dos escravizados mas assim para cada branco que morria morriam 10 escravizados tá na resistência é uma proporção gigantesca inversa é que a gente não tem quadros que representam isso foi Calma a gente vai chegar lá você tá pulando etapa queria
ouvir falar mais do Brasil Calma a gente não tá nem na metade Ainda Calma calma a gente vai na história inteira do Haiti eu falei o motor da história é a luta de classes irmão vai cair na prova vai você tem que falar assim os negros se auto libertaram na força do ódio aí você tira 10 Então vamos lá revolução parte 2 ainda colônia nós vamos de 1793 até 1801 essa que marca a segunda parte a revolução pode ser mais subdivida tá gente é que eu resolvi sobre dividir em três dá pra subir dividir em
quatro ou cinco até então vamos lá quem é esse cara Jean baptice Belém esse cara foi um dos ex escravizados que foi enviado até a França pra ser delegado no debate sobre a abolição porque se debater um pouco abolição e ela foi aprovada né esse quadro aqui é interessante nós temos aqui o Belém numa pose tipicamente francesas franceses Lembrando que ele é ex escravizado e aqui a gente tem um busto está escrito aqui High Now isso aqui é um padre chamado guillame High Now eu não sei quanto de francês eu coloco quanto de não francesa
eu coloco Esse padre era um cara que tinha escrito um livro abolicionista no século 18 bem antes da Revolução do Haiti Então esse quadro aqui representa o Belém do lado de um padre abolicionista unindo as ideias iluministas abolicionistas com a prática da Abolição em si certo a tática dos Franceses de abolir a escravidão para manter a colônia funciona funciona eles conseguem formar um exército de ex escravizados que lutando com a bandeira da França consegue digamos assim controlar a insuficiência no Norte eles conseguem botar ordem na casa e manter a colônia E aí eles estabelecem uma
nova ordem na colônia agora com a escravidão completamente abolida e também as pessoas que tinham feito o Levante em Porto Príncipe conseguem a sua conquista de na lei extinguir a diferença entre as raças então nós temos essas duas conquistas na ilha que foram feitas com armas tá Não nunca vamos esquecer disso o líder que se destaca imediatamente na colônia depois da Abolição ele rompe com os de uma vez por todo esse junto aos franceses acho que ele achou mais tático se juntar os franceses e ele se torna General do exército francês então para você ver
a revira volta aí ele rompe com a monarquia tanto a espanhola quanto à francesa se junta ao exército francês só que a França não queria só manter a colônia ela queria também manter o sistema de plantation só que como agora as pessoas que trabalhavam na plantation nas plantações né negros porque a maior parte era era ex escravizado agora né gente então era Negra essas pessoas recebem um salário agora a punição física era ilegal não significa que ela não acontecia mas ela era ilegal e as pessoas agora podiam casar antes era ilegal e elas podiam comprar
propriedade o que também era legal escravizado não podia casar nem ter propriedade tá a ideia da França era manter sandomã como exportador de açúcar e café simples assim era manter só que aconteceu uma coisa curiosa lembra que muitos brancos fugiram da Ilha por conta do levante isso deixou um vácuo muitas terras ficaram sem dono digamos assim sem dono E aí muitos líderes negros relevante se tornar um gigantescos proprietários de terra inclusive o nosso camarada tussanuvertir se tornou um grande proprietário de terra nesse momento e aí o último Líder francês sai da Ilha o último delegado
que era líder da França sai da Ilha de sandomínio e quem que se torna o governador máximo tussando vertir ele começa a virar o governador da Ilha até porque ele tinha se juntado ao exército francês como General também né só que ao mesmo tempo acontece uma coisa diferente lá na França um Senhorzinho chamado Napoleão Bonaparte assume o poder na França em 1799 através de um golpe militar e o Napoleão Bonaparte imediatamente Deixa claro que ele não vai abrir mão de sandomando não vai abrir mão e aí começam a arrancar rabo uma bate cabeça aí entra
e o Napoleão Bonaparte os dois começam a ter um choque de ideias digamos assim esse quadro aqui é interessantíssimo vamos dar uma analisada em um contexto aqui o tussano ele começa a virar dono de terras ele vira governador-geral da ilha e ele começa a expandir muito seu poder principalmente entre 1800 e 1801 o tussando a juntar um exército e invadir Santo Domingo a parte espanhola da Ilha só que quando ele invade o governo da França não reconhece a invasão e ele tem que retroceder mas isso já foi um movimento aceno de insubordinação gigantesco ele fez
isso da cabeça dele outra coisa foi o tussauvertir proclamamá uma constituição na Colônia do nada outros são divertidos escreve e proclama uma constituição na colônia que coloca ele mesmo como Governador vitalício sem consultar a França Lembrando que eu tô sendo era muito católico então nós temos aqui ele Deus o papa e a constituição deu a louca no gerente exatamente o gerente ficou maluco sabe o que que tinha nessa constituição além da eu sou o governador V italício né é o grande foco era as duas coisas mais importantes para o Haiti que era o caráter revogada
da abolição e a igualdade jurídica entre as raças todas as raças tá essa constituição era católica e ela ilegalizava a prática do vodu revolução haitiana cheia de contradições Gente esse governo adulto são Bertioga era extremamente autoritário Inclusive durante o governo do Samba nós tivemos revoltas de negros que não estavam suportando a carga de trabalho mesmo com salário então assim a história é bem complicada e aí vocês entendem porque demorou duas semanas para conseguir preparar isso tudo e aí vamos para a terceira parte a independência do Haiti entre 1802 e 1804 nós temos aqui o Napoleão
que já é um personagem aqui na nossa história e aí essa Constituição do tussan foi a gota d'água para o Napoleão Napoleão já queria restabelecer o controle sobre a ilha ele já tava pensando em retomar a ilha Ele Decide aí de fato por conta da Constituição porque ele falou cara Como a Constituição os caras vão declarar a independência certeza Essa foi a leitura dele já tem constituição já tem um maluco ali invadindo fazendo exército os caras vão tomar a ilha e que que ele faz ele faz uma coisa chamada expedição charlesque que é uma expedição
com 20 mil soldados tinha sido a maior expedição da história em uma colônia eles mandam 20.000 soldados os mais experientes para a ilha Para retomar a ilha essa expedição é muito famosa nós temos aqui o Charles lek charlesclerick é pretendia fazer a sua carreira e ficar famoso com a Vitória em sadomanga só que quando eles chegam na ilha demorava um mês para chegar né ele se deparam com o exército de 30 mil homens do tussando vertir E essas pessoas não eram pessoas quaisquer eram pessoas da eleição domando que tinham treino de anos em conflito contra
os franceses contra os espanhóis e contra os britânicos que eu não entendo essa história mas os britânicos invadiram a ilha também né E eles eram organizados por pessoas como Henri christoff e Jean Jaque dessa Aline que é um nome que eu imagino que alguns de vocês já tenham ouvido esses dois caras tem mais tá mas esses dois caras eram grandes Generais do exército haitiano depois a gente vai voltar deles né o christoff era no cabo francês e o dessalini era importo príncipe o dessalini era um dos Generais assim o que aparece na documentação né ele
era conhecido como o açougueiro de Santo Bang ele era reconhecido como dos mais violentos tanto pelo quanto pelo Charger klec ele era conhecido como uma pessoa muito muito violento digamos assim só que tem uma coisa gente diferente do tutanovertir o dessaline foi escravizado até o dia do levante foi o Levante que libertou ele hoje a Jaque dessa linha tinha as costas inteira marcada de chicote de cicatriz de chicote tussau no vestiu não tinha isso eu não consigo imaginar o que esse cara passou eu não sei o que que era um cara que viu isso que
passou por isso que viveu isso depois tem uma posição de poder que ele controla um exército isso é sangue no olho esse cara é sangue no olho eu não sei eu não sei o que esse cara pensava sabe como ele enxergava o mundo e aí existe um relato também não sei se é verdade tá gente mas eu botei aqui porque eu achei muito engraçado o Charles que manda mil homens né E aí existe um relato de quitosanoverti viu as embarcações francesas chegando e aí ele ele virou não lembro para quem virou e falou assim a
gente vai morrer os caras mandaram a França inteira para sandodomag não era mentira isso realmente tentar mandar a França inteira mas enfim gente de longe esse período é o período mais violento da revolução haitiana tá esse quadro aqui é desse período da Luta dos haitianos de sandovan que contra os franceses né o exército francês chega na ilha em 1802 ambos os exércitos cometem massacres contra civis prisioneiros e potenciais traidores ambos os exércitos tá em 1802 é capturado ele é deportado para França ele é preso e ele morre na prisão um ano depois existe uma hipótese
E aí vocês vão se deparar com essa hipóteses Se vocês forem ler sobre de que quem delatou o tussando vestir foi o Jean Jaque dessa Aline porque porque o detalhini tinham visões diferentes a respeito da Ilha certo mas a gente não tem certeza de si use a Jaque dessa linha Foi quem delatou e fez com que eu tô sendo preso a gente não sabe disso tá a gente não sabe a gente tem nos textos do Lek Lek a estimativa de que o exército francês pedia de 200 a 250 homens por dia por dia tanto pela
guerra quanto pela doença Tropical que acometia os franceses de forma desproporcional o próprio Charles leclair de febre amarela na ilha depois que eu tô sendo morre o Jean Jacques dessa Lince se torna o principal líder e aí ele começa a organizar as forças dessa domando ou dessa linha depois de se aliar com os franceses de maneira temporária depois rompe com os franceses de novo para vocês verem como essa história complicada gente aí em 1803 eles conseguem expulsar os franceses da ilha quando que eles conseguem de fato expulsar os franceses os britânicos começam a ajudar os
britânicos dá uma força porque a gente vai entrar nesse mérito depois né mas os britânicos também entram em guerra com a França nesse período e eles começam a auxiliar o exército de sandovanni a expulsar os franceses Polônia tá também na toada do exército napoleônico etc e tal a França perde no total no total na guerra toda 50.000 soldados 50 mil foi a pior derrota da França até o momento eu vou repetir a pior derrota da França foi por um exército de escravizados numa colônia pensem pouco nisso pensa em como a gente não conhece essa história
os caras mandam o melhor exército que eles tinham e eles pedem e os caras mantém a ilha livre e sem diferenças sociais e aí nós temos a proclamação da independência do Haiti declarada por Jean Jacques de saline que se referia ao exercito haitiano como exército indígena essa era a grande diferença entre dessa Aline e o luverde o dessa linda Era muito mais radical ele defendia um estado autóctone indígena como ele dizia livre da escravidão muito mais radical e até internacionalista então nós temos aqui a declaração inclusive esse documento foi descoberto em 2010 esse documento declaração
de independência tá ali liberdade ou Morte e aí vamos lá construção do Estado haitiano aqui só outro poster do que fizeram na França mostrando a brutalidade dos haitianos e assim foi o Hater né mostrando um haitiano enforcando um francês e o outro cara tá tipo Olha só esse francesa [ __ ] sabe muito Fall Hater para a gente né mas enfim é só para ilustrar o dessa Aline defendia o que tinha de mais radical na Revolução haitiana tanto que o nome dele às vezes é mais reverenciado do que o som no vestir né e isso
a gente supõe que seja porque o desce ali tinha sido escravizado até a revolução na visão do dessa Aline o estado deveria ser anticolonial e não só não Colonial pós Colonial deveria ser independente antes escravista e com uma visão abolicionista para o continente inteiro dessa Aline defendia a abolição da escravatura em todo o continente americano indígena significa o toctane significa nascido nesse território natural nesse território é isso que eles quiseram dizer o ele tava falando não é um exército francês branco é indígena nós nos libertamos é isso que dessa linha Queria Dizer para vocês terem
uma ideia gente o Haiti é uma visão tão à frente do tempo que o estado haitiano começa a oferecer pagamento para quem libertar-se escravizado dos Estados Unidos e levasse para o Haiti eles pagavam $50 para quem conseguir se contrabandear a gente escravizada para o Haiti para pessoa se liberta isso é muito isso é um negócio assim é impensável para Essa época e isso num mundo que muitos dizem que era impossível ser antes escravista porque todo mundo tinha escravos só que aí em 1806 o Jean Jack dessa Aline é assassinado ele é assassinado E aí o
Haiti se divide em dois nós temos aqui Haiti dividido nós temos o reino do Haiti e nós temos a República do Haiti o reino do Haiti começa a representar a aula mais conservadora que era governado pelo ani christoff Eu já falei dele e a República da Haiti é governada por um outro General que eu não mencionei ainda para não encher vocês de nome que é o Alexander o petão era meio o sucessor do dessalini e o Cristóvão era meio sucessor do luverde vamos vamos imaginar dessa forma né o reino do norte mantinha o latifúndio mantinha
uma espécie de Elite negra que continuava com esse modo modo de produção monoxportador só que a República do Sul fez reforma agrária e a República do Sul era internacionalista inclusive gente a República do Sul se Alia ao Simón Bolívar um dos Libertadores da América eu falei um pouco do Bolívia na nossa Live sobre Venezuela enfim ambos os governantes acabam morrendo não vou entrar nesse mérito né e o White se unifica de novo tá o que que prejudicou tanto a construção do Estado este ano o Haiti topa pagar uma indenização Milionária para França Milionária e o
Haiti também ao mesmo tempo tinha que pagar indenização para França e estava bloqueado economicamente o medo era que se o Haiti tivesse liberdade de comércio no continente isso inspirasse um levante escravista em outros lugares que ainda tinha escravidão que é literalmente todos os outros né ou seja o Haiti ele foi massacrado por um mundo dominado pela imperialismo só para que eles ousaram-se Livres Eles foram massacrados Eles pagaram um preço altíssimo por isso uma das coisas que contribuiu para o Haiti permanecer sendo um território livre de escravidão foi em parte o abolicionismo britânico porque os britânicos
começaram a ajudar o Haiti a não se tornar colônia de novo mas obviamente o que movimentou a independência do Haiti foi a força do ódio tá o os britânicos eles queriam começar a empurrar uma agenda abolicionista no continente para gerar mercado consumidor era essa a visão que eles tinham a visão ele tinha era completamente diferente eles faziam uma aliança tática com os britânicos para se manter Independentes era isso que eles fizeram tá bom encerramos Aqui a história da revolução do Haiti o século xixi foi muito conturbado século 20 mais ainda vo- vou reiterar a gente
já falou sobre aí te contemporâneo em outra Live a gente vai linkar aqui no YouTube o vídeo falando do Light contemporâneo mas a história é essa tá cheio de referência aqui na descrição se vocês quiserem ler mais sobre a evolução da Elite nós temos isso vamos lá vamos falar do impacto no Brasil aqui outra pintura contemporânea que eh representando o levante o dia do levante né impacto no Brasil primeiro de tudo Acho que tá bem Óbvio a razão pela qual é a elite econômica do Brasil tinha medo do levante do Iti né gente o Brasil
ia se tornar o país que mais escravizou na história da humanidade Lógico que se os escravizados do Brasil se inspirasse no Haiti a A Jiripoca piar aqui cedo ou tarde tá ligado Então assim Isso é óbvio só que teve um impacto digamos assim inesperado lembra que o Haiti exportava mais da metade de todo o açúcar do mundo nessa época então o Haiti fica bloqueado Inclusive a França bloqueia o Haiti para de comprar o açúcar do Haiti e aí Da onde ela vai comprar do Brasil ou seja as exportações de Açúcar do Brasil aumentam muito nesse
período principalmente na Bahia por conta do bloqueio do Haiti a França começa a comprar o açúcar né mas a respeito dos escravizados que é o que nos interessa aqui bom porque que eu tô com a imagem do zumbi aqui para lembrar a todos vocês que muito antes da Revolução do Haiti os escravizados brasileiros já se revoltavam já construíam o seu próprio destino tá nunca vamos esquecer disso aqui o Quilombo dos Palmares é um exemplo disso tá gente então só tô lembrando aqui para vocês para a gente não achar que começa a revolta escravista por causa
do eiti Não começa tá mas é muito antes só que com a revolução do Haiti surge uma coisa que a gente chama de haitianismo e a palavra era usada na época tá no século XIX já era usada haitianismo whitenismo radicalizou abolicionismo no Brasil o Haiti se tornou uma referência de emancipação para quem era abolicionista mas mas se tornou também uma referência de barbari para quem era escravista e os abolicionistas muitas vezes usavam o argumento do Haiti dizendo ó tá vendo a gente tem que abolir a escravidão aqui no Brasil porque se a gente não abolir
os escravizados vão se levantar e vai ser muito violento um cara que usava esse argumento era um dos conselheiros Dom Pedro II Chamado André Rebouças que homem negro filho de uma ex escravizada o André Rebouças tem documentos dizendo a gente tem que abolir porque olha o que aconteceu no Haiti vai ser muito violento se a gente para abolir só que o uso escravistas falava assim olha como o Haiti hoje o Haiti tá uma desgraça tá todo mundo passando fome Vocês já viram essa discussão em algum lugar a gente não pode abolir a escravidão porque isso
gerou barbi e por causa do Haiti a gente tem que intensificar a defesa a Bahia por exemplo investiu muito em força naval nessa época com a justificativa do haitianismo por quê Porque a informação do que aconteceu no artista se espalhou como fogo no Brasil não era uma coisa que tinha como esconder tentaram censurar de todas as maneiras possíveis e o haitianismo era visto como radical até por alguns abolicionistas que também defendiam essa Abolição lenta gradual e segura etc depois que a imprensa a escravagista é inaugurada com a vinda da família real aqui tá uma um
quadro representando isso em 1808 a vinda da família real o Haiti começa a sofrer um monte de informações semelhante ao que os países socialistas sofrem hoje demonizações exagerada falando que eles são bárbaros falando que são assassinos etc etc isso na mídia né na imprensa perdão na imprensa que é inaugurada em 1808 aqui no Brasil só que assim nós tivemos insurgências em 1820 e nos registros dessa insurgência a gente ouve elogios a Jean Jacques dessa Aline e vivas ao Haiti não importa o tanto que eles tentaram censurar já tava feito estrago esses levantes já foram brasileiros
e africanos sempre contavam sempre Contavam com vivas ao Haiti Inclusive a gente tem um documento dizendo que a guarda nacional tinha que retirar símbolos e imagens de Jean já dessa linda duas escravizados Ora se a lei tá falando para tirar significa que eles tinham essas imagens Os escravizados carregavam aí Fiji o busto a imagem dessa Aline vocês imaginam que isso representava para eles e gente depois da Independência do Brasil isso não foi embora não foi embora o o sentimento abolicionista continua lá e se intensificou muito a queda de 30.830 nós tivemos na década de 30
uma das maiores revoltas de escravizados da história do Brasil e uma das maiores da história do mundo que foi a revolta dos malês talvez você já tenha ouvido falar botei aqui esse texto porque os Malês eram escravizados que eram muçulmanos e sabem escrever então tem registro escrito deles isso é uma coisa extraordinária A Revolta dos Malês foi uma espécie de pequeno Haiti brasileiro porque a baía Depois virou a região perigosa tipo a escravizado baiano não isso aí é perigoso esse cara aí ele tem minhoca na cabeça a gente não tem certeza se a Revolta dos
Malês foi inspirada no Haiti é possível porque as intenções eram muito parecidas né a intenção da Revolta dos Malês era separar o Brasil e fazer uma nação islâmica mas a Revolta dos Malês teve um impacto parecido porque Aumentou a paranoia da galera do tipo não se comprava mais escravizado da Bahia porque a escravizado da Bahia era um cara perigoso E aí vamos lá lembra que eu falei dos jornais Vamos pegar umas citações aqui citação do jornal Pão de Açúcar Sete de Abril de 1835 haitianos são unicamente esses que tem a pregoado a licença em vez
da Liberdade a discórdia em lugar de patriotismo e um sistema efêmero em vez de uma monarquia representativa sólida e duradoura que faça a felicidade dos povos Olha a retórica dos caras Os caras estão falando esses haitianos Querem Acabar com a escravidão no lugar de ter liberdade patriotismo sistema sólido e duradouro e a felicidade dos povos gente me fala se isso aqui não é o nível da mídia contemporânea falando de experiência socialistas é sempre a mesma merda cara sempre a mesma retórica o discurso é igualzinho teve uma outra consequência do Haiti no Brasil a presença de
negros e mestiços na Guarda Nacional dava muito medo depois do Haiti porque lembrando era General do exército francês na ilha então algumas pessoas foram punidas por haitianismo havia poucos negros no na Guarda Nacional Mas os que conseguiram entrar na Guarda Nacional foram severamente punidos e acusados lightnismo a gente tem um registro de um Capitão que foi acusado de haitianismo né e acusado de formar um pelotão negro inspirado no Haiti a gente tem isso então haitianismo virou uma espécie de artifício retórico eh você acusar outra pessoa de haitianismo era falar assim comunista vocês vermelho é a
mesma coisa muito parecido e lógico que o Haiti era usado o tempo todo para defender a escravidão no Brasil dá uma olhada nessa situação jornal guaicuro 20 de julho de 1845 abre aspas é zombaria falarmos de filantropia vista dos exemplos que temos dos efeitos que produziu a abolição da escravidão nas suas próprias colônias em São Domingos e nos estados setentrionais da União onde fatos estatísticos e refutáveis provam que a raça negra liberta após uma experiência de 60 anos está em muito pior posição que nos outros estados onde conservou a sua primeira condição não o efeito
disso aqui se chama Abolição lá onde o número é pequeno Não é o de elevar essa raça inferior ao estado de liberdade mas sim de privar negro da tutela e dos cuidados do seu senhor submetendo a toda casta de opressão e de avitamento que derivam da sua condição de inferioridade isso era o que era publicado nos jornais brasileiros acerca do Haiti os negros precisam ser escravizados porque eles são inferiores e precisam de tutela essa era a situação Esse era o tipo de propaganda e a gente que é comunista sabe muito bem esse artifício retórico muito
bem gente Vamos retomar uma coisa aqui até hoje você tem a ilusão de que as pessoas negras e as pessoas escravizadas não tinham agência que essas pessoas não fazem um revoltas e que essa revoltas se eram feitas não eram bem sucedidas o Haiti acaba com isso vai te solar para tudo isso foi um conflito de escravizados que durou mais de 10 anos e que libertou Haiti a força a força não teve outra maneira essas pessoas meteram medo na elite meteram o medo na elite não só do Haiti mas do continente inteiro a razão pela qual
história do haitipo conhecida é justamente essa hoje a elite dominante é descendente da Elite dominante que era escravista naquela época é a mesma Elite gente as classes subjugadas tem agência Elas têm poder elas movimentam a história se as pessoas são capazes de alterar o próprio destino por que que eu tô contando essa história hoje muita gente sente muita apatia perante a nossa pressão no modo de produção capitalista a revolta no Haiti demonstra que as próprias contradições que vão superar esse sistema já estão lá eu tô fazendo paralelo aqui mas assim pensa quais é uma chances
que os escravizados do Haiti tinham eles não tinham chance nenhuma e eles conseguiram pessoas que não tinham chance nenhuma conseguiram movimentar a história a seu favor eu quero que vocês se inspirem que vocês não caiam na balela de que as pessoas negras escravizadas não tinham agência de que elas eram acostumadas a serem escravizadas elas tinham uma agência assim e elas mudaram a história sim histórias como essa do Haiti precisam ser contadas é muito conveniente a gente ainda tem ilusão de que isso não acontece porque se a gente ficar sabendo o que acontece aí a gente
começa a enxergar isso em nós mesmos né então espero que vocês tenham gostado da história do Haiti é uma história extraordinária extraordinária é isso viva Haiti viva dessa Aline viva Apesar de todas as contradições e viva a todos os escravizados que que ousaram ser livres e conseguiram conquistar a liberdade vai ter um debate historiográfico bastante complexo pessoal falou do jacobinos negros aqui mas eu vou botar uns textos para vocês se interarem porque eu jacobinos negros é um livro da década de 30 então ele tem algumas insuficiências mas ele é Pioneiro tem que ser lido é
muito bom de LEGO gostoso de ler tem eu vou deixar tem vários textos aqui que eu vou indicar eu vou colocar tudo na descrição do YouTube e Fiquem tranquilos vai ter bastante coisa para vocês lerem Tem coisa que está em inglês infelizmente mas tem coisa boa em português também tem tem eu não falei mais da história do século 19 da eti porque ia ficar muito longo mas tá nos livros que eu vou indicar para vocês sobre povos indígenas eu me sinto um pouco desqualificado para falar eu já falei bastante se vocês quiserem ver uma que
eu entro um pouco mais em profundidade em um povo indígena eu entro na história do povo e anoma em um vídeo no meu canal de corte se vocês quiserem ver um dos meus vídeos menos vistos inclusive isso me deixou bastante chateado porque toda vez eu não sei se é por algoritmo ou se por hábito gente todas as vezes que a gente fala de indígenas os views despencam Toda vez é regra Mas é isso gente é espero que vocês tenham gostado tamo junto gente um beijo para vocês fiquem bem e a gente se vê no próximo
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