[Música] Olá minhas amigas e meus amigos sejam bem-vindos Este é o trocando ideia nosso programa de entrevistas semanais hoje eu trago uma pessoa muito especial que tem um papel importantíssimo na cidade de São Paulo e por isso ele é conhecido no Brasil inteiro ele é o pároco da Igreja São Miguel Arcanjo e o Vigário do Povo de rua a décadas que ele vem fazendo um trabalho social da maior importância por esse trabalho ele é muito respeitado mas também recebe críticas que vem de pessoas que que não gostam desse tipo de trabalho social e vem que
algumas das pessoas estão na própria igreja católica a qual o Padre Júlio pertence o Padre Júlio Lancelote um prazer ter esse senhor aqui Padre obrigado Deus que agradeço muito alegria de estar com você Padre eu vi um caso recente na sua igreja de durante a missa que o senhor reza todos os domingos uma pessoa começou a gritar dentro da igreja para a intenção dele então eu estava celebrando a missa era uma sexta-feira que o celebro de segunda a sexta às 7 da manhã na Paróquia São Miguel e ele entrou já pelo portão gritando e algumas
pessoas que estavam ali fora ficaram tanto atômicas e ele entrou na porta da igreja e próximo do altar gritando xingando e dizendo que eu protejo os vagabundos que fica passando pano para vagabundos para pessoas que estão na rua que estão delinquentes eu não interrompi a missa em nenhum momento continuamos as pessoas ficaram atônicas mas o que nós percebemos e isso que é interessante dizer de que aquilo fazia parte de um plano porque depois nós somos descobrindo várias pessoas que estavam próximas inclusive o advogado dele porque ele jogou o celular numa das pessoas e nós mos
na delegacia mas aquilo tudo era um plano para que nós reagimos e eles pudessem dizer que nós tínhamos ali uma quadrilha que ele foi na igreja pediu uma orientação e foi agredido na verdade era isso que que estava esboçado e como é que o Senhor entendeu que era um porque isso fez parte de um plano porque o advogado dele chegou muito depressa e nós ouvimos e ele dizer o advogado dizer cala a boca porque você não fez o que a gente tinha combinado e nós percebemos que tinham algumas pessoas do grupo dele muito próximas de
observação que esperavam uma reação contrária inclusive uma pessoa que eu não conhecia que já estava dentro da igreja durante todo o tempo que era alguma coisa arquitetada para que a nossa reação fosse uma reação de agredir de rejeitar o que ele estava fazendo e me deu impressão que para que eles encorajasse a tomar aquela atitude ele deve ter ingerido alguma substância alcoólica o padre acontece com frequência esse tipo de agressão Olha acontece de pessoas que passam de carro e xingam de pessoas que passam na frente da igreja xingam quando nós estamos indo para o café
da manhã levando as coisas então a gente entende isso há pessoas que estão em desacordo aos que fazem o carro vir bem próximo de nós que ficam fazendo com a cabeça que que não aceitam aquilo então a atitudes de rejeição agora o que chama muita atenção é são voltada para os pobres essa rejeição voltada contra a população e situação de rua que passa a ser criminalizada e passa a ser tratada com muita discriminação e muito preconceito eu assisti a um desses cafés da manhã do Padre Júlio e é uma cena impressionante porque só centenas de
pessoas mais pobres a gente não consegue nem imaginar que existam que ficam vão lá passam de manhã para tomar o café da manhã é um é uma cena absolutamente inesquecível né para quem vende fora e vê aquela aquela fila caminhando aí você pensa como é que alguém pode ser Contra isso como é que alguém pode ser contra o senhor tá distribuir alimentos para a população de rua é que a presença deles incomoda numa cidade como a nossa e isso acontece no Brasil todo onde a especulação imobiliária é tão forte e onde o mercado imobiliário é
tão forte então São pessoas que acabam incomodando porque quando não se tem respostas e o próprio poder público e a sociedade não tem respostas para uma lógica desse sistema que é o descarte como diz o Papa Francisco essas pessoas são descartadas e esse descarte acaba sendo incômodo também para aqueles que de uma forma ativa ou não por ação ou por omissão acabam participando desse descarte também Padre chocante é que muitas dessas pessoas que fazem críticas pesadas ao Senhor fazem coisas pela internet agressões mesmo às vezes agressões públicas como essa São pessoas que se dizem religiosas
e seguidoras de Cristo e Cristo não andava com os com a elite de Israel ele andava com os mais Humildes prostitutas com as pessoas mais pobres com pescadores com gente os deserdados da sociedade Judaica vai chover essa contradição então é uma contradição no sentido de deformar a mensagem cristã a mensagem cristã desde a sua origem é uma mensagem de solidariedade proximidade com E aí vou usar um termo que alguns teólogos usam com os indesejáveis Jesus caminhava com os indesejáveis e ele era muito criticado por estar com os indesejáveis Então é isso também é uma politização
da Fé uma politização da questão religiosa que sempre aproxima o religioso do poder Jesus nunca esteve perto do poder e todas as vezes que ele esteve perto do Poder foi conflitivo porque o poder o estava rejeitando e condenando é isso vem na origem do Cristianismo e até hoje agora essa é uma questão ela não é só uma questão Religiosa e acho que isso que é importante eu tenho colocado muito isso e durante a pandemia que a solidariedade A fraternidade a compaixão e a misericórdia não são dimensões religiosas são dimensões humanas porque os ateus também são
misericordiosos compassivos solidários não é uma prerrogativa dos religiosos e muitas vezes os que são religiosos é que são preconceituosos discriminadores e não tem compaixão e misericórdia então a religião não te Garante isso o que te Garante isso é a dimensão da humanização da vida porque os religiosos demais fanatizados eles acham que o monopólio das paixões humanas é deles mas se você não segue a igreja dele ou se você é ateu você não pode ter solidariedade não pode ter compaixão isso é a visão totalmente distorcida não é pai e historicamente Isso tá muito presente na conquista
da América que muitos religiosos eram contra a forma com que os conquistadores agiam mas muitos seguiam aquela ideologia de conquista vejamos o que acontece com os povos indígenas que inclusive hoje é [Música] os próprios defensores das populações indígenas rechaçam essa forma missionária de querer converter os indígenas na verdade o que nós temos é que respeitar a sua cultura e respeitar a sua maneira de ser que muitas vezes é muito mais ética e humana do que aqueles que querem entre aspas tornar Os Religiosos eu sempre digo uma coisa Deus os indígenas não tem asilo não tem
orfanato não tem hospitais interessante né eles que são considerados selvagens Eles não têm eles não põem os idosos nos asilos eles cuidam eles cuidam e cuidam da comunidade na comunidade uma criança indígena não precisa ir pro orfanato ela faz parte do Povo ela acredito que nós temos que aprender muito de todos esses grupos e não colocarmos que a única forma de humanização é a religião a religião é um instrumento que pode que humanizar mas também e isso é triste pode te desumanizar quando eu vejo essas críticas mais pesadas feitas pelos próprios católicos alguns dos quais
propõe que o Papa comum que o senhor eu fico pensando vale a pena continuar na igreja por que que você não larga a igreja e continua fazendo o seu trabalho porque eu creio na igreja eu acho que hoje nós temos Inclusive a figura do Papa Francisco que dizem que ele é comunista que ele herege imagine a gente não sabe o que é o comunismo nem o que é uma heresia nessa ação que nós temos de convivência com os mais pobres nós não estamos colocando em cheque nenhuma doutrina nem nenhuma hierarquia da igreja então eu me
sinto participa da vida da igreja me sinto dentro da ação pastoral da igreja sabendo que dentro da igreja também há diversidades e de posições Há diferentes teologias diferentes abordagens isso desde o início se você for olhar lá na Bíblia o Pedro e o Paulo tiveram muitas divergências entre eles o Paulo chegou a chamar atenção do Pedro publicamente o Pedro teve que assumir os seus enganos publicamente então a gente percebe que havia uma tensão muito grande como havia uma tensão muito grande com o Tiago em Jerusalém ou o grupo de Antioquia e depois na história houve
muito conflito de diferentes teologias São Tomás de Aquino foi muito combatido suspeitavam muito da teologia São Tomás de Aquino porque ele buscava em Aristóteles a fundamentação assim como Santo Agostinho que tinha um desacordo muito grande com São Jerônimo e Santo Agostinho que buscava no platonismo então é diferentes formas de ver agora a gente tem que ver o que nos une no essencial do fundamental que é o amor que é o amor que é capaz de dar a vida o amor até as últimas consequências há uma oração na missa que diz me toca muito quando eu
prefiro Essa oração que diz tendo amado os seus que estavam no mundo amou até o fim Isto é amor até as últimas consequências então Jesus é o exemplo do amor até as últimas consequências e a última consequência foi a cruz uma morte vergonhosa cheia de ignomínia uma morte Cruel extremamente cruel e você como médico imagina o que sofre e Jesus Viu muitas vezes as pessoas crucificadas ele não foi o único os romanos crucificavam Muito muitos opositores que eles consideravam opositores então é o caminho do amor e acho que é fundamental para nós e você sabe
disso que a tua vida é um exemplo muito forte disso o amor nos conduz uma santa da igreja católica judia e que se converteu ao cristianismo Santo Expedito está em ela diz sabemos que o amor nos conduz não sabemos para onde Padre Júlio você sabe eu sou ateu desde criança e o senhor quando criança decidiu ser padre o que o levou para esse para tomar essa decisão Olha era alguma coisa que foram que foi construída no meu interior que na infância eu percebia muitas coisas bonitas na vida da igreja eu tive muitos contatos com pessoas
como irmãs com quem eu estudei na Escola padres com quem eu convivi E era uma busca constante mas eu vivi uma vida de uma criança como todas as outras da classe social que eu vivia que tinha que ver meu pai trabalhar minha mãe trabalhar meu pai minha mãe nunca interferiram nisso ele sempre respeitaram o caminho que eu fiz eu lembro quando era pequeno quando devia ter uns 8 9 anos eu ia para missa conventual a cinco da manhã eu desci as escadas da casa onde eu morava com sapato na mão para não fazer barulho para
o meu pai não ouvir e só quando eu chegava na rua que eu punha o sapato e minha mãe sabia e eles tinham medo porque o caminho tava escuro mas eu ia para lá e e ficava eu acho que sempre tenho é uma resposta ao afeto que você recebe ao amor que você descobre na vida e responde com amor agora é uma resposta como toda a resposta exigente difícil construída como qualquer caminho humano quando você decidiu ser médico a tua o teu itinerário como médico tem altos e baixos a vida do padre também tem tem
solidão tem compreensão tem desafios tem muitas alegrias eu sinto uma alegria imensa de batizar as crianças de ver centenas de pessoas que eu fiz o casamento marca muito na minha vida as crianças com HIV e AIDS algumas pessoas perguntam para mim você não sente falta de ser pai eu sentia paternidade tão forte vivendo com essas crianças fala do seu trabalho pouca gente conhece que se passou muito tempo né seu trabalho com as crianças com raiva então foi uma coisa interessante porque se você lembra foi quando o Estatuto da Criança e do Adolescente foi aprovado em
1980 [Música] nós tivemos 1989 nós tivemos a constituinte 1980 e 1989 foi aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente que é a lei ordinária do artigo 227 da Constituição e nós pensávamos que tínhamos que dar uma resposta concreta aquilo que nós acreditavamos Criança e Adolescente prioridade absoluta e eu fui procurar quais aqueles que estavam numa situação pior e eu me surpreendi muito visitando a antiga unidade da FEBEM Sampaio Viana no Pacaembu e vi as crianças com HIV e AIDS que era a primeira geração de crianças com contaminação vertical que ficavam órfãs né porque os
pais gerar o homem tinha tinha a AIDS infectava a mulher morreu os dois ficava as crianças e um HIV com HIV e as Crianças as mães sabiam que tinha um HIV por causa das crianças foi a luta toda que aconteceu de que o exame de HIV passou a fazer parte do pré-natal foi uma luta muito grande com o Instituto de infectologia milho Ribas uma médica que o senhor deve conhecer que é a história vai ainda render todas as homenagens a ela Doutora marinela dela Negra que uma grande infectologista pesquisadora Trabalho maravilhoso no Emílio no Emílio
Ribas e toda a equipe do Emílio Ribas que é uma equipe que precisa ser reconhecida Então eu vi aquelas crianças que viviam numa num quarto fechado eles viram o mundo pela janela todo mundo tinha medo de chegar perto deles as pessoas que cuidavam deles estavam todas paramentadas desde astronauta eles não via o rosto das pessoas ele só viu As pessoas sempre de máscaras e com luvas e com aventais até o pé tudo esterilizado lidar com os fluídos com as fezes a urina deles era um problema e aí eu disse vamos fazer uma casa para essas
crianças como o Estatuto da Criança e do Adolescente prever Ah foi uma luta eu fui processado tentaram por fogo na casa da vida duas vezes você imagina envenenar um cachorro de uma casa vizinha para dizer que tinha sido resíduo da casa vida que tinha matado o cachorro foi uma coisa terrível mas vivenciar a vida com essas crianças alimentá-los ajudá-los a descobrir a vida a saber que eles eram portadores do HIV naquela época tão difícil ir para escola e era na administração Municipal da prefeita Luiza erundina que abriu as escolas públicas para receber as crianças com
HIV e AIDS a Terezinha que trabalhava na apta foi uma descoberta e como eles foram se descobrindo porque eles chegaram na escola e perceberam que as outras crianças não tinham a mesma situação de vida deles até o que te contar uma história muito engraçada um dia eu tava passeando com as crianças na rua e eles viram um gato e o gato tava bem maltratado aí eles foram pegar e eu com medo da imunidade deles falei não não deixa esse gato porque esse gato deve estar doente doente doente acendeu uma luzinha na cabeça deles ele sabiam
conheceu essa palavra falei esse gato aí precisei no médico Eles médico acendeu uma luz ele sabia o que era aí uma menininha me perguntou o médico do gato é um gato que nada ela tinha 178 anos falei não o médico do gato é uma pessoa eu falei como é que ela vai saber o que o gato tem que para mim foi um questionamento como é que você é adulto vai saber o que eu tô sentindo o que eu tô sofrendo o que significava naquele momento na década de 80 uma criança se descobrir HIV positivo percebeu
seus coleguinhas morrerem Você lembra muito quando morreu aquela menina que estava no Colégio São Luís a cartopase que foi um impacto a morte daquela menina e quando a primeira da casa vida com sete anos faleceu a Fabiana então aquilo causou o impacto enorme para eles nós não tínhamos as medicações foi toda uma conquista conseguiu o coquetel naquela época que eles tomavam muito aí mundo Gama globolina era carisma e pouco utilidade aliás nada tinha utilidade naquela época e aí que veio a ZT e tantos outros medicações então [Música] descobri a vida com eles as possibilidades e
marcou muito a minha vida morte de cada um deles O momento final de cada um eu tive que ir buscar o corpo de cada um vestir cada uma daquelas crianças fazer todo o ritual de despedida de cada um deles e é interessante todos eles na certidão de óbito declarante tá lá o meu nome né que eu fui o declarante do do óbito deles mas aquela vida eu lembro muito que Dom Paulo quando faleceu a Fabiana Ele tava indo para Aparecida numa Romaria e ele soube que a Fabiana tinha falecido que nós estavamos sofrendo muito e
eu tava celebrando a missa esse agora faz poucas semanas entrou me xingando naquele dia entrou de um Paulo de repente na igreja e o povo todo levou um susto de ver o Cardeal entrando e ele foi até ali no Altar aí eu parei para acolher Dom Paulo e Dom Paulo falou uma coisa muito interessante ele disse o maior teólogo de todos os tempos é conhecido naquele momento era os from Baltazar e esse grande teólogo disse se eu encontrar com Deus eu vou fazer uma pergunta Por que que uma criança sofre e Dom Paulo falou e
a todos choravam muito na igreja e ele disse a vida não se mede pelos anos de existência Mas pela intensidade essa criança foi muito amada e amou muito aí eu fui acompanhar até o carro eu tava sofrendo muito Chorando e aí ele falou para mim consola esse povo acho que isso marcou muito a minha vida consola esse povo ele vai lembrar um fato mundano a Cúpula da igreja que a política contra o uso de preservativo É lógico que havia pagos como o senhor e com muitos outros que não deviam concordar com essa com esse tipo
de política eu participei de um Roda Viva tá sentado no centro da roda não sei se o senhor lembra e o senhor tava numa das bancadas E aí uma pessoa um ouvinte telespectador Manda uma pergunta que era eu tava de acordo com com essa política de contra o uso da camisinha e eu transferir para o senhor a resposta eu falei isso eu quero falar Padre delicadeza e o senhor falou não eu falei eu falava coisas pesadas nessa época Olha aí com uma doença sexualmente transmissível uniformemente mortal porque todos morreram naquela época e aí a Cúpula
da igreja diz que é contra a única medida que nós temos para impedir que as pessoas se infectem isso crime fazer uma coisa dessas O senhor ficou mudo não falou nada não encontra argumentou nem falou favor nem contra e eu fiquei com a certeza naquele momento falei o Padre Júlio é contra essa política da igreja eu tava certo pai eu acredito que Dom Paulo se pronunciou nesse sentido do bem do Mal maior e do Mal menor e acho que o Papa Francisco aponta uma questão que acho que nós esquecemos que é o discernimento você tem
que fazer o discernimento não é afrontar ninguém nem afrontar Mas você tem que discernir por exemplo essas crianças alguns chegaram adolescência portadores do HIV eu dizia muito para eles se vocês arranjarem um namorado uma namorada vocês tem que dizer qual é a situação de vocês você não pode omitir Ah mas ele não vai querer me dar um beijo falei então você vai esperar te dar o beijo para você falar depois ele ficar com raiva é melhor saber antes que se há amor você tem que discernir e no discernimento não negar nenhum princípio e não é
um princípio de afronta Eu acho que o princípio a defesa da vida como é que você defende a vida no momento tão tenso como esse a gente vê por exemplo fazendo um paralelo de argumentos nesse nesse movimento armamentista que nós tivemos terrivelmente armamentista quantos católicos e cristãos defenderam o porte de armas para defender a vida e eu tenho direito a defesa a defesa pessoal a um nome lá técnico eu esqueci agora mas que diz eu tenho direito de defender a vida de matar para defender a minha vida então se você vai usar esse princípio moral
você não pode e foi considerado crime você infectar uma pessoa deliberadamente isso depois na justiça brasileira foi considerado crime alguém deliberadamente infectar outro de pelo HIV ou naquele momento era bem essa discussão Então você precisa ter o discernimento de ver como enfrentar como humanizar a vida sem dar receita para os outros mas construir caminhos e defesa de vida e nessa questão específica Dom Paulo Cardeal Arns foi muito firme na defesa da vida e a casa da vida foi perdendo um pouco do sentido Quando surgir os medicamentos os antivirais altamente eficazes e quando o exame de
HIV passou a fazer parte do pré-natal então em nós diminuímos é muito o número de transmissão pela mãe porque no exame pré-natal já o exame HIV e se a minha HIV positivo a pessoa já vai ter um parto assistido para equipa para que não transmite a diminuir a carga viral e depois o parto assistido Então o que é importante é de que a o avanço da Medicina da ciência vai humanizando a vida eu lembro como de uma menininha da casa vida teve uma hemorragia nasal na escola puseram a menina num canto puseram fita zebrada não
precisa ter tudo isso deve ter os cuidados vamos por luvas vamos estancar a hemorragia tudo então acredito que nós precisamos ter os avanços técnicos da ciência como agora com a pandemia do covid você tem que saber como lidar a Organização das máscaras a questão da higiene a questão de evitar o contágio Então tudo isso é importante para que seja um instrumentos de humanização da vida é na verdade a transmissão vertical foi muito reduzida pelo uso do AZT isso antes de desistirem esses essas drogas mais potentes né se tratando a mulher grávida quando se descobri então
se a mulher fazia pré-natal e naquela época que foi interessante que um deputado apresentou na Câmara Federal e foi muito interessante a luta do instituto da criança do HC também era uma médica acho que a Cecília Doutora Cecília e a doutora marinela dela Negra e nós fizemos uma movimentação muito grande porque um deputado apresentou o aborto compulsório para as mulheres com HIV e tinha aquela famosa reversão que as crianças até dois anos faziam a soro reversão Porque dava positivo porque era o anticorpos materno e até os dois anos ela metabolizava o anticorpos e começava a
dar o exame negativo que a gente sempre festejava negativou negativou e o percentual de crianças que negativavam era muito alto e Eles amam sendo positivo íamos abortar todas essas crianças compulsoriamente Então foi uma luta a doutora marinela dela Negra todo o grupo do Instituto de infectologia milho Ribas um instituto da criança fomos mostrando dados E aí isso foi derrubado no congresso e o qual era a resposta porque não adianta Só combater mais Qual é a resposta positiva que o exame de HIV fizesse parte do pré-natal de todas as mulheres que é um homem assim que
lida com causas bem bem simples fáceis de resolver aí quando foi mais necessário o seu trabalho com as crianças com Aids o senhor passou a se dedicar aos dependentes químicos como é que foi essa passagem bom eu sempre convivi na antiga Febem depois na Fundação Casa E também alguns familiares dessas crianças com HIV tinham também a questão da dependência hoje na vivência com a população e situação de rua e com os adolescentes privados de liberdade a gente tem um princípio que é o seguinte nem todo dependente químico é morador de rua ou vive em situação
de rua e nem todas as pessoas que vivem em situação de rua são dependentes químicos Então até Estávamos conversando com algumas autoridades a nível Federal e o que a gente estava dizendo a dependência química é uma circunstância da vida não pode ser o determinante é uma circunstância da vida e essa circunstância em alguns está mais agravada em outros menos agradados Então acho que a gente tem que perceber que é uma circunstância e não a determinante da vida daquela pessoa a ele é dependente químico tá fora não se a gente for olhar hoje em termos de
dependência química a gente tem que saber o senhor sabe melhor isso do que eu mas os que são dependentes das drogas lícitas e das drogas ilícitas maioria dos dependentes químicos a gente coloca o álcool nicotina e os Diazepam e os Rivotril e medinho para dormir remédio então a dependência química do álcool por exemplo das drogas lícitas ela é imensa e das drogas ilícitas eu acredito que são bem deletérias estão surgindo Estamos vendo aqui em São Paulo surgimento de drogas extremamente deletérias letais só que elas escondem um jogo econômico muito forte se não tiver um jogo
político também de destruir os pobres e de matá-los mais rapidamente e colocar inclusive neles a culpa porque é fácil de dizer você é um viciado e atrás disso há um peso de criminalização e um é uma criminalização de Condenação eu acredito que na convivência eu percebo muito isso na convivência com os dependentes químicos a gente quando fala de redução de danos por exemplo pensa que é de diminuir a droga que tá usando eu vejo a redução de danos até os jovens e situação de uma falam para mim quando eu tô aqui com você Eu tô
fazendo redução de danos Porque eles estão me ajudando estão carregando coisas esses dias um tava tocando violino eles estão me ajudando fazer limpeza do pátio da igreja me ajudam montar uma coisa desmontar aí eles dizem para mim ah quando eu tô aqui é redução de danos a grande redução de danos é seguir de vida por exemplo nós estamos fazendo na nossa casa de oração do povo da rua três mil pães por dia são pães lindos só de veja já enche os olhos e de comer então é bom demais e são as pessoas em situação de
rua que estão fazendo então eles dizem Olha a nossa redução de danos e eles estão fazendo uma coisa todo mundo diz que eles fazem coisa ruim aí Eles olham aquele pão e todo mundo diz que lindo que gostoso então eles descobrem que são capazes de fazer coisas boas Então acho que a grande redução de danos é tirar esse dano social da pessoa se vê como lixo como viciado não você é uma pessoa você que lidou e lida muito com as pessoas privadas de liberdade o convivi muito com pessoas encarceradas Principalmente as mulheres e às vezes
chegam alguns lá falam para mim Padre eu sair da cadeia hoje ou ontem eu falei eu também saí agora pouco eu falei ninguém precisa saber disso Isso é uma questão tua meu irmão você não precisa anunciar para ninguém que você saiu da cadeia põe a cadeia para fora de você também não precisa ficar dizendo eu tava na cadeia por quê às vezes eles falam isso para ver se a gente fica com medo eu não fico com medo eu também não eu tô acostumado a viver na cadeia eu vivi muito tempo com as mulheres presas e
foi uma luta terrível Deus e você conhece bem isso elas não tinham direito absorvente higiene ela tem uma calcinha não podia usar saia só podia usar calça calça até agora sim porque as roupas das mulheres presas eram roupas masculinas eu vi aquelas mulheres sendo torturadas pisando em Brasas sentando em vidros quebrados com os corpos maltratados Então eu vi coisas terríveis com aquelas mulheres e um dia uma mulher falou uma coisa para mim muito interessante e tinha sido uma mulher que me chamou muita atenção ela era estrangeira latino-americana e ela teve a criança e nós lutamos
muito da acompanhamento dela o pré-natal e quando a criança nasceu que ela tivesse o direito de amamentar e ter um alojamento conjunto aí a justiça mandou tirar a criança dela ela pegou um pedaço de pau e ficou do lado do berço que nós temos posto era só entrego para o padre de Júlio aí me chamaram lá no presídio ela tá lá com o pau na mão a gente vai ter que chamar a tropa de choque e tirar mas antes era só entrega para você aí eu fui lá peguei a criança e conseguimos a passagem de
avião e levamos a criança de avião foi muito bonito isso o côncio estava nos esperando na fronteira nós passamos a fronteira com o Consul do outro país e o do Brasil e entregamos por o avô da Criança é a criança com todo o corpo consolar acompanhando tudo é feito de uma maneira humanizada e tudo documentado para que a mãe depois visse todas as fotos da criança sendo entregue para o pai dela e quando ela fosse libertada ela podia ir encontrar mas essa mulher falou assim para mim um dia padre cuidado viu porque todos nos odeiam
e odeiam quem gosta de nós também Padre Fábio já tá falando tá lembrando eu fiquei muitos anos na penitenciária feminina de 2006 a 2019 um trabalho que não se compara com o seu trabalho vou lá um dia por semana tendo um bando de gente e vou embora trabalho voluntário e quando eu cheguei na feminina em 2006 a mulher dava luz e dois ficava com a criança 2 meses eu sempre achei isso um absurdo porque o Ministério da Saúde diz o quê que toda mãe tem que alimentar o filho no peito durante seis meses no mínimo
né no mínimo seis meses se você por quê Porque tem vantagens para a saúde da criança a mãe passa anti corpos para ela células imuno competentes no leito etc no leite você tira a criança aos dois meses tudo bem está punindo a mãe claro e a criança mas tá bonito a criança como é que você pune uma criança recém-nascida dessa forma hoje mudou essa lei no fim acabou sendo acabou sendo criado uma lei que tem direito de ficar durante seis meses Padre o senhor tá em contato com a população de rua aqui o número grande
de usuários de crack eu vi o craque entrar no sistema penitenciário no Carandiru foi 1992 até ali eles usavam cocaína injetável lembra dessa época injetavam na veia essa seringa corria todos se infectado o craque substituiu a cocaína injetável porque a cocaína cheirada leva um tempo para agir né gruda na mucosa vai caindo na circulação e leva um tempo e aí dá aquela sensação de euforia injetada na veia é mais rápido né ela cai no pulmão pulmão vai para o coração outra vez e chega lá que pressa ele chama de baque né um baque na veia
chamava agora não sei como chama o crack é mais rápido ainda do que quando a qualquer injetada na veia precisava tragada droga fumada cai no pulmão do pulmão já vem porque não perde tempo na circulação venosa né e o craque então substituiu a cocaína eu tinha uma época que eu achei que todo mundo fumava crack na cadeia quando o preso dizer para mim não não eu não não fumo craque eu sempre partindo do princípio que ele podia estar mentindo e acho que a maioria das vezes eu acertar agora eu aprendi uma coisa quando o craque
foi proibido na cadeia não foi proibido pelo governo Claro o governo não tinha o estado não tem esse poder foi proibido pelas facções criminosas quando foi proibido na cadeia acabou de um dia para o outro e vem essas pessoas que o senhor atende lá estão morando na rua usando craque direto o Senhor conhece a realidade muito de perto quando eles roubam o celular eles vão para cade eles vão para Delegacia da delegacia eles mandam para um dos cdps eu tô atendendo agora o CDP do Belém então recebo esse que saem da rua e vão fumando
crack o dia inteiro e entra na cadeia na feminina era a mesma coisa chega lá não tem craque a ideia que as pessoas fazem que eles vão Enlouquecer Não é vamos bater a cabeça na parede vão atacar todo mundo nada é zero Eles dormem dois três dias que já vem estremenhados da rua né e acabou a cocaína é uma droga que se você tira o usuário de perto dela de perto dos que usam de perto das pessoas que estão sobre o efeito da droga ou de perto dos lugares em que elas consumiam a droga Acabou
as cadeias de São Paulo hoje são os maiores centros de reabilitação de craque do mundo porque eles engordam quando eu vejo que tá engordou e tá diferente reaparece eu logo vi que tá saindo do CDP porque acaba engordando porque tem alimentação não nem sempre de boa qualidade mas acaba tendo com regularidade agora acho que isso que você diz é muito importante para que a gente assim a pessoa não é o craque e o craque não é a pessoa a gente não pode reduzir a pessoa a uma circunstância da vida dela é ser usuário de determinada
substância e eles falam muito isso por exemplo dos Caps e nós temos trabalhado muito no sentido dos Caps mudarem abordagem porque o que eles dizem a gente deixa de usar droga e ilícita para usar lícita eles usam o eles chamam ao Doll de bolachão ele só vai dar um bolachão para gente e a gente fica babando e os outros de uma imagem até comentei Quando o senhor esteve conosco um falou assim aí a gente vai jogar bola e tropeça na língua porque eles ficam dopados e quando se fala e acho que essa é uma questão
espinhosa nesse momento de internação compulsória é hoje para fazer uma internação compulsória quem faz usando sedativos usando medicação que imobiliza a pessoa a gente chama de é quase que uma algema química Porque como é que você vai segurar a pessoa e eu creio firmemente que você segura a pessoa pelo reconhecimento dela pelo olhar pelo afeto pela paciência pela Constância eles falam muito para mim você não rejeita a gente quando a gente recai você não expulsa a gente se a gente recai você não fica falando um monte de coisa Padre Olha eu tenho uma eu sou
minha carreira foi dentro da Oncologia o tempo inteiro Aí você pega um doente com câncer disseminado metástase no fígado no pulmão etc doença absolutamente incurável e você faz um tratamento seja qual for e consegue uma remissão completa dessa doença por seis meses isso é festejado porque são seis meses que aquela pessoa teve a mais de vida em boas condições físicas agora pega um usuário de droga seja qual for ele tem uma doença crônica recidivante como característica igual câncer avançado você consegue que ele fique seis meses sem usar ele vai se alimentar vai ganhar 10 20
kg como a gente vê na prática né E aí volta a fumar depois de seis meses ele tem uma doença que tem essa característica de provocar Recaídas com facilidade aí fica todo mundo aí tá vendo não adianta eles voltam e começa outra vez a gente só vai amá-lo se ele não tiver recaída você vai amar o doente de câncer quando ele tiver controlado se descontrolar você vai deixar de amá-lo Então eu penso de que a grande terapia é o amor eu percebo por exemplo na missão Belém e convido a todos que conheçam e ajudem a
missão Belém hoje a missão Belém tem 2.200 pessoas acolhidas nas suas casas e o princípio lá é náufragonalfagos cuidando de nós quem cuida dos doentes os idosos que tem que trocar fralda que tem paraqueostomia que tem colostomia são pessoas que vieram da Cracolândia imagine alguém trocar fralda de uma pessoa idosa tem gente que não troca nem do avô nem da avó eles estão cuidando de pessoas que eles são foram colegas de rua ou não se conheciam Então eu penso assim não há nenhum método infalível nós ainda não sabemos um método infalível é a redução de
danos não é infalível é abstinência completa Não É infalível é os 12 Passos Não É infalível Então eu acho que o infalível é amar sempre e não amar sobre condição e o amor que cobra também o amor que põe limite o amor que diz o que você fez é como a criança às vezes chega pra gente fala assim você deve ter ouvido isso você não gosta mais de mim Às vezes as crianças da casa da vida falava quando eu dizia alguma coisa você não gosta mais de mim ela gosta não só gosto eu amo você
eu não gosto disso que você fez isso que você fez que me dá desgosto mas eu gosto de você fala um pouquinho explicar a estrutura da do Belém da missão Belém a missão Belém tem um princípio casa ou família para quem não tem família então é comer junto é conviver junto é descobrir o que tem de bom dentro de mim que nem eu tava percebendo que nem eu via então por exemplo eles arrumam as coisas elétricas eles constroem as casas eles conserta o telhado eles arrumam os jardins eles fazem hortas eles fazem pão eles vão
descobrindo as coisas que eles gostam de fazer que é o redutor de danos por exemplo fazer Jardim para quem gosta saber as orquídeas que eles cuidam os pães que eles fazem e tem a missão Belém tem uma característica religiosa muito acentuada que não responde para todos mas responde para para alguns então é a descoberta que cada um faz e é uma coisa interessante é um dia eu estava explicando para um grupo de estudantes de medicina Missão Belém estava dizendo o que eles dizem em linguagem religiosa eu vou dizer para vocês em linguagem psicológica então a
oração que eles fazem é um exercício de interiorização como é importante você interiorizar para você se conhecer para você saber quem você é o que você sente Quais são os conflitos que você tem Quem disse para uma pessoa em situação de rua dependente químico eu gosto de você eu tava com saudades de você Que bom que eu tô te vendo hoje pela manhã encontrei um homem deitado na rua completamente estropiado aí eu chamei ele me falou o Padre Júlio eu falei você tá bem tá de boa pergunta sempre você tá de boa ele falou tá
tô de boa falei Vem Tomar Café Comigo Ah eu vou e aí ele veio sentou e tomou café aí ele me contou que tem seis netos que não tem não sei quantos filhos e tal a gente precisa olhar para as pessoas que capaz de olhar nos olhos das pessoas quem olha para uma pessoa repugnante onde eu tava olhando o pé de um morador de rua e eu tava comentando até que o pé dele dá livre docência em podologia porque é um pé tão estrupiado daquele então é quando a gente oferece água isso é uma coisa
que eu gostaria muito de dizer para você nós vivemos numa cidade que não garante água potável para pessoa em situação de rua nos Bares não dão água para eles porque não querem aquela pessoa nem para tomar remédio muitas vezes toma água de que corre na sarjeta quando você dá água para eles ou quando eu hoje eu entreguei para cada uma pera eles ficam admirados hoje tem um menino de 8 anos que ficou olhando a pena ele não sabia o que era aí a mãe dele que falou isso é de comer isso aí chama pera quando
a gente entrega isso tá querendo dizer você é importante para mim quando eu cheguei aqui me levaram numa salinha que tinha ali uma opção de coisa para comer e um cafezinho muito gostoso para tomar Isso quer dizer o quê você é bem-vindo a gente tá cuidando de você Nós não somos indiferentes a você nós queremos te oferecer uma coisa boa isso desarma a pessoa então quando você recebe a pessoa com carinho você recebe a pessoa não é sendo bobo e permissivo é também sabendo dizer não é saber enfrentar o conflito é saber que as posições
são conflitivas Mas você só briga sem romper com quem você ama senão o pai e a mãe não caiu um brigar com o filho brigam porque sabe que não vai quebrar Mas você tem que ser você sempre eu tive uma cena nesse final de semana eu fui à farmácia e na farmácia tinha um rapaz visivelmente morador de rua ele não me reconheceu da televisão e se eu compraria um desodorante para mim aí compro comprando desodorante entreguei na mão dele ficou tão feliz com aquele desodorante para ser mais uma pessoa que naquela naquela situação que sabe
que tá cheirando mal que só afasta os outros né E que ele não tem chance de comprar um desodorante jamais que tudo que ele consegue É para comer não é praticamente dar um sabonete inteiro eu levo sabonetes inteiros porque normalmente nas redes públicas ou conveniadas o sabonete é partido em várias em vários pedaços ou dão aquele sabonete pequenininho de hotel e ainda dizem não mas nós estamos dando sabonete de hotel não é esse que você usa no hotel falei pois é mas eles não vão em hotel todo dia e durante a pandemia a gente dizia
Lava a mão aonde os álcool em gel aonde põe a máscara Aonde então é a estrutura desumaniza igual você vê que coisa bonita ele te reconheceu e teve coragem de te pedir um desodorante e conseguiu isso para ele se ele ficou todo feliz Claro ele foi reconhecido eu sou gente e essa pessoa que eu conheço que eu vejo na televisão me deu aquilo que que eu precisava aonde ele vai conseguir um desodorante e se ele parar alguém na rua e dizer me dá um desodorante a pessoa vai dizer o quê para ele sai para lá
eu quero qual que é a tua então nós teríamos que garantir coisas mínimas de dignidade humana para todos Padre Júlio eu tô muito preocupado mas acho que tive poucas vezes essa preocupação em relação à saúde e mais de 50 anos de medicina uma delas foi Quando surgiram os primeiros casos de AIDS que eu entendi que aquilo ia virar uma epidemia e assim e normalmente tem uma visão pouco otimista das coisas por exemplo quando começou quando a epidemia da covid estava na China ainda eu achei que não ia causar nenhum problema especial que não ia ser
uma doença grave é um coronavírus coronavírus são as principais causas de resfriado eu achei que é claro que quando a doença chegou na Itália percebi que aí fiquei muito assustado eu tô nesse momento muito assustado com a fentanilla fentanila é uma droga que eu já anestesista para fazer cirurgias não muito invasivas é provável que aqui muita gente já tenha tomado a fentanilla quando foi fazer uma endoscopia por exemplo ou uma redução de uma pequena fratura e ela tem a vantagem que você administra ação é muito rápida e ela é de curta duração Então essa propriedade
que a torna importante na anestesia é uma propriedade muito perigosa Porque toda droga ou todo todo aliás Que droga comportamento né Por que que não tem viciado em Loteria Federal você compra segunda-feira vai correr no sábado e por que que tem tanta gente viciada em caça níquel Porque quanto mais rápido quanto mais rápida é a recompensa em relação à ação mais vicia mas causa dependência e a vitamina tem tudo para isso nos Estados Unidos hoje o ano passado 2020 2021 que a última estatística publicada morreram 107 mil pessoas de overdose dois terços delas morreram por
causa da fentanilla e a fentanila primeiro é barata custa 10 mil dólares o quilo na China eles transformam um quilo em 20 kg e aí ela passa a valer aquela partida passa a valer um milhão e 600 mil dólares porque nos Estados Unidos aquele preço vai multiplicado por 8 quando chega o fato de entrar nos Estados Unidos o que custou 10 mil dólares o mesmo quilo vai valer 80 mil dólares a fentanila que eu saiba foi feito uma apreensão aqui no Espírito Santo e ela vai chegar no Brasil não tenho dúvida é barata efeito rápido
ela vai chegar aqui o senhor tem tem ouvido falar entre os seus as pessoas que o senhor acompanhe na rua a gente tem visto drogas novas não com esse nome acho que eles estão chamando K9 ou alguma outra variável eu acho que dentro disso de toda a tua explicação o fator que está atrás de tudo isso é o fator econômico e político e eu acredito que tem que ter uma ação forte do governo que o governo federal tem que agir fortemente no controle dessa questão porque é isso que você diz de um quilo transforma ou
de um valor tal transforma em 10 vezes esse valor é a questão Econômica que não respeita a vida em nome do lucro e do ganho Eu acredito que se nós não enfrentarmos o crime organizado e para mim crime organizado tem uma definição é aquele que tem a participação de Agentes do Estado porque isso não chega no Brasil sem a participação de Agentes do Estado Alguém Vai facilitar essa entrada alguém vai ganhar em cima disso então tem que enfrentar isso é a Polícia Federal tem que entrar fortemente o governo é nessa questão porque isso vai destruir
matar eu acredito que esses que morreram nos Estados Unidos são os hispânicos são os negros são os pobres é isso é uma forma desse sistema exterminar os pobres o senhor uns tempos para cá tá muito envolvido com a porofobia vamos explicar o que é isso então a profubia é um termo que foi criado pela filósofa espanhola dela cortina foi quando ela começou a usar esse conceito considerado pela real academia espanhola como a palavra do ano e a profobia é nominar alguma coisa que está próxima inclusive uma droga como essa que atinge os pobres é uma
forma de aporofobia é o ódio ou pobre a rejeição é o pobre que tem muitos sintomas a arquitetura hostil a intervenção hostil né arquitetura mas que também tem negar a água potável a população em situação de rua colocar uma droga letal que é barata e quem vai usar droga letal barata quem são os jovens negros da Periferia os hispânicos nos Estados Unidos os imigrantes e os refugiados então a porrofobia é o ódio ao pobre como a dela cortina usa muito esse exemplo a Espanha é um país que o estrangeiro é bem-vindo desde que tenha dinheiro
o refugiado não é bem-vindo o africano que não é turista não é bem-vindo Se ele vier da África mas com dólares e euros ele é bem-vindo se ele não tiver o que retribuir E é isso que ela fundamenta muito quando você não tem o que retribuir o que quando você não tem o que dar em troca Então você é rejeitado e passa a ser odiado todas essas políticas de extermínio dos Imigrantes o Papa Francisco tem levantado tanto isso o mar mediterrâneo virou o quê um cemitério aquático quantas milhares de Africanos estão mortos e sepultados no
mar mediterrâneo você imagine o dia que forem levantar tudo que tá lá afundado no mar mediterrâneo antes já encontravam navios antigo eu vou encontrar muitos esqueletos muitas ossos humanos então a parofobia é letal mata destrói nega vacina nega comida nega água nega olhar nega afeto nega amor odeia não se importa é a indiferença de vem morrer de frio na rua de morrer de fome de morrer de sede de não ter Socorro nenhum então a profobia é importante a dela cortina coloca isso que é identificar em nós inominaram sentimento que está dentro de nós assim como
racismo assim como a homofobia a misoginia e agora a gente tem esse conceito da porofobia e tem que ver isso porque ontem discutia como Frei Davi querido Frei da vida da educafro a questão de encontrar lugar para juventude negra do Judiciário do Legislativo No Poder Executivo mas tem que cruzar isso com a questão da miséria as cadeias são um exemplo muito claro de uma porofobia estrutural quem vai preso os pobres negros é pessoa que não teve possibilidade de ir para escola pública as nossas escolas públicas hoje são retrato da porofobia destruídas com professores mal pagos
maltratados numa violência que destrói toda a possibilidade e nós temos uma riqueza a grande riqueza artística do nosso povo isso a gente vê tanto nas prisões quanto na rua coloca instrumento na mão desse nosso povo eles fazem música de imediato eles compõem ele uma coisa que chama muita atenção no nosso convivência com os moradores de rua é como eles gostam de ler quando a gente põe livros tem muitas pessoas que levam livros acho que ninguém vai querer os livros em dois minutos acabam todos os livros porque eles querem ler na cadeia também pois é então
e a gente nega tudo isso aos pobres livros e pão água e desodorante olhar sorriso afeto quem dá a mão para eles Quem pergunta o nome o nome o que sente a gente não quer saber o que eles sentem uma coisa que você deve ter percebido muito no mundo prisional eu percebia muito isso lá com as mulheres A negação da sexualidade eles passam a ter que ser assexuados Eu lembro quando junto com não sei se você conheceu a irmã Maria Emília guerra que trabalhava no hospital penitenciário era até escrever um livro sobre a produção da
Esperança a irmã Maria Emília lutava muito pela dignidade dos presos dos doentes das mulheres presas ela me ajudou muito a entender o mundo da prisão feminina porque uma coisa que é interessante a rebelião dos homens é de um jeito das mulheres é outro aí eu até falei uma vez na Secretaria dos assuntos penitenciários vocês fizeram a mesma equipe de negociação para os homens e para as mulheres é completamente diferente eu participei muito nas rebeliões das mulheres elas me chamar e tinha outro dinamismo pessoal ia lá com a cabeça da rebelião masculina e eu já rebelião
feminina é lúdica tem toda a parte de misancene de teatro e de verdade e a gente tem que entender é tudo isso então se a gente não entende o mundo da da dessas pessoas e e com a irmã Maria Emília nós lutamos muito para que as mulheres tivessem direito a visita íntima também que veio muito depois dos homens depois E aí eu lembro que na secretaria disseram para mim o padre a freira vem aqui reivindicar visita íntima para as presas para que esse privilégio por que pros homens é direito e para as mulheres É privilégio
e não é para fazer um motel do presídio mas para aquelas que têm companheiros fixos que tem o marido porque ele vai ficar e a gente vê nas prisões tem muito mais mulheres na fila da do presídio masculino do que homens na fila do presídio feminino é realidade então a mulher é espezinhada é destroçada é negado a ela condição feminina a condição de mulher a condição de mãe então acho que todas essas coisas que devem chamar a nossa atenção e acho que isso é um fundamento pastoral teológico e é Um fundamento de humanização a gente
tem que ver aonde está a dor e responder a dor não tá na nossa cabeça mas que tá no corpo do nosso irmão você acha que a lei que foi promulgada lei federal a respeito da aparofobia lei que levou o seu nome muito justamente você acha que vai ter algum impacto na no dia a dia das ruas Olha a gente tá lutando para isso nós temos até um Observatório de aporofobia que se chama Observatório de apoiofobia Dom Pedro cassadaliga Onde nós estamos colocando e eu recebo do Brasil inteiro é fotos e sinais mostrando olha aqui
a pornofobia na cidade e tal a gente tem conseguido que muitos tirem quando a gente põe público mostrando que aquilo aconteceu tiram nós estamos em tratativas com o ministério público em tratativas com também o governo federal no sentido de que é isso seja levado a sério porque os sinais de hostilidade e isso a filósofa dela a cortina coloca nós temos que sair da hostilidade para hospitalidade não é que nós queiramos que as pessoas moram embaixo do viaduto nas marquises mas quando o nosso único trabalho é de por pedras lanças gotejamento choque ao invés de acolhermos
as pessoas hoje os próprios movimentos de moradia dizem São Paulo tem mas casa sem gente do que gente sem casa então numa discussão que tivemos inclusive com o ministro do Desenvolvimento Social nós temos que sair do estado fiscal para o estado social até hoje ficamos mais no estado fiscal do que no Social e nós temos que reverter essa situação por um estado social termos condições pela locação social e não temos mais gente jogada na Rua Lisboa deu um grande exemplo reduziu a população de situação de rua e mais de 50% trabalhando com moradia em primeiro
lugar tendo lugar para que as pessoas morem nosso mercado imobiliário é um mercado imobiliário que a especulação imobiliária voltada para interesses que não são populares nós precisamos ter esse interesse de que as pessoas sejam acolhidas e acolhidas não por meritocracia elitismo Mas pela condição humana delas a Igreja Católica se movimenta muito devagar é uma igreja com muita gente muito tá em vários países do mundo uma longa história atrás dela né E nós temos visto o nascimento dessas igrejas evangélicas que cresceram muito rapidamente hoje mais ou menos uns 30% da população brasileira está ligada a elas
e a igreja se mantém ainda com algumas coisas tradicionais ou celibato a própria estrutura do poder centralizada numa autoridade máxima que é o subpontífice aqui o senhor atribui esse sucesso rápido das igrejas evangélicas eu acredito que há vários fatores sociais e políticos nós passamos nesse fenômeno chamado pós-moderno do individualismo um sinal de alerta nos Estados Unidos foi a revolução sandinista hoje infelizmente a Nicarágua está sobre uma ditadura feroz e uma ditadura inaceitável do Daniel Ortega ninguém e Vocês fecham os olhos não ninguém fecha os olhos inclusive o Ernesto Gardenal condenou a forma como o governo
da Nicarágua está agindo não confundir o governo da Nicarágua com o povo nicaráguense assim como não devemos confundir o governo de Israel Como o povo Judeu o povo israelense como não podíamos confundir o povo brasileiro com o governo genocida brasileiro a gente tem que saber dividir as coisas mas voltando a revolução sandinista acendeu um alerta máximo nos Estados Unidos Por que que os Estados Unidos tanto as igrejas evangélicas de conteúdo carismático e americano na América Latina eu lembro aqui em São Paulo Quando surgiram eram cinemas lembro cinema o Cine Roxy o Marrocos todos viraram igreja
Piratininga o Piratininga o maior cinema de São Paulo aquele que abria não é o universo é aqueles Cine universo todo se transformaram em igrejas Qual era o objetivo disso a teologia da prosperidade a questão do individualismo e enfraquecer a luta popular e foi uma forma de neutralizar as comunidades eclesiais de Base a movimentação latino-americana que lutou tanto na América Latina em vários países para a emoção a emancipação libertária do povo então houve um crescimento Mas você sabe nada cresce em Definitivamente a um platô Eu sinto que hoje o que aconteceu é esse Platão e a
um tumor entre as próprias igrejas evangélicas e há um despertar do coletivo você vê a gente em todo o PC ou muito essa visão do nós até o Leonardo Boff chama muita atenção quando ele diz não pode ter o eu sem o nós e o nós sem eu a gente não pode negar a intersubjetividade mas não exacerbado e não podemos acreditar que o nós sufoque o eu tem que ter um equilíbrio eu acho que é um momento histórico que a gente vive e é um momento histórico que vai se resolver e vai encontrar caminhos em
conflitos em acertos e desacertos mas eu acho que aí como você eu tenho uma visão mais otimista da história eu acho que quando a gente fala esse estancamento não houve uma hemorragia nas igrejas católicas Eu também dentro da igreja católica tem o neopentecostalismo tem os movimentos carismáticos é um movimento da história que nós estamos vivendo e acho que no Brasil começa a ver uma reação nesse sentido e talvez não vá ver todas as mudanças que eu gostaria de ver mas elas vão acontecer mas não seria bom para igreja apressar essas mudanças por exemplo olha aqui
na nossa volta no estúdio cheio de gente maiorias a maioria constituída por mulheres onde eu vou nas palestras que eu faço a maioria é de mulheres mulheres começam a ocupar um espaço que era dos homens e que elas tomaram porque não foram os homens que lhes concedeu que eles concederam esse espaço porque razão uma freira não pode rezar uma missa é porque essa coisa das mulheres serem consideradas quase que cidadãs segundo a classe O que torna as mulheres de primeira classe não é rezar missa O que torna mulher mulher é ela ter dignidade respeitada então
acho que ela não precisa rezar missa para ser respeitada ela não precisa imitar o homem ou tomar o lugar do homem ela tem a dimensão feminina que é insubstituível que os homens não vão substituir a gente igualdade de direito s mas as especificidades femininas são umas e as masculinas são outras e não é tornar as mulheres é eventuais substituta dos homens nem os homens submeterem as mulheres mas é que a dimensão feminina e a dimensão masculina estejam presentes em todos os sentidos da vida e até como dizem Alguns psicanalistas são dimensões que estão dentro de
todos os seres humanos eu acho que nós temos que respeitar e garantir as mulheres a sua voz a sua presença as suas características que são insubstituíveis a características femininas e masculinas que são culturais que são históricas mas a características masculinas e femininas que são essenciais deixa eu ver o fim do celibato no futuro da Igreja Católica pode ocorrer pode ocorrer não penso que o fim do celibato seja determinante ele é condicionante ele entrou na igreja como uma Norma disciplinar ele não é uma Norma dogmática inclusive dentro da Igreja Católica Apostólica Romana de ritos orientais casados
eu acho que a gente não deve pensar o celibato ele tem suas consequências tem suas possibilidades e suas impossibilidades mas não é o semibato que impossibiliza você ser humano não é o celibato que te impede de ser solidário não é o celibato que te impede de ser misericordioso e compassivo porque há também pessoas casadas que são misericordiosas com passivas e solidárias mas também há pessoas tanto se ele batalhas quanto casados que são egoístas centradas em si mesmas Então eu acho que são todas circunstâncias que podem ser limitadoras condicionantes mas que também podem ser aspectos da
vida que dão determinam outros outras questões o celibato não me impede ser solidário e tem muita gente que ouça de batalha ou casada não é solidária então eu acredito que são determinantes históricos que eu tenho a liberdade de assumir ou não eu poderia ter dito em determinado momento do seminário Não essa nova disciplinar eu não aceito então eu vou sair eu estou dentro de uma instituição que tem regras que eu devo se eu estou lá eu tenho que obedecer o seu como médico tem o seu CRM o seu CRM tem determinadas limitações Então o senhor
tá lá dentro CRM porque aceitou as normas que o CRM coloca eu estou dentro da igreja católica e aceito as normas que a igreja católica para gente terminar nossa conversa o senhor é mais criança e mas o Chorão homem tá que trabalha o tempo inteiro como se não houvesse nenhuma não sei a idade não impusesse nenhuma restrição como é que o seu futuro eu vejo o meu futuro que é com avançado da idade eu vou estar cada vez mais diminuindo e me tornando cada vez mais limitado eu penso que o meu futuro é repousar no
amor de Deus que é o que eu confio que eu espero e eu espero encontrar com a luz amorosa de Deus para que eu possa dizer meu senhor eu sempre te amei e vou te amar para sempre Muito obrigado Padre Júlio Muito obrigado Esse foi mais um episódio do trocando ideia não percam o próximo acompanha os nossos canais e clique nas notificações para você se avisado de quando vai entrar o próximo episódio Muito obrigado a todos pela atenção e especialmente mais uma vez muito obrigado Padre Júlio