e aí gente também sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica bom antes de a gente começar a nossa aula de filosofia já quero fazer um pedido formal de desculpa que a todos vocês por conta da minha voz meio mal na garganta aqui então a voz não tá saindo da melhor maneira possível pelo menos não como eu planejei e ontem foi um dia eu tô gravando civil na quinta dia que estás aí nesse vídeo e ontem de um dia antes de quarta feira a lei 12 aulas quarta feira dia que mais dá aula
e já com a garganta ruim então hoje amanheci meio abatido tá mas enfim isso não vai impedir a gente fazer vídeos aqui até mesmo porque hoje a gente vai falar de uma das correntes nenhuma das partes da filosofia que eu particularmente mais gosta porque a filosofia do amor filosofia né da felicidade a gente vai falar de filosofia helenística né então assim ela tem certeza que vão gostar da filosofia helenística os padres e ossos que a gente vai falar hoje aqui porque é muito legal mesmo tem muita gente que se identifica eu particularmente me identifico muito
com a filosofia analítica e bom vamos começar sem enrolação eu lembro a vocês que é um pedido na verdade também é um além do pedido formal de desculpas é fácil pedir também que no final do vídeo vê-se agora não tá se vocês gostarem se vocês curtirem esse vídeo é se ele tiver contribuído de alguma forma peço para que vocês curtam esse vídeo não gostar pode discutir também né não curtir e de repente compartilhar com seus amigos aqui porque faz o canal crescer e assim eu posso gravar muito mais a gente fica mais por conta do
canal ea gente grava muito mais tá muito importante que a gente cresça junto aqui no youtube tá bom eu não sei se a minha volta saindo bem mas vamos começar a falar da filosofia helenística primeira coisa filosofia nicho é uma filosofia que acontece na grécia tá na grécia antiga porém não é na grécia clássica o período lado de sócrates e platão a filosofia anistia elas surgem na grécia mais naquele período onde a grécia na região da grécia toda a península balcânica né a província do peloponeso já foi né já foi dominada pelo grande império macedônia
de filipe segundo e de seu filho depois alexandre magno que a gente ficou mais conhecido como alexandre grande que foi discípulo de aristóteles portanto aristóteles é legal porque ele vai partir do ponto de vista e pra gente o aristóteles ele é um cara que vive na grécia clássica ele já vive já nos primórdios no início dessa filosofia helenístico período helenístico é um período que as cidades-estado gregas né ela já não existem mais porque elas foram dominadas por um grande império então as cidades-estado grega como gracie apenas elas não têm mais autonomia mas não são mais
independentes entre si todas agora fazem parte do período helenístico nem fazem parte da macedônia então por isso isso interfere né drasticamente nos filósofos helenístico são os que a gente vai ver hoje porque durante a grécia clássica a filosofia da f1 a partir de sócrates se preocupava muito com a questão da busca pela verdade helenístico também se preocupa com isso filosofia base a busca por uma verdade ainda que essa verdade não seja absoluta mas essa a grécia durante a grécia clássica você tem preocupações da vida em sociedade platão discutir política aristóteles discutir a política os filósofos
e meniscos eles não vão mais tanto discutir política porque a política é agora é dominada pelo império macedônico tá na gente então a maior preocupação dos filósofos e nichos anota aí no seu caderno que como base para filosofia helenística é a busca por um estado de vida que seja um estado pleno néon uma vida do ser humano é um homem enquanto um ser que consegue ver bem tá e um exemplo que a gente dá um termo que eu vou passar pra você sair do grego é a ataraxia os filósofos helênicos as correntes que não é
só uma corrente mística são algumas correntes a gente fala de quatro aqui eles no geral estão buscando essa ataraxia e o que é ataraxia é um estado pleno de espírito ataraxia seria uma mente tranquila os filósofos não estamos discutindo política mas eles querem saber como ter uma mente tranquila dentro dessa vida que eles estão tendo agora de uma dominação do império macedônico eles estão querendo saber como eles e ser felizes e nesse sentido eles pegam inclusive influenciando aristóteles porque pega influência do aristóteles porque a nossa última aula vocês lembram que a gente falou do aristóteles
sobre ética ética é a felicidade eo demônio ou eu demonizo vocês lembram que buscar nem um sumo bem né uma vida feliz uma vida tranquila então os filósofos helênicos eles estão preocupados em saber como nós vamos é como nós iremos buscar esse sumo bem eles vão chamar de ataraxia que é uma mente tranquila um estado de espírito pleno tá não há agora pra gente pelo menos o debate necessariamente de política então isso vai unir a filosofia helenístico espero que vocês tenham notado isso porque agora a gente vai ver porque cada corrente filosófica dessas quatro que
eu falei para vocês que a gente vai trabalhar aqui cada uma vai dar uma maneira de buscar essa ataraxia ok então a gente vai começar a ver aqui vão começar talvez a que seja mais simples para mais complexa a primeira que eu acho legal e é parte particularmente uma das que mais gosto é o cinismo e falando eu sei que é cinismo sequer ser cínico o cinismo é uma das correntes aí da filosofia helenística que foi propaganda principalmente por um filósofo chamado de de hoje está e é simples é só você olhar para a vida
se você pegar biografia do diógenes você consegue entender qual é o tipo de filosofia qual que é a busca dele pela táxi a o diógenes é um cara que basicamente pela pela vida dele ele simplesmente ele renunciou né é na sua vida todos os bens materiais que ele poderia ter o diógenes era um cara que vivia nas ruas das cidades estados gregas e depois ele foi viver no meio da mata no meio da floresta diziam que ele vivia no de ordem de viseu que vivia no e assim a única grande proteção que ele tinha um
barril que ele entrava do barril para dormir ou para se esconder por exemplo frio alguma coisa assim isso é a vida do diógenes isso é o tipo de filosofia essa corrente que a gente chama de cinismo e o que é isso ele está querendo dizer pra gente e o cinismo é aquele cara a filosofia do cinismo é a filosofia que tenta excluir os bens materiais da vida ou os prazeres materiais da vida porque a felicidade não estar no não está nos prazeres materiais por isso que o diógenes vivia lá pela não né então assim eles
não quer saber dos prazeres uma dos prazeres materiais e não quer saber dessa vida material ele não se preocupa com grupos sociais quem tem mais quem tem menos que convenhamos é uma preocupação que hoje a gente tem sabe há a questão material ela te traz felicidade de alguma maneira mas é uma felicidade felicidade momentânea porque a vida material né ela é infinita vocês percebem isso é você tem até lá na frente uma frase de um grande filósofo também que a gente vai trabalhar em filosofia e sociologia que o marc gené e assim a gente tira
preconceito para trabalhar a filosofia está porque todos os esforços são importantes pra sua entrada seu ingresso na universidade o marcos fala tudo que é sólido desmancha no ar quer dizer uma cratera em uma bem material de uma maneira mais geral que estou falando agora não é pra sempre o diógenes fala isso não se preocupe com grupos sociais não se preocupem com com bens materiais né você tem até uma passagem gente não sabe se é mito ou não que alexandre o grande o grande operador da macedônia ele foi perguntar por diógenes o que o diógenes queria
o jorge estava na floresta tomando banho de som e alexandre o grande pergunta pro diógenes ou george fala qualquer coisa que eu te dou e o diógenes olhou pra ele e falou assim qualquer coisa então de licença do meu sol por favor você tá tampando o sol ou seja ele não precisa de bens materiais o cinismo eles significa que você simplesmente é pode viver feliz buscando o seu estado de espírito bem no seu bom estado de espírito sem uma vida material inclusive do grego significa nismo significa tão e dá até pra fazer uma brincadeira né
porque cinismo significa que não dá pra fazer uma brincadeira muito legal é relacionando de fato cinismo ao cão pensa na vida de um cão de um cachorro o cachorro ele vive feliz independente dos bens materiais imagina só o dono de um cachorro cachorro extremamente apegado ele geralmente apega a um dono não sou nenhum nenhum veterinário nenhum nem biólogo aqui para entender isso mas a gente percebe isso nossa vivência e às vezes e tem um dono que maltrata o animal e as tristes porque eu sou doido com animais assim tem cachorro já mostrei aqui pra vocês
e mau trato animal mas o cachorro ele continua amando o seu dono independente do que o do ano propicia dos bens materiais pensa no cachorro de rua com as vezes passando fome você dá um carinho pra esse cachorro ou um petisco empresa cachorro ele abana o rabo pra você então você não se preocupa com a vida em sociedade não se preocupa com os bens materiais por isso que eu gosto muito dessa corrente filosófica nicho que é o cinismo buscar é a ataxia através de lei dando a questão material os grupos sociais uma outra corrente filosófica
também do período helenístico é a corrente filosófica do 7 este sismo minas gerais hoje a gente fala que o ceticismo seria uma pessoa cética que não acredita em nada não é bem por aí o que que é o ceticismo neste conceito filosófico que a gente vai falar um dos principais filósofos o principal filósofo se chamava pirro do ceticismo e qual que é a defesa é do sexismo de pico o que ele quer dizer pra gente eu acho muito bacana o pico ele dizia que a gente tem sempre na história o confronto de idéias se lembra
que a gente já falou a quem sobre dialética que você tem em tese pra toda a tese existe uma antítese nem que seria uma idéia oposta e dali sair uma síntese cds exemplo disso que a história é movida pela pela conceituação a idade alético né sempre tem uma idéia e uma idéia contrária o pico ele diz que quando você defende uma ideia ou a ideia contrária à olha só no ceticismo se está tomando um lado basicamente está comprando uma guerra contra ou aqueles que estão contra a ideia que você está defendendo ou seja você que
como essa ideia ou seja você que simplesmente está defendendo uma ideia que já está pronta tá eu falo assim que uma mente plena é al atar axia defender um ponto de vista necessariamente não é um ponto de vista não é legal porque você tá com confrontando outras pessoas ou confrontando outras idéias então propina who profits smo a melhor maneira que você tem é aceitar as idéias não falassem essas idéias não valem de nada tá eu duvido dessas idéias não é isso que se você acaba duvidando das idéias e também está comprando uma briga com elas
mas aceitar essas idéias como elas são respeitar essas idéias é a tese ea antítese e viver bem através disso através do respeito a essas idéias porque assim sabendo que existem idéias diferentes você consegue ter uma vida tranquila ter uma vida buscando é esse é se esse estado de espírito pleno que a gente chama de ataxia então basicamente você suspende os seus juízos você não deve julgar a ideia é isso que ele está falando a suspensão de juízes quando você tem idéias opostas é a melhor maneira de buscar essa essa esse plano viver nessa felicidade você
suspende não julgue não julgue as idéias e aceite elas como idéias opostas mas não falam não fale que uma está certa porque se você está falando que não está certo se você tem duas idéias automaticamente está falando que outras é errada então é interessante também assim ele acreditava que você buscava o pleno viver tudo bem a gente vamos então para a nossa terceira escola filosófica que a gente está trabalhando aqui dentro do helenístico do período helenístico que é o epi corista lógico que é a idéia levantada pelo filósofo epicuro que talvez seja um dos mais
famosos aí da grécia deixou de tomar aqui um suquinho osman suljic de limão que por causa da voz ao meu curso enfim o epicuro é que ele vai falar pra gente procura não tenho meu plano de aula aqui é muito legal porque que ele vai falar que ele vai contribuir pra gente essa busca da táxi ele basicamente disse que nós temos muitos medos na vida eu procuro falar assim pra gente a gente tem muito medo de tudo muitas coisas na vida muitos medos são desnecessários né porque o medo só te traz preocupações então ele vai
trabalhar com a ideia pra uma idéia interessante pra gente que a gente tem basicamente quatro medos que são extremamente desnecessário para a gente que é o medo da morte o medo dos deuses nós temos medo da punição é dos deuses caso você não tenha uma vida de devoção a gente tem medo que o deus nos puna né nós temos de medo do sofrimento eo medo da dor sentir dor de alguma maneira seja uma dor física uma dor mais sentimental nec está ligado inclusive ao medo do sofrimento para o epicuro ele fala que a gente tem
que ter um estado de consciência que a gente entenda que esses medos na verdade eles são extremamente psicológicos eles são algo que não a gente não deve se preocupar esses medos são alimentados por crenças vans né crenças vazias que impõe sobre a gente então a gente tem confrontar isso pra poder ter um estado de consciência ataraxia um estado de espírito pleno certo e aí que ele vai falar que a gente deve pensar na vida enquanto o prazer está o o obscuro né ele fala pra gente que a nossa vida é movida por prazeres ele não
é contra os prazeres outros filósofos aí do helenismo né do movimento e do período helenístico vão falar que a gente tem que evitar prazeres na vida o épico não ele vai mexer na contramão disso ele fala que não necessariamente devemos evitar prazeres mas existem prazeres e prazeres ele dá exemplo aqui de três tipos de prazer pra gente anota aí que eu vou colocar aqui pra vocês aqui embaixo os primeiros prazeres são os que a gente de fato não deve evitar porque esses fazem de certa forma bem pra gente que são os prazeres naturais nós temos
prazeres naturais necessários coisas que te dão prazer mas são necessárias para você viver exemplo se alimentar de maneira saudável a comida é algo que dá prazer ou seja você sair mas assim não acho que não tem gente que fala que come sem prazer né a comida dá muito prazer e uma comida saudável logicamente que é nessa área então é um prazer natural do ser humano você tem prazer em se alimentar é um prazer necessário você precisa se alimentar e se você pode ter segundo epicuro tudo bem mas existem os prazeres também que não são nem
naturais e nem necessários prazeres que não são naturais de você mas também não são necessários vão dar um exemplo a gente pode definir como por exemplo o consumo em excesso consumir coisas por exemplo você pega um as pessoas que consomem demais coisas que às vezes ficam encostadas o consumo em excesso não é um prazer natural no ser humano não é um prazer do indivíduo até mesmo porque ele pode viver sem isso e não é um prazer que seja necessário certo não é natural consumido esse jeito e não é necessário o consumo então a gente tem
que evitar esse tipo de prazer porque se a gente vai ser uma mente sempre atordoada e o terceiro prazer é são os terceiros prazer são os prazeres que são naturais aos seres humanos mas não são necessários né vou dar um exemplo aqui que eu acho que é um exemplo muito bom beber o vinho tem muita gente que tem um prazer de tomar uma taça de vinho todos os dias de sentar num lugar e pedir a carta de vinho por exemplo é prazeroso tomar vinho não pra mim não gosta de mim mas é você toma esse
vinho você sente um prazer mas será que ele é necessário para você ser aquele este vinho por por ser uma bebida alcoólica ele não pode prejudicar pesar que tem muita gente que fala que vem pode fazer bem tomado moderadamente mas eu gosto de dar um outro exemplo também é um exemplo vai comer chocolate comer chocolate para muita gente é prazeroso e logicamente que eu gosto gosto de comer barro tipo de chocolate e tal mas será que é necessário eu sinto prazer é natural sentir prazer em comer um docinho chocolate mas será que é necessário saber
será que isso não vai te fazer mal né então epicuro ele fala sobre esses prazeres que a gente deve os únicos prazeres que a gente deve aceitar e conviver com eles são os prazeres que são naturais é necessário uma comida saudável os prazeres que a gente não deve tê são os prazos que a gente deve lutar contra seus prazeres que não são nem naturais necessários e os que são naturais mas não são necessários então a partir disso né e procuro é considerado um filósofo que inclusive vai ter uma vida muito regrada e ele considera ser
um filósofo que feliz através dessa ponderação da vida a forma dele de buscar a ataxia através da ponderação e inclusive se percebe que existe uma influência de aristóteles quando ele vai falar que a busca pela ética a felicidade e harmonia o sumo bem ele tá fala que você deve evitar excessos você vai sempre no meio termo é a justa medida se lembra dessa aula que a gente falou que foi a última então você está vendo que eles já está pegando uma influência de aristóteles aí muito bacana né ea última corrente que a gente vai ver
aqui o último mas não menos importante é o estoicismo pegada principalmente defendida principalmente por um filósofo chamado dizer não o que é o estoicismo também vamos buscar alta ataraxia mas como o senão ele acredita que todos os cidadãos devem ser tratados iguais a gente tem que buscar a nossa felicidade ou influenciar estoques e nós devemos buscar a nossa ética muito bacana isso porém nós tema nós precisamos sempre viver em busca dessa felicidade é evitando evitando os contrapesos evitando as péssimas discussões na verdade o estoicismo está falando pra gente que a gente deve evitar coisas que
nos fazem mal e nós devemos preocupar com coisas apenas coisas que nós conseguimos transformar apenas as coisas que a gente consegue mudar na nossa vida mas mudar pro bem não para o mal tá a gente deve se preocupar com isso o que nós conseguimos transformar para vivermos né através da axia através do estado de espírito pleno a gente consegue vamos dar exemplo você deve se preocupar apenas com as coisas que você pode transformar exemplo os seus pensamentos os seus sentimentos isso você deve se preocupar porque pensa bem uma pessoa que está sofrendo muito de amor
tá ela está muito mal ela tá se se desgastando elas acabam se alimentando muito bem depende de pessoa pra pessoa né eu sofri por amor todo mundo já sofreu por amor alguma vez atualmente eu nunca vou ficar falando não que eu estou muito feliz com a minha vida mas pessoas que sofrem por amor de repente se consegue transformar esse sentimento tentando ter uma vida um pouco mais com qualidade sabe você consegue transformar o seu sentimento você está sofrendo muito você tá uma tristeza muito grande de repente você consegue é claro que tem outros fatores aí
que podem influenciar nisso mas de repente você consegue o teu pensamento se o teu pensamento não tem um pensamento muito bacana você está com o pensamento odioso alguma coisa de repente você consegue transformar isso através da sua vivência através da sua convivência o seu aprendizado que leva a um estado de espírito melhor que o estado de espírito muito maior do que você tava isso você consegue mudar e aí né o senão ele fala a gente tem que se preocupar com isso o que a gente não deve se preocupar é o que a gente não consegue
transformar o que a gente não consegue lutar contra exemplo a gente não consegue lutar contra a nossa velhice o nosso envelhecimento não se preocupe com a sua velhice porque todo mundo vai passar por ele pelo mesmo caminho não se preocupe com a morte todo mundo vai ter que enfrentar a morte então por que você não vai viver porque você não vai viver do jeito que você precisa viver com felicidade com alegria com ataraxia você não pode também às vezes transformar a opinião das outras pessoas então fica brigando para transformar a opinião das pessoas você não
pode transformar a opinião das pessoas não se preocupe com que eles falam de você você nós não pode transformar isso então vai viver na verdade eu costumo dizer que há o estoicismo é a filosofia que ensinam a gente apertar a tecla não é desculpa o termo que estou usando gosta de usar muitos desses temas mas é a que aperta aquela tecla e fala assim a opinião dos outros infelizmente eu não posso mudar sendo que se eu estiver com um estado de espírito pleno eu tenho uma consciência tranquila eu carrego uma consciência tranquila e às vezes
não posso mudar isso certo então tá aí gente as quatro correntes filosóficas do helenismo é dono do período helenístico que eu acho muito bacana que se percebe que cada um tem uma maneira de enfrentar cada um tem uma maneira de buscar essa travessia tem uma influência grande aí de aristóteles é tem essa influência acho muito bacana isso e também elas vão influenciar o nosso os nossos próximos movimentos filosóficos né porque essa busca pela perda desse plano viver praça taksim mais influente na idade média também só que assim de outras maneiras mas a gente vai ver
isso bom eu fiquei muito feliz de ter feito esse vídeo espero que tenham gostado perdão novamente pela voz se vocês gostaram curtir compartilhar isso ajuda muito o canal de repente a gente vai chegar no ponto em que a gente está fazendo vídeo direto aqui para contribuir com todo mundo mas isso depende muito do que eu produzo agora é de qualidade e muito como vocês vêem essa produção se vocês gostam de fato está sem enganação nenhuma que se vocês gostaram mesmo então curtir compartilhar com seus amigos nem falar só tem um professor ele está fazendo um
trabalho bacana de filosofia também tem um trabalho de história e bom vou ficando por aqui foi um grande prazer foi um imenso prazer estar aqui com vocês espero que vocês tenham notado tudo qualquer coisa deixem nos comentários contribuições são sempre muito bem vindo às críticas construtivas também ok um grande beijo fui