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Video Transcript:
[Música] há milhares de anos um povo escolhido caminhou por estas terras sagradas eles carregavam uma promessa uma e uma fé inabalável mas com o passar dos séculos suas tribos se dispersaram pelos quatro cantos do mundo e suas tradições quase se perderam na história hoje muitos de nós sentimos uma falta inexplicável uma saudade de algo que não conseguimos nomear é a saudade das nossas raízes das antigas tradições e das práticas que nos conectam ao nosso verdadeiro propósito Yeshua conhecido por muitos Como Jesus veio para buscar as ovelhas perdidas da casa de Israel ele ensinou com sabedoria
viveu de acordo com a Torá e honrou as festas e tradições de nossos antepassados e agora seus ensinamentos ecoam através do tempo chamando-nos de volta para casa hoje diversas pessoas pelo mundo estão sentindo Esse chamado chegou o tempo as tribos espalhadas estão sendo Reunidas e se você sente saudade de casa você é uma dessas ovelhas perdidas imagine poder viver essa experiência um camin onde você pode redescobrir e viver as tradições que Yeshua e seus discípulos praticam agora isso está ao seu ALC Nós criamos uma jornada composta por 12 módulos completos criados para guiá-lo nesse caminho
espiritual você aprenderá sobre os segmentos judaicos no tempo deua o calendário bíblico e suas festas as bênçãos e tradições e até mesmo a alfabetização em hebraico desra as hisas diásporas judaicas e os Segredos daim bíbl através deur e tudo isso está disponív em uma plataforma Premium digit com mais de 30 aul envolventes com 12 apostilas detalhadas você terá tudo o que precisa para incorporar essas práticas em sua vida diária agora é o momento de responder ao chamado redescubra suas raízes reconecte-se com sua herança espiritual venha fazer parte desta jornada de volta à casa de Israel
clique no botão saiba mais para iniciar o seu [Música] retorno assim diz o senhor Deus Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios para onde eles foram e os congreg de todas as partes e os levarei à sua própria terra hoje com um tema muito importante posso dizer que é uma série de estudo que se inicia aqui os pilares da Fé Judaica hoje especificamente falando sobre relacionamentos então iremos abordar ali desde o início né posso dizer eu desde o período ali do cortejo se você não sabe que é um cortejo irá aprender
hoje até de fato ali o casamento aqu Tubá e também pureza familiar entre outros assuntos eh antes de iniciarmos o programa eu tenho alguns rápidos recados O primeiro é que se você ainda não é inscrito no nosso canal que você se inscreva e Ative o sino das notificações e também que você nos siga no Instagram @bit Shalom toda semana temos conteúdos sendo postados eh no início do programa foi passado um vídeo de 3 minutos aonde mostrava um pouco da nossa plataforma plataforma o curso que a nossa sinagoga desenvolveu chamado t shuva esse curso ele é
voltado para você que está iniciando na sua caminhada e também para você que já iniciou mas tem desejo de aprofundar os seus conhecimentos na Sagrada turá então se você desejar ter mais informações sobre a nossa plataforma o link está na na descrição do vídeo E você também pode mandar perguntas durante o programa que a nossa equipe vai te responder com o maior prazer V rachen eh acredito que todos os recados foram dados podemos dar início ao programa de hoje Shalom Shalom Rabi tudo bem com o senhor Shalom Shalom Gabriel Shalom a todos que nos acompanham
é um prazer estarmos aqui mais uma noite e tenho certeza que vai ser muito enriquecedor para todos que vão acompanhar vamos tratar de assuntos muito sérios e muito importantes né para pra vida de todas as pessoas rachin eh como foi falado no início do programa eu falei que nós íamos abordar sobre relacionamento desde o princípio então desde o cortejo até de fato o casamento e sabemos que o casamento é uma mitsa muito importante porque a partir da União do homem e da mulher nós temos o mandamento um dos mais importantes também que é o de
crescer e multiplicar eh Então eu queria que para dar início a a nossa palestra aqui né nosso estudo colocar um texto de berechit né ou Gênesis para que todos pudessem acompanhar se a produção puder colocar é o terceiro slide por que que eu coloquei esse texto para todo mundo eh entender é o anterior isso eh acredito que é um texto muito conhecido né por todos berechit Gênesis 218 colocamos duas versões uma em português e uma em hebraico né a português é a Almeida corrigida fiel então muitas pessoas perguntam qual é a versão que nós usamos
aqui em português então Almeida corrigida Fiel para quem colocar no celular ACF né embaixo colocamos o hebraico eu vou ler o texto e aí eu falo eh pro senhor como que a gente pode introduzir e sobre relacionamentos então diz assim Gênesis 2:18 e disse o senhor Deus não é bom que o homem esteja só farl eis uma ajudadora idônea para ele e eu coloquei em amarelo oou ajudadora idônea e também coloquei em hebraico em amarelo ezer que eh porque na tradução original até um livro aqui se a câmara puder voltar na tradução original não tá
essa questão de ajudadora idônea eh esse livro para quem não sabe ele tem a versão Hebraica e com a tradução em português né E aí tá auxílio como de fronte dele ou seja como se tivesse oposta ele né de frente para ele então eu queria que o senhor explicasse um pouco sobre esse sentido de oposta de oposição tá eh a qu Quando nós vamos paraa tradução e primeiro para nós falarmos dessa questão da Oposição a gente precisa entender o propósito ah da criação ou da formação da mulher não é se você for pro texto da
da Sagrada Torá você vai ver que tudo que a katos Baru Ele criou nos dias da criação né do primeiro ao Sétimo Dia Ah ele vai dizer que é bom então primeiro dia segundo terceiro Ah todos os dias ele diz que é bom quando chega no yon Shabat ele diz que é sagrado faz separação e termina oon Shabat Então nós vamos para uma segunda semana e nessa segunda semana Ah quando Adam richon Adão primeiro ele vai nomear todos os animais né então os animais vão ser apresentados diante do homem né e o homem vai dar
o nome aos animais e pela primeira vez então na escritura sagrada nós vamos ver rashin dizendo que uma coisa não é boa então aqui já é muito interessante Por que que é interessante porque nós estamos em um mundo eh recém criado e perfeito não é e aonde eh tudo que achem faz é bom mas agora agora nesse momento nós vamos ver que hashem vê que uma coisa não é boa e o que que não é bom não é bom que o homem esteja esteja só e aí então ó não é bom que o homem esteja
só Fi uma ajudadora idônea para ele que na verdade não é idônea né mas é oposta né E aí talvez o oposta O que que você precisa entender é que ela seja eh talvez a melhor forma de explicar que é totalmente diferente do que o homem é e efetivamente a mulher é diferente do homem em todos os aspectos e aqui então Ah entra o a primeira questão para um relacionamento Ah bem-sucedido um relacionamento de sucesso Se as pessoas que estão envolvidas nesse relacionamento não entenderem que foram criados com funções ah biológicas fisiológicas eh intelectuais e
e emocionais distin as pessoas podem Ah se frustrar nos seus relacionamentos não é por quê Porque a mulher ela foi criada como alguém oposta ao homem diferente do homem nãoé e então a mulher ela tem uma função né ela tem uma uma uma biologia ela tem uma fisiologia ela tem nos parâmetros emocionais e espirituais ela é muito diferente do homem e foi a kados Wu né que desenhou para que fosse assim para que quando se encontrassem eles hã se completassem h o o misticismo o misticismo judaico né vai dizer que quando a a alma desce
ela desce eh completa e quando ela vai chegar aqui nessa dimensão ela se divide em duas e aí vem essa questão de Cara Metade ou Alma Gêmea mas efetivamente Ah o homem ele ele ele é incompleto não é até o momento que ele encontra eh a a sua esposa né e que seja alguém Ah que lhe seja uma Auxiliadora oposta a ele eh então aqui a gente vai trabalhar esse conceito né ao longo da programação mas em em resumo seria isso né mal R achei a Maia consegui entender agora o sentido dessa questão de ser
opositora né O senhor falou sobre Alma Gêmea e é um dos Tópicos que a gente vai comentar um pouco mais paraa frente então se alguém tiver dúvida com relação a isso vai acompanhando que iremos tratar sobre isso também eu queria dar continuidade no texto para tratarmos um outro termo que é o termo de uma só carne então antes de entrarmos no termo queria só ler o texto pra gente contextualizar e o senhor poderia entrar também eh sobre isso pode passar o slide por favor e colocar na tela e aí continua assim no 21 Então o
senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão e este adormeceu e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar e da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher e trouxe a Adão e disse Adão esta é agora osso dos meus ossos e Carne da Minha Carne esta será chamada mulher porquanto do homem foi tomada portanto deixará o homem o seu pai e sua mãe e a pegarse a a sua mulher e serão ambos uma só carne então queria que o senhor explicasse um pouco sobre esse uma
só carne O que que significa esse uma só carne perfeito eh bom o primeiro primeiro ponto aqui é que nós precisamos entender Qual é o propósito original então o que que eu preciso que todas as pessoas tenham em mente o fato de Talvez hoje as pessoas viverem em uma sociedade que eh caminha não é eh distante daquilo que foi o projeto ah original de rachem para com a humanidade eh nós não podemos dizer que o que nós vemos hoje é o padrão o padrão é o que rhen desenhou para com a humanidade então ah o
o hashem ele fez para que a mulher mulher e o homem em um dado momento se encontrassem não é assim como aconteceu com Adam e rá porque quando achem ele fez Adam cair num sono Ele formou a mulher e ele fez com que eles se encontrassem E aí quando eles se encontram então a Adam vai fazer a a primeira Neval a primeira vamos dizer profecia né ele vai dizer e essa é osso dos meus ossos Carne da Minha Carne né portanto deixará o o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se a ou
seja unir-se a a sua mulher e serão ah dois em uma só carne Então esse é o Projeto original o projeto original é que o homem Ele espere o momento certo para que ele conheça a sua contrapartida não é e a mulher ela espede o momento certo para que ela conheça a sua contrapartida e quando as essas contrapartidas né Essas duas metades se encontram se unem então ah você vai ter um um relacionamento ah duradouro né e que seja Ah até que a morte os os separe não é eh a questão de uma só carne
eh o que que nós acreditamos Quando que o homem efetivamente ele se torna uma só carne com com a mulher né muitas pessoas vão dizer que é por causa do ato conjugal né também obviamente vai existir uma série de conexões né entre a não só a carne mas a alma né do homem a alma da mulher vai ficar unida vai vai ter uma uma ligação mas também eles se tornam eh uma só carne verdadeiramente e e e isso depois você não tem como separar né que é quando vê os filhos né Então o o filho
a descendência ele é uma só carne daquele casal né então eh rashim ele abençoa de tal forma a união de um homem com uma mulher que dessa união Sagrada obviamente feita da forma correta né você tem a descendência ou a gerações e efetivamente hoje a ciência ela comprova isso que tá escrito na Torá Há muitos milênios né que quando o homem se unir com a mulher eles tornam-se uma só carne e efetivamente se você for olhar pro filho né ele tem 50% do DNA ou da sua carne ou da sua matéria que vem do pai
50% que vem da mãe e Ali há uma fusão e aquela alma aquele indivíduo aquele ser ele passa a ser ali o selo daquela União que aconteceu eh entre aquele casal e obviamente uma das maiores bênçãos que existe né para uma família para um casal é a descendência e a geração do dos filhos quero saber se todos já sabiam dessa explicação de uma S carne seu filho né Porque a explicação Que nós conhecemos é aquela do ato conjugal de Fato né que se torna uma só carne mas essa questão do filho não sei se todos
sabiam mas a consequência correta do ato conjugal né quando vira descendência vaiar esse assun sobre contraceptivo e todo mundo ah vai ficar polêmico então vai ficar polêmico é já perguntaram aqui até inclusive já perguntaram Ah então ó segura aí que a resposta vai vir aí que vai vir uma resposta aí não sei se vocês vão gostar Ó eu acho que a gente pode ir pro próximo slide porque ele vai falar justamente sobre essa questão de Alma Gêmea Que o senhor falou eh no início o próximo esse aqui é um texto que nós pegamos que fala
um pouco sobre como o judaísmo como nós judeus acreditamos eh sobre essa questão da União do homem e da mulher né então eu vou ler só para pessoal ficar contextualizado e o senhor explica um pouco sobre Alma Gêmea eh Então pode colocar o texto na tela que eu vou ler ele para todos para o judaísmo o amor é muito mais que um encontro de Corpos e mentes é um verdadeiro encontro de almas a alma ao descer ao mundo é dividido em duas metades uma fica com um homem a outra fica com a mulher no período
do Nascimento ao casamento as duas partes encontram-se em casas separadas e muitas vezes em sociedades e países diferentes no momento certo elas encontram-se nosso trabalho é fazer com que encaixe se perfeitamente Então pegando esse texto como base e trazendo até aquilo que o senhor já disse anteriormente queria que o senhor explicasse um pouco sobre Alma Gêmea se de fato existe e como que nós judeus enxergamos isso Ah bom nós acreditamos que exista assim a a sua contrapartida porque se Adam richon foi dividido para que não é através da costela de Adam richon fosse feito ravar
e ela ah foi trazida até Adam richon e nós sabemos pela pela história da Torá Ah que eles viveram H muitos e muitos e muitos anos para não dizer centenas de anos né porque Ah as pessoas nessa época viviam uma vida muito longa e eles foram casados até o até o fim né Aí nós temos alguns midrashim que vão falar a respeito de quando aconteceu a morte de Adam e de quando aconteceu a morte de Rá Mas eles ficaram juntos até o fim eh então assim existe o que eu acredito também e e aqui o
uma parte eh um pouco mais Mística é que às vezes o ponto é todas as as almas que descem ela tem a sua contrapartida O problema é que às vezes as pessoas elas se antecipam né nessa busca e isso acaba dificultando um pouco que essa pessoa encontre a sua contrapartida né ou a sua outra parte por isso que no judaísmo nós né não não acredito que seja só no judaísmo Acho que outras religiões abraâmicas também TM Esse princípio mas nós acreditamos que é extremamente importante você esperar o momento certo né para que a cheen ah
possa trazer né No momento oportuno a sua contrapartida ou a sua cara metade vamos dizer assim não é e esse momento certo o problema é que se você não tiver disposto a esperar às vezes você acha que é quando você tem 18 anos e talvez você só encontraria com 28 ou às vezes você eh tem 20 anos mas só encontraria com 25 ou pode ser também que você encontre bem jovenzinho né com 17 anos com 16 anos você já encontre a sua contrapartida ã e e e seja jovem Nesse quesito né Mas o importante é
assim não se precipitar e por isso que no judaísmo a gente tem toda uma ordem para que as coisas aconteçam e hoje em dia as pessoas eh tão inverteram completamente Essa ordem e tão tendo muitos problemas em decorrência disso então existe uma ordem organizada acho que talvez a gente vai falar é at Até pedi que o senhor senhor sen quisesse entrar ali que é o casamento nessa preservação se pode tocar ou não a gente pode tocando aos poucos nesse pto tá bom bom eh no judaísmo eh como um todo aí eu acho que nessa parte
aqui independentemente da vertente Judaica acho que isso ninguém discute à Não existe o que é conhecido como namoro acho que aqui no Brasil as pessoas têm essa questão do namoro né Eh no judaísmo isso não existe tá então no judaísmo quando um jovem né ele se interessa por uma jovem eles vão fazer o que nós chamamos talvez numa linguagem que todos conheçam a corte né E aí dentro dessa corte eh ele vai passar a conversar com a jovem não é sem nenhum tipo de contato obviamente para que haja ali uma conexão a a de de
ideias de sentidos de alma não é e E aí depois essas esses dois jovens que vão estar sendo acompanhados pela família pelo Líder ah da congregação também vai vai estar acompanhando ali Ah e eles entendendo que há assim afinidade e que realmente eh o que ambos estão procurando aí eles vão oficializar Então essa corte não é E aí a oficialização dessa corte é quando nós fazemos a consagração que seria o no noivado como acho que a maior parte das pessoas conhecem Ah mas no judaísmo também no noivado Ah você não não não tem acesso ainda
à noiva né então você faz o compromisso né você presentei a noiva com uma peça eh valiosa pode ser uma joia não é ISO aí é o preço da noiva que nós chamamos E aí você agora vai determinar a data do casamento e o então ele vai procurar se alicerçar se estruturar né para que na data correta no casamento ele possa então consumar o casamento e aí é quando a noiva então é tomada não é e é levada para paraa casa do noivo e ali eles vão Então constituir uma família e aí então após o
casamento após essa as bênçãos né que são dadas né Essa cerimônia Sagrada E aí então agora eles vão poder se tocar e vão se tocar ah pro resto das suas vidas porque agora verdadeiramente Ah eles serão eh uma só carne e tem permissão de tocar no outro e de ter assim o o ato conjugal em si né somente após o casamento então nosmo não acontece nenhum contato antes do momento do casamento e esse contato para ficar claro para todos não é só um contato sexual um contato mesmo de toques físicos de tocar na mão de
abraçar não se toca não se toca no no judaísmo já não é comum um homem e uma mulher se tocar eh já não é comum né no judaísmo no Brasil tem essa questão Às vezes tem até cumprimentar até dando acho que beijo no rosto mas no judaísmo isso não é comum né e não é não é adequado Ah então as moças nossas Moas solteiras não cumprimentam ninguém o toque ou beijo no rosto nem nem nada disso Ah então os jovens que estão se cortejando também não tem nenhum tipo de contato né e isso é extremamente
delicado perigoso né se você tiver algum contato isso pode eh acabar eh como um pouquinho de fogo na palha né então não há esse contato no judaísmo isso não é não é visto com bons olhos né E nem adequado e é um problema sério quando se vier acontecer né que aconteça mas é um problema muito sério Então pegando esse gancho que o senhor falou sobre não se tocar né Eu queria que o senhor explicasse um pouco sobre qual a importância eh não só fisicamente mas também espiritualmente de manter essa pureza sexual da da mulher casar
virgem do homem tamb casar virgem e de não se beijar durante todo esse processo de cortejo até de fato o dia do casamento tá Ah vamos lá eh eu vou eu vou falar da parte sexual primeiro depois a gente pode falar até da questão mais simples aos olhos de muitos que seria a questão de um beijo né mas vamos falar da parte sexual quando ren ele então toma a mulher do homem ele ele coloca carne no lugar e e efetivamente aquela mulher ela é uma contraparte daquele homem não é então o que que aem ele
ele vai fazer com a mulher com a fêmea humana ele vai colocar na fêmea um dispositivo não é que só deveria ser acionado no momento do casamento que é quando acontece o ato conjugal então a mulher ela tem eh O que a ciência chama de immen não é E e esse immen é como se fosse ali um um um lacre acho que eu não vejo uma outra palavra melhor né para para utilizar e quando o imem essa membrana que a mulher tem ele é rompido Há ali um sangramento e esse sangramento Ah nós acreditamos que
ele seria como se um literalmente um pacto né um pacto que tá sendo feito uma aliança de sangue entre Aquela mulher e entre aquele homem e efetivamente aquele sangue e esse sangue só vai acontecer uma vez né que é quando a mulher perde a virgindade é que nesse momento então efetivamente ali eh Há uma aliança um pacto que é feito né então volta a dizer Esse é o projeto que hashem desenhou paraa humanidade fez a mulher com immen e fez o em na mulher para que Ele pudesse ser rompido uma única vez para que ela
Então somente tivesse o em rompido por sua cara metade por sua contrapartida né E aí então após isso o casamento Está Consumado então no judaísmo eh depois das cerimônias não é eh que tem as bênçãos do casamento mas o casamento é efetivamente a comprovado quando há ali a união conjugal e quando há também o rompimento desse imem por isso que existe também até na Torá nós vamos ver a questão da virgindade é uma coisa muito importante né E quando a mulher perdia a virgindade você tinha os lençóis da noiva né que atestavam ali que o
casamento foi eh Consumado e ali então eles passam a ser uma só carne Ah também dentro desse contexto e que fica claro Ah o motivo pelo qual Ah é permitido um divórcio no casamento dentro desse contexto não é e é por exemplo casa uma jovem Ahã às vezes Shalom Deus nos livre que não aconteça isso no do povo de Israel mas uma jovem que perdesse a virgindade e não dissesse que perdeu a virgindade E aí um outro rapaz vai se relacionar com ela faz a ketubá faz o casamento e aí não há a prova da
virgindade isso na Torá ele poderia se divorciar dela por esse motivo óbvio que se ele casasse enganado há o caso que ele se a pessoa casa com uma repudiada ou com uma viúva Ele já sabe que ela não é mais virgem Então aí nesse caso não poderia ser desfeito por esse motivo né lógo então só pra gente como nosso público tá em processo de chuva se né rasv chalão aqui a pessoa já cometeu algum erro atrás e tá nesse processo de chuv e ela quer Eh ter um relacionamento correto agora nos princípios judaicos uma moça
solteiro uma moça solteira e aí ela quer seguir esse cortijo até chegar no no ato ali de ketubá e casar Ela pode eh fazer tudo isso que o senhor explicou aqui pra gente mesmo ela tendo errado no no passado é pode obviamente eh o o nosso Deus é um Deus bondoso e misericordioso então a qualquer momento a pessoa ela pode fazer uma tchua pode se arrepender Ah ela pode eh ela tem o direito na verdade né de fazer o tipo dos seus atos então a pessoa em algum momento foi mal orientada ou ah mal instruída
ou talvez vivia numa sociedade que não não tinha esses princípios Morais né tão sérios E aí cometeu algum deslize ela pode sim fazer um um ticum uma retificação e procurar ter uma vida íntegra reta diante de achem diante dos homens obviamente agora o que não pode seria a questão de da omissão do fato em si para o pretendente né então o noivo precisaria ter ciência de que a a donzela não é mais Donzela e ainda assim ele desejando a ter o relacionamento não há problema algum mas não pode ser omitido esse fato porque aí Isso
daria um problema depois no casamento então para quem tinha essa dúvida acredito que já foi muito bem respondido é acho que a gente pode abrir para uma dúvida como a gente tá nesse contexto de relacionamentos ainda o Caleb Ele perguntou se a alma gêmea precisa ter necessariamente a mesma idade não não Não não precisa ter e normalmente não tem eh mas assim isso não é uma não é uma questão que tem que não é exata vamos dizer assim essa matemática não é exata Tá mas é ideal que o homem seja um pouco mais velho que
que a jovem o ideal Mas pode acontecer de ter a mesma idade pode acontecer da mulher ser um pouquinho mais velha um ano mais velha do anos mais velha pode ser até um pouquinho mais velha pode acontecer mas o ideal é que o homem seja mais velho porque a a mulher ela amadurece mais rápido o homem demora um pouquinho mais para amadurecer e a Como que eu posso dizer né o ciclo fértil da mulher ele é mais curto do que o do homem né então Eh Lembrando que o grande propósito do casamento no judaísmo não
é somente o casamento por si só mas é a Constituição de uma família e uma família só é efetivamente constituída com a descendência com os filhos né Então a mulher ela tem um ciclo fértil ã mais resumido Não é vamos dizer assim e o homem Ele não tem esse ciclo fértil o homem durante todo o tempo que ele vive ele ele tem esse processo esse ciclo fértil esse processo reprodutivo né então é ideal que haja uma diferença de idade para que haja equilíbrio aí na questão da da natalidade e o casal tenha muitos filhos né
foi respondido a pergunta do Caleb então Eh avançando um pouco como a gente aprendeu agora sobre o processo de cortejo já no processo de de noivado então eh acho que é conhecimento de todos que a MH judia quando ela tá casada ela tem que cobrir a sua cabeça cobrir o cabelo que é o que sui né então eu queria que o senhor explicasse se ela já começa a cobrir no período de noivado ou só de fato quando casa e qual a importância espiritual também início da mulher cobrir o cabelo perfeito bom eh no no no
judaísmo isso desde tempos muito remotos cultura do Oriente Médio como um todo né não só os judeus mas a maior parte das Nações ali da do oriente tem o hábito da mulher casada cobrir o cabeloo Ah o cabelo ele é coberto a partir do momento do noivado então a jovem ela tem o seu cabelo amostra até o momento que ela eh oficializa o noivado a partir do momento que ela oficializa o noivado daí por diante Então ela passa a cobrir o cabelo não é eh existem comunidades que fazem o noivado E o casamento no mesmo
mesmo período existem comunidades que fazem o noivado uma certa antecedência e depois efetivam o casamento Mas a partir do momento que que ela fica noiva ela já deve cobrir o cabelo porque Ah no judaísmo o cabelo coberto significa que aquela mulher ela já tem um dono né já foi adquirida por alguém então ela é propriedade de alguém eh não entenda mal tá propriedade Mas ela já tá compromissada com alguém então por isso que ela cobre o cabelo Por que que ela cobre o cabelo eh pro Judaísmo e eu acho que para qualquer nação o cabelo
da mulher ele é algo sensual n ele é algo que inspira a sensualidade nãoé Então a partir de uma momento que aquela mulher ela eh tem alguém com quem ela está compromissada ela não deseja mais ser sensual para nenhum outro homem que não seja o seu pretendente que futuramente vai ser o seu marido e quando for o seu marido né então dali por diante é indecente ela mostrar o cabelo né então é considerado uma indecência uma coisa coisa errada né o judaísmo por isso que é comum a judia cobrir o cabelo aí depende da comunidade
que vem então h no Oriente médio usa o kissui Né que é o que é o lenço que que as mulheres colocam ah na Europa recentemente as mulheres mudaram a questão do Lenço e passar a usar Ah uma outra forma de cobrir o cabelo que é com com a peruca mas eh Há muitas discussões no meio judaico sobre se é legítima a peruca ou não muitos rabinos dizem que não né outros rabinos legislam que sim enfim né bom que cada comunidade siga ali as suas tradições né mas na nossa sinagoga as mulheres usam o quei
né e o tempo todo ou somente no ambiente sinagog tempo o tempo todo ã na na verdade pelo judaísmo quem teria permissão de ver o cabelo da mulher né seria o o seu esposo e os filhos né As crianças dentro de casa ã fora isso nenhuma outra pessoa teria autorização de olhar pro cabelo da mulher Ah então quando ela vai sair ela cobre o cabelo não é ela não não não tem o costume de andar com o cabelo amosta muito se discute hoje em dia né Principalmente na diáspora se pergunta a respeito ah de se
isso é um mandamento da Torá se isso é uma tradição Ah enfim eh embora não exista Talvez o mandamento Claro na Torá mas nós vemos em um texto da Torá que quando a mulher sot a mulher suspeita de adultério ela entrava dentro do Tabernáculo para fazer ali um um ritual né para ver se ela havia cometido essa transgressão a cabeça dela era descoberta então aqui nós sabemos que toda mulher casada anda com cabeça ah coberta e tem um contexto espiritual muito forte além de de de ser uma questão de sensualidade o cabelo também ele tem
um magnetismo espiritual então nós acreditamos no judaísmo que todos os pelos né como um todo barba cabelo eles têm uma uma um magnetismo espiritual muito forte então o cabelo ele funciona como se ele fosse eu vou dar um exemplo aqui uma antena né então ele tem um magnetismo tanto é que quando você coloca a mão em uma corrente elétrica os pelos arp iam tem acho que antigamente tinha aquela feira da ciência que você ia na escola que você ia no acho que no memorial da América Latina ali você colocava a mão numa bola que passava
uma corrente elétrica os cabelos eles arrepiavam toddo né então o cabelo ele tem um um eletromagnetismo muito forte né E esse eletromagnetismo do cabelo e dependendo da situação ele pode ser eh usado pro mal né de uma de uma forma ruim Talvez a pessoa tá vendo assim fal Ah poxa cabelo tem eletromag magnetismo isso não faz sentido Não não tem muito a ver não acho que é bom só a gente olhar para para Torá nós vamos ver que um dos votos de mais santidade que tinha pro povo de Israel era o voto de nazir sim
que é quando eh o homem ou a mulher que fazia esse voto deixava o cabelo crescer livremente e não podia passar na Valha E aí nós temos o exemplo mais conhecido que é chinchon ou Sansão e ele H então toda aquela conexão que ele tinha com o mundo espiritual com ain com ruar h de achem que via sobre ele e era pelo cabelo quando ali houve uma profanação do cabelo né então ele fez várias coisas que ele não deveria ter feito mas quando ele houve ali a profanação do cabelo que é onde estava o voto
né ele perdeu a força perdeu a conexão então o cabelo ele tem um magnetismo ele é uma coisa muito eh muito espiritual né embora as pessoas achem que que que não é mas é uma coisa muito séria e no judaísmo também já talvez entrando aí eh a questão de tingir cabelo também eh química no cabelo Ahã isso também é uma coisa séria A gente eh desaprova esse tipo de Conduta porque um cabelo tingido ou pintado ou oxigenado ou platinado ele tira a função do cabelo ele passa a ser um cabelo morto né ele não não
é um cabelo que tem vida então ele não cumpre o propósito né daquela questão das conexões espirituais então no judaísmo também nós desincentivos tingir o cabelo pintar ou qualquer coisa nesse sentido óbvio que é permitido todo o cuidado estético né então a mulher Pode hidratar o cabelo passar creme pentear normalmente né não não há problema quanto a isso mas a questão da química isso é desaprovado não não é recomendado não é e essa questão da sensibilidade do Cabelo é tão real que quem nunca entrou em algum lugar ou se assustou e a primeira coisa que
aconteceu foi os pelos arrepiarem né os pelos do braço então tem essa sensibilidade muito forte de fato eu acredito que várias pessoas já devem ter tido alguma nesse sentido n então por isso que o cabelo é coberto e é interessante Até que esse conceito ch ralia quando vai escrever para Corinto ele vai falar sobre a questão acho queo em Coríntios 11 se não tiver enganado ele vai falar a respeito da da mulher que ela tem que ter o cabelo coberto né como sinal de poderia a mulher casada no caso né mulher solteira não não não
é essa obrigação só a mulher casada perguntaram E por que que hoje algumas mulheres não usam lenço em Israel né Não colocaram algumas né mas eu coloco algumas Porque de fato não são todas que não usam né é somente algumas Então por que tem mulheres que moram em Israel que são judias e não cobrem o cabelo então pode ser que seja esse essa questão se for uma judia religiosa ela embora apareça cabelo mas é uma peruca o cabelo dela tá tá escondido né ah se for se for de linha normalmente a Ach que nazim eh
provavelmente vai est de peruca se fosse farad aí vai est de de queu e misrad também usa né o Mah que é o oriental USA eh mas assim se for uma judia não religiosa aí não não não tem como a gente usar como parâmetro Pode ser que seja esse o caso né uma judia não religiosa eh tem uma judia famosa inclusive que faz vídeos na internet tem muitos seguidores que ela não cobre porque ela aparentemente não é religiosa po pode ser que eu esteja enganado mas né mas judias religiosas todas elas cobrem o cabelo assim
B Rin Então acho que a gente já passou pela fase de cortejo fase de noivado podemos entrar agora e o pré-casamento ali que é a ketubá né a ketubá ela já é tratada no noivado né mas a gente entrar na efetivação ali do do casamento então a gente preparou um slide sobre ketubá se a produção é o próximo isso ketubá e eu vou ler o texto para contextualizar E aí o senhor eh pode explicar a gente trouxe até um exemplo de uma ketubá dois slides paraa frente o senhor quiser também mostrar como que é mas
ketubá então que é é literalmente o que está escrito que significa né com todas as responsabilidades e obrigações do marido com sua esposa conforme nossa lei e tradição eh tem mais um texto pode passar o slide isso o noivo e duas testemunhas dois homens sem vínculos de parentesco entre si ou com os noivos e assinam a ketubá o contrato formal de casamento ao fazê-lo o noivo demonstra sua intenção de não considerar o casamento apenas como uma união física e emocional Mas também como compromisso moral e legal que mediante essa assinatura ele se compromete a cumprir
Então queria que o senhor explicasse um pouco sobre o que que é essa ketubá né o significado dela para nós judeus não só físico mas também espiritual que tem um significado né é bom a ketubá ela é um contrato eh que é firmado eh seria um contrato de aquisição tá eh casamento Judá que é uma coisa eh muito antiga H milênios então a Ketu é um contrato de aquisição aonde Você tem os termos né desse contrato todas as cláusulas que são colocadas naquilo que tá sendo negociado entre as partes né o família do noivo e
a família da Noiva entre o noivo e a noiva Então vai ter todo todos os termos ali no contrato e pro judeu o casamento ele é Ah legal com esse contrato hoje no Brasil você tem a certidão de casamento né então você tem hoje um cartório que faz a certificação de que há ali um casamento Mas isso é uma coisa ente então no Brasil há tempos atrás não existia cartório então por exemplo no Brasil se você fosse fazer você precisaria de um documento de uma organização religiosa no caso do catolicismo aqui no Brasil que fornecia
esse documento para os católicos e o judaísmo sempre teve o seu documento que é a a ketubá né que é um documento que para para ser oficial precisa ter a assinatura do noivo e duas testemunhas né porque o testemunho de dois homens é necessário para validar aquilo e e aqu etua pertence à noiva é importante falar né que é um documento que fica osto na noiva né pertence à noiva e ali ela tem todos os direitos né legais e espirituais de cobrar o marido tudo que tá escrito ali na na ketubá que foi muito bem
combinado antes deles sarem o compromisso de casamento e inclusive no judaísmo Nós acreditamos que tamanha a responsabilidade do homem para com a sua esposa que eh se um homem eh maltrata a sua esposa ou ou não a trata bem Ah Deus não ouve nem as suas orações sim não é então até tem uma kefa vai falar né que vós maridos coabitai com entendimento com as vossas esposas para que não sejam impedidas as vossas orações então a mulher ela foi dada pro homem com o propósito de ensinar o homem a se relacionar né então o homem
ele só é completo quando encontra sua esposa e a família só é completa quando tem os seus filhos e ali conforme você vai tendo a vivência do casamento dessa união os filhos você vai entendendo mais perfeitamente o plano de Deus paraa humanidade e o grande propósito da família é trazer Santificação PR os indivíduos porque através do convívio familiar você vai se elevando vai se santificando vai aprendendo vai aprendendo a ceder vai Aprendendo a Amar vai aprendendo a entender e você vai se aperfeiçoando através do convívio familiar então extremamente importante e no judaísmo uma coisa que
também é é importante nós falarmos que nós eh não incentivamos de forma alguma o celibato Né o não casar né então no judaísmo nós incentivamos que casem né e e e constituam famílias e tenham descendência Esse é o propósito da criação do homem e da mulher que casem e constituam suas famílias B rachin eh nós trouxemos um exemplo de ketubá só pro pessoal ficar contextualizado né se a produção puder colocar Então tá na tela tem o texto em hebraico eh na parte de cima e o português para que todos pudessem ter o entendimento nós colocamos
também né onde vai mostrar como o Rabi disse eh os deveres que o homem vai ter ali com a sua companheira né ali onde teria a assinatura das das testemunhas e do noivo né Eu acho que não não precisa a gente ler agora não não não é necessário eh bom em resumo né ela vai trazer as ã todas as condições ali que estão sendo negociadas as responsabilidades da Noiva as responsabilidades do noivo né existem modelos obviamente de ketubá né Cada comunidade pode ter ali a o seu modelo a nossa ah sinagoga tem eh como modelo
esse tipo de de documento para para o casamento judaico meu Rin acho que a gente já tá quase finalizando essa questão de o processo do relacionamento né a gente já pode entrar acho que agora em Pureza familiar métodos contraceptivos né só que antes da gente entrar queria só fazer uma pergunta que uma pessoa fez de Cavan sincera aqui se ela atingiu o cabelo como que ela poderia fazer agora ela até sugeriu né cortar e deixar crescer naturalmente de novo se seria o correto ela fazer isso seria uma de de de qualquer forma ela vai precisar
cortar a parte que foi tingida né O problema é que se faz pouco tempo que tingiu teria que cortar muito curto eh não só atingi tá quem fez eh como é que chama essa coisa que a mulher faz que o cabelo fica liso para sempre é progressiva é isso se fez isso aí também o esse cabelo também ele é considerado no sentido espiritual inválido né Ele é um cabelo sem vida um cabelo morto né tanto é que que a mulher que que que faz isso né Se ela lavar o cabelo a parte que foi feito
esse tratamento não volta né volta eu acho que é isso que fala o nome né o nome correto é é então assim nós não recomendamos tem assim eu não vou entrar mas tem uma série de questões espirituais na tintura do cabelo tem uma série de problemas espirituais e você que é se tem o testemunho de yeshua como masia Yeshua falou quando ele tava falando para não jurar ele falou não jureis ah nem pelo pelos cabelos da sua nem pela sua cabeça porque você não tem o direito né de tornar um cabelo branco Preto então Eh
o cabelo grisalho ele é extremamente benéfico pro homem e pra mulher nãoé porque o conforme o nosso cabelo os pelos vão ficando Branco isso vai mostrando que nós estamos chegando num nível de maturidade que consequentemente se espera que nós tenhamos um maior nível de espiritualidade então quanto mais grisalho o cabelo da mulher e o cabelo do homem Teoricamente mais espiritualizado ele tá pela experiência de vida né eu inclusive a Torá fala para nós nos levantarmos diantes da das Cans brancas né dos cabelos brancos né então se a pessoa tingiu o ideal é eh cortar e
cortando para remover essa essa tintura e não não voltar a tingir a tintura de cabelo traz vários problemas espirituais tem muitas mulheres que TM dor de cabeça crônica e às vezes é por causa dos procedimentos eh capilares né tanto progressiva quanto a tintura isso é uma coisa muito séria também extremamente complicado quem é a pessoa que põe a mão no seu cabelo porque a cabeça é uma parte muito sensível da espiritualidade né Então dependendo de quem é o cabeleireiro esteticista que cuida isso é uma coisa muito séria também eh Então tem que tomar muito cuidado
eu vi que perguntaram sobre brinco aqui também então vou aproveitar já que estão falando de vaidades né fal é que é um bom bom tema bom vocês vão ver judias usando brinco e vão ver judias que não usam brinco tá eh Como eu disse cada comunidade ali tem os seus costumes ah a maior parte do dentro do Judaísmo não usa brinco com perfuração Ou seja que faz o furo né na orelha ou qualquer coisa nesse sentido Então as partes eonde o judaísmo é mais ah religioso normalmente não tem esse tipo de Adorno de adereço Tá
mas vocês vão ver judias que usam a nossa comunidade nós não não temos o costume de de usar esse tipo de adoro tem algumas explicações espirituais também mas aí não cabe entrar aqui hoje senão tomaria muito tempo sim b ren acho que a gente já pode entrar então Eh no papel da da mulher e do homem na na família né então se a nossa produção puder colocar o último slide isso o texto diz o seguinte são duas linhas né tanto o homem como a mulher receberam de aen atribuições para a vida familiar E aí acredito
que já até responde uma pergunta que fizeram aqui pro senhor falar sobre o o a família patriarcal como que o judaísmo enxerga isso então que senhor explicar um pouco sobre o papel da mulher o papel do homem e essa visão no judaismo sobre família ah bom eh como eu disse lá na criação a mulher ela foi ela foi criada Como assim uma contraparte do homem né Então as responsabilidades do homem dentro do Judaísmo são completamente diferentes das responsabilidades da mulher né Qual que é a grande responsabilidade da mulher ah dentro da Constituição da família é
cuidar do esposo do Lar e dos filhos Essa é a grande responsabilidade da mulh mul tanto é que xa ralia quando ele tá legislando se não tiver enganado também em Coríntio ele vai dizer assim da mulher ele vai dizer salvar-se a dando a luz a filho se permancer na modéstia e no temor e na Santificação então Ah esse é o grande propósito pra mulher e qual é o grande propósito pro homem é se o provedor então o homem é que tem que prover o lar o homem que tem que prover o sustento o homem que
tem que ser a a aquele que sai para trazer o sustento pro pro pro seio familiar então em resumo né seria isso né ah Rabi Então o senhor quer dizer que a mulher não pode trabalhar dentro no judaísmo pode mas a principal responsabilidade não é da mulher é do homem e se a mulher para trabalhar isso faz com que ela negligencie o seu principal papel Então nesse caso ela é proibida de trabalhar porque o principal papel da mulher é Cuidado dos filhos cuidado da família cuidado do esposo o cuidado do lar no judaísmo nós dizemos
que a mulher ela é o alicerce alicerce da casa né então o próprio ah existe um provérbio que foi escrito que diz que a mulher ah sábia ela edifica a sua casa né então Ou seja a mulher ela tem a capacidade de edificar a casa né de de moldar a família ah de moldar o esposo e de moldar os filhos né grande responsabilidade da mulher então todosos grandes ã homens da Bíblia eh você pode ter certeza que eles tiveram mães muito especiais E aí nós vemos que quando pessoas sagradas iam nascer a Chei enviava mensageiros
para dizer ó essa alma que vai vir é muito Sagrada então você que é mãe tem que tomar um cuidado redobrado para essa alma Sagrada que vai descer então vamos pegar o exemplo de haná que teve shemuel uma mulher que fez um voto ali para sheem e criou ah filhos exemplares vou dar o exemplo da mãe de chinchon de Sansão que quando a ela ia conceber um um anjo foi lá e avisou para ela se santificar que ele ia ser um nazir Ah então diversos né diversas pessoas da Bíblia a gente vê que se tornaram
Grandes Homens porque tiveram grandes mães então é extremamente importante o papel da mãe né da maternidade como um todo né pode pode continuar acredito que essa questão do papel do homem e da mulher tá diretamente ligado também na pureza familiar porque sabemos que durante sete dias a mulher fica ali no da sua Purificação aham então a mulher sabe edifica e ela tem entendimento disso faz justamente com que ela tenha uma família edificada ali pura Então queria que o senhor explicasse um pouco sobre o que seria esses sete dias de purificação tá eh no judaísmo também
é extremamente importante que a gente tenha em mente o seguinte ah aem eh ele diz que a mulher ela fica impura não é E aí tem um motivo Místico Espiritual do porque que acontece a impureza da mulher que o período de separação S um período de nidar então a mulher ela tem um fluxo menstrual durante o fluxo menstrual a mulher é proibida ao seu marido e o marido é proibido à sua esposa eles não podem ter nenhum tipo de contato Ah não importa eh a Torá diz que ela ficará sete dias no sangue da sua
Purificação Não importa se o fluxo menstrual dura três dias e depois estanca a Torá diz sete dias no sangue da sua purifica Purificação Não importa se cinco dias e estanca Torá de sete dias no sangue da sua Purificação então hã segundo a Torá por sete dias a mulher tá proibida pro marido e aí a partir do oitavo dia Teoricamente depois ela fazia uma imersão Ela poderia ter contato com o marido mas a lará que são as leis rabínicas vão determinar que assim que estanca o fluxo menstrual ela precisa contar 7 dias limpa e depois dos
7 dias limpa aí ela pode ter contato com o marido mas Lembrando que aqui é a lará não é é lei Judaica na Torá fala que ela fica sete dias no sangue da sua Purificação então então do oitavo dia em diante ela estaria liberada mas existe essa determinação rabínica e eu preciso explicar os dois né Agora durante o período da da do do fluxo sanguíneo é completamente proibido e isso é uma coisa muito séria se o casal comete precisa fazer de chuar né se arrepender porque é uma impureza que vai trazer consequências pro casal pra
família vai trazer até enfermidades pro casal pra família pra mulher né É uma coisa muito séria também é importante a ah deixar claro que no judaísmo a relação conjugal ela é Sagrada santa e pelas vias naturais né então e qualquer tipo de de de coisa que seja contrário à natureza né acredito que você tá entendendo bem o que eu tô dizendo isso é proibido no judaísmo então o no judaísmo o ato conjugal ele é um ato muito sagrado muito Santo Nós acreditamos que a shinu paira sobre o casal tanto é que uma alma Sagrada pode
descer a mulher pode Então tem que ser feito de forma muito Santa né Muito Sagrada óbvio que é prazeroso para ambos não não nós não não dizemos que o prazer é errado Não é isso mas o prazer sendo feito da forma correta e da forma adequada e cumprindo essa questão da Pureza da mulher também nãoé nesse caso o período da mulher durou mais do que 7 dias 1 oitavo como que ela aí você vai ter algumas discussões no no talmud e no também vai ficar quando passa um dia dois dias você tem algumas discussões o
problema é quando é um período um pouco mais longo a partir de 9 dias 10 dias aí essa mulher ela não é mais n dá né não é mais o fluxo menstrual ela tem alguma enfermidade aí ela é considerada uma zava que é uma mulher que vaza aí implica em outras questões porque aí essa mulher durante todo o período que ela ah ela é zavar né que ela tá com com esse fluxo aí ela é proibida e quando cessa aí efetivamente ela precisa contar S Dias limpa para depois eh fazer a sua Purificação e voltar
a ter contato com o marido mas esse caso de um fluxo menual menstrual que não é mais fluxo menstrual alongado na Torá ele é considerado como algum ato pecaminoso porque quando acontecia o caso da mulher zavar né Essa mulher de fluxo eh ela precisava ir no templo fazer uma oferta então Provavelmente algum tipo de pecado que pode ser que fosse talvez E aí existem vários motivos tá obviamente não vou aqui eh discorrer sobre todos mas pode ser que algum ato de promiscuidade sexual ou algum ato eh de ter tido relação sem respeitar o período de
nidar ou alguma coisa ilícita ou não ter respeitado uma quarentena isso pode dá uma consequência e a mulher se tornar uma mulher com fluxo Mas aí seria uma enfermidade né pela Torá não é uma coisa comum o fluxo menstrual né até o período de 7 dias é considerado comum quando passa disso já é um uma coisa sério é um problema Bom rag eu acho que caminhando pros 10 minutos finais podemos falar sobre métodos contraceptivos que foi uma das coisas que pediram logo de início né então que que queria entender um pouco é sobre isso só
TR tema polêmico hoje né Para nós judeus pode usar algum tipo de método conceptivo pode evitar filhos Qual que é a visão que nós judeus temos sobre isso bom não é não é nem questão de nós judeus né a visão que Deus tem para a humanidade não é eh no judaísmo nós assim eh somos Pró Vida Torá É Pró vida não é eh a kadoch paru falou pro homem cresça e multiplique depois que aconteceu O Dilúvio quando Noé e a sua família desceu o kados Baru falou de novo cresa e multiplique Então esse é o
mandamento Divino para toda a humanidade não é não é só para povo Judeu então é proibido sim é uma transgressão é um pecado haverá eh qualquer tipo de método contraceptivo então eh tomar medicamento para não ter filho é proibido EV usar preservativo é proibido derramar semente no no chão ou ou não não Concluir o ato né com a esposa é proibido Ah qualquer tipo de cirurgia para esterilização também é proibido no judaísmo não é permitido né E aí Talvez a pessoa vai dizer assim mas então eu sou obrigado a ter filhos não é só não
casar pessoa solteira não é obrigado a ter filhos mas se casou aí você eh é importante você ser obediente a xen e ter muitos e muitos filhos né que disso Depende a continuidade da humanidade né que nós possamos crescer e multiplicar e trazer essas almas sagradas pro mundo né então no judaísmo nós não não não não temos nenhum tipo de método contraceptivo tá isso é isso é proibido e até eu queria contar o midrash a respeito de quando a pessoa Às vezes ela justifica para evitar filho ela fala assim ah eu eu sou pobre né
então por isso que eu evito ou eu não tenho condições eh ou uma série de de de desculpas o mundo tá muito mal então eu não quero ter filhos porque o mundo tá mal ah o midrash vai falar que quando o nosso povo tava escravo no Egito e olha só a situação que o nosso povo tava escravidão né e ainda assim nosso povo se multiplicava se multiplicava muito isso fez com que e o rei do Egito ficasse muito zangado com o povo de Israel e ele fez um decreto dizendo assim se nascer a menina deixa
Viver Se nascer menino lançai o no Nilo ou seja mato né vamos matar os meninos Então olha só o mundo que o nosso povo tava vivendo e se multiplicando e a bênção de achem sobre o nosso povo e aí Ah anrão ele com medo de que pudesse ter um filho menino e esse menino ele ver o seu filho ser jogado no Nilo Ah o que que ele fez sabendo que ele não podia né derramar semente no chão obviamente is é um pecado diz que ele se apartou da sua esposa né então ele deixou de ter
contato com ela né E quando ele fez isso né com receio de que ela viesse se conceber e eles já tinham dois filhos né que era Haron e Miriã e Miriã Então ela foi tomada no ruar eh Mirian uma uma profetiza Ela disse assim agindo assim o senhor se torna pior do que Faraó E aí mas como assim pior que Faraó Ela falou porque Faraó deu um decreto não é qual foi o decreto se nascer o menino não sai no Nilo Mas se for menina deixa viver deixa viver então então o faraó ainda permite que
as mulheres vivam mas no caso se o senhor evita ter filho com a sua esposa Ah o senhor não tá permitindo nem que venha o menino e nem que venha a menina Então o senhor tá sendo pior que Faraó né E aí ele toma aquilo como uma repreensão e o midrash vai falar que ele voltou a ter contato com com a sua esposa e aí o que é muito bonito desse midrash é que quem nasce é moché não é E aí eles escondem o bebê né porque havia o decreto só que quando ela coloca o
bebê na cesta de juncos perto ali no Nilo onde a filha de faraó se banhava ou ela vai tomar o menino para criar o menino vai ser príncipe você já conhece a maravilhosa história do nosso povo moché é o libertador do povo de Israel ou seja eh essa alma Sagrada que desceu nesse momento de dificuldade foi uma alma que tirou o povo da escravidão Então nós não temos o a permissão de decidir quantas almas vão descer através da nossa vida nós não temos a permissão de determinar quantos filhos nós vamos ter somente a kadoch Baru
pode determinar e às vezes a pessoa tá dizendo assim ah mas eu sou pobre o mundo tá um lugar muito difícil mas talvez essas almas que vão vir esses filhos que você vai ter que eu vou ter eh vão mudar nossa situação financeira Ah eu vou dar o exemplo dos Pais de de David ramel não é que H tinham muitos filhos e Davi depois se tornou um rei né Então olha a Prosperidade que esse jovem trouxe pra família ah então nós não temos né A a não podemos decidir ou definir quantas crianças vão vir ao
mundo eh esse controle nunca foi entregue à humanidade né Se a humanidade assim faz ela faz por uma transgressão mas no judaísmo a gente considera isso uma coisa muito séria filhos é uma bênção é a maior benção que o ser humano e o casal tem e quanto mais filhos mais rico essa família é não é b perguntaram até e quem fez algum método contraceptivo né aluma vasectomia no caso do homem ou ela que é dura no caso da mulher se ela pode reverter deve deve procurar reverter assim como você talvez por uma falta de Sabedoria
ou de orientação né acabou praticando esse ato ruim né você deve procurar desfazer e tentar todas as vias e Meios possíveis para reverter eh eh é é é desejável sim que a pessoa reverta no judaísmo a gente não tem autorização de castrar nem animal Então nem o cão do do judeu é castrado nem o gato do judeu é castrado nós não castramos nem os animais proibido a Torá proíbe castrar os animais Quem dirá o o homem né a gente sabe que infelizmente o mundo caminha muito distante né da da vontade de achem né e as
pessoas acabam cometendo esse equívoco Então passa tvá e se houver recursos e possibilidade reverta desfaça o o procedimento b rachen bom ri acho que a gente conseguiu abordar bastante coisa sobre relacionamento né fomos lá desde o princípio literalmente fomos em Gênesis até de fato ali o casamento filhos então eh ô Gabriel fizeram uma pergunta aqui F uma pergunta que eu que eu vou responder que a Ana Ana Talon Silva T Sil que ela perguntou gostaria de saber se você Gabriel é filho do Rabino eu acho que tá depois do vídeo ah do Shabat tá todo
mundo muito curioso ah e não é viu gente ele ele ele é meu filho eh assim de consideração só se for mas é um grande amigo um discípulo muito querido que eu tenho né mas anda tanto comigo que parece filho né mas mas não é meu filho Ah o pai dele frequenta a sinagoga com a gente também um um grande tsad um homem muito bom ah não é meus filhos são os outros do vídeo tá os os outros são meus filhos O Gabriel é meu companheiro né ô Rin então respondido porque muita gente ficou com
essa dúvida né cara Acho que depois do vídeo né que que viro você no no gente como o Rabi explicou meu pai tá assistindo a gente inclusive Shalom pai Shalom chilom Shalom meu pai Shalom minha mãe também é a mãe dele ficou enciumada né minha mãe ficou não é meu filho não eu sei eu sei só tá só tá emprestado comigo só RX bom ri acho que a gente conseguiu abordar todos os tópicos sobre relacionamento tivemos muitas perguntas né Eu acho que uma última pergunta aqui também que o Caleb fez é que a esposa dele
perguntou se ela pode fazer uma escova no cabelo né uma chapinha né pode pode pode mas aí se se ela é judia se vive o judaísmo ela não vai mostrar para ninguém né vai est o cabelo coberto Mas pode não tem problema adornar o cabelo não é proibido passar hidratação fazer uma chapinha uma escova e não não há proibição quanto a isso só não vai poder mostrar para ninguém que não seja o esposo mas cuidar do cabelo esteticamente pode é incentivado nós incentivamos nossas mulheres a a cuidarem né a serem belas pros seus esposos mas
assim bem verdade é e é eu vou até fazer esse comentário Ahã a beleza da mulher pro marido não tá no exterior então um homem judeu ele não ele não ele não se apaixona pelo corpo da sua esposa ele se apaixona pela alma porque é a sua cara metade a sua alma gêmea Ah então nós sabemos que a mulher com tempo ela vai envelhecer assim como o homem também Vai envelhecer e se o nosso casamento dependesse só do exterior né quando as pessoas começassem a envelhecer elas se separariam né mas não é esse o motivo
pelo qual nós nos unimos nós nos unimos por uma conexão de alma então a a minha conexão com a minha esposa e a sua conexão com a sua esposa se dá Ah no sentido de uma conexão de alma tá eh então assim a mulher ela ela pode se adornar né Mas ela precisa entender que o o marido judeu a ama não por causa do Adorno mas a ama pela mulher Santa Sagrada que ela é pela para pela grande esposa que que ela é pela grande mãe que ela é né Então esse é isso esse é
o elo né do casamento judaico né em um mundo aonde a gente vive hoje com muito de aparência né que as pessoas eh TM necessidade de de de se sentirem bonitas belas se exporem e serem elogiadas no judaísmo é oo contrário né Quanto quanto mais eh escondido Quanto Mais discreto mais belo é para nós né então nossas mulheres elas procuram andar com muita discrição Mas pode sim se se embelezar cuidado o cabelo n a questão de de maquiagem no rosto obviamente com algumas eh ponderações também é permitido né não não há problema não sim então
V rachen eh caminhamos já para um pouco mais de uma hora de programa né se o senhor quiser fazer considerações finais mamã mandou um Shalom aqui para você ó ela mandou Shalom meu filho para o rachin por sua vida e que achin abençoe grandemente o pai e a mãe que amém criaram tão bem criado né amém bom Rachinha B a eh se o senhor quiser dar as considerações finais se tiver alguma consideração final para falar com o pessoal né já caminhamos para mais de uma hora de programa acredito que não foi tudo falado porque é
um assunto bem longo é eu acho que semana que vem vai continuar o tema né a gente tem tem bastante assunto aind rach bom eu agradeço a todos aí pelo que eu vi hoje nós tivemos uma quantidade grande de pessoas ao vivo Ah se você achou que esse conteúdo é é importante compartilhe com mais pessoas né coloque comentar ários n leve esse conteúdo para outras pessoas Agradeço pela oportunidade foi um prazer estar aqui com com todos vocês ao vivo aí mais de 200 pessoas ao vivo né e faço minhas considerações finais e passo pro Gabriel
bom rach Agradeço ao Rabi Pelo maravilhoso estudo e Agradeço também as pessoas que participaram eh que você compartilhe com o máximo de pessoas que você consegui este programa e vai ficar gravado aqui se você quiser saber mais informações sobre a nossa plataforma não se esqueça que o l que está aqui na descrição do vídeo você também pode fazer perguntas e sobre o programa sobre a nossa plataforma é no vídeo que vai ficar gravado que nossa equipe vai te responder com o maior prazer V rashen Então até o próximo r chuva que você tenha uma noite
abençoada que você tenha um um shabbat um dia de shabbat abençoado e até
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