[Música] Olá eu sou Sidney Gomes e este é o sem protocolo o nosso bate-papo direto sem complicações sobre a política do Parlamento e também sobre como a política está inserida no nosso cotidiano Hoje a gente vai falar sobre política e cinema o gancho ao lançamento do filme ainda estou aqui de Walter Salles o candidato Brasileiro ao Oscar e aqui comigo um dos maiores especialistas na sétima arte aqui em Minas Gerais o criador do site cinema em cena o CEO do do cinema em cena Pablo Vilaça Obrigado Pablo pela presença seja bem-vindo aqui ao se protocolo
Obrigado pelo convite seja como eu disse ali na abertura nós nós pegamos como gancho aqui para falar de cinema e política o lançamento do ainda estou aqui do Walter Salles que é um filme baseado no livro do Marcelo Rubens Paiva de mesmo nome ainda estou aqui e que retrata o cotidiano de uma família que se vê ali o cotidiano interrompido a vida interrompida pelo eh pela prisão e pelo desaparecimento do Patriarca do ex-deputado Rubens espiva e com se impactou ali essa tragédia do desaparecimento eh pode impactar uma família eh é isso mesmo assim é é
um é um diferencial que a gente pode ver dessa desse tema que muitas vezes já é retratado no cinema mas esse ponto de vista íntimo é é uma das novidades desse filme Eu não acho esse é um dos problemas assim eu não acho que esse seja um tema que seja muito retratado pelo cinema por incrível que pareça eu acho que relativamente falando o Brasil fez pouco filme sobre período da ditadura eu acho que se você vai ver por exemplo a os Hollywood a quantidade de filmes que eles fizeram e fazem sobre os principais eventos históricos
na história do país seja coisas internas como horer Gate sobre Guerra Civil eh sobre assassinato de Kennedy Martin Luther King ou Vietnã que seja E se for comparar com a quantidade de filmes sobre a ditadura São relativamente poucos filmes eh eu acho que inclusive essa falta de preservação da memória através do cinema que é um grande preservador de memória acho que é uma das melhores formas de ensinar história Claro a gente sempre né tem Às vezes o filme tem erro factual e tal mas assim de um ponto de vista de registro e principalmente de apresentação
para pras novas gerações cinema é uma forma de ensinar imensa eu acho que talvez se a gente tivesse tido mais frequência em retratar filmes da ditadura talvez a gente não tivesse tanta gente negando eh que é a ditadura uma das coisas que eu acho fascinantes sobre no cinema na arte de modo geral é isso Você tem tema ditadura militar mas você tem formas diferentes de lidar com esse tema Então você vai ter filmes por exemplo que eles vão tratar da ditadura eh falando por exemplo da violência dos porões da ditadura um filme com do batismo
de sangue do evo raton que é um filme sensacional de um diretor Mineiro brilhante ou você pode ter por exemplo o ano que meus pais sairam de férias e aí a gente vai ver a ditadura do ponto de vista partir de ponto de vista de uma criança em que os pais de repente foram para clandestinidade mas ele não sabe o que é isso então os pais saíram de férias eh ou com uma ação aventura né que companheiro enfim Mariguela Mariguela que também tem um uma um registro e eh eh de realidade maior assim é para
entender Até para resgatar a importância de uma figura que é muito demonizada por quem não entende história então o ponto de vista de um personagem também é um estudo de personagem Sem dúvida né O que que move uma pessoa a a enfrentar um um uma ditadura militar né e e e o que que representa a liderança daquela pessoa então várias abordagens a abordagem que eu acho que o o ainda estou aqui faz que eu acho que é muito muito feliz é primeiro não só como você falou bem e essa desconstrução da família por uma intrusão
do Estado né de repente você tem uma família que é extremamente harmoniosa ou mesmo que não fosse mas no caso é uma família harmoniosa um pai presente um pai carinhoso e um dia simplesmente chega o estado Bate a porta e é um negócio interessante no filme isso mostra né para quem tem saudade da ditadura como é que é de repente entram três caras armados não ocorre ninguém ali questionar O que que vocês estão fazendo aqui deixa eu ver mandado porque era assim você não vai questionar TR Os caras estão Inclusive a paisana nem uniformizados eles
entram acampam na casa da pess pess leva uma pessoa que desaparece come a sua comida come a sua comida dorme na sua casa e você não questiona porque é isso é isso que é uma ditadura militar e e e Então essa essa intrusão no cotidiano que eu acho que que é importantíssima o poder pelo poder né o poder pelo poder e ser o poderzinho daquele do guardin da esquina que se fala né que é sempre o problema né o problema é esse começa lá em cima mas o guarda da esquina se sente empoderado e ali
realmente era E os caras tinham uma liberdade absurda né para esse tipo de de despropósito E aí Aí uma outra coisa que eu acho muito importante é justamente esse olhar de classe média porque é uma coisa que do registro da falta de memória da da classe média brasileira que que é uma coisa assim que é eu acho absolutamente chocante que é achar que tá imune né uma ditador militar eu sua classe média quem vai sofrer eh como sempre são os mais pobres ou quem vai sofrer é o são os os os os revolucionários não os
terroristas né E aí a gente vê por exemplo no começo do filme que vai sensacional e e é uma realidade você tem um um carro com quatro ou cinco jovens obviamente classe média todos brancos a polícia para e dá um enquadro e com perigo mesmo você acha que é o único momento na história do Brasil em que jovem branco de classe média tem medo da PM né porque se se fosse um carro hoje em dia por exemplo tivesse uma pessoa negra ali o terror absoluto porque sabe que pode morrer por uma parada num blitz na
época da ditadura não o filho da classe média também esse risco né não a classe média acha que é imune é isso ão ali na na orla do Leblon né a família morando ali De frente pra praia sobrado bonito e aí no início isso que é bacana assim eu acho abordagem legal a ditadura tá na periferia para eles né você vê a personag do Fernanda Torre de vez em quando ela observa um caminhão cheio de PM passando isso ela vem ali na praia passando que usaram essa imagens até como cartaz do filme né a família
rindo ela olhando para outro lado é mas assim é a distância é então é essa mentalidade na a ditadura é uma coisa distante Até que não é até que entra na casa dela até que não é mais e aí entra na casa dela e acabou pega o marido pega ela pega a filha dela né então eu acho que o filme ele ele ele consegue registrar muito bem essa essa falta de direito que as pessoas têm sobre uma ditadura sobre como ninguém tá imune a violência de uma ditadura você pode ser ess F prato cheio então
PR para esse resgate de memória né maravilhoso é maravilhoso o filme é muito feliz nisso e eu acho que uma coisa que o filme faz muito bem e porque seria muito tentador você pensar assim ah o o o centro dessa história O que é interessante nessa história é a prisão dele e a violência e vamos vamos concentrar nisso o filme Pega quase metade da projeção quase metade da duração uns 40 minutos para mostrar o Rubens Paiva que o cel tomelo constrói o cel tomelo constrói com uma com uma com um calor humano imenso eu tava
conversando aqui isso que o cel tomelo ele preenche tanto o o tempo que ele tem de tela que a gente depois sente a falta dele como a família sente a gente sente falta do é essa é a inteligência do filme né porque a gente vê o vazio que ele deixou né Não precisava assim não precisava no seguinte sentido Não interessa se o pai era bom se o pai era ruim se o pai era ausente o que quer que seja ditadura não tem direito de de de fazer o né Ninguém tem direito de tomar o pai
de ninguém mas o fato dele ser tão carismático tão carinhoso um pai tão presente né Com esse calor humano tão grande torna essa ausência faz a gente sentir essa ausência muito mais né Eu acho que é é um acerto também de da estrutura narrativa do filme que é que realmente é isso é um acerto é brilhante Ô Pablo esse filme teve está tendo uma carreira vamos dizer assim tá começando a carreira de sucesso até no exterior estreou no Brasil agora mas ele ele teve uma recepção sensacional ganhou o prêmio de melhor roteiro foi aplaudido por
10 minutos em festivais Veneza e tudo mais e essa forma como ele vem sendo recebido você acha que isso influencia no no sucesso do filme aqui no Brasil ou ele teria carreira própria mesmo sem isso essa é outra frustração imensa assim e eh o o brasileiro médio quando eu falo brasileiro médio não é não é no tom assim de burro o brasileiro o espectador médio é aquele que vai ao cinema ver os lançamentos da semana porque eu acho que existe aí no brasileiro médio uma viral laticia imensa que eu acredito que não seja o cas
quem trabalha com cultura eu acredito que não tem essa viral latice mas tem essa viral latice assim o que é valorizado nosso lá for eu vou valorizar também Uhum Então assim é um negócio que eu acho eu vejo direto isso assim gente falando assim ah não sei você fica falando assim brasileiro filme brasileiro tudo é ruim e não é Os filmes rolidos são muito melhores e você vê e eu sempre pergunto qual foi o último brasileiro filme brasileiro que você viu se a pessoa assistiu algum filme brasileiro recentemente se é uma comédia da Globo uhum
si agora o o o respeito e a eu falo eu ve obviamente Por uma questão de profissão e por amar cinema eu vejo muito filme vejo muito filme de de todos os países e eu vou muito a festival e festival é isso né você você é inundado por filme de todos os países ou de muitos países eu falo sem medo de S alfan porque não tem esse negócio de eu acho patriotismo conceito de patriotismo uma imbecilidade Colossal Então não é patriotismo porque não sou patriota porque acho que sou Idiot é uma questão de reconhecimento o
cinema brasileiro é um dos melhores cinemas do mundo mas sem dúvida nenhuma eu sempre Falo isso porque o cinema o Brasil tem dimensão Continental e a gente produz cinema em todos os cantos desse continente você pega o cinema hollywoodiano você tem a costa leste que você vai ter Nova York costa oeste Hollywood acabou você não costuma ter muito cinema quando você tem cinema em outras áreas dos Estados Unidos é porque é uma produção de Hollywood que foi fazer lá porque tem uma vantagem fiscal paraa produção no Brasil não no Brasil você produz Pernambuco você produz
Ceará Minas Amazonas Rio Grande do Sul e São Produções locais com a cara local são é é impressionante você vê um filme três quatro cinco filmes brasileiros no mesmo ano de regiões diferentes parece que é outro país que aquilo tudo não tá no mesmo país são estéticas diferentes linguagens diferentes temas diferentes nenhum país tem isso até quando criticam por exemplo querendo elogiar outro tipo de cinema que não de Hollywood fazem uma comparação do nosso cinema com o argentino por exemplo eu já vi você falando que a crítica é um pouco injusta porque a gente vê
o melhor que vem de lá né exato exato né o cinema argentino é tem muita coisa boa óbvio que tem tem coisas maravilhosas no cinema argentino mas eu garanto que tem muita coisa horrível que ninguém vê porque não sai da Argentina é isso o que sai da Argentina e percorre o mundo é o melhor então assim a gente os filmes que a gente vê aqui realmente vão ser muito bons porque eles já passaram por um filtro de distribuição eh a mesma coisa no Brasil né você pode ter certeza que você não vai ter as globos
chanchadas sendo exibidas nos Estados Unidos na Europa na Ásia não o que eles vão exibir é aind estou aqui Bacural E aí o pessoal né só só produzem coisa maravilhosa no Brasil Fi não produz também coisa ruim o que é bacana né Porque quanto mais você produz é óbvio que você vai fazer arte boa é muito difícil todo filme bom que você vê é um milagre é muito difícil porque é uma equipe imensa com ideias diferentes com mil dificuldades principalmente no Brasil 1 dificuldades de produção de orçamento logística Então sempre que sai um filme bom
e aqui ou em qualquer lugar do mundo é um milagre Ô Pablo e nesse momento você eh a gente já começou a falar sobre isso eh O que o Brasil vive a gente nessa polarização Qual que é a importância de do lançamento de um filme como ainda estou aqui você acha que ele tem uma capacidade por exemplo de furar bolha o problema da bolha é que ela não depende só da capacidade do filme por ter por exemplo uma linguagem universal por ter uma linguagem acessível ou por não ser um filme que prega né porque o
ainda estou aqui não é um filme em que a mensagem tá no texto tá no subtexto não é panfletário né Né Não é panfletário é ele retrata um período horrível do do país um incidente horrível e tire as suas conclusões eu acho que qualquer pessoa com humanidade mínima vai tirar a mesma conclusão e mas ele não é um filme que você pode dizer por exemplo Bacural é um filme que eu amo mas ele é um filme que tá no centro do filme alegoria política no sentido de que é um filme que ele tem uma posição
que é uma posição que ela tá Clara desde o começo não diminui o filme por isso de jeito nenhum o ainda estou aqui ele não vai por essa por essa por esse caminho né ele ele vai construindo a história sem fazer discursos e vai permitindo que você veja Qual que é o subtexto Enfim então o problema não é do filme O problema e a cara do diretor também né do do Walter Salles é uma uma sutileza na na no tratamento uma delicadeza imensa imensa é é um grande diretor que há muito tempo não fazia um
filme de ficção né há 12 anos sim o problema da bolha é quem tá dentro da bolha não vai se deixar influenciar então você vê por exemplo Gente que não viu o filme não tem nem ideia direito do que que trata o filme dizendo Vamos boicotar que eu acho engraçadíssimo vamos vamos boicotar o filme Não vamos não você já não iria não vi não gostei né isso e outra coisa isso não vai afetar a bileteria do filme porque você já não iria não é para você né Não não até é até é mas a pessoa
não tem abertura intelectual e honestidade intelectual emocional maturidade para tentar ver uma coisa que desafie aquilo que ela acredita é porque eu falo eu penso se nem esse filme que ali aquela visão íntima de uma família eh conseguir um filme mais cometário aí que mais não que não que não reverbera mesmo não não vai porque agora claro que não são todos tem porque sempre é bom se alentar tem pessoas que votam por exemplo eh na nessa extrema direita que não são de extrema direita se você for perguntar o que que essas pessoas acreditam elas vão
acreditar que vão dizer que elas defendem que a mulher tem direito sobre o próprio corpo que a religião e o Estado tem que ser separ ados e tal mas é mas o discurso inflamatório antissistema que é uma grande ironia porque de antissistema não tem nada e de de de Combate à violência essa essas enfim esses esses essas hashtags fáceis de manipular a pessoa vai nessa mas ela não é de extrema direita essas pessoas eu acho que elas podem ser alcançadas pelo filme e eu não sei se você acompanha se você tem esse interesse de assistir
alguns Alguns documentários que são feitos com esse revisionismo né eh você consegue assistir ali só como crítico de cinema ou você eu falei eu escrevi inclusive sobre o o o o documentário do Brasil paralelo que é que nega a ditadura eh e eu desconstrui o filme Assim entre armas e livros não entre armas e livros tem um que chama 1964 entre armas e livros entre livos não lembro o título mas enfim eu escrevi sobre ele na época e fiz também um comentário em vídeo e eu tive duas preocupações primeiro analisar como crítico eh e como
como eu digo como crítico não que que eu acho que o crítico não deve eh se se importar com o aspecto político Ao contrário toda a arte é política por Excelência excelência se um crítico que nega a a a política na arte esse crítico você ele não tem credibilidade nenhuma mas o que eu quis dizer é assim eu eu como crítico no sentido técnico no sentido de narrativa de recursos que o que o filme usa para contar sua história pobre pobre pobre pobre é assim é de uma é de uma linguagem pedestre que Eu aponto
vários elementos porque que ele tão pedestre de um ponto de vista histórico é de uma desonestidade profunda E aí eu também no texto eu fui mostrar ó Isso aqui isso é falso Isso tá E aí bota a fonte então assim Isso me incomoda eh eu diria que a única a única virtude que esses documentários têm de Brasil paralelo por exemplo é que eles assumem claramente o que eles estão fazendo eles assumem que eles têm uma postura eles não tentem não tentam nem fingir que a somos estamos analisando imparcialmente né porque senão teria que somar ainda
essa desonestidade eh o páo esse cinema instrumental né porque o cinema sempre falou de política usou temas políticos mas também foi usado eh por exemplo por regimes eh ao longo da história e Lenin falava Lenin dizia de todas as artes a mais importante pra revolução é o cinema isso em 1920 o nazismo usou demais né era uma a linguagem ali que para chegar todo mundo era o cinema né Uhum não e é uma propaganda que ela pode ser usada para para para fins destrutivos ou para fins construtivos né também para você poder mostrar coisas bacanas
pra população Olha você é dono do do da sua própria você você você é influenciado pelo Estado mas você tem voz numa democracia né Vamos aprender isso porque tem eu acho que falta muito isso também no Brasil a pessoa quando ela ela tá indo mal a culpa é do estado mas se ela vai bem ela não vê o que o estado oferece Ah eu é mérito próprio eu que fiz é meritocracia né não é o estado não tem nada a ver com isso é um absurdo e e dentro da da lógica do do do cinema
todo filme ele é político todo filme porque ele pode não ser sobre política mas a lógica que rege aquele filme e tem ser dentro de uma cultura de um país se eu vou fazer por exemplo uma comédia romântica sobre um cara que tá interessado numa mulher eh e aí ele vai e começa a segui-la e o filme encara aquilo como romântico aquilo é um comentário político Não não é um comentário político filme tem car como que romântico de repente uma sociedade um pouco mais Pera aí isso é história o filme ele já assumiu uma posição
política sem notar ele ele normaliza por exemplo o stock o crime né então assim tudo é eu claro que eu tô dando um exemplo mais fácil mas tem todo filme todo filme só só o fato dele ter sido produzido dentro de uma cultura dentro uma de um de de um país em determinado momento ele já ele já faz escolhas políticas né então assim o Eu acho que o importante não é desmerecer o fato de ser político ou não o importante é é você ter capacidade de analisar o filme e assistir coisas inclusive que que te
desagradam né Eu acho que isso é importantíssimo porque senão a gente é muito fácil você ter posições se você não é desafiado e o que a gente tem hoje é constantemente as nossas opiniões sendo reforçadas se você por exemplo você usa o Google se eu for pesquisar por exemplo sei lá um tema de esqua pesquisar por exemplo Bolsa Família coloco bolsa família no Google os resultados que vão aparecer para mim depois de um monte de propaganda né porque o Google acabou um monte de propaganda vão ser resultados que vão refletir o a minha posição se
um um um cara de extrema direita pesquisar Bolsa Família os primeiros resultados vão falar como aquilo é um terror pro estado isso é pavoroso porque o algoritmo tá treinando todo mundo a ter sempre as suas posições confirmadas confirmação né você perde a capacidade do de entender o contraditório você pde inclusive perde Inclusive a capacidade de argumentar diante do contraditório Então quando você recebe uma uma opinião oposta sua você tá desabitado a argumentar Qual que é a reação raiva explosão ódio você imbil ignorante por isso a importância de um filme como ainda estou aqui trazer trazer
as pessoas de volta pro cinema e talvez tentar um diálogo ou você acha que nem assim é esperança no Mundo Ideal isso aconteceria como eu falei eu acho que tem muita gente você acha que ele perde bilheteria por causa de do da temática não acho que ele perde bilheteria porque asas pessoas já não iriam ver o fil brasileiro se fosse se fosse uma comédia da Globo provavelmente ela já não iria São pessoas que não assistem brasileir elas vão assistir Os Vingadores 19 mas elas não vão assistir um filme brasileiro que tá sendo elogiado por todo
mundo eh o caso do do an aqui ainda tem um fator adicional que é como eu falei o viralatismo Assim pessoas que até poderiam assistir mas assim mas vão mesmo porque o filme é o candidato Brasileiro ao Oscar o que também é uma besteira uma besteira o Oscar Oscar eu acompanho o Oscar desde antes muito antes ser crítico do cinema porque né quem gosta de cinema você acaba gostando do Oscar né É É uma é uma referência não de qualidade mas uma referência da indústria eh o Oscar é campanha Eu também escrevi um longo artigo
sobre a Fernanda tores tem falado muito disso né que eles estão em campanha mas o Oscar não é a medida de tudo né não é se o filme não ganhar o Oscar do jeito que o Brasil trata isso como uma Copa do Mundo gera uma frustração também né né e assim o fato do do do você você essa é a questão por exemplo até para vocês ter para você ter uma ideia até Sabe aquele segmento em memória uhum pessoas que morram a longo do ano tem Lobby para ver quem vai entrar ali tem Lobby Olha
só por quê Porque não dá para colocar to que morreu Então as agências que representam as pessoas que morreram começa a fazer lobby porque elas querem mostrar pros agentes que estão vivos pros representados dela que estão vivos assim olha como é que a gente vai defender os interesses é depois de morto então rola Lob até para aquele segmento uma um filme para ele ser indicado para ele ter chance de ser indicado ao Oscar para ele ter chance a estimativa é que ele tem que gastar em Los Angeles e Nova York que é onde fica a
maior parte dos eleitores da da Academia pelo menos 1 milhão e meio de Dólares no mínimo para ter chance e se ele for indicado ele tem que gastar Provavelmente o equivalente para ter uma chance de ganhar então assim não é questão de mérito Não é questão de mérito é porque tudo é gasto então por exemplo eles estão fazendo sessões e eu vi hoje por exemplo celt tomelo publicou no numa rede social e que que não é o ex não é o Twitter que é que é outra enfim mas Ele publicou que o champan viu f
sim adorou a cena do cachorrinho onde o champan viu aquele filme O champan viu aquele filme numa sessão organizada para membros da academia então são sessões em que eles organizam pros pros eleitores da academia com a presença do elenco do diretor comes e bebes né É claro o filme também tem que falar por si só né se eles se o filme for uma porcaria Colossal né é difícil vender mas é um clima assim de campanha né você vem aqui olha né Tem uma comida bacana ou tá aqui todo mundo que fez o filme para você
conversar né Isso é campanha isso é campanha então assim eh eh se o filme vai ser indicado ou não claro isso tem como eu falei se o filme for uma porcaria é muito difícil mesmo você investir num dinheiro Colossal que ele acabe sendo indicado mas se ele não for indicado não é demérito né é é é indústria é campan e é um filme que assim ele precisa servido por nós também né Eu acho prin Principalmente eu acho que principalmente a gente tem uma eu eu é um negócio assim eu cresci e o pior que o
Oscar ajuda nisso né ajuda as pessoas irem pro cinema ajud claro já você tá ajudando só do filme você o candidato brasileiro a uma possível indicação ao Oscar já tá ajudando imagina se é indicado imagina se ganha e vamos sonhar aqui que você acha que primeiro o filme tem chance e segundo Fernanda Torres tem chance a indicação de melhor atriz ou ela tem mais chance que o filme ao contrário eu acho que o filme tem mais chance é muito difícil ela ser indicada se ela fori indicada vai ser assim no caso da Fernanda T se
ela fori indicada é porque a performance dela tocou as pessoas de uma maneira tão Colossal que eles não conseguiram ignorar a eles tiveram que ignorar a campanha do dos outros porque tem gente que tá tem tem atores e atrizes que eles estão em campanha desde antes eles começarem a fazer o filme que eles estão sendo indicados tipo ó fulano de tal vai vai ser timoe chalam ele vai interpretar o Bob Dylan numa biogra quando anunciou o Timo cham para interpretar o Bob Dylan quando anunciou Já se tornou um dos favoritos do Oscar é tem tem
papéis que já vem com o Oscar embutido ali quase né e pessoas então o estúdio começa a vender então assim pensa É como se você tiver um cara fazendo campanha do anos e de repente uma semana da eleição entra um candidato novo se ela conseguir ser indicada é É isso aí Sinceramente não é nem só a campanha é uma questão que as pessoas ficaram enlouquecidas pela performance dela e mereceria isso aconteceu com Fernando Montenegro Fernando Montenegro se ela interpretasse em inglês ela I ser Infinitamente Mais respeitada que Mary streep não tem dúvida nenhuma disso né
agora existe uma barreira de língua não dá para enfrentar mas eu tava dizendo sobre essa essa essa bola por exemplo eu cresci ouvindo histórias da ditadura e de tortura porque várias pessoas da minha família combateram a ditadura e foi eu tenho uma tia que foi presa torturada ten duas tias foram presos torturados tem consequência se sequela até hoje psicológicas físicas Enfim então eu cresci ouvindo esse tipo de história Então para mim não é um choque mas eu lembro que quando batismo de sangue foi feito teve gente fal assim Ah eles exageraram muito f não não
exagerou muito ele não mostrou tudo amenizaram né É porque se ele mostrasse tudo a censura do filme ia ser todo mundo sai correndo do cinema também né se mostrar do jeito que foi sa então assim é é uma é é por isso que eu espero o filme tinha que fazer muito sucesso que as pessoas tinham que ver o filme tinha que levar a escola para ver o filme O fato do filme ser protagonizado pela Fernanda Torres e pelo celt Tom Melo que são atores que quidos fazem comédia fazem televisão isso pode ajudar um pouquinho também
nessa quebra aí da bolha Claro claro isso é o sistema você usar atores para trir público pro filme isso é desde o início do cinema isso desde realmente assim des em 1910 você já tinha a garota da vita graf que nem sabia o nome dela porque ninguém eles não colocavam na época nome de ator no no filme mas Tod mundo já sabia aquela é a garota da vita graf porque ela faz todos os filmes da vita graf ela era uma celebridade então assim isso é desde sempre claro isso influencia Ô Pablo agora pra gente terminar
o nosso tempo tá acabando é por que assistir o ainda estou aqui porque primeiro é um filmaço é um filme maravilhoso é um filme que ele tem uma construção narrativa delicadíssima ele tem uma fotografia uma recreação de época que é brilhante a atmosfera que o filme cria a maneira como o o filme através por exemplo do do do grão aparecendo na tela da fotografia eh da dos tons quentes da direção de arte dos figurinos da Escolha das músicas O ele te mergulha no no período ele faz você voltar pro período eh performance homogêneas no sentido
de que todos estão muito bem né o o cara o menininho que faz o Marcelo Rubens Paiva pequeno que aparece fala relativamente tá ótimo no filme as filhas todas estão ótimas no filme né as pessoas que fazem particip Daniel Dantas que é um ator sensacional num participação especial danis tub Camila mã Humberto Carrão Humberto é impressionante é uma preparação de Elenco maravilhosa os centrais então Fernanda Torres o o o cel tomelo e a Fernanda montin Fernanda Montine é isso que eu acabei de falar é um negócio impressionante a mulher não diz uma palavra no filme
é é isso que eu falar assim você tá falando e é assim o filme é bem construído é bem feito é do começo até o último segundo até Último Segundo né E ela não diz uma palavra uma palavra e a performance dela é uma coisa assim ah que até R que de novo se fosse em inglês ela provavelmente seria considerada até a casa é personagem né como é que é a casa é personagem do filme tanto é que a o a o o movimento de câmera saindo da casa vazia tá nos créditos porque é isso
é uma é uma a a casa vazia a gente sente a aquela perda né aquela casa ela é um símbolo é um símbolo de tudo que a ditadura destrói destruiu né e e alguns Ainda querem que destrua volte para destruir mais pois é Pablo mas onde que a gente acha dá o seu serviço aí fala do cinema em cena das redes sociais eh bom o o eu o cinemaemcena.com.br Né desde sempre mas as pessoas não visitam muito site hoje em dia então é mais fácil falar rede social rede social tô no Instagram tô no no
threads Blue Sky é só procurar Pablo vilaca né Pablo vilaa com dois Ls eh Pablo vilaca e e me acha e vai ter a crítica lá do ainda estou aqui eu vou escrever eu tô eu tô preparando Na verdade eu tô preparando três cursos que vão estrear na casa do sabe que uma plataforma eu sobre expressionismo sobre formalismo Russo que é isso a e sim isso é um cinema que é ele é movido só por política formalist soviético então assim eu ainda não escrevi mas eu devo escrever essa semana sobre o filme eu tenho que
escrever é um daqueles filmes assim que você sai do cinema eu tenho que escrever sobre esse filme Obrigado Pablo e obrigado a você pela companhia o sem protocolo Você acompanha pela TV Assembleia pelo streaming e também pelo seu tocador de Podcast Favorito e o nosso videocast está disponível no YouTube a direção é de Érica Araújo a produção desse Episódio é de Helena Câmara áudio de Eduardo e edição de Vitor Caldas até o próximo [Música]