bom boa noite a todos hoje nós estamos poucos D para fazer quase que um bate-papo a respeito do assunto né é um assunto que pode parecer estranho e pouco prático distante da nossa realidade que coisa mais exótica que interesse mais erudito Alquimia da idade média na verdade a alquimia hoje é uma das grandes injustiçadas no momento atual a gente não conhece muitas vezes atribui até uma série de preconceitos a ela Os alquimistas passaram para a história como ambiciosos que desejavam transformar o chumo em ouro quando na verdade todos aqueles que se dedicam a conhecer um
pouquinho mais dessa chamada ar perene ar sagrada da alquimia percebem que na verdade a transmutação que ela queria fazer não era dos metais era do homem que na verdade era muito mais do que parecia externamente Lógico que em se tratando de uma palestra que a gente pretende que não ten aí mais do que uma hora abordar aspectos muito profundos de alemia evidente que não vamos nem eu tampouco poderia fazê-lo porém a apenas talvez quebrar o preconceito de você se perceber como em qualquer momento histórico às vezes temos muito a aprender não que a alinia seja
da idade média alquimia passa pela idade M Na verdade ela existe em diversas civilizações muito antes do ciclo medieval tanto no Oriente quanto no ocidente poderíamos falar especificamente por exemplo da alquimia na china onde ela era muito forte associada ao talismo a alquimia na Índia onde ela também era muito forte associada a candra nós vamos falar especificamente da alquimia que nasce no Egito em Alexandria e que atravessa a idade média e que é a que mais conhecemos no acidente e coincidentemente é que mais equívoco gera hoje é muito comum que a gente pense bom a
alquimia teve como único mérito ser a mãe da física da química né Assim como se acredita que a Astrologia teve como único mérito ser a mãe da astronomia Então na verdade existe uma grande injustiça trata-se de coisas de diferentes a alquimia tratava num conhecimento muito profundo do homem num conhecimento baseado em determinadas máximas da natureza onde estava inserido no meio disso um conhecimento dos elementos que depois realmente deu um pontapé na Química como técnica de manuseio dos metais hoje se sabe que aquela premissa que a alquimia tinha de que era possível converter um elemento no
outro é verdadeiro já se faz isso porém a alquimia não era simplesmente converter elementos químicos um em outro era aliar-se a ação do tempo ajudar o tempo na sua ação de fazer todas as coisas amadurecerem e chegarem à sua Plenitude existe um antropólogo do século XX Que el é muito interessante faz algumas colocações muito bonitas sobre alquimia que era a meceia Aliade ele diz o seguinte olha um químico querer julgar um Tratado de Alquimia como imprestável ou como primitivo Porque não lhe ajuda na sua técnica de lidar com elementos químicos é mesma coisa que um
pedreiro querer aprender a técnica de construir casas através de um tratado da Franco maçonaria é evidente que existe muito mais do que simplesmente uma técnica de construir embora a própria palavra Marçon venha de pedreiro Eles nasceram exatamente dos construtores mas não se prendia única e exclusivamente o aspecto técnico daa é um elemento que é muito importante que nós vamos realçar bastante na visão da alquim eles consideram que um objeto e aliás eu se lembra de mais Platão um objeto ele está interconectado com vários outros planos de manifestação um objeto ele é uma sombra no plano
concreto do plano das ideias onde ele existe como um ser ideal e eles acreditam que se o homem trabalha nesse plano com intenção de trabalhar naquele o que ele faz aqui nesse mundo ele fará nos dois acreditam que qualquer trabalho físico no plano concreto feito com a intenção de unir os dois mundos vai gerar efeito nos hoje é importante que vocês entendam isso existe uma coisa muito interessante que se fala até mesmo naquela chamada pintura réa que é a pintura que nós conhecemos como dos homens pré-históricos que pintavam os animais dentro das cavernas nós achamos
que são muito primitivos mas até eles conheciam Esse princípio de Alquimia conta-se que uma das coisas mais complexas que tem hoje em dia a gente entender porque esses homens se detinham às vezes em locais Absurdos dentro dessas ceras já vi figuras fotografista talvez até você já tenha visto de locais que eram estreitos uma parede de pedra quase que comprimida contra outra você está ali ser uma posição altamente complicada que essas pessoas se colocavam ali para desenhar a sua caça minuciosamente desenhavam a sua casa e acreditavam que ao fazê-lo com toda a concentração de alguma maneira
eles já tinham dominado a sua caça quando chegavam nos campos no dia seguinte a caça Já estava quase que hipnotizada esperando por ISO ou seja essa capacidade do homem vejam nós estamos falando de homens Vas caverno essa capacidade do homem de conectar esses dois planos através de um poder muito especial do homem que é imaginação e vontade que une é o mercúrio Filosofal um dos dois mundos imaginação e vontade era o segredo da alquimia então eu sou capaz de trabalhar com um símbolo concreto aqui embaixo e aquilo que ele simboliza lá em cima também vai
estar sendo trabalhado através dessa minha intenção de trabalhar não no mundo mas nos dois né então a alquimia é muito mais do que simplesmente uma operação química ela é muito mais do que aquilo que a química se propõe sem críticas porque evidentemente a química tem um papel muito importante e cumpre o seu papel agora trata de coisas diferentes de objetos diferentes então comparar elementos que se dedicam a mundos tão diferentes É no mínimo injusto principalmente porque não conhecemos nem acreditamos nas bases com que trabalhava o alquimia bom um pouco da história como eu falei para
vocês a alquimia disse que ela viria da palavra quem do país de quem que era o nome primitivo de Egito o Egito não chamava a si próprio Egito vinha de quem quem o misterioso quem é o Kemi que era a arte de preparar os corpos embalsamados para a mumificação essa arte de mexer com os elementos para poder diminuir a velocidade de decomposição dos corpos que era uma arte que se utilizava também nos corpos vivos para aumentar a sua longevidade esse segredo que teria chegado a Alexandria ele teria sido codificado em vários tratados de um mestre
chamado Hermes trimegisto esse Hermes trimegisto que alguns dizem que é mítico outros dizem que é histórico que teria sido o compilador de toda a religiosidade egípcia teria sido o compilador do kibal da Tábua de Esmeralda de uma série de máximas onde ele dizia que através de algumas poucas frases ele compilar as leis fundament mentais sobre as quais se estrutura o universo o fundador daquilo que nós conhecemos como a escola hermética que guardava criteriosamente os seus segredos de geração a geração vem de Hermes aquela influência que depois nós vamos ouvir em Platão que Platão também tinha
muito si oso de não deixar que o conhecimento caísse em mãos inadequadas Platão diz que é preferível ignorância absoluta do que o conhecimento em mãos inadequados isso vir virinha da escola hermética existe uma famosa máxima hermética que diz que os lábios da sabedoria só se abrem aos ouvidos de entendimento aí que ficou até associado para nós as coisas estão muito fechadas estão hermeticamente fechadas Ou seja hernes é aquele que guarda anciosamente os segredos da natureza para que não caíssem na mão de crianças que a humanidade é uma criança uma criança quando pega algo muito Poderoso
se fere se machuca é um dos grandes perigos não deixar que os segredos da natureza caiam na mão de uma humanidade criança isso por alguma razão que não sabemos dizer muito bem porque algo desse conhecimento aflora no início da idade média e começa a ver o desenvolvimento dentro da Europa medieval de alguns grupos que muito secretamente começam a pesquisar a alquimia agora vejam bem uma coisa curiosa se nós pudermos remontar aquele painel medieval dentro da idade média ser ambicioso e querer transformar chumbo em ouro não era pecado agora ser filosófico e querer acelerar a evolução
do homem era pecado mortal e dava fogueira garantida ou seja trabalhar com algo que se referia à evolução da natureza com mistérios que pudessem dizer respeito ao homem era perigoso não podia ser feito então nós vamos ver que muito dessa faceta que hoje chega até nós daqueles homens que nos seus Laboratórios com aquele forno que é o atanor estão trabalhando o metal para tentar extrair do Chumbo o o ouro é uma imagem externa que foi colocada pelos alquimistas como fma de se auto preservarem de sobrevivência inclusive é uma coisa curiosa que inclusive alguns dos grandes
alquimistas que trabalharam dentro da Idade Média eram da igreja eram altos sacerdotes que secretamente se dedicavam a isso como por exemplo São Tomás de Aquino que escreve um livro muito famoso que é a Aurora consurgens que é uma das bases da alquimia medieval vamos ter Roger bacon vamos ter o próprio Jordano Bruno que também eh começa sua vida como Monge e depois é perseguido e morto pela igreja enfim muito da alquimia medieval era inclusive pesquisada dentro da própria igreja por alguns mondes por alguns pensadores mas oficialmente não podia haver nada de Esotérico era uma mera
pesquisa química né então é bem interessante que nós vamos perceber essas duas facetas da alquimia alquimia esotérica e a exotérica que que vem a ser Esotérico e exotérico exotérico é o externo essa faceta de transformar o metal para obter daí riquezas essa faceta visível que é o que em geral acreditamos que se reduz a alquimia e o Esotérico interno que é razão oculta para a qual trabalhava a alquimia transformar homens de chumbo em homens de ouro transformar o chumbo dos instintos da ignorância no ouro da sabedoria eles acreditavam isso já é alguma das premissas fundamentais
da Apia acreditavam que o universo é inteiramente Vivo e esse universo vivo obedece a leis que entrelaçam todos os seres viventes e que essas leis podem ser conhecidas e que o homem como parte da natureza como parte desse universo pode operar sobre essas leas Então se existe uma velocidade para que os metais evoluam existe uma velocidade para que as plantas evoluam para que os animais evoluam existe uma velocidade para que os homens por e eu posso conhecedor dessas leis respeitando essas leis eu posso acelerar essa velocidade tá posso fazer com que o chumbo se torne
ouro quer o chumbo físico quer o chumbo Filosofal da alma humana no fundo que esses alquimistas buscavam realmente era esse elemento da transmutação humana que num determinado momento foi feito dentro de Egito dentro de várias civilizações no sei daquilo que eles chamavam de iniciações que nada mais era do que escolas onde através de uma transmissão de conhecimentos mestos de cículo a evolução do homem era acelerada numa velocidade muito superior a que seria normal por uma única razão para que ele servisse para que ele conduzisse outros homens para que ele se comprometesse com a humanidade é
o que mia medival tenta rebuscar esse segredo né então Alexandria é o ponto de partida da história de onde nós conhecemos surgir novamente a TNA alguns dos tratados G Extrem registos como por exemplo a Tábua Esmerald im in o Corpus hermético onde nós temos o kibar máximas altamente exóticas esotéricas ocultas incompreensíveis pro ocidente daquele momento e vários grupos que surgem aí no intuito de tentar entendê-las vocês vão ver que esse trabalho vai ter um desenvolvimento logicamente para questões históricas muito maior do mundo árabe do que aqui na idade média para os árabes o conhecimento da
natureza da natureza de Alá isso não era pecaminoso então para eles era inclusive interessante conhecer as leis de desenvolvimento da natureza como uma forma de culto e reconhecimento da sabedoria de Alá isso dentro da da ortodoxia do islamismo da época não era pecaminoso para o ocidente era então nós vamos ter a alquimia se desenvolvendo muito mais rapidamente na mão desses árabes na mão desse Islã que nós consideramos hoje como fanáticos a idade média ocidental era muito mais né E essa é o que entrando novamente na Idade Média por ocasião das Cruzadas Você sabem que as
cruzadas invertem na verdade a sua influência vamos chalar para conquistar a cidade santa mas na verdade essa cidade santa permanece muito pouco tempo na mão do do cristianismo e na verdade o que faz é o que ocorre ao contrário o que se faz é trazer uma influência cultural muito grande no Oriente e entre as muitas coisas que vieram de lá que vieram do mundo árabe vieram várias obras do período grego da filosofia grega várias obras do período romano e muito da alquimia né Então essa alquimia vai ter o seu grande Florescer pelo menos dentro do
que a gente conhece no século XV e 16 ou seja já final deidad e aí nós vamos ter grandes nomes como basilli Valentim como Nicolau flamel os grandes Mestres aí de Alquimia vem nesse período pelo menos os que são conhecidos que até então era muito a portas fechadas alquimia implicava um risco de vida altíssimo agora uma coisa que é curiosa e interessante que talvez alguns de vocês não saiam essas fraternidades ocultas Que Nunca deixaram de existir elas representavam entre as muitas práticas que elas faziam dedicavam-se à chamada arquitetura Sagrada os grandes arquitetos medievais que são
responsáveis todo aquele Circuito das catedrais góticas medievais eram alquimistas portanto se alguém algum dia tiver a curiosidade de ir a char a nigan a estrasburgo vão ficar bastante surpresos de ver símbolos alqu únicos para todos os lados aquelas catedrais eram inteiramente construídas por aquilo que a gente chama de arquitetura real el estão carregadas de símbolos alquímicos catedrais cristãs carregadas de símbolos alquímicos Os alquimistas eram as fraternidades alquimistas eram as que dominavam o segredos de construções pentosas comela terra e era a eles que era dada essa missão essas catedras estão marcadas por símbolos alquímicos de todo
tipo é muito interessante eu trouxe para vocês hoje inclusive para mostrar algumas das imagens e vocês vão ver que alguns desses símbolos que vamos ver aqui é muito comum encontrar por exemplo em baixo os relevos e na triam muito comum várias dessas imagens do princípio volátil do alcest do vitriol tudo isso é muito comum que é o corvo é a serpente é a águia muito comum encontrar esses elementos dentro de naid ver oportunidade de vê-los existe lá tá e inclusive há quem faça hoje fanelli que é um grande Alquimista ele faz uma pesquisa em cima
das catedrais medievais e mostra que elas são um grande Tratado de Alquimia medieval Então isso é algo que hoje a gente ignora bastante bom existem três elementos que se diz que eram as buscas fundamentais da alquimia pelo menos dentro do que a gente conhece como falei para vocês não é bem isso a primeiro como falamos seria a evolução do Chumbo até o ouro outro que é muito conhecido inclusive na alquimia oriental chinesa indiana seria o elixir da eterna Juventude já ouviram falar disso elixir da eterna juventude que continuamos procurando até hoje só que não temos
a sabedoria dos alquimistas ou seja Como prolongar eternamente a juventude humana e outra coisa que se fala muito também que é uma tradição que seou muito do mundo judaico da cabala que seria a construção de um homúnculo já ouviram falar disso de um elemental alguns tratados alquímicos é claro que isso é muito simbólico dizem que é é possível a partir do frasco que eles consideravam como se fosse um útero você criar um homem um pequeno homem um ser elemental que seria comandado pelo Mago seria como que um agente a serviço do Mago guardadas as possíveis
eh facetas eh digamos assim concretas que haja nisso e não posso dizer se há ou não há muito disso era era dito também na cabala que era possível dominar os elementos a ponto de gerar um elemento mental ou seja um pequeno ser como se fosse um pequeno teleguiado submetido à vontade do madoo o fato é que há muito de simbólico aí é possível através dessa pequena proveta desse pequeno frasco que era a operação alquímica recriar o próprio homem nascer de novo nós vamos dizer que a grande máxima da alquimia é o solve coagula aquele que
vem a ser solve coagula dissolve para o mundo e com Lula para outro morre como ser material como ser grosseiro como ser animalizada e volta realmente a nascer Renascer de uma forma humana essa frase do solve coagula que é a máxima fundamental da opinia medieval vocês vão ver é todos os lugares na história quem nunca ouviu falar daquela frase de São Francisco de Assis é morrendo que se nasce para a vida eterna A Voz do Silêncio que é o livro dos preceitos de ouro tibetano a abandona tua vida se queres viver a frase do Cristo
a Nicodemos em verdade vos digo que ninguém entrará no reino do céu se não nascer de novo não é isso insolve com agula exatamente o mesmo princípio morrer Para uma determinada forma Renascer ser o duas vezes nascido vocês vão ver que um dos símbolos muito utilizados que a mitologia grega é muito utilizada como símbolo dentro da alquimia medival muito utilizado o simbolismo dos Deuses é muito utilizado o dionísios o ditirambo o duas vezes nascido a mitologia de dionísios é muito utilizada aí seja morrer como um ser animaliz grosseiro instintivo brutal e Renascer purificado com o
ser humano é obra em negro obra em branco e obra em vermelho e nós vamos ver dentro dos limites do que dá para ver dentro de uma palestra né um pouco o que significa cada uma dessas etapas bom então um elemento interessante alguns elementos algumas premissas ideológicas da alquimia Como falei para vocês um mundo vivo que todo ele em evolução até as pedras são vivas e estão em evolução e a lei que evolui as pedras é a lei que evolui as plantas e a lei que evolui os homens e se eu entendo essa lei eu
posso aplicá-la qualquer elemento dentro da Natura outra coisa Existem duas dimensões um plano ideal um plano real e um plano de sombras onde vive o homem muito parecido com o mito da caverna de Platão e ao operar em um eu posso operar em outro é aquilo que a gente vê às vezes projetado Em certas histórias de magia negra no laiti que é o o vodu ouviram nisso pega-se a bonequinha trava-se na agulhinha da bonequinha pensando em fulana você tá ferindo a bonequinha e tá ferindo fulana Ou seja você relaciona dois planos através da vontade e
da Imaginação bom disse que existe alguma dose de verdade nisso n é possível que o homem amarre duas dimensões através da Imaginação que é considerado um dos maiores poderes e o trabalho da Imaginação de amarrar esse plano real onde reside a essência de todos os seres e a sua sombra no mundo operando aqui e atuando lá era basica medieval acreditavam nisso tá e trabalhavam asso outra coisa interessante que eles falavam a necessidade do homem aliar-se ao tempo aliar-se a natureza ajudá-la o trabalho alquímico porque que eles não se consideravam magros eles consideravam sim Magos brancos
porque eles não trabalhavam contra a natureza não trabalhavam na involução dos seres eles trabalhavam levando seres para a luz para obra em vermelho eles trabalhavam aliando-se ao trabalho do tempo acelerando a evolução dos seres e sempre com uma intenção altruísta de servir servir a evolução do homem servir a humanidade servir para trazer sobretudo luz a um momento histórico altamente obscuro né então eles consideravam que há que saber trabalhar para a natureza e não usar a natureza natureza trabalha-se pra natureza com as mãos limpas que era uma das obras fundamentais dentro do atanor alquímico as mãos
limpas representava a ausência de desejos a alma limpa ou seja trabalho aliando me ao tempo para acelerá-lo para que os seres saiam da Escuridão e cheguem ao brilho cheguem à beleza cheguem à luz então esse era os princípios fundamentais em cima dos quais eles trabalharam bom um pouco do que é interessante que nós vamos ver que é muito comum em várias tradições e que Os alquimistas usam muito esse simbolismo várias mitologias falei para vocês de dionísios mas vocês conhecem outras todas nós conhecemos outras os mitologias que falam da morte de um Deus do ressuscitar de
um Deus e da extensão gloriosa desse Deus aos céus o símbolo que é utilizado aí é muito dionísios o dionísios ag greu que é despera assado e que depois renasce da coxa de Zeus e que depois ascende aos céus mas não é só dionisos que passa por isso não é isso conhecemos vários vários outros seres que reproduzem essa trajetória do Sol mergulham no horizonte enfrentam as trevas obraem negro ressurgem purificados na Aurora depois da Anunciação e ascendem aos céus no sol de meio-dia ou seja eles consideram que o resultado desse processo de evolução do ser
humano iria transformá-lo em algo tão precioso que um ser que chegou esse processo Purificação e evolução o homem que se transformou num homem de ouro ele não seria capaz apenas de ser Virtuoso Mas também de tornar Virtuosas as pessoas a sua volta ele se tornaria aquilo que eles chamam de Pedra Filosofal o que é a Pedra Filosofal é o resultado do processo de elaboração da matéria até a perfeição a Pedra Filosofal é o resultado das três etapas alquímicas é a matéria super purificada elevada a sua maior pud a Pedra Filosofal por excelência que eles buscavam
era o homem Virtuoso né era aquele que superava a crucificação do espaço tempo e ascendia os céus era obra em vermelho a imagem do Cristo é muito associada o lápis Filosofal a Pedra Filosofal eles dizem que quando um ser é assim ele tem poder de transformação a tudo que está à sua volta ou seja uma Pedra Filosofal quando ela encostava em qualquer substância ela começava a fermentar uma transformação naquela substância e a transformava em ouro por isso que a obra fundamental era a Pedra Filosofal primeira coisa buscar não era o ouro era a Pedra Filosofal
que ao tocar qualquer coisa que estava em contato com ela ela transformava em ouro e a esse homem Pedra Filosofal que eles buscavam construir que era capaz de gerar homens de ouro homens levados a sua máxima expressão sua máxima vir aqueles que estudam com a gente sabem bem o que significa tem falado muito estudent de sala de aula essa Simbol esse simbolismo do homem de ouro o que é um homem de ouro o ouro é esse metal que permanece fiel as suas características Independentes do Meio não é isso qualquer superfície que ele esteja em contato
ele não se corrompe ele não perde as suas características ele permanece fiel a si mesmo é o indivíduo né é o homem levado a sua máxima identidade e individualidade o homem Pedra Filosofal é capaz de ser um pouco como Midas transformar tudo aquilo em que ele toca em out era esse homem Pedra Filosofal que era a principal busca do alquimista né ó uma coisa que é interessante conhecermos então as etapas Como falei para vocês a o trabalho alquímico nós vamos ver um pouco isso aqui esse livro depois aqueles que tiverem curiosidade podem forar é um
livro bastante raro que é o mutos Liber mutos Liber que é o livro MDO da alquimia medieval é uma série de pranchas ele lembra muito inclusive o carô egípcio uma série de de pranchas mudas praticamente sem texto onde ele mostra todas as etapas do trabalho alquímico é um livro que teria supostamente sido escrito em 1677 na Cidade francesa de L rochell ele não é identificado o autor é anônimo mas ele mostra através de gravuras todo o trabalho alquímico as chamadas três etapas que podem ser desdobradas em C O que são as três etapas o nigredo
a obra em Negre em seguida o albedo a obra em bran e por último o rubedo a obra em vermelho é interessante para aqueles que assistiram aquela palestra que faç o simbolismo dos contos de fada eu gosto bom se vocês considerarem que muito da alquimia medieval basicamente alquimia medieval ocidental vem de Egito e se diz que o argumento central da maior parte dos contos de fada que conhecemos também vem de lá um conto arcaico que é a Branca de Neve é altamente alquímica que a Branca de Neve quando a sua mãe fura o no Bala
Da Janela o que que ela pede quando a gota de sangue cai na Neve Branca e o Ébano da janela negro eu gostaria de ter uma filha cujos cabelos fossem negros como o Ébano dessa janela a pele branca como a neve os lábios vermelhos como sang E aí nasce a Branca de Neve e a mãe já tinha morrido tudo isso é um muito simbólico e alquímico e vai passar por todas as etapas de purificação desce aos infernos que é a floresta passa pela Purificação passa pela ascensão ao Castel do príncipe e a conquista da nobreza
todas as três etapas a branc é viv a obra em negro a obra em Branco e a obra em vermelho né então o que seria em primeiro lugar essa obra negro nigredo a dissolução tem muito a ver com aquilo que falei para vocês aliás existe uma um acróstico que se usa muito para falar da obra emro que é o vitriol vitriol significa numa portugueso um pouco forçado mas basicamente seria visita o interior da Terra e retificando intuir a oculta lápide visita o interior da Terra e retificando ou seja corrigindo-se intu irás a oculta lápide o
oculto lápis o lápis Filosofal Pedra Filosofal tá ou seja Na verdade o processo da obra em negra que eles chamam de dissolução de distil de de morte alquímica é um processo de decida os infernos também muito comum na vida de todos esses grandes Mestres né uma decida os infernos o confronto com as sombras é descer aos infernos e confrontar tudo aquilo que somos todas as nossas sombras todas as nossas imperfeições é uma constatação profunda daquilo que somos confrontar todas essas sombras é o estágio da dissolução que era regido por Netuno Deus do Mar diz que
é o momento em que o homem tem que ser dissolvido eles colocavam vocês vão ver o trabalho alquímico como é que era eles colocavam a preparação dentro da da estrutura lá de vidro e colocavam no forno alquímico que é o atanor que é um forno bem parecido com a pirâmide inclusive colocavam lá dentro e dissolvi dissolvam dissolvam ficava 40 dias aquilo dissolvendo né nem a Maniçoba fica tanto tempo no fogo não é verdade 40 dias esse preparado sendo dissolvido lá e enquanto havia algum glân alguma imperfeição permanecia o f macioso é aquele trabalho lento do
Alquimista de dissolver todos os grânulos todas as resistências todas as imperfeições é decid dos infernos e se diz que enquanto ainda há grânulos o grande Alquimista aquece a fornal que será que significa isso hein enquanto a preparação ainda é granulada o grande Alquimista aquece a for se vocês perceberem esses grânulos como essas perfeições essas resistências essa rigidez que existe dentro de nós e nós estamos dentro desse desse digamos assim desse preparado estamos dentro dessa estrutura dentro daquilo que eles chamam da Cuba Filosofal e quando resistimos a dissolver essas nossas imperfeições o grande Alquimista faz o
quê aquece a formal aumenta o calor aumenta as dificuldades não é isso isso é aquilo que a tradição oriental chama de lei do enquanto não dissolve todos os grânulos o grande Alquimista quece a fornal até que tudo se dilua num líquido absolutamente homogêneo aí você teria o fim da obra egur a obra egora é representada pelo Corvo simbolicamente tá sempre muito associado ao Corvo que é um pássaro muito associado aos mistérios né é o corvo de mern é o corvo de Odin essa descida essa constatação essa descida subterrâneos da consciência a confrontação profunda com aquilo
que se é é uma coisa muito interessante porque toda aqui estamos buscando o lápis Filosofal a Pedra Filosofal portanto a filosofia é uma poderosa auxiliar desse processo e a filosofia sempre diz que a constatação pode ser feita ou pela experiência ou pela reflexão O que é a constatação pela reflexão uma busca profunda de descer voluntariamente até o mais profundo de mim e confrontar todos os bichinhos domésticos que Crio e dominá-los colocá-los sob o meu comando se eu faço através de um processo consciente de de reflexão como isso é muito mais fácil e de Menor risco
se não faço dessa maneira bom O grande Alquimista aquer se a fornar e vai gerar experiência e aí alguma experiência da vida vai ter que me mostrar vai me Colocar diante do espelho e mostrar aquilo que eu R sou e vai tirar as minhas máscaras e mostrar aquilo que eu realment sou que é uma experiência muito dolorosa Se vocês forem perceber muitas vezes as pessoas vocês devem conhecer casos desse tipo passam por experiências traumáticas por exemplo uma uma situação de violência e depois ficam traumatizadas pro resto da vida não pelo que perderam materialmente falando mas
pelo ter que confrontar o como deve o eram porque não sabiam acreditavam ser uma coisa que não eram e a confrontação com Diante da experiência concreta as nossas mascas caem todas e às vezes o mais duro não é o que você perdeu não é situação de constrangimento que passou é olhar-se no espelho ao dia seguinte sabendo o que você realmente ou seja esse essas situações esses pontos de inflexão da vida onde todas as nossas máscaras caem é a pior forma de fazer OB é aquela história que dizia Marco de ser reto ou endireitado ou seja
ou através da reflexão através da experiência porque se não faz a reflexão o grande Alquimista quer sear né então a obra negro é essa descida até ao interior do homem e confrontar tudo o que ele tem era chamado de putre ftio a dissolução confrontar dominar diluir e Renascer daí purificado aí é um elemento muito interessante entra a obra em branco esse Renascer purificado significa colocar sobre seu comando todas as sombras que viu nesse mundo quem uma das pessoas que mais resgata para o século XX alquimia medieval vocês sabem quem é você ouviram falar quem é
um grande Admirador de Alquimia no século XX k Yung Yung amava que e muitas D suas reflexões sobre o ânimos a Ânima muito do simbolismo da psique humana do processo de amadurecimento da psique humana ele tira da apreciação da alquimia medieval é um dos grandes estudiosos de Alquimia medieval é difícil hoje Alguém que fale de Alquimia sem consultar Il porque é uma referência n gostava demais e vi o valor que tinha isso embora no nosso momento histórico muitas vezes a ciência tenha preconceitos Bong que era um homem além do seu tempo dizia que isso é
uma preciosidade daí se tira muito do simbolismo do amadurecimento da psica né uma coisa que é interessante que quando você está para sair da obra em negro você ver que a obra em negro muitas vezes é associada por um Deus que em geral é Netuno que é o grande diluidor ao lado de um pavão vocês vão ver que tem uma passagem aqui inclusive que tem era deusa era ao lado de um pavão tem um estágio da obra edro que era chamado de cauda pavones diz o preparado alquímico lá na cuba ficava negro totalmente fato tem
uma hora que ele tomava todas as cores do arco-íris e depois começava a se branquear a se purificar e entrava na etapa em branco esse cal da pavones que era todas as cores do arcoíris é o momento em que o homem a mergulhar profundamente dentro de si percebe que ele é um macrocosmo E que tudo que está representado no universo a sua volta existe dentro dele e que isso não é necessariamente mal isso pode ser canalizado para o seu crescimento pode ser canalizado para o serviço uma das coisas que eu acho mais bonito e que
acho que a ajuda muito a entender isso é Quando conhecemos a mitologia egípcia e vemos a luta aquele drama de Isis Osiris e Oros Oros quando luta contra Sete que havia matado o seu pai e submete esse ser esse Deus sete ele não mata sete ele coloca sete para soprar a barca dos milhões de anos ou seja a barca da história B sete era muito poderoso tinha muita energia porque eliminarlo e desperdiçar essa energia não se desperdiça nada na natureza a energia de sete é colocada para soprar a barca de milhões de anos o que
que significa isso bom eu tenho um problema de caráter eu tenho explosões de Cólera bom essa energia dessa Cola ela não pode ser revertida contra os teus próprios defeitos você não pode se tornar colérico e intolerante com a tua própria debilidade com as tuas contradições com a tua crítica Será que essa energia não pode ser revertida para ser colocada no lugar certo bom eu sou uma teimosa se eu reverter ISS um pouquinho no vira uma perseverante não é a mesma energia só convertida em outra direção esticada né Há que perceber que tudo que existe no
universo todas as cores do arcoíris existem dentro do homem isso é uma das constatações da obra você vê a cauda do pavão tudo está dentro de você bom não se trata de eliminar a morte alquímica não é eliminação é reconversão é purificação Então você coloca tudo isso a serviço da tua obra de ascensão e começa a ascender que a purificação usando essa energia a calda pavones abre diante de você todo o teu leque de possibilidades e você usa essas possibilidades para começar a estender E purificar a tua consciência colocando todos esses elementos sobre o teu
comando utilizando essas energias como a direção ascencional né então nós vamos entrar na chamada albedo que que vem a ser albedo albedo é a obra ebranco a purificação onde cada um desses elementos que você viu na obra em negro agora você não vai estar escravizada a eles eles vão te servir vou ser negro para soprar a tua barca eles vão estar sob teu comando Eles não têm que ser eliminados têm que ser simplesmente domesticados porque não são maus porque segundo toda a filosofia não existe mal no mundo mal é uso inadequado que se faz das
coisas cada coisa no seu lugar tudo soma Então tudo isso vai ser reconvertido em energia e se Purifica o homem é interessante porque um dos símbolos que se trabalha lá atrás no árvore negro é o casamento do Rei e da rainha e a morte do Rei e da rainha o casamento do Rei da rainha eles se unem e depois se diluem no banho Mercurial que são os metais que são muito usados dentro da alquimia simbolicamente Não pense que é esse Mercúrio que a gente conhece é o mercúrio o enxofre o sal e O orvalho eles
utilizavam esses quatro elementos na obra alquímica né o mercúrio representava o feminino o enxofre o masculino o sal era o alca o diluidor solvente Universal e O orvalho servia porque o orvalho era considerado da água era considerado água do céu a flor do céu que unia os dois mundos então eles juntavam tudo isso e consideravam o quê que era possível harmonizar as dualidades harmonizar todas as dualidades todas as aparentes contradições que tem dentro do homem harmonizar o rei e a rainha e diluir essas contradições então era uma das coisas que era associada miticamente também a
obra em Negra depois na obra em branco esse casal que havia primeiro estado em oposição depois se Unido e depois se diluído nasce como rebes que era o ser do al era o herna afrodita ou seja esses dois elementos agora estavam Num Só Corpo e serviam a um único corpo as dualidades haviam sido não só harmonizadas elas haviam sido Unidas numa única direção era o símbolo do hermafrodita o rees a obra do al né aí continuando dentro do albero uma das coisas interessantes várias vezes nós vamos ver isso aqui fica até cansativo às vezes são
15 pranchas que o que o muto de Liber tem várias vezes esse negócio vai sendo decantado e purificado várias vezes volta pro fogo A mulher vai lá cata todas as impurezas filtra aquilo volta pro fogo entrega o mercúrio que é o deus mercúrio que aparece lá para receber ela pega entrega aquilo para ele pega de volta volta que forno vai decantando purificando purificando obra em branco para não é feita imediatamente a obra em branco é um um exercício de purificação constante no mundo manifestado nada fica puro eternamente pureza é purificação é o processo diário contínuo
constante de estar sempre expurgando aquilo que é IMP nesse processo de purificação a mistura vai ficando cada vez mais limpa cada vez mais leve e cada vez mais se aproximando do divino que é a obra seguinte que é obra em vermelho através de anos de trabalho esse trabalho de de de transformação alquímica levava anos anos de trabalho decantando decantando decantando aquela mistura extraindo puro extraindo Limpo até que você chegava a chamada obra púrpura ou obra em vermelho púrpura se diz que etimologicamente viria de o puro dos puros ou ppir ou seja o fogo do fogo
né ou seja o mais o mais ígneo mais Divino do homem era resultado desse processo constante de purificação diário ao longo de anos interessante que o símbolo que era utilizado para esse processo de decantação e Purificação da matéria era a águia a águia onde ela aparece dentro de tratados alquímicos ela é símbolo da sublimação da Purificação da matéria aquele ser que é filho da terra mas que alça o voo mais alto a águia ela é símbolo desse ser que tá nascendo da matéria mas querendo se tornar cada vez mais puro e mais próximo do céu
então o processo de purificação era sempre representado por águias vocês vão ver que tem várias águias aqui no m mos vários várias os em geral associada à águia processo de purificação processo de branqueamento processo de querer voar alto é um segunda etapa Então logo depois dessas progressivas sublimações e purificações vinha uma etapa intermediária que eles chamavam de citrinitas ou obra em amarelo que vinha antes da obra em verb a citrinitas ou obra em amarelo representava o velhecimento a maturação da obra química isso é uma coisa interessante porque a gente no ocidente hoje tem tanto preconceito
contra velice e quando você fala que essa mistura envelhece antes de se tornar Divina parece uma contradição que as coisas que envelhecem tão próxima de morrer se dissolver e serem descartada com isso a velice aí tem um simbolismo de Sabedoria de maturidade de peso de aproximar-se do Ouro da cor amarela do ouro então a obra depois de passar com sucessivas purificação quando ela chega ao puro do Puro quando chega a máxima brancura ela começa a amarelecer ela vai criando velice de alma esse ser que confronta os seus defeitos toma consciência deles domina vive em função
de cada vez purificar-se mais cada vez elevar mais a sua consciência num determinado momento ele amadurece ele ele se torna o fruto maduro da vida humana ele se torna obra em amarelo esse amadurecimento essa velice de alma faz com com que no momento seguinte ele asenda aos céus ou seja fao religar vejo Divino que é obra em vermelho obra em vermelho consiste basicamente na sacralização da vida a obra em vermelho consiste na consagração do sábio que agora vê a Deus em todas as coisas n ele purifica amadurece e se ilumina É A iluminação então a
última etapa é orbito e quando nasce o subido que o homem se torna obra em vernelho ele se torna Pedra Filosofal Aí como eu falei para vocês a etapa física a parte exotérica que se diz que a Pedra Filosofal existia mesmo sabe quem foi um dos que se diz que alcançou a Pedra Filosofal curiosamente Isac Newton Isac Newton era tanto cientista quanto Alquimista Aliás não sei dizer o que ele era mais nós sabemos dos princípios de Isaac Newton das leis de Newton que são a base da ciência moderna Mas não sabemos que Milton tem uma
obra tão volumosa de Alquimia quanto tinha a sua obra exotérica de física né ele era um grande Alquimista e ele é um dos que dizem que sintetiza a Pedra Filosofal diz ol eu estive com ela eu vi eu tive a pedra em mãos ele diz que essa pedra teria uma cor Cristalina vermelha seria um cristal absolutamente vermelho e que teria essa possibilidade de transmutação de várias vezes o seu peso em ouro de todas as substâncias que chegavam próximo del todos os metais que chegavam próximo del então é interessante porque o processo segundo se Di não
era só um simbolismo psicológico havia algo concreto também acho que essa pedra de fato existia né e o homem também se tornava Pedra Filosofal E aí vocês sabem que dentro dessas estruturas alquímicas formavam corporações onde esses Mestres alquimistas tinham vários discípulos e e tinham esse poder de transformar em homens de ouro todos aqueles que estavam à sua volta e conformavam aí confrarias de mestres e discípulos o mestre quando se tornava uma Pedra Filosofal ele tinha um poder de transmutação muito grande ou seja a pedra acontecia concretamente no plano dos minerais era o tributo desses alquimistas
à matéria e acontecia também internamente no coração do homem era a obra em verm era sacralização da vida o vermelho sempre esteve associado à cor do sangue A Cor da Vida fazia simbolizava a vida real humana que havia sido alcançada né Então aí era o sábio Consumado era o lápis Filosofal era a Pedra Filosofal bom nós vamos ver vou passar para vocês algumas imagens mutos Liber são 15 pranchas como eu falei para vocês que mostram bem basicamente vendo que alguns estão muito longe não vão ver muito bem a imagem não tá tão tão nítida assim
mas vai dar para vocês verem um pouco daquilo que falei as sublimações a águia coletador vale os deuses gregos estamos falando um pouquinho sobre cada um só associando o que já Fi falar lembrem que falei para vocês o mutus Liber é um livro que é atribuído a um cidad chamado altos que não existe ninguém sabe quem é aos é um anônimo seria talvez um acrótico um símbolo ninguém sabe quem é aos ele começa com livros que cham multos Liv ou seja o livro mudo do genor ele praticamente também algumas passagens como essa que é a
primeira imagem bom o detalhe é muito parecido com os tarôs egípcios ele tem sempre uma zona Celeste e uma zona terrestre e o que está acontecendo lá em cima também está acontecendo aqui embaixo a ação é reflexa é o mundo Celeste o mundo terrestre os dois intimamente interrelacionados que acontece em um acontece no outro vocês vão me dizer bom você falou que não tinha texto aí tem um monte de texto são poucas as passagens que tem algo escrito aí Tem uma passagem em latim que diz o seguinte livro mudo no qual está contido representada toda
a filosofia hermética em figuras hieroglíficas por três vezes consagrado ao ótimo e máximo Deus de misericórdia e dedicação exclusivamente aos filhos da arte a arte alquímica por um autor cujo nome é al Rochelle e ali tem algumas citações numéricas de algumas passagens da Bíblia agora observem que coisa interessante você tem anjos descendo por essa escada essas citações de da Bíblia fazem referência escada de Jacó que une o céu e a terra esses anjos tocam trombeta tentam acordá-lo e ele está dormindo curiosamente o travesseiro dele é uma pedra ele está adormecido sobre a pedra que é
sua própria Essência sua Pedra Filosofal tá sobre ela não vê e os anjos tocam trombeta tentam despertá-lo para que comece a obra ascencional Então essa é a primeira prancheta do Punto vio sempre à noite veja vejam que a lua lá em cima a primeira prancheta Ela é bem A primeira imagem Ela é bem escura é a noite tudo acontece na noite ou seja o trabalho é todo dentro do homem tá é como sol interno que faz isso vocês vão ver que daqui a pouco vai aparecer aí vulcano com uma lua no V ou seja associado
à noite é o fogo interno do vulcano é o fogo mas o fogo interno o fogo lunar aquele fogo do coração do homem no qual vai se operar grande transmutação alquímica pode passar essa pergunta Aí nós já temos o início do processo alquímico é interessante que essas tradições dizem a constatação a obra negro é a única obra que o homem pode fazer sozinho aliás é uma curiosidade que ele diz que os momentos históricos de decadência eles a única coisa que eles induzem um homem é isso a decida aos infernos a constatação porém eles não ajudam
o homem a fazer depois disso a purificação e a constatação se não é seguida da Purificação segue a são a destruição e a morte então uma sociedade altamente decadente ela faz com que o homem veja todos os seus Fantasmas mas não ajuda a lidar com isso então eles dizem a constatação você pode fazer sozinho que é obra A partir daí tudo tem que ser feito com inspiração Divina então vocês vão ver que o tempo todo eles oram de vez quando eles param e oram diante do F invocam O Divino para que o ajude na obra
Filosofal então aqui você tem abaixo a zona terrestre né que é os dois alquimistas sempre buscando a harmonização da dualidade que existe dentro do homem então aquele primeiro lá se desdobrou em dois o rei e a rainha os dois operadores alquímicos o forno que Como falei para vocês culmina com uma espécie de uma uma pirâmide egípcia né Ele termina piramidal lá dentro a cua que parece uma lágrima né e o forno alquímico e lá em cima vocês vão ver os anjos o sol né E lá em cima o deu Júpiter que de um lado tem
Apolo e do outro lado Artemis Diana que é a grande operadora da obra em Branco e a col é o representante da obra em Verdelho Eles começam então o trabalho de depuração alquímica da primeira etapa pode passar a seguinte essa aí é uma das pranchas mais misteriosas que vocês certamente não estão enxergando nada porque realmente nessa distância fica um pouco complicada ela tem muitos elementos ela tem na verdade três círculos concêntricos esses círculos concêntricos estão representando com a parte de cima os quatro elementos lá dentro vocês não estão vendo mas existe o Deus Netuno o
seu tridente nas águas do mar e numa outra barca uma mulher P dente lá em cima não é pena que eu não tenho aqui ele está aqui bem na zona inferior ele tá no círculo Central na parte de baixo depois eu posso mostrar para vocês a grav el está no círculo Central navegando Netuno Netuno representa a primeira etapa que é a etapa do nigredo a obra em negro é a diluição tá A água tá associada a isso elemento água estão falando dos quatro elementos humanos que é corpo físico corpo energético corpo emocional e o corpo
mental que era representado por terra água áa e fogo então Netuno tá associado à água o elemento água e a primeira etapa da obra que é diluição é a decomposição é o cículo interno logo em seguida vocês vão ter depois vocês vão ter que chegar mais perto porque não dá para ver essa distância vocês vão ter um círculo onde tem eh várias plantas dois animais que é o carneiro e o touro e acima deusa séries com várias flores tá né Essa deusa séries ela está representando o elemento terra ou seja a parte física densa do
homem e o carneiro e o touro representam signo de em do signo de Toro que é o signo que transforme na entrada da primavera ou seja o início da primavera é o momento de plantar é o momento de começar o trabalho químico é o momento de começar o processo de transmutação porque a primavera representa o início durante muitas civilizações o início do ano era na primavera Ou seja a renovação da vida então vamos tentar novamente o trabalho químico as três etapas então a deusa cé está representando aí o elemento Terra no ciclo externo vocês vão
ver lá em cima Lógico que aqui é um pouco complicado não dá para ver do jeito um de um lado do outro tá cheio de águias tem 10 águias de cada lado é sublimação é o elemento ar e Lá em cima tem era a Deus a era né que se diz que o nome o nome dela era feito um anagrama trava-se as letras do nome de era e virava a r o elemento ar ela representava o elemento ar e a sublimação a obra em branco n e acima de tudo você vai ter Júpiter montado numa
águia diz-se que quando Newton sintetizou a Pedra Filosofal ele escreve no seu trabalho arqu palis eu fiz Júpiter voar na sua águia a águia de Júpiter representava a elevação final do homem super Zeus né representava a obra em vermelho o alcance do céu a obra em vermelho né Então na verdade essa prancha que é altamente complexa vocês podem ver lá embaixo tem uma sereia que é interessante porque o tridente de Netuno está apontando para ela mas é interessante que cereia em grego vem de se e n que é Sol e Lua né ou seja o
aspecto luminoso e o aspecto obscuro do homem e Netuno aponta para ela e diz é ela que eu tenho que luir eu tem que libertar o homem dessa parte material lunar escura libertar a sua parte Luminosa solar Celeste ele aponta o tridente para ela que representa o número três que é o número da espiritualidade nessa tradição alquímica como em muitas outras né pode passar aí começa o trabalho concreto vocês V que de um lado tem o sol do outro lado tem a lua e embaixo o casal de alquimistas mais uma vez vocês vão ver de
lado lado o carneiro e do outro lado o touro ou seja representando o início da primavera o ciclo ideal para começar o trabalho alquímico o ciclo de início da vida aquele ciclo em que toda a natureza monta o palco para que os seres renasçam e se purifiquem E aí eles fazem não sei se vocês estão vendo uma série de quadrados ali cinco quadrados eles estendem lençóis e na manhã eles coletam esse lençol porque o lençol fica embebido de orvalho que é a flor do céu floricel eles pegam esse ovário torcem os lençóis e ao torcer
os lençóis esse ovário líquido é a porção inicial de onde eles vão começar todo o trabalho alquímico Então mostra os dois alquimistas torcendo os lençóis em bebidos em ovalo é o início do trabalho alquímico pode F bom aí começa todo o processo tá vendo que eles tem eh uma bacia lá em cima despejam o cor váo naquela bacia colocam no forno alquímico e começa o processo de cocção e fica aquilo ali durante vários dias eles retiram decantam não sei se vocês veem que ali naquela parte interior Ela tá com uma colher retirando as impurezas da
água fazendo a decocção daí ela pega a essência o sumo mais purificado desse desse ovalo e entrega Olha quem tá vindo ali é uma pena que não ten aqui uma pira le vocês aqui no canto Você tem o Deus vulcano um bebê no cor Deus vulc que é o Deus do Fogo com a lua no peito e Um Bebê no colo o bebê no colo que tá ali sendo acalentado e que vai nascer a criança que vai nascer é a Pedra Filosofal vulcano é o fogo e vulcano com a lua no peito é o fogo
interno do homem é o fogo espiritual ela entrega então a essência do preparado para ele aí depois ela pega de volta essa essência do preparado devolve pro forno devolve divide em duas curvas uma de cada lado e fica 40 dias ali não dá para vocês verem mas tem 40 escrit 40 dias nessa cção do foro e várias vezes ela vai fazer isso vai entregar isso a Mercúrio vai entregar isso a colo vai pegar de volta vai cozinhar mais uma vez várias vezes somando aqui pode passar bom novamente aí várias etapas do trabalho alquímico onde ela
pega retira daquelas duas curvas junta novamente no prato junta novamente numa única numa única curba dilui lá dentro o carbonato de cálcio que era um tal volta para o para o fogo cozinha cozinha cozinha e nasce dentro da da Cuba uma flor que é o início do processo de purificação a flor Filosofal o início da obra em brancoa Depois de muita diluição depois do grande Alquimista esquentaram preparar extremo de luir tudo começa o nascimento da flor ela vai coleta essa flor coloca dentro de uma espécie de um tubo de vidro e entrega ao Deus Apolo
lá embaixo aquele Deus tem aqueles raios na cabeça né ou seja o Deus Celeste o Deus da espiritualidade ela começa a purificação e a purificação em nome de quem de acolo semos o Deus solar o Deus da luz do Espírito ela dedica essa Purificação essa flor que começa a nascer ao espiritual e continua um processo de purificação Não Para vai anos fio e cada vez que ela consegue uma porção um pouco mais pura que anterior ela entrega Polo que esse Deus do plano espiritual da União dos polos da Luz né pode passar gente tão vendo
novamente pega a porção coloca no prato isso aí Vale tempo inorme colocam novamente no vidro devolvem ao forno cozinham por mais tempo ela vem novamente com a colher retira todas as impurezas E aí já veio o início da Etapa em vermelho vocês vê que aqui embaixo Você tem o Deus Cronos Cronos ou Saturno que é aquele que tem na mitologia devora todos os seus filos lembram disso que é o Deus do tempo ele tá devorando uma criança tá com uma criança no colo começando a devorá-la ela despeja esse preparado sobre o Deus Cronos ou seja
ela submete o preparado à ação do tempo é o envelhecimento lembra Esse trinitas é a obra em amarelo né é o processo de envelhecimento de amadurecimento da obra né Aí quando ela tira parae preparado dali depois ela banhar Cronos com esse preparado ela entrega para Diana ali do outro lado que deana representa a purificação a pureza a deusa da Pureza Deus a lunar da Pureza o espírito preso na matéria as virgens puro de Ana durante todo o processo aí representar a obra em Branca né pode passar PR E aí começa percebam que interessante em cima
e abaixo Eles continuam orando fazendo a suas suas orações pedindo ajuda ao Divino e lá em cima dentro da cása da Cuba já começa começa a nascer o mercúrio Filosofal começa a nascer a formar-se o lápis Mercúrio que representa aquele Deus que une os dois mundos que é exatamente o que esse Alquimista pretende ser um ser Divino que une os dois mundos um pontífice um sacerdote um ser que tem a cabeça no céu e os pés na terra que une a dimensão espiritual e material então começa a se formar o mercúrio dentro da curba dele
veja que os anjos estão em cina estão sustentando a Cuba e o mercúrio já está lá dentro embora L imagem eles não vejam pode passar novamente continua o processo de sucessivas purificações agora eles colhem O orvalho em pratos e voltam a recolher esse orvalho numa Cuba e voltam a entregar esse Mercúrio esse Mercúrio que tá sendo formado tem que ser várias vezes banhado pelo orvalho por essa água do céu ou seja pelas intenções mais puras mais novas mais celestes homem várias vezes essas intenções sões puras nobres e celestes tem que lavar o mercúrio Filosofal até
que ele se consolide que ele se decante e se transforme efetivamente na pedra de to ela vai fazer isso mais de uma vez é sempre ela é curioso pode passar volta novamente ao trabalho agora é interessante que vocês vão ver que dentro do do do tubinho ali já não tem só uma flor começa a surgir um pequeno sol você já é passagem da obra em branco paraa obra em vermelho ela foi envelhecida passou pela citrinitas agora começa a nascer a espiritualidade no homem já não é mais só pureza já não é só virtude é Mística
espiritualidade começa a nascer o sol dentro da Cuba n tem um solzinho e uma flor dentro da Cuba aí começam é interessante ali na terceira lâmina ele Veda rigorosamente com fogo essa Cuba nesse momento em que nasce o sol dentro da Cuba ela tem que ser vedada ou seja ela não pode ser contaminada por nada de fora ela é vedada e ela é devolvida então ao forno mas aí agora o forno fica apagado e eles aguardam e nesse momento você vai ver que lá embaixo já a deusa Artemis e o Deus Apolo que são os
irmãos gêmeos né de mãos dadas brindam o coroamento da obra Filosofal seja o Deus Apolo que representa a luz do espírito e Artemis que é sua irmã gêmea essa mesma luz do espírito caída na noite da matéria brinda o nascer de um iluminado ou seja dentro da ca já há um iluminado que não é contaminado pelo meio que está hermeticamente fechado puro e que chegou ao mistério da espiritualidade pode passar olha lá eles voltam a orar e lá em cima você já tem Mercúrio Filosofal pronto pisando sobre o Sol e a Lua conciliou os opostos
com seu caduceu na mão ele já tá pronto e eles lá embaixo olham em agradecimento pode passar novamente mais uma recol uma coleta de ovalo mais uma purificação do mercúrio Filosofal mais uma vez o mesmo processo eles pesam a balança isso é muito interessante eles colocam eles dividem duas porções aquela parte do líquido que contém o sol é aquela parte do líquido que contém a flor pesa enquanto a Flor ainda pesa mais do que o sol ela tem que ser devolvida ao forno Ou seja a purificação a virtude quando não é pelo Divino quando não
é pela espiritualidade ela pesa mais do que a obra em vermelho significa que ainda necessita de mais cção necessita de mais fogo necessita de mais trabalho aí eles pesam ainda não é o momento eles devolvem tudo pro tubo e colocam novamente lá no forno no matadouro não que esse forno é atador ainda ainda pesa mais o a flor do que o sol e aí é interessante porque nesse momento não sei se vocês viram na lâmina interior volta só minutinho dá para voltar novamente Olha lá novamente Artemis e Apolo Os dois com sol na cabeça tamb
dela feminina que representa essa luz espiritual caída na matéria e Poo que representa essa luz espiritual sem polos Z una que brilha sobre todo o universo o espírito puro eles agora vendam mais uma vez a a obra Filosofal que tá sendo feita mas ela agora é mais pura que antes mais perfeita que antes pode passar adiante uma vez que essa obra Filosofal chega à perfeição o que que é que ela faz ela se Multiplica agora você não tem mais um forno Filosofal assim você não tem só uma canoa você tem três você não tem só
um alquimista lá embaixo você tem três fazendo o mesmo trabalho de transmutação a balança agora pende a favor do espiritual pende a favor do Sol o sol pesa mais do que a lua e lá embaixo enfim os dois alquimistas com o tubo Pronto né com símbolo de mercúrio pronto dentro colocam os dedos sobre o Lábio e apontam para cima pedindo silêncio tá pode passar aí vem a última prancha que é o iniciado Olha tem que coisa interessante ali embaixo vocês veem que tem um homem despido envolvido numa pele de leão e como a CVA é
Hércules Hércules com leão de neméia ele Ele termina os seus 12 trabalhos ele supera a experiência semana ele concilia Sol e Lua e se torna o iniciado que asende os céus é muito interessante porque se gente tem uma fita que tem uma inscrição que é exatamente essa inscrição aqui oculatus aves enfim abriste os olhos se você observar a parte a personalidade a parte densa desde que são dois operadores ali em baixo os dois estão de olhos fechados só ele lá em cima que tá de olhos abertos ou seja oculato os abes enfim abros os olhos
da Alma os olhos f ficos estão fechados né todos os trabalhos foram feitos o Hércules densos tendo água ali superado transmutado num ser que é puro pura espiritualidade pura luz que chega perto do céu descende ao céu a escada você vem que tá caída lá no fundo a escada de Jacó já não é mais necessária ele já subiu a escada ele já acendeu Ou seja a obra humana concluida é o homem vermelho e a lá o lá Filosofal é a Pedra Filosofal é o homem de ouro né é a sabedoria conquistada uma outra frase que
também é muito associada Que também está aí no CS Liv ora lege lege lege relege labora e enviais que que significa isso ora lê lê lê relê trabalha e descobrirá ou seja essa é a mensagem do J quem pode assim de eu vou ter Ápice do brilho o ápice da Beleza o ápice da espiritualidade a filosofia sempre foi uma ferramenta para levar o homem à plenitude da condição humana isso é expresso simbólico aqui vocês vão ver coisas muito parecidas por exemplo em Platão que fala da mesma coisa através por exemplo do mito da caverna V
vê isso em vários outros filósofos que falam a mesma coisa talvez uma maneira mais explícita mais fácil da gente entender mas falam sempre do mesmo processo homem conhece a ti mesmo obra em vero Purificação obra em branco ascensão obra em vermelho essa a essência da filosofia sobre a forma simbólica da alquimia medieval ou sobre qualquer outra forma a mensagem é uma só solve com a Lula morre como ser grosseiro e animal e nasce como ser humano encarna o arquétipo do dionísios de tiango duas vezes nascida ele que morre como natureza animal e renasce como natureza
humana purificada bom isso é basicamente o que eu gostaria de trazer para vocês Se tiverem alguma dúvida algo que eu possa esclarecer que não seja muito Esotérico porque não sou alpinista estou à disposição alguma pergunta e aí existe um universo só pra gente pegar a chave e um Guiana a gente ficaria 3 horas aqui falando o simbolismo do alcet do solvente Universal do V criolos da da sublimação tem mon da coisa um universo de ses Tá mas o básico eu acho que deu para vocês pegarem bem isso eu tenho uma D só aqui em Brasília
tems jornais aí nas igrej Alguém estava aparecendo com obturação de ouro na boca eu vi até uma pessoa falando que ele mesmo tem inclusive um dentista isso tem alguma ligação a ver com acredito hoje não temos os homens que t a capacidade de fazer esse tipo de coisa hoje apareceu espontaneamente não foi é difícil a gente precisaria ver porque hoje as pessoas criam muitas fantasias para se evidenciar eu não creio muito nso muito difícil que hoje a gente tem alquimia necessário nível de purificação que vocês viram que não é brincadeira o homem hoje é muito
pesado muito denso e quando desce aos infernos desce de uma maneira muito mórbida como a própria aia medieval fala desce e confronta os seus efeitos mas não tem forte moral para poder vencer elos Então é tragado por eles constatação para um homem materialista é muito dura porque ele não sabe o que fazer então ele prefere não V ele passa a vida inteira fugindo de si próprio trabalho alquímico Exige uma base moral muito grande para você poder chegar a operar alguma coisa no plano físico né Isso é uma mera consequência e nem é consequência desejar som
de fato o próprio Yung fala isso existe Inclusive eu tô aqui com o livro Deli deiros elistas ele transcreve várias passagens de um e de outros mestres que dizem isso para a última uma coisa com que um alquimista medieval estava interessado era is para ele era o subproduto do seu trabalho não tava mío Então na verdade para que o homem chegasse a Gerar oro físico dentro dele já tinha um nível de Sabedoria que hoje é muito mais alguma coisa então nessa fase da fase negra na realidade você não tem ajuda a fase negra é uma
fase altamente filosófico individual você tem que querer ver a si mesmo se você não quer ninguém pode te obrigar a partir do momento que você quer ver a si mesmo confronta suas sombras aí o dominar isso a purificação Alguém pode te ajudar você já viram alguma pessoa que não quer ver os seus defeitos e você diz Fulano olha aqu coisa não você tá interpretando mal não fui eu fi Fulano foi seico você já viu uma pessoa que não quer se ver o quanto é complicado isso tem como você obrigar uma pessoa que não quer se
ver a se ver é muito solitária OB você pode fazer de uma forma mais suave através da reflexão ou de uma forma mais dura através da experiência mas é você entend é uma vez que você quis se ver aí já pode ser auxiliada e deve ser auxiliada na Purificação para que não entre na morbidez e na depressão nessa nessa na hora que você desce você constata esse momento aí então você já está subindo então na parte branca ou não não necessariamente quando você desce parte Negra nem sempre você sobe nem sempre sobe Se nós formos
ver nós poderíamos associar o próprio Yung Fala alguma coisa sobre isso todos nós algum momento desceremos e temos pequenos descidos ao longo da vida né Mas às vezes não soubemos certos tipos de Patologia falava muito sobre isso certos tipos de Patologia consiste numa obra em Neo que não teve retorno gera uma morbidez um sentimento de autod destituição uma depressão sem volta C né abre negro Quando o homem não está guiado por um desejo de purificação el às vezes e isso acho num sociedade altamente não tem muita sabedoria para conduzir esse processo o que a nossa
sociedade faz com pessoas que entram em processos depressivos ela não sabe o que fazer essas pessoas não sabe o que fazer então ela pode ser perigosa ela pode ser delicada nem tudo que entra na obra negro passa para OB aliás em qualquer dessas obras você pode se D treino ir adiante não é entreo ao final não necessariamente OB Brendo se você não reverte não encara isso de forma positiva Olha pode descer a um ponto de perder a razão entrar no processo de autodestruição que é dissolução e perder a razão é perigoso qualquer dessas etapas é
perigoso seguir que que éa palavra descobrirá ora elora leje lege lege leje leje várias fazendo n le le le que mais gente mais alguma coisa tem que esperar 40 dias algum S uma das etapas era 40 dias uma das etapas eram várias de 40 dias uma delas era 40 dias a corção inicial é o início da obra n que provavelmente tem simbolismo dos quatro elementos provavelmente a dissolução das impurezas dos quatro elementos fundamentalmente o simbolismo do soente Universal alcest que que vocês acham que é o sorvente Universal alguém tem alguma sugestão o que que seria
o svente Universal a chave filosófica do svente Universal o amor amor solvente Universal é o amor tipicamente C ele dissolve todos os limites éa uma das coisas que a química depois mais debochava da alquimia medieval como pode haver um svente Universal imagina uma coisa que dissolve qualquer coisa você vai colocá-lo onde se ele dissolve tudo como é que você vai cortar o sorvente Universal se ele dis tudo ag se você do ponto de vista simbólico solvente Universal alcest como sendo amor o que significa isso como os próprios alquimistas diziam você CPE O Cálice a Cuba
Você não é capaz de sintetizar vocês lembram o sorvente Universal que é a flor do céu ela os deuses quando consideram que o teu trabalho tá bem feito tua Cuba também esculpida eles depositam aí ou seja o homem não cria o amor ele se torna Digno mas assim que ele porta esse amor como ele é solvente universal ele vai pegar esse recipiente que é o próprio homem e vai dissolver e vai se espalhar em todas as direções porque a vocação do amor é universal nenhuma Cuba contém o amor ele foi feito para se espar ilimitadamente
em todas as direções ou senão não é o legítimo Amor Divino que veio do céu não é Flor do céu não é o ová certo é uma paixão veio da terra não é a flor do céu a flor do céu que éa ela dissolve qualquer recipiente ela não aceita limite ela tem vocação de se espalhar ilimitadamente em todas as direções nasce com vocação do universalidade ela não se limita então é é muito misterioso e muito interessante e curioso que a gente diante de tudo isso a gente diga Bora um primitivo não é estranho É no
mínimo estranho nós fechamos os olhos para coisas tão óbvias aí tem uma sabedoria que nós somos longes de vi mais alguma coisa boa noite a todos hoje nós estamos