antes daquele dia virá a apostasia e então será revelado o homem do pecado o filho da perdição se aqueles dias não fossem abreviados ninguém sobreviveria mas por causa dos eleitos aqueles dias serão abreviados hoje você vai aprender sobre a igreja na grande tribulação de uma forma que talvez você nunca viu esse vídeo é completo fique até o final para você compreender sobre um dos temas mais importante da Bíblia o capítulo em que o próprio Senhor Jesus trata exclusivamente sobre os assuntos relacionados à grande tribulação é o de Mateus 24 ao invés de Jesus dizer que
eles seriam Arrebatados para não verem nada daquilo que aconteceria na grande tribulação ele diz exatamente oo que eles seriam entregues para serem perseguidos e condenados à morte então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa Além disso Jesus não isenta nem seus próprios discípulos dos acontecimentos que marcariam a tribulação Apocalíptica ele diz que eles veriam o Sacrilégio terrível que Eles teriam que fugir para os montes assim quando vocês virem o Sacrilégio terrível do qual falou O Profeta Daniel no lugar santo quem lê
entenda Então os que estiverem na Judeia fujam para os montes orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado muitos acreditam que a igreja não passará pela grande tribulação mas que será arrebatada antes da grande tribulação os que pensam assim ignoram muitos textos da Bíblia para chegar a essa interpretação o arrebatamento da igreja está intimamente ligado à ressurreição do último dia tanto os judeus quanto os primeiros cristãos acreditavam firmemente sobre quando essa ressurreição acontecer e a vontade do que me enviou é esta que eu não perca nenhum de todos aqueles
que me deu mas que eu o ressuscite no último dia porquanto a vontade daquele que me enviou é esta que todo aquele que vê o filho e crê Nele tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia quem poderia esquecer as palavras de Marta sobre seu irmão Lázaro disse-lhe Marta sei que ele há de ressurgir na ressurreição no último dia aqui encontramos um grande problema para os pré-tribulacionistas que parecem não perceber o grave erro que mina a credibilidade da doutrina que promete um escape para a igreja durante a grande tribulação provavelmente a prova
mais forte de que o arrebatamento da igreja é depois da grande tribulação é o texto em que Paulo diz porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os que ficarmos vivos seremos Arrebatados juntamente com eles nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares e Assim estaremos sempre com o senhor note a ordem primeiro vem a ressurreição e depois vem o arrebatamento então para descobrirmos se o arrebatamento é pré ou pós-tribulacional é muito simples basta
vermos se a ressurreição é pré ou pós-tribulacional e para sabermos quando é que essa ressurreição acontece é o próprio Senhor Jesus que responde quem come a minha carne e bebe o meu sangue ten a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia porquanto a vontade daquele que me enviou é esta que todo aquele que vê o filho e crê Nele tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia ninguém pode vir a mim se o pai que me enviou o não trouxer e eu o ressuscitarei no último dia perceberam quantas vezes Jesus
enfatiza que a ressurreição ocorrerá no último dia isso nos leva à conclusão Clara de que a ressurreição não acontece 7 anos antes do último dia mas sim no último dia e se essa ressurreição é pós tribulacional então é lógico que o arrebatamento da igreja também é uma vez que o arrebatamento ocorre após a ressurreição e não antes para que fique mais claro o vídeo daqui para frente quero explicar a diferença da visão pré-tribulacionismo e pós-tribulacionismo pré-tribulacionismo ensino criado por John darby no século XIX que disse que a Igreja será arrebatada antes da tribulação em uma
volta Secreta de Jesus para buscar somente a igreja e a levar ao céu aqui na terra Ficarão os ímpios durante S anos alguns deles acreditam que ficarão sem a presença do espírito santo que será tirado da terra e ao fim deles Jesus volta de novo dessa vez de forma visível Quando Todo Olho o Verá para isso eles precisam encaixar uma ressurreição pré-tribulacionista que ocorre antes da volta Secreta de Jesus e depois outras duas que ocorrerão ao fim da grande tribulação pós tribulacionismo é a visão bíblica é a que foi crida unanimemente por todos os primeiros
cristãos e por todos os pais da igreja durante séculos e também por todos os reformadores como Lutero e Calvino até a época de darby Essa visão é simples existe uma única volta de Jesus visível e ao final da tribulação também há somente duas ressurreições que são as que João relatou em Apocalipse 20 John darby o homem que espalho a doutrina do arrebatamento secreto tentou contornar essa evidência contrária ao dispensacionalismo curiosamente ele afirmou que esse último dia não se refere à volta de Jesus nem ao fim do mundo mas ao último dia da dispensação da Graça
situando essa ressurreição antes da grande tribulação para isso ele argumentou que o último dia não é literalmente o último dia mas sim o último dia em que alguém poderá ser salvo quando a graça ainda estará disponível essa tentativa de darby de ajustar as contradições óbvias de sua teoria apresenta diversos problemas graves primeiro não há lógica em permitir que o mundo sofra S anos de grande tribulação sem a possibilidade de salvação sem acesso à graça para superar esse ponto muitos argumentam que o Espírito Santo será removido da terra uma ideia absurda pois o espírito santo é
Deus onipresente e não pode ser removido em momento algum Além disso se o último dia da dispensação da Graça ocorrer 7 anos antes do fim da grande tribulação como poderiam os israelitas se converter e serem salvos como eles mesmos acreditam e como entender as passagens bíblicas que mostram claramente os santos e servos de Deus no meio da grande tribulação como os textos de Apocalipse foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los foi-lhe Dada a autoridade sobre toda tribo povo língua e Nação sabemos que sem a graça Divina não haveria cristãos no mundo pois
é a graça de Deus que nos sustenta e nos livra do pecado e do diabo portanto se a dispensação da Graça terminasse S anos antes do fim da tribulação como poderiam existir Santos e servos de Deus em meio à tribulação isso implicaria que eles chegaram lá por conta própria sem a graça Divina O que é uma heresia e um absurdo para qualquer Cristão se há servos de Deus e Santos na tribulação conforme menciona em Apocalipse é porque a graça de Deus ainda está sendo concedida pois sem ela eles nem existiriam a menos que o ser
humano pudesse se salvar sozinho portanto é impossível que este último dia se refira ao último dia da dispensação da Graça S Anos Antes da tribulação a graça continuará sendo oferecida a todos que a aceitarem e Continuará existindo Enquanto houver pelo menos um homem de Deus na Terra como vemos no Apocalipse que haverá homens de Deus na tribulação a prova mais contundente de que o último dia mencionado por Jesus se refere ao dia final ao fim da grande tribulação e a sua volta visível e não 7 anos antes está no fato de que ele usou esse
termo para se referir ao dia do juízo dos ímpios quem me rejeitar e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue a palavra que tenho pregado essa o julgará no último dia portanto para Jesus o último dia é o dia do juízo Ocre no final da grande tribulação mesmo os pré-tribulacionistas concordam que o juízo ocorre após a tribulação Não antes Note que esse julgamento é dos ímpios pois se refere a aqueles que rejeitaram as palavras de Jesus assim se para Jesus o último dia que é o dia da Ressurreição também se refere ao
dia do juízo dos ímpios e esse juízo ocorre após a tribulação então a ressurreição também é pós-tribulacional e Paulo diz que o arrebatamento acontece após a ressurreição o que nos leva a concluir que o arrebatamento é pós-tribulacional outro fato que confirma isso é João mencionar explicitamente que a ressurreição só ocorrerá após todas as tribulações apocalípticas e vi Tronos e os que se assentaram sobre eles receberam autoridade para julgar vi também as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus que não adoraram a best nem a sua imagem
e não receberam a marca na testa ou na mão eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante 1000 anos os outros mortos não voltaram a viver até se completarem os 1000 anos Esta é a primeira ressurreição essa ressurreição descrita por João não é pré-tribulacional pois ocorre após a grande tribulação Portanto o apocalipse de João também confirma que a ressurreição mencionada por Paulo ocorre após a tribulação e o arrebatamento só ocorre após a ressurreição para conciliar o fato de que o arrebatamento é posterior à ressurreição e que essa ressurreição ocorre após a tribulação darby argumentou que a
ressurreição mencionada por Paulo não era a mesma descrita por João mas uma ressurreição pré-tribulacional não narrada por João no pré-tribulacionismo a verdade está sempre oculta omitida desconhecida os seguidores de darby acreditam emem uma ressurreição pré-tribulacional que incluiria todos os santos do antigo e novo testamento até o início da tribulação no entanto se essa ressurreição fosse tão crucial João certamente a teria mencionado em suas visões no Apocalipse a ressurreição é um pilar central da fé cristã sempre presente nos fundamentos do cristianismo e seria inconcebível que João a omitisse se realmente existisse antes da tribulação darby seguiu
a Façanha de introduzir uma ressurreição misteriosa que nem o apóstolo João mencionou em sua Revelação Isso demonstra o quão criativa é essa revelação o que João não escreveu darby lembrou os Defensores do dispensacionalismo introduzem uma ressurreição pré-tribulacional não porque ela está na Bíblia mas porque precisam dela para sustentar suas teorias eles também falam de uma vinda Secreta de Jesus antes da tribulação tão secreta que nem João a registrou e uma ressurreição que também precede a tribulação os pré-tribulacionistas se baseiam em um texto de Paulo aos Coríntios para argumentar que a ressurreição ocorre em três fases
a primícia a colheita e os rabiscos da colheita no entanto o texto bíblico só menciona a primícia Cristo e a colheita a ressurreição geral dos mortos porque assim como todos morrem em Adão assim também todos serão vivificados em Cristo mas cada um por sua ordem Cristo as Primícias depois os que são de Cristo na sua vinda assim João não é o único a omitir informações importantes para a teologia pré-tribulacionista Paulo também não faz qualquer menção às suas teorias ao falar sobre a ressurreição alegar a existência de rabiscos da Ressurreição porque no antigo Israel havia rabiscos
da colheita é uma distorção das escrituras e das regras básicas de interpretação bíblica veja que em nenhum texto de Paulo há afirmação que os que são de Cristo ressuscitam na sua vinda secreta pré-tribulacional e que rabiscos ressuscitam 7 anos depois no fim da tribulação na verdade Paulo diz que quando Cristo retornar então virá o fim isso mostra claramente que Paulo concebia uma vinda visível de Cristo após a grande tribulação imediatamente antes do fim sem qualquer ressurreição adicional após isso Nosso Deus em sua grandiosidade e perfeição em sabedoria não apenas não revelou nenhuma ressurreição pré-tribulacionista a
Paulo ou a João mas também deixou registrado em sua palavra que a ressurreição mencionada no verso 4 do Capítulo 20 de Apocalipse é a primeira ressurreição vi Tronos em que se assentaram aqui eles a quem havia sido dada autoridade para julgar vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante 1000 anos o restante dos Mortos não voltou a viver
até se completarem os 1000 anos Esta é a primeira ressurreição se houvesse realmente uma ressurreição pré-tribulacionista que João tivesse esquecido de mencionar ou simplesmente não quis registrar ele teria chamado a ressurreição que registrou de segunda pois a primeira seria essa suposta ressurreição pré-tribulacionista mas ele faz questão de afirmar que essa é a primeira ressurreição indicando claramente que não havia outra antes dela isso nos leva à conclusão de que a ressurreição pré-tribulacionista é uma invenção de darby sem sem fundamento bíblico seguindo a ordem lógica dos acontecimentos e levando em consideração que Paulo disse que somente depois
dessa primeira ressurreição é que os vivos seriam Arrebatados podemos ter certeza que primeiro vem a tribulação ao fim dela os mortos serão ressuscitados primeira ressurreição e julgados sendo que logo em seguida os vivos subirão para se encontrarem com Cristo e com os ressurreto nas nuvens qualquer ensino contrário a isso é antibíblico e fruto da Imaginação humana que mostra até onde alguém é capaz de chegar para sustentar uma heresia então estando dois no campo será levado um e deixado o outro os pré-tribulacionistas interpretam este Versículo a luz da trilogia Deixados para Trás que se tornou um
conhecido filme Cristão retratando o Apocalipse sob a perspectiva dispensacionalista segundo essa visão os que serão levados são os crentes que serão a Arrebatados ao céu escapando da tribulação enquanto os que serão deixados são os ímpios que sofrerão sete anos de grande tribulação na terra essa interpretação tem sido cada vez mais adotada por muitos pastores que ensinam que levados se refere aos salvos e deixados aos ímpios contudo ao examinarmos Este texto com a perspectiva atual moldada pela trilogia e pela recente Ascensão do pré-tribulacionismo parece que alguns são levados ao céu e outros Deixados Para sofrer na
terra no entanto uma análise mais detalhada do contexto das palavras de Jesus revela o oposto surpreendentemente os que são deixados são os salvos enquanto os que são levados são os ímpios vejamos o contexto assim como foi nos dias de Noé será também a vinda do filho do homem nos dias anteriores ao dilúvio comiam bebiam casavam e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca e não perceberam até que veio o dilúvio e os levou a todos assim será também a vinda do filho do homem então estando dois no campo será levado
um e deixado o outro estando duas moendo no moinho será levada uma e deixada a outra Observe que o texto afirma exatamente o oposto do que os pré-tribulacionistas ensinam no texto os que são levados não são os salvos mas os ímpios Jesus menciona que o dilúvio levou a todos referindo-se àqueles condenados pelo pecado e diz que da mesma forma um será levado e outro deixado portanto levados aplica-se aos ímpios que serão condenados e morrerão assim como Noé e sua família osos Foram deixados na terra enquanto os ímpios foram levados pelo dilúvio os salvos serão Deixados
Para viver o milênio com Cristo nesta terra Note que Jesus diz no verso 37 assim também será ou seja da mesma forma que ele explicou na analogia portanto dizer que levados não refere-se aos ímpios na analogia Mas aos crentes no fim dos tempos desfaz a aplicação da analogia se fosse diferente Cristo teria dito diferente de como foi nos dias de Noé o assim como e o da mesma forma no verso 37 não de dúvidas de que levados e deixados devem se referir à mesmas coisas ou a analogia perderia o sentido transformando-se numa antítese e quebrando
a lógica do verso 37 em Lucas o contexto mostra novamente que os ímpios não ficarão vivos sofrendo mais S anos na Terra ao contrário serão mortos assim como aconteceu nos dias de Noé será também nos dias do filho do homem comiam bebiam avam e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca e veio o dilúvio e os consumiu a todos da mesma forma aconteceu nos dias de ló comiam bebiam compravam vendiam plantavam e edificavam mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu fogo e enxofre do céu e os consumiu
a todos assim será no dia em que o filho do homem se manifestar ao invés de afirmar que na sua volta os ímpios serão deixados vivos na terra para sofrer mais 7 anos de tribulação enquanto os justos são Arrebatados Jesus diz exatamente o contrário que os ímpios serão consumidos ou seja mortos deixando de existir assim como no dilúvio que tirou a vida de todos os ímpios e em Sodoma e Gomorra onde o fogo devorador consumiu todos os ímpios Jesus diz que assim também será na volta do filho do homem portanto não há nada que indique
que os crentes escapar da tribulação 7 anos antes do fim deixando os ímpios vivos na verdade a linguagem bíblica aponta para o aniquilamento dos ímpios isso é reforçado nos seguintes Versículos onde Cristo diz duas mulheres estarão moendo juntas uma será levada e a outra deixada dois homens estarão no campo um será levado e o outro deixado onde senhor perguntaram eles Ele respondeu onde houver um cadáver ali se ajuntarão os abutres mais uma vez fica claro que levados e deixados não se referem a pessoas sendo arrebatadas ao céu e outras permanecendo vivas na terra mas sim
H cadáveres onde se ajuntam os abutres Ou seja a pessoas mortas não Sobreviventes interessante também é observar a parábola do joio e do trigo e sua interpretação Jesus explica que primeiro o joio é recolhido e queimado e só depois o trigo é guardado no no celeiro deixem crescer juntos até a colheita na época da colheita direi aos ceifeiros juntem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado depois juntem o trigo e armazenem no meu celeiro notem que primeiro é recolhido o joio ímpios para ser queimado e só depois o trigo justos é guardado
no celeiro Jerusalém celestial no entanto John darby apresentou uma interpretação diferente sugerindo do que os justos seriam recolhidos primeiro Arrebatados ao céu S anos antes do fim da tribulação enquanto os ímpios seriam Deixados Para trás na terra sendo recolhidos apenas 7 anos depois ou seja segundo a visão de Jesus os ímpios serão recolhidos antes dos justos enquanto o pré-tribulacionismo de darby sugere o contrário isso desfaz a interpretação dispensacionalista popularizada por darby e pela trilogia cinematográfica Deixados para trás e como acredito que Jesus é muito mais confiável que John darby ou roteiristas de cinema prefiro confiar
nas palavras de Cristo ainda considero o filme Deixados para Trás uma obra de ficção científica muito bem elaborada com um bom roteiro e bons atores mas repito é uma obra de ficção científica Não uma história bíblica Como são os filmes sobre Noé José Davi Moisés etc quem assistir ao filme Já conhecendo a verdade da palavra de Deus poderá apreciá-lo como uma boa ficção científica porém quem assisti-lo acreditando estar vendo uma descrição fiel dos relatos Apocalípticos enfrentará uma grande heresia visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança Eu também o guardarei da hora
da provação que está para vir sobre todo o mundo para pôr à prova os que habitam na terra os pré acionistas baseiam-se nesse versículo onde Cristo diz à igreja da filadélphia que ela será guardada da hora da provação utilizando-o como a evidência necessária para dar credibilidade às novas teorias de darby eles argumentam que se a Igreja será protegida da tribulação Então ela será arrebatada antes dela um texto semelhante é encontrado em Daniel e naquele tempo se levantará Miguel o grande príncipe que protege os filhos do teu po haverá um tempo de angústia como nunca houve
desde que há nação até aquele tempo mas naquele tempo teu povo será salvo todos os que estão inscritos no livro Os pré-tribulacionistas também citam um texto de Paulo aos Tessalonicenses eles mesmos relatam como vocês nos receberam e como se voltaram para Deus deixando os Ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar do céu seu filho a qu itou dos Mortos Jesus que nos livra da Ira que há de vir contudo Este último texto que fala da Ira de Deus não se refere à tribulação Apocalíptica mas ao Dia do Juízo Final Paulo esclarece isso
aos romanos mas por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado você está acumulando ira contra si mesmo para o dia da Ira de Deus quando se revelará o seu justo julgamento Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento portanto a ira que há de vir se refere ao dia do juízo final quando Deus revelará seu justo julgamento e retribuirá a cada um conforme seu comportamento não é uma referência ao S anos da tribulação do apocalipse mas ao juízo final Paulo está dizendo que Deus nos livrará do dia da ira do julgamento que
condenará os ímpios Pois seremos salvos por meio de Jesus isso não tem relação com a grande tribulação durante a tribulação Apocalíptica os servos de Deus serão perseguidos assim como foram ao longo da história do cristianismo a história do cristianismo começou com o sangue dos Mártires e terminará da mesma forma quanto ao texto de Daniel que menciona o livramento do Povo de Deus encontrado no livro da vida ele não fala sobre um arrebatamento pré-tribulacional caso contrário deveríamos acreditar que o salmista foi arreb AD ao céu para ser livre das tribulações quando disse os justos Clamam o
senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações esse Salmo foi escrito pelo Rei Davi que afirmou que Deus livra os justos de todas as suas tribulações no entanto Davi não foi arrebatado ao paraíso para escapar das tribulações ele foi severamente perseguido pelo Rei Saul durante anos Davi passou por todas as tribulações mas foi libertado no final prevalecendo sobre Saul portanto a linguagem sobre ser livre das tribulações como mencionada tanto por Davi no Salmo quanto por Daniel não significa evitar as tribulações mas sim ser libertado ao final delas Davi e outros justos enfrentaram
as tribulações não foram Arrebatados antes mas ainda assim ele declarou que o senhor livra os justos de todas as suas tribulações pois mesmo passando por elas no final obteremos a vida eterna o mesmo se aplica a Daniel e Apocalipse 3 verso 10 Deus nos guarda na tribulação não porque seremos Arrebatados antes e evitaremos passar por ela mas porque seremos protegidos por Deus durante as tribulações e sairemos vitoriosos ao final isso é reafirmado quando Jesus escreve à igreja de Smirna seja fiel até a morte e eu lhe darei a coroa da vida ele não promete arreb
antes da tribulação mas encoraja a fidelidade até a morte suportando toda a perseguição e tribulação esse fim se refere ao martírio não ao arrebatamento claramente livrar significa proteger durante as tribulações não escapar delas Davi passou por muitas provações mas nunca foi arrebatado ao céu para ser livre delas está claro que o sentido bíblico de ser livre das tribulações não é o de ser arrebatado antes delas mas sim ser protegido por Deus durante elas tanto Saul o rei ímpio que perseguia Davi quanto o próprio Davi justo diante de Deus permaneceram na Terra e enfrentaram tribulações A
diferença é que o ímpio pereceu enquanto o justo foi protegido por Deus alcançando a vitória é por isso que Oramos na oração do Pai nossso e não nos deixes cair em tentação mas livra-nos do mal porque teu é o reino o poder e a glória para sempre amém quando pedimos a Deus para nos livrar do mal não estamos pedindo para sermos Arrebatados ao céu mas para sermos protegidos durante as tribulações e tentações que enfrentamos na terra pedir para sermos livres do Mal significa ser protegido aqui não ser retirado da terra assim como o salmista podemos
afirmar com convicção que Deus nos livrará de toda a tribulação sem implicar que e seremos Arrebatados ao céu para escapar delas sempre que a Bíblia fala sobre guardar ou livrar das tribulações refere-se à proteção durante as adversidades não A Fuga delas um exemplo Claro disso está no relato bíblico do Êxodo onde Deus protegeu seu povo das tribulações que atingiram os egípcios sem remover os israelitas da Terra Deus deixou os israelitas na Terra protegendo-os das pragas que devastaram o Egito apenas os egípcios sofreram as pragas enquanto o povo de Deus permaneceu protegido mas naquele dia tratarei
de maneira diferente à terra de gozen onde habita o meu povo nenhum enxame de moscas se achará ali para que saibas que eu o senhor estou nesta terra e a Saraiva feriu em toda a terra do Egito tudo quanto havia no campo desde os homens até aos animais também a Saraiva feriu toda a erva do Campo e quebrou todas as árvores do campo somente na terra de gozen onde estavam os filhos de Israel não havia Saraiva Deus protegeu seu povo das 10 pragas do Egito mas isso não significou que eles foram removidos da terra ou
Arrebatados ao céu o texto bíblico mostra claramente que Deus fez distinção entre justos e ímpios ambos permaneceram na terra mas somente os ímpios sofreram as pragas da mesma forma durante a grande tribulação todos estarão na terra pois o arrebatamento segundo Jesus ocorrerá após as tribulações Deus fará novamente distinção entre justos e ímpios protegendo seu povo eleito Jesus disse se aqueles dias não fossem abreviados ninguém sobreviveria mas por causa dos eleitos aqueles dias serão abreviados se os eleitos fossem Arrebatados ao céu deixando apenas os ímpios na terra este verso não faria sentido ele indica que os
eleitos estarão na terra durante a grande tribulação e que Deus abreviar esses dias por causa deles para que o sofrio não se prolongue devemos também lembrar de ló e Noé mencionados pelos dispensacionalistas ambos foram poupados dos Desastres que atingiram os ímpios Mas nenhum foi arrebatado ao céu Noé ficou seguro na arca e Ló fugiu com sua família para outra terra portanto é possível haver proteção divina sem a necessidade de deixar a terra durante as tribulações a interpretação de que os salvos serão Arrebatados antes da tribulação não é uma leitura natural dos textos bíblicos é uma
tentativa de inserir na Bíblia algo que não está lá alguns argumentam que a Arca de Noé representa o céu para onde os crentes serão levados antes da tribulação esta interpretação é incorreta pois a arca não simboliza o paraíso Celestial mas a igreja a arca tipifica a proteção da igreja durante a tribulação permanecendo na terra após o dilúvio Noé e sua família habitaram uma nova terra da mesma forma a igreja estará na terra durante a grande tribulação protegida por Deus e ao final habitará a nova Terra Prometida há uma clara distinção entre guardar e tirar Deus
prometeu nos guardar durante a tribulação mas nunca disse que nos removeria da Terra para isso os dispensacionalistas no entanto interpretam tirar onde está escrito guardar guardar significa receber proteção especial enquanto permanecemos no mesmo lugar não sendo removidos para outro lugar Jesus destacou essa diferença quando orou não peço que os tires do mundo mas que os guardes do maligno aqui Jesus faz um contraste Evidente entre tirar e guardar Se Jesus acreditasse que uma coisa implica na outra como os pré-tribulacionistas acreditam ele não teria feito essa distinção Jesus claramente não queria que Deus tirasse os cristãos do
mundo mas que os protegesse do maligno para Jesus tirar e guardar são conceitos distintos e opostos portanto quando a Bíblia diz que Deus nos guardará da tribulação não está dizendo que seremos removidos do mundo a Bíblia está afirmando que embora permaneçamos na terra seremos protegidos Em meio às tribulações conforme a promessa de Deus em resumo o que acontecerá com a igreja na grande tribulação será exatamente o cumprimento da oração de Jesus não peço que os tires do mundo mas que os guardes do maligno não seremos removidos da terra Mas seremos protegidos do maligno e das
tribulações assim como Davi disse que Deus livra os justos de todas as suas tribulações essa proteção e não um arrebatamento secreto é o método de Deus desde sempre antes daquele dia virá a apostasia e então será revelado o homem do pecado o filho da perdição nas duas cartas de Paulo aos Tessalonicenses ele explora bastante os aspectos escatológicos abordando os eventos dos últimos dias na primeira carta Paulo afirma que o arrebatamento da igreja ocorrerá apenas após a ição que por sua vez acontecerá depois da grande tribulação no último dia já na segunda epístola Paulo é ainda
mais claro ao dizer que nossa reunião com Jesus só acontecerá após a ascensão do anticristo e sua coroação no santuário de Deus irmãos quanto à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente quer por profecia quer por palavra quer por carta supostamente vinda de nós como se o dia do senhor já tivesse chegado não deixem que ninguém os engane de modo algum antes daquele dia virá a apostasia e então será revelado o homem do pecado o filho da perdição este
se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração a ponto de se assentar no santuário de Deus proclamando que ele mesmo é Deus aqui podemos ver que para Paulo a reunião com Cristo arrebatamento não ocorrerá antes da apostasia Quando o homem do pecado anticristo será revelado proclamando-se Deus e se assentando no santuário de Deus os pré-tribulacionistas no entanto afirmam o contrário que a Igreja será arrebatada primeiro e só depois o anticristo será revelado para sustentar essa visão eles precisam separar os dois eventos que Paulo liga no
verso um a vinda de Jesus e nossa reunião com ele para os pré-tribulacionistas a vinda de Jesus mencionada por Paulo refere-se ao final da grande tribulação tentando dar sentido às declarações seguintes de que isso não ocorrerá sem que antes o anticristo seja revelado Porém para eles nossa reunião com Cristo arrebatamento ocorrerá 7 anos antes dessa vinda Isso parece ser mais uma interpretação dispensacionalista pois quebra a ordem lógica do texto e o torna desconexo Paulo não estaria falando de dois eventos distintos no verso 1 pois ele relaciona ambos ao dia do Senhor mencionado no verso 2
não faria sentido relacionar dois eventos separados por S anos a um único evento o dia do Senhor é mais lógico entender que o dia do Senhor é o mesmo que a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa reunião com ele portanto ao falar da vinda do Senhor e nossa reunião com ele Paulo não está descrevendo dois eventos distintos separados por anos mas dois aspectos do mesmo evento que ocorrem simultaneamente Pois seremos Arrebatados assim que Jesus voltar no dia do Senor ISO D coerência ao texto e explica porque Paulo relaciona ambos ao dia do Senhor
a vinda do Senhor Jesus e nossa reunião com ele ocorrem no dia do Senhor validando a associação feita por Paulo no texto irmãos quanto à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente quer por profecia quer por palavra quer por carta supostamente vinda de nós como se o dia do senhor já tivesse chegado seria totalmente ilógico e incoerente relacionar um único evento o dia do Senhor há dois acontecimentos distintos em tempos diferentes mais ilógico ainda seria colocar primeiro um evento
que ocorre 7 anos depois do segundo mencionado essa interpretação pré-tribulacionista distorce não apenas a ordem sintática do texto mas também a cronológica Normalmente quando se cita dois eventos futuros menciona-se primeiro o mais próximo e depois o mais distante contudo para os dispensacionalistas Paulo primeiro menciona o que acontecerá ao fim da tribula e só depois o que ocorrerá antes dela os pós tribulacionistas por outro lado interpretam que a vinda de Jesus ocorrerá primeiro e logo em seguida os vivos serão Arrebatados para encontrarem-se com Cristo nos ares tudo isso se dá em um único evento no mesmo
dia o dia do Senhor assim podemos entender que para Paulo a volta de Jesus e nossa reunião com ele no dia do Senhor não ocorrerão sem que antes seja revelado o filho da perdição o anticristo este se assentará no trono em Jerusalém e se proclamará acima de todos como um Deus só após essa ascensão e coroação do anticristo é que a Igreja será arrebatada ao fim da tribulação no dia do Senhor e não antes e agora vocês sabem o que o está detendo para que ele seja revelado no seu devido tempo um dos principais argumentos
dos pré-tribulacionistas para afirmar que a igreja escapará da grande tribulação baseia-se nas palavras de Paulo sobre alguém que está impedindo a revelação do anticristo para que este só se manifeste no tempo certo e agora vocês sabem o que o está detendo para que ele seja revelado no seu devido tempo a verdade é que o mistério da iniquidade já está em Ação restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém então será revelado o perverso a quem o Senhor Jesus matará com sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda embora o texto
não diga em nenhum momento que esse algo que impede o anticristo seja a igreja é o que eles presumem no pré-tribulacionismo a verdade está sempre obscura fora do alcance e compreensão de uma leitura simples o problema é que eles usam especulações e conjecturas como prova de sua teoria o texto apenas indica que algo está detendo o anticristo mas não especifica O que é é claro que os pré-tribulacionistas interpretarão isso de forma que favoreça suas crenças assim como qualquer falso profeta poderia usar este texto para inventar e provar qualquer heresia que desejasse na teologia trabalhamos com
o que está revelado não com o que está encoberto onde só podemos especular o fato de não sabermos exatamente o que é não significa que não possamos saber o que não é por exemplo não é difícil conclu ir que esse que detém o anticristo não é o Batman ou o Superman pois isso seria ilógico Além disso se o texto usa o masculino aquele também não pode ser algo feminino aquela pois seria gramaticalmente incorreto da mesma forma o que detém o anticristo não pode ser o espírito santo porque é ilógico nem a igreja porque é gramaticalmente
incorreto a tese de que o Espírito Santo é o que detém o anticristo e e que será retirado da Terra quando o anticristo for revelado foi amplamente ensinada pelos primeiros pré-tribulacionistas como darby Mas recentemente tem sido rejeitada até pelos próprios dispensacionalistas eles perceberam que remover o Espírito Santo da terra é absurdo e impensável Para Não Dizer blasfêmia pois o espírito santo é Deus e como tal é onipresente alguém onipresente deve estar presente em todos os lugares caso contrário não é onipresente e portanto não é Deus portanto sugerir que o Espírito Santo será retirado da terra
é o mesmo que dizer que ele deixará de ser Deus no futuro perdendo o atributo da onipresença ou que sua presença na terra depende da existência dos cristãos mas vemos o contrário mesmo quando a Terra era sem forma e vazia o espírito santo estava lá Além disso sem o Espírito Santo na terra seria explicar a presença de Santos e servos de Deus na tribulação conforme afirmado em Apocalipse e ainda mais difícil explicar as conversões em massa entre os israelitas conforme ensinam Tais pregadores pois quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo é
o Espírito Santo a segunda hipótese de que o texto seira à igreja falha no aspecto gramatical pois a igreja é sempre apresentada na Bíblia como sendo feminina nem mesmo o fato de a igreja estar oculta muda isso pois Pedro se referiu à igreja usando um pronome feminino aquela que está em Babilônia também Eleita envia-lhe saudações e também Marcos meu filho Pedro não estava se referindo a si mesmo quando usou o pronome aquela pois não usaria um pronome feminino para se referir a um homem ele estava falando sobre a igreja onde estava ou seja aquela que
está em Babilônia portanto mesmo quando a igreja é um sujeito oculto no texto o pronome utilizado é sempre no feminino por questão de concordância gramatical nunca no masculino até mesmo quando a igreja é representada metaforicamente como um ser humano ela é tipificada no feminino a noiva e não no masculino regozijemo-nos vamos nos alegrar e dar-lhe glória pois chegou a hora do casamento do cordeiro e a sua noiva já se aprontou um dos sete anjos que tinham a sasi das timas sagse e me disha eu most noiva Tessalonicenses anulando você oend no seu devido tempo a
verdade é que o mistério da iniquidade já em ação restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém então será revelado o perverso a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda se a referência não é à igreja Então a quem pode ser como discutido no início do capítulo podemos apenas conjecturar aqui pois o texto bíblico não é claro sobre o que exatamente está detendo o anticristo embora possamos deduzir o que não é uma possibilidade forte é que quem detém o anticristo atualmente seja um
anjo isso não é gramaticalmente incorreto Pois é masculino nem ilógico já que anjos frequentemente aparecem na Bíblia prendendo demônios e travando batalhas no próprio livro do apocalipse vemos exemplos Claros disso vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente ele prendeu o dragão a antiga serpente que é o diabo Satanás e o acorrentou por 1 anos lançou-o no abismo fechou-o e pôs um selo sobre ele para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os 1000 anos depois disso é necessário que ele seja solto por
um pouco de tempo neste texto vemos que quem tem a chave do abismo é um anjo que detém Satanás por 1 anos se um anjo tem a chave do abismo e será ele quem deterá o diabo no futuro Por que não poderia ser um anjo que está detendo o anticristo hoje se ele será o responsável por deter o diabo no futuro pode muito bem ser ele quem o está detendo agora a Bíblia até relata o momento em que o Anjo que está detendo o anticristo o soltará do Abismo o quinto anjo tocou a sua trombeta
e viu uma estrela que havia caído do céu sobre a terra a estrela foi dada a chave do poço do Abismo quando ela abriu o abismo subiu dele fumaça como a de uma gigantesca Fornalha o sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do Abismo da Fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra sabemos que no Apocalipse as estrelas simbolizam os anjos e que os gafanhotos que saíram do Abismo eram demônios que tinham um rei sobre eles o Anjo do Abismo cujo nome
em hebraico é abadon e em grego apolon portanto vemos que um anjo tem a chave do abismo detém os demônios e apolon anticristo naquele lugar e que ele o soltará por um tempo durante a tribulação voltando a prendê-los no milênio e soltando por um pouco de tempo no futuro diante de tudo isso parece claro que o mais provável à luz da gramática lógica e Evidências bíblicas é que quem está detendo o anticristo atualmente seja um anjo que tem a chave do abismo e que o soltará futuramente mas vocês irmãos não estão nas trevas para que
esse dia os Surpreenda como ladrão os dispensacionalistas utilizam esse versículo para falar da iminência da volta de Jesus este conceito é um dos pilares da teoria de darby eles argumentam da seguinte maneira a vinda iminente significa que não é necessário que ocorram eventos específicos Antes desse acontecimento ou seja Jesus pode voltar a qualquer momento sem que haja uma sequência precisa de eventos prévia ao lermos o Novo Testamento veremos que o ensino é sobre a volta de Jesus para arrebatar sua igreja sem que ocorra algum evento necessário antes disso ou seja não há sinais prévios obrigatórios
para a vinda de Cristo à igreja Portanto o Novo Testamento ensina a eminência da volta de Jesus para os pré-tribulacionistas Jesus pode retornar a qualquer momento inclusive no próximo segundo sem que nenhum evento específico precise ocorrer antes disso mas será que a bíblia realmente ensina a doutrina da eminência da volta de Cristo A resposta é clara não por mais surpreendente que isso possa parecer para muitos que foram doutrinados incorretamente ao longo da vida o fato é que a volta de Jesus não é iminente primeiramente é preciso esclarecer o que queremos dizer ao afirmar que a
volta de Jesus não é iminente não estamos dizendo que a volta de Jesus não será em breve o termo iminente aqui não se refere a proximidade mas sim a ideia de que não há necessidade de qualquer evento anterior para que a volta de Jesus se concretize na verdade como o mesmo site dispensacionalista analisa o fato de a volta de Jesus ser em breve mostra que ela não pode ser iminente porque um fato breve precisa ocorrer dentro de um período de tempo pequeno enquanto um fato iminente pode ocorrer em um período curto mas não precisa necessariamente
ser assim para ser iminente Portanto o fato de a Bíblia repetir várias vezes que a volta de Jesus ocorrerá em breve implica que ela não é iminente os dispensacionalistas argumentam que há duas fases na segunda vinda de Cristo uma iminente e outra não iminente a primeira fase ocorreria no início da tribulação sem sinais e iminente enquanto a segunda ocorreria ao final dos S anos de tribulação sendo em breve após o início da tribulação e não iminente Mas será que os textos bíblicos corroboram essa interpretação na verdade eles dizem exatamente o contrário biblicamente não existe essa
divisão de duas fases da segunda vinda mas apenas uma única segunda vinda ao final da grande tribulação é natural portanto que as referências sobre Cristo voltar em breve se apliquem aos cristãos e não apenas aos incrédulos que estarão aqui durante a tribulação isso é claro quando Jesus afirma isso à própria igreja por isso não abram mão da confiança que vocês têm ela será ricamente recompensada vocês precisam perseverar de modo que quando tiverem feito a vontade de Deus recebam o que ele prometeu pois em breve muito em breve aquele que vem virá e não demorará note
como a promessa da volta de Cristo em breve se aplica à igreja e não apenas a os incrédulos o autor de Hebreus fala sobre a necessidade de os cristãos perseverarem para obterem o que lhes foi prometido por Deus a vida eterna em seguida ao invés de mencionar a suposta vinda iminente pré-tribulacional de Cristo Ele afirma que isso ocorrerá em breve ou seja não iminente o que os dispensacionalistas situam ao final da grande tribulação isso não faz sentido para eles já que segundo sua teoria esses cristãos deveriam ser recompensados no início da tribulação uma vez que
seriam supostamente Arrebatados antes dela começar os pré-tribulacionistas frequentemente citam passagens bíblicas que mencionam Jesus voltando como um ladrão para argumentar que a segunda vinda de Cristo será eles afirmam Se Jesus virar como um ladrão então sua volta será iminente pois o ladrão não deixa sinais de sua chegada Ele simplesmente aparece quando menos se espera este raciocínio Faz Sentido um ladrão realmente Age de maneira imprevisível no entanto o que os pré-tribulacionistas não percebem é que essa analogia da iminência se aplica apenas aos incrédulos não à igreja Paulo esclarece isso em sua í aos Tessalonicenses irmãos quanto
aos tempos e épocas não precisamos escreveres pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite quando disserem paz e segurança então de repente a destruição virá sobre eles como dores à mulher grávida e de modo nenhum escaparão mas vocês irmãos não estão nas trevas para que esse dia os como ladrão Paulo inicialmente afirma que o dia do Senhor virá como um ladrão O que poderia ser interpretado pelos dispensacionalistas como uma indicação de que Cristo virá sem aviso prévio para arrebatar os cristãos no entanto ele faz uma ressalva crucial os
cristãos não estão nas trevas para serem surpreendidos como um ladrão em outras palavras Jesus virá de maneira Inesperada para os incrédulos mas não para os cristãos isso indica que a segunda vinda de Cristo não será iminente para a igreja apenas para os descrentes por porque os descrentes não conhecem as profecias a b-os como espiritualmente moros e cegos sem discernimento para perceber os tempos em que Jesus ou para os sinais da grande tribulação assim a segunda vinda ao final da tribulação será uma surpresa para os incrédulos conforme Paulo explicou contudo para a igreja a situação é
diferente os cristãos estarão atentos às profecias identificarão os sinais e compreenderão que estão na grande tribulação Jesus ensinou isso aos seus discípulos em Mateus 24 aprendam a lição da Figueira quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar vocês sabem que o verão está próximo assim também quando virem todas estas coisas saibam que ele está próximo às portas Jesus estava falando aos crentes seus discípulos não aos incrédulos os descrentes não identificarão nenhum sin eão pegos deesa como oão queem à noitee ãos Verão os sinais dabul e saberão que a volta de Cristo está
próxim portant vind Ines iminente apenas para os incrédulos não para a igreja que estará atenta aos sinais da grande tribulação E saberá quando ele estiver prestes a retornar a prova mais convincente de tudo isso está no próprio relato da grande tribulação onde Jesus afirma Eis que venho como ladrão feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes para que não ande nu e não seja Vista a sua vergonha chegamos ao Capítulo 16 de Apocalipse já no meio da grande tribulação após uma série de eventos a Apocalípticos com sinais visíveis em toda parte mesmo
assim Jesus diz que virá como um ladrão isso seria impossível para os pré-tribulacionistas Pois para eles a volta de Jesus como um ladrão só seria possível antes da tribulação Então como explicar Jesus dizendo que virá como um ladrão Mesmo durante a tribulação a resposta é que a volta de Jesus será uma surpresa para os ímpios mesmo em meio a todos os sinais que apenas os crentes reconhecerão Outro ponto importante é que Jesus nos diz que poderemos saber quando ele está próximo mas não o dia ou a hora exatos de sua vinda é por isso que
aqueles que tentam prever a data e a hora da volta de Jesus sempre falham pois embora possamos reconhecer que ele está às portas não saberemos o momento exato Como Jesus disse quanto ao dia e a hora ninguém sabe nem os anjos dos céus nem o filho senão somente o pai Jesus não disse que não saberíamos os tempos de sua volta ou que ela não teria sinais na verdade ele mencionou que haveria sinais antes de sua vinda e que os crentes deveriam identificá-los mas o dia e a hora exatos só Deus sabe os sinais e profecias
bíblicas indicam que Jesus só virá após todos os sinais de Mateus 24 se cumprirem a pregação do evangelho em todo o mundo a fome generalizada a multiplicação dos falsos profetas a profanação do Templo de Jerusalém pelo anticristo a perseguição aos cristãos e a maior tribulação já vista o apóstolo Paulo acrescenta outros sinais irmãos quanto à vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele Pedimos que não se deixem abalar facilmente nem se alarmem quer por profecia palavra ou carta supostamente vinda de nós como se o dia do senhor já tivesse chegado não
deixem que ninguém os engane de modo algum antes daquele dia virá a apostasia e então será revelado o homem do pecado o filho da perdição que se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração a ponto de se assentar no templo de Deus proclamando que ele mesmo é Deus portanto podemos ter certeza de que Jesus só voltará e nós só seremos reunidos a ele depois da apostasia da revelação do anticristo e quando ele se tornar objeto de culto e se declarar Deus no templo de Deus em
outras palavras embora não saibamos o dia e a hora exatos saberemos o período em que Jesus voltará Graças aos sinais que ele nos deixou num momento num abrir e fechar de olhos ante a última trombeta porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados Paulo diz que o arrebatamento ocorrerá ante a última trombeta se devemos assumir um cenário pré-tribulacional esta última trombeta não pode ser a última porque Jesus disse que ele soaria a trombeta para ajuntar seus eleitos imediatamente após a tribulação com o fim de fazer com que esta trombeta seja
realmente a última ela deve ser vista como Idêntica à trombeta da qual Jesus falou colocando-se o arrebatamento dos crentes após a tribulação o problema para os pré-tribulacionistas é que a última trombeta não é pré-tribulacional mas ocorre durante a segunda vinda visível de Cristo isso cria um obstáculo para os pré-tribulacionistas que não podem identificar a última trombeta que Paulo fala para os Coríntios como a mesma última trombeta do Apocalipse pois isso refutar a teoria de darby portanto eles tentam negar essa conexão como argumento o dispensacionalista Silvio Costa quero dizer que a última trombeta citada por Paulo
em na primeira carta aos Coríntios 15 nada tem a ver com a última trombeta de Apocalipse 11 por razões Claras as menções retratam cenários escatológicos distintos A primeira é a convocação dos salvos vivos e mortos para o arrebatamento e a segunda é para o anúncio do reino eterno de Cristo mas será mesmo que esses cenários são distintos como ele afirma o argumento é que um refere-se ao arrebatamento e o outro ao anúncio do reino de Cristo ignorando o fato de que o anúncio do reino de Cristo ocorre no arrebatamento ou seja trata--se de um mesmo
evento Paulo fala da Ressurreição dos mortos e do arrebatamento dos vivos e diz que quando isso acontecer a palavra será cumprida a morte será tragada pela vitória a morte perderá o seu aguilhão o inferno e o pecado serão derrotados tudo isso representa o anúncio do reino de Cristo consumando a vitória sobre as forças das Trevas outras evidências de que a última trombeta do Apocalipse é a mesma mencionada por Paulo e que é pós-tribulacional incluem o fato de que nesse momento haverá o juízo e o início do Reinado milenar de Cristo o sétimo anjo tocou a
trombeta e ouve no céu grandes vozes dizendo o reino do mundo se tornou de Nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinará pelos séculos dos séculos e os 24 anciãos que se encontram sentados no seu trono diante de Deus prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus dizendo Graças te damos senhor Deus todo poderoso que és e que eras porque assume o teu grande poder e passaste a reinar na verdade as nações se enfureceram chegou porém a tua Ira e o tempo determinado para serem julgados os mortos para se dar o galardão aos
teus servos os profetas aos santos e aos que temem o teu nome tanto aos pequenos como aos grandes e para destruíres os que destróem a terra como vemos a última trombeta do Apocalipse não só marca o início do reino milenar de Cristo mas também o Juízo Final o momento em que Deus julgará os mortos e recompensará seus servos e quando ocorre essa Retribuição biblicamente falando o o próprio Senhor Jesus esclarece porque o filho do homem há de vir na glória de seu pai com os seus anjos e então retribuirá a cada um conforme as suas
obras curiosamente a recompensa é dada exatamente na gloriosa volta de Jesus ou seja na volta visível ao final da grande tribulação em Mateus Lemos que uma trombeta também soará nessa volta gloriosa pós-tribulacional de Jesus seria mais uma coincidência e ele enviará os seu anjos com Rijo clamor de trombeta os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos de uma a outra extremidade dos céus como vemos todas as peças do quebra-cabeça se encaixam perfeitamente no pós-tribulacionismo O que ocorre no contexto da última trombeta do Apocalipse é o mesmo que ocorre no contexto da última trombeta
de primeira Coríntios 15 Além disso na última trombeta do Apocalipse há o julgamento dos mortos e a compensa aos servos que é o mesmo evento descrito no final da tribulação na volta gloriosa de Cristo juntamente com a trombeta que soa ao fim da grande tribulação afirmar que a última trombeta ocorrerá antes da grande tribulação é ignorar todo o contexto bíblico desconsiderando que existem Trombetas pós-tribulacionismo quebra a harmonia entre os textos bíblicos sugerindo que cada passagem menciona Trombetas distintas sem qualquer conexão entre si Além disso se Jesus mencionou uma trombeta tocando em sua volta após a
tribulação é porque a última trombeta não é pré-tribulacional a menos que existisse uma trombeta tocada 7 anos antes da última O que é absurdo Paulo não disse que uma trombeta soará no arrebatamento Ele disse que a última trombeta soará naquele momento e se é a última o arrebatamento não pode ser pré-tribulacional caso contrário Todas As Trombetas do Apocalipse e de Mateus existiriam apenas na imaginação dos autores bíblicos pois o toque de Trombetas teria cessado antes da tribulação a conclusão lógica é clara para um pós-tribulacionista mas um pré-tribulacionista terá que negar toda essa conexão de eventos
por uma única razão porque não quer aceitar como isso derruba a tese pré-tribulacionista não lhes resta outra alternativa senão negar que a última trombeta seja realmente a última acreditando que existem Trombetas tocadas antes mesmo dos S anos de tribulação isso implica que a igreja seria arrebatada ao som da última trombeta sugerindo a existência de outras Trombetas antes dela ou seja as trombetas descritas na tribulação e após a tribulação como mostradas na Bíblia devem ser ignoradas enquanto Trombetas supostamente tocadas antes da tribulação que não são mencionadas em lugar algum na Bíblia devem ser aceitas Teoricamente isso
seria absurdo em qualquer doutrina teológica mas no dispensacionalismo de darby Essa é a regra a rotina quando lemos o Capítulo 24 de Mateus observamos que Jesus não disse que os que precisariam fugir seriam os mundanos aqueles sem comprometimento com Deus e que por isso seriam deixados na terra para sofrer pelo contrário ele fala sobre a fuga de vocês Isto é de seus discípulos Já que todo o discurso era uma resposta à pergunta dos Apóstolos em seguida ele afirma que se aqueles dias não fossem abreviados ninguém sobreviveria mas por causa dos eleitos aqueles dias serão abreviados
Isso demonstra de forma incontestável que os eleitos estarão na grande tribulação se eles já estivessem seguros no céu esse versículo não faria sentido mas se os discípulos de Cristo passarão pela Grande de tribulação quando acontecerá a volta de Jesus e o arrebatamento Jesus responde a isso nos mesmos versos ele diz que seu retorno ocorrerá imediatamente após a tribulação daqueles dias e não antes como acreditam os pré-tribulacionistas e somente depois que todas as nações virem O filho do homem descendo nas nuvens do céu com grande poder e glória ele enviará seus anjos com um grande som
de trombeta e ele reunirão seus eleitos dos Quatro Ventos de uma extremidade dos céus a outra Portanto o arrebatamento dos Santos ocorrerá depois e não antes da tribulação seus discípulos teriam que fugir para os montes veriam o Terrível Sacrilégio do anticristo muitos seriam perseguidos e condenados à morte e saberiam quando Jesus voltaria após verem todas essas coisas o que só pode significar que os cristãos Estarão aqui na terra observ de perto tudo o que acontecerá na grande tribulação como os dispensacionalistas respondem a provas tão fortes e inequívocas de um arrebatamento pós-tribulacional a maioria deles afirma
que todos esses eventos não acontecerão com os discípulos de Jesus cristãos mas apenas com os israelitas eles dizem que os discípulos Nesse contexto não eram uma tipologia da igreja mas de Israel Isso é um absurdo sem precedente pois os discípulos foram chamados cristãos vejamos então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e quando o encontrou levou-o para Antioquia assim durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos em Antioquia os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos a própria Bíblia Deixa claro que os discípulos acima de tudo foram reconhecidos
como cristãos como a Igreja de Cristo não mais faziam parte do antigo Israel que havia se separado do pacto mas da Nova Aliança daqueles que creem em Cristo em última análise os discípulos ali representavam tanto os cristãos quanto os israelitas pois eles eram ambos e esses israelitas se referem aos israelitas que creem em Cristo e não qualquer Israelita visto que eram os discípulos de Jesus que criam nele sendo assim a passagem se refere a pessoas justas que creem em Cristo que são seus discípulos e que ganharam o nome de cristãos seria uma situação completamente diferente
por exemplo se Jesus estivesse dirigindo suas palavras aos fariseus que não acreditavam nele eram incrédulos e segundo a teologia dispensacionalista seriam Deixados para Trás no entanto Jesus não estava falando com os fariseus ou outros incrédulos que não são mencionados em nenhum momento no contexto desde o início fica claro que Cristo estava se dirigindo aos seus discípulos afirmando que eles veriam e passariam por todas essas coisas os pré-tribulacionistas em seu desespero para oferecer alguma resposta às evidências Claras de que os cristãos estarão presentes na grande tribulação esquecem que com a morte e ressurreição de Jesus não
há mais separação entre os israelitas convertidos e os gentios convertidos Pois todos são um um só chamados cristãos é por isso que Paulo disse que Jesus derrubou o muro de inimizade div visão que existia entre eles na ocasião de sua morte naquela época vocês estavam sem Cristo separados da comunidade de Israel sendo estrangeiros quanto às alianças da Promessa sem esperança e sem Deus no mundo mas agora em Cristo Jesus vocês que antes estavam longe foram aproximados mediante o sangue de Cristo pois ele a nossa paz o qual de ambos fez um e destruiu a barreira
o muro de inimizade em Cristo Jesus já não há divisão entre israelitas que creem e gentios que creem pois Ambos são um só chamados cristãos Paulo reitera essa verdade ao escrever a os Gálatas todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus pois os que em Cristo foram batizados de Cristo se revestiram não há judeu nem grego escravo nem Liv homem nem mulher pois todos são um em Cristo Jesus e se vocês são de Cristo são descendência de Abraão e Herdeiros segundo a promessa os dispensacionalistas entretanto voltam a separar os israelitas cristãos
dos gentios cristãos Jesus derrubou essa barreira mas os pré-tribulacionistas querem reconstruí-la dividindo os dois grupos como se fossem distintos Jesus fez dos dois um só mas eles para preservar a doutrina do do arrebatamento pré-tribulacional insistem em tratá-los como grupos separados a conclusão lógica do relato de Mateus 24 é que se Jesus estava falando com seus discípulos e esses discípulos acreditavam nele já não importa se eram israelitas ou gentios pois Cristo uniu ambos em um só grupo conhecidos como cristãos em outras palavras A questão não é se eles eram israelitas ou gentios pois tantos gentios que
creem em Cristo quantos judeus que creem em Cristo fazem parte de um único corpo a igreja Afinal de que outra maneira Jesus poderia ter deixado mais claro que os cristãos passariam pela grande tribulação sen não respondendo diretamente aos próprios cristãos da época naquele tempo os únicos cristãos eram seus discípulos portanto se Cristo quisesse dizer que os cristãos passariam pela tribulação ele teria que dizer isso aos seus discípulos o que de fato fez volto a ressaltar que o fato de esses discípulos também serem israelitas não altera nada porque Cristo Já derrubou o muro que os dividia
e fez dos dois povos um só a igreja assim é a igreja que Jesus se referia e não aos incrédulos Além disso se o que Jesus disse deve se aplicar apenas aos israelitas incrédulos e não aos cristãos então devemos concluir que tudo o que Jesus disse enquanto esteve entre nós deve Valer a Penas para os israelitas incrédulos seguindo a mesma lógica empregada pelos dispensacionalistas em Mateus 24 se algum pré-tribulacionista quiser ser honesto e sincero consigo mesmo teria que reconsiderar todos os Evangelhos à luz de sua interpretação falha de Mateus 24 identificando todos os discursos de
Jesus incluindo o Sermão da Montanha como sendo válidos somente para os israelitas e não para os cristãos gentios no entanto é exatamente isso que eles fazem com o discurso de Cristo em Mateus 24 ora mas isso é uma bobagem diria um pré-tribulacionista O que Jesus pregou é válido para os cristãos de hoje mesmo que Originalmente tenha sido dito aos israelitas porque os israelitas crentes daquela época eram a igreja de hoje junto aos gentios que creram Pois é exatamente essa mesma lógica que deve ser aplicada a Mateus 24 o que os dispensacionalistas não fazem porque isso
arruinaria toda a tese fantasiosa do arrebatamento pré-tribulacional que eles defendem E falando em arrebatamento pré-tribulacional é interessante que Jesus só mencionou um arrebatamento após a tribulação e não antes dela para os dispensacionalistas o arrebatamento ocorre antes da tribulação já para Jesus o único arrebatamento mencion acontece depois da tribulação compare por exemplo Este texto de Mateus com o de Tessalonicenses que fala do arrebatamento da igreja então aparecerá no céu o sinal do filho do homem e todas as nações da terra se lamentarão e verão O filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e
grande glória e ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta e estes reunirão os seus eleitos dos Quatro Ventos de uma a outra extremidade do Céus porque o senhor mesmo descerá do céu com grande Brado a voz do Arcanjo ao som da trombeta de Deus e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os que ficarmos vivos seremos Arrebatados juntamente com eles nas nuvens ao encontro do Senhor nos ares e Assim estaremos para sempre com o senhor ambos os textos falam dos eleitos sendo reunidos Arrebatados mencionam Jesus vindo nas nuvens referem-se ao
som de trombeta e mencionam os anjos qualquer pessoa razoável consegue perceber que se trata do mesmo evento e não de dois eventos distintos ambos os textos retratam a volta de Jesus ao fim da tribulação pois a divisão em duas fases criada por darby não é bíblica a suposta vinda Secreta pré-tribulacional de Jesus não tem base bíblica isso é algo que ele não menciona em todo o discurso de Mateus 24 ele não fala nada sobre vir secretamente antes da tribulação mas faz questão de destacar sua volta gloriosa depois da tribulação ou seja nada do que os
pré-tribulacionistas acreditam é mencionado por Jesus Ele simplesmente omite tudo que é fundamental na Teia dispensacionalista ele não f de uma vinda secreta antes da tribulação n de um arrebatamento antes disso são conceitos inventados por darby e acreditados por seus seguidores mas nunca afirmados por Jesus tudo isso nos mostra que Jesus nunca foi um pré-tribulacionista pois além de indicar constantemente que a igreja estaria na grande tribulação ele também omite os pontos fundamentais do pré-tribulacionismo e ressalta que tanto sua volta quanto o arrebatamento só ocorrerão depois de toda a tribulação os que acreditam no arrebatamento secreto também
citam a passagem onde João é convidado a subir em Apocalipse 4 verso 1 como uma analogia do arrebatamento da igreja depois destas coisas olhei e Eis que estava uma porta aberta no céu e a primeira voz que como de trombeta ouvira falar comigo disse Sobe aqui e mostrar-te Ei as coisas que depois destas devem acontecer Sinceramente não consigo ver nenhuma tipologia de um arrebatamento geral da igreja neste texto parece mais uma tentativa de encontrarse sinais do arrebatamento no Apocalipse mesmo que o chamado tenha ocorrido espiritualmente com João e não fisicamente e foi dirigido a um
único Apóstolo não à igreja inteira Se toda vez que a bíblia usasse o verbo subir fosse uma referência ao arrebatamento a igreja já teria sido arrebatada inúmeras vezes mesmo que essa interpretação não fosse tendenciosa ou fruto de exegese isso não afetaria a doutrina do arrebatamento pós tribulação Jesus poderia muito bem estar usando uma figura que se realizaria no futuro ao final da grande tribulação portanto Apocalipse 4 não precisa ser visto como uma tipologia do arrebatamento e mesmo se fosse não implicaria necessariamente em um arrebatamento pré-tribulacional Além disso é comum os dispensacionalistas citarem personagens bíblicos como
Noé ló e outros que foram protegidos Em meio às adversidades sugerindo que eles são tipologias da igreja sendo arrebatada antes da tribulação o pré-tribulacionista Silvio Costa por exemplo usa este argumento Para apoiar sua crença no arrebatamento secreto dizendo a história Sagrada ensina que em todos os tempos de juízos divinos sobre civilizações e populações inteiras Deus sempre livrou seus fiéis livrou a Noé e sua família do dilúvio livrou a Ló da destruição de Sodoma livrou a Isra das 10 pragas que a tribular ao Egito livrou Jerusalém da invasão da assíria curiosamente esses exemplos apoiam muito mais
o pós-tribulacionismo do que o pré porque em todos esses casos Deus livrou essas pessoas sem tirá-las da terra portanto se há alguma tipologia em Noé ló e Israel é a de que Deus costuma proteger seu povo sem removê-lo da terra conforme Jesus disse não rogo que os do mundo mas que os guardes do maligno por fim um último apelo aos pregadores dispensacionalistas se querem provar o pré-tribulacionismo na Bíblia mostrem o arrebatamento Secreto em passagens que tratam abertamente dos eventos escatológicos dos últimos dias como Mateus Tessalonicenses Apocalipse e textos semelhantes forçar interpretações de tipologias quando não
há certeza de que uma tipologia está realmente presente em um verso do Antigo Testamento apenas reforça a falta de bons argumentos no dispensacionalismo para concluir analisamos diversos aspectos sobre a questão do arrebatamento e a Interpretação das Trombetas no contexto bíblico independentemente da posição que você adote é crucial estudarmos a palavra de Deus com dedicação e humildade buscando sempre a verdade em Cristo gostaria de encorajar você a deixar sua opinião nos comentários abaixo este conteúdo Foi útil para você não esqueça de curtir o vídeo e compartilhá-lo com outras pessoas interessadas nesse tema tão importante da escatologia
cristã e para aqueles que ainda não t um relacionamento pessoal com Jesus Cristo quero fazer um apelo especial A Bíblia nos revela que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou para nos dar vida eterna se você deseja receber o perdão dos seus pecados e começar uma nova vida com Convido você a orar comigo agora mesmo repita Após Mim Senhor Jesus reconheço que sou pecador e Necessito do teu perdão creio que morreste na cruz pelos meus pecados e ressuscitaste ao terceiro dia entrego minha vida a ti e te convido a ser o senhor e salvador da
minha vida em nome de Jesus amém se você fez essa oração sinceramente saiba que Deus ouviu e está pronto para transformar sua vida busque uma igreja próxima para crescer na fé e aprender mais sobre o amor de Cristo que Deus te abençoe ricamente Obrigado por assistir e até o próximo [Música] vídeo h