Política para Platão - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Nesta videoaula de Filosofia, vamos analisar a concepção de política para Platão, expressa no diálog...
Video Transcript:
[Música] E aí pessoal tudo bem eu sou Francisco porfiro professor de Filosofia e hoje a gente vai falar sobre a política PR Platão política para Platão ela vai estar ligada ali ela vai estar na verdade bem explicada no seu livro A República né o diálogo um dos diálogos platônicos em que Sócrates é o personagem principal pessoal antes de começar a nossa aula já vou convidar vocês aqui para deixar a sua curtida aqui no canal né para deixar curtida no nosso vídeo para se inscrever no canal para clicar no Sininho também para receber uma notificação toda
vez que um vídeo novo for postado Mas vamos lá a república de Platão né nesse livro O Platão vai vai fazer uma descrição Ali pela voz de Sócrates de como seria o governo perfeito de como seria o governo perfeito da cidade perfeita por isso a república pode ser considerada o primeiro a primeira grande Utopia política do Ocidente que se tem conhecimento no ocidente bem Vamos lá eh Platão ele vai fazer primeiro uma distinção básica né do ser humano Como que o ser humano era composto na sua Ótica então ele vai falar que tem um corpo
né que é o nosso corpo material e uma alma que seria aquela noção que os gregos já tinham lá de Ânima né daquilo que dá movimento que movimenta o corpo Então essa essa constituição né binária ela seria ela se daria da seguinte forma a alma as almas elas teriam sido segundo o Platão né a alma habitava ali o mundo das ideias né pensando naquela noção de mundo das ideias de de uma realidade supr sensível né a alma ela teria caído dessa realidade supr sensível vou até colocar aqui ess essa imagem esse essa tela para vocês
né do da pintura aqui do fresco de Rafael sanzi em que Platão aponta o dedo para cima Ela é bem emblemática por isso né porque o Platão ele era aquele pensador do mundo das ideias que falava de uma existência de uma realidade eh supr sensível uma realidade exterior ao mundo físico que seria melhor que seria mais avançada enfim essa alma né as almas elas teriam caído no mundo físico segundo Platão habitando assim os corpos que são cópias imperfeitas das Almas né que são perfeitas ou melhor os corpos eles são eh cópias imperfeitas daquelas ideias que
são perfeitas mas vamos lá segundo Platão eh antes dessa alma cair né nos corpos antes dela habitar o mundo físico através dos corpos ela passaria por um processo de esquecimento tá então esqueceu entrou no corpo e esse esquecimento ele ele era importante na verdade era importante ser resgatado aquilo que foi esquecido né por um processo de educação tá a reminiscência então daquilo daquele conteúdo que foi esquecido né da Alma ideal perfeita eh seria resgatada através da educação que para os gregos antigos era Expresso através da da palavra paideia tá a paideia seria um processo então
dialético né porque seria segundo o Platão se haveria ali uma síntese entre aquilo que é eh imaterial e perfeito e aquilo que é material e Imperfeito né uma síntese dos conteúdos ali Corpo e Alma nessa dialética que era um processo de educação ocorrido ali do 7 aos 30 anos de idade do cidadão tá no mundo sensível né mas através do estudo que faria as pessoas progredirem tá bom E aí essa progressão ela levaria segundo Plato a estágios mais elevados estágios mais perfeitos através das reminiscências pessoal aquele aquela reminiscência aquelas reminiscências né as rememorações ali que
a alma passaria através do processo de educação da pai ideia eh levaria né a constatação de que existem almas diferentes tipos de almas Diferentes né Eh e a gente deve entender são esses três tipos aqui ó conc Cível ir cível e por última racional e a gente deve entendê mesmo como em um estágio progressivo né em que há uma progressão ou seja existe aqui um tipo mais inferior e um Tipo mais superior né mas não é que o Platão não quer dizer que existem pessoas inferiores mas tipos de alma que estão de alguma maneira mais
conectadas à matéria e outros tipos que que conseguem sair mais dessa dessa parte material né então a gente vai ter aqui o tipo o concs né a alma concs em que há a predominância de características mais voltadas para a liberdade e para a satisfação do dos desejos ali né ou das necessidades mais básicas do ser humano tá é um caráter é um tipo de de de vida que está mais ligado ali a por exemplo a ao gostar né A alimentação a busca pela alimentação ao sexo etc e essas as pessoas elas necessitariam de mais liberdade
então segundo o Platão elas tinham que ser ali os produtores né os artesãos os agricultores porque são pessoas que estariam menos submetidas a um poder né superior ou estariam menos submetidas a uma obrigação oficial tá e elas estariam Mais aptas também ao trabalho manual o caráter irací né esse daqui então seria dos desejos tá um caráter mais voltado pros desejos aqui o irací que seria mais voltado pros sentimentos tá eh e aí essa palavra né deriva ali também a palavra Ira tá então ela seria uma pessoa mais sentimental mais passional e segundo Platão essas pessoas
seriam estariam mais aptas a trabalhar como Guardiões como Soldados da cidade né porque ela estaria ela teria aquela coisa de levar o sentim ento político né o sentimento de defesa pela pela cidade pela Pátria falar Pátria aqui mas Lembrando que lá na Grécia antiga ainda não existe essa noção né de Pátria de patriotismo mas de levar esse sentimento essa essa essa vontade de defender o que é público tá então por isso os soldados eh seriam essas pessoas de caráter iraiva por último e a mais desenvolvida seria a alma de caráter racional tá essas pessoas el
elas conseguiriam então completamente se desligar daqueles sentimentos que que ligam as pessoas à matéria e chegar a um sentimento a um a um estágio mais avançado a um desenvolvimento maior que seria o desenvolvimento da racionalidade segundo Platão né filósofo ali essas pessoas eram os filósofos e segundo ele mesmo essas pessoas estariam mais aptas ao governo tá seriam os governantes daí deriva o que Platão chamou de rei filósofo né seria aquela pessoa apta a governar eh porque ela tem esse caráter racional segundo Platão a justificativa disso lá em a república está porque os filósofos né Essas
pessoas de caráter racional elas conseguem agir com justiça elas conseguem entender a justiça que era ali para os gregos na política de Platão também o Supremo bem que deve ser alcançado pelo governo bom pessoal por hoje é só espero que vocês tenham gostado aí da nossa vídeoaula pode curtir compartilhar à vontade pode seguir a gente nas redes sociais também e se tiver qualquer dúvida qualquer comentário a fazer deixa aqui pra gente também acessem os links que estão aqui na descrição até a [Música] próxima
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