quem sabe que eudaimonia uma palavra esquisita né mas que a gente costuma traduzir por felicidade eu significa bom e da harmonia vem de daemon é um gênio o intermediário entre nós mortais e os deus então por derivação de sentido esse bom gênio seria algo que nos acompanharia e tornaria nossa vida próspera aristóteles toda vez que aparece a palavra bem tratamento significa fim pode faltar diz lá fora todo mundo se dirige a um bem quando ele começa as investigações sobre se diz como devemos agir esse em duas categorias de destinações de finalidade de bens aqui é
o mês anos existem os bens relativos existe o bem último ficam bem relativo é o que você faz você almeja fazer não porque você quer fazê-lo aí você é algo para além daquilo e aquilo só mais tapa para que você conquiste alguma outra coisa tipicamente a gente tem bem relativo e como exemplo o vestibular me faz ver se falar que quer parar no vestibular para a gente ir lá porque ela quer por meio dele conseguir uma vaga na universidade presente trabalhar ninguém pode ser o seu caso está mais em trabalho porque gosta de trabalhar em
si a gente trabalha que fica ganhar dinheiro a ninguém ganha dinheiro você gosta de ganhar dinheiro em si a gente ganha dinheiro porque a gente quer comprar bens e serviços mas ninguém compra bens e serviços por quê que é bem sem ver se fica bem serviço porque quer atingir alguma necessidade outra aí onde é que as necessidades acaba que esses bens esses fins sempre são relativos sempre alguma coisa para algumas a outra esse os bens e as finalidades nunca acabar em então assim fica a gente regride ao infinito triste religião infinito é um indício de
que a gente é irracional logo diz aristóteles é preciso que haja um bem o último para ea cadeia de bens que a gente fez segue o tempo inteiro e bem último o bem supremo aqui nós seres humanos almejamos aristóteles dar o nome de felicidade é inclusive um insight empírico ele se faz o aristóteles eles têm uma assim tem alguma dúvida de que se eu perguntasse para qualquer homem o que que você faz isso que você faz ele responderia ué eu faço isso porque eu quero a nossa irmão aí eu estou tipo continua ali naquela investigação
seu carro tá mas isso é para almoçar o que até que no momento eu do homem direito a outra perna dele porque eu quero ser feliz fora os outros estão aí como dado agora seguinte assim na carol me responde que quer ser feliz ai discordância começa quando a gente pergunta pelo conteúdo aí eu da harmonia e da felicidade será que são os prazeres do corpo muita gente persegue os prazeres do corpo comidas bebidas fazerem sexuais para que podem ser dos prazeres do corpo aristóteles não há justificativa que ele dá é que todo ser vivo incluindo
os animais sentem prazeres se tem é tão nobre quanto a felicidade não pode ser algo que seja meramente animal então ele descarrega trazeres o corpo porque prazeres do corpo é algo que não é propriamente humano é animal e portanto é menos digno prazeres racionais os candidatos que vem cá honra a nossa imagem social termos atuais digamos assim será que fomos que estar a honra é de certo modo conquistar a felicidade o ar estou a televisão honra também não é felicidade pelo seguinte motivo o que pensam de você depende de você ou depende dos outros em
alguma medida depende de você agora em grande medida depende muito mais de quem atribui do que de você ir para o aristóteles felicidade e o da harmonia seja o que for precisa ser algo que dependa propriamente da pessoa do ser humano se não depende internamente do ser humano é alcançável é externo portanto tem que ser afastado como um candidato a eudaimonia aí aparece o outro o outro é e não as riquezas materiais mas aí ele descarta também logo de cara assim porque se a felicidade é o bem supremo não tem como você riqueza material felicidade
e ninguém que a riqueza material por quê que é a riqueza material a gente a riqueza material que a gente quer uma casa porque a gente quer um carro política conforto que a gente quer segurança a riqueza material não é um fim o último ela é um meio para outro x mas então o que que é a felicidade ele responde o seguinte com uma só palavra felicidade é cultivar a ar é parecer tá ligada à tanta coisa a tanta coisa e reduzir ela a tradução em português parece tirar a venda por cento do significado dela
mas a palavra que a gente geralmente traduz é virtude mas vamos fazer algumas reformas aqui ó por um grego desde do homem aparecer tá associada à capacidade para associada a destreza associada à força por exemplo a capacidade do olho para enxergar bem de modo que a área até do olho vai encher e aí tem mar e terra é correr puxou dados por exemplo tem uma área qualquer área é qual que é a capacidade qualquer disposição qualquer força dos soldados que riar riar não só aquilo que é uma disposição uma força mas também aquilo que algo
faz de melhor assim sendo diz laor histórias assim sendo o bem próprio do homem é a atividade da alma e em conformidade com a virtude se as virtudes são muitas segundo a melhor e mais perfeita está dizendo ali o que que é a vida completa o quê que é a vida plena o que que a vida eudaemonic o que que a vida feliz é a vida conforme a virtude em grego era até lá e aí