E aí [Música] o Olá bem-vindas bem-vindos é um prazer reencontrar o meu amigo professor costela porque nós nos encontramos há quase três anos para tratar de um tema que a gente gosta muito Fundamental e sentido da existência viver a que se destino daquela conversa surgiram muitas coisas e hoje estamos aqui para atualizar o conteúdo de bater de novo pensar novas ideias e oferecer as pessoas uma reflexão para que cada um e cada uma possa dar a sua resposta sobre esse tema aberto da filosofia sentido da existência se porque estamos aqui afinal viver a que se
destino pois é você é uma das coisas boas porque eu quero na hora e eu chamo de professora no ponto ele partida aí nós voltamos ao nosso módulo não é usual que nós já imaginavam naquela conversa quase três anos que faremos um curso Curso esse que aprofunda-se Como fizeram nessa conversa sobre o processo seletivo o que tá vendo gente não imaginasse dada a impossibilidade ela aqui entra a conversa em 2018 e esse momento nosso tanta turbulência tanta alteração Eu Me Lembro uma das coisas que eu venho sempre trazendo à tona é um conterrâneo teu que
apareceu muito Mario Quintana Gaúcho de Alegrete que em 2000/2009 1986 e lançou o livro com um título que acho que você vai Gostaríamos até de produzir a ideia e bora seja um livro de poesia chamado baú de Espantos baú de Espantos nesses quase três anos sem dúvida o que a gente fez foi abrindo em vários momentos nosso baú muitos Espantos vieram à tona e aquilo que a gente refletiu que foi possível é de trazer que a gente tratou de um modo aprofundado agora a gente sem dúvida não só precisa merece não é trazer um pouco
mais de dentro cidade mesclando um pouco uma grande a filosofia de vida existe porque o que eu vi Acho que você também não é desses três anos um pouco foi mesão isso na minha Filosofia de vida é de outro modo ou na minha filosofia eu faço dessa forma Então essa história de Filosofia de vida existe eu acho que vale mesma que a gente brigou de um pouco mais e Vai Abrindo não é o nosso baú de Espantos e no nosso caso existe uma dupla reflexão eu acho que nós dois Lemos muitos grandes autores que perguntam
Afinal porque é que você está aqui usando uma frase que você também desenvolve o que falta você faria e existem também as experiências pessoais que dialogam Com estes filosofos então nestes anos que nós começamos o diálogo e até aqui nós temos a mudanças O que é um mundo depois da experiência de recolhimento de pandemia não é o mesmo mundo em que nós Alegremente nos encontramos para Deus é sobre essa questão zygmund Bauman sociólogo de origem polonesa que morou muitos anos na Inglaterra lembrou de uma palestra de saco em que Sartre falava Qual o projeto de
vida de vocês Ebal humano comenta hoje parece tão distante de todo mundo falar um projeto de vida porque eu não estarei fixo em um lugar a geração mais recente não imagina entrar em uma empresa e morrer nela constituir o mesmo endereço e a mesma família falar de projeto de vida se ele não é mais tão permanente nem vitalício continua a pergunta final de ver a que se destinam Pois é uma das coisas boas que eu gosto de lembrar né quando meus filhos estavam crescendo os filhos e filha e eu tenho o hábito de perguntar para
minha mãe isso aos 92 anos de idade que ela tem uma boa coincidência você que também é tá ligado ao mundo da música ela nasceu no dia do aniversário de Heitor Villa Lobos e eu nasci no dia do aniversário dela isso deu uma E aí comemoração dia Cinco de Março eu gostoso é que eu perguntava ele ainda perguntou ela porque eu lhe pergunto às vezes assim quais são seus planos para o futuro quais são seus planos para o futuro porque essa ideia primeira espera um plano segundo de imaginar que este futuro poderá ser mais exuberante
do que o presente momento tem por trás daquilo que já levantou viver né Qual é o sentido aí deve que o vivendo nos coloca numa condição eventual de melhoria né pra usar um tempo que não existe no nosso idioma mas que se aplique o de melhoria e não the Pure ia na igreja e piora aquilo que faz com que a gente tenha muito mais dificuldade mas a blusa e o às vezes penso que canal que a ideia de uma vida que vai crescendo várias Uber a ela é mais um desejo juvenildo que é uma constatação
senil na por outro lado não é você mesmo já falou sobre isso a ideia de que a medida que a idade avança chão a melhor idade pode ser tanto uma vivência possível quanto uma perspectiva cínica né até enganar tória você acha que esse desejo não é juvenil até as esperanças aqui no Brasil ela se perde porque nós nos tornamos os idiotas da objetividade do Nelson Rodrigues ou porque a vida ensina a vida ensina muitas coisas e acho que uma delas é não cultivar em excesso o remorso pelo passado e nem focar em excesso a ansiedade
pelo futuro e como contraponto a Esses pólos parece que muita gente Inclusive a poeta Cecília Meirelles ao falar de que o canto porque o momento existe este momento agora esse presentismo é muito contemporânea porém se eu falo em projetos eu falo em estratégia se eu falo em Horizonte e futuro estou pressupondo duas coisas muito interessante é a primeira de que eu espero algo desse futuro não sou neutro em relação a expectativa EA segunda que eu tenha algum poder em relação a esse fator que eu possa mudar alguma coisa logo eu não sou tão fatalista aqui
está praticamente toda a filosofia você usou a palavra cínico que hoje nós usamos um sentido de paus sabe melhor do que eu como professor de Filosofia que para os gregos era uma escola totalmente diferente Diógenes por exemplo achava que a liberdade dele ela não possuir nada morar em uma barriga morar sem nenhum bem para sim ser livre e poder ser inteiramente despojado a ponto de dizer Alexandre o Grande que não esperava nada dele apenas que não tá passe o seu sol são muitas respostas para você pensar a ideia de futuro perspectiva de futuro esperança e
assim por diante Esperança uma palavra que eu gosto muito é um sentido quase sempre atribuído a teologia uma e a esperança a fé a esperança EA caridade são virtudes que a teologia trabalha bastante mas a filosofia também trata de projeto de vida sentido da existência e qual é a nossa postura diante do futuro e do que eu espero para este motor e gostoso porque você se lembra quem primeiro escreveu aí nós hoje repetimos a larga na história do ocidente especialmente a ideia de que enquanto há vida há esperança e se está numa das peças teatrais
e teremos né teremos ir embora conhecido faltam as coisas coloca isso Que nojo nós repetimos né De um modo muito especial eu gosto bastante canal nem lembrar quando Gonzaguinha né ele ao cantar e aqui uma das músicas que mais a gente canta no Brasil em vários momentos Especialmente quando quer comer um horário que ele vai terminando a vida há de ser melhor e será que é interessante esses dois passos eu acho que se a gente de a minha gente a profunda isso um pouco na reflexão que nós fizemos naquele nosso diálogo agora transformado em curso
é quando ao dizer a vida de ser melhor se eu paro aí eu estou numa atitude de expectativa e não te Esperança Isto é numa atitude de aguardar a vida a disso é outra coisa é a vida de ser melhor, isso é lá né nesse sentido a coragem da esperança que é uma das coisas que você não é se dedica tá bem ela sem dúvida coloca a perspectiva de que a gente não apenas tenha né a vivência do agora não apenas tenha o que não é o horário colocou lá nas suas vozes o cara pedir
e nós falamos sobre isso também não é mais que a gente seja capaz de ter uma expectativa que seja esperando Sada Eu gosto também da ideia de que isso tem alguma origem no campo da religião não por religião na ter o modo definidor disso mas porque é tão forte o impacto e na Perspectiva religiosa que a vida não cessa quando cessa e quase que aí parou de ano de outro modo Terêncio enquanto há vida há esperança e depois da vida também a esperança na coisa que internet provavelmente não colocaria né mas que a gente traz
então uma das coisas que mais mais trouxe para mim impacto nos tempos mais recentes desses nossos quase três anos com toda mudança que tivermos a vida em geral ameaçada é uma frase de Confúcio que eu acho que vale para gente meditar que eu sempre que posso a Espanha não é quando ele dizia temos duas vidas e a Segunda começa quando sabemos que só temos uma temos duas vidas e a segunda se inicia quando nos damos conta de que só temos uma no entanto essa uma mesmo que ela seja a única e ainda que você tem
a perspectiva de se ter duas ela sem dúvida pode e da filosofia de vida Filosofia de vida ao filosofia da vida Mark Twain o autor norte-americano não sei se ele conheceu essa ideia de Confúcio Maxiline achava que nós temos dois momentos marcantes o primeiro para o qual eu contribui pouco que é meu nascimento só nasce e o segundo momento que seria um novo Nascimento é quando eu descubro porque é que eu nasci seria um complemento a um comentário bom essa ideia de Confúcio na verdade é uma pergunta que eu posso fazer a você você teve
muitas carreiras dentro de uma vida você teve uma carreira de professor universitário e escritor de religioso de administrador de Educação de palestrante de youtuber seu Face pode dizer que nós viramos influências muitas Carreiro o momento você deu uma resposta diferente as demandas da vida isso porque você tinha um projeto de vida aquela ideia do Felipe segundo que Ortega ser Atualiza eu sou eu e minha circunstância de o seu M Fortuna ou porque você de fato tinha sempre um objetivo independente estar em um cargo político ou em uma cátedra Universitária você sabe que a resposta é
essa questão ela sempre tem um auto-elogio esse autor o Gio ele e às vezes é constrangedor às vezes não ele não será para mim Odivelas porque é parte do que eu entendo como uma Filosofia de vida possível que aplicada essas múltiplas dimensões que a mente sol elas resultaram em algum êxito no caminho delas que é naquilo que fosse onde fosse para quem fosse que eu não fosse Medíocre oh Oi e essa ideia de uma recusa a mediocridade Isto é de ficar sempre amornado nem quente nem frio retomando ao o livro do apocalipse ainda não ficar
dentro de um campo O que é a realização mínima daquilo que poderia sê-lo num patamar muito mais elevado e para mim não significa e eu não desejo que seja é uma marca de soberba eu não quero ser melhor do que as outras pessoas eu não quero é não ser o melhor de mim mesmo naquilo que eu possa você então a ideia de uma recusa a mediocridade e portanto seja dentro daquilo que foi na e vem sendo o meu projeto na docência e na pesquisa na comunicação tal como você nós temos carreiras entre aspas curriculum Vita
né assemelhados nesse sentido único Polo de impulsão que foi planejado e que eu disse assim será eu vou programado deste modo é exatamente a recusa a mediocridade Então seria sendo bastante eu não teria de ser o melhor do sentir do mundo mas eu teria de ser o meu melhor modo de ser doente e assim vale né Nós outras formas Eu acho que isso dá não diz contestado descontentamento não é mais uma insatisfação positiva né que eu acho que marca que eu também não é o caminho que você percorreu não para fazer apenas elogios recíprocos na
mais especialmente O que torna para mim admirável o teu caminho O que torna a família admirada tua trajetória é que você foi acrescentando quase ao modo regueliano círculos concêntricos a partir de um ponto né focal e fazendo com que tudo te incorporate Quando você brinca né que eu sou youtuber E você tá bem lá na nesse sentido que nos permite não é oferecer cursos online fazer palestras é comunicar é uma das coisas que ali desse Polo assim por isso que eu te chamava admirável é que essa convergência de e ela foi agregando modos na de
expressão de comunicação né de reflexão Mas elas em nenhum momento no meu entender naquilo que você podemos fez e faz ela significou uma banalização é daquilo que você tinha as pessoas podem imaginar que em alguns momentos a gente traga gente fica você faz muito bem para pegar um exemplo ou que eu traga como você traz Mark Twain recém né citado mas ele é incorporado uma conversa e reflexão sobre a vida é essa reflexão sobre a vida eo modo algum ela pode ser olhada né de uma maneira banalizado ela pode ser mais simples no modo de
comunicação nós somos de datas essa é uma tarefa Nossa Drumond dizia né não ter a obrigação né chinesa de ser claro não é obrigação humorada né dê certo área e nós temos aplicação nós descemos Claros isso dá as pessoas olhando de agora para trás como Historiador até eu for vezes como leigos ou na toalha eu olho daqui para trás tem a impressão de que havia um projeto é que havia uma teleologia que havia um determinismo e portanto vindo digamos do século 18 para agora era assim que tinha de ser e dá a sensação que assim
também né vejo outra na nossa vida mas acho que a minha recusa tal como a tua né a ideia de mediocridade eu acho que esse é o melhor plano que você pode ter recusa mediocridade essa é uma ideia extraordinária e você o que acha sobre a postura de não ser medíocre você viu muitas e muitas ideias correndo aqui Aproveita e deixa aí a sua dúvida sua proposta sua ideia para que a gente possa saber por onde está indo a sua cabeça e continuei com a gente adorei a ideia do costela que é a recusa da
mediocridade veja que não é um quem gosta de vida mais um método para seguir na vida não importa você é um professor você era professor dando aula na universidade você é professor gravando um curso Note que você é o dizer uma ideia aqui contém um paradoxo a ideia de Confúcio o final eu tenho duas vidas que se resume a uma vida com propósito você repetiu a frase é um recurso didático Esse é um vício de sala de aula acabo de usar uma palavra difícil heurística hermenêutica odontológico então eu paro escrevo e faço aquela palavra é
quase uma prática docente por quê Porque nós somos professores tendão não turma falando para uma câmera para uma plateia ou para simplesmente a tela do computador nós somos professores e este é um gosto é uma vocação e quando o Cortella diz eu me recusei a ser medíocre não significa que eu determinei cada pasta minha vida eu determinei um grau de excelência para cada passo da minha vida e essa talvez seja a Primeira ideia então não importa tanto se você vai fazer o esporte A ou B se você vai ler o livro se ou de mas
quero fazê-lo parabéns parar no limite da sua capacidade e buscando Ir Além disso Isso é muito importante porque estabelece um método uma postura diante do mundo estabelece uma capacidade de interagir com o mundo e uma vida significativa Porque afinal a vida é curta para que seja uma vida superficial ou uma vida triste ou uma vida sem sentido o mais gostoso é que esse momento quando eu falar para você que esse método neste caminho para chegar a um lugar ele é a recusa a mediocridade ele não foi sempre desse modo não é quando eu tinha por
exemplo 16 17 anos quando eu desci eu queria fazer o curso de Filosofia como graduação e também queria fazer uma experiência religiosa mais densa E aí eu entrei né na ordem carmelitana descalça quando eu estava no primeiro ano da universidade e ali fiquei lá no convento por três anos quando alguém que eu tinha 17 e 16 anos perguntava Mas você vai entrar no modo de religiosa não é porque que você vai entrar no clero católico a resposta naquele momento não coaduna tanto com isso eu acabei de dizer que a minha resposta era assim porque eu
quero ser papa não é portanto essa ideia de ter ali digamos uma escalada uma carreira de chegar num topo não pegou a mim quando eu entrei como professor para dar aula na universidade eu tinha 22 anos em que se alguém perguntar se muito porque não é você adolescente porque eu quero ser reitor Isto é a partir de um determinado momento eu botava e eu identifico isso também na nossa coisas que você faz que a questão não se você tem uma perspectiva de ser o melhor entre todos mas é como eu lembrava o melhor de mim
mesmo né nesse sentido a ideia de mediocridade ela é extremamente atraente porque ela nos coloca até a dispensar o esforço adicional né as pessoas que elogiam quando você utiliza as palavras com facilidade é a mim também fazem isso nós somos docente somos didáticos Mas isso é a resultante de um esforço contínuo para você não usar heurística hermenêutica nadam trabalhar a ideia da expressão sincrética do Pai eu preciso ontológico né ele não deixado de usar as palavras mas fazê-las produzidas ela marca assim né um caminho que eu acho que a gente não pode esquecer que é
o caminho disse colocar com alguém que reparte saberes evidentemente que a sua Nossa repartição ela se dava como se deu durante décadas numa só e na com 50 pessoas quais as pessoas uma palestra não é hoje não hoje eu morro do tecnológico permite que a gente faça isso tem um alcance exuberante com as tecnologias uso que nós estamos fazendo agora sejamos capazes de propor cursos é de várias maneiras e portanto a gente ampliou a nossa agora a nossa praça numa escala inimaginável mas eu volto esse pedaço porque no nosso papo né como a gente diz
res outra você eu não apreciamos tanto a palavra papo gostamos a palavra diálogo não é mais platônica Mas a nossa acharam da prolongam a exposição Nossa da região sul do Brasil ela trazia a quase três anos algo que está no curso e que a gente retoma que é o risco e da gente inteiro como divulgador de ideias não como balizador mas como pessoas que se colocam também a condição de levar adiante o risco da gente tem uma perspectiva Iluminista Isto é e usando a clássica ideia do Platão na em relação àquele que está na caverna
e dela sai acho um posição de que nós já saímos da caverna né e a gente agora é capaz de dizer olha isso que tal se vendo não é desse modo isso vejo outra falam que essa perspectiva que o ilumine citando mau sentido da palavra né ou ela é pontifical né ela dá um ar muito estranho né o nosso modo de comunicação eu faria um uma continuação da alegoria da caverna Eu acho que eu nunca mais consegui voltar ao lugar tranquilo da ilusão total e certamente ainda não saí para o sol da ideia então acho
que entre o fundo onde eu vejo as imagens projetadas e a rua da iluminação dessa teu Fania dessa epifania e o hoje me sinto sempre em processo de consciência então e na minha idade eu sou um pouco mais consciente do que eu era a 40 anos eu tenho uma esperança enorme de que eu seja ainda mais naqueles anos que me restar Então eu queria sempre enfatizar uma questão que você já tocou em palestra comigo ser perfectível e não perfeito ser passivo de melhorias e não melhorado ser uma pessoa em processo e hoje eu dou melhor
aula do que eu dava a 40 anos quase quando eu comecei 38 e hoje faça algumas coisas melhores por causa da prática por isso que é você Rita EA mim também quando alguém Diz nossa cortar Você fala muito bem é dom esse dom significa o sábado e domingo lendo obras estudando retórica praticando existe uma vontade essa vontade que cada um que nos acompanha que pode ter a internet pode ser a o sepulcro do seu tempo a passar o dia fazendo assim e não vendo nada você pode escolher aprender na internet você pode escolher transformar seu
celular seu tablet seu computador em uma sala de aula completa sobre temas relevantes Isso é uma escolha e isso faz parte não ser medíocre Ou seja você pode transformar uma ferramenta que tem tudo para destruir sua vida tem tudo para acabar com a sua vida a família tem tudo para acabar com sua disposição para o mundo ou pode fazer da internet um ponto de transformação quem optar por ler um bom texto assistiram um vídeo fazer um curso está dizendo eu sou o senhor da minha vida vou transformar essa ferramenta em algo positivo e eu vou
aproveitar o meu tempo porque como eu insistia com os meus orientamos nunca mate o tempo porque o tempo não pode ser morto É ele que te mata então esse cara pedir que você citou a estes é um processo de transformar a vida seja ela abre seja ela muito extensa em algo significativo é só tecnologia ela nos oferece hoje a gente conversou sobre isso também né e do está no curso essa reflexão essa tecnologia ela tem uma dimensão destrutiva que pode sim no serviço nos auxiliar agora no momento em que eu estou no mundo digital porque
eu não quero ter uma ocupação obrigatória e imediata e que importante eu posso usar o meu ócio para isso mas eu não posso usar só para isso como se lembrava agora esse tipo de Obsessão não é esse tipo de fixação este modo que pode se tornar que sepulcral não é como se lembrou Isto é tudo aquilo que é o meu tempo fica capturado por uma atratividade que sem dúvida cedo mas ela é arriscada né Se ela não for ligada com um pouco mais de objetivo de percepção Será que eu cortei ela às vezes é navegando
sem rumo várias vezes de modo internacional Isto é agora eu quero usar o meu tempo dessa forma no entanto em vários outros momentos eu sei que eu preciso estar nesse modo nessas plataformas todas que hoje favorecem para nós Para eu não ter uma vida que vá se esvaindo se banalizando ser capaz de pensá-la uma das coisas que eu acho que mais vale nas coisas também né que a gente faz no cotidiano e que a gente aprende é não perder tempo né esqueceu de lembrava relação aos seus variantes não perder tempo eu não perco tempo Apenas
quando deixe de fazer algo que é obrigado mas também quando eu no meu tempo em que obrigado não sou eu faço aquilo que não tem nenhum tipo de densidade que não vai colaborar da da minha finitude né da da minha finitude é perda de tempo o tempo fica nos devorando né o que os gregos antigos brincavam de modo sério como é o caso do mundo grego antigo na em relação ao lugar na dizer hoje quando ele domina Cronos e eu faço ele ludibria aí ele produz um ardil ali em relação a Cronos é preciso também
né fazer com que o tempo seja de uma outra maneira você citou Mark Twain que é um dos autores que eu mais li antes de 15 anos de idade eu devo ter lido As Aventuras de Tom Sawyer O rottweiler fim pelo menos umas 10 vezes eu tinha um hábito de leitura eu confesso para você algo que acho que nós não conversamos sobre isso meu modo de ler na minha maneira de Janeiro não era sentado numa poltrona até a 15 16 anos eu ia bastante tal como você o fez e faz né mas eu não sentava
numa poltrona que ela vai pegar um livro eu para não me cansar e poder ler mais tempo eu colocava o livro no chão do quarto com a página aberta e deitava na é de barriga para baixo de maneira que eu ficando na cama Na transversal dela eu pudesse tendo livro no chão como se fosse entre elas não é uma estante imaginária eu ia virando as páginas e aquilo permitir que eu não precisasse segurar o livro né por outro lado também que facilitava nem a visualização e minha família especialmente meu pai e minha mãe sabia quando
eu tava estudando e que eu não tava ali cochilando né Eu estava emborcado como se diz que amor lugares não é de barriga para baixo que eu estava lendo Neves tal é possível sim que a gente até pareça né estar cochilando quando não se está afinal de contas a tecnologia ela pode ser destrutiva mas ela é também conectiva como a gente faz na neste modo de certo Acho que Diógenes que você lembrou acharia que além do Barril seria bom até se ele tivesse agora será que ele estaria conectar e eu seria um dispositivo não é
Cuba série de né plataformas a volta dele Nós aprendemos aqui muitas coisas a última fala do Cortella foi excelente e eu espero que você tenha aproveitado esse momento primeiro em foto que nós falamos a filosofia de vida deixe seus comentários Quais são suas dúvidas O que você aprendeu com essa conversa o que você gostaria de aprender mais e continue com a gente que Filosofia de vida vai virar um ponto para você aprender muita coisa na [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música]