O que é inovação? Quais são os tipos de inovação que existem? Como isso impacta as empresas no mercado?
É sobre isso que nós vamos falar nesse vídeo. Fica com a gente! Olá, eu sou Luís Felipe Carvalho CEO na AEVO, e hoje vou falar sobre o conceito de inovação.
Se a gente olhar na internet, tem um monte de definições diferentes sobre inovação, algumas até um tanto detalhadas e confusas… complicadas. Mas a ideia desse vídeo é a gente falar de forma bem prática. Quando a gente pensa em inovação, é comum a gente olhar para grandes coisas.
Olha para esse cara aqui: Steve Jobs, quando fez o lançamento do Ipod, certamente trouxe uma grande inovação pro mercado. Mas, vamos fazer um paralelo, Dá uma olhada nesse vídeo que vai rodar agora. Nós tínhamos um processo Que era a limpeza e a preparação do molde para iniciar a peça, Quando íamos fazer essa limpeza, nós utilizávamos oito homens, na verdade, para fazer a limpeza da aba do molde.
De 8 pessoas, a gente reduziu para 1. E do tempo de uma hora e meia, reduzimos para zero. E aí, gostou do vídeo?
Nesse vídeo, você viu um tipo de inovação um pouco diferente daquele lançamento do Ipod pelo Steve Jobs, certo? Ali a gente está falando de uma inovação muito mais dentro de um processo processo produtivo existente, buscando ali ganhos de eficiência, otimização operacional. Mas as duas coisas são inovação, tanto que aqui na AEVO, a gente trata inovação da seguinte forma: "Inovação é uma ideia implementada que gera valor para o negócio".
Se ela grande ou pequena, isso vão ser outras definições, Mas as duas são inovações, isso é muito importante a gente entender. Entrando nesse ponto, o que diferencia uma inovação como essa de um lançamento de um grande produto, para uma inovação que trata de um processo específico de uma empresa? Para isso, a gente olha para dois tipos de inovação São inovações de sustentação e de transformação as duas são inovações, mas tem uma grande diferença de finalidade.
Na inovação de sustentação, a gente está olhando para aquilo que já é o core do meu negócio. Então, lembra lá do vídeo da Aeris Quando ele faz uma inovação, uma iniciativa que reduz a quantidade de recursos ou tempo do processo produtivo, ele está transformando aquela empresa em mais competitiva. Então, sustenta o valor do negócio atual.
Vamos dar outro exemplo? Pensa na BIC, a caneta BIC. .
. . Essa é uma caneta que existe desde 1957 E até hoje vende milhares, milhões de unidades todos os dias, na verdade.
O que que a BIC fez para manter essa caneta competitiva nesse tempo? Mudou materiais, melhorou processo produtivo, melhorou a segurança da caneta. Uma série de inovações para sustentar o valor do negócio para mantê-la viável e competitiva, atendendo bem o cliente final.
Por isso que ela conseguiu se manter até lá sustentando seu valor de negócio. eu falei bastante de inovação de sustentação. .
. Agora, eu vou para um outro tipo, que é a inovação de transformação Lembra do Steve Jobs? Ele estava criando um novo produto, criando um novo mercado, que é fundamental para a Apple ser a empresa que é hoje.
Essa capacidade de se criar o futuro dela mesma. Vou dar um outro exemplo. Pensa na IBM.
A IBM é uma grande empresa de tecnologia que já passou por vários produtos. E ela começou trabalhando com máquina de cartão perfurado. Imagine só se a IBM só tivesse feito inovação de sustentação na máquina de cartão perfurado, a gente, provavelmente, não taria falando dela hoje.
Mas não! A IBM investiu em máquinas de escrever elétrica, ela investiu em mainframes, ela investiu em computadores pessoais, ela investe em inteligência artificial. Então, ela foi sempre criando novos produtos, novos modelos de negócio para se manter relevante no negócio.
Inovação de transformação! Então, as duas são importantes, elas são fundamentais para manter a empresa competitiva no curto prazo e para criar o seu futuro. Agora que você conhece um pouquinho mais sobre o conceito de inovação, eu te convido a acessar a nossa plataforma AEVO Boos, onde tem vários cursos relacionados à inovação.
E lá tem um curso, que é o "Introdução à Inovação Corporativa", que é online e 100% gratuito. É só ir lá e se inscrever. É isso, pessoal!
Se você curtiu, deixa seu joinha, comentário, compartiha com os amigos. E até a próxima! Um abraço!