O PENSAMENTO DECOLONIAL para superar a Colonialidade e o Racismo Epistêmico | Suze Piza

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Casa do Saber
A professora de filosofia Suze Piza explica o conceito programático da Decolonialidade como frente a...
Video Transcript:
o que que é decolonialidad esse conceito que nos últimos tempos têm sido tão debatido e tão discutido e e eu diria para vocês antes de tudo que a decolonialidad ou pensamento decolonial é um programa que tem esse um conjunto de categorias explicativas e de categorias analíticas cuja função é fazer uma crítica o modelo Colonial ao modelo moderno moderno Colonial Ou seja a modernidade e a colonialidade no entanto ele não é apenas o programa ou modelo que se restringe a interpretação EA crítica por isso não é apenas um modelo teórico ou o programa que se restrinja
a academia porque esse programa ele Implica também e muitas possibilidades de intervenção nesse espaço e de ações práticas ou seja pode ultrapassar a teoria deve ultrapassar a teoria pode ultrapassar Academy não deve ultrapassar academia mas sempre assim disse certamente dessas categorias e orientá-la e colonialidade só tem sentido se a gente discutir um conceito anterior que ao conceito de colonialidade esse conceito ele é um conceito que foi forjado a partir do momento que uma série de pensadores e pensadoras na América Latina começam a tentar entender o que que transcendeu o que que permaneceu entre nós América
Latina mas também outros povos que foram colonizados de formas de práticas de discursos de valores com fim do colonialismo histórico Então acho que o primeiro estranhamento que surge quando a gente fala e colonialidade a justamente cê vai mas nós não somos mais colônia mas nós estamos mais no colonialismo então quê que é necessariamente esta tarefa de Colonial ou até e essa tarefa de descolonização conceito de colonialidade ele é um conceito que parte do seguinte pressuposto o fim do colonialismo histórico ou seja o fim do colonialismo como o regime econômico como modo de organização da sociedade
do ponto de vista econômico político social não significa o fim da soluções coloniais não significa também o fim das práticas colônias Porque a partir do momento que você tem uma estrutura como essa montada e que organiza a sociedade de macaco demandada maneira Você tem uma interferência muito forte na organização do espaço na composição da forma como Imaginário social desse povo é constituído na organização da linguagem e tem uma implicação direta na forma Rua esse povo pensa na forma como esse povo entende os seus critérios ou elabore os critérios estéticos o mistérios Morais na forma como
esse povo entende o que é verdade o que não é verdade na forma como esse povo sim entendi porque a partir do momento que você tem uma lógica como essa instaurada a relação que você tem com outro carro tá própria relação que você tem consigo mesmo então a tese da colonialidade esse conceito que inclusive vai ser adjetivado de muitas maneiras colonialidade do Poder colonialidade do saber ela é uma tese e justamente insistir nesse ponto o fim formal do colonialismo não significa o fim do colonialismo como conteúdo e o caso brasileiro é um caso exemplar né
Nós temos uma estrutura escravocrata né em todas as nossas instâncias sociais o racismo dehydral grande dispositivo na de regulação da desigualdade social e até hoje no século 21 isso é a marca do que foi o Brasil colônia então a gente percebe o como que essas práticas elas permanecem entre nós a defesa de que a colonialidade não desapareceu Exige uma intervenção teórico-prática E aí Justamente que surge os pensadores decoloniais vale uma ressalva a gente aqui esse nome engloba pensadores e pensadoras de matrizes muito diferente essas pessoas que fazem parte do que nós chamamos hoje de pensamento
decolonial elas não pensam a mesma coisa sobre muda elas vende de influências distintas muitas relação de Campos epistemológicos diferentes mas elas têm sempre um ponto em comum elas faltam nas suas teorias e nas suas práticas uma crítica contundente e uma intervenção prática contundente contra e o sistema-mundo capitalista Colonial patriarcal moderno então a gente encontra esse ponto em comum e isso engloba pensadores inclusive que antes não eram chamados de coloniais e hoje são Último Ponto que eu quero ressaltar com vocês é o seguinte tem uma implicação da colonialidade é especificamente na maneira como a gente produz
conhecimento e a algo que acabou tomando academia nos últimos anos de maneira bastante fortes tem crescido muito nos últimos trigo que é a luta não apenas contra o racismo Como eu disse já para vocês que é sem dúvida O maior problema que a gente tem o país mas também contra o que a gente chama de racismo epistêmico um conceito que vai ser no forjado dentro de correntes e se denominam como Essas tecnologias do Sul mais que muitas outras correntes também começaram a captura ao seja usar essa expressão para o e denunciar uma predominância de um
tipo de pensamento criado no geral por homens brancos europeus que acabam dominando os currículos na dentro da academia de países que foram colonizados Praticamente em todas as áreas do Saber excluindo exterminando ou não possibilitando que outras vozes possam contribuir para a produção de conhecimento isso é algo estranho anti-grav eu diria para vocês que apesar da gravidade ética na que naturalmente já tá implícita em toda essa discussão né de você promover o verdadeiro epistemicidio você não permitir e outros povos falem eu goze fica esse e se pronuncia A respeito mas das suas realidades ou até da
própria realidade como um todo ao longo do tempo a gente foi percebendo que a luta contra esse racismo epistêmico ela vai e Além da questão ela tem a ver com uma discussão epistemológica série cima porque a predominância de um pensamento único a predominância de um pensamento exclusivamente masculino branco europeu dentro da academia para faltar o que é a verdade independente ou seja Além da questão ética que é muito grave Ela implica na produção de um pensamento profundamente parcial EA realidade não tem como ser compreendida a partir de um ângulo só então é totalmente contraproducente na
e vai contra inclusive as próprias teses destas próprias teorias que nos ensinam insistentemente que a realidade é síntese de múltiplas determinações uma contradição absurda a gente sabe que precisa de muitas perspectivas para conseguir compreender a idade para conseguir intervir na realidade mas acaba dando predominância para uma perspectiva excluindo a possibilidade de soluções de experiências de vivências de outros povos nesse momento especial que a gente vive no Brasil me parece que a gente tem visto o limite de escutar apenas algumas vozes para apresentar as soluções para os nossos problemas essa corrente Será que eu posso chamar
assim ou esse programa como eu chamei no começo dessa fala ela tem uma potência muito interessante cada vez mais né pensadores e pensadoras de diversas áreas não pelos das ciências humanas mas também das ciências naturais e fim da matemática e das ciências exatas tem se aproximado cada vez mais esses pensadores e dessas pensadores para rever é uma série de testes de verdades que foram construídas ao longo do tempo e que nos impede de conseguir fazer minimamente uma compreensão do mundo e intervir para a construção de uma sociedade maior gostou desse vídeo Então aproveite porque tem
muita coisa boa te esperando aqui inscreva-se e
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