a Igreja Católica já acreditou reencarnação veja o que estão dizendo por aí a igreja a própria Igreja Católica Apostólica Romana era reencarnacionista até 553 depois de Cristo né porque esse negócio de só ter uma vida você tem uma chance ninguém reencarna Isso foi a partir de 553 depois de Cristo quando a Imperatriz Teodora que era casada com Justiniano Primeiro ela era tão ruim que que o pesso Os Religiosos falaram para ela ó você vai pagar nas próximas que você vier a hora que você reencarnar você vai pagar aí ela falou pro mar eu tô tô
cansada deles virm falar na minha orelha que eu vou pagar acaba com isso Chega uma Encarnação só tira isso daí Justiniano falou Olha você sabe que você teve uma boa ideia porque se eu falar para eles que eles só TM uma vida eles vão ser muito mais servos eles vão ficar com muito mais medo Então a partir de 553 depois de Cristo houve uma alteração na igreja aí ela passou a não ser reencarnacionista não não tem reencarnação você só tem uma chance irmão põe no Google põe no Google Teodora Teodora casada com Justiniano 553 depois
de Cristo reencarnação vai tá lá a história e foi isso que aconteceu se você fosse estão antes de 553 você tinha reencarnação após 553 você só tem uma chance a sução de mentiras eu ia falar distorções mas são mentiras mesmo são de uma baixeza e de uma puerilidade tão flagrantes que não merecem nem sequer uma resposta no entanto como na nossa época as pessoas se fiam pelo primeiro que ouvem falar é necessário esclarecer esses Absurdos que ele está dizendo E isso de reencarnacion ismo Justiniano e eh 553 é algo que os espíritas principalmente invocam para
afirmar que um dia a Igreja Católica já professou essa doutrina deles o que as pessoas fazem o que essas pessoas fazem é trabalhar a partir da da ignorância comum como eles sabem que a esmagadora maioria das pessoas não sabe como conferir a veracidade histórica disso que eles dizem eles se sentem bastante confortáveis para continuar propagando Essas mentiras contando que não vai ter ninguém para desmascarar e nosso papel aqui será simples será simplesmente desvelar os fatos e expor as coisas para que todos vejam a verdade que eles deturpam e logo de início a que se deixar
claro a Igreja Católica Foi reencarnacionista não ela nunca foi então de onde essas pessoas de onde essas pessoas tirarão o argumento para sustentar o contrário na chamada controvérsia origena aquela controvérsia oriunda dos escritos de um do do célebre orígenes esse escritor Cristão do século io Não há dúvida de que ele se distinguiu especialmente pelo seu ascetismo pela sua erudição pelo seu talento extraordinário e ninguém nega que ele produziu obras de primeira ordem tanto na exegética quanto na teologia mas infelizmente como muitos ele defendeu uma série de erros alguns mais outros menos manifestos como apocatastasis a
reconciliação final dos Condenados e o que nos importa aqui a pré-existência das almas no seu tratado sobre os princípios que é o livro de origens no qual estão a maior parte dos erros dele ele diz o seguinte abr aspas Considerando o que diz o apóstolo quando fala do nascimento de Esaú e Jacó há injustiça em Deus de modo nenhum parece-me correto aplicar essas essa mesma afirmação a todas as criaturas pois Como já dissemos acima a justiça do Criador deve manifestar-se em todas isso seria mostrado mais claramente creio eu se cada ser Celeste terrestre ou Infernal
levasse em si Ant cedendo o seu nascimento corporal a causa dessas diferenças fecha aspas no caso ele sugere que as almas são preexistentes ao corpo ou seja de que elas existem antes do corpo ser criado isso é um equívoco tanto teológico quanto filosófico mas que não implica em reencarnação ou conforme o termo antigo adequado transmigração que é o que o próprio orígenes rechaça no seu comentário sobre o evangelho de São Mateus eh nesse nesse livro ele diz que aquela identificação das Almas de João Batista e Elias né os dois como sendo uma só alma é
uma interpretação falsa das palavras do Evangelho Vejam o que ele diz abre aspas aqui não me parece que por Elias se esteja falando da alma dele uma vez que isso seria cair no Dogma da transmigração que é estranho a igreja de Deus jamais ensinado pelos Apóstolos e nunca encontrado em nenhum lugar em lugar nenhum das escrituras fecha aspas ou seja o próprio orines que é aquele que é a fonte paraa Qual os espíritas afirmam que a igreja criou na reencarnação diz testual mentee que essa doutrina é estranha a igreja então orígenes não cria em reencarnação
ele cria em pré-existência da Alma que é um erro também mas enfim o primeiro que escreveu contra a doutrina de orígenes sobretudo em relação à preexistência da alma foi são metódio de Olimpo um bispo Marte décadas depois da morte dele eh em cuja obra na na sua obra sobre a ressurreição esse o título da obra ele criticou duramente as opiniões de orenses sobre essa matéria e ao longo do Século IV orígenes vi no século io ao longo do século i a controvérsia origena seja a controvérsia motivada pela pelas opiniões de origens adquiriu contornos bem dramáticos
porque ele se tratava de um homem que havia criada uma corrente teológica que tinha discípulos e até mesmo discípulos dlos E cujas opiniões eram frequentemente invocadas por partidos heréticos como os arianos que se embasavam também certas doutrinas de origens no final do Século IV houve um intenso debate entre São Jerônimo anti orista e Rufino que era orista em seguida São João Crisóstomo anti orista e o patriarca Teófilo de Alexandria que era orista debateram também eh fortemente e e e esses debates da controvérsia origena para nós para que nós o entendamos é necessário entender algo os
discípulos de origenes não pensavam todos de uma mesma maneira né e tão pouco todos os discípulos dele pensavam como orígenes pensavam muitos dos orinas foram muito além do que orígenes escreveu e não apenas sobre a preexistência das Almas mas muito mais não é eh porque até porque o pensamento de orígenes era muito mais do que do que esse ponto enfim ele escreveu muito escreveu muitíssimo que eu quero que fique claro aqui até aqui é só para vocês entenderem O que vem depois houve um grande Pensador cristão no século I chamado orígenes que nas suas reflexões
teológicas e sobretudo filosóficas cogitou a doutrina da preexistência das Almas era o mesmo que reencarnação não não era mas era uma doutrina que se afastava da ortodoxia Católica na medida em que pressupunha a existência das Almas antes do corpo pois bem então orígenes fez escola deixou muitos discípulos dentre os quais importantes nomes da hierarquia eclesiástica como o patriarca Teófilo de Alexandria Arcebispo de Alexandria né E esses discípulos sustentavam que as doutrinas de orígenes teriam para usar um expressão contemporânea direito de cidadania dentro da igreja católica que as doutrinas de origem seriam aceitáveis para a fé
católica agora duas coisas em primeiro lugar a esmagadora maioria dos teólogos católicos não era origena era somente uma corrente segunda coisa os origen istas não concordavam entre si e por vezes nem com o próprio orígenes Muitas das coisas que os origen istas diziam orígenes não disse tá chegamos então ao século vi no tempo do Imperador Justiniano Imperador Bizantino de 527 a 565 naquela época parecia que o orismo já havia sido abandonado poucos falavam dele mas ressuscitou com ardor um dos seus centros mais importantes que eram os monges da nova Laura era um como que um
mosteiro as lauras n eram Mosteiros eram colônias de mones a nova Laura era um mosteiro perto de Jerusalém os monges da nova Laura eram originas e tentaram a todo custo ganhar o favor do Imperador Justiniano e Justiniano a princípio favoreceu esses monjes orinas elevando-os a cargos eclesiásticos importantes a ponto de na Palestina o originalismo começou a crescer a promover perseguição aos teólogos que não pensavam como eles enfim como resposta isso no ano de 542 o patriarca Efrem de Antioquia condenou solenemente os erros de orígenes e ato subsequente o patriarca Pedro de Jerusalém enviou ao Imperador
Justiniano um escrito mostrando como a doutrina origena era as doutrinas origen istas algumas delas eram inconciliáveis com a fé católica e ouvindo esses dois importantes bispos o de Antioquia e o de Jerusalém o Imperador Justiniano promoveu um edito condenando no seu império nove proposições orinas depois um sínodo de Constantinopla confirmou essa condenação inclusive incluindo orenses no rol dos herges o patriarca de Constantinopla que era são menas e o Papa Vigílio examinaram a questão e concluíram que aquelas condenações eram de Fat de fato necessárias e no curso do quinto Concílio ecumênico foi reunido em Constantinopla em
553 foi o segundo Concílio de Constantinopla e cujo tema principal ser debatido nem erae esse era a controvérsia dos três capítulos Mas enfim no curso do Concílio foi apresentada uma acusação formal aos bispos ali reunidos reunidos contra os erros de origenes o Concílio examinou esses erros e os condenou com 15 anátemas conou 15 doutrinas de ores dentre as quais a doutrina da pré-existência das Almas algo que nunca foi crido pela igreja católica mas que alguns Alguns teólogos sustentável e assim acabou a controvérsia orista e vejam nem os originas acreditavam em reencarnação ou em transmigração das
Almas eles eles acreditavam na pré-existência das Almas que é também um erro mas que não é o mesmo erro é outra coisa e por Fir né se alega que Teodora teria levado o Justiniano a a invocar a a promover essa essa condenação porque o os eclesiásticos que eram todos Defensores de uma suposta reencarnação a ameaçavam com os rigores eh de outra vida bom mas na verdade não seria justamente o contrário se Teodora quisesse uma doutrina para justificar ou melhor dizendo para possibilitar que ela continuasse praticando seus Vícios e suas práticas erradas não seria uma doutrina
que possibilitaria que ela pagasse em outra vida do que a autêntico a doutrina católica que dizia e que diz que se ela não se emendasse e morresse na inimizade com Deus seria castigada pela eternidade Bom na verdade se Teodora com suas más práticas quisesse alguma doutrina para justificar-se e que fosse mais suave a sua consciência não seria a doutrina católica mas a doutrina reencarnacionista hisa nós tratamos profundidade na escola de histria da igreja queha escola virtu dedicada a estudar com detalhes com aprofundamento a história da igreja conhecendo essas heresias dos primeiros séculos conhecendo os primeiros
concelhos ecumênicos conhecido esses debates conhecendo como a Igreja Católica sempre Creu nas mesmas coisas e como ela ao longo de todos os séculos preservou a mesma doutrina que recebeu dos Apóstolos e também para você poder eh estar bem formado para não cair e saber eventualmente quando necessário responder aqueles que fazem esse tipo de alegação que não se Embasa na realidade então fica o meu convite para se matricular na escola de história da igreja o link está aqui na descrição até o próximo vídeo