Existe NEOLIBERALISMO? | Cruzos com Daniel Andrade e Leticia Cesarino

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Silvio Almeida
Iniciamos com esse vídeo a nossa série para discutir e refletir sobre o Neoliberalismo: Existe Neoli...
Video Transcript:
E aí [Música] o Olá seja muito bem-vindo seja muito bem vindo ao Cruz Esse é um programa aqui no canal e que a gente a gente faz uma Encruzilhada No melhor sentido da palavra só pode haver um bom sentido para a palavra Encruzilhada que justamente o estabelecimento de caminhos de possibilidades de alternativas para que nós possamos pensar algo Novo Mundo Novo Mundo Diferente eu sempre trago pessoas que são são símbolos essas possibilidades alternativas são pensadores prestadoras pessoas que estão preocupadas justamente Abrir essas novas essas novas estradas para que nós possamos pensar é o nome diferente
e hoje é um programa especial kruze especial porque vai abrir uma série entre alguns curtir o tema bastante controverso e o tema é neoliberalismo afinal de contas e fica isso elas existem o liberalismo tem gente que diz que não existe mas há muitas pessoas estudando isso então será que tem gente estudando a coisa que não existe Acho que até tem né mas acho que talvez não seja o caso e na liberalismo para falar disso eu trouxe aqui dois convidados muito especiais é convidado e uma convidada mas antes a gente conversar eu vou te pedir aquilo
que eu peço um todos os vídeos que é para você se inscrever no canal para você apertar o Sininho para receber as notificações curtir se você gostou e comentar pode seu comentário seu comentário importante porque eu sempre aprendo Você quer aprender com aquilo que vocês tem a dizer sobre aquilo que é feito no canal e isso nos convidados hoje são os corantes Cesarino que a professora do departamento de antropologia e a professora também do programa de pós-graduação em antropologia social da Universidade Federal de Santa Catarina II o professor Daniel Andrade que é professor de a
energia da Fundação Getúlio Vargas os o Letícia Professor Daniel mal honra um prazer imenso ter vocês aqui no crusos e eu quero começar esse nosso papo tá fazendo uma duas perguntas na verdade né primeira pergunta existe na liberalismo essa primeira questão é a segunda questão é se existe neoliberalismo é um Lembrando que se resume ao debate econômico tão somente então queriam vindos passando pela professora Letícia Muito obrigado pela sua presença viu é uma alegria enorme pela que como em Silvio é Daniel eu que agradeço o convite a um grande prazer e uma alegria muito grande
também tá aqui prestando com vocês dois sobre esse tema que é um tema espinhoso não tem muitas vezes da falta muita gente dá gatinho nas pessoas falar esse termo neoliberalismo mas eu acho que é uma discussão eu tinha que tem que ser feita com cuidado e com bastante nuance né bom eu sou uma tropologo aqui do ponto de vista da antropologia a neoliberalismo sempre foi considerado mais que a política escritas a esse domínio que a gente chama de econômico Nelson pelo esse a historicamente põe italiano né Talvez ele é utilizado por algumas algum grupo de
intelectuais Enfim então de raiva todas essas figuras que estão todos esses da nova direita hoje nós que alguns deles de carro utilizavam esse tema né para pensar uma renovação do liberalismo no século no contexto do século 20 Então até um certo momento ficamos ali final dos anos 70 caminhando para o final da Guerra Fria era uma linha de pensamento não é uma doutrina caras toma doutrina Quando o homem que mais uma doutrina até diria e o que é bastante sensível uma concepção muito peculiar e muito usada do que é humano do que é natural do
humano do que espontâneo no Mani muito em torno dessa figura do mercado né como elemento organizador da sociedade O que ocorre ponto final da guerra fria e digamos assim exaustão esse modelo que às vezes se chama de quem reggiano por desista é que essa doutrina já vinha sendo testado implementada no Chile em outros lugares né ao longo do tempo a ela se se torna meio que o ar que a gente respira né porque o ocidente capitalista perde aquele Polo organizador forte que era a União Soviética né E as coisas se organizam e o que era
uma doutrina relativamente cita ela vai cada vez mais espandindo cada vez mais colonizando e cada vez mais influenciando outras esferas sociais para além da Econômica Então eu acho que ela existe a falar em neoliberalismo é importante mas contanto que se entenda as suas felicidade né e o modo como ele foi a os seus sentidos foi a vindo muito e atribuindo um globo quando muitas camadas para ler do que o senso comum entende por uma política econômica Econômica neoliberal no sentido estrito Sou Daniel é eu queria ouvir o também aqui acrescentar mais uma questão né sorvete
acabou de falar agora de como o neoliberalismo ele é ele é expressão pode ser um significado possíveis é expressão das relações do capitalismo determinado momento da história é e o que difere portanto dentro disso O que a gente chama de poderem chamado neoliberalismo e liberalismo clássico neoliberalismo uma lá suscita debate muito acalorado e muitas paixões e eu acho que tem me antes de tudo é que tem uma o que eu escutei uma vez a Letícia mesmo pelo mencionando isso então passou o crédito para ela que o seguinte se quando a gente usa o termo neoliberalismo
seja para falar de um modelo de sociedade modelo político social e também o modelo econômico em quanto tempo o neoliberalismo ele já remete a uma determinada perspectiva explicação teórica e incomoda muita gente na sobretudo para quem se identifica com determinados valores determinado As Visões de mundo mas é um concerto também que ao menos desde o finalzinho dos anos noventa e sobretudo a partir dos anos 2000 é um conceito que foi sendo re laboratório pelas Ciências Sociais e não só pelas Ciências Sociais pro ciências humanas de maneira geral né muitas disciplinas das ciências humanas utiliza o
conceito de neoliberalismo então não apenas a sociologia ou antropologia mas também o direito utiliza o conceito a geografia A história a filosofia Pilão conceito utilizado por múltiplas disciplinas o problema da economia pelo menos da economia também stream eu acho que a economia heterodoxa também faz uso do conceito de neoliberalismo como a gente fala em neoliberalismo pelo menos da de uma das perspectivas da sociologia eu acho que remete à ideia da construção política na sociedade de mercado eu acho que esse talvez seja um bom ponto para a gente pensar no liberalismo ela remete a uma organização
política da sociedade em torno de uma dupla Norma de um lado a ideia da concorrência e de outro lado a ideia do modelo de gestão da empresa privada esses dois pontos que caracterizariam que seria o modelo de mercado eles permitem que o neoliberalismo ele construa uma penas mercado silence E e essa é uma das funções do Estado no neoliberalismo [Música] construir mercado um transformar em mercadoria uma série de vivências humanas que estavam antes fora do mercado mas o do liberalismo se trata também de introduzir a lógica do mercado e esferas da vida fora do mercado
o que implica introduzir situações de concorrência introduzir a lógica da gestão da empresa privada em todo tipo de instituição pública e privada e também inclusive na possibilidade de moldar o Sul e como empreendedores de si mesmo a diferença então do ano pela Vivo em relação ao liberalismo clássico acho que a gente for resume isso em alguns pontos que poderia simplificar 200 seguinte 1º lugar qual dimensão do mercado do fenômeno de mercado é enfatizada no liberalismo clássico neoliberalismo [Música] liberalismo clássico é a dimensão das trocas e briga de certa maneira uma relação com menos uma suposta
relação de igualdade entre vendedores e compradores um do liberalismo a dimensão de mercado que a gente batizada é a dimensão da concorrência o que brinca sempre necessariamente um ponto de chegada desigual Ah e por vezes inclusive o ponto de partida se admite também a desigualdade também o ponto de partida e isso varia conforme a corrente neoliberal tem correntes neoliberais que se aproximam mais de uma visão liberal de Justiça pensando na ideia de igualdade de oportunidades existe outras tradições do neoliberalismo que enfatizam mais o outro polo da competição que o ponto de chegada e portanto que
justificam a desigualdade como o resultado inclusive de maneira retroativa Fazendo a Defesa de um poder do controle das formas de ar Arquias como em nome da Liberdade da concorrência em segundo lugar é justamente porque o neoliberalismo enfatiza a dimensão da concorrência no mercado o nome dela mesmo ele se proponha a construir uma sociedade de mercado eo liberalismo clássico uma pecado era visto como um limite para intervenção do estado no liberalismo o mercado ele fundamenta a própria racionalidade política dos uma terceira diferença entre neoliberalismo e liberalismo clássico Esse é o tipo de sujeito humano que cada
um consegue liberalismo clássico o sujeito aos o jeito de necessidades e interesses O que é o sujeito da troca do liberalismo o sujeito é o sujeito da concorrência que precisa fazer permanentemente investimentos em si mesmo que precisa gerir a própria carreira própria vida e que precisa se vender no mercado Letícia até você colocou algo muito relevante aqui que é algo muito pouco explorado quando a gente vai tratar a questão do liberalismo do ponto de vista da da história do meio da ciência política e mesmo campo do direito que é o papel é que o papel
da organização geopolítica do mundo do mundo fordista justamente tem a União Soviética né você já disputa entre entre capitalismo e socialismo né precisa ficar na figura da União Soviética como um gato e quem vai nessa mesma linha que você colocou agora é um motor que que eu gosto bastante que é um cientista político jurista chamado do aqui rir né e ele vai falar o como a a concorrência é um dado fundamental da sociabilidade capitalista só que no período no período fordista o ou do mundo que existia anteriormente ao mundo neoliberal é essa concorrência dava em
nível está mente nível internacional ou seja você tinha organização no mundo né seja uma concorrência entre Estados né se tem um sistema de estado de um sistema de concorrência entre Estados EA própria organização da produção regime de acumulação capitalista levava Justamente a uma certa homogeneidade no plano nacional que se revertia né no se não no dia a dia como sistema de controle social as mais lindas dos a qualidade de família de Sindicato se você tinha esses controles e Justamente funcionavam na A partir dessa separação entre público e privado os serviços ficaram mais Evidente sobre pela
cidade você manter certos controles sociais internos nacionais para propiciar uma concorrência que se dá a nível internacional com os parcelamento do nosso vi ética e mais ainda com a crise o regime de acumulação fordista Você tem uma dissolução justamente dessa desse dessa concorrência que se dá no planeta Nacional ao passo que é uma espécie de uma espécie de colonização Da Lógica concorrencial para as relações que são das relações do cotidiano né para mim faz muito sentido porque todos os sistemas no fim das contas estão interligados né sistemas e o político sistemas nacionais sistemas subnacionais então
foi um movimento sísmico de enormes proporções não é o fim da a ética e as consequências acho que a gente está reverberando até agora até hoje né então tem um cara dela de antropólogos tudo africanas cadinho de John comaroff que eu gosto bastante que tinha tiveram os textos bem interessantes ali no ano 2000 e eles usam não dele chama capitalismo milenar está a ideia uma analogia entre o neoliberalismo EA segunda vinda de Cristo Então como se fosse a segunda vinda do capitalismo depois do fim do compromisso que ele ano fordista digamos assim ou seja como
se fosse um retorno né do capitalismo na sua existência mais mais própria né antropologia trabalho é muito a temporalidade as mudanças da própria temporalidade da vida cotidiana a que a cenografia do neoliberalismo né que ocorre a partir dessa mudança né então a um tipo de análise que eu acho bastante interessante é você pensar como que a partir ali do fim da guerra fria e o e as políticas né de reforma do Estado de reforma do mundo do trabalho que passam acontecia partir dos anos 80 você tem um cotidiano muito muito menos linear né do que
era no no parque peniano fordista onde você tinha a um nível de previsibilidade que nem todo mundo Conseguiu alcançar Claro mas pelo menos a ser tinha uma Norma aonde bom eu sei que se eu conseguir aqui meus filhos estuda eles vão sair da faculdade eles não tem um emprego e eles vão poder ascender socialmente de forma né relativamente previsível e linear vou ter minha aposentadoria ainda que quanto é Palmas neoliberais e usam propostas estudaram em todos os lugares né minha África por exemplo do programa de ajuste estruturais muito pesado ali nos anos 80 América Latina
os Estados Unidos enfim a Amy como né uma uma das coisas que tem como essa mudança na própria temporalidade da vida cotidiana e as antropólogos e tinham abraçaram como que essa essa lógica de meu e como dados objetividade na medida em que as pessoas passam a se ver como empreendedores desse nela e mais recentemente essas análises de como essa reflexão mais recente no pós 2008 veio aproximando a realidade neoliberal né Não só política neoliberal uma realidade social já moldado por algumas décadas de políticas neoliberais vêm convergindo para eles que a gente tem chamado de Nova
direita direita radical e eu acho um ponto muito importante é esse que o Daniel mencionou que é a questão da lógica da competição começa a se misturar um pouco com uma lógica da guerra você fala dessa questão da das linearidades me lembra também o próprio risco vai falar isso em outros autores como pensar a economia e pensar também as transformações que são necessárias para você estabelecer o desse um acoplamento né ou seja uma espécie de relação eu estava entre o modo de regulação os modos de regulação da vida social e o regime de acumulação capitalista
exige sempre uma espécie de reorganização das matrizes espácio-temporais vez que ele vai falar né Ou seja é e é curioso né se você necessitar essa coisa aposentadoria porque eu fico pensando nas pessoas que têm aproximadamente 40 50 anos né São pessoas que são uma espécie de elo perdido né entre o mundo fordista e um pós-fordismo eu me sinto justamente E como eu sou uma espécie de elo perdido né porque eu as expectativas né geradas em torno da minha subjetividade são de de um mundo em que todos os passos São previsíveis né ou seja pensar em
ter aposentadoria casa própria carro próprio emprego fixo né Essa coisa toda e então E aí no mundo em que essas coisas elas dificilmente o raramente elas podem ser concretizados você vai começar com uma pessoa mais jovem até eu tava vendo só uma experiência de vocês né eu tenho alunos né alunos muitos jovens Neve eu já considero alunos de 30 anos jovens muitos jovens 20 Anos 30 anos ia ter o aluno de 70 assim não é incomum e às vezes eu sinto muito mais facilidade conversar com os meus alunos de 70 é do que os alunos
de 30 Embora esteja mais perto dos Trinta e afastando né rapidamente né medo do que eu gostaria né mas rapidamente eu gostaria do que com nos anos 70 e eu consigo conversar muito mais com os meus alunos 70 e tem haver um pouco com essa organização das expectativas em torno da vida né do mundo e outra coisa aí Daniel que ele te ouvir também O que é você não colocou coisa interessante não quer dizer é ver que é diferente pensar incluindo o campo do direito agora colocando a bola um pouco meu canto a diferença que
você pensa o direito o direito aqui pensando como relação social né Não essa vulgaridade Passa direito como Norma concurso de leis o direito como uma relação social específica uma relação de sujeito de direito né então vejo o processo de Constituição da subjetividade jurídica e da relação jurídica certamente que é distinta Quando você pensa o direito como algo que vai organizar a e a troca e o direito como alto organizar a concorrência é diferente não é o seja pensar o jurídico como alqueva organizar uma relação entre proprietários da esse em que se relacionam num patamar de
igualdade ainda que formal e você pensar algo que vai organizar as relações de concorrência e de disputa frequente e dentro disso que eu também te você me levou também a pensar no seguinte você falou que existem duas lógicas né Ou pelo menos duas formas de ver o neoliberalismo primeiro uma que ver o neoliberalismo a partir de um a partir de um lado e um ponto de partida next que daria vazão para a gente pensar a ideia de igualdade de oportunidade tô pensando alto com vocês agora tá então você pega esse ponto Partida com gola de
ponta unidade a gente poderia recair naquilo que a a fazer chama de uns pé de neoliberalismo de esquerda né ou seja pensar a questão né das identidades essa coisa toda igualdade oportunidade se você partisse você olha uma liberados a partir do ponto de chegada né os dessa ideia não é de que um fim de que existe vai uma desigualdade que as pessoas nunca vão chegar ser iguais porque existe uma desigualdade que organiza tudo eu acho que aí você cai no discurso que a gente pode chamar de Nova direita de extrema-direita né eu vou escolher liberalismo
dá para essas duas coisas né ou seja de um lado a ideia de igualdade e oportunidade que é uma ideia que Serafina totalmente com a ideia de que existe em cima de igualdade que a gente vai resolver isso no campo da concorrência ao mesmo tempo que você tem do outro lado também o gente falar mesma coisa a gente vai resolver essa desigualdade no campo da concorrência só que esse canto é uma espécie de ringue né em que as pessoas vão se bater até Oi e ele recarga o Darwinismo Social né que que dá nas duas
pontas então é que eu te ouvir sobre isso né o seja você acha você acha que de alguma maneira faz sentido pensar nossas diferenças a gente pensa o jurídico a partir da saída de troca e de concorrência é diferente isso bem eu acho que é uma boa referência é o único desde no livro dele beleza é só finalzinho brother e tem uma questão ali que o dentes coloca que eu acho que é interessante que é o seguinte fazer competição é preciso mesmo em nome da competição definir algumas regras que precisam ser iguais para todos para
que seja viável a própria concorrência a gente pode pensar um paralelo com o esporte que eu acho que é sempre funciona relativamente bem Dependendo da data corrente Pelo menos é preciso admitir que os competidor em algum nível do mínimo de ponto de partida equivalente para que haja uma disputa minimamente razoável ou seja para que tem a jogo digamos assim mas sempre foi pensado uma luta de boxe é fundamental que os competidores tenham pesos equivalentes pesos próximos quanto o neoliberalismo enfatiza essa dimensão como ponto de partida ele enfatiza aquilo que a gente pode chamar de igualdade
de oportunidade ou de Equidade o que não quer dizer necessariamente uma igualdade de fato como era pensado por exemplo do fordismo o que o fordismo era mais do que apenas igualdade de oportunidade o fordismo ao redor da construção de uma Cidadania resguardada do mercado eu acho que essa é uma ideia muito importantes uma Cidadania resguardada do Mecânico que permite a igualdade básica de uma condição de vida digna nos países desenvolvidos os mesmos para o conjunto da população a partir daquela igualdade básica Você tinha outras desigualdades Mas você tinha um patamar mínimo digamos assim esse patamar
mínimo ele não é só um patamar mínimo de renda era um patamar mínimo de uma série de serviços públicos que garantiam Esse colchão de proteção social ou de uma série de formas de seguridad que garantiam Esse colchão social agora tem uma outra dimensão do neoliberalismo que eu acho que tem se acentuado cada vez mais que eu limpo partes a desigualdade como o resultado necessário né você já vai para o outro polo da competição é que é o ponto de chegada e muitas vezes a partir desse ponto de chegada da desigualdade ela lança um olhar retrô
eu devo sempre tentando legitimar desigualdades com o ponto de chegar e ali mesmo as desigualdades que seriam inaceitáveis nos olhos faça você aceitáveis no mercado digamos assim ou seja se coloca para concorrer pessoas que não tem nenhum tipo de condição de igualdade com o ponto de partir o pastor a diferença no resultado político isso permite uma sociedade muito mais desigual muito mais injusta mesmo para os parâmetros uma sociedade da concorrência inclusive alguns casos legitimando a violência como estratégia de competição eu tô pensando por exemplo da questão da desigualdade racial de igualdade de gênero como isso
se mescla com a questão do neoliberalismo também é possível pensar numa é um sim uma mudança ou numa o uma oposição mas se tipo de de coisas tipo de mundo né que você vai escrevendo aqui tá fazendo destruidor não está destruindo as possibilidades humanas sem a gente pensa pensando apenas uma mudança de um devido Quem são apenas na responsabilização dos indivíduos pensando apenas na culpabilização dos indivíduos ou a gente tem que pensar isso para ler ou seja pensar em como o sistema funciona e como o sistema é produtor desse tipo de subjetividade É com certeza
a própria fiquei de estilização né do libido da Liberdade individual comunidade primeira né do mercado junto às famílias para que o outro ponto importante que a gente não colocou muito mas sempre ouvi essa previsão de uma complementaridade entre uma lógica que é uma lógica conservadora justamente porque se reconhecia né que a lógica do mercado cure simples poderia trazer desestabilizações digamos assim que serão complementados por uma ordem do tipo moralidade profissional né e o raio que o outro informações deverão discutir muito bem para colocar no mercado e moralidade tradicional com ordem espontânea não seja aqui assim
desenvolvem que se provam positivas principal vão funcionais pelo próprio fluxo da história né e qualquer intervenção do estado nesse sentido principalmente em termos de políticas redistributivas né teriam o direito de estar interferindo nessa ordem natural então em toda essa antropologia por trás que que é bastante importante para legitimar né esse tipo de uma das coisas que passe perdendo com a intensificação Da Lógica neoliberal que vários autores do trabalho é um não é a perspectiva do Comum da esfera pública comum é a do Horizonte de expectativas comum que para não era perfeito nunca foi sempre Hoje
houve desigualdade brutais ainda mais em um país como o Brasil então é muito difícil mudar estruturalmente o que no momento neoliberalismo trabalha com o senso comum médico as pessoas têm que ser livre tem que ter livro tá pra empreender para correr atrás a visão negócio dirigir seu Uber e assim né que elas vão sobreviver mas por quê Porque o olho o horizonte de alternativas Ele ainda está relativamente fechada chama lado do cancelamento do Futuro né neoliberal do Realismo capitalismo é então a gente tem ainda no momento de Realismo capitalista Muito grande qual é a alternativa
né ainda tá difícil pensar nisso mas eu acho que aos poucos ela vai haver agindo só que ela não vai emergir como uma volta um passado o patrão uma volta a uma bom dia mesmo porque existem elementos do neoliberalismo que trabalha as pessoas não é uma economia já tá a Ou pelo menos um pontinho arrumar ideologia de autonomia de escolha que antes parece que as pessoas não querem exatamente botar aquele lugar então ajusta bem criado justamente para está pensando a ao de onde e como né virar essa alternativa ao neoliberalismo que vai nesse tava mente
via partir de dentro do próprio neoliberalismo Prefeito que infectam a direita está muito Claro é ruim né o liberalismo mais perciliano mas merda desigualdade o Stephanie a contraposição a isso que vai vir de onde né aí eu acho que a gente tem que começar a construir pensar mas você não bastante realista com relação a trabalhar com que a gente tem né porque a gente pode construir a partir de agora que já tá dado né a crítica ao neoliberalismo e ela não pode se escolar de uma crítica ao capitalismo não é porque há uma certa tendência
é esse fazer isso como se o mundo fordista fosse muito bom também se o como se fosse o paraíso não era velho e assim Eu sempre gosto de dar como exemplo a questão racial é importante a gente entender que o racismo é uma relação social e que ele ganha diferentes formas né Então essa é uma das grandes brigas que eu tenho também que o que eu sempre escuto a gente se for precisar a questão racial também assim como a questão de gênero assim como a questão da sexualidade ou da identidade de gênero essa coisa que
sente historicizado e ela não pode ser desacoplada duas movimentos e reprodução da vida social sobre a lógica do capitalismo então às vezes eu fico pensando seja essa essa volta ao fordismo essa sinelco o mesmo eu não sei se são soluções agora a gente se ter como você falou a gente está dentro de um jogo de dentro de uma luta em que a gente a gente tá se apegando a várias alternativas para se opor esse processo de destruição é um momento que a gente mais tem que pensar e que a gente menos tem condições de exercer
essa atividade de pensamento a gente tem que pensar sente não tiver tempo para pensar gente não vai conseguir iluminar o caminhos que nos levem a a essa reconstrução do comum mesmo E outra coisa também extensão da minha concentração Esse é um comum completamente novo não é um comum que a gente vai buscar no passado eu acho que essa acho que essa impressão de cancelamento do futuro é aquilo que mais tem nos levado a ação bucha né porque em outras crises talvez alternativas se apresentavam de alguma maneira né e dessa vez é é difícil pensar em
possibilidades em caminhos né Daniel não tem que o pessoal se você não liberal e neoliberal que não entendem isso aí você fala neoliberal aí o cara que disse que não isso não liberalismo fica bravo né Eu queria entender buraquinho que que é isso você não é neoliberal é só não se incomodar mas quando forma liberalismo o cara acha ruim quem se incomoda em geral compartilha dessa prisão tem uma visão e que ela avisou o valor ativa não é quando a gente fala que o quando eu falei que o meu liberalismo ele constrói politicamente para a
sociedade de mercado a gente tem que entender que para essas pessoas o mercado ele funciona como um valor né o valor no sentido moral mesmo né ela o mercado Ele oferece uma visão de laço social ou o modelo de laço social é no caso a concorrência é que essas pessoas acreditam como sendo um modelo ideal para sua efetivação todas as esferas da vida essa identificação com essa visão o mundo é uma criança a crença é uma crença também né mas a é só perspectiva de leitura do mundo social através de lentes econômicas essa ideia de
que é possível ler toda e qualquer esfera da vida humana através de lentes da ciência Econômica de uma certa ciência econômica e mais do que isso a ideia de que a possível resolver todo e qualquer problema do mundo social através de políticas públicas que são desenhadas a partir da lógica do mercado e isso é uma visão normativa de mundo também ainda que essa visão só Presidente como sendo científica neutra baseada em evidências e assim por diante o fato é ela parte de um fundamento moral ela pode o valor antigo e nesse sentido eu acho que
o que mais incomoda é que eu perguntando pelo aviso vamos lembrar é o peso não tenho que foi adotado inicialmente pelos próprios não é Milton friedman utiliza o termo de é o liberalismo Walter lippmann mobiliza o conceito de final liberalismo outros autores mesmos não se identificando para ver diretamente com pela pô ele certamente estava um quadrado nessa visão desses autores sobre o que é o liberalismo Mas a partir dos anos 70 o que acontece a segunda liberalismo ele vai sendo abandonado essa é uma história relativamente bem conhecido o quê que vai ser do abandonar por
causa das reformas do pinochet no Chile sendo uma a ditadura mais violenta da América Latina quando o pinochet vai fazer essas reformas o termo ele vai sendo abandonar e ele vai sendo adotado basicamente pelos seus críticos pelos intelectuais críticos latino-americanos principalmente depois o acordo Europa nessa interessante depois que ele vai pra Europa na primeiro é um conceito latino-americano mas a medida em que ele vai virando o termo infamante com uma carga crítica essas pessoas buscam se desvencilhar desse conceito se atrelar o conceito de liberalismo tu conceito muito mais amplo no ponto mais vago mas que
se arrepende consegue escutar algumas valor ações positivas essa gente pensar por exemplo uma ideia de democracia Liberal né você já ainda retém uma concepção positiva por isso eles preferem muito mais se ligava consegui generalistas do que não lhe deram ouvidos é sempre sua cozinha escorregadia né você quando não dá certo eu vou para um lado quando dá certo eu fico eu fico parado né você é um jogo de ganha-ganha né E você tem que falar um pouco sobre isso organizando um conselho que eu consigo de rede né Queria que você falasse um pouco sobre isso
que tem a ver esse conceito com o neoliberalismo e aproveite para te me dar uma outra pergunta já por que tanta coisa eu não quero perder a oportunidade de falar com você porque eu tô aprendendo demais estão e o Daniel que convive bastante comigo que sabe como é que eu fico alucinado com essas coisas elas precisa de ter um desses papos é meio desse desse desse concepção de rede e pelo que eu te olhei dos seus textos é acompanhado isso também é possível né você desse jogo do ganha-ganha é possível também por conta de uma
certa arquitetura estrutura mental né que provém de uma arquitetura digital das redes sociais é possível a gente pensar em democracia Seja lá o significa com esse modelo de negócio das redes sociais Bom Ar uma das coisas que mais conecta assim que é estruturante mesmo disso tudo que a gente tá vendo aconteceu hoje em torno do bolsonaro mesmo político e fenômenos da cinza ali que estão em torno deles conspiracionistas os negacionistas o próprio libertarianismo que já é um spinoff aí mais recente do neoliberalismo é que todos esses operam em estruturas sistêmicas menos lineares rede e o
retorno para a questão da não e o que são ambientes aonde você vê menos previsibilidade eu diria que o head é uma dessas estratégias né eu eu usei essa analogia enfim quer um termo do mercado financeiro né de estratégias de ação no mercado financeiro para a entender melhor como que eu bolsonarista funciona enquanto uma ideologia nem fez se pode falar de biologia né mais uma tática política que não tem uma coerência substantiva né ela vai se adaptando a situações principalmente elétricas e aí as novas mídias elas trazem todo um conjunto Novo de métricas que passa
a ser muito instrumental para esse tipo de ação política nós já existiam outros o próprio mercado financeiro é uma delas né você ver como os mercados vão reagir e você se adapta aqui é o que ele tem feito o tempo todo então A ideia é que o bolsonarista Ele tem ele trabalha no aspecto narrativo muito alto né O que chega para gente que tá fora desse ecossistema é só é mas pode pau golpes pela fundamentalistas mas não é né quando você vê por dentro você vê que ele realmente cobre o espectro amplo beijo mais radicalizado
até os mais bastante moderado E se ele pega né segmentos da população e também permite com que ele possa retrospectivamente tá a reenquadrando narrativas Como foi o caso da vacina né Como foi o caso do próprio auxílio emergencial ou seja ele minimiza a possibilidade de perda de perda política né e maximiza a possibilidade de se ganho retrospectiva jogando apostando né em várias frentes em várias frentes retóricas então é uma lógica de parecida realmente pode mercado financeiro aplicada a política Eles comem nós falarmos isso né eles nos anos 2000 Japão tavam tudo isso que a gente
tá vendo hoje de conspiracionista temporalidades apocalípticas messianismo o anos 2000 associando com essa nova em infraestrutura da financeirização que é uma empresa pintura que trabalha já com Horizonte de cancelamento no futuro de não previsibilidade então você vai desenvolvendo outras formas de estar a grande tá sobrevivendo na certeza quem é que definir as regras do jogo a Letícia contou aqui no âmbito digital evidentemente são a quem pertence os algoritmos nessas programações tudo mais me corrija se estiver errado Letícia e no estado logo tudo espada em larga medida que são os economistas são reguladores são os gestores
E essas pessoas a ideia de do liberalismo quando se mobiliza o termo da liberalismo a verdade que passa faltando a seguinte o modelo as regras da concorrência que essas pessoas estão construindo está criando um mau modelo político de sociedade e nós devemos buscar alternativas no conceito de neoliberalismo isso tá implícito essas pessoas não querem abrir mão porque elas são as autoridades por isso para essas pessoas o discurso de sempre retorna é o curso do não alternativa não alternativa porque alternativa implica inclusive desconstruir essas plantas as pessoas que estão na posição mais alta porque já vai
ler aquilo saberes modernos digamos assim afinal de contas como o debate público brasileiro quando vamos escutar especialistas quase 100 a escutar sobre Brasil economia eu gosto sempre destacar admissão material dessas dessas questões não tô com raiva de você fala puxa a gente a gente ficar preso o tempo todo nessa patinando nessa tem pressa seu uso temos temporalidade evolutivo é isso né ou seja tá sempre patinando patinando e eu acho que isso tem a ver um pouco antes eu muito não sei dizer é com essa espécie de cancelamento do futuro que a gente nunca será no
futuro o assunto obviamente dos horizontes do Imaginário né que nos projeto em direção a uma vida diferente daquela que a gente LED que nos leva a pensar na superação das dificuldades que nós temos eu tô falando com os mas menção material ficando sustento né falando de você reproduzir as condições a ter a sua própria vida tô falando de gente que não sabe se vai comer amanhã eu tô indo gente tem emprego que tenho que comer hoje o medo de não ter o que comer amanhã né Eu acho que isso seja mesmo quem tá empregado e
olha que coisa e quem tá entregando naquele quem quem tem trabalho em um plano de emprego pode trabalho pessoas que trabalham e que tem atividades que podem o poderiam parecer estar vez né Por exemplo alguém que trabalha no serviço público hoje diante da iminência de uma reforma administrativa o que eu mais ou seja o sujeito ele trabalha no serviço público e aí ao mesmo tempo você tem aquelas categorias e no serviço público O que que são tidas como um tocada mas eu não sei se elas também estão tranquilas assim dentro da possibilidade real de haver
uma convulsão social dessas pessoas têm que de alguma maneira é se tornar saindo esse lugar de conforto né por meio de um processo que se torna um processo materialmente violento e a gente não tá longe disso né sem ser ilusão achar que não dá para dizer que a gente tá tão perto mas não dizer que a gente tá tão longe acho que essa essa incerteza Ou seja a gente tá com futuro eu não sei se cancelado mas interditado eu acho que isso leva justamente o que você fala Letícia de desse desse processo evolutivo se de
ficar patinando ficar sempre no mesmo lugar né de deter um medo profundo do Futuro A gente tem medo medo absurdo do Futuro o alismo ele ele projeta uma vida é de hipostasiar no presente o beijo que interessante né a gente tá falando aqui do liberalismo ou nós não somos economista de Formação mas eu gosto de lembrar também que os grandes economistas também não era quando informação né Eu gosto de lembrar sempre isso né Eu falei assim ah quase que uma eu tenho quase com um prazer de lembrar isso porque eu gosto me bloqueado Smith por
exemplo ela professor de ética né É sempre importante lembrar disso lembrar que Keynes fez acho que uma disciplina economia do Macho mas ele era matemático né e ele gostava era um sujeito gostar de arte né o Marcos era juiz ali formação né Então Eu sempre gosto de lembrar isso faz o seguinte Acho que todos que a gente fala de Economia gente tem que falar portanto de uma teoria da justiça de uma ética a gente fala de Economia a gente tem que falar também de Antropologia eu não posso estou ensinando aqui eu tô aprendendo eu acho
que não existe economias em sociologia e não existe como e aqui toda teoria Econômica é uma teoria antropológica toda teoria Econômica é uma teoria sociológica e boa além acho que toda teoria Econômica é também carrega trás em cima filosofia do direito real e para gente encerrar aqui em boas coisas mesmo que a gente ouve um pouco sobre essas questões mais relacionadas muito ao contexto brasileiro tem que fazer uma pergunta mas acho que pode uma maldade fazer essa pergunta mas a gente uma gente se encontra na semana toda aula a gente resolve isso depois mas você
achar como a maldade muito grande minha pergunta que que você espera para 2022 meu amigo o quê que vai ser da é diante dessas perspectivas né que a gente que a gente colocou agora porque quero ressaltar a gente é essa história a gente tá na encruzilhada mesmo problema é Cruzes para fazer Encruzilhada eu falei isso não seja inclusive adu é aquilo que nos levam em direção a diversas possibilidades e caminhos possíveis é o que já tá mais otimista para 2022 né O que que eu não sou otimista para 2022 Não é porque eu acho que
o bolsonaro tem a chance de se reeleger porque eu acho que o bolsonaro quer a chance de se reeleger preocupa outra coisa É eu acho que a conformação da nova república ela tinha algumas colunas de sustentação uma delas é o Projeto derivado da redemocratização que é era uma coluna que tinha alguns valores de construção de ordem social e e os mais inclusão numa certa visão de solidariedade social antes de uma ideia de democracia para lei de uma ideia de democracia representativa Inclusive a ideia de uma democracia participativa Ainda que os dispositivos que tenham sido criados
para isso tivesse uma série de limitações e tem um projeto também que eu acho que às vezes a gente esquece o projeto de redemocratização ele não pensava apenas instituições do estado ou políticas do Estado de redemocratização envolvia também uma Norma de vida a mesma maneira que a gente pensa que o neoliberalismo é uma Norma de vida uma forma de existência Como eu disse solar pela vão o projeto da redemocratização também envolve uma forma de existência que era ideia Entre várias coisas era ideia da construção a Dilma cidadania positiva e ativa é uma subjetividade cidadã por
positiva e ativa a ideia da construção de uma relação com o outro quero uma relação de igualdade política e por meio das igualdades política a busca de mais de uma maior igualdade social então o desmonte das relações autoritárias da sociedade brasileira o que envolve não apenas questões de classe mas envolver também questões raciais de gênero né você já tinha várias dimensões nesse projeto parece aqui o tem provar linha de tiro a partir da da radicalização da direita final de 2014 sobretudo os movimentos pró-impeachment e depois limpe vítima é um desmonte de a Nova República muita
clareza que quem rompeu o pacto bairro democratização o impacto da Nova República o facto de 88 estação que foi a direita que radicalizou foi o direito não foi esquerdo a esquerda se Manteve sempre dentro do jogo democrático o a maior pato o espectro uma parte do espectro da direita e jogou dentro das regras do jogo democrático todo mundo para passando por esse pesadelo que o governo bolsonaro E aí tantos setores da direita quanto da esquerda reconhece tem que foi um erro ótimo a minha questão é a seguinte em 2022 quanto esses setores da direita o
quanto eles vão tá dispostos a repactuar algo próximo do que foi a Constituição de 88 a terceira dúvidas e relações e tenho que me parece aqueles querem a radicalização da mesma política de mercado sequer estão satisfeitos ó onde a gente chegou depois de 2016 foi uma rádio reformas absolutamente radicais Mas eles sempre dizem que elas ainda não trouxeram o resultado porque não foram longe o bastante né eles nunca estão satisfeitos é um jogo que sempre joga para diante né é impressionante né como que temos e política econômica a verdade sempre reside no futuro na previsão
a realização das promessas é sempre porque foi um erro um erro da sociedade curtir tinham atores sociais que não fizeram boicotar a plano ou não se envolveram a suficiente ou interesses políticos ou alguma coisa né então Talvez possa até tirar o bolsonaro é a questão era o Lula suponhamos que o Lula um partido de centro-esquerda seja vencedor [Música] vai ser possível reviver aquele pacto no Rita de 2002 a 2013/2014 vai ser possível isso e que condições esse governo teria que governar ele conseguiria adotar políticas sociais que reduzem a vulnerabilidade crescente da população Oi essa rua
é habilidade que é construída em nome do mercado Pois é Daniel tem uma conjuntura internacional tenho as especificidades as invalidades da conjuntura Nacional porque o Brasil tem uma formação história social específica que tem um jogo que se desenvolve aqui que é um jogo também muito próprio do Brasil Basta ver aquele jantarzinho lá do temer ou seja como é que essas pessoas elas são atravessadas né pelo uma liberalismo Como é que os interesses se materializam dentro da situação específica do Brasil e como isso vai liberar também na nossa institucional é isso seja não tem a menor
ideia de como isso vai vai cidadão é isso que eu fiquei um pouco da resposta aí você não sabe o que vai acontecer eu acho que a ideia do quanto pior melhor porque isso vai levar uma reorganização das forças sociais é uma espécie sua revolta social eu não acredito tão pouco nessa tese porque eu acho que quanto mais o neoliberalismo avança a ver a bílis As Pessoas Mais ele desfaz as possibilidades de ação coletiva mais ele isola as pessoas e portanto mais difícil são as condições para uma virada de jogo ou seja quanto mais miséria
mais precariedade menos condições da gente se armar né do ponto de vista intelectual dos da política gente poder limpar né e o dorso você fala um pouco para agendar do ser se eu está vendo esse pessoal não sabe fazer Jabá é uma prende como é que funciona da esses intelectuais disse que ele viu escreve redor de cena sabe aprender seja empreendedor de si mesmo e fale do nosso mas eu não não projeto que justamente desse deserto do real eu acho que isso seus alguma maneira todos nós de sentido né é um dossiê sobre neoliberalismo autoritário
no Brasil já está tomando ele já logo a com um debate internacional que também tá sendo feito sobre o termo sobre o tema mas eu acho que ele ajusta as lentes para pensar essa questão no nível local né Na realidade brasileira propriamente dito quem tá organizando você sou eu o Sílvio não é meu colega meu amigo Silvio e a Mariana corpo Igualmente minha amiga e conta com participações de outras pessoas brilhantes como a Letícia como a Tatiana Roque José Medeiros o Fábio Franco o doce e vai sair pelo caderno CRH da Universidade Federal da Bahia
e eu acho que ele deve tá saindo publicado no constante também no site do Cielo né Deve estar sendo publicado agora em outubro No mais tardar em novembro e se você deve estar pronto mano eu acho que vai ser um Lagoa contribuição para o debate a minha amiga meu amigo muito obrigado viu um prazer enorme conversar com vocês muito do que vocês falaram aqui de uma eu não digo de uma reconstrução porque eu tô desconfiado que a gente não tem nada para reconstruir a gente vai ter que construir algo absolutamente novo do zero tem do
zero não que a gente não vai colher das nossas experiências é suficiente para construir um novo Mas vai ser uma coisa nova tem que ser novo não a gente não vai poder seja a vão reconstruir o Brasil o Brasil acabou gente é outra coisa senão um pouco não sei como reconstruir o mundo o mundo nosso reconstruído e indico Ainda bem tá assim às vezes é bom estar diante do fim do mundo e que seja por quê que cês vão Apocalipse no sentido né deu a pouco no começo Apocalypse Now fim então até o novo começo
ele um Recomeço isso passa muito da reconstrução desses laços de solidariedade que se dá uma partir de questões concretas e não imediatos eu tenho insistido muito isso as pessoas a validade mas não é eu acho que a gente vai ter que pensar em como a gente modo esse comum que você falou Letícia mas esse comum que nos coloque para além do presente sabe pensar como é que ele vai confirmou para gerações futuras dos nossos netos dos nossos filhos das outras pessoas que a gente não conhece queria agradecer Love mente primeiro convite não eu para mim
é uma honra também dividir com a Letícia a gente sai outros projetos juntos e eu posso falar da Absoluta seriedade compromisso dela tá a gente trabalhando junto é muito gratificantes e evidentemente o Silvio grande amigo né é assim para mim é uma honra já falei isso e repito o tranquilamente não é sem público eu acho que você personagem histórico de 19 importância para esse país o papel que você tá jogando na esfera pública o debate que você está conduzindo com a maior seriedade com a maior clareza é o tomar compromisso poder dividir se esse momento
com você poder dividir essa trajetória com você para mim é uma enorme alegria e eu quero também agradecer o Silvio toda equipe aqui do canal eu acho muita generosidade da sua parte cilvil tá ocupando esse espaço e muita coragem também né esses espaços digitais porque envolve se colocar em risco né não é toda essa maravilha que é uma figura pública com tanta visibilidade como as vezes muitas pessoas acham que estão e nem todo mundo é capaz de encarar esse desafio Eu acho que eu mesmo só uma das que não não conseguiria então eu te agradeço
profundamente Assim de verdade cortar está capitaneando a essas frentes daí não são fáceis Mas eu vi que você tá aí no muito bem com uma equipe bastante engajada então fico muito feliz da minha pequena contribuição aqui nesse nesse processo e sempre à disposição gosto muito de você gosto muito do Daniel e vamos em frente pois bem fiz conclusos muito obrigado pela sua presença você que esteve aqui conosco até agora conversei com os professores com a professora Letícia Cesarino de professor Daniel Andrade vou te pedir de novo para você se inscrever no canal apertar o Sininho
para receber as notificações se você gostar é curtir o vídeo nem comentar né compartilha é para que outras pessoas possam ter acesso essa conversa tão boa a gente se ver no próximo Cruz obrigado gente até mais é [Música]
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