Multiculturalismo, identidade versus representação da diferença e performatividade

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Saber cotidiano
Uma crítica à visão mutlicultural que leva a atitudes de apenas tolerância da diferença e ignora as ...
Video Transcript:
e no vídeo de hoje a gente vai perceber entender um pouco como essa ideia de diferença identidade se correlaciona a um processo de produção de operações de diferenciação ou seja identidade tem a ver muito mais com atribuição de sentido no mundo e disputa em torno desse sentido a e aí olá bem-vindos a mais um vídeo do canal esse vídeo é de uma outra série que fala sobre identidade diferença representações performatividade vocês podem conferir os vídeos relacionados aqui nesse link e bom para começar e vale a pena nessa semana principalmente com todas essas discussões em voga
a gente trazer à tona esse tema que a questão das diferenças né a forma como nós enquanto sociedade enquanto coletivo construímos noções de diferenças entre aqueles que vivem na mesma sociedade na mesma coletividade que a gente mas por alguma razão e a gente vai entender ao longo desse vídeo qual razão eles são tidos como são colocados como diferentes e são colocados como pertencentes a grupos específicos e é interessante perceber num primeiro momento como essa noção de identidade ela dialoga de uma maneira muito mais assim suave se a gente for pensar com essa ideia de multiculturalismo
multiculturalismo vai falar que a diferentes culturas então ele vai pregar muitas vezes o relativismo ele vai falar que é possível a gente ser tolerante é necessário gente ser tolerante com outras culturas com adversidade mas ele não vai muito além né ele não se debruce de fato na teoria da construção das identidades da construção das diferenças e dentro dessa perspectiva a ideia de diversidade a problemática porque uma visão relativa tende a equalizar todos aqueles que são diferentes o que eles são de outras culturas eles pertencem a grupos oi e a gente deve tratar todos com muito
respeito mas em nenhum momento se conci crítica ou se pergunta sobre a construção dessa diferença no interior desse grupo né ou seja falta uma crítica mais política da construção dessas noções tanto de identidade quanto de diferença o ou seja é como se as diferenças acabassem se naturalizando se especializando e se cristalizando diante dessa perspectiva ea claro que o máximo que a gente vai perceber e que são muitas vezes discursos que a gente ouve por aí a eu tolero eu respeito eu tolero mas eu não quero contato eu não diálogo com os mesmos valores e enfim
felizmente é como se infelizmente eu tivesse que divide a existência social junto com essas pessoas então é o máximo que se chega essa teoria essa visão de mundo ela não não de fato se abre para diferença para troca para o diálogo ela simplesmente tolera a existência do outro e por que que são problemas e se eu principalmente um problema se essas questões e colocadas no ambiente por exemplo de educação de formação de pessoas são assim colocadas dentro de empresas se são assim colocados enfim todos os âmbitos da vida social mas principalmente naqueles em que é
preciso de fato estimular as pessoas a conviver em e criar educar as pessoas para que elas lidem com as diferenças de uma outra maneira e eu já falei em outro vídeo como essa questão da identidade ou seja aquilo que eu sou muitas vezes a ela é também construída e se relaciona com a ideia de representação é cidade representação e muito bem colocado por antropólogos mais modernos como stuart hall vão criticar então todo esse processo vamos mostrar como existe um processo de fato de construção dessa identidade que tem a ver com um construção e manipulação de
representações e e a identidade pode ser vista de sentido como algo ligado a um sistema de significados do significações todos os significados de uma identidade também do diferente já que tanto identidade eu sou tal coisa é diferente ele é tal coisa eles precisam um do outro para existir na verdade porque se só existir um ele não pode se opor em termos de símbolos e relacionamento de oposição entre eles eles não podem dialogar então é necessário haver a identidade ea diferença para que haja assim bate e um se afirme perante o outro pois bem se identidade
diferenças estão ligados ao sistema de significação e esse significado são culturais e socialmente atribuídos a gente não pode excluir a existência de grupos sociais assimetricamente situados que vão por sua vez terá acessos privilegiados uns e com relação com relação a determinados bens sociais e com relação a uma forma de nomear ao outro e nomeasse mesmo enquanto outros não vão ter acesso a isso então a identidade a diferença elas estão em estreita conexão com as relações de poder o poder daquele que tem de marcar a diferença de colocar o diferente dentro de um dentro de um
lugar fixo essencializado naturalizado e ao mesmo tempo que realiza essa essa classificação essa classificação é sempre vista dentro do a partir do ponto de vista daquele que tem mais poder ou seja daquele que é o dono da identidade né então por exemplo a e os heterossexuais digamos assim são os donos de identidade e eles têm o poder para nomear o que seria o homossexual na nossa sociedade a supremacia branca tem o poder de determinar como que ela quer enxergar os negros e aí os os homens negros homens negros as negras mulheres os negros homossexuais enfim
tudo isso parte então por esse recorte de poder das posições sociais de quem tá falando e de quem tá criando as representações isso é muito importante a gente tem vista justamente porque a gente vive cada vez mais no momento em que se advoga publicamente a partir dos próprios profissionais que estão no setor público no governo se advoga a ideia de que é preciso excluir essa questão da diferença é preciso considerar todos dentro de um mesmo patamar só que esse patamar essa visão ela obviamente é a real imposição da visão do dominante né da da identidade
que tem mais poder que há mais normatizada ea partir da qual todos devem se comparar e aí sim inferiorizar então isso já coloca aí uma questão muito séria para gente pensar né como essas tentativas de equalização e elas na verdade ela só reforçam a posição uma posição identitária né já dizia desde dar que essas oposições binárias nunca expressa uma simples de visão de mundo né de duas classes simétricas sempre um dos termos vai ser o privilegiado recebendo um valor positivo enquanto o outro vai ter que se esforçar muito para se enquadrar minimamente nesses valores colocados
por aqueles que são privilegiados então questionar a identidade a diferença dentro desse contexto significa também questionar esses binarismos e essa forma de enxergar o mundo a partir do qual a gente se organiza né tem se organizado até hoje socialmente cada vez mais a gente percebe como esses binarismos não levam a lugar nenhum ou melhor levam a reprodução de determinadas relações de força e propagação de uma determinada visão a área e cada vez mais de instituição de outras possibilidades de resistência então é acaba se muitas vezes naturalizando uma identidade que a vista como anormal por exemplo
ser ocidental é a visão de ser humano né o outro os outros continentes da ásia da áfrica e mesmo aqui da américa do sul somos sempre os exóticos né já que a gente está numa posição subalterna nos regimes de representação ser negro é sempre também seu diferente embora da nossa sociedade eles sejam a maioria mas eles são tratados como minoria e sem qualquer possibilidade de construir diante desse regime de poder um exercício de representação própria porque depende sempre do da narrativa é né recentemente teorias antropológicas tem tratado muito dessas questões e trazido um outro elemento
para a gente pensar como a gente escape então dessas questões de poder como a gente dobra o poder e são metáforas que tendem a colocar a ideia de movimento de mudança de trânsito e mesmo de hibridização na pauta porque justamente esses elementos eles vão contra uma ideia mais de fixação de rigidez de uma identidade mais essencializada a oi e aí é justamente mostrar como que a gente consegue então ter uma estratégia política de cultivar e poder levar levar a sério essa essas ambiguidades esses nomadismos esses hibridismos e identidades cada vez mais ambíguos então é necessário
atrelar identidade diferença com questões que tem muito a ver com o instabilidade ambiguidade e determinação é porque a partir daí que a gente vai desestabilizar os binarismos e aí aqui tem uma ideia muito interessante que a trazida por judith butler que é a de performatividade que ela justamente desloca essa em fazer na identidade de algo fixo mas pro de vir para a ideia de tornar-se então a pele for uma atividade ela é necessária e importante justamente porque ela rompe com essa coisa determinada de uma identidade pronta ela traz para o âmbito da prática cotidiana da
ação né do enunciado da criação do enunciado a possibilidade de ser ou não ser o ser de um jeito e ser de outro e com isso romance um pouco com essas lógicas de poder e atribuir um sentido muitas vezes ligado a eles né ligado essas relações de poder ou seja totalmente independente e terminada a representação do mundo das pessoas estão ao falar ao propor ao criar performatividades estamos contribuindo vai dizer blatter para que a gente não se refiram ao significado estrito mais insira os dentro de um outro registro né que não vai contribuir para reforçar
as negatividades mas vai produzir novos enunciados e novas possibilidades e a constante repetição dessas pro transformar atividades que contribuem para sua eficácia ou seja é necessário o tempo todo romper e interromper esses raciocínios prontos de identificação da identidade da diferença e meio que confundiu o sistema confundir as pessoas e criar outras possibilidades que estão o lobo escuras até o momento né e e é só a partir daí quando a gente consegue interromper interromper esses processos de narrativas de representações que só reforçam relações de poder que a chance de criar outras narrativas identidades ou seja de
novo é importante pensar se a gente está nesse momento cada vez mais conturbado e complicado para existência de diferenças o quanto a gente precisa de fato se colocar né se e se colocar e também colocar em xeque muitas vezes as visões rígidas que tem sobre nós e criaram os coisas diferentes criaram os outros sentidos de mundo já que a gente está num grande processo de disputa na em torno dessa atribuição dentro da nossa sociedade brasileira do que é ser normal do que é ser brasileiro do que a ser comum a todos é necessário criar operações
de diferenciação desse normal porque justamente esse normal é o que na verdade tá ao lado de práticas de genocídio de preconceito de racismo de reprodução de relações de poder e aí
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