bom então vamos pro Gênesis porque senão vai dar problema bom hoje a gente estuda o segundo dia o segundo dia tá no Versículo 6 até o o nossa mãe o oito e disse Deus haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas e chamou Deus ao firmamento céus houve tarde e manhã o segundo dia tá aí Ah não eu pulei aqui né Ó desculpa gente deixa eu ler de novo que eu pulei um versículo aqui e disse Deus haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e Águas fez pois Deus
o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento e assim se fez e chamou Deus ao firmamento céus houve tarde e manhã o segundo dia ou dia segundo bom primeira coisa que a gente aprende aqui é que é a escadinha da leitura do texto bíblico primeiro degrauzinho é o literário então é claro que aqui tá descrevendo a criação do h a ideia que eles tinam era de um firmamento mesmo como se fosse uma a cosmogonia deles assim como se fosse uma um negócio de um metal com furinho parecendo
um chuveiro se chove essa água vem de cima Então você olha à noite pro firmamento vê aquele tanto estrelas eram estrelas queam pregadas no firmamento a água tinha uma água em cima que caía e a água embaixo Então essa é uma visão física da criação Então esse firmamento Deus chamou de céus temos água em cima água embaixo ok nós não podemos contentar com isso né tem mais coisa então a gente vai subindo outros degraus da escada durante muito tempo aqui no estudo do Gênesis a gente foi para um degrau alto a gente estudou aqui o
fluido cósmico que é a grande água do universo por isso chama fluido n é como se a criação inteira estivesse mergulhada num oceano Aliás a metáfora é de Paulo esse oceano é o fluido cósmico é o austo a respiração de Deus a força nervosa do todo sábio de modo que nós todos estamos mergulhados em Deus como peixes no oceano acabou de cair a garrafinha d'água ó Então essa é a água Essa é a água se a gente vai para esse sentido espiritual nós temos água em perspectiva superiores fluído cósmico na sua essência e o fluído
cósmico já trabalhado nas expressões em que nós somos capazes de perceber Olha que interessante que os espíritos Dizem que o fluído cósmico é sucessível de infinitas combinações suscetível de infinitas combinações então há combinações que nós podemos perceber nós temos sentidos capazes de perceber e há combinações do fluído cósmico que nós ainda não percebemos tá fora da nossa percepção essas seriam as águas de cima de cima do firmamento acima dos céus e as águas debaixo Aquelas que nós percebemos e sempre nesse fluxo tá sempre vertendo água do céu essa é uma ideia bastante interessante Outra ideia
que o texto bíblico vai trabalhar a água é sempre um instrumento Divino de juízo de julgamento ou de Misericórdia então a gente vê a água como instrumento de julgamento no dilúvio em que o texto diz que Deus abriu as comportas do céu e derramou a água e choveu choveu choveu choveu choveu né E aí tem toda aquela história da arca etc dos casais de animais né com exceção dos peixes inte nendo golfin por peixe na ara né correto bom brincadeiro à parte agora tudo bem aí nós estamos num aspecto metafísico físico porque trabalhar o fluido
cósmico é trabalhar com metáfora Porque nós não temos ideia do que é nós experimentamos o fluído cósmic tudo aqui é fluído cósmico né Nós experimentamos ele nos aspectos mais densos mas a expressões do fluido cómico nós não temos dimensão do que seja não temos dimensão do que ele é capaz de fazer do que ele é capaz de operar nenhuma nenhuma nem do que é nem do que é só pra gente passar dessa parte e os físicos até Newton sempre chamaram esse isso que a gente chama de fluido cósmico de éter o éter Universal mas quando
Einstein começou a trabalhar a sua teoria da relatividade ele começou a porque você precisava ter parâmetros né Tudo tava no éter o éter calcular Quais as propriedades que o éter precisava ter propriedades físicas quais propriedades o éter precisaria ter para ser éter E aí ele abandonou o conceito de e arrumou uma um subterfúgio hermenêutico e criou a palavra campo porque o éter para ser éter precisava ter propriedades que ele considerou mágicas ele deve est no espiritual falou ass mas é mágico mesmo n eu achei que era mágica mas não é mágica é real que as
propriedades do fluido cósmico se analisadas pela mentalidade humana elas S ariam mágicas mágicas né mas a gente queria passar disso e ir para uma dimensão mais interior que é o que nós temos feito aqui também temos tentado pegar o texto de Gênesis e trazer para dentro não é o que seria essa água Porque eu só queria lembrar uma coisa aqui no versículo um de Gênesis tem uma declaração genérica No princípio criou Deus os céus e Aé que é um dito proverbial criou tudo isso é uma expressão Judá criou tudo não vamos deixar claro Deus criou
tudo ok ok do Versículo 2 em diante começa detalhar Ok criou tudo mas eu vou escolher algumas coisas para dizer não dá para dizer tudo que ele criou mas vou escolher algumas coisas que ele criou e vou colocar em ordem Esse é o capítulo 1 de Gênesis então no Versículo 2 começa a terra tava sem F Era Vazia havia treva sobre a Face do Abismo então havia treva havia Abismo havia uma terra ene vazia Ok Deus criou a luz não é separou a luz da treva que já que já tinha foi criado né já tava
lá e disse Deus haja firmamento no meio das águas que água que água como é que surgiu água a água surgiu no relato da criação não é não tem um momento na criação paraa água se a água foi criada no primeiro dia não não no segundo não tem dia pra água Isso Foi notado pelos comentaristas sobretudo os comentaristas judeus Foi notado então eu separei duas coisas bem curiosas aqui bem curiosas uma tá no Capítulo 17 do livro boaa Os dois dois capítulos do Boa Nova o capítulo 17 chama Jesus na Samaria e o outro no
capítulo 18 desculpa 19 que é o capítulo chamado comunhão com Deus e aqui nós vamos ver uma outra água rapidinho né vai dar para ver tudo e quando Jesus tá conversando com mulher samaritana ele pede para ela água água mesmo H2 não é o refrigerante não é água mesmo no poço e ela fica meio estranha assim podia oferecer porque ele era judeu ela é Samaritana aí a ele fala para ela se você se você tivesse guardado Olha que que Humberto Campos coloca aqui Jesus disz para ela assim bem se vê que você não conhece os
dons de Deus olha porquanto se você tivesse guardado os mandamentos divinos compreendias que eu te posso dar a água viva Olha que coisa então Jesus desloca não tá falando mais de água física e não tá mais falando de sede física e nós também não estamos falando de água física aqui do Gêneses vamos falar dessa água agora Água Viva mas que água é essa uma água que só perce quem conhece os dons de Deus e quem guarda os mandamentos divinos Olha que interessante aí ela fala que vem a ser essa água viva onde tens Essa água
aqui existente só tem essa água do poço acaso você seria maior do que nosso Pai Jacó que nos deu esse poço desde o princípio né Ele fala mulher a água viva é aquela que sacia toda a sede toda a sede toda sede qualquer sede vem do amor infinito de Deus e santifica as criaturas bom aqui põe a gente para pensar a água viva que sacia toda a sede ela vem de onde do amor infinito de Deus e o que que ele o que que esse amor o que que essa água viva que vem do amor
infinito de Deus faz santifica a criatura é o que nós estávamos comentando aqui antes do conceito de Paulo de graça qu dizer não é só um amor que banha a criatura é um amor ativo ele a criatura recebe esse amor ela se sente amada Mas ela é também santificada por esse amor ela é regenerada transformada ela renasce ela santifica é por isso que Jesus disse para ela se você conhecesse os dons de Deus você saberia o que que essa água viva n é E aí Humberto dos Campos diz assim e Jesus envolvendo A Samaritana no
doce magnetismo de seu olhar interessante né continuou este poço de Jacó secará um dia no leito de terra onde agora repousam suas águas claras a serpente poderá fazer seu ninho o negócio que é tudo simbólico né que ele já foi lá pra serpente do Gênesis 3 você vê que tudo aqui tá no Gênesis né não sentes a verdade de minhas afirmativas ante a tua sede de todos os dias que todo dia ela sentia sede aí saía lá buscava água aí amanhã você vai sentir Cede de novo você vai lá vai beber vai saciar depois você
vai sentir de novo não obstante levares cheio o cântaro voltarás logo mais ao posto com uma Nova Sede incrível né com uma Nova Sede entretanto os que beberem da água viva estarão eternamente saciados para esses não mais haverá a necessidade material que se renova a cada instante da vida perene conforto lhes refrescar os corações pelos caminhos mais acidentados sob o sol ardente dos desertos do mundo então tá falando de outra água n é tá falando de uma sede que é uma sede profundamente espiritual e tá falando de um saciarse de um saciar-se do amor infinito
de Deus que é muito diferente da experiência de saciar-se de algo material n depois nós vamos voltar nisso agora eh quando fala né da da simbologia do do dilúvio né então ser um amor amor de Deus inundando inundando também exatamente foi uma outra coisa que a gente comentou porque assim a palavra graça né que porque tô usando aqui por causa de dons né Jesus usa aqui os dons divinos os dons de Deus né a palavra graça vem do do radical raris raris da onde vem a nossa palavrinha caridade a nossa caridade Latina vem do raris
grego né então quando eu digo assim a graça de Deus eu posso usar tranquilo a caridade de Deus para nós fica para nós espíritas fica até mais fácil de entender né a caridade de Deus só que o que que as pessoas imaginam Por uma questão de percepção acreditam que a graça de Deus é eu receber tudo que me agrada Então se me agrada é graça se desagrado é desgraça né a falta da Graça O Curioso é que o Paulo vai desenvolver na na carta aos hebreus né e em outras cartas o conceito do Deus que
corrige e do Deus que açoita então nós temos um aspecto da caridade de Deus que é o aspecto corretivo E aí a gente se põe a pensar não é se não é uma caridade um pai por exemplo colocar um filho de castigo ou cortar uma determinada algo que ele tenha porque ele fez uma coisa grave né ele porque ele tá corrigindo essa correção é graça é graça né então eu diria que são aspectos mais Eh mais de difícil digestão e é o espanto do Livro de Jó Por que quando eu digo assim nossa tá tudo
bem Eu tô muito feliz eu tô me sentindo realizado e pleno tá ótimo tá tudo tão amplo eu posso fazer tudo que eu quero tudo tá dando certo tudo que eu planejei tá funcionando a graça de Deus invadiu a minha vida né E aí a vem o outro fala assim rapaz tá tudo difícil tá tudo apertado não tô fazendo nada que eu quero eu tô todo contrariado E aí vem o espírito superior disse assim a graça de Deus invadiu a tua vida porque por detrás dos adjetivos que nós colocamos nas experiências existe uma lei sacrossanta
e imutável né de Deus que é resumida pelos espíritos de lei de conservação lei de reprodução e lei de destruição exato e como a lei é pura luz a luz Ela cura ilumina vivifica mas a luz queima seca e mata mata então existe esse caráter destrutivo na luz também né exato porém tudo é movimento trans para regenerar né para renascer para morte e Renascimento para Renascer né então uma uma Talvez o o aspecto mais profundo aí do texto bíblico né que trata desse aspecto da Graça de Deus é o Livro de Jó então quer dizer
todo aquele conjunto de Sofrimentos é amor é amor aí é difícil porque essa graça nós ainda experimentamos como desgraça eu falo por mim né sa Nossa fala por mim bom para a gente só dar o arremate aqui no num Capítulo que é muito interessante chamado comunhão com Deus tá dentro do tema né porque a gente vai ver que essa água que ela simboliza o instrumento da comunhão com Deus né porque é é interessante porque o elemento água também na tradição mesopotâmica na tradição astrológica mesopotâmica é o sentimento a água é o elemento que simboliza o
sentimento n então falar dessa água acima dos céus e de uma água abaixo nós estamos falando de amor de sentimento também mas o interessante é que João Evangelista procura Jesus para falar de comunhão com Deus e ele queria saber prece que os esos estava com as técnicas lá de fazer prece gente vocês imaginam umas técnicas Ninja assim de prece incríveis mas era um negócio assim tão complicado tinha todo um aparato assim para fazer aquela prece que o João ficou um pouco foi lá procurar Jesus aí Jesus eles estão exagerando um pouco né É tá um
pouquinho exagerado não é assim e começa a conversar com ele e o João não entende não entende porque Jesus começa a falar de prece O João quer ouvir de prece mas Jesus quer falar de comunhão o o João tava preocupado com muito seguindo inclusive o perfil né da tradição da sua tradição Natal né da sua tradição do seu povo do como como orar como orar e Jesus estava preocupado no por e para que orar né E se eu me pergunto para para que orar só pode haver uma resposta né comunhão com Deus eu oro para
afetar a qualidade da minha comunhão com Deus quantidade também né quantidade também ter mais comunhão e melhor comunhão com Deus e aí ele não entende então Jesus falou ass vamos fazer o seguinte vamos andar vamos caminhando aqui daqui a pouco eu te falo sobre isso E aí ele encontramse perto de Jericó lugar seco né um homem cavando um poço artesiano né e é interessante porque Jesus é tão didático que ele chega para fala moç am O que que você tá fazendo né Se fosse alguém mal humorado f não tá vendo né tô cavando um poço
né mas o moço busco água que nos falta falou com um sorriso tava feliz da vida né tô buscando água tá faltando água e aí Jesus Jesus fala assim ó mas a chuva é tão escassa nessas paragens né tornou Jesus evidenciando afetuoso cuidado puxando o assunto né mas tá faltando tanta água você é claro abaixo do nível mas que não chove de jeito nenhum naquele lugar né O Homem do Campo E aí ele fala sim nas proximidades de Jericó ultimamente a chuva se vem tornando uma verdadeira graça de Deus palavrinha que a gente queria ó
e eu vou repetir aqui na região Metropolitano de Belo Horizonte a chuva Tem se tornado uma verdadeira graça de Deus Ok o homem continuou o seu trabalho exaustivo mas apontando para ele o Messias disse a João em tom amigo Este quadro da natureza é bastante singelo falou pro João é simplo João porém é na simplicidade que encontramos os símbolos mais puros observa João que este homem compreende que sem a chuva não haveria Opa queda de lente de máquina sem a chuva não haveria Mananciais na terra Claro e a chuva não é a graça então sem
a graça de Deus não haveria nada correto não haveria nada mas esse homem não para em seu esforço procurando o reservatório que a providência divina armazenou no subsolo Olha só olha só uma água que vem de S ca desce abundantemente a outra que tá embaixo é reservada na primeira nós temos a experiência de receber na segunda nós temos a experiência de buscar então o símbolo é profundo por quê se eu me habitu apenas receber a água da chuva que cai Eu não aprendo o esforço e talvez o valor da água talvez se eu me acostumo
apenas ao esforço de buscar água eu não experimento a dádiva duas experiências uma de gratuidade Total eu me coloco e Deus derrama você não merece você não fez por onde você não fez nada e ele derrama na outra você cava mas tudo é tudo as mesas gerantes né Na outra tudo é água tudo é o amor infinito de Deus não é E aí Jesus fala com ele a imagem é pálida é pálida todavia chega para compreenderes como Deus reside também em nós dentro do símbolo temos de entender a chuva como o favor de sua misericórdia
sem a qual nada possuir então para muitos que imaginam que evolução evolução espiritual é um troféus que você Vai acumulando porque você vai ganhando mérito e conquistando conquistando conquistando conquistando Não é bem assim sem o favor da misericórdia divina nós nada possuir é a chuva que cai é a água de cima dos do do firmamento shamai né agora esta paisagem Deserta de Jericó pode representar a alma humana vazia de sentimentos santificador porque o coração também é terra e por incapacidade de reter ele pode receber dádiva receber dádiva mas não reter e ressecar se tá seco
tá seco porque o problema aqui não é de falta de chuva o problema é de recepção o problema é de abertura e mais do que isso a questão aqui não é de receber a graça de Deus é de conservá-la preserv né então a alma tá vazia de sentimentos santificador este trabalhador simboliza o Cristão ATIV cavando junto dos caminhos áridos muitas vezes com sacrifício suor e lágrimas para encontrar a luz divina em seu coração e a água é o símbolo mais perfeito da Essência de Deus porque ela está tanto nos céus como na terra interpretação de
Jesus Cristo para o gênesis de hoje vamos fazer a [Música] preça [Música] C h