>> [RONALDO] OLÁ PESSOAL TUDO BEM? SOU PROFESSOR RONALDO E A NOSSA AULA DE HOJE É SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL. BEM, DURANTE AS AULAS O LETRAMENTO DIGITAL NÓS VAMOS APRESENTAR UMA SÉRIE DE CONCEITOS, ÀS VEZES, O PESSOAL ATÉ ASSUSTA OLHANDO 32 TEMAS A SEREM DURANTE ESSAS AULAS?
MAS É PORQUE ELES, REALMENTE, SÃO ASSUNTOS EXTREMAMENTE IMPORTANTES E PERTINENTES DENTRO DO CONTEXTO DO LETRAMENTO DIGITAL, SÃO ASSUNTOS ATUAIS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO E TECNOLOGIA QUE EU VOU ESTAR APRESENTANDO PARA VOCÊS. BEM. ENTÃO, SE SÃO ASSUNTOS PERTINENTES DA COMPUTAÇÃO A GENTE TEM QUE LEMBRAR O QUE É REALMENTE COMPUTAÇÃO.
ENTÃO COMPUTAÇÃO É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS, NÉ? DESENVOLVENDO O QUE NÓS CHAMAMOS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL. NÓS JÁ FALAMOS PARA VOCÊS EM OUTRO MOMENTO SOBRE O QUE É PENSAMENTO COMPUTACIONAL, QUAIS SÃO OS PILARES.
UM DOS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL É O ALGORITMO E O FORTEMENTE EMPLACADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MAS E A COMPUTAÇÃO? A COMPUTAÇÃO É UMA CIÊNCIA QUE EXPLICA COMO FUNCIONA O MUNDO DIGITAL, A GENTE FALA MUITO EM MUNDO DIGITAL E NÓS PRECISAMOS SABER O FUNCIONAMENTO DESSE MUNDO DIGITAL, OU SEJA, NÓS PRECISAMOS SABER QUAIS SÃO AS TECNOLOGIAS E COMO ESSAS TECNOLOGIAS CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, PARA A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA. BEM, QUANDO NÓS FALAMOS DE COMPUTAÇÃO NÓS TEMOS O COMPUTADOR.
COMPUTADOR É O QUÊ? É UMA MÁQUINA QUE É COMPOSTA DE ELEMENTOS QUE REALIZA O QUÊ? TAREFAS.
E ESSAS TAREFAS ELAS SÃO EM GRANDE QUANTIDADE E DEPENDENDO DA CONFIGURAÇÃO OU DO PODER DE PROCESSAMENTO DESSE COMPUTADOR, VOCÊ CONSEGUE EXECUTAR ESSA TAREFA MAIS RÁPIDA OU NÃO. BEM. LEMBRANDO QUE O COMPUTADOR, ELE PROCESSA ESSES DADOS NA FORMA DE TAREFAS, SE VOCÊS LEMBRAREM O CONCEITO DE ALGORITMO, QUE É UMA SEQUÊNCIA DE INSTRUÇÕES QUE SÃO EXECUTADAS.
ESSES ALGORITMOS, ELES SÃO CODIFICADOS EM UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. NÓS TRANSFORMAMOS ISSO NUM PROGRAMA DE COMPUTADOR, ESSE PROGRAMA DE COMPUTADOR É EXECUTADO NO COMPUTADOR E ELE RESOLVE UMA DETERMINADA TAREFA, UM DETERMINADO PROBLEMA, TÁ? E O CONCEITO DE INFORMÁTICA É UM CONJUNTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS PARA O TRATAMENTO, O QUÊ?
AUTOMÁTICO DA INFORMAÇÃO USO DO COMPUTADOR. ENTÃO, INFORMÁTICA É, JUSTAMENTE, USAR TÉCNICAS PARA RESOLVER ALGUMA COISA, NÃO É? DE FORMA AUTOMÁTICA.
BEM. E O CONCEITO DO LETRAMENTO DIGITAL É? LETRAMENTO DIGITAL É UM CONCEITO MAIS RECENTE E QUANDO A GENTE FALA DE LETRAMENTO, A GENTE PENSA EM UMA PESSOA QUE ESTÁ HABILITADA, QUE ELA TEM O CONHECIMENTO PARA ALGUMA COISA, QUANDO A GENTE PENSA EM UMA PESSOA LETRADA, DE FORMA DIGITAL, ELA TEM O DOMÍNIO DE TÉCNICAS E HABILIDADES PARA PODER ACESSAR, INTERAGIR, PROCESSAR E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS NA LEITURA, NAS MAIS VARIADAS MÍDIAS QUE NÓS TEMOS HOJE, NÃO É?
PORQUE, HOJE, HOUVE UMA EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS, NÃO É? AS NOVAS MANEIRAS DE SE COMUNICAR. NÓS PRECISAMOS CONHECER E SABER NOS COMUNICAR COM ESSAS NOVAS MÍDIAS.
ENTÃO, ISSO É LETRAMENTO DIGITAL E NÓS PRECISAMOS, DE CERTA FORMA, UTILIZAR ESSAS MÍDIAS, UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS DE MANEIRA ORGANIZADA E EFICIENTE PARA QUE A GENTE POSSA UTILIZAR ESSAS INFORMAÇÕES COM DIVERSOS FORMATOS, PARA DIVERSOS OBJETIVOS. BEM, ENTÃO O INDIVÍDUO, ELE NÃO SÓ APRENDE A UTILIZAR A TECNOLOGIA E O MEIO DIGITAL, MAS ELE TAMBÉM UTILIZA AS SUAS FUNÇÕES DA MELHOR FORMA POSSÍVEL EM SEU PROVEITO E COM RESPEITO PELOS DEMAIS. ISSO É MUITO IMPORTANTE LEMBRAR.
RESPEITO PELOS DEMAIS. BEM, COMO EU DISSE, NÓS VAMOS FALAR DE VÁRIOS CONCEITOS, DE VÁRIAS TECNOLOGIAS. E O PRIMEIRO CONCEITO A SER APRESENTADO AQUI, ALÉM DO QUE EU JÁ FALEI CLARO, É COM RELAÇÃO À DIFERENÇA ENTRE DADOS E INFORMAÇÃO.
EU SEMPRE INFORMO AOS MEUS ANÚNCIOS QUE O COMPUTADOR PROCESSA DADOS, COMPUTADOR ARMAZENA DADOS. ENTÃO OS DADOS SÃO CÓDIGOS QUE REPRESENTAM A MATÉRIA-PRIMA DA INFORMAÇÃO. A INFORMAÇÃO BRUTA, DIZEMOS ASSIM, NÃO É?
PORQUE EU TENHO QUE ARMAZENAR O QUÊ? DADOS. ENTÃO, MUITAS VEZES, EU TENHO LÁ UM CONJUNTO DE LETRAS, NÚMEROS QUE SÃO ARMAZENADOS NO COMPUTADOR E EU NÃO SEI EXATAMENTE QUAL O SIGNIFICADO DISSO.
EU SÓ CONSIGO SABER O SIGNIFICADO A PARTIR DA INFORMAÇÃO, PORQUE A INFORMAÇÃO É UM FATO OU UM CONHECIMENTO DO MUNDO REAL, QUE TEM UM SIGNIFICADO. ENTÃO UM EXEMPLO INTERESSANTE É: EU TENHO UM DADO QUE É 38, NO CASO O 38 AQUI, GRAUS CELSIUS. SERIA TEMPERATURA, MAS O QUE EU ARMAZENO NO COMPUTADOR SERIA O 38, TÁ?
MAS E A INFORMAÇÃO QUAL É? A INFORMAÇÃO SERIA: ESTÁ MUITO QUENTE. NÃO É?
ENTÃO ESSE (ESTÁ MUITO QUENTE) É UMA INFORMAÇÃO. COMO EU SEI QUE ESTÁ QUENTE, COM CERTEZA A TEMPERATURA VAI ESTAR O QUÊ? ALTA.
MAS EU NÃO ARMAZENO O (ESTÁ MUITO QUENTE) EU ARMAZENO O 38. PORQUE SE EU ARMAZENAR LÁ O VALOR 10, EU SEI QUE VAI ESTAR MUITO FRIO, COMO É QUE EU SEI ISSO? PELO FATO, PELO CONHECIMENTO QUE EU TENHO DO MUNDO REAL.
ENTÃO É IMPORTANTE DIFERENCIAR DADO E INFORMAÇÃO. HOJE AS PESSOAS INTERAGEM COM VÁRIOS TIPOS DE DADOS. A GENTE JÁ FALOU DE APLICATIVOS, MAS EU TENHO LÁ AS INFORMAÇÕES QUE EU POSSO TER POR MEIO DE FOTO, DE TEXTOS, POR VÍDEOS, POR ÁUDIOS.
TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO ARMAZENADAS NO COMPUTADOR E AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER MUITO BEM ESSAS DIFERENTES MÍDIAS, NÃO É? QUANDO EU FOR ARMAZENAR UM TEXTO, QUANDO FOR ARMAZENAR UMA IMAGEM, MUITAS VEZES, O PESSOAL NÃO TEM NOÇÃO DA QUANTIDADE DE DADOS QUE EU PRECISO PARA ARMAZENAR CADA UM DESSES TIPOS DE DADOS. LEMBRANDO QUE A GENTE TEM HOJE COMPUTADORES EM TODOS OS LUGARES.
EU TENHO COMPUTADOR NORMAL QUE É O DESKTOP, EU TENHO OS GRANDES SERVIDORES, EU TENHO OS CELULARES, OS NOTEBOOKS. MAS HOJE EU JÁ COMEÇO A TER, TAMBÉM, O QUÊ? OS MEUS COMPUTADORES NO RELÓGIO, NÃO É?
EU POSSO TER OS MEUS RELÓGIOS INTELIGENTES, EU POSSO TER OS ROBÔS. O CARRO VOCÊ JÁ TEM HOJE, O CARRO, ELE É TOTALMENTE AUTOMATIZADO, ENTÃO VOCÊ TEM UM CARRO AUTOMATIZADO OU AS COISAS QUE ESTÃO VINDO AGORA, POR EXEMPLO, EU POSSO TER A MINHA GELADEIRA INFORMATIZADA, NÓS VAMOS FALAR DISSO DEPOIS, MAS EU TENHO INTERNET DAS COISAS, OU SEJA, EU JÁ TENHO A INTERNET EM TODO LUGAR, EU TENHO COMPUTADOR EM TODO LUGAR, SE CONVERSANDO. ENTÃO EU POSSO NO FUTURO PERGUNTAR PARA MINHA GELADEIRA.
"COMO É QUE TÁ? TEM LEITE NA MINHA GELADEIRA OU NÃO TEM? " ENTÃO, EU TENHO AQUI, INCLUSIVE, O DESENHO DE UMA GELADEIRA ONDE EU POSSO JÁ INTERAGIR COM ELA.
OK? BEM. E ESSES COMPUTADORES, ELES DE CERTA FORMA, ESTÃO ORGANIZADOS ENTRE QUE NÓS CHAMAMOS DE HARDWARE E SOFTWARE.
ENTÃO, ESSE CONJUNTO DE HARDWARE E SOFTWARE, CHAMAMOS DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS É UM SISTEMA COMPUTACIONAL, COMPOSTO ENTÃO DE HARDWARE E SOFTWARE, MAS QUAL A DIFERENÇA DE HARDWARE E SOFTWARE? O HARDWARE É UMA PARTE FÍSICA DO COMPUTADOR, EU SEMPRE FALO USAR O SEGUINTE: "QUE HARDWARE É AQUILO QUE VOCÊ CHUTA E O SOFTWARE, COMO É UMA PARTE LÓGICA QUE SÃO COMPOSTOS POR PROGRAMAS, SERIAM A PARTE LÓGICA QUE AQUILO QUE VOCÊ XINGA" ENTÃO, HARDWARE VOCÊ CHUTA PORQUE É A PARTE FÍSICA E SOFTWARE VOCÊ XINGA PORQUE É A PARTE LÓGICA. VOCÊ NÃO CONSEGUE PEGAR, NO CASO, O SOFTWARE, OK?
ESSA DIFERENÇA. NO CASO DO HARDWARE, COMO ELE É COMPOSTO POR COMPONENTES, O COMPUTADOR TEM VÁRIOS COMPONENTES. DENTRE ELES O PROCESSADOR QUE É O QUE REALIZA O PROCESSAMENTO, MUITAS VEZES, AH!
QUAL É A CAPACIDADE DO SEU PROCESSADOR? O PROCESSADOR, ELE TEM VELOCIDADES. É ELE QUE, REALMENTE, É O NÚCLEO DO MEU COMPUTADOR, É O NÚCLEO ONDE EU VOU FAZER TODO O MEU PROCESSAMENTO.
AS MEMÓRIAS. . .
TODOS OS DADOS ESTÃO ARMAZENADOS EM MEMÓRIAS, ESSAS MEMÓRIAS PODEM SER MEMÓRIAS QUE A GENTE CHAMA DE MEMÓRIA RAM, QUE É UMA MEMÓRIA VOLÁTIL. VOLÁTIL POR QUÊ? PORQUE ESSA MEMÓRIA.
. . OS DADOS ESTÃO LÁ E SE EU DESLIGAR O COMPUTADOR, POR EXEMPLO, EU VOU PERDER OS DADOS QUE ESTÃO ARMAZENADOS NESSA MINHA MEMÓRIA VOLÁTIL.
EU TENHO AS MEMÓRIAS ROM, QUE SÃO AS MEMÓRIAS ONDE EU ARMAZENO OS DADOS DOS FABRICANTES. A GENTE TEM LÁ. .
. A GENTE CHAMA DE BIOS, QUE FICA ARMAZENADO NA ROM. E OS HD'S ONDE EU ARMAZENO OS MEUS DADOS.
EU TENHO O MEU ARMAZENAMENTO. . .
A GENTE CHAMA DE ARMAZENAMENTO EXTERNO, ONDE EU ARMAZENO OS MEUS DADOS QUE EU TENHO LÁ NOS PROGRAMAS, MEUS DOCUMENTOS, MINHAS IMAGENS. TODOS ARMAZENADOS NO HD. BEM.
SÓ PARA ILUSTRAR AQUI, RAPIDAMENTE, EU TENHO ENTÃO O MEU COMPUTADOR, A GENTE SEPARA ENTRE UNIDADES DE ENTRADA E SAÍDA. NA ENTRADA ONDE EU POSSO INFORMAR DADOS PARA O COMPUTADOR: TECLADO, MOUSE. .
. E DE SAÍDA EU TENHO, NO CASO, O ALTO- FALANTE, O MONITOR, QUE ESTÃO CHAMANDO DE TELA, OU A PRÓPRIA IMPRESSORA. E AQUI EU TERIA, NESSE GABINETE, OU NESSA CPU, ONDE EU TENHO MEU PROCESSADOR.
E AQUI EU TENHO UMA OUTRA LEGENDA EM DETALHES DIZENDO TAMBÉM ONDE É A FONTE. EU TENHO QUE TER UMA FONTE DE ENERGIA E TAMBÉM, AQUI, EU TENHO O QUE CHAMAM DE PLACA, PLACA MÃE, ONDE EU TENHO TODOS OS COMPONENTES QUE ESTÃO LIGADOS, MAS NÃO VAMOS DETALHAR ISSO. ENTÃO UM SOFTWARE, ELE PODE ESTAR DIVIDIDO EM DUAS CATEGORIAS: SISTEMA OPERACIONAL E O PROGRAMA DE APLICAÇÃO.
LEMBRANDO QUE O SISTEMA OPERACIONAL, ELE É UMA INTERFACE ENTRE O HARDWARE E A PESSOA QUE USA O COMPUTADOR OU TAMBÉM ENTRE O HARDWARE E AS APLICAÇÕES. ENTÃO, O SISTEMA OPERACIONAL, ELE FAZ ESSA INTERFACE. ELA CONTROLA TODO O SISTEMA COMPUTACIONAL, OU SEJA, TODAS AS ATIVIDADES.
ELE É UM ADMINISTRADOR QUE FACILITA A EXECUÇÃO DE OUTROS PROGRAMAS OU INTERAÇÃO DO USUÁRIO DIRETO COM O COMPUTADOR. JÁ OS PROGRAMAS DE APLICAÇÃO, SÃO PROGRAMAS QUE SÃO CONTROLADOS PELO SISTEMA OPERACIONAL E ELES TÊM O QUÊ? UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA, NO CASO, POR EXEMPLO, TEM UMA CALCULADORA, O EDITOR DE TEXTO, UMA PLANILHA NÃO É?
QUE EU POSSA ESTAR TRABALHANDO, ESPECIFICAMENTE, PARA UM DETERMINADO PROPÓSITO. O SISTEMA OPERACIONAL, NÓS TEMOS VÁRIOS SISTEMAS OPERACIONAIS. MAS OS MAIS CONHECIDOS SÃO O WINDOWS, O MAC OS, O ANDROID E O LINUX.
O ANDROID É UM SISTEMA OPERACIONAL QUE É UTILIZADO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. A MAIORIA DOS COMPUTADORES, HOJE, A GENTE TEM WINDOWS OU LINUX E O MAC OS SÃO SISTEMAS OPERACIONAIS UTILIZADOS PARA OS MAC' S. MUITO BEM.
EXISTEM VÁRIOS PROGRAMAS DE APLICAÇÃO, JÁ TINHA COMENTADO, MAS EDITORES DE TEXTO, CALCULADORAS, SOFTWARES PARA GENTE PODER FAZER GRAVAÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEO, COMPACTADORES E VÁRIOS OUTROS SOFTWARES, NÃO É? QUE SÃO OS EXEMPLOS DOS SOFTWARES. É IMPORTANTE A GENTE SABER QUE TODO PROCESSAMENTO, ELE É FEITO, ENTÃO, É DE QUE MANEIRA?
EU TENHO UMA ENTRADA DE DADOS, A PARTIR DESSA ENTRADA EU FAÇO PROCESSAMENTO E OBTENHO UMA SAÍDA. ENTÃO EU TENHO UMA ILUSTRAÇÃO BEM BÁSICA AQUI. UM USUÁRIO ENTRANDO COM OS DADOS, O COMPUTADOR PROCESSANDO ESSES DADOS E PROVAVELMENTE, ELE ENTROU COM DOIS NÚMEROS.
EU ESTOU PROCESSANDO, FAZENDO A SOMA E INFORMANDO O RESULTADO DA SOMA DESSES DOIS NÚMEROS. OS DADOS, ELES SÃO REPRESENTADOS NO COMPUTADOR POR UM PADRÃO CHAMADO BINÁRIO. ISSO SIGNIFICA QUE: O COMPUTADOR SÓ IDENTIFICA "0" OU "1".
TANTO É QUE O "ZERO", A GENTE IDENTIFICA COMO O PULSO ELÉTRICO DESLIGADO E O "1" COMO O PULSO ELÉTRICO LIGADO. PORQUE PULSO ELÉTRICO? PORQUE O COMPUTADOR, ELE É UMA MÁQUINA ELÉTRICA, ELE FUNCIONA POR MEIO DE PULSOS ELÉTRICOS, ENTÃO O PADRÃO BINÁRIO, ELE FUNCIONA DESSA MANEIRA.
PARA SABER QUANDO EU TENHO PULSO LIGADO E QUANDO EU TENHO PULSO DESLIGADO. NÃO SÓ ISSO, POR ELE SER UM PADRÃO, QUE É UTILIZADO, A GENTE TRABALHA, SEMPRE, COM "0" OU "1". ENTÃO NÓS TEMOS UMA UNIDADE DE ARMAZENAMENTO, QUE SERIA O BIT, QUE É A MENOR UNIDADE DE DADOS, NA QUAL NÓS PODEMOS ARMAZENAR OU O VALOR "0" OU O VALOR "1".
E NO CASO, EU TENHO UMA REPRESENTAÇÃO OU UMA SEQUÊNCIA DE BITS QUE VÃO REPRESENTAR UM DETERMINADO VALOR. ENTÃO, EU POSSO TER LÁ, POR EXEMPLO "8 BITS", QUE É UMA COMBINAÇÃO DE ZEROS E UM, TOTALIZANDO, ENTÃO, ESSES "8 BITS". QUE EU TERIA LÁ "100101".
O QUE SIGNIFICA ESSA SEQUÊNCIA DE BITS? NÓS ESTAMOS ACOSTUMADOS COM O PADRÃO NOSSO AÍ, QUE O PADRÃO DECIMAL, PADRÃO NOSSO. PORQUE É O PADRÃO QUE A GENTE USA NO DIA A DIA.
AÍ ONDE EU TENHO UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO NA "BASE 10", ONDE EU TENHO OS NÚMEROS DE "0" A "9". NO SISTEMA BINÁRIO EU VOU TRABALHAR SOMENTE COM SISTEMA "0" E "1", ENTÃO NO CASO, O NÚMERO DECIMAL "19", NO SISTEMA DECIMAL O NÚMERO "19", ELE É REPRESENTADO NO BINÁRIO COMO "1001", MAS COMO É QUE EU CHEGO A ESSE RESULTADO NO BINÁRIO? EU FAÇO A SEGUINTE CONTA: EU PEGO O VALOR EM DECIMAL E DIVIDO POR DOIS E ESSA DIVISÃO ELA VAI SE REPETINDO ATÉ QUE O RESULTADO SEJA MENOR DO QUE 2.
FEITO ISSO EU PEGO O QUE A GENTE CHAMA DE BIT MAIS SIGNIFICATIVO, NÃO É? EU PEGO DE BAIXO PARA CIMA, AQUI, E VEM PEGANDO "10011". ENTÃO, ESSE VALOR AQUI É O VALOR RESULTANTE DO NÚMERO "19" EM BINÁRIO.
E COMO EU JÁ DISSE O COMPUTADOR SÓ TRABALHA EM BINÁRIO, ELE SÓ PROCESSA ESSES DADOS EM BINÁRIO, ENTÃO, EU VOU SEMPRE ESTAR TRANSFORMANDO UM VALOR EM BINÁRIO. BEM, MAS COMO EU TENHO NO COMPUTADOR UMA GRANDE QUANTIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS, FOI DEFINIDO, ENTÃO, ALGUMAS UNIDADES DE MEDIDA. BEM ANÁLOGA AO QUE A GENTE CONHECE HOJE DO TIPO PESO.
NO PESO EU TENHO GRAMAS, QUILOS E NA DISTÂNCIA EU TENHO CENTÍMETROS, METROS, QUILÔMETROS. NO TEMPO NÓS TEMOS SEGUNDOS, MINUTOS E HORAS. JÁ DISSE QUE A MENOR UNIDADE DE GRANDEZA É UM BIT E O CONJUNTO DE OITO BITS É CHAMADO DE BYTE.
E EU TENHO AQUI UMA TABELA INFORMANDO ESSAS UNIDADES GRANDEZAS. ENTÃO, UM BYTE SÃO 8 BITS, UM KILOBYTE SÃO 1024 BYTES, UM MEGABYTE SÃO 1024 KILOBYTES E ASSIM POR DIANTE. NÓS TEMOS A UM PETABYTE QUE SÃO 1024 TERABYTES.
VOCÊS, TALVEZ, JÁ TENHAM OUVIDO FALAR DO TIPO "AH! EU TENHO 1K" NÃO É? O PESSOAL TEM USADO MUITO, O PESSOAL DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO OU "10K", "100K".
EU CONSEGUI JUNTAR "1K" (1 MIL) OU 10K (10 MIL). NA VERDADE, ELES ESTÃO ARREDONDANDO ESSES "1024", MAS O PESSOAL TEM TRABALHADO DESSA MANEIRA AÍ NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO. OU ATÉ EM OUTRAS ÁREAS.
OS DADOS DOS COMPUTADORES PODEM SER ARMAZENADOS, COMO JÁ DISSE, EM MEMÓRIA RAM, OU MEMÓRIA ROM OU TAMBÉM EM HD. SÓ PARA VOCÊ SABER, NO CASO, AS MEMÓRIAS RAM' S, ELAS VARIAM DE TAMANHO. POSSO TER, ATUALMENTE, HOJE DE 4 GB, ATÉ 16GB OU ATÉ MAIS 32 GB OU MAIS.
QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE MEMÓRIA RAM, MAIOR A VELOCIDADE DO PROCESSAMENTO DOS DADOS. CLARO QUE AINDA DEPENDE DO PROCESSADOR, MAS QUANTO MAIS MEMÓRIA MAIS RÁPIDO. SÓ QUE MAIS CARO O COMPUTADOR.
OS HDS QUE SÃO OS HARDDISCS, NÃO É? ONDE EU ESTOU ARMAZENANDO OS MEUS DADOS, ELES VARIAM AÍ DE 120GB ATÉ 2 TÉRAS. E OS SSD' S QUE SÃO UTILIZADOS, HOJE, BASTANTE.
POR QUÊ? TEM DUAS IMAGENS AQUI: DE UM HD E DE UM SSD. QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS?
O HD ELE É MECÂNICO, ENTÃO ELE É MAIS LENTO, NO SENTIDO DE VOCÊ PODER GRAVAR E RECUPERAR DADOS. POR QUE ELE É MAIS LENTO? PORQUE EXISTE UM DESLOCAMENTO AQUI, QUE A GENTE CHAMA, DESSE BRAÇO MECÂNICO AQUI.
ATÉ IDENTIFICAR ONDE ESTÁ A INFORMAÇÃO, O DADO ARMAZENADO NESSE DISCO AQUI. JÁ O SSD, ELE NÃO É MECÂNICO. ELE É ELÉTRICO.
ENTÃO, É MUITO MAIS RÁPIDO O ACESSO, POR ISSO QUE O PESSOAL TEM SUBSTITUÍDO OS HD' S PELOS SSD' S. OU, EM ALGUNS CASOS, ELE MANTÉM UM SSD COM SISTEMA OPERACIONAL INSTALADO E OS DADOS ESTÃO ARMAZENADOS SOMENTE NO HD, PORQUE O SSD AINDA É MAIS CARO, ENTÃO ELES UTILIZAM OS DOIS DISPOSITIVOS PARA ARMAZENAMENTO. JÁ NO SMARTPHONE O ARMAZENAMENTO, A CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO É MENOR, A CAPACIDADE DE MEMÓRIA TAMBÉM É MENOR, NÃO É?
TANTO É QUE O PESSOAL, ÀS VEZES, FICA MUITO BRAVO, COMEÇA A BATER FOTO DE REPENTE NÃO TEM MAIS ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO, PORQUE REALMENTE A CAPACIDADE É MENOR DE ARMAZENAMENTO. SÓ PARA VOCÊ TEREM IDEIA: SE EU TENTAR ARMAZENAR UM FILME DE UM MINUTO NESSA RESOLUÇÃO AQUI, QUE A GENTE CHAMA DE FULL HD, O TAMANHO DESSE ARQUIVO FICA DE 144 MEGABYTES. UM OUTRO EXEMPLO AQUI: SE EU FOR ARMAZENAR UMA FOTO NESSA RESOLUÇÃO AQUI DE 4.
096 POR 2. 304, EU JÁ TENHO, ELA COM 1. 6 MEGAS.
E UM DOCUMENTO? DOCUMENTO DEPENDE, SE VOCÊ NÃO INSERIR IMAGEM DENTRO DELE, ELE NÃO OCUPA MUITO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO, NO CASO AQUI, SE EU TENHO UM TEXTO COM CINCO PÁGINAS COM 1846 PALAVRAS, ESSE TEXTO VAI SER APROXIMADAMENTE 12K. OK?
NESSA AULA DE HOJE É SÓ. CONTINUAMOS NA PRÓXIMA AULA PESSOAL!