e a pós-modernidade é um desencantamento de um futuro certo e garantindo promovido pelas leis da história pós-modernidade pode ser descrita como um momento em que as grandes narrativas entrou em crise e essas grandes narrativas são as explicações sobre a história sobre o mundo sobre o futuro entre elas nós temos o cristianismo e demais religiões o Marxismo eo iluminismo e claro que o termo narrativas é utilizado pelos pós-modernos porque segundo esses idealizadores dessas grandes seus os dias da totalidade não eram apenas narrativas mas eram explicações totais do mundo a sempre eu a pós-modernidade e se nega
qualquer fundamento qualquer fundamentação qualquer que usa o que a última não existe segundo esses autores um real realmente real mas apenas narrativas sobre o real assim toda e qualquer e visão do mundo que se diz detentora da Verdade e Oi gente é uma visão equivocada portanto com a pós-modernidade nós temos 3 grandes crises a crise da Verdade a crise da certeza e a crise das utopias citarei agora dois grandes pensadores e o tarde e de lidar e suas críticas à essas visões totalizantes do mundo e o tarde nasceu em 1924 e morreu em 1998 e
por encomenda do governo de Quebec em 79 ele lança a obra chamada a condição pós-moderna nessa obra a primeira definição filosófica do mundo pós-moderno da pós-modernidade ele parte da ideia de que os saberes como as ciências a literatura EA arte sofreram grandes mudanças no século 20 Porque dissolveram-se as grandes narrativas ideológicas os grandes metas discursos e essas narrativas sustentavam o projeto da modernidade o projeto do Iluminismo projeto do Marxismo a filosofias totalizantes cês assim a busca do sentido da história todas as grandes filosofias da história do período moderno por exemplo buscavam um tellus uma finalidade
um sentido para história para litharge para focou e para de rir dar por exemplo não há sentido na história essa busca de um projeto Universal unitário e totalizante fracassou portanto o que caracteriza o período pós-moderno é uma nebulosa de elementos é uma fragmentação é uma regionalização assentam o surgimento do plural do múltiplo desse tipo de pensamento Em substituição ao pensamento unitário totalizante e além de abandonar essa visão centralizante do homem e da Razão lyotard e o pós-modernismo abandona também a visão providence a lista da história outro à tona importante nesse período é de enredar de
enredar nasceu em 1930 e morreu em 2004 Irei apresentar aqui os grandes momentos de sua filosofia o primeiro momento que tem como marco a década de 70 do século 20 é a sua crítica em relação a visão linear do tempo e da história de LTDA desenvolve aqui uma crítica desse construtiva do significado transcendental e teológico da história a ideia de Telos enquanto linearidade é criticada por ele Lembrando que essa ideia foi formulado por Santo Agostinho que dizia que a história é linear ela existe enquanto um início e terá um fim e essa linearidade da história
ela surgiu para superar a visão cíclica dos gregos portanto para o mundo grego existe a visão cíclica para agostinhos no período medieval surge a visão linear no período renascentista os autores voltam a ter uma visão cíclica porém a partir do século 17 em diante até em meados do século 19 se defende Essa visão linear da história o que acontece no século 20 é a crítica fuso a história enquanto uma teologia e uma linearidade de rede então se filia a essa crítica falando que não há sentido na história e que a história não caminha uma via
linear já no seu segundo momento na década de 80 ele critica essa Mística do fim da história e esse escatológico que ela possui e aqui nós podemos citar que ao criticar essa Mística do fim da história ele está criticando diretamente a filosofia marxista e regaliana E essas visões apresentam uma espécie de Fim da História de um apocalipse E é isso que derrida está criticando já na sua última fase ele apresenta uma série de preocupações ético-políticas e mediante a influência do Judaísmo e de uma expectativa Messiânica ele nos apresenta um por Gir que é plural e
incondicionado derrida leva a cabo uma desconstrução de inúmeras copos da metafísica tradicional parafraseando ele é encontrado C em baixo da cristalização dos conceitos não apenas uma e determinação dos limites de um em relação ao outro abrindo-se em que as mos indecidíveis como também se não sobretudo uma subordinação hierárquica lanche de um ao outro posições que se reconhecem nas copas oncológicas primeiras e suas múltiplas declinações é a que citarei alguns exemplos disso que ele está tratando dessa desconstrução dessas cópias por exemplo o inteligível eo sensível o espontâneo e o receptivo a autonomia e heteronomia o empírico
eo transcendental o imanente e transcendente o interior eo exterior o fundador e o fundado o fonético e a escrita na linguagem a razão EA loucura na psicanálise o sentido próprio e sentido figurado na literatura o masculino eo feminino na teoria dos gêneros o homem e o animal na ecologia a besta e o soberano no campo político e pushing a teoria EA prática o pensamento enfim vimos aqui que a pós-modernidade tem como grande objetivo a crítica das grandes narrativas totalizantes que se desenvolveram principalmente no período moderno no Iluminismo portanto esse período pós-moderno é uma espécie de
período posterior ao grande iluminismo o grande século das luzes até mais