[Música] nós vamos ler Marcos Capítulo 1 do verso 2 ao 8 dando continuidade a nossa série de Exposições no evangelho de Marcos Vamos ler do verso primeiro para fazer o contexto mais claro princípio do Evangelho de Jesus Cristo filho de Deus conforme está escrito na Profecia de Isaías Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro o o qual preparará o teu caminho Voz Do Que Clama No Deserto preparai o caminho do Senhor endireitai as suas Veredas apareceu João Batista no deserto pregando batismo de arrependimento para remissão de Pecados saiam a ter com ele
toda a Província de a Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e confessando seus pecados eram batizados por ele no rio Jordão as vestes de João eram feitas de pelos de camelo ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel Silvestre e pregava dizendo após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu do qual não sou digno de curvando-se desatar lhe as correas das sandálias Eu vos tenho batizado com água ele porém vos batizará com o Espírito Santo na mensagem anterior nós vimos como Deus preparou João Marcos para escrever
esse evangelho João Marcos andou com os apóstolos foi testemunha da vida de Jesus nos últimos anos em Jerusalém quando ainda era um jovem ele acompanhou Pedro e particularmente Paulo e finalmente escreveu esse Evangelho com base nas Memórias de Pedro de Paulo e outras pessoas que participavam do Círculo evangélico depois diz a tradição que ele foi pregar o Evangelho em outros lugares e onde foi martirizado pela sua fé no Senhor Jesus Cristo e esse é o evangelho que ele nos legou Esses são os escritos dele entendemos que são inspirados por Deus e a inspiração ela não
exclui que os uso de métodos esse Evangelho é o resultado da pesquisa de Marcos da Escolha que ele fez das passag dos textos dos eventos Ah e dos acontecimentos porque ele tinha um objetivo principal esse objetivo era primeiro fortalecer os cristãos de Roma a quem esse evangelho primeiramente foi destinado aqueles cristãos passavam por diversas tribulações esse período em que o evangelho foi escrito era um período em que já começava a já tinha hostilidade dos judeus mas também agora vem dos Romanos e era preciso fortalecer aqueles que eram perseguidos pela fé em Cristo Jesus Marcos também
queria dar aos cristãos material para defender o evangelho como se fosse uma espécie de apologia eles estavam em Roma os leitores originais Roma era a capital de um império que valorizava o poder o domínio o autoridade e a mensagem dos cristãos parecia ser uma mensagem fraca porque o Messias o salvador do mundo apresentado pelos cristãos era um carpinteiro pendurado numa cruz que tinha sido rejeitado pelo seu próprio povo condenado pelas autoridades então pra cabeça Romana que tava acostumada com o César e todos aqueles poderes o exército romano a maior força na terra a ideia de
um salvador do mundo fraco e penduraram numa cruz era uma coisa muito estranho o evangelho de Marcos então é uma Apologia é uma defesa da cruz de Cristo porque aqui ele teve que morrer Marcos apresenta Jesus como poderoso filho de Deus ele enfatiza as obras de Jesus Ele enfatiza as ações de Jesus é um evangelho de ação ele é rápido o tempo todo né Ele tá dizendo I Então i então e logo depois uma ele fala a vida de Jesus como se não tivesse uma única pausa porque ele quer mostrar como Jesus pelos seus atos
curas sinais e prodígios E também pelas suas palavras demonstrou e mostrou que ele era o poderoso filho de Deus nós estamos aqui na primeira parte do evangelho o evangelho tem três grandes partes que nós iremos ver durante a o tempo que faremos a exposição nessa primeira parte que nós vamos chamar da parte introdutória Marcos narra a preparação de Jesus para seu ministério e são três eventos que ele registra que serviram para preparar o caminho de Jesus para que Jesus começasse o seu ministério primeiro ele narra o surgimento de João Batista que é o que nós
vamos ver hoje está aí do verso 2 até o verso 8 depois ele fala do batismo de Jesus no rio Jordão que nós veremos próximo do domingo se Deus quiser ah ou na na próxima vez próximo domingo já é carnaval né então vai ser no outro então de 9 a 11 e a terceira fase da preparação de Jesus é quando ele é levado pro deserto para ser tentado pelo diabo e ele vence aquela aquela tentação Marcos então narra esses três episódios como uma preparação para o surgimento de Jesus no cenário da história religiosa da Judeia
o alvo dele é mostrar que Cristo estava apto para exercer o ministério que exerceu Porque ele é o cumprimento de profecias isso vai ficar claro quando nós estudarmos agora ele recebeu aprovação pública de Deus no batismo quando o espírito santo veio sobre ele e ele venceu o diabo portanto é o homem vencedor se ele vencer o diabo na tentação do deserto ele pode libertar aqueles que estão escravos do diabo Vamos então nos concentrar nessa primeira parte que é o surgimento de João Batista como preparador a o batedor né o precursor do Ministério da pessoa do
Senhor Jesus Cristo João introduz João Batista de uma maneira muito abrupta tá aí no verso 4 né apareceu João Batista no deserto ele não diz quem é não não explica De onde veio apenas diz que João Batista apareceu no deserto batizando é porque Marcos está pressupondo que os seus leitores ele já tinham um conhecimento a respeito de vários desses fatos por isso que ele omite o nascimento de Jesus Ele omite aquela aquelas narrativas da infância que você encontra em Lucas que você encontra em Mateus ele já entra no assunto ele porque Marcos está interessado em
mostrar que o Cristo que foi crucificado é o poderoso filho de Deus então o foco de Marcos é no ministério de Jesus Ele já começa simplesmente dizendo apareceu João Batista pregando no deserto Mas quem era João Batista apenas para que nós lembremos os pais de João Batista eram idosos o pai era um sacerdote chamado Zacarias e a mãe Isabel era estéril queriam muito ter um filho eram justos andavam no caminho de Deus a história deles está no Evangelho de Lucas de 8 a 23 e um dia enquanto Zacarias ministrava no templo apareceu-lhe um anjo do
Senhor que disse que ele teria um filho embora em idade avançada E que esse filho seria grande diante de Deus ele eh faria o voto de Nazireu ou seja ele não cortaria o cabelo não beberia vinho nem bebida forte que seria cheio do Espírito Santo desde o ventre da sua mãe e que ele seria o cumprimento da profecia de Malaquias a respeito do profeta Elias profeta Malaquias tinha falado que Deus ia mandar o profeta Elias antes da chegada do Messias E que esse menino portanto iria na frente do Messias preparando o caminho para a chegada
dele João era primo de Jesus o João Batista e Era cerca de 6 meses mais velho do que João Batista e depois de algum tempo depois de alguma idade ele vai morar nos desertos da Judeia quando cresceu e lá ele vivia uma vida de ermitão vivia uma vida solitária nos desertos em comunhão com Deus provavelmente estudando a palavra de Deus Se alimentava de gafanhotos e de mel Silvestre e se vestia de roupas feitas de de camelo aos 29 anos de idade e 6 meses João Batista então aparece aqui Esse verso quro cinco né quatro aliás
né João Batista no deserto aparece pregando ele tinha 29 quase 30 anos de idade tinha vivido em toda aquela região era um desconhecido completamente dos judeus porque ele vivia isolado mas agora Deus o levanta chegou o momento de João Batista cumprir aquilo que o Anjo havia dito a seu pai ser cerca de 30 anos antes em que sentidos Então essa essa aparição de João no deserto pregando ela prepara o caminho para Jesus eu quero destacar três pontos aqui do texto é que mostram isso aqui como a chegada de [Música] João marca a prepara o caminho
para Jesus primeiro porque o próprio surgimento de João Batista pregando do jeito que pregava ali no deserto já era um sinal para os Judeus interessados na vinda do Messias de que os tempos anunciados pelo profeta pelos profetas havia chegado veja que aqui no nos versos 2 e 3 Marcos faz três citações do Antigo Testamento todas elas se referindo à chegada do precursor daquele que viria antes de Jesus a primeira está aí no verso 2 no verso 1 Marcos diz princípio do Evangelho de Jesus filho de Deus conforme está escrito na Profecia de Isaías ou seja
Jesus principia o seu evangelho conforme está escrito no livro do profeta Isaías E aí ele faz uma citação no verso 2 que na verdade é de Malaquias em Malaquias capítulo 3 verso primeo está dito assim Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro o qual preparará o teu caminho Deus falando a nação de Israel a nação de Israel queria a presença de Deus e Deus diz eu vou estar com vocês mas antes disso eu vou mandar o meu mensageiro que vai preparar o meu caminho essa é uma citação do profeta Malaquias e logo
em seguida Marcos acrescenta uma outra profecia do profeta Isaías dessa vez que é no verso TR Voz Do Que Clama No Deserto preparai o caminho do Senhor endireitai as suas Veredas O Profeta Isaías falando da parte de Deus profetiza que a voz Deus mandaria uma voz no deserto que haveria de preparar lá nas Veredas lá nas nas brenhas lá nos Sertões lá do do Deserto o caminho para Deus alguns perguntam Mas então se a citação do verso 2 é de Malaquias Por que que João diz está escrito em Isaías Parece que foi um erro não
é tanto é que alguns manuscritos eh depis disso aqui tentam consertar e riscam Isaías e bota está dito nos profetas e tudo não não há problema nenhum é porque de todos os profetas Isaías era o mais conhecido e se você cita Malaquias Isaías e você não tem naquele tempo ninguém usa a precisão que a gente usa hoje quando a gente vai fazer uma referência num trabalho num num trabalho de final de curso numa monografia a gente faz uma referência muito e direta naquele tempo Bastava uma indicação de onde você se encontraria então ao dizer está
escrito em Isaías e citar Malaquias Marx está apenas fazendo uso do costume da época Isaías era o maior dos Profetas e referisse a Isaías às vezes era se referia aos próprios profetas e se você tem Malaquias e Isaías junto cito maior que é Isaías então não há nenhuma dificuldade com isso o ponto é que tanto Malaquias quanto Isaías eles haviam profetizado que Deus antes de vir pessoalmente estar conosco ele mandaria alguém que iria preparar o caminho dele uma espécie de batedor alguém que vai na frente abrindo picada para que passe Então aquela figura principal e
eu disse que tinha uma terceira citação essa terceira citação ela é indireta lá no profeta Malaquias no capítulo 4 versos 5 e 6 nós temos o profeta dizendo o seguinte Eis que eu vos enviarei o profeta Elias antes que vem o grande e terrível dia do Senhor ele converterá o coração dos Pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais para que eu não venha e fira a terra com maldição essa é a última profecia do Antigo Testamento O Profeta Malaquias que é o último profeta anunciou a nação de Israel que Deus haveria
de mandar o profeta Elias antes que venha o grande terrível dia do Senhor quem era o profeta Elias tá lá no livro dos Reis Elias era um profeta era um is bita era um homem cuja mensagem era uma mensagem de arrependimento ele confrontou reis e rainhas idólatras chamava a nação de Israel ao arrependimento e ele se vestia de pele de camelo E vivia uma vida de ermitão também então Elias do antigo testamento é conhecido por ser o profeta que pregava arrependimento de uma mensagem radical de conversão e que chamava as pessoas a se voltar para
Deus e que vivia uma vida a er uma vida simples simbolizada por aquela túnica de pele de celho que ele viria pois bem o antigo testamento termina dizendo que Deus ia mandar o profeta Elias de volta pra nação de Israel para preparar o caminho dele é claro que não tá falando de reencarnação Porque os judeus não acreditavam em reencarnação A ideia é que Deus haveria de levantar alguém parecido com Elias ou no estilo do ministério de Elias e que prepararia o caminho do Senhor Está se referindo a isso quando ele aqui no verso 6 ele
se refere às roupas de João as vestes de João eram feitas de pelo de Camelo e ele trazia um cinto de couro Por que que faz essa referência ao vestuário de João Batista é para conectá-lo com Elias lá no antigo testamento então aqui você tem mais uma profecia são três profecias cumpridas duas de Malaquias e uma de Isaías todas elas dizendo que antes da chegada do Messias Deus mandaria um profeta alguém ao estilo de Elias que seria uma voz no deserto e que prepararia o caminho para a chegada do Senhor então quando João surge no
cenário aqueles que estavam antenados os judeus que conheciam as profecias dizia Epa pera aí tô tendo um Dejavu aqui eu já vi isso em algum lugar tá acontecendo alguma coisa aqui Deus está agindo Ah porque e eh Aqui tá parecendo com as profecias que falavam a respeito do precursor então então João prepara o caminho de Deus o caminho para o Messias pelo seu próprio surgimento lá no deserto pregando e chamando as pessoas ao arrependimento e aqui nós já entramos no segundo ponto que é exatamente a sua mensagem primeiro a sua pessoa e agora a sua
mensagem nos versos 4 e 6 Nós lemos de Marcos aí que ele que João pregava apareceu pregando no deserto Por que o deserto deserto aqui era uma região ao norte de Jerusalém no nas bordas do Rio Jordão havia uma parte do Rio Jordão ao norte de Jerusalém que chegava perto de cum que era extremamente deserto é árido era seco e era naquela região que João apareceu pregando era um local onde pouca gente morava quase não tinha pasto e as pessoas perguntam por no deserto primeiro por conta da profecia do Antigo Testamento Voz Do Que Clama
No Deserto segundo porque deserto é o símbolo na Bíblia do local onde Deus encontra seu povo é no deserto que Deus Testa o seu povo é no deserto que Deus se revela ao seu povo é no deserto que Deus salva o seu povo uma referência a Israel durante os 40 anos em que estava no deserto então é ali no deserto que Deus estava chamando o seu povo para se encontrar com ele João aparece então no deserto chamando o povo de Deus para um encontro com o seu senhor e salvador diz aqui que João pregava batismo
de arrependimento para remissão de Pecados eu deixa me dizer quatro coisas a respeito dessa expressão batismo de arrependimento para remissão de Pecados primeiro esse batismo de João batizando judeus era alguma coisa nova e surpreendente porque não tinha batismo entre os judeus a marca da aliança era circuncisão então O Judeu circuncidam os seus filhos como parte ou como sinal de que o seus filhos estavam na aliança e faziam parte do Povo de Deus quem batizava o batismo entre os judeus era para os prosélitos quem eram os prosélitos era uma pessoa que não era dos judeus que
de repente dizia eu quero me converter e me tornar judeu então havia todo um ritual em que aquele Gentil era circuncidado e em seguida ele era batizado agora João chega e diz mas não é só os gentios que precisam de batismo não vocês judeus também tem que se batizar e aquilo era alguma coisa inédita era uma inovação né os judeus ficaram tudos de orelha em pé curiosos né Tem um doido lá no rio Jordão chamando os judeus para se batizar e tá batizando gente no rio Jordão E aí não é as multidões foram lá pro
deserto para ver o que que tava acontecendo lá João querendo que os judeus se batizasse quando aquilo era uma coisa que era feita para os gentios né os pagãos prosélitos que queriam se tornar judeus Então essa é a primeira coisa a segunda é que nós não temos certeza apesar da segurança com que Alguns irmãos falam mas a verdade é que nós não temos certeza quanto à forma do batismo de João não há nenhuma indicação no texto de de de de como era feito João batizava mergulhando as pessoas João batizava conduzindo as pessoas para dentro da
água e derramando água na cabeça alguns Dizem que o verbo batizar que aparece aqui no verso 4 batismo de arrependimento ele significa imergir batizar significa imergir E é verdade tem diversas passagens em que o verbo batizar claramente tem o sentido de emergir O problema é que há outras passagens em que ele tem um sentido de aspergir que é só um exemplo aqui mesmo em Marcos Marcos Capítulo 7 aqui Marcos está explicando os costumes dos judeus já que ele tá escrevendo para uma audiência eh de de de gentios em Roma não é ele tá aqui escrevendo
e diz assim no verso 3 Marcos está explicando o costume dos fariseus os fariseus e todos os judeus observando a tradição dos anciãos não comem sem lavar cuidadosamente a mãos quando voltam da praça não comem sem se batizarem esse é o verbo no original só que como é que foi traduzido sem se aspergir porque não faz sentido não é É claro que o verbo batizar aqui O Judeu vai no mercado ele compra coisa no mercado pode ter comida contaminada pelos gentios então ele chega em casa e ele faz o quê ele entra no tanque é
isso ele ele se mergulha num tanque para poder depois e e é comer e tudo mais é claro que o verbo batizar aqui significa simplesmente se lavar né se lavar como aparece aqui também continuando ó no verso 4 e Há muitas outras coisas que receberam para observar como o batismo de copos de jarros e vasos de metal e Camas eu fico pensando no judeu batizando uma cama por imersão é claro que o verbo batizar aqui significa lavar né e lavar jogando água passando água então não é tão simples assim quando Alguns irmãos chegam com muita
certeza dizendo não João batizava por imersão porque o verbo batizar significa mergi calma aí irmão vamos estudar um novo testamento mais a fundo um pouquinho né com mais calma porque o verbo ele é usado em outros contextos e você vai encontrar em Hebreus também que o tempo não dá aqui posso mostrar outros outras vezes em que o verbo batizar ele é usado no sentido de aspei e de lavar Então não temos certeza esse é o ponto nós não temos certeza de que forma João batizava por isso que a igreja presb periana ela optou pelo batismo
com aspersão derramar de água Mas aceita se uma pessoa foi batizada por imersão nós não nós entendemos que já que a Bíblia não é clara que o modo do batismo ele não é relevante pra salvação ele não é não não é crucial pra salvação é crucial que a pessoa seja batizada com água ou em água em nome de Jesus Cristo eh por alguém alguma pessoa o ministra do evangelho que está ligado a uma igreja e reconhecidamente evangélica e bíblica Então essa é a segunda coisa que eu queria dizer a terceira voltando agora pro batismo de
João é que João exigia a condição de arrependimento dos pecados quando ele diz batismo de arrependimento Ele tá dizendo que o arrependimento das pessoas era a condição para que ele batizasse e o que que João queria que João queria que o povo se arrependesse de quê ele aparece no deserto pregando arrependimento e o batismo como símbolo desse arrependimento mas ele queria que o povo se arrependesse de quê na época de João o povo de Deus a nação de Israel havia se afastado de Deus os líderes religiosos eram eram os fariseus os escribas os sacerdotes os
mestres da Lei haviam criado regras haviam criado normas humanas eram extremamente legalistas havia hipocrisia no meio daquele povo e a esperança Messiânica tinha sido reduzida a uma esperança nacionalista de um Salvador político da Nação de Israel todo aquele sentido Espiritual do Antigo Testamento com relação a ao Messias havia desaparecido e o povo precisava de um retorno para Deus e João pregava exatamente isso que eles se arrependessem da sua incredulidade das suas normas do seu legalismo da sua religiosidade falsa e que de coração se voltasse para Deus e aos que se arrepender e arrependimento significa mudança
de mente e de atitude João então batizava no rio Jordão e provavelmente ele exigia que as pessoas confessassem os seus pecados não é porque tá dito aqui no verso 5 que saíam a ter com ele toda a província da Judeia todos os habitantes de Jerusalém e confessando seus pecados eram batizados por ele no rio Jordão ou seja O Judeu né Na hora que ele aceitava a mensagem de João que ele cria que João é era de fato o precursor o mandado de Deus um profeta de Deus então ele confessava os pecados Provavelmente em alta voz
ali e João então o batizava no rio Jordão esse batismo era um batismo que preparava a pessoa para receber a remissão de Pecados é isso que essa frase significa ó apareceu João Batista no deserto pregando batismo de arrependimento para remissão de Pecados a a remissão de Pecados não era João que ia dar mas era o Messias que estava chegando só que para receber essa remissão de Pecados a pessoa precisava se preparar e como era essa preparação arrependimento Porque sem arrependimento não há remissão de Pecados então a remissão de Pecados era alguma coisa que o Messias
que João estava anunciando haveria de dar por isso batismo de arrependimento para que vocês possam receber a remissão e o perdão dos seus pecados que será dada Não por mim diz João Batista Mas pelo Messias que está vindo e que vai batizar vocês com o Espírito Santo então aqui no contexto remissão de Pecados e batismo com o Espírito Santo é a mesma coisa porque era isso que o Messias haveria de fazer João estava preparando o povo para receber isso E é assim que em segundo lugar ele ele prepara a nação de Israel para a vinda
de Jesus a pregação de João teve uma repercussão muito grande não é eh veja aí como como diz o verso 5 saí a ter com ele toda a província da Judeia todos os habitantes de Jerusalém é claro que todos aqui é um exagero né uma forma retórica de falar porque não quer dizer que cada morador de Jerusalém fechou a porta e vão lá pro Rio Jordão mas muita gente muita gente e é uma maneira da gente falar não é dizer ó todo mundo né a gente hoje é a mensagem é uma linguagem coloquial que também
os Escritores da Bíblia dizem que é apenas dizer que muita gente não é cada um mas muita gente foi para ver João pregar e é interessante aqui você tem uma pessoa se João Batista aparecesse pregando hoje eu acho que ele não teria nem cinco likes no Facebook dele não teria seguidores porque morava no deserto pobre se vestia de pelo de camelo não é isso e a mensagem dele era de arrependimento Então quem é que vai atrás de um pregador desse Hoje o pessoal quer ouvir outra coisa hoje houv uma mensagem assim de Vitória de prosperidade
de sucesso resolução dos seus problemas se João aparecesse hoje ninguém daria atenção para ele porque um falso evangelho tá sendo pregado no Brasil o evangelho que diz que o Messias Na verdade ele veio para satisfazer as nossas necessidades resolver os nossos problemas arrumar um marido arrumar a esposa arrumar um emprego arrumar um carro me D saúde física quando na verdade o Messias bíblico para ser recebido É necessário uma preparação que envolve arrependimento e mudança de vida e ele veio para me dar remissão de Pecados e o batismo com o espírito então há há um falso
evangelho sendo pregado aí a mensagem de João nos indica o verdadeiro evangelho terceira maneira pela qual o aparecimento de João Nos Preparou preparou Israel paraa chegada do Messias é que João nos na sua pregação ele dava testemunho de alguém outro João não pregava sobre si mas ele pregava sobre uma outra pessoa e essa pessoa João diz que virá depois de mim ela é maior do que eu eu sou apenas um servo veja como ele diz aí nos versos 7 e 8 João pregava dizendo após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu do
qual não sou digno de curvando me desatar as das sandálias Eu vos tenho batizado com água ele porém vos batizará com Espírito Santo João claramente estava anunciando a chegada do Messias e que o Messias que viria depois dele era mais poderoso do que ele e a ponto de que João não se considerava digno de carregar as sandálias dele carregar as sandálias era um trabalho que era feito pelos escravos naquela época quando uma pessoa chegava na casa de um J deu rico que tinha escravos então os escravos corriam pro visitante o visitante sentava os escravos corriam
pro visitante desatava as sandálias e lavavam os pés dos convidados e ungia com frequência né e levavam as sandálias para lavar pendurar em algum lugar para deixar para colocar de novo na hora que o visitante ilustre haveria de sair João está dizendo que ele não é digno nem de fazer aquele trabalho escravo daqu Aqua pessoa que está chegando tal é a diferença tal a glória a grandeza e o poder daquele que está vindo depois de João e essa diferença João destaca não é a diferença entre ele e aquele que estava vindo depois dele estava no
batismo porque o batismo de João ele diz aqui eu estou batizando vocês com água gente e esse batismo com água ele não efetua a remissão de Pecados ele não muda o coração ele é um símbolo do arrependimento de vocês mas esse que tá vindo depois de mim ele vai batizar vocês com um elemento muito superior ele vai batizar vocês de uma forma muito ele tem um batismo superior porque ele vai batizar vocês com o Espírito Santo ao que que João se refere falta-me o tempo agora de ir pro antigo testamento e dar a vocês todas
as passagens dos mesmos profetas onde eles dizem que quando o Messias viesse ele derramaria do seu espírito ele derramaria o espírito santo sobre a nação de Israel Mas você pode ver aí Isaías 32:15 Isaías 44:3 você pode ver Ezequiel 11:19 36 26 a 27 37 14 a mais conhecida é Joel 228 quando é prometido que Deus e depois diz o senhor derramarei do meu espírito sobre toda a carne aquela famosa Promessa de Joel 228 todas elas associadas com o chegado a chegada do Messias na mentalidade do judeu quando o Messi chegasse ele iria instalar um
reino de paz Vitória e prosperidade que era o reino messiânico que seria caracterizado por um grande derramamento do espírito santo sobre a nação de Israel e é isso que João Batista está anunciando ele tá chegando e ele vai batizar vocês com o Espírito Santo ele vai derramar esse espírito prometido ele vai cumprir essas promessas eu sei que você tá perguntando Mas e cadê o fogo é porque lá na passagem de Mateus e na passagem de Lucas eh tá dito que a mensagem de João é que ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo Marcos
omite isso porque com fogo não significa porque com fogo tem a ver eh eh eh com o juízo de Deus deixa-me tentar explicar isso porque eu sei que tem pessoas que vê de tradições onde eh precisa explicar isso aqui Quando Mateus Por exemplo diz ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo o o batismo com o Espírito Santo é equivale a remissão de Pecados João João estava preparando o povo para receber a remissão de Pecados e ele diz o Messias vai batizar com o Espírito Santo é a mesma coisa perdão de Pecados e batismo
com o Espírito Santo Mateus e Lucas Dizem que ele também vai batizar com fogo que fogo é esse muitas pessoas pensam que é a mesma coisa batismo com o Espírito Santo e batismo com fogo então muito crente reunião de oração Senhor me batiza com fogo me batiza com fogo do espírito e tal eu entendo esse tipo de oração porque às vezes o fogo é usado na Bíblia como símbolo da ação do Espírito Santo só que na mensagem de João Batista batizar com fogo é o exercício do juízo de Deus contra os ímpios lá em Mateus
Depois de dizer ele vai batizar com o Espírito Santo e com fogo Mateus acrescenta ele vai pegar o trigo e vai colocar no seu na sua dispensa e vai queimar a Palha com fogo inextinguível logo no Versículo seguinte explicando o verso anterior então o batismo com o Espírito Santo é a remissão de Pecados é a chegada do Espírito Santo na igreja é a salvação do Messias o batismo com fogo é a outra coisa que o Messias vai fazer exercer juízo contra os ímpios porque a ele Deus deu o poder de julgar no dia do juízo
então só para ajudar você a orar não peça para ser batizado com fogo por favor peça para ser cheio do Espírito Santo né Cheio do Espírito Santo você deixa o fogo pro ímpio Deixa o fogo pro ímpio eu sei quando as pessoas oram assim que a intenção é boa elas querem né se sentir aquecidas pelo fogo de Deus o fogo traz a ideia de poder e há como eu disse passagens que associa o Espírito Santo com fogo mas não essa não essa daqui batismo com espírito é uma coisa batismo com fogo é outra coisa queridos
O que é que nós podemos aprender aqui já partindo para a conclusão desse texto tão rico primeiro que de Deus é fiel e que ele cumpriu as suas promessas a Israel referente ao Messias os profetas anunciaram aqueles tempos e se cumpriu exatamente como Deus tinha dado segunda coisa que Nós aprendemos aqui é que a chegada do Messias a vinda de Jesus ao mundo foi precedida por uma chamada ao arrependimento porque ele veio remir os nossos pecados ele veio nos dar o Espírito Santo por isso para que nós possamos receber do Messias o perdão de Pecados
e o Espírito Santo nós precisamos reconhecer como João Batista dizia que nós somos pecadores e que estamos debaixo da Ira de Deus por isso arrependei-vos porque está próximo ao reino de Deus era a mensagem de João Batista por isso é necessário que você se quiser de fato ser é um cristão verdadeiro se você quiser de fato conhecer o Messias o perdão de Pecados e receber o Espírito Santo o caminho você começa você prepara o caminho para isso pelo arrependimento dos seus pecados reconhecendo onde você pecou diante de Deus em que você falhou diante de Deus
em que você tem ofendido a Deus toma disposição de mudar de vida prepara o seu coração para que o Messias possa entrar terceira coisa que Nós aprendemos aqui do texto é que está prometido que o Messias batizaria com o Espírito Santo é ele quem dá o espírito santo o senhor Jesus Cristo ele que derrama o seu espírito sobre a igreja ele que manda o seu espírito sobre nós renovando a sua igreja firmando a nossa fé nos dando força para continuar animando o nosso coração nos enchendo de alegria e de gozo é ele que faz isso
por isso se você quer ser cheio do Espírito Santo o que você tem que fazer é está próximo dele próximo dele Às vezes o foco é errado a pessoa quer ser cheia do espírito Santo e o foco é no espírito não não não porque o nunca o foco é no espírito o foco é naquele que dá o espírito que é o Senhor Jesus se você andar com ele tiver próximo dele servi-lo de todo coração é consequência automática que ele vai derramar mais e mais do seu espírito santo na vida daqueles que são seus e essa
é minha palavra final aqui talvez você ainda não tenha certeza de que foi Perdoado dos seus pecados talvez você ainda não tenha a certeza da sua salvação o caminho segundo a escritura é mediante o arrependimento dos seus pecados a confissão desses pecados a Deus mudança de vida e Crer no Messias crer que Jesus Cristo é o filho de Deus o salvador do mundo aqueles que já se arrependeram creram e foram batizados em nome de Jesus já receberam o Espírito Santo e querem viver uma vida de Plenitude aquilo que eu já falei vocês é ele quem
derrama seu espírito sobre nós com todo poder e autoridade e é nele a ele a quem com quem nós devemos andar e a quem devemos nos achegar não é errado orar para que Deus nos encha com o espírito santo batismo com Espírito Santo é uma referência à remissão de Pecados portanto é uma expressão que deve ser usada em concordância com a conversão batizar o batismo todo crente verdadeiro ele já foi batizado com o Espírito Santo quando se converteu e recebeu a remissão de Pecados Mas uma coisa é você ter sido Perdoado dos seus pecados e
ter o espírito santo outra é você está cheio desse espírito guiado por esse espírito e o Messias ele é quem dá o Espírito Santo é em comunhão com ele e andando com ele que nós vamos experimentar a Plenitude espiritual nosso Deus te damos graças porque mandastes João Batista preparando o caminho servo humilde escolhido e predestinado eleito por ti desde o ventre da sua mãe e que cresceu concordando aceitando humildemente servindo a vocação eterna o Decreto que o senhor tinha sobre ele e voluntariamente de todo coração com todos ele humildade ele ensinou a tua palavra e
cumpri o seu ministério pela preparação que o Senhor nos deu para o Messias indicando a necessidade de arrependimento te damos graças pela tua fidelidade eu quero pedir senhor que todos nós aqui estejamos desejosos de conhecer essa remissão de Pecados e essa Plenitude espiritual que o Senhor Jesus Cristo nos dá se há alguém aqui que ainda não se arrependeu eu quero pedir senhor que tu trabalh no coração dessa pessoa Hoje se alguém que está pecado com mágoa no coração rancor sentimentos impuros pensamentos sujos sendo desonesto traindo a esposa traindo o marido ó Deus que deixe Claro
para essa pessoa que sem arrependimento não tem remissão de Pecados e que é necessário a mudança de vida para que o Messias entre na sua vida e no seu coração ajuda-nos todos a Viver Como cristãos para tua glória em nome de Jesus amém i