A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

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Rodrigo Silva Arqueologia
Vamos juntos desvendar a Bíblia mais a fundo? Descubra como compreender a bíblia em sua essência e e...
Video Transcript:
o olá você que me segue no rodrigo silva arqueologia eu espero que você não esteja muito bravo comigo porque pela primeira vez desde que eu postei o meu primeiro vídeo nesse nesse canal aqui pela primeira vez eu fiz um suspense não é o tempo ficou muito grande eu não quis fazer um vídeo tão comprido então acabei deixando para hoje a explicação sobre a parábola do rico e lázaro mas antes eu entrar na explicação da parábola eu quero convidar você a se inscrever no canal se gostar da o seu like deixar o seu comentário e não
esqueça também de ativar o sininho de notificações ele é importante para que toda vez que eu colocar um vídeo inédito você fique sabendo às vezes eu não consigo por força de agenda colocar o vídeo nos dias exatos eu sei que você é o ideal estou querendo arrumar para lá mas às vezes eu acabo colocando um dia mais um dia menos mas você vai ser sempre notificado quando o vídeo novo aparecer aqui tá bem e eu apresentei na semana passada resumindo rapidamente a minha ideia é que eu acredito que as pessoas quando morrem elas não vão
diretamente para deus eu não acredito nem imortalidade da alma é mas eu acredito que a pessoa ela dorme esse é um eufemismo bíblico ela dorme no pó da terra até que na resurreição ela possa receber o a coroa da justiça o a condenação dada por deus mas daqui até ressurreição todos os mortos com poucas exceções no caso moisés no caso elias e enoque enoque no não passou pela morte nem elias né eles foram trasladados vivos para o céu mas alguns ressuscitarão na volta na morte de jesus diz o evangelho de mateus tão fora algumas poucas
exceções todos que morreram que é sejam ímpios que é sejam bons que a sermos justos justificados em cristo que é sejam ímpios entregues a satanás e ainda estão inconscientes no pó da terra até que cristo volte para despertá-los eu também acrescento aqui que esse pensamento não é apenas meu nem de adventistas eu citei que vários teólogos protestantes evangélicos e até católicos que admitem que não é tão simples dizer que a pessoa morre e vai para o céu eles admitem que é uma coisa meio espinhosa que não tem tanta base bíblica para isso que a coisa
mais filosófica do que bíblica então numa um elemento que estou sozinho em dizer isso só em união com os da minha religião há muita gente boa boa erudita que diz exatamente o que eu estou falando também não quero ser soberbo aqui enfiado ela baixo de quem está assistindo uma doutrina minhas você discordar tudo bem tem problema eu lhe dou esse direito tá bom é apenas é bom a gente discordar com educação e classe e aqueles todo mais um testemunho de como eu penso e quando eu posso responder para você como é que a minha vida
particular várias coisas estou dando um testemunho como como eu penso aqui eu queria apenas até introduzir algo que eu não falei no vídeo passado acabei esquecendo procure uma hora aí no google nos dicionários a origem da palavra cemiterio você vai se surpreender que a palavra cemitério vem do grego co m therion que significa dormitório lugar onde se deita para dormir e você vai descobrir que quem deu o nome de cemitério para o campo dos seus mortos foram os cristãos primitivos agora raciocine comigo se os cristãos primitivos preferiram chamar o lugar dos mortos de dormitórios cemitério
isso já não seria um indicativo de como eles entendiam o estado dos mortos na sepultura até a volta de jesus e eu coloquei também a problemática ou eu acredito a cidade dá uma ou na ressurreição da carne porque acreditar nos dois teólogos católicos admitem não é uma coisa que parece fazer muito sentido eu creio na imortalidade da alma ou na ressurreição da carne qual dos dois eu vou abrir mão né eu rodrigo particularmente acredito na ressurreição da carne e uma coisa que eu falo mais por inferência isso aqui não é bíblico é uma inferência seria
na minha opinião uma uma injustiça de deus levar alguns para o céu antes de outros embora eu admiti aqui que algumas exceções ou eu falei que de moisés eu falei daquele que ressuscitaram na volta de jesus mas são exceções porém de modo geral se deus leva para o paraíso uma mãe que vê a filha ainda sofrendo aqui na terra aquele paraíso vai ser o paraíso para deus o perdão não vai ser um paraíso para aquela mãe vocês entenderam imagina a mãe tá lá no céu feliz satisfeita mas ela tá vendo a filha na terra sofrendo
ela não é seria seria muito ruim da parte de deus deixar que alguns antecipem entrando no paraíso ou se dos outros eu não ficaria bem numa casa com piscina e comida boa sabendo que alguém que eu amo meu filho minha esposa estão na favela na mão de traficantes que estão ali ameaçando todo tempo cortar a garganta dela eu posso estar numa mansão que eu não vou curtir a mansão também eu não acredito que alguém vai estar no céu curtindo o céu vendo os dentes que ele dos dele aqui na terra sofrendo e era justo que
você me questione tá rodrigo é você admitiu que alguns já estão lá então por que que deus deixou bom lembre-se que os que ressuscitaram na volta de jesus foram corpos de santos que dormiam se eles ressuscitarão na volta de jesus para subir em como primícias dos que dormem e só as coisas que os que morreram no antigo testamento não estavam direto na presença de deus não não haveria necessidade de alguns ressuscitar e ali na morte de jesus e segundo esses que ressuscitaram foram para o paraíso numa época em que os que moraram na geração deles
já tinham morrido todos tá certo então se são pessoas que viveram na época do antigo testamento quando eles foram para lá já não tinha mais ninguém vivo ali para contar a história também falei que a palavra a inferno no antigo testamento que seria a palavra sheol não é um correspondente exato de hades no grego aliás tem até algumas passagens aqui que eu poderia citar para vocês olha tem sessenta e poucas vezes que a palavra sheol aparece no antigo testamento e eu li aqui a admissão dos bíblicas eu li aqui um dicionário né é de hebraico
dizendo que a melhor tradução para a palavra em várias passagens é sepultura então eu tenho que por exemplo o livro oi jó capítulo 14 verso 3 quem me dera minhas com desses no sheol e meu contasses até que a tua ira tenha passado então o joão ia pedir a deus para ocultar jó do inferno para esperar passar a ira de deus e o joão pediu para ocultar na sepultura o salmo 6 verso 5 pois na morte não a lembrança de ti ao senhor no sheol quente e louvara ou seja no mundo dos mortos outra passagem
também ecclesiastes capítulo 9 versículo 5 pois os viventes estão cônscios de que morreram os mortos porém não estão cônscios de absolutamente nada eles não tem salário porque a recordação deles foi esquecida também o seu amor o seu áudio seu ciúme já pereceram e por tempo indefinido eles não tem mais parte em nada que se tem de fazer debaixo do sol também o verso 10 do mesmo capítulo de isso tudo que a tua mão achar para fazer fazio com o poder que ah pois não há trabalho nem planejamento nem conhecimento nem sabedoria no sheol para onde
tu vais então se o sol é um lugar de consciência como é que fala que lá não há trabalho não há planejamento não há conhecimento diz que até o amor o ciúme todo ofereceu no show para quem que morreu agora não acredito no crescimento eterno aqueles que morreram em cristo vão ficar dormindo apenas por um prazo de tempo até ressuscitar em na volta de jesus mas eu citei no vídeo passado a parábola do rico e lázaro e você pode ler a parábola aí na sua casa né jesus fala bem claro eu li no outro vídeo
não há necessidade de ler de novo que havia um homem muito rico que ele vivia com abundância e tinha a porta dele um homem pobre lázaro que sofria demais o cachorro que até mambiras chagas dele e tudo mais ficava ali na porta do rico né coberto de chagas ele eu até queria comer das migalhas que caiam da mesa do rico mas ambos morreram o rico e o homem pobre o lázaro e quando eles morreram o lázaro foi para o seio de abraão um lugar para dizer que o rico ficou atormentado ali no inferno queimando implorando
que a que lázaro pelo menos colocasse o dedo na água e colocasse para refrescar a língua dele e depois o abraão falei rico você teve tudo na vida agora ele tá bem você tá lascado aí vem falar não então por favor senhor manda lázaro de volta lá na minha casa para avisar os meus parentes que ele não vem parar aqui então você tem uma claro caso de consciência de pessoas após a morte e isto parece estar na contramão de tudo o que eu acabei de falar como resolver isso aqui bom primeiro lugar irmãos eu vou
dizer as dificuldades que eu tenho com esta parábola eu eu não admito assim para mim não faz muito sentido argumentação que alguns dão até alguns irmãos adventistas de será o pablo pablo não é para levar a sério não é bem assim eu não gosto dessa comentar ação ela é muito falha da minha opinião porque a parábolas que são verdadeiras por exemplo a muitos comentaristas e para que adventista devo que a tela e o age também diz a mesma coisa que a parábola do bom samaritano representava uma história real que tinha acontecido e que alguns dos
que estavam presentes fizeram parte daquela história do homem que caiu à beira da estrada então nem toda parábola é uma história ou uma narrativa fictícia parábolas também podem se basear em fatos reais que aconteceram então você argumentar a parábola do rico e lázaro a parábola então não posso levar a sério não é bem por aí outro argumento também que eu acho meio fraco é quando alguns dizem assim olha que alma é essa que pode tocar da água tocar na língua a uma não tem tato não é isso que os imortalistas dizem muitos e moralistas dizem
que a morte que a alma pode ter um tatu então esse argumento também oi para mim né fraco outra coisa que alguém diz assim ah não pode ser entendida literalmente né é tudo bem é porque alguns falou assim se for literal isso aqui então quem está no paraíso fica vendo outro queimando no inferno ali bom eu acho esse argumento também fraco porque jesus quando descreve o juízo final ele menciona que alguns vão ver o santos indo para um lado e os outros do outro lado ou a direita e outra esquerda e alguns vou falar senhor
não profetizamos em teu nome falar apartai-vos de mim e da entender que um vai estar vendo o outro ali então não posso pegar esse argumento também ela é fraco e ainda que seja uma parábola ainda que tem algumas hipérboles aqui eu tenho que admitir uma coisa o texto está falando de imortalidade da alma a gente tem que ser honesto contexto de alguém pode falsa rodrigo você tá você tá rompendo com o adventismo e dizer isso não eu tô sendo honesto com a leitura que eu faço o texto e do rico e lázaro fala de imortalidade
da alma e agora como é que eu vejo então toda minha narrativa aqui sobre uma alma não e mortal uma alma que pode perecer que eu mencionei no outro vídeo falei nesse também a luz desse texto será que adobe estaria em contradição ou estou tentando agora fazer um malabarismo é acadêmico para poder forçar esse texto dentro da doutrina que eu acredito bom a primeira coisa que nós temos que ver esse texto dentro do seu contexto ele está aqui na no capítulo 16 onde jesus fala da parábola do administrador infiel dá certo e ela até fala
do tribo das riquezas e termina dizendo assim vocês não podem servir a deus e às riquezas aí depois ele fala da lei do reino de deus onde os fariseus que eram avarentos começaram a a justificar a obra deles de jesus falou assim que olhar lei e os profetas duraram até joão jesus estava falando de joão batista e logo em seguida que jesus o batista jesus fala e ele coloca né é mais fácil passar no céu ea terra do que um tio ou o j cair da lei de deus e ele fala quem repudiar a sua
mulher e se casar com outra comete adultério era justamente a pregação que joão batista estava fazendo contra o rei herodes que havia roubado a esposa do irmão dele para ficar com ela foi acusação joão batista jesus repete essa acusação aqui e logo em seguida tem a narrativa da parábola do rico e lázaro que diferente do homem do administrador infiel e os me chama atenção o rico aqui ele é um judeu piedoso tanto é que ele chama abraão de pai pai e abraão e tem misericórdia pai abraão ele é diferente daquele do administrador infiel que ele
ele gostava das riquezas o administrador infiel jesus fala o seguinte olha nenhum servo pode servir a dois senhores porque irá odiar amar um e odiaram o outro então eu sou sim cuidado isso aqui mas o o rico aqui da parábola diferente do administrador infiel ele era um homem religioso piedoso e são pontos interessantes agora o que que eu aprendo do judaísmo de modo geral eu já falei no outro estudo até com a argumentação de erudito de bíblicas de peso não adventistas que no antigo testamento não há espaço para uma né fez para uma alma que
sobrevive ao culto ao aparece toda a alma que pecar esta morrerá ela não é imortal é quando nós lemos no genesis e o homem não tem uma alma ele passa a ser uma alma vivente diz que deus soprou nas narinas o fôlego de vida fez o pó da terra soprou nas narinas do fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente onde fez raiar ele não passou a ter uma alma não é e sem contar que a palavra né fecha é bem concreta no antigo testamento pode ser garganta as vezes pode ser vida
uma série de coisas mas aconteceu uma coisa curiosa no judaísmo após o exílio da babilônia o judaísmo começou a se aproximar demais das fontes gregas qualquer estudioso de antigo testamento confirma isso que eu estou falando para você ouvir uma helenização muito forte dos judeus muito forte e essa foi uma briga que os judeus tinham na época do novo testamento até que ponto eles podiam aceitar beber nas fontes gregas ou romper com elas o cristianismo também vai herdar essa polêmica tanto é que tertuliano vai perguntar que relação e e pelos além apenas e a pergunta é
retórica na opinião dele não há relação e o metro de jerusalém apenas você tem que optar o em jerusalém ou é apenas mas na época do novo testamento os judeus estavam por demais mesclados de ensinos gregos e muitos comentaristas e biblistas você pode pesquisar isso admitem que foi a partir do período após o exílio da babilônia que os judeus começaram a aceitar a ideia de imortalidade da alma que coinseed para quem acredita numa teologia mais conservadora com o período intertestamentário em que deus durante mais ou menos 400 anos não enviou ofício profético deus silenciou foi
a época de apostasia do povo e isso pegou tanto o povo que eles tinham superstição os próprios discípulos de jesus viu jesus andando nas águas e gritavam pensando que era um fantasma a ideia de messias que for distorcido os discípulos de jesus até o eu não entendi o que significava o plano messiânico de jesus e dentre essas várias distorções do que seria o messias o papel do messias pensavam messias guerreiro da ideia de salvação pelas obras que os fariseus colocavam tão forte vinha também a ideia da imortalidade da alma tanto é jesus conta essa parábola
para o auditório que tinha fariseus no meio a ideia dos fariseus sobre imortalidade da alma um pouco controversa eu particularmente ainda acredito que os fariseus acreditavam na imortalidade da alma porque flávio josefo diz que os fariseus acreditavam na imortalidade da alma mas eu tenho que admitir que alguns autores que creem que josé foi estava equivocado com relação a isso e que os fariseus não acreditavam na imortalidade da alma que isso é um conceito posterior e errado que nós sabemos muito pouco sobre os fariseus e é fato nós sabemos pouco sobre a doutrina dos fariseus então
eu ainda acredito mas eu posso amanhã e é o que os fariseus acreditavam na imortalidade da alma e aí faz sentido jesus contou esta parábola aqui para responder ao que os fariseus acreditavam mas como eu falei isso é um ponto controverso agora será que essa parábola for a parábola contada por jesus eu vou surpreender você com o que eu vou dizer aqui agora há muitos muitos eruditos que admitem isso aqui é quase um ponto pacífico no mundo acadêmico que esta fábula não foi criada por jesus mas apenas reproduzida por jesus a partir de histórias que
existiam antes de jesus ali no entre os judeus por exemplo vou contar para você algumas historinhas que só anteriores você tem nagmar a babilônica que embora seja um documento tardio do segundo século ele remete a uma tradição da época pós cativeiro você tem história dos egípcios você tem uma história por exemplo o bar miami e todas as histórias que eu vou contar elas trazem um relato mais ou menos assim de duas pessoas uma que nessa vida sofria e a outra que era abençoada com riquezas que morrem e no mundo dos mortos o papel delas investe
e sempre alguém volta para o mundo dos vivos para contar o que aconteceu lá eu vou dar um dos exemplos para você você tem uma história egípcia que é do do primeiro século até anotei aqui que a história de 76 e sim osíris se osíris foi uma pessoa que ele nasceu de novo lembra que eu no vídeo anterior eu falei que os gregos tinham aquela ideia que você ia o campos elíseos mas se você aceitasse nascer de novo para orientar as pessoas na vida como era a vida pós-morte você ganhar ia um prêmio e três
vezes fizesse isso podia sair dos campos elíseos e para o lugar até melhor e a ilha dos dos afortunados o junto com os deuses ou semideuses os heróis lembra disso o egito ali da época de cleópatra do período intertestamentário era um egito também helenizado tanto é que cleópatra não era egípcia cleópatra era grega ela era tomada tá certo e esse egito muito helenizado contava a história desse sujeito se o cílios que nasceu de novo e ele cresceu numa casa onde estava um dia ele com o pai dele 76 vendo dois funerais um funeral de um
pobre e o funeral de um rico e sete me falou para o filho puxa vida é bom ser rico até na hora da morte porque você é sepultado com glórias e um pobre é jogado em uma vala qualquer e ele fala meu pai não é assim eu vim do mundo dos mortos eu vou te contar o que acontece será que esses dois lá no mundo dos mortos eles vão inverter os para a barra para o pai um um relato muito parecido com a parábola do rico e lázaro um outro história judaica de bar miami conta
da história de barbi amo que era publicano coletor de impostos e o sábio judeu que era pobre e os dois e o sábio judeu pobre sofre e o baiano e sempre cercado de benção e quando eles morrem o sábio judeu vai para o seio de abraão se veste com vim com linho exatamente como lázaro e lá os papéis dele se invertem e o baiano sofre ele implora para alcançar as águas e não consegue e de novo alguém vem do mundo dos mortos e conta o que aconteceu lá e te outras histórias que eu podia contar
para vocês você tem platão que fala de erro um soldado da tua filha que volta dos mortos e sempre o relato é esse pessoas que morrem vão para o mundo dos mortos e lá e ver o papel sem ver tendo um rico sofrendo pobre o mercado inteiro e volta e alerta os vivos e na jerusalém na judeia e galileia dos tempos de jesus havia muito taumaturgos e também outros tipos de curandeiros e pessoas que diziam ter ido ao mundo dos mortos e voltado e a partir da sua experiência ao mundo dos mortos ele conta o
que ele viu ali e prega as pessoas olhe cuidado eu vi o que acontece lá no mundo dos mortos papéis se invertem as pessoas se convertiam e aí jesus usa uma tática rabínica muito interessante essa tática rabínica é a tática do argumento dialético da desconstrução os rabinos fazer o seguinte eles pegavam uma ideia que você acredita e ele começa a repetir essa ideia até um determinado ponto mas quando ele chega na conclusão ele muda radicalmente a ideia a conclusão da sua ideia original e a se ele consegue ver ser você no debate vou dar um
dos exemplos de jesus para você é uma vez um doutor da lei querendo colocar jesus à prova pelo teu mestre que farei para herdar a vida eterna te ajudou acreditava nisso ninguém faz nada para lhe dar a vida eterna ou você é filho e herdeiro ou não é mas jesus argumentou na linha dele veja bem o que ele perguntou o que farei para herdar a vida eterna jesus falou que está escrito na lei tá na lei tá escrito isso isso então fase e verás aí quando ele fica triste sem saber jesus conta a parábola o
homem que caiu na beira da estrada o bom samaritano e mostra para ele que não é como ele pensava que deveria ser mas note que num primeiro momento jesus aparentou está concordando com ele jesus disse o que está escrito na lei então porque você tá me perguntando vai fazer isso para mostrar para ele que não vale a pena ele tentar ser salvo pelas obras outro exemplo os homens um dia se é caro jesus ali no pátio do templo de jerusalém ou do lado de fora e colocar uma mulher adúltera no meio e falou mestre esta
mulher foi apanhada em flagrante adultério e na lei nos mandou moisés que as tais sejam apedrejadas tu pois o que dizes jesus como o rabino olhou para eles e aparentemente concordou com eles jesus falou tudo bem ele escreveu com de no meu chefe falou quem não tiver pecado que atire a primeira pedra já que ele não quer apedrejá-la quem não tiver pecado que atire a primeira pedra só que quando cada um reconhecer o seu pecado foi saindo o após o outro deixando sua mulher e jesus de novo bom aparentemente concordou com eles tudo bem ela
tem que ser apedrejado então pode aprender já quem não tiver complicado seja o primeiro um outro exemplo é que eu poderia dar para vocês é quando jesus fala para os discípulos acioly quando vocês foram entregar não fiquem não levem armas não levem alforge confio em deus e tudo aí quando ele tá saindo um determinado momento os discípulos fala o senhor é nós temos aqui duas espadas e falar isso basta mas ele fala isso basta para lá na frente corrigir pedro quem vive pela espada morre pela espada porque não determinado momento jesus falou olha em banha
as espadas e vão mas jesus estava seguindo o raciocínio zé lota deles para corrigir no final eu espero ter ficado claro para você o argumento rabínico da dialética ou da desconstrução é você repete a pele do outro e modifica o final dela de maneira irônica para mostrar que ela não procede foi que jesus e ele conta a parábola nos mesmos moldes que havia esses outros relatos e eu não estou inventando isso não você pode ler autores como o griezmann que o erudito alemão tremendo alguém rapitil o que é rápido vamos rápido e todos eles conta
essa mesma coisa tá bem a ch dodd é que eu já mencionei o próprio joaquim jeremias fala isso eu tô falando aqui então ele que jesus fala galera você tem interessante a ironia de lucas é o único lugar em todo o evangelho de lucas que ele não inicia uma parábola com a frase então jesus lhes propôs o a parábola dizendo não é isso aqui todas as parábolas de jesus sempre tem antecedendo assim que jesus passou a dizer diz que jesus disse aos seus discípulos aqui não só fala assim hora e havia certo homem se hora
no grego é bem assim irônico havia certo homem jesus conta a história só que quando chega no final no final da narrativa de jesus aí ele quebra o final porque todas as outras histórias que eu apresentei para vocês sempre tem alguém que consegue a chance de voltar do mundo dos mortos para o mundo dos vivos e contaram que ele viu lá mas na versão de jesus isso não acontece isso não acontece quando lázaro pede abraão para voltar para o mundo dos ricos dos vivos abrahão diz assim isto é impossível e aí ele fala não mas
eu tenho pessoas lá abrão fala não eles têm moisés e os profetas moisés e os profetas a lei e os profetas era na época de jesus a escritura o antigo testamento e a moisés fala com ele abreu fala com ele assim eles têm moisés e os profetas que usou são outras palavras se vocês têm a escritura sagrada revelada por deus os seus profetas por quê que vocês precisam ficar dando ouvido a esses pregadores que rodam aqui a região de judai e da galileia dizendo terem tido experiências no mundo dos mortos vocês esqueceram que deus falou
não haverá entre vós quem consulte os mortos ah então você não precisa disso querem saber a vontade de deus para não sofrerem as punições do fogo do inferno leiam as escrituras estavam as escrituras não pai abraão mas por favor manda alguém lá porque se alguém dentre os mortos foram até lá eles irão se arrepender abraão porém falou se eles não ouvem a moisés e os profetas também não se deixaram convencer mesmo que ressuscite alguém dentre os mortos o que foi isso que curiosamente aconteceu depois e duas situações jesus ressuscita o sujeito que por coincidência tem
o mesmo nome lázaro e eles mesmo assim mesmo jesus ressuscitando lázaro ainda pediram a morte dele em jerusalém pouco tempo depois e o próprio jesus ressuscitou e mesmo assim eles subornaram os soldados para dizer que o corpo de jesus foram roubados em outras palavras se não damos ouvido a escritura porque vamos dar ouvidos a médios e pessoas que dizem ter recebido uma revelação especial do que acontece no mundo dos mortos então meus irmãos e assim que eu entendo a parábola do rico e lázaro eu não entendo como uma defesa que jesus fez a imortalidade da
alma mais uma forma que ele teve apenas de contar uma história que já existia e circulavam nos meios o deus que há pelo menos sete versões dessa parábola contada dentro do deus a mencionei só uma a de bar miami mas existe pelo menos sete versões muito parecidas muito parecidas e que os comentaristas conclui que jesus estava apenas repetindo uma uma história que fazia parte do vocabulário popular da da mitologia popular mas jesus conta a história deles modificando o final para mostrar para eles e o invés de darem créditos a pessoas que diziam trazer uma mensagem
do mundo dos mortos era melhor que eles ouvissem as escrituras que foram reveladas por deus é assim que eu entendo e assim que eu me preparo para a morte se o senhor quiser que eu morra antes da volta de jesus a minha morte se isso acontecer será como o paulo falou em tessalonicenses num abrir e fechar de olhos outras palavras uma piscadela eu posso morrer ficar morto durante 100 anos 200 anos mil anos para mim vai ser apenas um piscar eu abrir e fechar de olhos porque logo estarei vendo meu senhor voltar a santos de
deus que morreram milhares de anos séculos e séculos no passado para eles será o abrir e fechar de olhos eles não perceberam todo o tempo que passar essa licença do abrir e fechar os olhos uma piscada ao soar da última trombeta os mortos em cristo ressuscitarão primeiro e a a sap fala parábola de jesus eu espero ter esclarecido para você e tenha certeza e eu acredito na ressurreição da carne e quando o meu senhor voltar e ressuscitar os mortos em cristo nós felizmente não temos mais esse inimigo chamado morte que deus abençoe você meus irmãos
porque é assim que eu tenho a esperança da vida eterna a esperança da ressurreição eu quero um dia estar com cristo na glória quando ele voltar e me ressuscitar seu enfrentar a morte ou transformar o meu corpo se eu estiver entre aqueles que estarão vivos com o privilégio de ver o senhor voltando um grande abraço que deus abençoe muito você e a sua família
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