Seu sofrimento vem do seu desejo - vivendo melhor com as lições do budismo e do epicurismo

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Filosofia Vermelha
Você já parou para pensar que a fonte de várias de nossas infelicidades é simplesmente o desejo? Já ...
Video Transcript:
Olá amigos e amigas do Saber Neste vídeo de hoje vamos falar sobre o desejo você já parou para pensar que a fonte de várias de nossas infelicidades é simplesmente o desejo já lhe ocorreu alguma vez que se desejamos de forma incorreta isso nos traz perturbações e Sofrimentos que são desnecessários e evitáveis nem todo desejo é natural e nesse vídeo nós vamos mostrar que se nós end dermos a lidar corretamente com nossos desejos nós podemos evitar vários tipos de Sofrimento Claro que não nos referimos a todo e qualquer tipo de sofrimento como aqueles Sofrimentos causados por
dores físicas por exemplo a maior parte de nosso Sofrimentos no entanto não se origina desta fonte não são dores físicas e podemos de fato exercer sim algum controle sobre o nosso sofrimento agora o tema do desejo é muito vasto e já foi tratado por inúmeros filósofos e pensadores de modo que mesmo se escrevêssemos um livro de 1000 páginas sobre o assunto ainda restaria muito o que abordar então nós pretendemos aqui neste vídeo apresentar reflexões sobre o desejo a partir de duas perspectivas a budista e a epicurista nós tomamos aqui o budismo em uma perspectiva racional
filosófica o budismo como um diagnóstico da situação humana como como uma análise racional de nossa condição e quanto ao epicurismo esta foi uma escola filosófica da Grécia Antiga surgida depois da morte de Sócrates no período helenístico e o epicurismo guarda similaridades com o estoicismo nós veremos como que essas duas tradições budista e epicurista podem nos ajudar a viver melhor a partir do controle de nossos desejos Então vamos lá acompanhe [Música] Antes de iniciar um breve recado faça sua inscrição em meu mais novo curso crítica da religião FB nietz e Freud neste curso abordamos a religião
de maneira crítica a partir de três obras de três pensadores fundamentais Nós estudamos a essência do cristianismo de ludv FB O Anticristo de Friedrich niet e o futuro de uma ilusão de Sigmund para mais informações sobre este curso ver a grade curricular e já se inscrever basta acessar o link que está aqui na descrição deste vídeo e o nosso segundo e último recado é que continuam abertas as inscrições para os meus dois outros cursos introdução à filosofia dos pré-socráticos a Sartre e a filosofia de k Marx uma introdução o curso de introdução à filosofia tem
mais de 14 horas de duração e tem um propósito de apresentar a filosofia de forma panorâmica desde os pré-socráticos até filósofos importantes do século XX para saber mais o link também está aqui na descrição deste vídeo e no curso sobre a filosofia de cal Marx nós fazemos um recorte naquilo que há de especificamente filosófico nos textos de kmx então é um curso que vai abordar um autor mas vai dar um pouco mais de profundidade no aspecto filosófico de Carl Marx para mais informações o link também está aqui na descrição deste vídeo voltemos então ao nosso
tema o seu sofrimento vem do seu desejo vamos falar inicialmente sobre o Budismo Vejam Só o núcleo da doutrina budista assemelha-se muito mais a uma filosofia do que a uma religião se a maioria de nós hoje conhece o budismo como uma religião isso se deve ao fato de que após séculos de prática budista uma religião foi de fato construída sobre as doutrinas originais do sidarta gautama o Buda agora um exame dos primeiros textos da tradição budista né embora esses textos tenham sido escritos séculos após a morte do Buda então analisando esses textos nós podemos ter
uma outra visão de como era o budismo original essas doutrinas originais budistas o núcleo do budismo revela que o Budismo é muito mais uma visão de mundo naturalista do que metafísica e ele está mais preocupado com a nossa prática com a nossa vida com as nossas experiências humanas do que com entidades divinas ou discutir sobre a natureza da alma por exemplo Qual é Então o núcleo da doutrina budista e como isso pode nos ajudar a lidar com o sofrimento e com os nossos desejos preste bem atenção nessas quatro nobres verdades porque aqui há muita sabedoria
primeira Nobre verdade o mundo está cheio de Sofrimentos o nascimento a velice a doença e a morte São Sofrimentos assim como são o fato de odiar estar separado de um ente querido ou de lutar inutilmente para satisfazer os desejos de fato a vida que não está livre dos desejos e paixões está sempre envolta com a angústia eis o que se chama a verdade do sofrimento segunda Nobre verdade a causa do sofrimento humano encontra-se sem dúvida nos desejos do corpo físico e nas ilusões das paixões mundanas se estes desejos e ilusões forem investigados em sua fonte
poder se a verificar que eles se acham profundamente arraigados nos instintos físicos assim o desejo tendo um grande vigor já em sua base pode manifestar-se em tudo inclusive em relação à morte a Isso se chama a verdade da causa do sofrimento terceira Nobre verdade se o desejo que se aloja na raiz de toda a paixão humana puder ser removido aí então morrerá esta paixão e desaparecerá consequentemente todo o sofrimento humano Isto é chamado a verdade da extinção do sofrimento e quarta Nobre verdade para se atingir um estado de tranquilidade em que não há desejo nem
sofrimento deve-se percorrer o Nobre caminho galgando suas oito etapas que são percepção correta pensamento correto fala correta comportamento correto meio de vida correto esforço correto atenção correta e concentração correta eis a verdade do nobre caminho para a extinção dos desejos niet observa em Sua obra O Anticristo que não há referência aqui neste núcleo da doutrina budista a qualquer questão moral ou então referência a um além mundo a um outro mundo e de fato nós podemos concordar com niet porque essas quatro Nobres verdades que nós vimos agora elas apresentam apenas o diagnóstico de um mal e
uma receita para sua cura Vejam Só o que a gente viu agora a sofrimento o sofrimento vem do desejo eliminando o desejo você elimina o sofrimento e para isso você tem que seguir as oito etapas do nobre caminho o budismo na avaliação de niet é muito mais realista do que o cristianismo o niet fala olha essa é a única religião positivista do mundo isso Considerando o budismo de uma perspectiva epistemológica e niet afirma Olha é um erro também interpretar o budismo como religião ou moral porque o budismo está muito além dessa interpretação ocidental limitada né
e de fato a gente pode perceber que o Budismo possui uma proximidade muito maior com a filosofia do que o cristianismo uma diferença fundamental entre Budismo e cristianismo é que no budismo não se luta contra o pecado isso é algo que o niet também observa né a proposta do budismo é eliminar Ou pelo menos reduzir bastante o sofrimento de modo que aqui não é necessário né afirma o niet fazer uso da autoengano moral Cristão n é por isso que o niet afirma Olha o budismo está literalmente além do bem e do mal mas nós falamos
que o que nos interessa aqui para os nossos propósitos nesse vídeo né a gente quer mostrar que os seu sofrimento vem do seu desejo é o núcleo filosófico do pensamento budista perceba que nada do que nós apresentamos até agora requer Fé Mas apenas observação as doutrinas budistas mais fundamentais as quatro nobres verdades são essencialmente naturalistas essas verdades não se preocupam se existe um Deus se nós temos uma alma ou então se Existe vida após a morte o diagnóstico budista sobre a vida humana surge da simples observação da experiência cotidiana a vida é sofrimento ou então
Duca né que é uma palavra do sânscrito que também pode significar insatisfação sofrimento infelicidade ou então dor por exemplo então a vida é Duca Resumindo então pra gente encerrar essa parte do vídeo sobre o Budismo o diagnóstico e a receita do budismo é basicamente o seguinte o mundo está cheio de Sofrimentos e a causa do sofrimento humano encontra-se nos desejos do corpo físico e nas ilusões das paixões mundanas agora se o desejo então que se aloja na raiz de toda a paixão humana se o desejo puder ser removido Então essa paixão morrerá desaparecendo também todo
o sofrimento humano e para se atingir um estado de tranquilidade em que não há desejo nem sofrimento deve-se percorrer o Nobre caminho galgando suas oito etapas Vamos falar agora sobre Epicuro O que é que Epicuro pode de nos ensinar sobre o desejo quem é Epicuro em primeiro lugar Epicuro nasceu no ano de 341 antes de Cristo na ilha de Samos na Grécia e morreu em 271 também antes de Cristo em Atenas cidade na qual Epicuro fundou a sua escola de filosofia que ficava na verdade em sua casa só que na casa de Epicuro havia um
jardim e por isso Epicuro também é chamado de filósofo do jardim tá você vai ouvir em algum momento Epicuro sendo chamado assim o filósofo do Jardim eh ele era um filósofo mais Modesto né mais pobre ele não tinha uma grande academia como o Platão ou então o Liceu como o Aristóteles né E esse Jardim do Epicuro era como uma horta na verdade e ele se reunia com seus discípulos mais como amigos do que como alunos e por isso esse Jardim era chamado de jardim da amizade ou Jardim dos Prazeres o nosso filósofo do Jardim estava
interessado sobretudo no tema da vida Beata isso é da vida feliz só que Epicuro não estava preocupado apenas com isso né ele não fazia autoajuda né epicura escreveu mais de 300 tratados n o seu tratado da natureza por exemplo continha 37 livros e ele falava sobre os átomos e o vácuo né temas de física e o conceito de filosofia de Epicuro é inseparável no entanto da sua intenção de evitar ao homem todo o sofrimento possível e por isso o Epicuro era da posição de que todo desejo incômodo e inquieto se dissolve no amor da verdadeira
filosofia Então embora Epicuro tem escrito muito sobre materialismo átomos vácuo o principal objetivo da filosofia para ele era curar a nossa alma dos nossos males é por isso que para Epicuro o discurso filosófico que não cura nenhum sofrimento é vazio a filosofia tem que curar o sofrimento né e ele diz olha assim como a medicina é inútil quando ela não cura o corpo da mesma forma é inútil a filosofia que não cura o sofrimento da Alma né em suas palavras ele diz exatamente assim assim como realmente a medicina em nada beneficia se não liberta dos
males do corpo assim também sucede com a filosofia se não liberta das paixões da Alma Epicuro é um filósofo do período helenístico né vamos entender aqui um pouco o contexto no qual Epicuro viveu e desenvolveu sua obra porque Vejam Só quando Sócrates Platão e Aristóteles né os três grandes da Grécia Antiga exerceram suas atividades nesse período o Atenas já passava por crises políticas até que Atenas foi conquistada pelos macedônios sob o comando do Rei Felipe o pai do Alexandre o Grande O que aconteceu é que a perda da liberdade para os gregos trouxe reflexos também
para a filosofia não foi um evento que ficou só na política isso teve reflexos na filosofia de modo que na filosofia Não havia mais espaço para pensar a política nos moldes de Platão por exemplo e a reflexão desse período A reflexão filosófica por isso se volta muito mais para o indivíduo isso é diante da impossibilidade de mudar o status quo de mudar o mundo de pensar novas formas de governo a única saída então era o refúgio para o interior do homem ou então para a ciência e É nesse contexto que surgem as escolas filosóficas que
vão se preocupar mais em garantir a a paz interior em alcançar a imperturbabilidade da alma do indivíduo Independente de quaisquer circunstâncias internas do que filosofias preocupadas em transformar o mundo em transformar a realidade então Epicuro é um filósofo deste período e sua reflexão sobre o desejo deve ser compreendida Neste contexto o estoicismo também é uma filosofia deste período Vamos falar agora sobre os três tipos de desejo para Epicuro o objetivo da filosofia para Epicuro era alcançar o que ele denominava de Sumo bem n este seria o qu o sumo bem seria um estado de tranquilidade
interior de imperturbabilidade da Alma semelhante ao que os históricos chamavam de ataraxia as reflexões de Epicuro vão levar ele no entanto a identificar a ataraxia ao prazer Epicuro identifica o seguinte ataraxia é prazer e por isso ele foi muito mal interpretado como um hedonista né mas há aqui uma uma grande incompreensão sobre o conteúdo do hedonismo de Epicuro tá então Guarda essa informação sobre Epicuro tá ele é acusado de hedonismo porque ele identifica a ataraxia ao prazer e o que é então este hedonismo que a gente acabou de mencionar né O que é isso hedonismo
hedonismo é basicamente a doutrina de que a busca do prazer é o critério da Moral e também o objetivo de toda ação humana Vejam Só isso é forte hein o objetivo de toda ação humana é a busca do prazer agora para Epicuro Este prazer deve ser contido ou limitado senão isso Vai resultar em dor então vejam só isso é importante a gente gravar né quando fala hedonismo busca do prazer imagina-se qualquer tipo de prazer o máximo Prazer sem se preocupar com as consequências mas não é assim que Epicuro pensava o prazer para Epicuro deveria ser
um prazer limitado por exemplo você quer ter prazer em uma festa e vai beber demais tá o que vai acontecer ressaca no outro dia dor de cabeça Epicuro pensa não esse não é o máximo prazer porque eu posso ter um prazer intenso no momento de estar bebendo mas e depois depois eu vou ter a ressaca então isso não é racional então vejam o prazer para Epicuro é um prazer racional e bem moderado é um prazer a longo prazo mas não se esqueça o tema deste vídeo é o desejo o seu sofrimento vem do seu desejo
e o que é que Epicuro nos fala então sobre os desejos bom Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias os desejos naturais e necessários os desejos naturais mas não necessários e os desejos não naturais e não necessários Vejam só que interessante no primeiro grupo né dos desejos naturais e necessários nesse grupo Epicuro classificou os desejos ligados à conservação da vida do indivíduo n e Epicuro pensava que estes desejos deste primeiro grupo seriam os únicos válidos porque esses desejos ajudam a subtrair a dor do corpo né exemplos você comer quando você está com
fome você beber quando você está com sede você descansar quando você está cansado no segundo grupo dos Prazeres naturais mas não necessários se enquadram os desejos oriundos de variações supérfluas dos Prazeres naturais comer bem beber bebidas refinadas vestir-se com luxo etc Vejam Só a gente precisa comer e beber e também vestir mas para isso a gente não precisa comer bem ou beber bebidas refinadas então perceba que aqui neste segundo grupo nós temos variações supérfluas do primeiro grupo e no terceiro grupo estão os desejos vãos os desejos nascidos das vãs opiniões dos homens como afirma Epicuro
que são os desejos ligados a obtenção de riqueza a obtenção de poder de honras etc agora o que pensava Epicuro sobre estes três tipos de desejo epicur pensava o seguinte Olha somente os desejos do primeiro grupo são sempre plenamente satisfeitos porque esses desejos naturais e necessários eles têm por natureza um limite preciso que consiste na eliminação da dor uma vez que essa dor foi eliminada O prazer não cresce mais ou seja não conduz ao vício percebam a fome é um tipo de dor o bebê percebe a fome assim agora quando a gente tem fome e
se alimenta a gente não tem mais essa dor a gente não tem mais essa necessidade é isso que a picuro fala Tem um limite natural agora os desejos do segundo grupo já não tem esse limite e por isso eles podem nos causar danos assim como os do terceiro grupo também que ainda por cima para piorar Eles produzem outras perturbações na alma muito piores agora vejam se alguém deseja riqueza ou poder né estamos falando aqui dos prazeres do terceiro grupo Os não naturais e não necessários se alguém deseja riqueza ou poder não importa o quanto tenha
vai sempre buscar mais tá esses desejos não são naturais aos seres humanos Mas eles são inculcados pela sociedade e por falsas crenças sobre o que realmente precisamos né Por que é que as pessoas querem ficar ricas porque em nosso tipo de sociedade ter riqueza é uma espécie de prestígio E agora se a gente tivesse em uma sociedade na qual ser rico fosse visto com maus olhos não fosse um prestígio percebe que isso tem a ver com o nosso tipo de sociedade por isso que Epicuro fala olha desejo de poder ou de dinheiro Isso não é
exatamente natural o epicurismo defendia então que a riqueza está inteira no pão na água e num abrigo qualquer para o corpo Vejam só né a riqueza está no pão na água e num abrigo qualquer porque a riqueza supérflua Ela traz para a alma uma ilimitada aspiração de desejos e isso vai ser causa de dor e perturbação o tema do nosso vídeo seus sofrimento vem dos desejos né e é por isso que o Epicuro tem uma frase que eu gosto muito ele afirma o seguinte encontro-me cheio de prazer corpóreo quando vivo a pão e água e
cuspo sobre os prazeres da luxúria não por si próprios mas pelos inconvenientes que os acompanham em outra obra de Epicuro eu já encontrei essa mesma ideia com uma formulação ligeiramente diferente e eu nunca esqueci isso eu achei Fantástico desde a primeira vez que eu li o Epicuro fala o seguinte olha meu corpo estremece de prazer quando tenho pão e água eu acho isso Fantástico meu corpo estremece de prazer quando eu tenho pão e água Vejam Só o que é na verdade o hedonismo de Epicuro Então como a gente pode resumir o que vimos Neste vídeo
de hoje o seu sofrimento vem do seu desejo Nós aprendemos que para o Budismo o mundo está cheio de Sofrimentos e a causa do sofrimento humano encontra-se nos desejos jos do corpo e nas ilusões das paixões muitos dos nossos Sofrimentos começam aqui em ilusões que nós temos agora se o desejo puder ser removido então desaparece também todo o sofrimento humano e o budismo também nos ensina para se atingir um estado de tranquilidade em que não há desejo nem sofrimento deve se percorrer o Nobre caminho galgando as suas oito etapas depois nós vimos que Epicuro filósofo
grego classifica os tipos de desejos em três categorias os desejos naturais e necessários os desejos naturais mas não necessários e os desejos que não são nem naturais e nem necessários nós devemos identificar então cada um de nossos desejos e lutar contra estes Se não forem do primeiro grupo né naturais e necessários porque os desejos dos outros grupos nos trarão perturbações então foi foi esse o nosso vídeo de hoje lembrando mais uma vez faça sua inscrição em meu mais novo curso crítica da religião foobar niet e Freud e continuam abertas as inscrições para os meus dois
outros cursos introdução à filosofia dos pré-socráticos a Sartre e a filosofia de kmx uma introdução e se você considera que a internet é um lugar melhor com o nosso trabalho do que sem ele seja um de nossos apoiadores através da plataforma apoia-se o link está aqui na descrição deste vídeo e você pode também contribuir através de nossa chave pix que é o nosso endereço de e-mail filosofi vermelha @gmail.com um grande abraço e até o próximo [Música]
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