o que nos leva a sair da cama todas as manhãs o que nos motiva a continuar vivendo o que está por trás da vontade humana que nos empurra para a frente para alcançar Grandes Coisas ou fazer coisas estúpidas a filosofia europeia tinha duas respostas um tanto contraditórias alguns explicaram a motivação humana como algo dado por Deus já que Deus nos criou ele também instalou um livre arbítrio dentro de nós para alcançar coisas na vida através da cenoura e do bastão do céu e do inferno mas desde o século XV a ciência começou a desafiar as
doutrinas religiosas por serem muito simplistas então os filósofos europeus ofereceram uma resposta alternativa racionalidade como somos seres Racionais primeiro pensamos e depois Agimos para levar as coisas adiante então geralmente as Duas respostas para nossa motivação para agir eram explicadas por meio de Deus ou racionalidade o filósofo o alemão Arthur schopenhauer no entanto rejeitou tanto Deus quanto razão como motivadores da ação humana então ele ofereceu uma alternativa tanto para religião quanto para racionalidade natureza ele argumentou que somos levados a viver porque é uma força misteriosa dentro de nós concedida a nós pelo próprio universo uma força
unificada que une todos os humanos animais e até objetos temos pouco ou nenhum controle sobre essa força misteriosa mas estamos todos presos a ela Então nossa Mente Consciente racional é apenas a ponta do iceberg Enquanto muitos filósofos ignoraram schopenhauer ele teve uma profunda influência em artistas músicos romancistas mas mais significativamente em psicanalistas como sigmon Freud e kyung hoje vou olhar para a vida de schopenhauer resumir suas ideias filosóficas e dizer porque o pessimismo é bom para você no mundo de hoje então sente-se pegue um pouco de alemã e cerveja e vamos falar de pessimismo e
schopenhauer mas primeiro quem era o homem em si vida arur schopenhauer nasceu em 1788 em uma família de Comerciantes German holandeses em Dan na atual gdk na Polônia naquela época parte daunidade polaco-lituana anos após seu nascimento aade foi anexada pelo reino da Prússia então a família se mudou para Hamburgo para expandir os negócios e experimentar um pouco mais de liberdade em 1797 quando schopenhauer tinha 9 anos ele foi enviado para viver na parte norte da França moderna como su fam era dona de umó quando jovem foi enviado países europeus para lhe ensinar algumas habilidades empresariais
sua famli percia à Nova classe e não era religiosa o explica o ateísmo de schopenhauer maisis pois dinheiro e lucro eram vistos como algo sujo você deveria ser pobre porque chegar ao céu era pelo buraco de uma agulha a família de schopenhauer até apoiou a revolução francesa na esperança de mais Liberdade da religião e das tradições mas shopenhauer não gostou do Programa de Treinamento Mercantil que sua família estava oferecendo em vez disso ele estava mais interessado em filosofia música Literatura e poesia ele era um grande fã de Gate o maior poeta alemão que incidentalmente comparecia
às festas de sua mãe em 1805 seu pai se afogou em um canal talvez acidentalmente schopenhauer no entanto pensou que seu pai havia pulado de propósito porque ele sofria de crises de depressão e ansiedade o próprio schopenhauer teve a Premonição de que ele poderia ter herdado a mesma paranoia de seu pai assim como discuti no escritor japonês aut Gava que tinha uma ansiedade semelhante de herdar a insanidade de sua mãe enquanto a kut Gava terminou sua vida schopenhauer continuou vivendo apesar de ser apelidado hoje como pai do pessimismo a morte de seu pai permitiu que
schopenhauer aproveitasse sua Generosa herança que havia deixado para trás ele investiu seu dinheiro e viveu apenas do juros mas ainda queria prosseguir com sua educação para se tornar um professor universitário em 1809 matriculou-se na universidade de gottingen para estudar medicina enquanto estava na universidade também frequentou aulas de filosofia psicologia e metafísica mais ou menos um ano depois ele mudou para filosofia como um homem temperamental e pessimista ele sabia que a visão de sangue e cirurgia aberta não lhe fariam muito bem com filosofia Pelo menos você pode sentar em uma cadeira e escrever livros ou dar
palestras ele estava interessado no idealismo de Platão e no racionalismo de k não só isso ele mudou de cidade mudou-se para a universidade de Berlim mas infelizmente ele passou a não gostar da maioria de seus professores quanto mais ele estudava mais ele ficava entediado com a religião e se tornava mais e mais ateu em 1813 quando recebeu seu doutorado pela Universidade de Gena o bad boy francês Napoleão estava rasgando a Europa como um tornado schopenhauer temendo ser convocado para o exército prussiano fugiu de de Berlim para se refugiar como seu lar familiar o pessimista também
era um pacifista Napoleão é uma coisa mas voltando para casa ele viu sua mãe morando com o namorado um homem 12 anos mais novo que ela ele ficou enojado ele nunca poderia imaginá-la com um homem que não fosse seu próprio pai ele se mudou para uma pequena cidade rudol stad onde passava seu tempo caminhando nas montanhas ou tomando banho na floresta salgo que niets também gostava quanto também escrevia sua tese Universitária intitulada sobre a raiz quádrupla do princípio da razão suficiente que se tornou um precursor de sua obra mais famosa o mundo como vontade e
representação que elaborare mais tarde a tese foi elogiada por seu herói G mas schopenhauer irritou O Grande Gigante alemão ao criticar seu trabalho sobre a teoria das cores apresentando uma versão subjetiva para a explicação mais objetiva de Newton sobre as cores também devo salientar que sua mãe era uma escritora muito conhecida que ao contrário de muitas autoras da época não usavam um pseudônimo na verdade a primeira mulher alemã a usar seu próprio nome johanna schopenhauer ela publicou alguns romances livros de viagem e biografias mas o próprio schopenhauer não era um grande fã da carreira de
escritora de sua mãe os dois destruíram os escritos um do outro a mãe disse que ninguém ler os escritos do filho nos anos que viriam e ele em troca disse que as pessoas se lembrariam dele pelos séculos que viriam o filho estava certo em 1814 quando schopenhauer tinha cerca de 28 anos foi a última vez que a mãe e o filho se encontraram por quase 17 anos eles não trocaram e-mails telefonemas ou demais Brincadeiras à parte a mãe era uma festeira que aproveitava a vida enquanto o filho era um tanto recluso e pessimista que meditava
sobre a vida somente em 1800 3 eles começaram a enviar cartas um ao outro sua mãe acusou schopenhauer de ser muito temperamental pessimista e arrogante preso em seus hábitos o filho culpou sua mãe pela morte de seu pai supostamente por suicídio enquanto seu pai estava doente na cama sua mãe saía para festas bebia e aproveitava a vida como uma mulher egocêntrica e narcisista schopenhauer tinha uma opinião ruim sobre as mulheres em geral talvez devido à sua mãe em 1814 ele se mudou para Dresden foi por volta de 1816 quando ele foi apresentado a filosofia indiana
dos upanishads e ao budismo ele diz citação no mundo inteiro não há estudo tão benéfico e tão elevado quanto o dus pats foi o consolo da minha vida será o consolo da minha morte Artur schopenhauer enquanto estava em dden ele se concentrou em Sua obra prima o mundo como vontade e representação que foi finalmente publicada em 1819 enquanto esperava pela publicação ele viajou para a Itália onde ficou preocupado com o fato de seu dinheiro acabar porque ele estava gostando demais de pizza como um pessimista cauteloso quando retornou a Berlim ele encontrou um emprego na universidade
de Berlim onde começou a dar aulas bem ao lado de outro gigante alemão georg Hegel os dois não gostavam muito um do outro suas filosofias são extremamente diferentes como schopenhauer estudou ciências naturais e medicina ele chamou hego de charlatão desajeitado que sabia muito pouco sobre a realidade mais profunda do mundo ele achava que Hegel era muito superficial em sua compreensão da realidade como um processo histórico progressivo tudo o que heg ouvia era fumaça mas não tinha ideia do fogo por baixo mas aqui está a ironia Hegel atraiu centenas de estudantes com filosofia dialética baseada em
História enquanto schopenhauer atraiu apenas alguns estudantes para piorar a situação uma de suas vizinhas uma mulher o processou por empurrá-la escada abaixo o que ela ganhou e ele teve que pagar a ela uma pensão por quase 20 anos devido à sua deficiência para deixar seus problemas para trás na Alemanha ele viajou para Itália novamente ele falava bem inglês então ele gostava da companhia de turistas e Dantes ingleses que seguiam os passos de Lord Byron e Escapando do clima Sombrio da Inglaterra ele também tentou aprender espanhol para poder ler Don quichote seu livro favorito no espanhol
original ele também teve algumas ligações com algumas mulheres ele não gostava de monogamia e preferia poligamia ou poliamor em 1831 ele fugiu de Berlim mas dessa vez em vez de Napoleão ou do recrutamento militar ele estava com medo de uma epidemia de Cólera ele se mudou para Frankfurt onde viveu pelo resto da vida como um homem cautelosamente pessimista ele gostava de dar uma volta para se manter saudável ele prezava a sua solidão ele diz citação só podemos ser inteiramente nós mesmos Enquanto estivermos sozinhos portanto Quem não ama a solidão também não ama a liberdade Pois
somente quando estamos sozinhos Somos Livres à medida que sua carreira de escritor progredia ele se tornou cada vez mais conhecido especialmente entre artistas músicos como Richard Wagner romancistas como gustave flober e filósofos como friedrick nietsch Há também um argumento de que a filosofia de schopenhauer pode ter influenciado o biólogo Charles Darwin mas sua influência na psicanálise É talvez a mais profunda em 1860 ele morreu em seu sofá aos 72 anos ele nunca se casou nem teve filhos há teorias de que ele pode ter sido pai de dois filhos hoje Arthur schopenhauer é considerado um dos
filósofos mais influentes do século X agora discutirei a filosofia de schopenhauer filosofia a obra filosófica mais importante de schopenhauer é o mundo como vontade e representação publicada em 1819 nele ele delineou sua principal perspectiva filosófica mas para definir o cenário vamos falar sobre Outro gigante alemão Como foi o caso da maioria dos filósofos alemães de sua época ele teve que responder a Emanuel Kant que revolucionou a filosofia ocidental ao reconciliar duas escolas divergentes de filosofia racionalismo e empirismo os racionalistas Dizem que temos conhecimento inato do mundo que se desdobra à medida que nos desenvolvemos na
vida do Nascimento à idade adulta Mas os empiristas argumentam que tudo o que sabemos sobre o mundo vem de fora por meio dos nossos sentidos cios uniu dizendo que é um pouco dos dois os humanos TM uma faculdade racional inata que dá sentido ao Mundo ao dar uma estrutura a Ele sem Nossa estrutura mental nosso conhecimento do mundo seria tão caótico e desorganizado que não poderíamos dar sentido a ele então tornou a lente humana Central para compreensão do mundo em outras palavras argumentou que nós humanos não somos receptores passivos de conhecimento do mundo exterior também
impomos nossa estrutura mental ao mundo dividiu a realidade em dois reinos distintos fenômenos que é Nossa experiência do mundo por meio de nossos cinco sentidos de olfato Tato visão audição e Paladar inúmeros que é o mundo em si mesmo que não podemos conhecer podemos ver uma montanha mas nunca podemos compreender completamente como é ser uma montanha então para Kant fenômenos são Nossa maneira de conhecer o mundo inú menos é o mundo em si mesmo que está oculto de nós schopenhauer tomou a distinção de canj entre o mundo cognoscível dos fenômenos e o mundo incognoscível dos
números para desenvolver sua própria teoria da vontade e representação para Kant o mundo empírico que experimentamos é apenas a aparência dos números mas os números em si não podemos conhecer completamente para Kant fazia sentido já que ele acreditava em Deus que dava racionalidade aos humanos uma espécie de janela para organizar o mundo e dar-lhe uma estrutura embora c não seja considerado um filósofo cristão sua visão de mundo era daquela de uma tradição cristã ocidental de ver os humanos como algo separado do mundo criaturas quase divinas de Deus exiladas do Jardim do Éden Claro kanj era
um racionalista mas o racionalismo como uma tradição filosófica tem sua origem na Grécia antiga Mas tem sido intimamente alinhado com a visão cristã da realidade de que Deus nos deu Nossa faculdade racional schopenhauer não era religioso então seu argumento não é baseado em nós humanos sendo separados do mundo mas muito parte do mundo schopenhauer argumentou que não há distinção entre os dois mundos cianos de fenômenos e números eles são uma e a mesma coisa ou dois lados da mesma moeda é vontade é a força motriz no universo mas nós só vemos sua representação não à
vontade real assim Pode parecer que há uma distinção entre Nossa experiência e o mundo objetivo mas na realidade não há distinção entre o mundo objetivo e um sujeito que o Experimenta Por exemplo quando falo também posso me ouvir ou quando ando posso ver minhas pernas se movendo mas também sinto como é andar em outras palavras a experiência externa o movimento das pernas mais também interna o sentimento ou intuição que tenho com minhas pernas se movendo schopenhauer argumenta que Ambos são um ele chama isso de vontade mas está oculto de nós e só vemos sua manifestação
ou sombras a ideia de schopenhauer sobre a vontade oculta é um tanto similar à Teoria de Platão sobre a forma ideal e a sombra para schopenhauer não existe mundo externo ou interno é uma e a mesma coisa podemos pensar que qualquer coisa fora da nossa pele é separada de nós mas schopenhauer diz que assim que sua pele toca um objeto não é mais uma experiência externa então para schopenhauer pensar que somos separados do universo é um somos uma e a mesma coisa para explicar o testamento de schopenhauer vamos falar sobre amor se você perguntar a
alguém porque você se casou eles dirão que é porque se apaixonaram mas para shopenhauer é a representação superficial de algo completamente diferente é a vontade de viver somos movidos pelo Desejo de procriar e o amor é apenas uma representação conveniente e superficial do desejo sexual de procriar para schopenhauer a vontade é a força motriz cega no universo que nos motiva a fazer sexo e a representação é Nossa percepção dessa vontade cega que chamamos de amor então a vontade de viver é nossa paixão pela vida que Compartilhamos com todos os seres vivos incluindo animais e plantas
como a vontade é cega e Universal cada um de nós se torna seu olho através do qual ela olha para o mundo por exemplo em humanos a vontade usa cada indivíduo para encontrar o sexo oposto para fazer bebês o amor Nada mais é do que a representação do nosso desejo biológico de procriar se fizermos sexo de forma racional e considerarmos as consequências de ter um filho o custo o tempo o esforço e uma vida inteira de preocupação constante com os filhos que resultam do sexo e angústia sobre sua saúde não faríamos sexo o custo do
sexo para as mulheres é maior devido aos no meses de gravidez e parto embora isso as torne mais cautelosas e seletivas ainda não as impede de fazer sexo para os homens no entanto não há custo fisiológico em fazer sexo o desejo é tão extremamente forte que os homens trabalham duro e até colocam suas vidas em Perigo Para adquirir recursos estatus poder fama e tudo para ter acesso a mais mulheres Então tudo o que fazemos na vida adquirindo riqueza status maquiagem moda condicionamento físico cirurgia plástica etc fazemos em última análise para atrair uma companheira para procriar
o melhor momento em que podemos ter uma clareza mental racional é logo após o sexo quando os óculos sexuais estão fora um grande exemplo da Visão pessimista de schopenhauer sobre o amor é retratado em um dos romances mais belos do século XX em busca do Tempo Perdido de Marcel prust que eu discuti muito aqui a representação do Amor no romance como uma experiência decepcionante quando por um lado o tédio ou por outro o ciúme Se infiltra para arruinar as TZ uma metáfora grosseira para vontade seja um iceberg gigantesco enquanto Nossa Consciência Humana ou percep ap
pon desse iceberg que se met para psicanlise da mente inconsciente schopenhauer diz que é impossível conhecer aade porque assim que você observa ela umaes dessa é como na mecânica quântica sua observação de uma partícula muda a posição da partícula então é uma espécie de Cat 22 entender a ideia de vontade de chopen era imaginar que tudo no universo é uma coisa Digamos um único átomo que oscila entre tudo o que existe para schopenhauer estamos imprensados entre uma rocha a vontade irracional e caótica e um lugar difícil noso desejo racional por ordem Em um nível intelectual
queremos ordem felicidade realização etc mas em um nível mais profundo nossa vontade segue para vida é ilógica caótica sem direção e infinitamente esada isso nos causa sofrimento noso intelo busca ordem cega não obedece ordem nível instintivo queremos seo comida e Compania quase infinitamente na realidade não podemos satisfazer esses desejos o tempo todo então nossa mente racional tenta domar ou colocar um limite nessas coisas mas a vontade cega é insaciável como resultado estamos constantemente presos entre a cruz e a espada então no final das contas quando se trata dessa vade não somos livres mas a vade
em si é livre se ela não atingir seu objetivo por meio de nós ela fica feliz em nos destruir e passar por outra pessoa queremos domá-lo mas nossa tentativa frequentemente nos deixa frustrados em outras palavras podemos agir livremente não podemos querer livremente como Albert Einstein disse por exemplo não podemos eliminar nosso impulso sexual inato que é a maior causa de Sofrimento para os homens podemos satisfazê-lo temporariamente mas nunca podemos eliminá-lo shopenhauer diz que uma vez que temos um corpo estamos todos à mercê dessa vontade cega que nos impele a fazer coisas para entender completamente à
vontade de schopenhauer é importante discutir a ideia budista do selfie porque ele ficou massivamente impressionado com o budismo ele diz citação Se eu quisesse tomar os resultados da minha filosofia como padrão da verdade eu teria que conceder ao budismo preeminência sobre os outros schopenhauer SW and representation de acordo com o budismo a coisa que chamamos de self ou eu não é nada além de uma ilusão ou Miragem para os budistas A consciência é universal mas o selfie é uma mera Miragem que adquirimos em nossa vida em outras palavras nossa essência não é o self que
chamamos de mim ou eu nossa essência é consciência o self é uma identidade falso o ego que criamos em torno dessa consciência uma vez que alimentamos esse ego ele se torna insaciável com o desejo de ter coisas como dinheiro poder fama e comida Então esse eu ou ego se torna a principal fonte de sofrimento na vida sofremos porque nosso ego quer coisas e nunca fica satisfeito no budismo eles praticam o desapego para reduzir o sofrimento todos nós queremos brinquedos brilhantes mas temos que sofrer para obter luz mas uma vez que os obtemos Queremos mais brinquedos
ou brinquedos mais novos isso nunca para Então os budistas praticam a disciplina recusando-se a obedecer à vontade cega ou aos desejos internos mas no budismo isso vai ainda mais fundo o que é chamado de negação do self em outras palavras você você se livra da coisa que chama de selfie um impostor que está fazendo você fazer coisas perseguir dinheiro sexo drogas ou comida shopenhauer tem uma solução semelhante a única saída para o sofrimento é A negação Du eu quando você se torna um com o universo porque na realidade mais profunda não há eu como eu
e você mas uma vontade Universal nós indivíduos somos meramente seus olhos que ele olha para o mundo também como shopenhauer acreditava em uma única vontade Universal manifestada em todos nós ele via a compaixão como reconhecimento dessa vontade cega a palavra compaixão significa literalmente paixão com então reconhecer a vontade cega é uma maneira de entender a compaixão a compaixão de chopen era diferente da moralidade convencional por exemplo um leão comendo uma gazela parece terrivelmente cruel mas schopenhauer diz que ambos obedecem a mesma vontade cega nós humanos julgamos as coisas através das lentes do prazer e qualquer
coisa que reduza o prazer é considerada sofrimento portanto imoral mas a vontade cega não vê as coisas através das lentes individuais a única maneira de lidar com esse sofrimento é por meio do intelecto e da arte que nos permitem passar para um estado de não existência como Nirvana budista artistas enquanto criam arte Assim como nós Enquanto apreciamos essa obra de arte experimentamos um momento de não ser enquanto ficamos maravilhados com sua beleza quando uma arte nos tira o fôlego Nós realmente experimentamos a não existência um tipo de momento feliz shopenhauer influenciou o compositor alemão Richard
Wagner cuja música representa a vontade cega volátil e oscilante de schopenhauer para schopenhauer a música não representava o mundo fenomenal portanto era livre da vontade dos impulsos em vez disso fomentava a compaixão quando experimentamos a beleza artística ou não vamos além da distinção entre vontade e representação ou sujeito e objeto ele diz citação V é como se o objeto existisse sozinho sem que ninguém o percebesse e assim não se pode mais separar O Observador da percepção mas os dois se tornaram um a totalidade da consciência inteiramente preenchida e ocupada por uma única imagem perceptual o
mundo como vontade e representação volume p34 experimentar a beleza artística nos liberta da vontade cega para que nos tornemos uros sem vontade indolor atemporais sujeitos da cognição você entra em um mundo de ideias sem se preocupar com o mundo físico da matéria você fica tão hipnotizado pelo objeto de beleza que todo o resto se torna irreverente para você para schopenhauer a música representava a mais pura de todas as formas artísticas porque a música é atemporal universal e compreendida por todos e em todos os lugares até os gregos antigos viam a música e a matemática vindo
da mesma fonte natureza schopenhauer vess Hegel para entender schopenhauer deixe-me discutir Hegel entre os dois Hegel foi muito mais influente nos últimos dois séculos através das obras de Marx em particular mas a influência de schopenhauer foi mais no reino da psicologia e da biologia evolutiva Hegel foi um Idealista alemão cuja filosofia foi inserida na ideia de processo histórico progressivo ele acreditava que somos o produto da história em outras palavras pensamos ou nos comportamos da maneira que fazemos porque nascemos e fomos criados Neste período da história um grego antigo e um alemão moderno são muito diferentes
em seu pensamento e comportamento simplesmente porque viveram em períodos históricos diferentes em outras palavras o tempo nos faz e a história nos molda a história é uma progressão contínua do tempo schopenhauer pensava que havia algo muito mais profundo do que o tempo o tempo é apenas o vé do nível da superfície e abaixo dele a causa e falta de objetivo tudo governado pela vontade cega Hegel diz que construímos sobre aqueles que vem antes de nós enquanto as coisas estão progredindo e melhorando seu processo dialético era quando dois opostos tese e antítese se juntavam para fazer
algo novo chamado síntese que é uma melhoria nas coisas anteriores schopenhauer por outro lado diz que temos a ilusão de ver as coisas melhorarem porque não vemos a vontade cega a vontade não tem destino ou uma Utopia perfeccionista em mente é sem objetivo inquieto e eterno um pêndulo que oscila para sempre mas sempre preso entre querer mais e rapidamente se cansar deles depois que você os ganha é como crianças querendo brinquedos novos mas logo ganham dito brinquedo e se cansam deles o mesmo com compras drogas comida sexo etc enquanto reggel está correto ao dizer que
uma criança grega pode ter desejado um brinquedo diferente de uma criança alemã moderna mas o desejo pelo brinquedo E o tédio Daquele mesmo brinquedo ainda são os mesmos então schopenhauer diz que o progresso histórico não significa nada para nossos desejos e impulsos insaciáveis Hegel acreditava na teleologia aristotélica o progresso da história que está se movendo em direção à melhoria da raça humana por exemplo Progresso significa mais Liberdade mais comida mais conforto e mais igualdade mas para schopenhauer história Cultura Progresso são todos uma ilusão aou nível superficial como em Maia no hinduísmo e abaixo está o
caus e a falta de objetivo e uma vontade aterrorizante como a vontade não tem objetivo não faz sentido falar sobre Progresso você poderia dizer que a filosofia progressiva de Hegel é um pouco semelhante à visão Cristã de nós indo em direção ao céu que Marx pegou e transformou em um estado comunista do Futuro no qual todos vivem felizes igualmente schopenhauer pode dizer que isso não passa de um sonho porque somos governados pela vontade cega dentro de nós não importa quão bonito o mundo exterior se torne você não pode mudar a natureza humana é por isso
que schopenhauer é chamado de filósofo do pessimismo Hegel tem uma visão otimista da história de que as coisas estão melhorando à medida que viajamos para o futuro Mas schopenhauer pensa no grande esquema das coisas o progresso é apenas uma ilusão Os gregos antigos sofreram tanto quanto o homem moderno apesar de suas sociedades serem muito diferentes porque em um nível inato estamos presos entre uma rocha que é a vontade cega nos incitando a perseguir sexo comida poder e mais e um lugar difícil que essas coisas nem sempre estão disponíveis e mesmo que estejam disponíveis logo ficamos
entediados e queremos outra coisa para dar um exemplo ficamos viciados em comida drogas compras mídia social etc apenas para saciar a sede que essa cega nos concedeu isso não mudou desde o início dos tempos mesmo em uma Utopia futura ainda buscaremos os objetos de nossos desejos e nos cansaremos deles em breve então Hegel era um otimista embora ligeiramente utópico schopenhauer no entanto era um realista Hegel achava que os humanos estavam se tornando melhores enquanto schopenhauer achava que o hardware muda mas a fiação permanece a mesma agora a questão é do o pessimismo de shopenhauer é
algo bom na sociedade moderna pessimismo na física a segunda lei da termodinâmica é a entropia o que signica que tudo está movendo em direção ao Caos em outas palavas o universo se movendo em direção à desordem para simplificar é mais fácil destruir do que construir é mais fácil causar dor e sofrio do que prazer e alegria nossa Mente Consciente está mais Alerta à dor do que ao prazer segundo schopenhauer a dor de perder algo ou alguém é muito maior do que a alegria de ganhar algo ou alguém em outras palavras à medida que envelhecemos nos
tornamos cada vez mais cautelosos e cuidadosos apesar de ter uma boa parte da herança schopenhauer nunca teve Total confiança em sua renda por qu porque ele diz que a dor é infinita e a alegria é finita humana aor aoe da Nossa racionalidade a racionalidade é Nossa maneira de minimizar a dor Então nossa mente é mais queimada por experiências negativas Duque positivas traumas passados frequentemente nos impedem de alegrias futuras shopenhauer também diz que não estamos aqui para ser felizes mas para procriar e continuar a vida então entender a vontade cega di schopenhauer nos permite diminuir Nossa
expectativa Hoje os humanos mod tem um desejo insaciável por felicidade de modo que quase tudo o que fazemos está vinculado ao nosso objetivo de felicidade para schopenhauer a felicidade não é nada além de uma ilusão para lutar lutar é ocelar entre o desejo e a parede assim como o amor é uma ilusão para o sexo a felicidade é uma ilusão para nossa tentativa de escapar da vontade satisfazendo o seu desejo insaciável por exemplo para alimentar uma fogueira temos que jogar mais lenha nela Então o pessimismo de schopenhauer nos permite diminuir nossas expectativas o maior inimigo
da Felicidade é Ter uma expectativa alta que é constantemente destruída pela realidade schopenhauer nos traz de volta a realidade da vida que é cheia de racionalidade Sofrimento dor e inquietação entender a realidade pode soar pessimista mas nos ajuda a administrar nossas expectativas Então pode em última análise nos ajudar a ficar mais contentes com a Dura realidade da vida a vida não é sobre felicidade conforto ou ordem feliz é tudo caos desordem desconforto e sofrimento Arthur schopenhauer dedicou sua vida à filosofia em uma tentativa de encontrar uma explicação não religiosa da vida ele finalmente se estabeleceu
em uma ideia simples somos movidos por uma vontade cega de continuar a vida ele estava pensando sobre nosso impulso evolucionário cerca de 40 Anos Antes de Darwin ar em sua teoria da evolução estar no coração da vida na Terra Então somos apenas ferramentas nas mãos da natureza e da evolução Obrigado por assistir