com o lançamento de arken trazendo personagens com uma feminilidade forte e empoderada descobrimos que as pessoas gostam desse tipo de personagem Coisa que muita gente afirmaria que o público cheio de sexismo não apoiaria de forma alguma como realmente tem acontecido o último grande fracasso que tentou colocar esse tropo em Sua obra foi de acol onde as redes sociais mostraram seu mais profundo descontentamento então será que ente existe uma rejeição a temas políticos na arte a verdade é que os estúdios têm tentado aplicar vários tropos diferentes assim como a mulher empoderada goela abaixo por muito tempo
Isso inclui Marvel Ghost bursters e até Star Wars Mas até hoje eles nunca Conseguiram fazer funcionar porém com arcain tem sido diferente Será que finalmente vai haver alguma mudança nessa direção Será que a era das narrativas forçadas finalmente chegar ao fim nesse vídeo Nós Vamos explorar como a indústria midiática cavou esse buraco e como eles estão finalmente percebendo onde precisam acertar esse vai ser os dois lados da moeda o lado ruim e o lado bom da arte [Música] política existe um debate de longa data ou melhor uma gritaria na internet sobre se a política deve
ou não estar presente em filmes programas videogames e assim por por diante Algumas pessoas dizem mantenha sua política fora da minha arte enquanto outros insistem que toda a arte é política ou que histórias como Star Wars sempre foram sobre políticas uma das grandes inspirações de Lucas para fazer Star Wars com toda a certeza foi duna que também é uma arte completamente política na época em que a história foi escrita o assunto que mais estava em alta era a exploração do petróleo em a especiaria Faz esse papel de substância importante para que o universo se mantenha
equilibrado quem controla o petróleo controla o mundo Star Wars continua no mesmo caminho de sua inspiração original apresentando histórias que ainda contém política porém é inegável que elas não t se saído muito bem nos últimos tempos nesse sentido Podemos dizer que a Disney tá sufocando o Star Wars com política assim como outras obras um dos temas mais abordados de forma política por exemplo é o empoderamento feminino quando falamos de uma personagem empoderada não estamos apenas nos referindo a uma personagem feminina forte esse arquétipo é relativamente novo para Hollywood Yes pense nos filmes dos anos 70
e 80 replay de Alien e Sara Conor do Exterminador Futuro eram personagens principais fortes que por acaso eram mulheres o heroísmo delas era definido pelas suas ações e o seu gênero era completamente secundário a força dessas personagens realistas e relacionáveis é parte do que torna esses filmes atemporais se Hollywood tivesse continuado a criar mais personagens assim tudo teria ficado bem Eles teriam feito mais bons filmes e o público teria continuado a assistir Mas em vez disso os filmes se encheram de políticas de identidade ou seja Hollywood já fazia filmes de ação com protagonistas femininas fortes
há anos Mas agora parece que passaram a tratar isso como uma ideia nova e revolucionária no começo isso funcionava como uma ferramenta de marketing útil pegar uma franquia querida e sem fazer muito esforço criativo apenas trocar o gênero do protagonista isso dava ao filme um apelo novo como se falasse sobre igualdade mas sem realmente ser sobre isso o problema é que ao fazer isso os filmes perderam a sua criatividade e também a sua inovação por exemplo veja shir hul Cap Marvel e Mulan todos esses filmes apresentam protagonistas femininas com força ou poder significativo E todos
foram brutalmente criticados pelo público por que isso acontece será que é sexismo Ou talvez seja simplesmente uma má construção de personagem não se deve descartar que sim de fato existe um ódio real direcionado a personagens femininas apenas por causa de seu gênero mas é evidente que comentários odiosos só ganham repercussão significativa quando público mais razoável também não gosta do personagem por outras razões bem mais sensatas só que é difícil apontar uma falha específica que seja comum a todas nem todos os personagens aqui compartilham os mesmos erros de escrita cada um falha de maneira única contudo
algumas semelhanças em vez de tentar criar personagens que ensinavam alguma moral importante esse tipo de personagem feminina forte se limitava a traços superficiais de caráter os personagens ao redor dessas protagonistas eram fracas e inúteis enquanto as próprias protagonistas eram constantemente retratadas como superiores sem precisar realmente passar por lutas ou desafios o mundo ao redor delas mudava e elas passavam a perceber seu próprio valor como se o estereótipo de James Bond fosse invertido Mas tirando a parte onde a história é realmente divertida vamos pegar a nova versão de Mulan como exemplo no filme de animação original
de Mulan vemos a sua luta devido à inexperiência e aal de destreza física contudo ela compensa essas limitações com inteligência criatividade e determinação mesmo quando a situação parece desesperadora na nova versão de Mulan ela é praticamente uma superh heroína desde o início graças a uma habilidade inata isso elimina a necessidade de usar o seu intelecto ou encontrar soluções criativas tornando o personagem superficial e desinteressante Vale mencionar que ao dizer conquistar não significa necessariamente que o personagem precisa fazer algo Nobre para obter um poder como é o caso do capit América a maioria dos superherois não
ganha seus poderes dessa forma eles frequentemente os adquirem por Acidente ou eventos fortuitos O que é perfeitamente aceitável entretanto para justificar o seu poder o herói deve enfrentar desafios para aprender a usá-lo um exemplo mais recente desse tropo bem executado é Kate Bishop da série do Gavião Arqueiro Embora ela seja uma arqueira e artista Marcial extremamente talentosa desde o início Kate é inexperiente no mundo do combate ao Crime ela precisa aprender a aplicar suas habilidades em diferentes situações contando com a orientação de Clint barton o gavião arqueiro mas parece que os grandes estúdios esqueceram como
escrever uma boa personagem Feminina as nuances e as motivações que tornavam esses personagens especiais foram jogadas fora temos agora personagens como Ray e como Jedi parecia usar apenas o poder do roteiro Ray que inicialmente era apenas uma personagem forte se tornou praticamente onipotente no segundo filme sua evolução foi mal desenvolvida com falhas de caráter desaparecendo rapidamente e a personagem vencendo facilmente qualquer luta como se fosse uma heroína perfeita Isso inclui derrotar Luke Skywalker em um duelo e até realizar feitos impossíveis o desenvolvimento da personagem foi substituído por um poder sem profundidade além de Ray outros
personagens como a vícia Almirante rodo também foram mal inscritas ela toma decisões absurdas que colocam em risco seus soldados e no final o plano dela acaba funcionando por pura sorte Já sh hul magicamente acordou com seus poderes completamente dominados Na verdade o ponto alto do arco da shuk ocorre em uma sessão de terapia em grupo quando ela percebe que precisa aceitar que não precisa ser a shuk para se sentir Aceita sim o ápice de sua história é decidir que pode ser ela mesma isso ser interessante se a sua insatisfação com a sua vida fosse Evidente
desde o acidente que a transformou no entanto antes disso ela parecia razoavelmente satisfeita com a sua vida ao que tudo indica a nova obsessão da Disney é promover e exaltar personagens femininas do tropo Gear boss um exemplo recente disso é the acoite uma nova série de Star Wars que foi amplamente odiado online por qu além de um roteiro fraco a série é acusada de forçar uma narrativa de empoderamento feminino parece que a série tá priorizando inclusão e diversidade focando mais no Poder da personagem feminina em conflitos galáticos do que na aventura e na narrativa épica
que Originalmente tornou Star Wars um sucesso por mais que a Disney quisesse trazer novos modelos de personagens femininas o resultado foi uma série de falhas que afastaram muitos fãs e não conquistaram novos Quando a escrita é fraca e os personagens tão mal desenvolvidos surge a dúvida Qual é o melhor mercado para vender esses filmes e ainda ganhar dinheiro a verdade é que os filmes estão claramente falhando ao descartar personagens com potencial real e também cativantes em favor de narrativas forçadas e personagens irrealistas um exemplo disso é Fin um personagem que tinha grande potencial sua história
de fundo com uma infância difícil e lutas pessoais poderia ter sido explorada de forma mais profunda em vez disso ele foi transformado a uma história secundária que acabou prejudicando a dinâmica do filme isso não só enfraqueceu o desenvolvimento dos personagens mas também aast os fãs que sentiram que o verdadeiro espírito da franquia estava sendo negligenciado os filmes em vez de apresentar uma boa história pareciam mais focar em adicionar camadas superficiais para esconder o desdém pelos fãs e pela própria franquia essa abordagem equivocada fez com que muitos fãs se sentissem traídos embora o último Jedi tenha
arrecadado cerca de 400 Milhões de Dólares um número impressionante ele ainda foi uma decepção para Disney pois não atendeu as expectativas a bilheteria provavelmente se beneficiou mais do Hype gerado pela antecipação do filme do que de uma reação genuína positiva do público para muitos fãs o filme foi uma piada e manchou a nova trilogia de Star Wars ele não matou a franquia mas somou a uma série de erros que se acumularam ao longo dos anos essa abordagem da garota empoderada como vemos em várias franquias não é só frustrante para os fãs mas também prejudica as
franquias como um todo quando Star Wars voltou com a acensão Skywalker muitos fãs estavam Ainda tentando acessar a decepção de o último jadai o filme Parecia um ajuste apressado tentando corrigir os erros do episódio anterior sem realmente aprofundar a história a reintrodução de pa patini sem explicação satisfatória o retorno da estrela da Morte e os poderes mirabolantes de Rey apenas tornaram a narrativa mais confusa no fim das contas o filme só se Manteve relevante por ser parte da franquia principal Mas ele foi um fracasso em termos de qualidade a maioria dos exemplos que mencionei Compartilha
essa tendência de colocar tudo nas mãos de uma única personagem como em Cap Marvel e Mulan tudo o que elas realmente precisam fazer é aceitar o poder que já está dentro delas livrar-se das restrições impostas por outros e a Vitória Garantida essa transição dramática entre a vitimização total e o domínio absoluto é o que esses filmes consideram um desenvolvimento significativo de personagem mas a verdade é apenas uma mudança extrema de um lado pro outro nenhuma dessas abordagens é saudável Existe uma grande diferença entre dar uma representativa a um personagem e transformá-lo em uma força de
natureza Invencível que só precisa se libertar das amarras impostas para que uma protagonista vença o mal que enfrenta é essencial que essa vitória seja conquistada o personagem principal precisa lutar ou até mesmo sofrer enquanto obtém a força necessária para triunfar idealmente essa força seria alcançada por meio de relacionamentos significativos ou aprendendo com figuras mais sábias e experientes personagens que só precisam alcançar a autorealização não não apenas são entediantes mas também passam mensagens prejudiciais a falta de desenvolvimento significativo ensina lições erradas a ideia de que tudo o que é necessário para o sucesso é aproveitar o
poder que já está dentro de você não é muito bom essas histórias transmitem ao público que eles não precisam mudar no entanto os nossos heróis devem nos inspirar através de sua capacidade de superar as suas falhas e os seus próprios fracassos ou por serem exemplos de virtude que apesar de tudo em enfrentam adversidades esmagadoras eles devem usar sua inteligência confiar em suas equipes e lutar arduamente para vencer muitas heroínas modernas falham em conquistar o público porque obtém poder de maneira fácil sem esforço narrativo elas não escalam seus próprios arcos de personagem em vez disso recebem
poder e destaque pela história que as cercam muitas vezes essas personagens são moldadas para provar um ponto ou impulsionar uma agenda O que as torna superficiais e também desagradáveis Além disso elas tendem a se concentrar exclusivamente em si mesmas em seu sucesso e em suas ideias de realização como corrigir isso simples crie personagens para contar histórias não para provar pontos mostre personagens falhos que precisam crescer mudar e enfrentar suas limitações para curar suas feridas internas ou apresente modelos de virtude que enfrentam adversidades reais sacrificam-se e sofrem para combater o mal como por exemplo [Música] ar
certamente foi uma surpresa agradável em uma era marcada por adaptações terríveis de videogames de alguma forma a série baseada no famoso e tóxico League of Legends conseguiu conquistar tantos críticos quanto fãs isso se deve a várias razões animação de Aren é deslumbrante a sua construção de mundo tremendamente incrível e as cenas de ação são estilisticamente marcantes e significativas contudo o verdadeiro diferencial de arcain está em seu elenco de personagens que trazem vida ao seu universo cada personagem é único tanto em design quanto em personalidade eles são profundamente desenvolvidos e com motivações e visões de mundo
próprias embora uma história possa ter um enredo inteligente e um mundo Rico se os personagens forem superficiais ou desagradáveis o público não se conectará com eles e a obra vai sofrer por isso ar Ken por outro lado nos fez amar os seus personagens mesmo em um mundo tão distante do nosso um grande destaque é a vai uma protagonista feminina forte que abraça o seu papel de maneira exemplar evitando os erros comuns do gênero vai é competente e forte mas ela não é invencível ela enfrenta desafios físicos e psicológicos aprendendo a superar suas fraquezas e suas
falhas Além disso ela se importa profundamente com os outros lutando ferozmente por aqu aqueles que ela ama essas características criam uma protagonista com profundidade que parece real mesmo em um mundo Steam punk de fantasia suas motivações desejos e pensamentos não são fabricados arbitrariamente para o enredo ou para transmitir uma mensagem mas derivam de sua história de vida e de seu passado trágico desde jovem vai foi forçada a assumir o papel de irmã e mãe para palde Enquanto Ela sonhava com uma vida melhor a sua jornada como personagem é construída com base nesses elementos e em
suas experiências o que a torna uma figura autêntica e inspiradora a série habilmente nos mostra o passado trágico de vai na cena de abertura mas logo muda o foco para suas ações e a sua personalidade ao invés de insistir excessivamente em sua situação para fabricar simpatia arini nos apresenta vai da melhor forma correndo de cabeça para os problemas o mundo tenta derrubar a personagem mas ela se recusa a aceitar as dificuldades que a vida lhe impôs o público ama isso pois há algo incrivelmente satisfatório em acompanhar uma história de superação onde personagens eles enfrentam e
vencem probabilidades impossíveis através Óbvio da criatividade e da determinação do personagem a série evita exageros construindo empatia de forma orgânica e nos conquistando com a força genuína de sua protagonista os traços de caráter de vai continuam a se desenvolver ao longo da série Ela não é uma personagem unidimensional com um único obstáculo a superar ou uma verdade singular a descobrir vai é complexa e multifacetada oscilando entre virtudes e vícios em diferentes aspectos de sua personalidade seu arco de personagem como todo bom arco é uma jornada acidentada sua ascensão de uma jovem das ruas para uma
Combatente empunhando punhos mecânicos não é uma coisa linear ela é fiel ao seu estilo cada conquista é fruto de uma luta árdua arain retrata muito bem a determinação que vai tem mas destaca também que as suas ações são imperfeitas nem sempre as coisas que ela faz lhe resultam em algo positivo isso fica evidente em sua primeira cena de luta vai é resiliente e Feroz no combate mas ela carece de uma defesa boa o que resulta em punição ainda assim a sua habilidade como pugilista é impressionante de onde vem essas habilidades arcain nos mostra isso com
naturalidade através de cenas que nos permitem entender o seu contexto e trajetória sem recorrer a diálogos expositivos e óbvios a série evita clichês como diálogos em que outros personagens elogiam exageradamente a protagonista eles preferem mostrar a sua competência de forma orgânica vai não elevada a grandiosidade por artifícios narrativos seu desenvolvimento é orgânico e Genuíno cada cena cada linha de diálogo tem peso e significado não há momentos supérfluos ou cheio de frufru destinados apenas a engrandecer a heroína esse cuidado na escrita é um dos pontos fortes da série evidenciado por exemplo no duelo entre jinx e
Eco onde cada segundo transborda significado sem necessidade de palavras pandem vai sua conversa com Vander após o assalto é um excelente exemplo de como Aren constrói personagens complexos cada linha de diálogo contribui para estabelecer quem vai é naquele momento e como ela precisa crescer por um lado vai e defende ferozmente sua independência e deseja uma vida melhor estando disposta a lutar por isso por outro lado ela confia em vender essa dualidade reflete um conflito Universal o desejo de independência e a autonomia versus a necessidade de segurança e proteção vai é forçada a confrontar essa escolha
mas as suas ações revelam a sua verdadeira Essência ela sacrifica sua verdade e Independência pela segurança de sua família mostrando que sua motivação principal não é autograf Ou busca de poder vai se preocupa acima de tudo com a sua família especialmente a sua irmã powder embora isso não seja uma revelação surpreendente para quem assistiu a primeira temporada É bem interessante analisar que existe uma diferença crucial entre as duas personagens é como se uma fosse oposta à outra vai é um exemplo de como histórias bem contadas precisam Ressoar emocionalmente não basta que uma história tenha efeitos
visuais Magníficos ou cenas de ações impressionantes se o enredo estiver focando em desejos superficiais do protagonista Ela será esquecida muito facilmente sua motivação Central é preservar algo que vale mais do que qualquer coisa o vínculo com sua irmã o contraste entre a postura combativa de vai no mundo e sua atitude gentil e protetora com powder É bem interessante lá fora vai e faz o necessário para sobreviver com sua irmã ela revela quem realmente é no fundo esse amor é o que impulsiona as suas ações e dá ainda mais características para as suas falhas quando vai
atacar pder em um momento de raiva e angústia vemos o lado impulsivo e explosivo da personagem que já havia sido estabelecido mas nunca antes direcionado a irmã imagina o peso de após anos protegendo e ensinando a sua irmã fi-la em um momento de descontrole é um erro que vai se arrepender imediatamente mas o estrago está feito o tapa não pode ser desfeito assim como o dano emocional causado essa cena é poderosa porque é universal todos nós em algum momento já dissemos ou fizemos algo que causou uma dor Irreversível em um relacionamento Especialmente quando estamos mais
vulneráveis infelizmente a história de vai não termina nesse erro ela não pode desfazer o que fez Mas pode tentar reparar os danos vai e busca pde desejando perdão e reconciliação quando finalmente se encontram Há Uma Breve esperança de que as coisas possam dar certo contudo arcain nos lembra que feridas Profundas não se curam facilmente pder não é mais a garotinha em defesa que vai deixou para trás agora como jinx ela é quase irreconhecível a transformação de pder é trágica não apenas pela mudança física e psicológica mas porque a confiança que ela tinha em sua irmã
foi substituída por paranoia e desconfiança Esse é abandono quebrou o seu espírito tornando-a incapaz de acreditar que alguém realmente se importa com ela vemos essa transformação pelos olhos de vai e isso intensifica o impacto emocional dela personagens dedicados a um objetivo singular podem ser entediantes se o seu Progresso for constante mas a jornada de vai tá longe disso quando parece que ela e seus aliados alcançaram um Marco né tudo desmorona a tentativa de resgatar vem determina em desastre e o tão esperado reencontro com pder se torna um pesadelo jinx consumida pela Psicose não reconhece mais
a irmã que tanto amava vai também enfrenta seus próprios Demônios em um momento ela admite a caitlin que quando o monstro de verdade apareceu ela fugiu essa confissão carrega um duplo sentido no incidente no mercado de peixes vai deixar o powder com Silco mesmo após machucá-la e chamá-la de jinx mais tarde durante uma batalha ela abandona Caitlyn ferida e mais importante evita encarar plenamente o que pder se tornou vai não pode trazer sua irmã de volta mas pode buscar Vingança contra o homem que acredita ter destruído a sua família CCO apesar de seus erros a
sua luta permanece motivada por um desejo de proteger aqueles que ela ama e corrigir os erros que no fundo sente ter causado Essa complexidade é o que faz Vai um personagem tão fascinante vai é até o fim impaciente e propensa a agir sem pensar nas consequências isso não quer dizer que ela não tenha crescimento um exemplo disso são seus Duelos com savica no primeiro vai ataca impulsivamente e é pega de surpresa mas no segundo ela entra mais cautelosa avaliando a situação antes de atacar vai poderia ter agido com mais paciência talvez fazendo um reconhecimento mais
detalhado e descobrindo o novo aprimoramento de savica isso a teria deixado mais preparada pra luta mas estamos falando de vai podemos esperar certo crescimento mas não uma mudança radical apesar disso a personagem nunca se torna ível porque o seu núcleo permanece o mesmo mesmo após seus confrontos com powder que se transforma em jinx e a sensação de que ela pode ter desistido de sua irmã o desejo de se reunir com ela nunca desaparece isso Ressurge na cena final da primeira temporada quando vai sem alternativas implora desesperadamente para jinx voltar com ela e deixar para trás
tudo que conheciam nessa cena o público já sabe que não vai funcionar pois a situação Tá além do controle de vai mas ao mesmo tempo entendemos que ela precisa tentar como poderia ela se perdoar se não colocasse tudo o que tinha em uma última tentativa de restaurar o seu vínculo com a powder ignorar essa tentativa seria antiético ao próprio personagem de vai que é definido por sua lealdade e esse vínculo fraternal essa dinâmica é um dos pontos de tensão mais cruciais da série e é exatamente por isso que vai não poderia ser um personagem masculino
alguns comentam que para escrever um personagem feminina forte bastaria pegar um personagem masculino e trocar o gênero Mas isso não é verdade homens e mulheres não são os mesmos e uma personagem feminina não pode ser simplesmente uma versão masculina sem que isso soia artificial e estranho muitas heroínas modernas falham em conquistar o público porque elas tentam se comportar como homens especialmente aqueles estereótipos de homens durões obsecado com a sua própria imagem vai precisava ser uma mulher porque pder é era uma mulher e o vínculo entre duas irmãs tem uma dinâmica única um irmão mais novo
por exemplo não aceitaria tão prontamente o cuidado e a proteção de uma irmã mais velha o que reforça a conexão entre vai e powder essa construção de personagem sólida que muitas vezes falta na mídia moderna é o que torna ar Kane uma história tão envolvente e bem-sucedida a excelente escrita de vai é uma prova do que mentes criativas podem fazer quando se entregam de corpo e alma ao mundo que eles estão criando muitos escritores modernos parecem ser incapazes de se distanciar da nossa realidade Nossa política e clima social ao escrever as suas histórias o resultado
São inserções desajeitadas de valores e ideias modernas que parecem deslocadas em um mundo de superh heróis fantasia ou ficção científica arken por outro lado constrói seu mundo de forma proposital e meticulosa criando personagens que se encaixam nesse mundo e não no nosso mundo os escritores de Aren conseguiram criar personagens que o público ama ou ama odiar esses personagens nos envolvem tanto em sua história que enquanto assistimos somos transportados para o mundo deles esquecendo momentaneamente as ansiedades do nosso e vivemos a experiência deles as histórias hoje em dia estão tentando empurrar suas visões políticas de mundo
para nós da forma mais possível não existe nada artístico nisso é apenas propaganda mas quando histórias conseguem trazer essas mensagens para Campo subjetivo das metáforas e das hipérboles Tudo começa a se encaixar as metáforas são o mais alto nível narrativo que uma história pode chegar e a mera exposição não faz sentido pro telespectador a boa arte não nos ensina por meio de palavras mas por meio de exemplos Elas Não Contam Elas mostram personagens fortes são fortes porque os vemos assim e não porque nos foi contado por conta disso você deve ter em mente que o
que nos ensina não são meras palavras mas sim exemplos e qual será o exemplo que esses personagens estão passando muito obrigado aos meus apoiadores vocês são incríveis torne-se você também um apoiador aqui do canal se tornando membro Entra lá no nosso discord para conversar com a galera e me siga no Instagram Eu não posto nada lá mas vai que eu comece a postar i