Quando falamos a respeito dos fundamentos doutrinários estamos falando daquilo que a Bíblia ensina de forma recorrente e que evidentemente precisa ser sistematizado então tudo aquilo que nós temos recorrência muita informação ele deixa de est só na categoria de informação ser meramente informativa e passa a ser ênfase quando falamos de doutrina normalmente há um volume maior de ensino da palavra de Deus nesse assunto e a aula de hoje é um assunto recorrente nas escrituras eu eu quero falar não só sobre a repreensão que é bíblica mas quero dar um título que exalte um pouquinho eh eh
essa orientação bíblica a importância da repreensão e o ponto de partida é o texto que Deus Usou ao longo dos anos para chamar minha atenção pra bênção da repreensão Salmo 141:5 eu vou ler a primeira parte do versículo que diz assim fira-me o justo isso será um favor repreenda e será como olho sobre a minha cabeça a qual não há de rejeitá-lo né essa expressão isso me será um favor as traduções mais antigas optaram por mercê por bondade por benignidade né enfim ele está falando de algo que é positivo apesar de começar com um exemplo
aparentemente negativo fira-me o justo isso será um favor uma bênção uma bondade repreenda será como olho sobre a minha cabeça qual não há de rejeitá-lo o óleo falava da unção falava de aprovação era usado como perfume não há ângulo ou perspectiva em que o óleo seja visto como algo negativo isso imediatamente é associado à ideia da repreensão então eu quero chamar a sua atenção para esse fundamento bíblico há uma espécie de ferida fere no início mas produz cura depois né A Bíblia fala a respeito da repreensão da disciplina que os pais devem praticar para concílios
e ela usa exatamente a mesma ideia né exatamente a mesma analogia no capítulo 12 de Hebreus por exemplo né A Bíblia diz no verso 11 Na verdade toda a disciplina ao ser aplicada não parece o motivo de alegria mas de tristeza porém mais tarde produz fruto Pacífico aos que têm sido por ela exercitados fruto de Justiça então quando olhamos paraa repreensão ela inicialmente vai produzir tristeza a própria definição da expressão fira-me o justo tá falando de uma ferida ainda que seja de amor é uma ferida ela pode não parecer algo positivo mas o resultado que
ela produz né é cura é restauração então evidentemente Davi não falava de uma ferida física falava de algo emocional do desconforto da repreensão né não conheço ninguém que ao longo da vida tenha dito nossa como eu gosto de ser repreendido que me chame atenção e sempre gera era desconforto até mesmo M dor mas nós precisamos pensar no outro lado no outro aspecto a parte final do processo né então Deus me chamou a atenção disso de uma maneira muito especial no início do meu ministério né através eh eh de ter usado pessoas que vieram trazer repreensões
algumas delas inclusive assim relutantes dizendo Poxa o senhor tá numa posição de autoridade sobre a minha vida né mas Paulo vai dizer para Timóteo olha repreende né Aos aos idosos como se fossem pais né Isso não significa que o filho criança pode repreender o pai mas um filho adulto pode com todo o amor com muito carinho né e é devidamente apontar determinados erros então olhando para pras escrituras nós percebemos que todos Precisamos ser ministrado através de outras pessoas né um exemplo para mim tá lá em Êxodo 18 Deus falava com Moisés Face a Face como
um homem fala ao seu amigo tratava de praticamente quase todos os assuntos mas daqui a pouco chega o seu sogro jeto né e lhe oferece um conselho o chama uma ponderação dos seus atos das suas medidas do seu modelo de trabalho e evidentemente né nós sabemos que Moisés não se movia contrário à direção de Deus Deus aprovou aquilo muitas vezes deus não faz questão de falar algo de forma direta ele faz questão de usar pessoas e é por isso que nenhum de nós quando falamos da vida cristã né deveríamos caminhar sozinhos nós precisamos ter pessoas
que falem na nosssa vida precisamos não só do convívio Mas precisamos dar espaço para que haja pessoas que falem na nossa vida Provérbios 18:1 diz o solitário busca o seu próprio interesse e se opõe a verdadeira sabedoria né a pessoa que tá sozinha outras traduções diz o que se isola busca o seu próprio interesse né É É difícil você conviver com outras pessoas quando você só quer que as coisas sejam feitas da sua maneira você vai ter que ceder você vai ter que ouvir outros não só as suas opiniões seus interesses seus desejos mas a
Bíblia diz que tentar se isolar para fazer as coisas só do jeito que eu quero é se opor à verdadeira sabedoria então eu e você precisamos entender a bênção que é caminhar próximo de pessoas que podem e deveriam ter a liberdade de nos corrigir então eu quero começar falando um pouco a respeito dessa ferida de amor porque não é a única vez que a bíblia usa essa expressão né em provérbios 27 por exemplo nos Versículos eh 5 e 6 nós temos o emprego dessa analogia a Bíblia diz melhor é a repreensão Franca do que o
amor encoberto Leais são as feridas feitas pelo que ama porém os beijos de quem odeia são enganosos então uma repreensão Franca direta honesta sincera é melhor do que um amor encoberto aí eu amo mas deixar isso velado não quero criar situação a Bíblia diz Leais são as feridas feitas pelo queo de novo alegoria da ferida aqui e que tá associada a quê a repreensão Franca e diz mas os beijos de quem odeia são enganosos então tem pessoa que aparenta amor e não se importa às vezes até odeia mas aquele que realmente se importa a Bíblia
diz ele vai repreender de forma Franca ele vai corrigir ele vai procurar ajudar aquela pessoa com a qual né ela se importa Então eu tenho entendido na orientação bíblica que a do lar não leva a lugar algum impede o crescimento espiritual de todo mundo Olha o que diz o mesmo livro de provérbios né agora eu quero ler o Capítulo 28 de provérbios e o verso 23 que diz quem repreende alguém achará deois mais favor do que aquele que só lisonjeia lá na frente né Todo mundo vai descobrir que uma pessoa que só elogiou e nunca
quis ajudar a corrigir nada talvez não estivesse expressando esse amor como aqueles que muitas vezes dispõe mas não por mera implicância eu sei que nós vamos ter que lidar ao longo da caminhada também com gente que é chata que é implicante né mas o que o o o ponto a ser destacado nós não podemos interpretar uma repreensão né e a partir dessa repreensão feita um pouquinho se importa simplesmente só tentar jogar isso na conta de uma implicância precisamos reconhecer a verdade ela sempre deve ser DIT né os apóstolos Paulo e Pedro eh eh viveram aí
um uma colisão um confronto que a bíblia faz questão de de registrar né está lá no livro de Gálatas no capítulo 2 e dos versos 11 a 16 nós temos essa essa descrição Tem um ditado no sul do país que às vezes a gente fala briga de cachorro grande né eram líderes expressivos Paulo diz assim Gálatas 2 né de 11 eu vou ler até o 14 não vou até o 16 o texto diz assim quando porém cefas veio a Antioquia cefas é o temo aramaico pro nome de Pedro quando porém cefas veio a Antioquia resisti-lhe
Face a Face porque havia se tornado repreensível então merecia ser resistido merecia uma repreensão Qual o contexto ele diz no 12 de fato Antes de chegarem alguns da parte de Thiago ele comia com os gentios quando porém chegaram começou a afastar-se e por fim separou-se temendo os da circuncisão Então vamos lembrar que Pedro é o primeiro apóstolo que Deus usa para abrir a porta da pregação do evangelho aos gentios lá na casa de Cornélio né ele era alguém vamos dizer assim da Visão aberta Depois dessa Revelação mas nós sabemos que Tiago era um líder linha
dura todo tom de qualquer discurso de Tiago na Bíblia inclusive na sua epístola nos mostra isso e o que Paulo tá falando aqui nas Entrelinhas sugere quando os discípulos de Thiago chegam era a turma de Thiago Não era nem o próprio Tiago Pedro deve ter imaginado vai dar ruim essa minha liberdade aqui com o gentils não vai ser bem interpretada por eles e a Bíblia diz que ele começa a se afastar e por fim ele literalmente se separou com medo temendo o comentário a opinião a crítica daqueles que eram da circun são verso TR diz
e também os demais judeus se fizeram hipócritas outras traduções dizem dissimular juntamente com ele apon de o próprio Barnabé ter se deixado levar pela hipocrisia deles o desabafo de Paulo o próprio Barnabé não é só porque Barnabé era o seu amigo Colíder mas Barnabé gente era o pastor daquela igreja gentios enviado por Jerusalém para pastorear aqueles gentios então se ele não podia comer com eles relacionar com eles o que é que ele tava fazendo lá o texto continua e diz assim quando porém vi que não procediam corretamente segundo a verdade do Evangelho eu disse a
cefas na presença de todos se você que é judeu vive como gentil e não como judeu porque quer obrigar os gentios a viverem como judeus né E aí o confronto foi direto foi em público né porque Paulo diz não procediam corretamente segundo a verdade do Evangelho a o que eu tenho aprendido é que no rein de Deus né ou é branco ou é preto não tem um tom de cinza a mistura de um e outro né e tem muita gente misturando o errado e o certo né E nós precisamos entender que ele ele o posicionamento
de Paulo estavam se apartando da Verdade do Evangelho a motivação de não criar confusão com a turma de Thiago Pode ser boa que mas a custa de princípios então nós percebemos que não apenas entre cristãos eh eh imaturos mas mesmo entre crentes maduros a repreensão precisa ser praticada e sempre que for necessária ela precisa ser usada né quem é o maduro de repreender tem cumprir sua responsabilidade o que precisa da repreensão deveria aceitá-la e ser grato Porque no final das contas ela é Bênção mas nós temos que reconhecer que existe essas cidas de amor e
elas são parte daquilo que a palavra de Deus nos ensina no dia a dia repreender também não é dever e é é somente do pastor de um líder espiritual cada cristão deve fazê-lo né o ensino de Cristo por exemplo aponta para isso no Evangelho de Lucas no capítulo 3 Jesus diz assim ten um Cuidado se o seu irmão pecar repreenda se ele se arrepender perdoe né então Jesus tá dizendo que mesmo antes de oferecer o perdão para quem arrependeu para que haja arrependimento tem que ter repreensão então ele disz se o seu irmão pecar repreenda
isso não é apenas para quem tá numa posição de autoridade né agora por outro lado Há momentos em que aqueles que estão numa posição de autoridade estabelecida por Deus vão ter que usar essa autoridade para repreensão Mas isso não significa que somente eles possam fazer né tito Capítulo 2 verso 15 Paulo diz ensine essas coisas também exorte e repreenda com toda autoridade e que Ninguém despreze você né agora apesar de muitas vezes os que estão na posição de autoridade terem que repreender repito isso não limita somente a eles esse posicionamento todo crente todo cristão deve
aprender a corrigir seu irmão quando esse falhar né é parte do convívio da fé né de um relacionamento sadio e que promove a saúde espiritual então por exemplo você lê no livro de Hebreus no capítulo 3 eh eh nos versos 12 e 13 o seguinte Tenham cuidado irmãos Para que nenhum de vocês tenha um coração mal e descrente que o leve aessa afastar do Deus vivo pelo contrário animem-se uns aos outros todos os dias durante o tempo que se chama hoje a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado primeira advertência
bíblica é o cuidado cada um de nós deve ter eh eh eh consigo mesmo né Mas por outro lado quando nós olhamos para a orientação bíblica Nós também percebemos um pouco mais do que isso né nós percebemos Deus nos chamando a esse lugar de cuidarmos não apenas nós mesmos mas também né de cuidarmos uns dos outros de exortar uns aos outros e o livro de Hebreus o mesmo livro que traz essa advertência né do que diz respeito a essa resposta pessoal também vai falar a respeito daquilo que nós devemos fazer em relação aos nossos irmãos
exortando uns aos outros orientando eles para que ninguém se aparte da Verdade para que ninguém né se distancie do Senhor para que todos nós possamos Aliás quando no capítulo Capítulo 10 o livro de Hebreus fala a respeito da importância de congregar ele vai falar sobre isso né Por exemplo Hebreus Capítulo 10 verso 25 diz não deixemos de nos congregar como é costume de alguns pelo contrário façamos admoestações Ainda mais agora que vocês vem que o dia se aproxima né então quando a Bíblia fala sobre fazer admoestações o que é que significa isso né fazer admoestações
essa palavra significa né literalmente né você instruir você exortar ou seja nós estamos falando de correção nós estamos falando de repreensão e é parte daquilo que Deus espera de nós então além do Cuidado pessoal nós precisamos ajudar uns aos outros né Que Deus nos livre de que haja em nós o espí de Caim que quando Deus pergunta Cadê seu irmão ele diz acaso sou eu guardador do meu irmão então eu já abri o assunto antes mas quero destacar de forma mais específica quem pode repreender já falamos que não precisa necessariamente ser só um líder espiritual
mas que os irmãos deve fazer isso em preocupação com os seus outros irmãos da fé mas quando encorajamos os irmãos a praticarem o princípio da repreensão entre eles nós corremos o risco sair de um extremo que ah ninguém pode repreender não ser um líder e ir pro outro Qual é o outro né não é qualquer um que pode chegar e repreender alguém é necessário ter uma certa maturidade então ele não precisa de uma autoridade instituída mas ele precisa de uma certa maturidade para isso e há critérios bíblicos para isso que também precisa ser mencionadas né
pela gente aqui nessa aula um deles está lá em romanos no capítulo 15 e 14 onde o apóstolo Paulo pelo Espírito de Deus diz eu mesmo meus irmãos estou certo de que vocês estão cheios de bondade T todo o conhecimento e são aptos para admoestar uns aos outros então ele vai dizer olha eu creio que vocês irmãos certo que vocês são aptos para deestar Por que que são aptos Porque estão cheios de bondade e tem conhecimento então não apenas na hora da correção não estão apenas emitindo uma opinião ponto de vista tem conhecimento bíblico sobre
o que tá falando mas tem também a maturidade estão cheios de bondade não é a correção pela correção A treta pela treta como diria alguns mas um coração cheio de Deus né disposto a derramar o melhor agora não só temos pessoas certas no sentido não precisa até investir de autoridade mas tem que ter uma certa maturidade como a Bíblia também nos orienta uma forma correta de fazer dessa forma correta que nós podemos falar a respeito de várias coisas eu quero começar cando primeiro aos Coríntios capítulo 4 verso 14 onde Paulo diz assim não escreva essas
coisas para que vocês fiquem envergonhados pelo contrário para admoestar como a meus filhos amados então ao usar a expressão está Paulo de novo tá falando de correção mas ele diz eu quero fazer isso como a filhos amados né A Bíblia diz que o pai corrige o filho a quem ama né e há vários momentos onde Paulo vai dizer Olha estou falando com vocês como a filhos né Ou seja eu não tô simplesmente querendo dar uma bronca eu quero o melhor de vocês né Eu quero ver cada um de vocês aliás Paulo também escreveu isso em
primeira Tessalonicenses 2 versos 11 e 12 vocês sabem muito bem que tratamos cada um de vocês como um pai trata os seus filhos exortando consolando e admoestando vocês a viverem de uma maneira digna de Deus que o chama para o seu reino e glória né então tratar como filho a gente quer o melhor do filho a gente tem que corrigir o filho para que ele viva o melhor mas existe sempre uma expressão de amor né aquela atitude quem realmente se importa né Gálatas Capítulo 6 verso 1 vai falar a respeito de que também é importante
está associado àquele critério que Paulo fala da Bondade mas ele dá aqui uma outra terminologia Gálatas 61 diz irmãos Se alguém for surpreendido em alguma falta vocês são espirituais restaure essa pessoa com Espírito de brandura outras traduções dizem o espírito de mansidão e cada um tenha cuidado para que não seja também tentado ou seja mesmo você que tá lá Corrigindo o seu irmão que vai ter atitude correta lembra que o que aconteceu com ele poderia acontecer com você né mas nós precisamos de fato entender o verso do diz levem as cargas uns dos outros e
assim estarão cumprindo a lei de Cristo né quando estamos corrigindo nossos irmãos estamos ajudando eles a carregar a sua carga estamos orientando eles Como de fato podem caminhar de forma correta na presença de Deus agora além de tratar com filhos amados com Espírito de mansidão né eu vejo na palavra de Deus que nós precisamos de sensibilidade para tratar cada caso né digo isso porque nem toda situação Ela merece necessariamente o mesmo tratamento em primeira Tessalonicenses 514 Paulo diz assim também exortamos vocês irmãos a que AD moest então Paulo tá admoestando para que eles admoesta outros
né exortamos vocês irmãos aqui admoesta os que vivem de forma desordenada mas ele vai dizer consolem os animados amparem os fracos e se sejam pacientes para com todos né o que ele tá dizendo quem tá vivendo de forma desordenada tem que ser exortado mas o desanimado tem que ser consolado e tem gente faz o contrário ele exorta o desanimado e consola o que tá lá vivendo a vida desordenada né então ele tá dizendo ampare os fracos os fracos estão precisando ser amparados mas agora ele diz o que vale para todo mundo paciência pegando outros textos
amor né mas evidentemente nós precisamos ter essa sensibilidade a pessoa tá desanimada precisa de consolo tá fraca precisa de Amparo agora tá vivendo de forma desordenada desalinhada com a palavra de Deus e a doutrina então evidentemente Aí sim exortação né e Paulo também fala em segunda Tessalonicenses no capítulo 3 e no verso 15 a respeito né de um tratamento parece até óbvio demais ter que mencionar mas acredito que sempre é importante lembrar ele tá falando de uma pessoa né que havia pecado ele fala pros irmãos não se associe com ele para que ele fique envergonhado
queria o arrependimento mas no verso 15 segunda Tessalonicenses 3 ele diz Contudo não o tratem como inimigo mas admoesta como irmão errou errou Mas ainda é irmão é um irmão que pode ser restaurado é um irmão que pode se arrepender é um irmão que merece a repreensão merece a disciplina mas ainda é o nosso irmão né e o posicionamento da disciplina e da repreensão de quem diz nós não estamos desistindo de você pelo contrário estamos lutando por você que Queremos recuperá-lo queremos vê-lo sarado agora depois de dizer tudo isso em primeiro lugar eu destaquei as
feridas de amor segundo lugar quem pode repreender né terceiro lugar eu quero falar sobre a forma de de ver a repreensão porque a Bíblia nos chama a ter a ótica correta a respeito disso e o texto que eu quero citar para começar falar a respeito dessa Ótica correta é provérbios 10:17 que diz o caminho para a vida é de quem guarda o ensino mas o que abandona a repreensão anda errante evidentemente que o primeiro sentido de abandono a repreensão né tá falando do ensino já dado né mas a pessoa que não guarda o ensino oposto
do primeiro que pegou o caminho pra vida ele ainda é repreendido para voltar a guardar mas ao abandonar a repreensão ele vai andar errante infelizmente tenho visto muita gente que abandona a a a correção e não percebe que tá errando não só por já ter desviado do do do do caminho certo mas agora ao jogar fora a possibilidade de conserto nós precisamos ter um coração ensinável né precisamos ter essa capacidade a e humildade de permitir que outros falem na nossa vida de considerar de ponderar né evidentemente já ouvi pessoas que em nome de uma repreensão
estavão fazendo críticas movidas de uma visão distorcida né não dá pra gente esgotar tá todo o assunto aqui mas estou falando daquilo onde alguém pontua com clareza não só cheio de bondade com conhecimento bíblico Olha isso é errado por causa disso disso e disso né Paulo quando fez isso com Pedro falou Olha você sendo judeu vive como gentil e agora quer obrigar o Gentil a Viver Como judeu ele apresenta incoerência e diz não dá meu amigo não dá isso tem que ser revisto né provérbios Capítulo 12 verso 1 também vai falar a respeito daquele que
abandona a repreensão e e classifica a sua falta de Sabedoria assim Quem ama disciplina ama o conhecimento disciplina que é correção mas o que odeia a repreensão é tolo né outras traduções usam uma palavra um pouquinho mais contundente e dizem é estúpido né porque não há o menor bom senso não há menor sensatez em abandonar a correção a correção é um instrumento de Deus pro nosso crescimento né Pra nossa melhoria em todas as áreas provérbios fala muito sobre isso eu quero citar agora provérbio 17:10 que fala do Prudente Como sendo ensinável então a escritura pontua
o seguinte provérbio 17:10 uma repreensão cala mais funda em quem tem juízo do que sem chicotadas no insensato quem é o insensato não importa vai né apanhar vai ser açoitado ele não permite Mas quem tem juízo né e outras traduções vão apresentar isso né com um linguajar né dizendo assim que ele é prudente né a a ao meio da Revista Atualizada diz mais fund enta a repreensão no Prudente do que sem açoites no insensato então nós precisamos de fato entender que existe prudência em receber né a repreensão se por um lado há uma estupidez de
quem não recebe o Prudente ele é ensinável ele se abre para correção ele permite pelo menos né que aquilo que foi dito seja digerido seja processado que se pense que se avalie provérbios Capítulo 25 verso 12 também vai falar do lucro né daquele que aceita a repreensão do ganho logicamente não estamos falando de lucro financeiro literal mas a Bíblia usa essa analogia diz como pendentes e joias de Ouro Puro assim a repreensão dada por um sábio a um ouvinte atento então nós estamos falando da repreensão que vem do sábio da pessoa tem conhecimento tem posicionamento
correto de fato quer ajudar né mas a Bíblia diz ela é dada pelo sábio a um ouvinte atento é aquele camarada que é ensinável Presta atenção né então ele vai lucrar com isso como pendentes e joias de Ouro Puro tá falando de coisa de valor e a repreensão ela precisa ser vista como algo de valor por a despeito do desconforto que ela gera no momento nós precisamos entender aonde que ela nos leva o ganho não é a repreensão em si é a possibilidade de mudar a nossa vida de ajustar a nossa vida de entender que
Deus envia pessoas né ao longo da escritura não vemos apenas profetas enviados com uma mensagem muito clara específica de repreenção né de de erros de Pecados a gente faz a distinção entre as duas coisas né mas até mesmo erros precisam de repreensão e as pessoas têm que ser corrigidas para que possam repará-los agora a pessoa que simplesmente por uma análise fria como o jeto fez com Moisés diz meu amigo não tem como isso tá certo não tem como dar certo né você vê o apóstolo Paulo se posicionando diante de Pedro e a discussão não é
só doutrinária ele simplesmente tá aplicando uma lógica básica pera aí você é judeu vive como gentil e agora quer obrigar o Gentil a Viver Como judeu onde é que tá né a coerência disso tudo né Por que que dois pesos Duas Medidas então muitas vezes é essa análise fria não não se depende nem sempre de um conhecimento teológico profundo outras vezes é o conhecimento de vida é a sensatez e em outros momentos a instrução e a orientação bíblica tem que ser devidamente apresentada Davi tinha pecado no caso de batseba e de Urias não estava arrependido
O Profeta Natã vem e ele usa de uma didática assim Fora do Comum né ele não diz tá falando de Davi ele cria uma alegoria em cima do que Davi fez apresenta o caso a Davi e Davi fica indignado não é porque Como disse Jesus a gente consegue enxergar o cisco no olho do irmão mas às vezes não vê a trave no nosso Então nós não podemos achar que simplesmente aceitar repreensão é uma coisa muito simples às vezes nós temos dificuldade de entender que estamos errados e para isso aceitar a repreensão mas aí vem natthan
e uso de uma didática incrível ele estabelece um paralelo Davi fica indignado com homem depois ele diz O homem é você avalia O que você fez de repente parece que a ficha cai para Davi porque agora tem uma outra efectivo então eu tenho aprendido que repreender não tem a ver só com aquilo que a gente fala tem a ver também com a forma como a gente fala e muitas vezes quanto mais amorosos bondosos né cheios de mansidão de respeito nós comunicamos a repreensão mas resultado ela pode surgir para aquele que talvez não é que ele
não quer mudar o seu comportamento é porque muitas vezes ele pode não estar enxergando o erro do seu comportamento né precisamos aprender e ouvir a repreensão por mais desconfortável que seja no momento que recebemos A ideia é sempre focar naquilo que vem depois eu citei antes mas quero ler de novo né Hebreus Capítulo 12 no verso 11 que diz o seguinte na verdade Toda disciplina ao ser aplicada não parece ser motivo de alegria mas de tristeza porém mais tarde produz fruto Pacífico aos que têm sido por ela exercitados frutos de Justiça o autor de Hebreus
continua e diz nos versos 12 e 13 por isso levantem as mãos cansadas fortaleçam os joelhos vacilantes façam caminhos retos para os seus pés para que o manco não se desvie mas Seja Curado né quem é o manco aqui aquele que tá falhando na caminhada Ele tá dizendo nós não queremos se desvie nós queremos que ele Seja Curado que haja restauração no verso 14 ele diz procurem viver em paz com todos mesmo com aquele que você vai corrigir e repreender não tem que ser uma assisão não tem que ser uma briga mas o texto diz
e busquem a Santificação sem a qual ninguém verá o senhor agora ele tá falando de buscar a Santificação depois e no verso 10 dizer que Deus nos disciplina para o nosso próprio bem a fim de que a gente seja participante da sua santidade então cristãos precisa ser orientados que a correção é parte da estrutura do sistema que Deus usa para aperfeiçoar a nossa santidade nos ajudar a enxergar eliminar erros corrigi-los nos retratar se necessário for né E a minha oração é que de fato a gente entenda aquilo que o salmista entendeu E que a gente
possa de bom grado né fazer a mesma declaração que ele se é fru de quem tem descendimento espiritual caminhada de vida bagagem maturidade mas eu volto no Salmo 1415 que eu li no início da aula fira-me o justo isso será um favor ou bondade benignidade repreenda será como um óleo sobre a minha cabeça assim como o óleo da unção nos capacita a fazer a obra de Deus correção também nos capacita a funcionar melhor Deus nos ajude a entender e praticar tanto o ato de repreender corretamente como de aceitar a repreensão