Pensamento Computacional - Scratch - Parte 4

26.21k views2345 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Disciplina: Engenharia de Computação Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo Profess...
Video Transcript:
>> [RONALDO] OLÁ, PESSOAL. TUDO BEM? SOU O PROFESSOR RONALDO.
DANDO CONTINUIDADE NA NOSSA AULA ''SCRATCH'', O OBJETIVO HOJE É A GENTE COLOCAR EM PRÁTICA OS CONCEITOS QUE NÓS ABORDAMOS NAS TRÊS AULAS ANTERIORES, NÉ? E A IDEIA TAMBÉM É QUE A GENTE DESENVOLVA JUNTO COM VOCÊS, DO ZERO, NÉ? DUAS DAS ATIVIDADES QUE FORAM APRESENTADOS NAS AULAS ANTERIORES, SE DER TEMPO, VAMOS TENTAR TRABALHAR COM A TERCEIRA ATIVIDADE.
BEM, VOU ENTRAR AQUI NO SITE DO ''SCRATCH''. LEMBRA QUE EU JÁ COMENTEI COM VOCÊS: ''SCRATCH. MIT.
EDU''. QUANDO VOCÊ ENTRA NO SITE DO SCRATCH, JÁ TINHA COMENTADO TAMBÉM QUE NÓS TEMOS A VERSÃO ONLINE, A VERSÃO OFF-LINE. NO CASO A GENTE VAI TRABALHAR SEMPRE COM A VERSÃO ONLINE.
INTERESSANTE QUE QUANDO VOCÊ ENTRA NO SITE DO SCRATCH, VOCÊ PODE, VOU DEIXAR A TELA AQUI MAXIMIZADA NO ZOOM, EM TELA CHEIA. SE INSCREVER PARA PODER SE IDENTIFICAR QUEM É VOCÊ, E NÃO SÓ ISSO. QUANDO VOCÊ SE ESCREVE AQUI NO SCRATCH, VOCÊ PASSA A PODER COMPARTILHAR E TER ACESSO AOS COMPARTILHAMENTOS, AOS PROJETOS ENVOLVIDOS POR OUTROS USUÁRIOS.
NO MEU CASO EU JÁ SOU CADASTRADO, VOU ENTRAR COM MEU USUÁRIO AQUI RONALDO CORREIA. [SOM DO TECLADO] >> [RONALDO] OK? ENTÃO RECOMENDO QUE TODOS VOCÊS FAÇAM O CADASTRO, OK?
NO MOMENTO QUE EU ENTRO NO SITE, APARECE AQUI O USUÁRIO QUE TEM O MEU PERFIL, E O QUE EU JÁ DESTACO PARA VOCÊS AQUI, VOCÊS TÊM OS PROJETOS QUE SÃO AS MINHAS CRIAÇÕES, OU EU POSSO PROCURAR POR VÁRIOS CRIAÇÕES, QUALQUER COISA QUE EU COLOCO AQUI, ELE VAI PROCURAR. TIPO, ''BUSCA LINEAR'', SÃO ATIVIDADES QUE ESTÃO TENTANDO DESENVOLVER. ELE VAI MOSTRAR AQUI, TEM VÁRIOS PROJETOS SOBRE BUSCA LINEAR.
ENTÃO EU POSSO VIR AQUI, ABRIR UM PROJETO DESSE JÁ EXISTENTE, E AÍ EU POSSO VER ESSE PROJETO AQUI QUE ESTÁ A AULA, ALGUM PROFESSOR TAMBÉM JÁ DESENVOLVEU COMO AULA. AQUI OS CRATCHS DO PROFESSOR, OU EU POSSO REMIXAR. OU SEJA, EU POSSO USAR ESSE E CRIAR O MEU, OK?
AQUI EU DISSE QUE EU TENHO AS MINHAS CRIAÇÕES, ENTÃO JÁ TENHO OS MEUS PROJETOS, AS MINHAS CRIAÇÕES. INCLUSIVE ALGUMAS QUE EU JÁ COMPARTILHEI COM VOCÊS. E POSSO ESTAR COMEÇANDO A MINHA CRIAÇÃO AQUI NO ZERO, CRIAR.
QUANDO VOCÊ ENTRA NO SCRATCH SEM A CONTA, SEM ESTAR LOGADO, EU VOU VOLTAR AQUI PARA MOSTRAR PARA VOCÊS RAPIDAMENTE QUE VALE A PENA. QUANDO EU ENTRO AQUI, CRIAR, SEM ESTAR LOGADO, ELE JÁ MOSTRA PARA VOCÊ UM TUTORIAL BÁSICO FALANDO AS FUNCIONALIDADES DO SCRATCH. ENTÃO ELE TEM LÁ, QUAIS SÃO, O QUE EU POSSO CRIAR.
ENTÃO É BEM INTERESSANTE PARA QUE VOCÊS COMECEM REALMENTE DO ZERO, VENDO TUDO O QUE É POSSÍVEL CRIAR COM O SCRATCH, OK? BEM, NOVAMENTE VAMOS ENTRAR AQUI. [SOM DO TECLADO] >> [RONALDO] E VAMOS COMEÇAR ENTÃO A CRIAR NOSSO PRIMEIRO PROJETO, EXPLICANDO MELHOR O AMBIENTE SCRATCH.
EU TENHO AQUI O PALCO, É ONDE EU VOU ESTAR EXECUTANDO A TELA, ONDE EU VOU ESTAR SIMULANDO, EXECUTANDO O MEU PROGRAMA. EU POSSO MAXIMIZAR ESSA EXECUÇÃO ONDE EU TENHO AQUI A BANDEIRINHA, QUE É PARA INICIAR A EXECUÇÃO OU ENCERRAR EXECUÇÃO, POSSO MINIMIZAR. ENTÃO EU TENHO O PALCO, E TEM O GATINHO AQUI, O GATO PARA NÓS SERIAM QUEM?
O ATOR. EU POSSO TER UM OU VÁRIOS ATORES, ELE APARECE AQUI O ATOR, ENTÃO POSSO TER MAIS DE UM ATOR. E ESSE ATOR, ELE PODE ESTAR VISÍVEL OU NÃO.
ENTÃO POSSO ESCONDER ESSE ATOR, OU EU POSSO MOSTRAR ESSE ATOR. COMO EU TAMBÉM POSSO INSERIR MAIS DE UM ATOR, OK? BEM, EU POSSO ENTÃO A PARTIR DE AGORA INSERIR COMANDOS, ESCRITOS, BLOCOS DE PROGRAMAÇÃO VINCULADOS À UM AUTOR OU A UM PALCO.
ENTÃO BEM SIMPLES, EU POSSO ARRASTAR UM COMANDO AQUI QUE DEMOVA DEZ PASSOS. QUANDO EU MOVO UM COMANDO, EU JÁ POSSO CLICAR NESSE COMANDO E VERIFICAR O QUE ACONTECE NO MOMENTO DA SUA EXECUÇÃO. OBSERVE QUE EU POSSO MOVIMENTAR ESSE ATOR PARA DEIXAR EM UMA POSIÇÃO FIXA, E QUANDO EU FAÇO ESSE MOVIMENTO, OS VALORES VÃO SENDO ALTERADOS AQUI EMBAIXO, OK?
E EU POSSO ENTÃO, ALTERAR ESSES VALORES. POR EXEMPLO, MOVA CINQUENTA PASSOS. QUANDO EU CLICAR ELE, VAI AUMENTAR O TAMANHO, A QUANTIDADE DE PASSOS.
MAS NÃO TINHA DITO QUE EU TENHO QUE CLICAR NA BANDEIRINHA PARA COMEÇAR A EXECUÇÃO? SIM, MAS EU POSSO, COMO EU DISSE, CLICAR NO BLOCO PARA COMEÇAR, NÃO PARA COMEÇAR E SIM PARA MOSTRAR A EXECUÇÃO DESSE BLOCO. MAS SE EU QUERO COMEÇAR A PARTIR DO CLIQUE DA BANDEIRA, TENHO QUE CRIAR UM EVENTO.
ENTÃO VENHO EM ''EVENTOS'', ADICIONE A BANDEIRA. QUANDO EU CLICAR EM, AÍ SIM EU COMEÇO O MEU PROGRAMA. ELE VAI EXECUTAR TODOS OS BLOCOS QUE ESTÃO EMPILHADOS ABAIXO DESSE BLOCO DO TRICA.
DEIXA EU DAR UM ZOOM AQUI FICAR MAIS FÁCIL DE VOCÊS VISUALIZAREM. BEM, A PRIMEIRA ATIVIDADE ENTÃO QUE NÓS VAMOS FAZER, É A ATIVIDADE, DOIS ATORES CONVERSANDO, QUE É A ATIVIDADE DOIS QUE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL. ENTÃO SE EU PRECISO FAZER A CONVERSA ENTRE DOIS ATORES, EU TENHO QUE ADICIONAR ESSES DOIS ATORES.
ENTÃO VENHO AQUI, EU ESTOU EM ''ATORES'', EU POSSO BUSCAR ATORES QUE JÁ EXISTEM NO SCRATCH. ENTÃO EU VOU BUSCAR LÁ A MENINA, VOU APAGAR O GATINHO DAQUI, QUE EU NÃO QUERO USAR O GATO, VOU USAR ELA COMO ATOR. E TAMBÉM VOU USAR MAIS UM ATOR, QUE É O MENINO.
ENTÃO NÓS TEMOS OS DOIS ATORES, OK? POSSO CLICAR EM UM ATOR E ALTERAR, TAMBÉM POSSO ALTERAR O TAMANHO, SE EU ACHO QUE ESSE ATOR ESTÁ MUITO GRANDE, EU POSSO VIR AQUI E COLOCAR 80 E DIMINUIR O TAMANHO DESSE CARA. TAMBÉM POSSO ALTERAR O TAMANHO DESSE OUTRO ATOR, EU CLICO NO AUTOR E ALTERO O TAMANHO DELE, OK?
BEM, JÁ TENHO OS MEUS DOIS ATORES. A OBSERVAR QUE NA ATIVIDADE QUE EU TINHA FALADO, A GENTE TINHA UM CENÁRIO DE FUNDO. ENTÃO EU POSSO COLOCAR UM CENÁRIO PARA CADA UM DOS MEUS PALCOS, EU POSSO INCLUSIVE, TER MAIS UM CENÁRIO.
ENTÃO NÓS VAMOS ESCOLHER O CENÁRIO AQUI, ESSE FOI O CENÁRIO QUE JÁ ESTAVA INCLUSIVE NA ATIVIDADE PROPOSTA, O HALL. EU VOU AUMENTAR UM POUQUINHO MAIS O TAMANHO DESSE ATOR AQUI, 90. BEM, AGORA EU TENHO OS DOIS ATORES AQUI, EU POSSO INCLUSIVE, MOVIMENTAR QUE EU TENHO A NOÇÃO DE PROFUNDIDADE, ÀS VEZES ACHANDO QUE ELE ESTÁ MAIS PARA FRENTE, MAIS PROFUNDO, NÉ?
BEM, A PARTIR DE AGORA, EU TENHO QUE DEFINIR O QUÊ? OS SCRIPTS PARA CADA UM DOS ATORES. ENTÃO EU CLICO NO ATOR AQUI E COMEÇO A PROGRAMAÇÃO.
QUANDO FOR CLICADO NA BANDEIRINHA, O QUE EU VOU FAZER? ESSE ATOR VAI MANDAR UMA MENSAGEM, ELE VAI DIZER ''OLÁ! '', NÉ?
POR DOIS SEGUNDOS, ENTÃO ESSE CARA VAI DAR OLÁ POR DOIS SEGUNDOS. SE EU PEDIR A EXECUÇÃO, OLHA LÁ, ELE FAZ ''OLÁ! ''.
O OUTRO ATOR NESSE MOMENTO NÃO FEZ NADA AINDA, EU PRECISO CRIAR UM SCRIPT PARA ESSE AUTOR. DE NOVO, VOU NO EVENTO, QUANDO FOR CLICADO EM, EU VOU FAZER O QUE AGORA? EU VOU DIZER ''OLÁ!
''. SE CLICAR EM EXECUÇÃO, OS DOIS ESTÃO FALANDO AO MESMO TEMPO. POR QUÊ?
PORQUE O SCRIPT COMEÇA JUNTO. O QUE EU TENHO QUE FAZER ENTÃO? EU TENHO QUE ESCOLHER QUAL VAI ESPERAR, A MOÇA VAI ESPERAR.
ENTÃO EU TENHO QUE COLOCAR UM CONTROLE AQUI. OU SEJA, ELA VAI ESPERAR POR QUANTO, SE É DOIS SEGUNDOS QUE A FALA DO PRIMEIRO, ENTÃO ELE VAI ESPERAR. EU VOU COLOCAR NESSE SCRIPT, ESSA ESPERA DE DOIS SEGUNDOS.
ENTÃO ELE VAI DIZER ''OLÁ! '', ELA ESTÁ ESPERANDO, AGORA ELA VAI DIZER ''OLÁ! ''.
ENTÃO AI SIM EU CONSIGO ESTIPULAR E DEFINIR ESSE DIÁLOGO, OK? COM ISSO A GENTE CONSEGUE FINALIZAR O SCRIPT NESSA ATIVIDADE DOIS, PORQUE O RESTANTE É SÓ UMA CONTINUIDADE AQUI, OK? MUITO BEM.
A PRÓXIMA ATIVIDADE É PARA CALCULAR A MÉDIA. ANTES DE CALCULAR MÉDIA, GOSTARIA DE MOSTRAR PARA VOCÊS O SEGUINTE, POSSO COLOCAR O NOME AQUI. COLOCO, RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE DOIS, OK?
SALVO. E DEPOIS SE QUISER EU POSSO COMPARTILHAR. ENTÃO QUANDO VOCÊ CRIA, VOCÊ AINDA NÃO COMPARTILHOU SEU PROJETO, VOCÊ PODE COMPARTILHAR.
ENTÃO OLHA LÁ, ESTE PROJETO NÃO ESTÁ COMPARTILHADO, COMPARTILHAR, SIM. ENTÃO EU POSSO ESCOLHER QUAIS PROJETOS QUE EU QUERO COMPARTILHAR, NÃO VOU COMPARTILHAR TODOS OS MEUS PROJETOS. E NO MOMENTO QUE EU VOU COMPARTILHAR, EU POSSO DAR UMA INSTRUÇÃO PARA QUEM VAI EXECUTAR, POSSO COLOCAR MEUS CRÉDITOS OU QUEM FEZ OS CRÉDITOS, OK?
E DEPOIS EU COMPARTILHO ISSO. A PARTIR DO MOMENTO QUE EU COMPARTILHO, TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO LOGADAS PASSAM A TER ACESSO A ESSA MINHA ATIVIDADE QUE EU DESENVOLVI. BEM, VAMOS AGORA PARA A SEGUNDA ATIVIDADE.
ENTÃO VOU CRIAR UM NOVO PROJETO, A NOSSA SEGUNDA ATIVIDADE ENTÃO ERA PARA FAZER O CÁLCULO DA MÉDIA DA DISCIPLINA. SE A GENTE FOR VERIFICAR O SCRIPT, A PESSOA ENTRA COM NOME, ENTRA COM A NOTA UM, COM A NOTA DOIS E CALCULA A SUA MÉDIA. BEM, ENTÃO PRIMEIRA COISA, O EVENTO, QUANDO FOR CLICADO EM.
DEPOIS EU VOU FAZER O QUÊ? VOU ENTRAR COM O NOME DA PESSOA. ENTÃO AQUI ESTÁ PERGUNTA, ENTRE COM O SEU NOME, EU POSSO ALTERAR ISSO AQUI E COLOCAR.
. . OK?
LEMBRANDO QUE QUANDO VOCÊ USA ESSE COMANDO DE PERGUNTA, A RESPOSTA ESTÁ AONDE? NO COMANDO RESPOSTA. BEM, SE EU QUERO GUARDAR O NOME DA PESSOA, EU TENHO QUE CRIAR UMA VARIÁVEL.
ENTÃO VEM EM VARIÁVEIS, CRIAR VARIÁVEIS. EU VOU TER A VARIÁVEL NOME, NOVAMENTE VOU CRIAR A VARIÁVEL NOTA UM. LEMBRANDO QUE A VARIÁVEL TEM O ESCOPO, NÉ?
QUE ELA É VISÍVEL SOMENTE AO ATOR, OU PARA TODOS ATORES. ENTÃO ESTÁ VISÍVEL PARA TODOS ATORES. E A NOTA DOIS, E TAMBÉM O ÚLTIMO VAI SER A MÉDIA.
ENTÃO TENHO AS TRÊS VARIÁVEIS, PERCEBE- SE QUE ELAS ESTÃO VISÍVEIS AQUI. MINHA VARIÁVEL É UMA VARIÁVEL CRIADO PARA O PADRÃO POR [. .
. ], ELA NEM FICA VISÍVEL. SE EU NÃO QUERO QUE ESSAS VÁRIAS FIQUEM VISÍVEIS, EU POSSO TIRAR A SELEÇÃO AQUI.
PRONTO, AS VARIÁVEIS NÃO ESTÃO VISÍVEIS. VOU DEIXAR SOMENTE A MÉDIA VISÍVEL. O QUE TENHO QUE PERGUNTAR AGORA?
EU TENHO QUE MUDAR O VALOR DA MINHA VARIÁVEL NOME, E ELA VAI RECEBER QUEM? O NOME QUE EU ACABEI DE LER. BEM, EU POSSO APROVEITAR NO MOMENTO QUE A GENTE COMEÇA A APRENDER BASTANTE SCRATCH, COMEÇAR A AGILIZAR.
EU POSSO VIR AQUI E DUPLICAR UM COMANDO. EU POSSO DUPLICAR ESSES DOIS COMANDOS AQUI, EU POSSO COLOCAR JÁ AQUI ''INFORME A NOTA 1'', E AQUI EU VOU ATRIBUIR A RESPOSTA PARA QUEM? NOTA UM.
DE NOVO, CLICO AQUI EM DUPLICAR, CLICO AONDE? CLIQUE EM CIMA DO BLOCO. E NESSE MOMENTO EU VOU COLOCAR AQUI EM INFORME O QUÊ?
NOTA DOIS. MUDA A NOTA DOIS AGORA, PARA RESPOSTA. O QUE EU PRECISO FAZER AGORA?
CALCULAR A MÉDIA. COMO É QUE EU FAÇO PARA CALCULAR A MÉDIA? VEM EM VARIÁVEIS, EU VOU MUDAR O VALOR.
A MÉDIA AGORA VAI SER QUE VALOR? A MÉDIA CALCULADA PELO VALOR DA NOTA UM, MAIS NOTA DOIS, DIVIDIDO POR DOIS. COMO É QUE EU CONSIGO FAZER ESSA OPERAÇÃO?
USANDO OS OPERADORES. ENTÃO EU TENHO QUE FAZER O QUÊ? A MÉDIA VAI SER, EU SEI QUE EU TENHO QUE FAZER UMA DIVISÃO, E AQUI EU VOU JOGAR DENTRO DA OPÇÃO DE VARIÁVEIS.
ENTÃO EU TENHO AQUI VARIÁVEL AGORA, A NOTA UM, ARRASTO A NOTA UM. NOTA UM, MAIS NOTA DOIS, DIVIDIDO POR QUANTO? VALOR FIXO AQUI, DOIS.
ENTÃO AGORA EU TENHO VALOR DA MINHA MÉDIA, PRECISO SABER AGORA O SEGUINTE, SE A GENTE FOR VERIFICAR LÁ NO EXEMPLO, EU CALCULO A MÉDIA E APENAS MOSTRO A MÉDIA. ENTÃO EU POSSO VIR AQUI, APARÊNCIA, DIGA. ESSE DIGA, EU POSSO, EM VEZ DE COLOCAR UM TEXTO, POSSO PEDIR PARA IMPRIMIR O QUÊ?
A MINHA VARIÁVEL. ENTÃO VOU MOSTRAR A MÉDIA. BEM, VAMOS VER O QUE ACONTECE AGORA.
A MÉDIA APARECE ALI, EU TAMBÉM NÃO QUERO QUE ELA FIQUE VISÍVEL. A PARTIR DE AGORA EU POSSO FAZER EXECUÇÃO, VOU ATÉ MAXIMIZAR ISSO AQUI. ENTRE COM O SEU NOME, JOSÉ DA SILVA.
INFORME A NOTA UM, OITO. INFORME A NOTA DOIS, VAMOS IMAGINAR QUE É UM BOM ALUNO, DEZ. QUAL É A MÉDIA?
MÉDIA NOVE. ENTÃO ELE FEZ O CÁLCULO E MOSTROU A MÉDIA NOVE, OK? BEM, FIZEMOS ENTÃO A ATIVIDADE DOIS, CLARO QUE EU PODERIA MELHORAR ISSO, NÉ?
DE QUE MANEIRA? EU QUERO SABER SE O ALUNO ESTÁ APROVADO OU REPROVADO. ENTÃO POSSO USAR UM CONTROLE, E POSSO PERGUNTAR AQUI.
SE O QUÊ? COMO É QUE EU SEI SE O ALUNO ESTÁ APROVADO? ISSO VAI DEPENDER DA MÉDIA DO ALUNO.
SE A VARIÁVEL MÉDIA. . .
EU TENHO QUE COLOCAR UMA OPERADORA AQUI, SE MÉDIA POR EXEMPLO, FOR MAIOR DO QUE QUANTO? SE A MÉDIA FOR MAIOR DO QUE SETE POR EXEMPLO, O ALUNO ESTÁ APROVADO. ENTÃO EU POSSO VIR AQUI E DIZER, APROVADO, NÉ?
DUPLICAR. . .
APROVADO E REPROVADO. BEM, REPROVADO. ENTÃO AGORA NOVAMENTE NA EXECUÇÃO, PERCEBA QUE TODA VEZ QUE EU FAÇO A EXECUÇÃO, O MEU BLOCO INTEIRO EM EXECUÇÃO, ELE FICA AQUI DISTACADO POR AMARELO.
ENTÃO EU TENHO LÁ, SEIS E QUATRO. A MÉDIA É. .
. VAMOS EXECUTAR NOVAMENTE AQUI. O NOME, JOSÉ.
NOTA UM, SEIS. NOTA DOIS, QUATRO. REPROVADO, EU NÃO COLOQUEI A MÉDIA.
OBSERVA QUE AQUI FICA APARECENDO A NOTA, ESSA NOTA AQUI É UMA VARIÁVEL, POSSO VIR AQUI, TAMBÉM NÃO QUERO QUE ELA FIQUE APARECENDO. AGORA EU QUERO QUE APAREÇA APROVADO, MAS EU QUERO QUE MOSTRE TAMBÉM A MÉDIA. ENTÃO EU POSSO USAR AQUI UMA COISA BASTANTE INTERESSANTE, QUE É O JUNTE.
PORQUE EU POSSO COLOCAR ASSIM, JUNTE, E AQUI EU QUERO COLOCAR ASSIM, APROVADO COM MÉDIA, E EU QUERO QUE APAREÇA A MÉDIA. ENTÃO VENHO AQUI AGORA E COLOCO A MÉDIA. ENTÃO ESTOU JUNTANDO, PARA EU CONSEGUI JUNTAR, COMO SE FOSSE UMA VARIÁVEL CONTEXTO, TENHO QUE USAR A OPERADORA AQUI DE JUNTE.
ENTÃO AGORA O JOSÉ TIROU OITO MAIS NOVE, ELE ESTÁ APROVADO COM MÉDIA OITO E MEIO. ENTÃO OBSERVE QUE EU COMEÇO A COLOCAR O QUE NO MEU PROGRAMA, COMEÇO COLOCAR MAIS FUNCIONALIDADES, E COM ISSO PESSOAL, A GENTE COMEÇA A FAZER COM QUE A GENTE ESTIMULE A CRIATIVIDADE E O RACIOCÍNIO LÓGICO, QUE É UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO SCRATCH, OK? BEM, A TERCEIRA ATIVIDADE QUE EU TINHA PREVISTO PARA AULA DE HOJE, QUE É A BUSCA LINEAR, NÃO VAI SER POSSÍVEL.
A GENTE PODE COLOCAR ESSA PARA A PRÓXIMA AULA, OK? OBRIGADO, ATÉ A PRÓXIMA!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com