a experiência central ou luz interior Inclusive eu trouxe uma frase como fechamento que é da própria tradição tía que fala dessa necessidade de encontrarmos a raiz do céu e da terra representada dentro de nós nós vamos procurar fora que fora você não vai saber interpretar se não for iluminado Pela Luz que vem de dentro porque se você não ilumina Pela Luz que vem de dentro vai iluminar Pela Luz das tuas preferências pessoais momentâneas entendem isso uma pessoa por tô apaixonado vou iluminar pela Paixão vou dizer é uma coisa é a pessoa mais perfeita do mundo
aí vem a história da princesa e do sapo né A Princesa olhava e dizia um príncipe todo mundo Dizia um sapo não é isso isso é tipicamente um sapo iluminado pela paixão ou seja quaisquer fatos da nossa vida vão gerar aparências multifacetadas e todas elas ilusórias Você tem uma maneira de vermos a realidade das coisas quando encontramos a realidade dentro de nós e iluminamos a partir daí então a saída é sempre para dentro quanto mais dentro mais fora lembram dessa frase que usamos muito no caibalion então é uma das chaves que ele vai usar muito
a abstração das dualidades ele diz que se você deseja alguma coisa O mundo é todo Dual de uma certa maneira o seu oposto tá nas sombras dentro de você e vai afetar eem algum momento você vai transitar para lá tá preso a uma das polaridades do mundo manifestado você ainda não encontrou o centro portanto vai ficar oscilando aí nessas polaridades muito semelhante ao que vimos no caibalion sempre que adota uma polaridade a outra at na sombra te influenciando o ideal seria o ideal do centro os nomes ele diz O homem inventa um monte de nomes
para coisas que não existem S só para ter onde projetar seus desejos quem já leu a república de Platão ele vai falar isso ele constrói uma cidade ideal perfeita na sua imaginação aí um jovem que participava do Diálogo diz mas isso parece uma cidade de porcos não tem nada que cidade mais precária el diz Ah você quer luxos é eu quero luxos Tá bom eu vou começar a criar luxos mas também vou começar a criar os vícios dos Homens A partir do momento que você começa a criar coisas artificiais dar nomes a elas os homens
começam a desejá-las não alcançam nunca e ficam presos aí e não saem mais e não reconhecem mais o que é natural e o que é realmente necessário então a questão dos nomes é muito interessante em La que é a criação como que fosse de ideias artificiais que não encontram sombras reais no mundo os nomes que tinham que ser criados já foram todos criados daquilo que é real Quando o homem começa a inventar nomes normalmente não tem sombra disso no mundo ele fica preso a essas ilusões fica preso a uma fantasia e a ideia da não
ação ou seja não agir em função de Ilusões que não é ficar parado a Não ação é um homem ativo mas por tudo aquilo que é real buscando tudo aquilo que é real a espontaneidade como maior mistério da vida e aí espontaneidade também um conceito que não tem nada a ver com o que nós entendemos hoje em dia espontaneidade hoje é fazer qualquer coisa você pega um conceito de dicionário espontâneo é aquele homem que manifesta aquilo que ele é portanto para você ser espontâneo O que que você tinha que saber antes o que você é
às vezes pegamos uma pessoa rude e dizemos é espontânea é uma espontaneidade de um animal não de um ser humano o ser humano não nasceu para ser Rude espontaneidade é manifestação daquilo que você é e para isso demandaria primeiro encontrar o que você é as leis que existem dentro de você a harmonia que tá dentro de você que an por se manifestar seja quando você encontra o que você é pode se expressar de maneira espontânea Não antes senão tá expressando uma máscara que reprime a tua espontaneidade ao invés de manifestar então a vida natural a
vida espontânea é um dos elementos muito fortes dentro do d King e por fim já estamos no nosso tempo essa frase que é uma frase de Wilhelm que ele coloca no seu comentário introdutório ao livro falando a respeito de um dos elementos essenciais do da de King a eternidade do tal baseia-se no fato de que todos os seus movimentos Retornam para o interior de si mesmo seja o homem que caminha de forma correta vai ter cada vez mais vida interior se não tiver se tiver cada vez mais superficial não tá caminhando de de maneira correta
ou seja vocês dizem isso aí é o símbolo que conhecemos tanto né do yin do yang do dau ele tem dois polos ele não tem um centro não ele tem um centro os dois polos giram em torno desse centro que é invisível aos olhos mas que tá aí eles não giram em torno do Polo superior nem inferior giram em torno de um centro invisível mas que dá tônica do movimento o homem harmoniza as dualidades do mundo quando ele percebe dentro de si esse centro que os sentidos não percebem mas a sua inteligência tem que perceber
a sua intuição tem que perceber o centro é a nossa essência aquilo que realmente somos e todas as dualidades do mundo giram em torno desse centro invisível se harmonizam ao invés de entrar em guerra uma com a outra se você não tem centro as harmonias se separam as dualidades se separam e entram em guerra ou seja está evoluindo está vindo pro centro que é como se fosse o simbolismo que o próprio Vel usa esse símbolo eu acho interessante da árvore de Natal que vai afunilando até o ápice cada vez mais pro centro e cada vez
mais elevado isso é um homem que tá evoluindo porque a natureza é assim todas as coisas que evoluem segundo ele vão se concentrando e evidentemente a adaptação disso a consciência humana seria um efeito psicológico equivalente uma concentração em torno da nossa verdadeira identidade que transcende as polaridades do mundo Harmonia por oposição Então nós vamos ver que esses 81 capítulos que temos pela frente giram em torno de ideias dessas ideias ou de ideias correlatas simples enxutas às vezes desconcertantes ele não tem muita preocupação em descrever simples enxutas e desconcertantes mas infalivelmente certeiras querem tocar em algo
adormecido dentro de nós a nossa verdadeira Essência o nosso centro que é uma manifestação uma sombra do mundo do Sagrado Dal que é a essência e a raiz do céu e da terra antes de você sair do vídeo nós temos um convite para participar de um evento presencial que vai acontecer em todas as unidades da Nova Acrópole no mundo é a semana da filosofia aqui no Brasil nós vamos comemorar do dia 16 ao dia 24 de Novembro onde as mais de 120 unidades da Nova Acrópole no Brasil vão fazer atividades artísticas culturais e filosóficas para
Celebrar essa data que a Unesco definiu porque é a possível data da morte de Sócrates e todas as escolas vão estar de portas abertas para recebê-los caso você queira participar do nosso evento na palestra Magna do nosso diretor Nacional em Brasília ou das outras atividades espalhadas no Brasil como em Fortaleza Cuiabá Palmas Tocantins Manaus Porto Velho e tantas outras cidades Onde nós estamos é só acessar o link aqui embaixo e conferir a programação na cidade que você vai participar com a gente vai ser um prazer receber vocês não só aqui nas nossas redes sociais mas
também presencialmente nas nossas sedes espero vocês lá