em 2004 foi o ano de lançamento do Expresso Polar Um clássico de natal o filme tem uma mensagem bonita mas ao mesmo tempo uma coisa muito estranha muitas pessoas assistiram ao filme inteiro tendo uma sensação desconfortável só que Muitas delas sem saber dizer exatamente o porquê e não eu não estou falando apenas de crianças mesmo hoje adultos assistindo esse filme provavelmente vamos sentir um desconforto Mas e se eu dissesse que existe uma razão por trás deste conforto ao mesmo tempo em que o filme chama atenção para ver se tem hesa ele também chama atenção pela
tecnologia se vocês perceberem como as personagens se movem e as expressões que elas fazem vocês vão perceber que elas são humanas mas não exatamente umas só que o problema não é o filme ser uma animação muito pelo contrário eu posso assistir Toy Story até hoje e eu ainda vou chorar no final e achar o filme maravilhoso então por que que algumas pessoas se sentem tão estranhas e incomodados assistindo O Expresso Polar e eu não vou segurar o mistério por muito tempo porque esse assunto é fascinante O problema não é ser uma animação o problema é
ser uma animação muito realista só que não realista o suficiente e isso na verdade tem a ver com robôs essa discussão existe desde a década de 1970 quando o professor de robótica chamado masahiro molho e publicou um artigo ele analisou a reação das pessoas em relação ao robôs e ele chegou a uma conclusão bastante inusitada quanto mais alguma coisa se parece com um humano mais afinidade nós temos com essa coisa até certo ponto se a coisa quase se parece com o ser humano e o quase aqui é muito importante afinidade diminui até virar uma espécie
de aversão aquela coisa mas se a coisa passar desse ponto e for exatamente igual ser humano afinidade que nós teremos com ela começa a subir novamente e de forma muito rápida e esse ponto em que nós chegamos a uma versão é conhecido como Vale da estranheza e uma forma interessante E aí ele olhando esse gráfico aqui eu vou explicar isso em outras palavras um robô industrial sem zero características humanas a nossa reação quando nós vemos um é praticamente de indiferença isso coloca um robô Industrial praticamente no zero do gráfico Porém quando você coloca algumas características
humanas esses robôs por exemplo aqueles robozinhos que tem pernas e braços e dançam você começa a criar uma espécie de carinho por aquele robô muitas pessoas sentiram isso com o vídeo dos funcionários da Boston dynamics chutando os robôs uma demonstração de estabilidade deles muitos de nós ficamos com apenas genuína do robô agora quando nós nos aproximarmos ainda mais de características humanas mas muito importante não de forma perfeita nós começamos achar estranho um exemplo perfeito disso é a robô Sophia ou esse robô aqui chamado telenot respondam de maneira sincera nos comentários vocês dormirem no mesmo quarto
que eles tanto põe eu só dormir e dedinhos e luz acesa mas quando nós passamos desse ponto de quase perfeição e nós é a verdadeira perfeição onde eles são exatamente iguais aos seres humanos a afinidade começa a aumentar ao máximo e o masahiro percebeu isso lá em 1970 e ele chamou esse Vale do gráfico de Vale da estranheza e o vale da estranheza é isso ele é um ponto onde as coisas parecem quase humanas mais esse quase faz com que a nossa reação para aquela coisa Seja de aversão ou estranhesa embora o vale da estranheza
tenha surgido Originalmente em pesquisas como robótica mas vemos em uma infinidade de coisas só antes de dizer como Vale da estranheza fez o filme Strike ser editado Eu gostaria de falar com as pessoas que estão em cima do muro sobre aprender uma habilidade nova hoje Esse vídeo foi feita em parceria com a loira que é a maior escola online de Tecnologia do Brasil e na lua você pode aprender habilidades novas como programação edição de vídeos e até inovação do conforto da sua casa o melhor de tudo é que você aprende de verdade porque a lua
é uma escola de verdade os cursos o feitos e aprovados pela loira e você é acompanhada pelos professores enquanto você aprende que cada habilidade nova aumenta muito a sua chance de entrar no mercado de trabalho ou conseguir uma pigraid de carreira então saia de cima do muro e venha para a lua aprender uma habilidade nova hoje e para ajudar se vocês usarem o link está aqui na descrição vocês ganham 10 por cento de desconto na assinatura do site Não perca É sempre bom estar preparado para quando a era das máquinas chegar agora de volta ao
Fabi e o vale da estranheza levado em conta quando estúdios estão fazendo filmes ou algum jogo novo tão em conta na verdade que ele já refizeram toda animação de alguns Ciúmes por causa disso Talvez o exemplo mais famoso seja o filme Shrek que na versão original contava com personagens humanos muito mais realistas principalmente a princesa Fiona quando eles fizeram os testes com o público antes de lançar o filme eles perceberam que muitas crianças tinham medo ou ficaram bastante incomodadas com ela e isso foi o suficiente para que tudo filme fosse reeditado de uma maneira que
tornasse princesa Fiona mais caracterizada e menos realista a própria divisa e a própria fixa Sempre fazem os seus personagens humanos serem mais cartoonizadas justamente para evitar que o vale da estranheza entre vigor e isso afete a reação do público com o filme Mas essa não é a única conclusão que masahiro chegou quando estudou sobre o Vale da estranheza ele também percebeu que os picos de estranheza e a versão ficam mais acentuados quando as coisas se mexem E é só olhar para isso aqui do lado esquerdo e uma imagem estática da robô Sophia que eu achei
no Google e do lado direito eu pedi para meus editores fazerem ela piscar por acaso robô Sophia piscando te deixa desconfortável Mas as coisas nunca param de ficar passe Nati O Vale da estranheza aparentemente não é algo exclusivo Os seres humanas em 2009 em um estudo da Universidade de princeton um teste com macacos foi feitas eles primeiro mostrar uma foto de um macaco real depois um cartão de um macaco em três dimensões E logo depois um rosto de um macaco realista em três dimensões e os macacos reais evitavam olhar para renderização realista em três dimensões
exatamente como se eles tivessem uma versão como nós temos um vale da estranheza versão macaco Qual que é a razão por trás disso O que que nós precisamos ter a versão de coisas que se parecem com humanos mas não são exatamente os seres humanos e aqui eu preciso deixar claro que a raiz do Vale da estranheza não é um consenso muita pesquisa está sendo feito um dos principais motivos seriam uma espécie de violação da Norma humana em outras palavras quando alguma coisa se parece muito com o ser humano nós automaticamente focamos em todas as características
que não são humanas e isso gera desconfiança se nós vemos um robôs extremamente parecido com o ser humano mas que se mexe de forma robótica ou sem expressões naturais faciais nós focamos muito mais nessas características e isso gera estranhesa já em 2006 um outro artigo que você ideia de que o nosso cérebro não lida muito bem porque isso bate de frente com os mecanismos que nosso cérebro tem para tentar nos proteger o nosso cérebro tem diversos mecanismos para evitar que nós ficamos obcecados com a nossa própria mortalidade e isso inclusive o mecanismo de preservação da
espécie quando nós nos colocamos de frente com um objeto quase humano mas que não é exatamente humano nós estamos dando de cara com algo que Teoricamente o eterno ou seja esse roubou quase uma a ficar doente tem não Vai envelhecer isso bate de frente com mecanismos do cérebro como por exemplo a ideia de que a mortalidade é um faço para todas as criaturas Mas por outro lado uma ideia bastante interessante que também é muito citada quando você pesquisa o vale da estranheza é que ele surge pelo nosso instinto de evitar doenças nós temos um instinto
de autopreservação e uma das formas de se preservar evitar coisas ou pessoas que pareçam ter algo Contagioso isso também pode ser uma das razões pelas quais nos sentimos estranhos quando vemos pessoas doentes deitados na cama tá ficando isso aos robôs mas olhamos para eles e vemos que falta algo que os tornaria 100% humanos e nosso instinto de sobrevivência nos leva a achar que aquilo foi causado por alguma doença ou problema que poderia nos atingir já outros pesquisadores afirmam que o vale da estranheza existe porque de alguma forma essas coisas de aparência humana seria uma afronta
a identidade humana isso para ter de diferente com questões biológicas e para ter religiosas o que nos Os Manos e o que nos diferenciam os robôs o fator biológico é porque a gente é feito de carne e osso ou quem sabe porque nós temos alma até mesmo seria difícil de categorizar O que é humano e o que não é humano e o nosso cérebro gosta de caracterizar coisas Afinal uma sobrevivência por muito tempo depender o disso e isso nos leva até outra explicação que se chama sinais perceptuais conflitantes Essa é a ideia de que o
nosso cérebro teria duas reações Opostas ao mesmo estímulo é quase como se ele tivesse dificuldade reagir alguma coisa tipo um robô quase humano e não conseguisse chegar em uma resposta de o que nós deveríamos sentir e essa demora por sua vez causaria em nós uma espécie de estresse psicológico explicando Vale da estranheza e uma coisa que ajuda a corroborar essa ideia é que em alguns trabalhos recentes de 2013/2015 pesquisadores concluíram que quando o cérebro sofre esse tipo de estresse ele acaba dando o sentimento de é quase como se a nossa cabeça decide se eu não
sei lidar com isso então é você simplesmente e vitais que a basicamente com a maioria de nós lhe dava com a vida na adolescência como vocês já devem ter percebido são várias explicações para tentar explicar o vale da estranheza e até hoje nós não temos uma resposta 100% correta no entanto que existem algumas críticas essa ideia e até mesmo algumas pessoas que negam a existência do Vale da estranheza Alguns falam que vale da estranheza só existem alguns casos específicos e não é uma Regra geral Ou seja é possível você encontrar algo quase humano que você
tenha afinidade E você só queria ver são as coisas que fossem verdadeiramente pizzas Outra ideia seria que o vale da estranheza nada mais é do que nós lidando com uma coisa nova já que a existência de robôs humanoides e desenhos tridimensionais é recente em relação a toda a história da humanidade então tem algumas gerações O Vale da estranheza deixe de existir porque todos nós estaremos acostumados com todas as novidades principalmente robôs é mas apesar disso O Vale da estranheza é Real o suficiente para empresas multimilionárias se preocupar em e até refazerem jogos e filmes levando
em conta esse fenômeno Então qual seria a forma mais fácil de evitar o vale da estranho essa uma delas seria claramente deixar as coisas assim distinguir entre um ser humano EA coisa ou seja uma réplica perfeita de um celular o problema é saber o que é ser humano exatamente nós já temos robôs com textura de pele e brilho dos olhos e até expressões faciais mas imitaram que um ser humano Faria parece ser uma dificuldade a parte a outra possibilidade é você ir para o lado oposto do gráfico e tornar as coisas menos humanas Inclusive a
forma que a própria diesel encontrou de evitar o vale da estranheza todos os personagens humanos têm características que tornam eles menos realistas e nós estamos aqui com isso tipo formato do rosto da Elsa não é algo que você para e pensa será que é uma humana real ou será que é um desenho você sabe de cara que é um desenho e quem sabe nos impactos mais interessantes disso é que na própria robótica nós Parecemos estar em uma tendência que nos leva cada vez mais para longe de características humanas e robôs do que o contrário quem
sabe robôs que não se parece humano sejam realmente a solução mas o que realmente me deixa acordado de noite é que se o vale da estranheza for realmente algo biológico que nós desenvolvemos ao longo da nossa evolução isso talvez quer dizer que em algum momento nossa história nós chegamos que cuidar com coisas que pareciam humanas mas que não eram muito obrigado e até a próxima [Música]