Pregação Seleta | Os santos são homens cristificados

35.34k views1845 WordsCopy TextShare
Padre Paulo Ricardo
Quando Maria visitou Isabel, o Salvador da humanidade encontrou-se com seu Precursor. Nesse encontro...
Video Transcript:
[Música] Meus queridos irmãos e irmãs, a Igreja não celebra o nascimento dos Santos, exceto o nascimento de Jesus, que é Deus, fonte de toda a graça e já nasce na plenitude da santidade: Nossa Senhora, que é Imaculada e que nunca teve o pecado original, e já, desde o primeiro momento da sua concepção, recebeu a plenitude da Graça; e São João, que não foi imaculado, mas que, no ventre de sua mãe, recebeu a visita do Autor da Graça, que é Jesus. Dentro do ventre de Isabel, a alma de São João recebeu o Espírito Santo pela presença de Jesus, e da alma de Cristo. Jesus estava lá na barriga de Nossa Senhora; João estava lá na barriga de Isabel.
Os dois se encontraram, e esse encontro fez com que João nascesse como Cristo, ou seja, como Ungido. É isso, esse o Mistério dos Cristãos, o mistério do qual nós começamos a participar no batismo. É exatamente isto: O que é que o batismo faz?
O batismo une a nossa alma à alma de Cristo, de tal forma que, pela transformação que o batismo realiza em nós, nós somos chamados a nos comportar de forma crística, de forma divina. Deus-Homem, ou seja, o batizado recebe de Deus o Espírito Santo para que tenha na sua alma os mesmos sentimentos de Cristo Jesus, os conhecimentos de Cristo, o amor de Cristo, as virtudes de Cristo, de tal forma que nós, batizados pelo poder do Espírito Santo, somos unidos. Uma marca espiritual indelével é colocada em nossa alma para que possamos agir como Cristo.
Isso aconteceu com São João. Ele não foi [Música] batizado com um ritual de derramamento da água, mas foi batizado de uma forma especial, individual, extraordinária, em que, antes de nascer no ventre da mãe, ele foi configurado a Cristo. Que maravilha!
Agora, uma criança, quando nasce, já é humana, mas ainda não mostrou toda a sua humanidade. Ou seja, a criança nasce, já tem nela inteligência, já tem nela as virtudes, mas vai crescendo e ali começa a se comportar cada vez mais como um ser humano. Não é isso que acontece?
Olha pra criancinha! Em muitas coisas, a criança que já é [Música] humana se comporta como um animalzinho. Ela já é humana, já está lá toda a capacidade, mas ainda não transbordou, ainda não mostrou tudo que ela é.
Ela não mostrou a que veio. É necessário crescer, e é por isso que nós temos não somente o sacramento do batismo, mas o sacramento da Crisma. A Crisma é esse [Música] crescimento.
Você, quando é batizado, já tem a graça, e a sua alma já está marcada pela alma de Cristo, mas a configuração com Cristo ainda não tem aquela plenitude de quem realmente cresceu interiormente para mostrar fora, no comportamento, no agir, o cristão que eu sou. Se nós olharmos para São João Batista, e o evangelho de hoje nos diz que o menino crescia e se fortalecia no espírito, nós vemos exatamente isso: São João Batista, que recebeu uma graça especialíssima no ventre de sua mãe, cresce, e, quando ele cresce, pode fazer aquilo que é a sua missão: dar testemunho de Cristo, conduzir as pessoas para Cristo, e fazer isso até o derramamento do próprio sangue. Um testemunho que é o derramamento do sangue.
Hoje nós celebramos o nascimento de São João Batista, como se fosse o batismo nosso. Quando São João Batista morre, ele dá o testemunho pleno para a gente ver a diferença entre essas duas coisas. A gente olha para os Apóstolos, por exemplo, em Pentecostes.
Os apóstolos são a Igreja, já têm a graça santificante. Jesus deu aos apóstolos, na Última Ceia, a Eucaristia. Se eles comungaram, já tinham a graça; se comungaram, já estavam purificados; se comungaram, já tinham na alma deles a marca de Cristo.
Mas, antes de Pentecostes, não tinham alcançado aquela plenitude de sair e dar testemunho, porque é necessário crescer por dentro para começar a frutificar por [Música] fora. O que é que se espera de um cristão, não somente do padre, mas do leigo? O que se espera de um cristão?
Quando a Igreja diz assim: “Vocês têm que fazer apostolado, vocês têm que dar o testemunho de Cristo, vocês têm que levar as pessoas para Deus”. Bom, a gente espera que o testemunho externo que você vai [Música] dar corresponda a um crescimento [Música] interno. Não é somente?
Não fiquem olhando para mim e dizendo assim: “Ah, tem padres que são pregadores incoerentes porque não vivem o que falam”. O procedimento natural das coisas é que eu cresça internamente, espiritualmente, que eu adquira as virtudes, não somente que os dons do Espírito Santo comecem a se manifestar, para que eu possa então externamente agir divinamente, agir como Cristo. Se nós olharmos para São João, ele é aquele que prepara a vinda de Cristo, sim, mas ele é uma pessoa crística.
Ele se comporta como Cristo. Por quê? Porque, desde o ventre da mãe, recebeu o dom do Espírito Santo, o Espírito Santo que nós recebemos no batismo e na Crisma.
São João recebeu no ventre de Isabel, numa plenitude e numa grandeza que faz dele um santo especialíssimo. Jesus mesmo disse: "Dos nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista", e, no entanto, "o menor no reino dos céus é maior do que ele". Tudo bem, mas vejam que maravilha: São João Batista recebeu no ventre da mãe uma configuração na sua alma.
Existem algumas pinturas antigas de São João Batista em que ele é retratado como irmão gêmeo de Cristo, com as mesmas feições de [Música] Cristo. Por quê? Porque ele é o anunciador, é ele quem traz o Cristo.
Mas, se nós olharmos para o comportamento de São João Batista, ele é um santo e. . .
Os santos, eles, quando se comportam, eles agem. Você olha para o santo e diz: não, um homem não tem essa força toda; um homem não tem esse amor todo; um homem não tem essa virtude toda; um homem não tem esses dons do Espírito Santo nessa plenitude. Só pode ser divino, portanto, é Cristo.
Nele o santo é isso. O que é que nós admiramos nos santos? Cristo naquela pessoa.
Isso é ser santo; ser santo é ser cristiforme, seja na figura, é que Cristo é nosso Senhor. É muito rico, e os santos não dão conta de retratá-lo com toda a plenitude; só Nossa Senhora que tem essa plenitude. Mas nós podemos olhar um aspecto de Jesus em São João: figura robusta, temida, etc.
, e outro aspecto de Jesus em Santa Teresinha: infância espiritual, pequenez, etc. Mas é o mesmo Cristo que nós admiramos nos santos, é o mesmo. Então, vamos lá, vamos aplicar isso tudo à nossa vida.
Vamos amarrar as pontas para você entender do que é que eu estou falando. São João Batista, quando de Isabel, recebeu o Espírito Santo, e a alma dele foi moldada pela alma de Cristo. Você também tem a sua alma moldada pela alma de Cristo.
Esse processo inicia com o batismo, mas a crisma, o sacramento da crisma, acrescenta algo a mais para que você possa levar isso à plenitude e, crescendo interiormente, porque a crisma é o sacramento do crescimento, você possa dar testemunho externo. A gente diz que quem é o crismando? O crismado é o soldado de Cristo, testemunha de Cristo; é o cristão adulto que dá testemunho de Cristo.
Como você vai dar testemunho fora se você não cresceu por dentro? Como você vai fazer apostolado se não houver uma mudança interna? Como você vai ser precursor, preparador da vinda de Cristo nos outros, se você mesmo não é cristiforme como São João?
Você não tem a forma de Cristo se você não vai crescendo espiritualmente até a plenitude de Cristo. Celebrar São João Batista é celebrar esse mistério de que o Espírito Santo faz em nós a santidade, transformando nossas almas, fazendo com que as nossas almas sejam a alma de Cristo. Como é a alma de Cristo?
Unida a Cristo de uma maneira que nós tenhamos em nós as mesmas virtudes, comportamentos, sentimentos, pensamentos, dons de Cristo. Quem faz isso é o Espírito Santo. E nós temos esses dois belíssimos sacramentos: o batismo e a crisma para realizar isso em nós.
Então, aquilo que Deus, nós celebramos o que Deus fez em São João Batista, mas olhamos que ele quer fazer isso em nós também. João Batista recebeu, no ventre de Isabel, nós recebemos, no batismo e na crisma, o Espírito Santo que, vem com os seus dons, vem para que nós nos comportemos de forma "teo-andro". É uma palavra difícil.
"Teo" é Deus e "andro" é homem. Jesus é homem Deus. Que nós nos comportemos como o homem Deus, Deus que se fez homem.
Nós olhamos para o homem Jesus e vemos que aquele comportamento não é o comportamento de um homem simplesmente, mas é de Deus que se fez homem. Isto nós vemos nos santos, porque a alma de Cristo está ligada à alma dos santos pelo Espírito Santo, e essa ligação tem uma marca permanente em nós. Essa marca é colocada pelos sacramentos do batismo e da crisma.
Se você não está se comportando como deve, é porque você precisa retomar seu batismo e sua crisma. A marca está lá, você não está vendo efeito. Se confessar, configura o organismo espiritual, mas a marca permanente do Espírito Santo em nossos corações nos mostra que Deus fiel não desiste de nós.
Ele quer que nós sejamos como Cristo. Está lá; Ele deixou sua impressão digital. Sua marca, os rastros de Cristo, estão na nossa alma para sempre.
O caráter do batismo e da crisma são uma marca, uma pegada, um rastro, uma impressão digital de nosso Senhor que está lá para sempre. Esse caráter, essa marca, será glorioso no céu; no inferno, será doloroso, como dolorosa é a marca e a lembrança daquilo que nós perdemos para sempre. A marca que nós recebemos no batismo e na crisma, e que os padres recebem na ordenação, nós iremos carregar para a eternidade.
No céu, será glória, glória para nós saber que Cristo nos marcou e nos configurou a Ele. No inferno, Deus nos livre, será dor. Uma dor candente que nos lembra eternamente que nós deveríamos ter sido e não fomos.
Uma marca de um amor não correspondido, a marca eterna de um amor traído, um amor irrevogável que eu rejeitei para sempre. Meus queridos irmãos e irmãs, celebrar São João Batista é uma grande alegria de vermos a obra de Deus nas almas humanas. Quando Maria entrou na casa de Isabel, Isabel, cheia do Espírito Santo, sentiu a criança estremecer no seu ventre.
Que a Virgem Maria hoje pronuncie sua saudação também em nossas almas, para que a configuração de Cristo, o Espírito Santo que João Batista recebeu no ventre de Isabel e que nós recebemos no batismo e na crisma, verdadeiramente nos faça estremecer de amor e caminhar até chegarmos à estatura de Cristo.
Related Videos
Pregação Seleta | No meio dos lobos, imite as pombas e as serpentes!
30:53
Pregação Seleta | No meio dos lobos, imite...
Padre Paulo Ricardo
47,548 views
Pregação Seleta | A fé nos dá acesso ao mundo real
25:57
Pregação Seleta | A fé nos dá acesso ao mu...
Padre Paulo Ricardo
63,193 views
Pregação Seleta | O Preciosíssimo Sangue de Cristo clama misericórdia sobre nós!
22:25
Pregação Seleta | O Preciosíssimo Sangue d...
Padre Paulo Ricardo
69,265 views
Pregação Seleta | Uma catequese sobre o Credo Niceno-Constantinopolitano
23:21
Pregação Seleta | Uma catequese sobre o Cr...
Padre Paulo Ricardo
58,275 views
[Virtual Tour] Assisi: The land of peace
11:58
[Virtual Tour] Assisi: The land of peace
Duyen Ann
2,500 views
Como educar seus filhos sem sua vida virar um “inferno”
1:14:12
Como educar seus filhos sem sua vida virar...
Padre Paulo Ricardo
65,018 views
“O Purgatório é para quem não fez a tarefa de casa!” (Pregação Seleta)
16:46
“O Purgatório é para quem não fez a tarefa...
Padre Paulo Ricardo
150,718 views
Pregação Seleta | A vida de São Charbel constrange a nossa vida cômoda
22:35
Pregação Seleta | A vida de São Charbel co...
Padre Paulo Ricardo
46,460 views
Pregação Seleta | Até quando você vai abusar da paciência de Deus?
31:22
Pregação Seleta | Até quando você vai abus...
Padre Paulo Ricardo
69,122 views
Terço dos Consagrados | Pe. Ricardo Basso #172. Mistérios luminosos
Terço dos Consagrados | Pe. Ricardo Basso ...
Arautos do Evangelho
A fascinante vida de Padre Pio | Pregação - Frei Gilson
54:45
A fascinante vida de Padre Pio | Pregação ...
Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL
1,282,662 views
Como deixar Deus agir (da forma certa) na sua vida? | Ep. #110 | com Andressa Ducosta
1:58:24
Como deixar Deus agir (da forma certa) na ...
Anima Podcast
80,344 views
Como blindar a sua Família da ação do inimigo - Escola de oração e formação - Pe Chrystian Shankar
58:09
Como blindar a sua Família da ação do inim...
Ir Kelly Patricia OFICIAL / Instituto Hesed
1,250,982 views
Pregação Seleta | Um mês para cantar o amor de Deus em dois corações
35:30
Pregação Seleta | Um mês para cantar o amo...
Padre Paulo Ricardo
62,952 views
Pregação Seleta | A lição de Santo Tomás de Aquino para nós hoje
32:28
Pregação Seleta | A lição de Santo Tomás d...
Padre Paulo Ricardo
851,918 views
A profecia de Nossa Senhora das Lágrimas para o Brasil - prof. Raphael Tonon
2:10:06
A profecia de Nossa Senhora das Lágrimas p...
Centro Dom Bosco
1,619,051 views
No desânimo, clame!!! | Louvemos o Senhor | #02
46:23
No desânimo, clame!!! | Louvemos o Senhor ...
Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL
2,480,195 views
A radicalidade em ser um jovem cristão - Padre Paulo Ricardo (15/01/17)
56:38
A radicalidade em ser um jovem cristão - P...
Canção Nova Play
250,012 views
Pregação Seleta | Não creia nos seus sentimentos!
35:12
Pregação Seleta | Não creia nos seus senti...
Padre Paulo Ricardo
448,404 views
Pregação Seleta | Santa Teresa e a vocação universal à santidade
14:36
Pregação Seleta | Santa Teresa e a vocação...
Padre Paulo Ricardo
40,355 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com