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Olá queridos alunos aqui do gram Boa noite nós estamos aqui sexta-feira para fazer uma aula sobre a matéria de diversidade e inclusão para vocês uma matéria que tá lá no seu edital para o BNDS né Espero que eu possa contribuir com esse conhecimento que tem sido neste ano de 2024 cobrado em diversos concursos que T sido organizados pela Fundação seis Gran Rio esse conteúdo ele foi cobrado recentemente no ipea recentemente no cnu e agora eh no seu edital do BNDS Então eu quero que vocês Nesta aula a gente não vai exaurir essa discuss mas Nesta
aula eu quero mostar vocês alguns caminhos pod comprend este conteúdo Tá certo se existirem dvidas fiquem à vont para que vocês poss missionar aqui no chat que eui ler e responderei Tá certo vamos ao nosso material que eu preparei o material para vocês com questões e com teoria Vamos lá eh eu trago para vocês inicialmente uma problematização né Afinal do que se trata este conteúdo de diversidade e inclusão se a gente trazer esse tópico cinco que tá lá no seu edital e realizar alguns desdobramentos a gente observa que vai tá lá o papel do estado
brasileiro no combate à pobreza o papel do BNDS na redução das desigualdades econômicas sociais territoriais Direitos Humanos objetivos e desenvolvimento sustentável os ods de 2030 e diversidade interseccionalidade e suas interfaces com marcadores sociais de raça cor etnia classe idade deficiência localização geográfica sexualidade expressão e identidade de gênero discriminação e exclusão social e digital índice de diversidade social desafios sociopolíticos da inclusão de grupos vulnerabilizados crianças adolescentes idosos lgbtq a mais pessoas com deficiências povos originários Comunidades Quilombolas e demais minorias sociais e no último tópico no último subtópico nós temos os desafios territoriais a questão Urbana e
regional do Brasil disparidades e segregação socioespacial bom Aqui tá a sua matéria de diversidade e inclusão e essa matéria de diversidade e inclusão vocês podem observar que esses esses subtópicos eles não são subtópicos isolados Mas eles estão articulados são subtópicos que aparecem para nós um conteúdo dialogando com o outro Tá certo então eu quero trazer para vocês a importância dessa disciplina pro seu edital que é uma disciplina em que vai fazer com que você tenha um olhar crítico e uma perspectiva crítica Como o estado brasileiro tem gerenciado as questões das desigualdades sociais mas aqui eu
quero dizer para vocês um ponto muito importante que gerencia essas desigualdades sociais perpassa pessoal compreender que existe uma relação Direta com os direitos humanos com as políticas sociais e com uma concepção de estado e esse estado ele é um estado em que deve prover garantias sociais para essa população por meio de políticas de estado e não por políticas de governo há uma diferença muito grande entre políticas de estado para políticas de governo o que seria isso Alin as políticas de estado São aquelas políticas que elas independem dos governos que passem pelo Brasil né então nós
temos alguns exemplos de política de estado a nossa Seguridade Social a assistência social o sistema único de saúde a Previdência Social elas não dependem de governo de partido ou de perspectiva governamental elas são políticas de estado e assim também essas desigualdades elas devem ser enfrentadas por políticas de estado até porque se nós observarmos os objetivos da República Federativa do Brasil e os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil nós teremos lá né o próprio sorci de vapu que tanto a gente fala na área do direito como também essa essa questão de erradicação das desigualdades é
de um trabalho livre de um compromisso com essa soberania né dos povos então a gente observa que isso tá lá nos princípios e nos objetivos Então essa discussão ela não não é uma discussão a parte do que vocês já vem estudando agora é uma discussão que precisa ser transversaliza é uma discussão que precisa ser vista do ponto de vista de articulações de conteúdos e eu quero apresentar isso aqui para vocês então aqui vocês já observaram eh como é que isso aqui tem tem tá lá no seu edital e nesse primeiro ponto né como o estado
brasileiro tem enfrentado a pobreza eu já quero trazer para vocês assim qual é a perspectiva que deverá ser adotada o papel do estado brasileiro nesse combate à pobreza como é que vocês eh responderiam essa pergunta né como é que o estado brasileiro pode combater a pobreza eu já quero dizer para vocês que uma das formas de entendermos eh como o estado brasileiro pode fazer o combate à pobreza seria por um modelo de estado intervencionista tá e um estado intervencionista é diferente de um estado mínimo tá então para FS de prova esse entendimento ele é muito
importante esse estado intervencionista é um estado em que formula políticas públicas em que executa políticas públicas que utiliza impostos para trazer eh redistribuição de renda e garantias sociais para a população Além disso é importante que vocês saibam que há um risco de dizer que o neoliberalismo iria fazer o enfrentamento à pobreza por que eu tô dizendo que é um risco dizer que o neoliberalismo iria enfrentar a pobreza seria por meio de políticas assistencialistas e políticas assistencialistas elas não proporcionam e elas não promovem uma justiça social políticas assistencialistas elas estão muitos ligadas à ideia da caridade
e do voluntariado o que se opõe pessoal ao que eu falei para vocês de uma perspectiva de política de estado caridade voluntariado é muito diferente de política de estado né Nós não podemos confundir e é por isso que também a gente precisa fazer uma relação entre o estado e o mercado o mercado como regulador de relações sociais ele tem trazido a a privatização como uma estratégia e a gente não pode pensar para fins da prova a privatização como uma estratégia para enfrentar a pobreza nós precisamos pensar no estado como principal garantidor de direitos sociais tá
eu gosto de fazer essa essa análise situacional porque às vezes nós temos muitas perspectivas que distor disso mas PR seis Gran Rio pra sua prova você precisa compreender por essa forma por esse entendimento por perspectivas de análise isso não significa dizer que a perspectiva está certa ou se está errada ainda que você Concorde ou não Concorde mas a gente precisa pensar para a prova e para ses Gran Rio a perspectiva que deve ser adotada pelo Estado para enfrentar a pobreza é um estado que não seja um estado mínimo tem que ser um estado intervencionista que
se responsabilize por projetos programas e políticas de enfrentar essa pobreza e enfrentar essa pobreza também perpassa realizar estudos eh análises estatísticas conhecer essa realidade para poder intervir da melhor forma isso tudo não é simplesmente porque o estado brasileiro deve ser legal mas isso acontece por conta eh das questões Inter nacionais o Banco Mundial o FMI o birge eles solicitam do Brasil e dos demais países de Capitalismo em desenvolvimento Que apontem medidas de enfrentamento a essa pobreza para prova eu preciso que vocês entendam A partir dessa Ótica beleza Vamos seguir então essas são formas que o
estado brasileiro ele tem que enfrentar a pobreza eu vou trazer aqui algumas notícias que vocês podem inclusive eh vir aí nos jornais que é em relação à extrema pobreza no Brasil né alguns dados T dizendo que a pobreza no Brasil ela tinha 13 milhões e me de pessoas em situação de extrema pobreza de acordo com os critérios do Banco Mundial somados os que estão na linha da pobreza chegam a 25% da população do país então o nosso país Ele é um país que não é novidade né Ele é um país desigual do ponto de vista
social e do ponto de vista também o quê econômico certo e aí as notícias T falado que essa população em situação de extrema pobreza tanto aqui no Brasil nos anos de 2002 e 2023 diminuiu eu tenho ainda minhas dúvidas se realmente essa situação de extrema pobreza e de pobreza diminuiu ou se são Dados eh apenas governamentais Tá mas as notícias têm falado que existem por exemplo regiões com um quantitativo maior de pessoas em extrema pobreza e aí a gente pode falar que aqui no Brasil a região com quantitativo maior de pessoas em extrema pobreza nós
temos o Nordeste seguido da região norte Sudeste Sul e centro-oeste tá em relação à questão das mulheres a gente também observa que há uma desigualdade as mulheres negras elas representam 35% em 2022 homens negros 3,3 por de homens que estão em situação de extrema pobreza mulheres não negras era de 2% e homens não negros era de 1,99% então quando a gente vai fazer análise das desigualdades sociais e econômicas um marcador que é importante trazer é o marcador de raça e o marcador também de região do nosso país Tá certo então aqui eh São algumas notícias
que foram tiradas do All notícia desse ano de 2024 só para vocês poderem contextualizar e observar Como é que tá a situação da pobreza e da extrema pobreza no Brasil atualmente e por falando em pobreza eu preciso falar de um grande desafio que as pessoas em extrema pobreza eh vivem que é a aporofobia Vocês ouviram falar em aporofobia vocês imaginam o que seja essa palavra aporofobia gente ela é uma palavra que ela ela se está relacionada ao horror a pobres Ela tem ela tem uma uma ideia de hostilidade em relação às pessoas pobres que utilizam
as ruas como grande espaço e olha só o que o galed falou para combater uma doença é necessário conhecê-la saber de sua existência e seus sintomas e posteriormente buscar estratégias de combate foi a partir desta constatação que a filósofa espanhola Adela cortina buscou explicar uma patologia social um fenômeno que existia Contudo não pode ser reconhecido era difícil de ser combatido e essa eh filósofa Adela cortina ela chamou esse fenômeno de aporofobia que tem a ver com a união de duas expressões gregas ap poros pobre sem recursos né ap poros e fobos medo aversão então é
o ódio ao pobre é o medo do pobre é a aversão ao pobre né então aqui é uma aversão a esses pobres tal flagelo sempre assolou a sociedade brasileira e talvez seja a resposta para clásica pergunta que Darc Ribeiro fez na sua obra O povo brasileiro porque o Brasil não deu certo né então aqui a gente já tem um conceito que eu gostaria que você vocês anotassem Esse conceito quem ainda nunca tinha ouvido falar desse conceito porque é um conceito que tem sido cobrado nas provas das mais diversas bancas e eu quero mostrar na próxima
tela é uma questão da própria seis Gran Rio que ela não cobra o conceito da aporofobia mas se você entende o conceito da aporofobia você consegue responder a questão vem aqui na tela para você ver a questão comigo olha cá considere o texto sobre o padre sobre o a lei Júlio Lancelote né Júlio Lancelote é um padre lá de São Paulo que faz uma grande frente eh a questão das pessoas em situação de rua a lei 1489 de 2022 ela é designada lei Padre Júlio Lancelote por uma referência ao religioso que desde 86 promove trabalhos
sociais na cidade de São Paulo coordenador de uma Pastoral Lancelote usou uma marreta para remover pedras pontiagudas instaladas sobre um viaduto pela prefeitura da capital paulista o gesto já foi repetido em outras ocasiões pelo padre que usa sua página na rede social para denunciar a arquitetura hostil em outras cidades essa lei altera o estatuto da cidade para estabelecer entre as suas diretrizes a promoção de conforto abrigo descanso bem-estar e acessibilidade na fruição de espaços livres de uso público seu mobiliário interfaces com espaços de uso privado essa recente lei tem como propósito principal aqui a gente
tá entendendo que existe essa lei do Padre Júlio Lancelote que ela é relacionada a essa arquitetura hostil né que alterou o estatuto da cidade e ela se tornou uma lei em 2022 Olha lá essa essa recente lei tem como propósito principal evitar a especulação imobiliária discriminando os materiais de construção adequado para os espaços públicos Ela tem ela tem de fato eh essa ideia da especulação imobiliária Exatamente porque quando a gente fala de especulação imobiliária em locais em que a pess pessoas em situação de rua a gente fala de um fenômeno que se chama [Música] gentrificação
tá já anotem Isso daí pro BNDS gentrificação é uma especulação imobiliária que é feita nos centros históricos das grandes cidades ou de cidades históricas para retirar aquelas pessoas pobres que estão em situação de rua para fazer construções e esse fenômeno se chama gentrificação tá pessoal o erro dessa questão é dizer que ele discrimina ela discriminaria os materiais de construção adequado para os espaços públicos falso prescrição evitar a prescrição do estatuto da cidade garantindo a fruição de espaços públicos urbanos livres de arquitetura cho falso porque não é a prescrição do estatuto da cidade C exclusão social
de grupos vulneráveis evitar a exclusão social de grupos vulneráveis verdade garantindo a acessibilidade de pessoas em situação de rua aos espaços públicos verdade A ideia é evitar essa exclusão social ou seja a ideia dessa lei é evitar a exclusão social é evitar a segregação tá E essa diferenciação que se faz com as pessoas em situação de rua utilização Popular evitar a permanência de grupos sociais minoritários nos espaços públicos indicando a prática de uma arquitetura menos hostil falso porque não é evitar a permanência de grupos sociais se evitar a permanência dos grupos eh sociais é uma
perspectiva muito higienista tá então cuidado utilização Popular indiscriminada de Praças calçadas viadutos Jardins restringindo o vandalismo nos espaços públicos falso né então nossa letra correta é a letra C essa lei ela tem por objetivo evitar a exclusão desses grupos vulneráveis garantindo a acessibilidade de pessoas em situação de rua nos espaços públicos entenda aqui acessibilidade como uma Livre circulação tá como se essas pessoas de fato elas fizessem parte das ruas e não elas estivessem ocupando o local que não fosse delas Tá bem então aqui a gente já matou um conceito e já matou o entendimento e
aí eu quero vir para essa outra perspectiva e para que todos esses aspectos sejam analisados é necessário que vocês façam uma intersecção entre outros conceitos que aparecem aí no seu no seu na sua matéria do seu edital primeiro entendimento do estado que eu já falei para vocês que uma perspectiva de um estado intervencionista né um estado em que formula políticas sociais e que executa políticas sociais um outro conceito que a gente precisa transversalizar os direitos humanos é entender os direitos humanos na perspectiva de materializá-los né é necessário materializar esses direitos humanos para que possa realizar
os enfrentamentos necessários e esses enfrentamentos aqui o que eu tô fal o que eu tô falando é de incluir essa população vulnerabiliza e essa população em situação de extrema pobreza e a interseccionalidade que é uma categoria de análise das políticas sociais em que utiliza marcadores sociais e esses marcadores sociais aqui é que é a grande cereja no bolo quando vocês entendem que é trazer a perspectiva de gênero de raça de classe de condição física e outros marcadores que já já eu vou apresentar para vocês interseccional é o que se liga é o que se soma
é o que se acrescenta e a depender do tipo de marcador social que uma pessoa tenha maior vai ser a perspectiva de exclusão daquela pessoa ou de inclusão daquela pessoa até aí meu povo tá tranquilo até aí vocês estão acompanhando pensamento e o raciocínio tô acostumada a dar essa aula pro pessoal que é da minha área né então aqui eu tô fazendo passo a passo mesmo porque eu entendo que tem muitas pessoas que ainda não viram Mas se vocês acharem que tá tá muito passo a passo vocês podem falar aí no chat que eu vou
e direto mais direto ao ponto beleza fiquem à vontade a aula aqui é um bate-papo nosso para aqui quem não conhece se aproxima dessa discussão e para quem conhece eh que queira se aprofundar e queira colaborar fique à vontade tá bom nosso espaço aqui é um espaço democrático tá bom ainda que seja online Então a gente tem essas perspectivas E aí eu volto paraa interseccionalidade porque a interseccionalidade tá caindo em todas as provas de várias bancas e ela tá lá no 5.3 do seu edital E aí eu quero trazer para vocês esse termo né esse
conceito interseccionalidade que ele entrou em uso comum a partir de 1989 Ó tem 35 anos que esse conceito é utilizado quando foi usado pela jurista e professora afro-americana kimberle crunch o aumento do interesse em compreender melhor as desigualdades e discriminações sofridas por mulheres e populações diversas popularizou a expressão nos últimos anos tá eh Então a gente tem aqui que interseccionalidade é a interação ou a sobreposição de fatores sociais que definem a identidade de uma pessoa em uma forma como isso irá impactar sua relação com a sociedade e seu acesso aos direitos então vocês entendem que
vai falar dessa interação ou dessa sobreposição de fatores sociais é de você entender uma pessoa a partir dos mais diversos marcadores sociais tá então é importante que vocês vejam que quando a gente fala das questões de desigualdades no mercado de trabalho a gente já faz uma análise A partir dessa perspectiva interseccional quando a gente fala de mulheres no mercado de trabalho de mulheres com deficiência no mercado de trabalho de mulheres negras no mercado de trabalho né o mesmo serve para homens para indígenas e paraas outras pessoas Então a gente tem essa interação e essa sobreposição
de fatores sociais né uma outra aspecto que também a gente tem é em relação à própria identidade de gênero de raça e etnia de idade de orientação sexual condição de pessoa com deficiência classe social e localização geográfica são alguns desses fatores que se combinam para determinar os alvos de opressões e como essas desigualdades irão operar tá a interseccionalidade ela ajuda a pensar formas de criar e de aplicar políticas públicas que de fato promovam o princípio máximo da constituição federal de que todas as pessoas são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza aqui eu
acho bem interessante porque aqui já responde a primeira pergunta que eu trouxe para vocês como o estado brasileiro pode fazer enfrentamento à pobreza uma dessas formas que eu não coloquei propositalmente lá na primeira tela é inserir o quê a interseccionalidade na formulação de políticas públicas e de execução de políticas públicas porque são esses marcadores sociais que vão fazer uma grande interação de definições que vai poder dizer quais são os graus se assim eu posso falar de exclusão que as pessoas aqui vivenciam então o BNDS nas suas políticas ins proficionais de de combate à pobreza inclusive
precisa trazer Esse aspecto entender Qual é a realidade social e econômica do nosso país e pensar em perspectivas de enfrentamento em que traga essa interseccionalidade como uma categoria de análise da realidade e de intervenção também dessa realidade Tá certo vamos fazer aqui uma questão da própria ses Gran Rio que traz de interseccionalidade olha lá o feminismo dos anos 80 se centra no tema de diversidade entre entre mulheres esse feminismo se caracteriza por criticar o uso monolítico da categoria mulher e se centra nas implicações práticas e teóricas da diversidade de situações em que vivem as mulheres
essa diversidade afeta as variáveis que se interatuam com as de gênero tais como país etnia e preferência sexual a interseccionalidade aludida no trecho acima caracteriza a ou a chamada primeira onda do feminismo com reivindicações com direito ao trabalho ao voto e a ocupação dos cargos públicos falso essa primeira onda do feminismo gente ela ainda vai ser na aqui ó 1920 1930 a primeira onda do feminismo vai trazer uma ideia de sufrágio de luta pela pelo voto né E aí a gente tem Bert lutes e vai ser uma questão ainda muito dos Estados Unidos e da
Inglaterra tá é só lembrar que interseccionalidade surgiu em qual ano 89 se a primeira onda foi em 20 30 não dar para ser né da segunda onda do feminismo com a ideia central de que a condição feminina é cultural e não natural falso porque a segunda onda do feminino vai ser na década de 1960 lá com a questão dos direitos sexuais eh e reprodutivos tá aqui vai falar sobre a inserção inclusive da da mulher no mercado de trabalho e um exemplo que nós temos aqui é a própria Simone de bvo o ar tá certo referida
a terceira onda do feminismo que busca abranger um olhar multicultural para os vários modos de pertencer a condição feminina essa daqui parece que a verdade terceira onda é exatamente a partir da década de 80 aqui tá ok Por enquanto vamos ver as outras feminismo liberal de Bet freedman com seu diagnóstico do mal-estar ocasionado às mulheres pela Mística feminina falso momento de falência de militância feminista que perde relevância nas dinâmicas políticas e contemporâneas falso a letra c é a nossa letra correta Exatamente porque ela vai vir exatamente na terceira onda do feminismo Por crisal que foi
aquela jurista eh negra da terceira onda do feminismo e que vai trazer a interseccionalidade como uma perspectiva de marcadores sociais que isso vai permitir o quê um olhar multicultural para os vários modos de pertencer à condição feminina né mulher branca mulher negra mulher eh com deficiência sem deficiência mulher lésbica ou não né mulher trans enfim né inclui aí a a essa diversidade no universo feminino Tá certo mais uma questão de interseccionalidade para vocês verem e é desse ano de 2024 olha lá o termo interseccionalidade tem sido amplamente utilizado para se referir à articulação entre gênero
raça e classe Podemos destacar como como ponto comum em abordagens interseccionais a noção de que as análises Dev devem buscar compreender os entrelaçamentos entre as relações sociais ou categorias A partir dessa perspectiva a compreensão das identidades e desigualdades sociais Se daria de forma integrada tendo em vista que a falta de atenção para as articulações não resultaria em análises simplesmente incompletas mas também possíveis distorções aqui é um texto e aqui vem a questão embora a perspectiva interseccional seja de extrema relevância para os estudos que articulam gênero raça e classe alguns desafios persistem dentre esses desafios encontra-se
a seguinte limitação então agora vamos entender Quais são os os desafios eh dessa interseccionalidade né Qual é a limitação se a perspectiva for centrada na categoria de classe será negligenciada a importância do antagonismo entre os grupos entre os outros grupos B se as relações sociais forem negligenciadas haverá melhor articulação entre as categorias de gênero raça e classe se gênero raça e classe forem consideradas categorias Independentes as relações sociais ganham centralidade D se a abordagem for geométrica e estática será incapaz de captar a mobilidade e ambiguidade das relações sociais é se o método for materialista ou
histórico haverá melhor compreensão do modo como uma categoria se sobrepõe a outra bom qual é o grande desafio é essa abordagem o quê geométrica estática né Essa abordagem geométrica e estática gente que pode ser as mais diversas formas né da geometria mas estático porque não considera a dinâmica das da realidade né estático É oposto a dinâmico ela se torna o quê incapaz de captar a mobilidade ou seja o movimento e a ambiguidade Ou seja a contradição das relações sociais tá então a gente tem quem a nossa letra D como a letra correta se essa abordagem
de interseccionalidade for algo geométrico e algo estático o que que é isso né algo geométrico e algo estático é algo que tá parado é algo que tá posto e isso é muito perigoso quando a gente fala de direitos sociais e de análise da realidade por quê Porque a realidade ela é dinâmica se eu tiver estática eu vou fazer uma análise da realidade por um fragmento eu não posso analisar a realidade por uma faceta ou por um fragmento eu preciso fazer uma análise da realidade A partir de uma perspectiva de totalidade e essa totalidade ela envolve
movimento ela envolve dialética ela envolve contradições né então por isso que ela não pode ser vista por uma abordagem geométrica estática se isso acontecer Qual é o risco o risco é de fazer o quê uma captura de forma muito incapaz sobre a mobilidade e sobre a ambiguidade das relações sociais Tá certo exatamente Débora não avança né Fica parado mais uma aqui da FGV agora é outra banca né FGV e aqui essa da FGV foi do último concurso da Câmara dos Deputados tá para consultor olha aqui o que trouxe interseccionalidade é interação ou sobreposição de fatores
sociais que definem a identidade de uma pessoa e a forma como isso irá impactar sua relação com a sociedade seu acesso a direitos o conceito foi criado em 89 por kimberle CR chal no contexto do movimento de mulheres negras nos Estados Unidos kimberlé é estudiosa da teoria crítica racial a de estudo que analisa o racismo como algo naturalizado por meio de instituições e leis e não apenas com as com ações isoladas de indivíduos olha aqui ó a questão A esse respeito ou seja da interseccionalidade é correto afirmar que a pauta identitária é um retrocesso na
discussão política do Brasil uma vez que segrega as pessoas em grupos o que dificulta o diálogo democrático falso né Essa pauta identitária ela não é um retrocesso se a gente disser se nós dissermos que é um retrocesso a gente o quê desconsidera todo o nosso passado colonial e todo o nosso passado escravocrata E se a gente nega que no Brasil foi um país colonizado e escravizado a gente simplesmente o quê naturaliza o racismo e a gente naturaliza as mais diversas formas de desigualdades sociais portanto é falso dizer que a pauta identitária é um retrocesso as
questões de gênero de etnia de raça de localização geográfica ou mesmo de idade não afetam a coletividade pois as pessoas devem ser consideradas enquanto indivíduos como toda a sua complexidade falso né Por qu isso daqui gente afeta nós sabemos que por meio desses marcadores sociais as pessoas elas podem estar mais incluídas ou mais excluídas né então dizer que não afeta a coletividade é um erro os desafios enfrentados pelas mulheres pertencentes a grupos diversos ou seja brancas afrodescendentes indígenas lgbtq a mais e pessoas com deficiência entre outras não se caracterizam como uma forma de opressão uma
vez que o estado adota políticas amplas para suprir possíveis dificuldades será vamos ver a d as pessoas negras são a maioria das vítimas da violência letal verdade sendo as mulheres negras a maioria das vítimas de feminicídio e os jovens negros verdade a maioria dos mortos em decorrência de intervenção policial verdade né aqui é verdade exatamente por conta dessa perspectiva dessa interseccionalidade ah Professor isso é mimimi Não não é mimimi isso é dado estatístico se nós observarmos os dados estatísticos nós e dados estatísticos E aí eu tô falando de instituições que são sérias né Como o
próprio eh penad IBGE o ipea que realizam estudos vão dizer para nós quem são essas mulheres que têm sido vítimas de feminicídio ah professora eu conheço uma pessoa branca que que foi vítima de feminicídio vai existir né O feminic O feminicídio ele tá para todas nós mulheres Deus nos livre mas eu quero dizer para vocês que as mulheres negras Elas têm o quê um uma uma um este marcador de raça E de gênero eh agravado Tá certo então se a gente observa Quem é que tá nas penitenciárias hoje quem são os jovens que T morrido
hoje esses jovens negros Tá bom então nossa letra d é a nossa letra correta olha por que a e tá incorreta o conceito de discriminação múltipla coincide com a da interseccionalidade uma vez que esta ocorre em relação apenas ao critério de raça e classe falso não é apenas ao critério de raça e classe né São todos aqueles outros marcadores que nós já falamos o erro da letra c é dizer que não se caracteriza como uma forma de opressão né então nossa letra D é a nossa letra correta beleza vamos para mais uma da FG v
o conceito de interseccionalidade ele é importante para refletir sobre a efetividade de políticas públicas a fim de promover os direitos humanos em favor de pessoas em maior situação de vulnerabilidade sobre essa perspectiva assinale a afirmativa correta o termo interseccionalidade é um conceito que aponta a necessidade de maior proteção aos homens brancos que acabam sendo vítimas dos Defensores de pauta identitária falso né aqui é um equívoco se a gente olhar uma pirâmide quem tá no to são quem esses homens brancos com os melhores empregos os melhores salários nas melhores condições né E quem tá na base
da pirâmide as mulheres negras portanto a gente tem uma assimetria de gênero e de raça tá b a intersex personalidade considera que raça classe gênero orientação sexual nacionalidade capacidade etnia faixa etária entre outras são interrelacionadas e modam mutuamente parece que é certa mas a gente também avaliar as outras no que se refere a violência de gênero as pesquisas demonstram que as mulheres são vítimas indistintamente uma vez que sua situação de classe raça não interfere falso as mulheres elas são vítimas indistintamente mas a gente tem a situação de raça e de classe o quê interferindo Tá
certo as mulheres de fato elas sofrem violências por conta de uma uma sociedade que tem o quê o machismo né estrutural né A questão do patriarcado né Então as mulheres todas nós mulheres eh sofremos as mais diversas violências eu tava vindo para cá agora e aí eu tava prestando atenção no trânsito e aí eu pego o Eixão aqui em Brasília quem conhece aqui Brasília Sabe tem um Eixão que corta né a cidade e era mais ou menos umas 7 horas da noite 7:30 da noite e é um momento de pico intenso no trânsito né e
eu falei por que que essas mulheres estão eh atravessando esse Eixão e Eixão não tem não tem semáforo Eixão é 80 km/h livre né e na na velocidade intensa de fluxo de carro aí eu falei olha só e aqui em Brasília temos passagens subterrâneas né que dá que liga uma quadra a outra de um eixinho ao outro aí falei sabe por que que essas mulheres estão se arriscando a atravessarem o Eixão porque com certeza elas estão com medo de passar nessa nessa nesses túnis nos túneis subterrâneos por medo de estupro a gente que é mulher
a gente não tem medo nem de ser asaltada né a gente tem medo de estupro Então significa dizer que para mulheres viverem aqui no Brasil é um país o quê perigoso né mas a gente sabe que a questão da violência ainda que seja indistintamente para todas nós mulheres existem os marcadores de raça e de classe é que agravam a situação de umas mulheres mais do que outras Tá certo eu tô dando esse exemplo só para vocês visualizarem isso a interseccionalidade demonstra a necessidade de um olhar atento à igualdade entre homens e mulheres que experimentam as
mesmas violações Caso seja da mesma classe social falso né as não as a gente vive em assimetria em relação aos hos né é um conceito equívoco tendo em vista a necessidade de observância do princípio da igualdade na promoção dos direitos humanos que deve ser garantido a todos sem justição falso a gente precisa fazer a a observância do princípio de quem da Equidade e a Equidade é entender que os desiguais precisam ser tratados de forma o quê desigual que seria o mesmo da gente falar de uma discriminação positiva né então nossa letra correta é a letra
b de bola tá certo FGV consultor da câmara 30.000 aí o salário eix tem essa questão né outra aqui de interseccionalidade a interseccionalidade isso tudo aqui de 2023 2024 tá do cebrasp Ó como o cebrasp cobrou como as relações interseccionais de poder influenciam as relações sociais em sociedades marcadas pela diversidade bem como as experiências individuais na vida cotidiana Rio coles em CMA buges é a referência a perspectiva de interseccionalidade no ensino da história alicen sou a base Nacional comum curricular ao estabelecer a matriz curricular inglesa como eixo norteador falso não é a A inglesa é
afro tá a perspectiva de eh afrodescendente propõe o debate sobre gênero excluindo todas as questões ligadas à orientação sexual falso inclui estabeleceu a abolição das matérias convencionais propondo o Ensino Integrado com itinerários formativos D pressupõe o uso de conceitos de classe raça e gênero como categorias analíticas entrelaçadas letra correta né surgiu no final do século XIX não é século XX precisamente no ano de 1989 né então nossa letra D é a nossa letra O qu correta bom interseccionalidade eu já consegui fechar aqui com vocês acredito que aqui já seja bem suficiente para vocês responderem várias
questões de prova agora eu quero trazer outros pontos relacionados aos os demais grupos vulnerabilizados que aparecem aí na sua disciplina veja aqui comigo Quais são as maiores formas de preconceito e discriminação vivenciada pelos grupos vulnerabilizados e lá aparecem vários grupos vulnerabilizados não é verdade eu quero dizer para vocês que quando a gente vai responder isso aqui a gente precisa de forma didática eh elencar três pontos tá o primeiro ponto é diferenciar preconceito de discriminação o segundo ponto é identificar as Disc ações e o terceiro ponto conceituar as discriminações aqui tá no bem no 5.5 o
que seria diferenciar preconceito de discriminação Veja a gente tem que entender que preconceito é o que tá na nossa subjetividade é o que tá no nosso plano de ideias nós temos ideias preconcebidas nós somos preconceituosos em alguma medida né quando a gente observa uma pessoa com determinado comportamento na rua com determinada vestimenta a aquilo já já traz um sinônimo de suspeita para nós isso é o preconceito para nossa subjetividade e o que é discriminação é quando a gente materializa esse preconceito Ou seja quando a gente eh dá vida a esse preconceito através das nossas atitudes
através das nossas ações o que vai implicar em excluir essa pessoa em restringir o acesso de diferenciar essa pessoa né então preconceito e discriminação são diferentes que preconceito está no plano da mente da ideia e a discriminação é no plano da objetivação do fato da atitude né e o segundo ponto é identificar essas discriminações Então a gente tem que observar que o nosso país Ele é um país desigual em decorrência do seu passado eh histórico E aí quais são as identificações de discriminações que nós temos que fazer aí eu tenho que lembrar que lá no
edital tem grupos vulnerabilizados E aí eu preciso pensar o que que a criança sofre o que que o idoso sofre o que que o negro sofre o que que o indígena sofre ah professora ninguém sofre nada aí é um país cor-de-rosa e não é o caso do Brasil que é verde e amarelo né então a gente tem que lembrar que o nosso país Ele é composto por povos diversos e que Esses povos sofrem questões de preconceito e de discriminação E aí eu preciso agora identificar E aí eu preciso conceituar essas discriminações que eu vou fazer
isso aqui com vocês agora então vamos fazer um exercício aqui só para que vocês me digam o negro sofre qual tipo de preconceito de discriminação racismo né E aí racismo eu poderia classificar racismo estrutural ambiental algorítmico religioso E por aí vai mulher sofre Que tipo de preconceito o próprio machismo né o machismo que pode repercutir em misogenia que pode repercutir em feminicídio né e e isso daqui vai fazer com que mulheres tenham salários mais baixos muitas vezes as as pessoas com deficiência sofrem qual tipo de preconceito capacitismo né O que é o capacitismo é trazer
para as pessoas com deficiência uma perspectiva de inferioridade de pouca relevância ou de pouca funcionalidade o idoso os preconceitos que o idoso pode vivenciar é o idadismo que é sinônimo de ageísmo e que também é sinônimo de ar ismo que são as formas de preconceito e discriminação em razão da idade não só para idoso tá gente mas essa questão da idade perpassa vários grupos mas os idosos acabam sendo os mais afetados lgbtq a mais a própria homofobia lesbofobia transfobia né todo ódio a pessoas eh que têm eh uma identidade de de gênero baseada né nas
mais diversas orientações sexuais os povos originários têm sofrido em relação à questão da terra a falta de demarcação da terra o Não respeito às questões ancestrais Criança e Adolescente nós temos é a questão eh de maus tratos de não entender que são sujeitos de direitos né de violências sexual abuso sexual né e as mais diversas aqui eu tô dizendo para vocês Quais são os maiores desafios sociopolíticos vivenciados por esses grupos mas aí a gente vai fazer uma questão eu não vou ler o texto já vou direto paraa questão conta do tempo ao longo da nossa
história a relação entre racismo e democracia no Brasil foi marcada pelo advento da República em 1888 uma vez que com ela suprimiam se legalmente e de fato as distinções Entre todos os brasileiros os quais de súditos de uma monarquia tornaram-se igualmente livres e iguais a despeito da origem de gênero ou raça como preconizar o ideário Republicano falso aqui ainda a gente vai ter um processo muito grande de negação do negro no nosso país inclusive vai ter uma cultura de embranquecimento que vai ser exatamente quando o nosso país passa a trazer eh imigrantes italianos e alemãos
com as perspectivas de embranquecer o país né b implicou a superação do racismo pelo estabelecimento da democr uma vez que após a abolição do regime escravista no Brasil em 1889 o surgimento de tal bloco e lê e suas pautas raciais são como indica a matéria do jornal à tarde um Claro exemplo de sobrep momento do racismo no país falso porque a gente não tem uma separação do racismo né Eh a gente ainda tem o racismo estrutural arraigado na nossa sociedade tá c constituiu-se e ganhou novos contornos no contexto democrático da década de 70 momento no
qual o Brasil influenciado pelos movimentos estudantis europeus e de defesa de direitos civis norte-americanos assegurava os direitos políticos de livre manifestação de liberdade de pensamento a seus cidadãos Ok 70 é ditadura militar só que em 70 também a gente tem uma uma uma um aumento significativo de organizações políticas as quais eram consideradas subversivas e o movimento negro é um deles né mas aqui a gente ainda coloca um ponto de interrogação estabeleceu-se apenas a partir de 88 pois não é possível identificar na história nenhum outro momento de defesa dos direitos dos negros ou afirmação de sua
identidade realmente de fato foi somente a Constituição de 88 que fez o quê esse paralelo entre democracia e racismo quando vai trazer para nós inclusive ao artigo 5º que todos são iguais o qu perante a lei né Eh segue sendo muitas vezes desvirtuar eh pelo chamado mito da democracia racial equivocado discurso segundo o qual as oportunidade de acumulação de riqueza e de prestígio social de poder estão e igualmente acessíveis a todos esse mito de democracia racial ele vem na década de 30 40 50 60 que é essa perspectiva desse embranquecimento que como se pretos e
brancos pudessem viver em paz e harmonia quando na verdade a gente sabe que existem o quê toda essa perspectiva eh de discriminação na verdade a letra e né que essa democracia racial ela é um grande mito né eu tinha entendimento que eu não li o texto acabei marcando a D mas a letra é segue sendo muitas vezes desvirtuada Ah tá então a relação entre racismo e democracia segue sendo muitas vezes desvirtuada pelo chamado mito da democracia racial é é não é equivocado o discurso segundo o qual oportunidade de acumulação de riqueza e de prestígio de
poder estão igual ente acessíveis a todos né a letra e eu não li o texto Então acabei errando aí na resposta da questão importante vocês lerem os textos tá tem outras questões aqui mas não vai dar tempo de eu fazer que meu horário já acabou mas eu quero deixar aqui nessa última tela os odss tá os ods são os objetivos de desenvolvimento sustentável Eles foram assinados em 2015 e a ideia que em 2030 os países que assinaram esse tratado ele eles possam ter eh aumentado Na verdade tem atingido esses objetivos que seria erradicar a pobreza
erradicar a fome saúde de qualidade Educação de qualidade igualdade de gênero água potável e saneamento energias renováveis e acessíveis trabalho Digno e crescimento econômico indústria inovação e infraestruturas reduzir as desigualdades cidades e comunidades sustentáveis produção e consumos responsáveis ação contra a mudança Global do clima vida na água vida terrestre paz justiças e instituições eficazes parcerias e meias de implementação são 17 objetivos mas dentro desses objetivos tem algumas metas muitas metas inclusive sugiro que vocês Leiam esses objetivos e façam questões sobre objetivos eh os odss Lembrando que a ONU publicou há mais ou menos um mês
um alerta para os países que assinaram esse tratado né esse pacto de ods foram 160 países Salv engando no ano de 2015 e a ONU fala que que nós países que assinamos nós ainda estamos muito longe de alcançar esses ods esses objetivos de desenvolvimento sustentável tá então acho que vale muito a pena vocês terem conhecimento sobre os ods gente Meu tempo acabou já tá ali apitando tempo esgotado não dá para exaurir o conteúdo todo Porque de fato é uma matéria que tem poucos conteúdos dentro mas ela é muito profunda né Principalmente que não é uma
matéria tão comum de vocês eh estudarem mas eu quero me colocar à disposição de vocês para as dúvidas que vocês tiverem para as dificuldades que vocês tiverem provavelmente a gente vai ter mais algum outro encontro tá e eu quero que vocês saibam que podem contar comigo para compreender esse assunto vou deixar aqui meu Instagram né o profe Aline Menezes Caso vocês queiram tirar dúvida acompanhar algumas das dicas que eu posto lá é um espaço que eu utilizo para isto também tá bom e é isso gente desejo sucesso na caminhada mas além de sexta-feira para vocês
e continue firme porque estudar vale a pena eu digo sempre que o estudo ele sempre devolve Às vezes a gente acha que tá perdendo tempo Às vezes a gente acha que ah porque para alguém dar o certo e para você ainda não deu certo calma a sua hora vai chegar a nossa hora chega tem uma música Eu Amo samba e é uma música que fala assim é Deus quem aponta a estrela de quem tem que brilhar Então pode ter certeza que na hora certa Deus vai apontar a estrela que vai ter que brilhar e com
certeza uma hora é a sua essa hora vai chegar tá certo então contem comigo no processo de aprovação de vocês que eu tô aqui para isso esse é um compromisso para que você se torne servidor público e para que você tenha sua vida transformada mudada através da educação tá conte comigo Conte com Gran afinal aqui no Gran todo mundo pode um beijo gente
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