[Música] epístola do apóstolo Paulo aos romanos capítulo 1 Paulo servo de Jesus Cristo chamado para Apóstolo separado para o evangelho de Deus o qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras acerca de seu filho que nasceu da descendência de Davi segundo a carne declarado filho de Deus em poder segundo o espírito de santificação pela ressurreição dos Mortos Jesus Cristo nosso Senhor pelo qual Recebemos a graça e o apostolado para a obediência da Fé entre todas as gentes pelo seu nome entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo todos os que
estais em Roma amados de Deus chamados Santos graça a vós e paz de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo acerca de vós todos porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé porque Deus a quem sirve em meu espírito no evangelho de seu filho me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós pedindo sempre em minhas orações que algum tempo pela de Deus se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco porque desejo ver-vos para vos comunicar algum Dom espiritual Aim de que
sejais confortados Isto é para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua assim vossa como minha não quero porém irmãos que ignoreis que muitas vezes propuso ir ter convosco mas até agora tenho sido impedido para também ter entre vós algum fruto Como também entre os demais gentios eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros tanto a sábios como a ignorantes e assim quanto está em mim estou pronto para também vos anunciar o evangelho a vós que estais em Roma porque não me envergonho do Evangelho de Cristo Pois é o poder de Deus para
a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em Fé como está escrito mas o justo viverá pela fé porque do céu se manifesta A Ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça que det a verdade em injustiça porquanto o que de Deus se pode conhecer nele se manifesta porque Deus L manifestou porque as suas coisas invisíveis desde a criação do mundo tanto o seu eterno poder como a sua divindade se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão
criadas para que eles fiquem inescusáveis [Música] porquanto tendo conhecido a Deus não o glorificaram como Deus nem lhe deram Graças antes em seus discursos se desvaneceram e o seu coração insensato se obscureceu dizendo-se sábios tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível e de aves e de quadrúpedes e de répteis por isso também Deus os entregou as concupiscências de seus corações a imundícia para desonrarem seus corpos entre si pois Eles mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o criador
Que é bendito eternamente Amém por isso Deus os abandonou às paixões infames porque até as suas mulheres Mud o uso natural no contrário à natureza e semelhantemente também os homens deixando o uso natural da mulher se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros homens com homens cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro e como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus assim Deus os entregou a um sentimento verso para fazerem coisas que não convém estando cheios de toda iniquidade fornicação Malícia avareza maldade cheios de
inveja homicídio Contenda engano malignidade sendo murmuradores difamadores aborrecedores de Deus injuriados soberbos presunçosos inventores de males desobedientes aos pais e às mães ncios infiéis nos contratos sem afeição natural irreconciliáveis sem misericórdia os quais conhecendo o juízo de Deus que são dignos de morte os que tais coisas praticam não somente as fazem Mas também se agradam dos que as fazem Romanos Capítulo [Música] 2 portanto és inescusável quando julgas ó homem quem quer que sejas porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro pois Tu que julgas fazes o mesmo e bem sabemos que
o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem e tu ó homem que julgas os que fazem tais coisas cuidas que fazendo-as tu escaparás ao juízo de Deus ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade e paciência e longanimidade ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento mas segundo a tua duza e teu coração impenitente em tesouras Ira para ti no dia da Ira e da manifestação do juízo de Deus o qual recompensará cada um segundo as suas obras a saber a vida eterna aos que com perseverança em
fazer bem procuram Glória Honra e incorrupção mas a indignação e a ira aos que são contenciosos desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal primeiramente do judeu e também do grego Glória porém e Honra e paz a qualquer que pratica o bem primeiramente ao judeu e também ao grego porque para com Deus não há acepção de pessoas porque todos os que Sem Lei pecaram Sem Lei também perecerão e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados porque que os que ouvem
a lei não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei hão de ser justificados porque quando os gentios que não têm lei fazem naturalmente as coisas que são da Lei não tendo eles lei para si mesmos são lei os quais mostram a obra da Lei escrita em seus corações testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos quer acusando quer defendendo-os no dia em que Deus há de julgar os segredos dos corações por Jesus Cristo segundo o meu evangelho Eis que tu que tens por sobrenome judeu e repousas na lei e te
glorias em Deus e sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes sendo instruído por lei e confias que és Guia dos Cegos Luz dos que estão em Trevas instrutor dos ncios mestre de crianças que tens a forma da ciência e da Verdade na lei tu pois que ensinas a outro não te ensinas a ti mesmo tu que pregas que não se deve furtar furtas tu Que dizes que não se deve adulterar adulteras tu que abomin os Ídolos comete Sacrilégio tu que te glorias na lei honras a Deus pela transgressão da lei porque como está
escrito o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós porque a circuncisão é na verdade proveitosa se tu guardares a lei Mas se tu és transgressor da lei a tua circuncisão se torna em incircuncisão Se pois a incircuncisão guardar os preceitos da lei porventura a incircuncisão Não será reputada como circuncisão e a incircuncisão que por natureza ou é se cumpre a lei não te julgará porventura a ti que pela letra e circuncisão és transgressor da lei porque não é judeu o que o é exteriormente nem a circuncisão a que o é
exteriormente na carne mas é judeu o que o é no interior e circuncisão a que é do coração no espírito não na letra cujo louvor não provém dos homens mas de Deus Romanos Capítulo [Música] 3 qual é pois a vantagem do judeu ou qual a utilidade da circuncisão muita em toda maneira porque primeiramente as palavras de Deus lhe foram confiadas pois que se alguns foram incrédulos a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus de maneira nenhuma sempre seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso como está escrito para que sejas justificada em tuas palavras e venas
quando fores julgado e se a nossa injustiça for cus da justiça de Deus que diremos porventura será Deus injusto trazendo Ira sobre nós falo como homem de maneira nenhuma de outro modo como julgará Deus o mundo mas se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para Glória sua porque sou eu ainda julgado também como pecador E por que não dizemos como somos blasfemos e como alguns dizem que dizemos façamos males para que venham bens a condenação desses é justa pois que somos nós mais excelentes de maneira nenhuma pois já Dantes demonstramos que tanto
judeus Como gregos todos estão debaixo do pecado como está escrito não há um justo nenhum sequer não há ninguém que entenda não há ninguém que busque a Deus todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há nenhum só a sua gargant umul aber com as suu trat enganosamente peon dees está debaixo de seus lábios cuja boca está cheia de maldição e amargura os seus pés são ligeiros para derramar sangue em seus caminhos há destruição e miséria e não conheceram o caminho da paz não há temor de Deus Diante
de seus olhos Ora nós sabemos que tudo que a lei diz aos que estão debaixo da lei o Diz Para que toda boca esteja fechada e todo mundo seja condenável diante de Deus por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei porque pela lei vem o conhecimento do pecado mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus tendo o testemunho da Lei e dos Profetas Isto é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há diferença porque todos pecaram e
instituídos estão da glória de Deus sendo justificados gratuitamente pela sua graça pela Redenção que há em Cristo Jesus ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados Dantes cometidos sob a paciência de Deus para demonstração da sua justiça neste tempo presente para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus onde está logo a vanglória é excluída por qual lei das obras não mas pela lei da fé concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei é
porventura Deus Somente dos judeus e não é também dos gentios também dos gentios certamente visto que Deus é um só que justifica pela fé a circuncisão e por meio da Fé A incircuncisão anulamos pois a lei pela fé de maneira nenhuma antes estabelecemos a lei Romanos Capítulo 4 que diremos pois ter alcançado a Abraão nosso pai segundo a carne porque se Abraão foi justificado pelas obras tem de que se gloriar mas não diante de Deus pois que diz a escritura Creu Abraão em Deus e isso lhe foi imputado como Justiça ora aquele que faz qualquer
obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça mas segundo a dívida mas aquele que não pratica mas crê naquele que justifica o ímpio a sua fé lhe é imputada como justiça assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras dizendo bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas e cujos pecados são cobertos bem-aventurado o homem a quem o senhor não imputa o pecado vem pois esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão como lhe foi
pois imputada estando na circuncisão ou na incircuncisão não na circuncisão mas na incircuncisão e recebeu o sinal da circuncisão selo da Justiça da Fé quando estava na incircuncisão para que fosse pai de todos os que creem estando eles também na incircuncisão a fim de que também a justiça lhe seja imputada e fosse pai da circuncisão daqueles que não somente são da circuncisão mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão que tivera na incircuncisão porque a promessa de que havia de ser Herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão
ou a sua posteridade Mas pela justiça da fé porque se os que são da Lei são herdeiros logo a fé é vã e a promessa é aniquilada porque a lei opera a ira porque onde não há lei também não há transgressão portanto é pela fé para que seja segundo a graça a fim de que a promessa Seja firme a toda posteridade não somente a que é da lei Mas também a que é da fé que teve Abraão o qual é pai de todos nós como está escrito por pai de muitas Nações te constituí perante aquele
no qual Creu a saber Deus o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem o qual em Esperança Creu contra a esperança tanto que ele tornou-se pai de muitas a conforme o que lhe fora dito assim será a tua descendência e não enfraquecendo na fé não atentou para o seu próprio corpo já amortecido pois era já de quase 100 anos nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara e não duvidou da promessa de Deus por incredulidade mas foi fortificado na fé dando glória a Deus e estando certíssimo
de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer assim isso lhe foi também imputado como Justiça ora não só por causa dele está escrito que lhe fosse tomado em conta mas também por nós a quem será tomado em conta os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso senhor o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa [Música] justificação Romanos Capítulo 5 tendo sido pois justificados pela fé temos paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça na
qual estamos firmes e nos gloriamos na da Glória de Deus e não somente isto mas também nos gloriamos nas tribulações sabendo que a tribulação produz a paciência e a paciência a experiência e a experiência a esperança e a esperança não traz confusão porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado porque Cristo estando nós ainda fracos morreu a seu tempo pelos ímpios porque Apenas Alguém morrerá por um justo pois poderá ser que pelo bom Alguém ouse morrer mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo
morreu por nós sendo nós ainda pecadores logo muito mais agora tendo sido justificado pelo seu sangue seremos por ele salvos da Ira porque se nós sendo inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho muito mais tendo sido já reconciliados seremos salvos pela sua vida e não somente isto mas também nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo pelo qual agora alcançamos a reconciliação portanto como por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram porque até
a lei estava o pecado no mundo mas o pecado não é imputado não havendo lei no entanto a morte reinou desde Adão até Moisés até sobre aqueles que não tinham pecado a semelhança da transgressão de Adão o qual é a figura daquele que havia de vir mas não é assim o dom gratuito como a ofensa porque se pela ofensa de um morreram muitos muito mais a graça de Deus e o dom pela graça que é de um só homem Jesus Cristo abundou sobre muitos e não foi assim o dom como a ofensa por um só
que pecou porque o juízo veio de uma só ofensa na verdade para condenação mas o dom gratuito veio deas ofensas para justificação porque se pela ofensa de um só a morte reinou por esse muito mais os que recebem a abundância da Graça e do Dom da Justiça reinarão em Vida Por Um Só Jesus Cristo pois assim como por uma só ofensa veio juízo sobre todos os homens para condenação assim também por um só ato de Justiça veio a Graça sobre todos os homens para justificação de vida porque como pela desobediência de um só homem muitos
foram feitos pecadores assim pela obediência de um Muitos serão feitos justos veio porém a lei para que a ofensa abundasse Mas onde o pecado abundou superabundou a graça para que assim como o pecado reinou na morte também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna por Jesus Cristo nosso senhor Romanos Capítulo 6 que diremos pois permaneceremos no pecado para que a graça abunde de modo nenhum nós que estamos mortos para o pecado como viveremos ainda nele ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte de sorte que
fomos sepultados com ele pelo batismo na morte para que como Cristo foi dentre os mortos pela glória do Pai assim andemos nós também em novidade de vida porque seos plantos juntamente el na semelhan da sua morte também o seremos na da sua ressurreição sabendo isto que o nosso homem velho foi com ele crucificado para que o corpo do pecado seja desfeito para que não sirvamos mais ao pecado porque aquele que está morto está justificado do pecado Ora se já morremos com Cristo cremos que também com ele viveremos sabendo que tendo sido Cristo ressuscitado dentre os
mortos já não morre a morte não mais tem domínio sobre ele pois quanto a ter morrido de uma vez morreu para o pecado mas quanto a viver vive para Deus assim também vós considera-os certamente mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso senhor não reine Portanto o pecado em vosso corpo mortal para lhe obedecerdes em suas concupiscências nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre mortos e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça porque o pecado não terá domínio
sobre vós pois não estais debaixo da lei Mas debaixo da graça Pois que pecaremos porque não estamos debaixo da lei Mas debaixo da graça de modo nenhum não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer sois servos daquele a quem obedeceis ou do pecado para morte ou da Obediência para justiça mas graças a Deus que tendo sido servos do pecado obedes de coração a forma de doutrina a que fostes entregues e libertados do pecado fostes feitos servos da Justiça falo como homem pela fraqueza da vossa carne pois que assim como apresentastes
os vossos membros para servirem a imundícia e a maldade para maldade assim apresentai agora os vossos membros para servirem a justiça para santificação porque quando erais servos do pecis Livres da justiça e Que fruto tinha então das coisas de que agora vos envergonha porque o fim delas é a morte mas agora libertos do pecado e feitos servos de Deus tendes o vosso fruto para santificação e por fim a vida eterna porque o salário do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso [Música] senhor Romanos Capítulo
7 não sabeis vós irmãos pois que falo aos que sabem a lei que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive porque a mulher que está sujeita ao marido enquanto ele viver está-lhe ligada pela lei mas morto o marido está livre da lei do marido de sorte que vivendo o marido será chamada adúltera se for de outro homem mas morto marido livre está da Lei e assim não será adúltera se for de outro marido assim meus irmãos também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo para que sejais
de outro daquele que ressuscitou dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus porque quando estávamos na carne as paixões dos pecados que são pela lei operavam em nossos membros para darem fruto para morte mas agora temos sido libertados da Lei tendo morrido para Aquilo em que estávamos retidos para que sirvamos em novidade de espírito e não na velhice da letra que diremos Pois é a lei pecado de modo nenhum mas eu não conheci o pecado senão pela lei porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse não cobiçarás mas o
pecado tomando ocasião pelo mandamento operou em mim toda concupiscência porquanto sem a lei estava morto o pecado e eu nalgum tempo vivia Sem Lei mas vindo o mandamento reviveu o pecado e eu morri e o mandamento que era para a vida achei eu que me era para a morte porque o pecado tomando ocasião pelo mandamento me enganou e por ele me matou E assim a lei é santa e o mandamento Santo justo e bom logo tornou-se o bom em morte de modo nenhum mas o pecado para que se mostrasse pecado operou em mim a morte
pelo bem a fim de que pelo Mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno porque bem sabemos que a lei é espiritual mas eu sou carnal vendido sobre o pecado porque o que faço não o aprovo pois o que quero is isso não faço mas o que aborreço isso faço e se faço o que não quero consinto com a lei que é boa de maneira que agora já não sou eu que faço isto mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim Isto é na minha carne não habita bem algum e com
efeito o querer está em mim mas não consigo realizar o bem porque não faço o bem que quero mas o mal que não quero esse faço Ora se eu faço o que não quero já o não faço eu mas o pecado que habita em mim acho então esta lei em mim que quando quero fazer o bem o mal está comigo porque segundo o homem interior tenho prazer na lei de Deus mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos
meus membros Miserável homem que eu sou quem me livrará do corpo desta morte dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor assim que eu mesmo com o entendimento sirvo a lei de Deus mas com a carne a lei do [Música] pecado Romanos Capítulo 8 portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne mas segundo o espírito porque a lei do espírito de em Cristo Jesus me livrou da lei do pecado e da morte porquanto o que era impossível a lei visto como estava enferma pela carne
Deus enviando seu filho em semelhança da carne do pecado pelo pecado condenou o pecado na carne para que a justiça da Lei se cumprisse em nós que Não andamos segundo a carne mas segundo o espírito porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da Carne Mas os que são segundo o espírito para as coisas do Espírito porque a inclinação da Carne é morte mas a inclinação do espírito é Vida e Paz porquanto a inclinação da Carne é inimizade contra Deus pois não é sujeita à lei de Deus nem em o pode ser
portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus vós porém não estais na carne mas no espírito se é que o Espírito de Deus habita em Vós mas se alguém não tem o espírito de Cristo esse tal não é dele e se Cristo está em vós o corpo na verdade está morto por causa do Pecado mas o espírito vive por causa da justiça e Se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em Vós aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos Mortais pelo seu espírito
que em Vós habita de maneira que irmãos somos devedores não a carne para viver segundo a carne porque se viverdes segundo a carne morrereis mas se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo vivereis porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus Esses são filhos de Deus porque não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor mas recebestes o espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos Aba Pai o próprio espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e se nós somos filhos somos logo herdeiros também verdadeiramente herdeiros
de Deus e coerdeiros de Cristo se é certo que com ele padecemos para que também com ele sejamos glorificados Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus porque a criação ficou sujeita à vaidade não por sua vontade mas por causa do que a sujeitou na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção para a liberdade da Glória dos filhos de Deus
porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora e não só ela mas nós mesmos que temos as Primícias do Espírito também gememos em nós mesmos esperando a adoção a saber a redenção do nosso corpo porque em Esperança fomos salvos ora a esperança que se vê não é Esperança porque o que alguém vê como também o esperará mas se Esperamos o que não vemos com paciência o esperamos e da mesma maneira também o espírito ajuda as nossas fraquezas porque não sabemos o que havemos de pedir como convém mas
o mesmo espírito intercede por nós Com Gemidos inexprimíveis e aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do espírito e é ele que segundo Deus intercede pelos Santos e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo seu propósito porque os que Dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a estes também chamou e aos que chamou a estes também justificou e aos que
justificou a estes também glorificou que diremos pois a estas coisas Se Deus é por nós quem será contra nós Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou antes o entregou por todos nós como nos não dará também com ele todas as coisas quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus é Deus quem os justifica quem é que condena Pois é Cristo quem morreu ou antes quem ressuscitou dentre os mortos o qual está à direita de Deus e o que também intercede por nós Quem nos separará do amor de Cristo a tribulação ou a angústia
ou a Perseguição ou a fome ou a nudez ou o perigo ou a espada como está escrito por amor de ti somos entregues à morte todo dia somos reputados como ovelhas para o matadouro mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou porque estou certo de que nem a morte Nem a Vida Nem os anjos nem os principados nem as potestades nem o presente nem o porvir Nem a altura nem a profundidade nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor
Romanos Capítulo 9 em Cristo digo a verdade não minto dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo por amor de meus irmãos que são meus parentes segundo a carne que são israelitas dos quais é a adoção de filhos e a glória e as alianças e a lei e o culto e as promessas dos quais são os pais e dos quais é Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito eternamente Amém não que a palavra
de Deus haja faltado porque nem todos os que são de Israel são de Israel nem por serem descendência de Abraão são todos filhos mas em Isa que será chamada a tua descendência Isto é não são os filhos da carne que são filhos de Deus mas os filhos da Promessa são contados como descendência porque a palavra da Promessa é esta por este tempo virei e Sara terá um filho e não somente esta mas também Rebeca quando concebeu de um de Isaque nosso pai porque não tendo eles ainda nascido nem tendo feito bem ou mal para que
o propósito de Deus segundo a eleição ficasse firme não por causa das obras mas por aquele que chama foi-lhe dito a ela o maior servirá ao menor como está escrito Amei a Jacó e odiei a Esaú que diremos pois que há injustiça da parte de Deus de maneira nenhuma Pois diz a Moisés compadecer me Ei de quem me compadecer e terei Misericórdia de quem eu tiver misericórdia assim pois ISO não depende do que quer nem do que corre mas de Deus que se compadece Porque diz a escritura a Faraó para isto mesmo te levantei para
em Ti mostrar o meu poder e para que que o meu nome seja anunciado em toda a terra logo pois compadece-se de quem quer e endurece a quem quer dirme as Então por que se queixa ele ainda porquanto quem tem resistido à sua vontade mas ó homem quem és tu que a Deus replicas porventura a coisa formada dirá ao que a formou porque me fizeste assim ou não Ten o oleiro poder sobre o barro para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para deshonra e que direi se Deus querendo mostrar a sua
Ira e dar a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos da Ira preparados para perdição para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de Misericórdia que para Glória já Dantes preparou os quais somos nós a quem também chamou não só dentre os judeus mas também dentre os gentios como também diz em Oseias chamarei meu povo ao que não era meu povo e amada a que não era amada e sucederá que no lugar em que lhes foi dito vós não sois meu povo aí serão chamados filhos do Deus
Vivo também Isaías clama acerca de Israel ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar o remanescente é que será salvo porque ele completará a obra e abreviá-la há em justiça porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra e como antes disse Isaías se o senhor dos exércitos nos não deixar a descendência teríamos nos Tornado como Sodoma e teríamos sido feitos como Gomorra que diremos pois que os gentios que não buscavam a justiça alcançaram a justiça sim mas a justiça que é pela fé mas Israel que buscava a
lei da Justiça não chegou à lei da justiça por quê Porque não foi pela Fé Mas como que pelas obras da Lei pois tropeçaram na pedra de tropeço como está escrito Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo e todo aquele que crer nela não será [Música] confundido Romanos Capítulo [Música] 10 irmãos o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação porque lhes dou testemunho de que tem zelo de Deus mas não com entendimento porquanto não conhecendo a justiça de Deus
e procurando estabelecer a sua própria Justiça não se sujeitaram a justiça de Deus porque o fim da lei é Cristo para Justiça de todo aquele que crê ora Moisés descreve a justiça que é pela lei dizendo o homem que fizer estas coisas viverá por elas mas a justiça que é pela fé diz assim não digas em teu coração quem Subirá ao céu Isto é a trazer do alto a Cristo ou quem descerá ao Abismo Isto é a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo mas que diz a palavra está junto de ti na tua
boca e no teu coração Esta é a palavra da fé que pregamos a saber se com a tua boca confessares ao senhor Jesus e em teu coração creres Que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo visto que com o coração se crê para justiça e com a boca se faz confissão para salvação porque a escritura diz todo aquele que nele crer não será confundido porquanto não há diferença entre judeu e grego porque um mesmo é o senhor de todos Rico para com todos os que o invocam porque todo aquele que invocar o nome do
senhor será salvo como Pois invocarão aquele em quem não creram e como crerão naquele de quem Não ouviram e como ouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados como está escrito quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz dos que trazem alegres novas de mas nem todos têm obedecido ao evangelho pois Isaías diz senhor quem creu na nossa pregação de sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus mas digo porventura Não ouviram sim por certo pois por toda a terra saiu a
voz deles e as suas palavras até aos do mundo mas digo porventura Israel não o soube primeiramente diz Moisés Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo com gente insensata vos provarei a ira e Isaías ousadamente diz fui achado pelos que não me buscavam fui manifestado aos que por mim não perguntavam mas para Israel diz Todo dia estendi as minhas mãos a um povo Rebelde e [Música] contradizente Romanos Capítulo 11 digo pois porventura rejeitou Deus o seu povo de modo nenhum porque também eu sou Israelita da descendência de Abraão da Tribo de
Benjamim Deus não rejeitou o seu povo que antes conheceu ou não sabeis o que a escritura diz de Elias como fala a Deus contra Israel dizendo senhor mataram os teus profetas e destruíram os Teus Altares e só eu fiquei e buscam a minha alma mas que lhe diz a resposta Divina reservei para mim 7000 homens que não dobraram os joelhos ab assim pois também agora neste tempo ficou um remanescente segundo a eleição da Graça mas se é por graça já não é pelas obras de outra maneira a graça já não é graça se porém é
pelas obras já não é mais graça de outra maneira a obra já não é obra pois que o que Israel buscava não o alcançou mas os eleitos o alcançaram e os outros foram endurecidos como está escrito Deus lhes deu espírito de profundo sono olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem até o dia de hoje e Davi Diz torne-se lhes a sua mesa em laço e em armadilha e em tropeço por sua Retribuição escureçam lhes os olhos para não verem e en curvem-se lhes continuamente as costas digo pois porventura tropeçaram para que caíssem de
modo nenhum Mas pela sua queda veio a salvação aos gentios para os incitar ao ciúmes e se a sua queda é a riqueza do mundo e a sua diminuição a riqueza dos gentios Quanto mais a sua Plenitude porque convosco falo gentios queem enquanto for Apóstolo dos gentios exalto o meu ministério para ver se de alguma maneira posso incitar aos ciúmes os da minha carne e salvar alguns deles porque se a sua rejeição é a reconciliação do mundo qual será a sua admissão senão a vida dentre os mortos e se as Primícias são santas também a
massa o é se a raiz é santa também os Ramos o são e se alguns dos Ramos foram quebrados e tu sendo Oliveira brava foste enxertado em lugar deles e feito participante da Raiz e da seiva da Oliveira não te glories contra os Ramos e se contra eles te gloriar Não és tu que sustentas a raiz mas a raiz a ti dirás pois os Ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado está bem pela sua incredulidade foram quebrados e tu estás em pé pela fé então não te ensoberbece mas teme porque se Deus não poupou
os Ramos naturais teme que não te poupe a ti também considera pois a bondade e a severidade de Deus para com os que caíram severidade mas para contigo benignidade se permaneceres na sua benignidade de outra maneira também tu serás cortado e também eles se não permanecerem na incredulidade serão enxertados porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar porque se tu foste cortado da Natural Oliveira brava e contra a natureza enxertado na boa Oliveira quanto mais esses que são naturais serão enxertados na sua própria Oliveira porque não quero irmãos que ignoreis este segredo para que
não sejais sábios em Vós mesmos que o endurecimento veio em parte sobre Israel até que a Plenitude dos gentios haja entrado e assim todo Israel será salvo como está escrito de Sião virá o libertador e desviará de Jacó as impiedades e esta será a minha aliança com eles quando eu tirar os seus pecados assim que quanto ao evangelho São inimigos por causa de vós mas quanto à eleição amados por causa dos Pais porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus mas agora alcançaste
misericórdia pela desobediência deles assim também estes agora foram desobedientes para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vz demonstrada porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência para com todos usar de Misericórdia ó profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos porque quem compreendeu a mente do senhor ou quem foi seu Conselheiro ou quem lhe deu primeiro a ele para que lhe seja recompensado Porque Dele e Por Ele e para Ele são todas as coisas Glória pois a ele eternamente Amém Romanos
Capítulo 12 rogo-vos pois irmãos pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo Sant eá a Deus que é oosso culto racion e nãoe conformados este mundo sedea renovação do Voss entendimento para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus porque pela graça que me é dada digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém antes Pense com moderação conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um porque assim como em um corpo temos muitos membros e nem todos os
membros têm a mesma operação assim nós que somos muitos somos um só corpo em cristo mas individualmente somos membros uns doss outros de modo que tendo diferentes dons segundo a graça que nos é dada se é profecia seja ela segundo a medida da fé se é Ministério seja em ministrar se é ensinar haja dedicação ao ensino ou o que exorta use esse dom em exortar o que reparte faça-o com liberalidade o que Preside com cuidado o que exercita misericórdia com alegria o amor seja não fingido aborrecei o mal e apegai-vos ao bem amai-vos cordialmente uns
aos outros com amor fraternal preferindo-vos em honra uns aos outros não sejais vagarosos no Cuidado sede fervorosos no espírito servindo ao senhor alegrai-vos na esperança sede pacientes na tribulação perseverai na oração comunicai com os santos nas suas necessidades Segui a hospitalidade abençoai aos que vos perseguem abençoai e não amaldiçoeis alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram sede unânimes entre vós não ambicioneis coisas altas mas acomodos as Humildes não sejais sábios em Vós mesmos a ninguém torneis mal por mal procurai as coisas honestas perante todos os homens se for possível quando
estiver em vóz tende paz com todos os homens Não vos vingueis a vós mesmos amados mas dai lugar à ira porque está escrito minha é a vingança eu recompensarei diz o senhor portanto se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer se tiver sede dá-lhe de beber porque fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça não te deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem Romanos Capítulo 13 toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores porque não há autoridade que não venha de Deus e as autoridades que há foram ordenadas
por Deus por isso quem resiste à resiste a ordenação de Deus e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação porque os magistrados não são terror para as boas obras mas para as más queres tu pois não temer a autoridade faz o bem e terás louvor dela porque ela é ministro de Deus para teu bem mas se fizeres o mal teme pois não traz em vão a espada porque é ministro de Deus e vingador para castigar O que faz o mal portanto é necessário que lhe estejais sujeitos não somente pelo castigo mas também pela
consciência Por esta razão também pagais tributos porque são ministros de Deus atendendo sempre a isto mesmo portanto dai a cada um o que deveis a quem Tribu tributo a quem imposto imposto a quem temor temor a quem honra honra a ninguém devais coisa alguma a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros porque quem ama os outros cumpriu a lei com efeito não adulterarás não matarás não furtarás não darás falso testemunho não cobiçarás e se há algum outro mandamento nesta palavra se resume Amarás ao teu próximo como a ti mesmo o amor
não faz mal ao próximo de sorte que o cumprimento da lei é o amor e isto digo conhecendo o tempo que já é hora de despertarmos do sono porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé a noite é avançada e o dia está próximo rejeitemos pois as obras das trevas e vistamo-nos das armas da Luz andemos honestamente como de dia não em glutonarias nemem bebedeiras nem desonestidades nem dissoluções nem em contendas e inveja mas revesti do senhor Jesus e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências Romanos
Capítulo 14 ora quanto ao que está enfermo na fé recebei não em Contenda sobre dúvidas porque um crê que de tudo se pode comer e outro que é fraco come legumes o que come Não despreze o que não come e o que não come Não julgue o que come porque Deus o recebeu por seu Quem és tu que julgas o servo alheio para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai mas estará firme porque poderoso é Deus para o firmar um faz diferença entre dia e dia mas outro julga iguais todos os dias cada
um esteja inteiramente seguro em sua própria mente aquele que faz caso do dia para o senhor o faz e o que não faz caso do dia para o senhor o não faz o que come para o senhor come porque dá graças a Deus e o que não come para o senhor não come e dá graças a Deus porque Nenhum de Nós vive para si e nenhum morre para si porque se vivemos para o senhor vivemos se morremos para o senhor morremos de sorte que ou vivamos ou morramos somos do Senhor porque foi para isto que
morreu Cristo e ressurgiu e tornou a viver para ser senhor tanto dos mortos Como dos vivos Mas tu Por que julgas teu irmão ou tu também por que desprezas teu irmão Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo porque está escrito como eu vivo diz o senhor que todo joelho se dobrará a mim e toda a língua confessará a Deus de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus assim que não nos julguemos mais uns aos outros antes seja o Vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão
eu sei e estou certo no Senhor Jesus que nenhuma coisa é de si mesma imunda a não ser para aquele que a tem por imunda para esse é imunda Mas se por causa da comida se contrista teu irmão já não andas conforme o amor não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu não seja pois blasfemado o vosso bem porque o reino de Deus não é comida nem bebida mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens sigamos pois
as coisas que servem para paz e para edificação uns para com os outros não destruas por causa da comida a obra de Deus é verdade que tudo é limpo mas mal vai para o homem que come com escândalo bom é não comer carne nem beber vinho nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece ou se escandalize ou se enfraqueça tens tu fé temna em ti mesmo diante de de bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova mas aquele que tem dúvidas se come está condenado porque não come por fé e
tudo que não é de fé é pecado Romanos Capítulo 15 mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação porque também Cristo não agradou a si mesmo mas como está escrito sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam Porque tudo que Dantes foi escrito para o nosso ensino foi escrito para que pela paciência e Consolação das escrituras tenhamos Esperança ora o Deus de paciência e Consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para
com os outros segundo Cristo Jesus para que concordes a uma boca glorifique ao Deus e pai de Nosso Senhor Jesus Cristo portanto recebei uns aos outros como também Cristo nos recebeu para a glória de Deus digo pois que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão por causa da verdade de Deus para confirmar as promessas feitas aos pais e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia como está escrito portanto eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome e outra vez diz alegrai-vos gentios com o seu povo e outra vez louvai ao
senhor todos os gentios e Celebrai todos os povos outra vez diz Isaías uma raiz em Gessé haverá e naquele que se levantar para reger os gentios os gentios esperarão ora o Deus de esperança vos encha de todo gozo e paz em crença para que abundeis em Esperança pelo poder do Espírito Santo eu próprio meus irmãos certo Estou a respeito de vós que vós mesmos estais cheios de bondade cheios de todo conhecimento podendo admoestar vos uns aos outros mas irmãos em parte vos escrevi mais ousadamente como para vos trazer outra vez isto à memória pela graça
que por Deus me foi dada que seja Ministro de Jesus Cristo para os gentios ministrando o evangelho de Deus para que seja agradável a oferta dos gentios santificada pelo Espírito Santo de sorte que tenho Glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus porque não ousarei dizer coisa alguma que Cristo por mim não tenha feito para fazer obedientes os gentios por palavra e por obras pelo dos sinais e prodígios e pelo poder do Espírito de Deus de maneira que desde Jerusalém e a rores até ao ilírico tenho pregado o evangelho de Cristo e desta
maneira me esforcei por anunciar o evangelho não onde Cristo foi nomeado para não edificar sobre fundamento alheio antes como está escrito aqueles a quem não foi anunciado o verão e os que ouviram o entenderão por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco mas agora não tendo mais lugar nestas regiões e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco quando partir para Espanha irei ter convosco pois espero que de passagem vos verei e que para lá seja encaminhado por vós depois de primeiro em parte me satisfazer de vossa companhia
mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos porque pareceu bem a Macedônia e a acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém isto lhes pareceu bem como devedores que são para com eles porque se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais devem também ministrar-lhes os temporais assim que concluído isto e havendo lhes consignado este fruto de lá passando por vós irei a Espanha e bem sei que indo ter convosco chegarei com a plenitude da Bênção do Evangelho de Cristo e rogo-vos irmãos por Nosso Senhor Jesus Cristo e
pelo amor do espírito que combis comigo nas vossas orações por mim a Deus para que seja livre dos Rebeldes que estão na e que esta minha administração que em Jerusalém faço seja bem Aceita pelos Santos a fim de que pela vontade de Deus chegue a vós com alegria e possa recriar convosco e o Deus de paz seja com todos vós amém roso 16 recomendo-vos pois Febe nossa irmã a qual é serva na igreja que está em senc Creia para que a recebais no senhor como convém aos santos e a ajudeis em qualquer coisa que de
vós necessitar porque tem hospedado a muitos como também a mim mesmo saudai a Priscila e a Áquila meus cooperadores em Cristo Jesus os os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças o que não só Eu lhes agradeço mas também todas as igrejas dos gentios saudai também a igreja que está em sua casa saudai a EPO meu amado que é as Primícias da acaia em Cristo saudai A Maria que trabalhou muito por nós saudai a andrônico e a júnias meus parentes e meus companheiros na prisão os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram
antes de mim em Cristo saudai A amplias meu amado no senhor saudai a Urbano nosso cooperador em Cristo e a estaques meu amado saudai a Apeles aprovado em Cristo saudai aos da família de Aristóbulo saudai a erodi meu parente saudai aos da família de Narciso os que estão no senhor saudai a trifena e a trifosa as quais trabalham no senhor saudai a Amada pde a qual muito trabalhou no senhor saudai a rufo eleito no Senhor e a sua mãe e minha saudai AZ incrito a flegon a ermes a ptras a hermas e a irmãos que
estão com eles saudai a filólogo e a Júlia a Nereu E a sua irmã e a olías e a todos os santos que com eles estão saudai-vos uns aos outros com santo ósculo as igrejas de Cristo vos saúdam e rogo-vos irmãos que note Os que promovem desenes e escândalos contra a doutrina que aprendestes desviai vos deles porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo mas ao seu ventre e com suaves palavras e lisonjas Enganam os corações dos simples quanto à vossa obediência é ela conhecida de todos comprazo me pois em Vós e quero
que sejais sábios no bem mas simples no mal e o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco Amém saúdam vos Timóteo Meu cooperador e Lúcio jazon e sír meus parentes eu Tércio que esta carta escrevi vos Saúdo no Senhor Saúda vos gaio meu hospedeiro e de toda a igreja Saúda vos zasto procurador da cidade e também o irmão quarto a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós Amém ora aquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e
a pregação de Jesus Cristo conforme a revelação do Mistério que desde tempos eternos esteve oculto mas que se manifestou agora e se notificou pelas escrituras dos Profetas segundo o mandamento do Deus eterno a todas as nações para obediência da Fé Ao Deus único sábio seja a glória por Jesus Cristo para todo sempre [Música] [Música] amém [Música] di