salve galera sejam bem-vindos a semana de revisão 7 a 1 no Enem eu sou professora Renata Esteves de sociologia e nós vamos abordar nessa revisão os principais temas que caem no Enem de uma forma bem abrangente para você responder as questões da forma mais tranquila possível a gente vai abordar aqui três principais temas que é democracia cidadania e direitos humanos e vocês já estão sabendo da promoção hexa 50% de desconto no extensivo 2023 do Se liga se não acessa lá o nosso site se liga.com.br para saber mais Bora para aula se liga vamos iniciar a
aula então com o tema da Democracia Gente o que que mais cai primeiro a definição de democracia é bom a gente ter Claro bem como a história da Democracia a questão dos tipos de democracia e quais são os modelos que serão adotados durante o tempo por alguns países não mente a divisão entre o público e o privado que é um tema muito importante dentro dessa questão da democracia e depois a gente ainda vai discutir a dificuldade que o Brasil tem para alcançar a democracia segundo alguns sociólogos brasileiros então para a gente começar eu vou iniciar
aqui com a definição do Norberto Bobbio que é uma definição bem clássica e a partir daí a gente pode pensar algumas questões segundo Norberto Bobbio a democracia é um conjunto de regras que estabelecem que estatuto autorizado a tomar decisões coletivas e com quais procedimentos todos votam em todos os locais onde se formam decisões de caráter coletivo e o mecanismo fundamental é o da regra da maioria sendo que para implementá-la é necessário garantir possibilidades de escolhas eleições e organização de partidos Então para que a democracia funcione a gente precisa pensar em algum desses elementos Então primeiramente
a democracia ela precisa ser pensada como uma prática e não apenas como uma teoria mas de que maneira que a gente torna possível a democracia pensando aí Democracia é o poder do povo está relacionado ao poder Popular então para isso a gente adota por exemplo eleições qual a importância das eleições é importante deixar claro que o poder pertence ao povo então cada vez que a gente escolhe um governante para o exercício do poder é uma escolha Nossa por isso que as eleições por exemplo aqui no Brasil são realizadas de quatro em quatro anos né a
gente pensando aí por exemplo no Poder Executivo A ideia é de que o poder pertence a nós e aquele é um local vazio de poder no qual nós iremos eleger alguém de quatro em quatro anos a outra questão importante são as questões dos partidos que para que as pessoas se organizem e pensem Quais são as questões que precisam ser colocadas em pautas pensar as suas agendas Então se a gente pensar que a democracia está relacionada a sobretudo ao poder Popular o partido tem um local muito importante nesse processo e também podemos pensar na existência de
Sindicatos que seria relacionado a organização dos trabalhadores que tá dentro das nossas necessidades de democracia se a gente pensar na democracia contemporânea e pensar também na questão do Brasil começando com as ideias mais básicas a democracia significa o direito do povo que é uma palavra grega e a gente sabe que a democracia surge na Grécia e ela está relacionada com a polis porque antes a organização era familiar existiam hierarquias quando passa a existir a polis ali se torna um espaço de disputa Então quem vai exercer o poder aqui e a partir disso define-se que todos
devem exercer o poder a gente já sabe também que essa ideia de todos é muito relativo e que ali na Grécia o todos era só o cidadão e o cidadão era um homens maiores de 18 anos e todos nascidos na Grécia mas mesmo assim aí já começa a surgir uma ideia de igualdade e de Justiça porém né a gente se a gente pensar na ideia de democracia nos primeiros filósofos ali a gente sabe que o Platão fez uma grande crítica democracia mas que o Aristóteles é um dos primeiros pensadores a trazer os ideais de democracia
Lembrando que Democracia é algo prático mas aqui eu tô começando a trazer a Teoria para o Aristóteles a democracia consiste na busca pela justiça e o que que é a justiça justamente essa igualdade de poder no entanto ele deixa claro que na Polis uma desigualdade Ou seja a ideia de democracia está relacionado a igualar os desiguais isso a ideia do Aristóteles então a gente precisa ver precisa entender que a democracia é formada na Polis né E que a política significa a formação das instituições públicas para alcançar essa suposta Justiça dentro de um mundo desigual nós
iremos ver em outros pensadores também essa ideia da desigualdade desigualdade tá lá a gente não pode perder o foco da desigualdade né entender que a democracia a ideia de igualdade é todo mundo igual em direitos e pronto não na prática vai haver uma desigualdade numa Maquiavel a gente vai ver né que ele diz que a política consiste em alguns não querendo ser dominados e outros querendo dominar a gente vai ver essa disputa aparecendo em todos os lugares então o ideal é que a gente não pense a democracia de uma maneira abstrata como se os direitos
naturalmente proporcionassem o ideal de igualdade quando a gente tenta enxergar coisa de forma mais concreta nós conseguimos identificar as desigualdades o próprio Marx também já dizia que essa democracia na verdade tem uma divisão entre a classe dominante e a classe dominada Isto é não existe democracia por isso que o ideal é a gente pensar a democracia na sua forma concreta como um espaço de conflito porque porque existem situações desiguais só que Cuidado para não confundir conflito com confronto conflito é algo positivo apólis a cidade a democracia é o espaço das disputas para que consiga alcançar
essa igualdade igualar os desiguais não confundir com a ideia de confronto e violência porque na verdade confronto e a violência não estão relacionados ao conflito estão relacionados ao pensamento igual se você tem uma sociedade autoritária e violenta é porque o desejo dessa sociedade é que todos pensem igual iguais existem uma hierarquia já o conflito não é a aceitação de que nós somos diferentes podemos pensar diferentes e que as nossas necessidades também são diferentes Além disso outra coisa que costuma ser bastante cobrada no ENEM são os tipos de democracia e aí a gente já sabe né
que basicamente a gente pode dividir em dois tipos a democracia participativa e a democracia representativa gente pensando aí na Grécia antiga democracia participativa o que que isso quer dizer que o cidadão participa Direto das decisões seja pensando nos projetos de lei elaborando os projetos de lei ou votando diretamente nesses projetos a nossa democracia é uma democracia representativa que que isso quer dizer que nós elegemos os nossos representantes para que eles atuam segundo a nossa ideologia segundo nosso espectro político segundo as nossas necessidades no entanto na democracia representativa também alguns elementos que possibilitam uma participação direta
na democracia como por exemplo os referendos e os plebiscitos então a tensão Porque vão existir vários modelos de democracia em vários lugares e nós precisamos ver quais né desses modelos possibilitam uma participação mais direta ou uma participação menos indireta no entanto não importa só saber que existem dois tipos mas de que maneira essa democracia se efetua né se efetiva mesmo de que maneira que ela pode ocorrer ou não em cada um desses lugares tema importante para pensar a questão da Democracia é a divisão em que o público e o privado como eu já falei essa
divisão ocorre na Grécia e ela é muito clara algumas coisas são públicas outras são privadas eu tava falando da Aristóteles o Aristóteles mesmo dizia sobre uma virtude privada e uma virtude pública isso quer dizer que eles separava bem as duas esferas a esfera da polis é Esfera do público é a existência daquilo que é público daquilo que é coletivo a gente pode pensar também nos tipos de democracia quando a gente pensa na democracia participativa é importante ter claro essa questão do coletivo o que vai ser pensado nas democracias seria aquilo que é o bem comum
e o bem comum não está relacionado aos meus desejos individuais então por exemplo quando a gente pensa no plebiscito ou quando a gente pensa no referendo ou quando a gente pensa na participação numa maior participação política no debate público nós temos que levar em consideração que as questões públicas elas são públicas elas pertencem a todos eu não posso pensar essas questões a partir dos Meus interesses por isso que o Russo fazia uma crítica ao liberalismo do coloque porque o John Locke focou muito na individualidade ok numa democracia as nossas individualidades devem ser preservadas faz o
que são individualidades o meu direito de escolher o meu parceiro a minha profissão ou a minha religião no entanto eu não posso pensar que aquilo que é o bem comum tá relacionado aos meus interesses então isso vai ser muito importante para a gente pensar a democracia inclusive hoje aqui no Brasil isso nos remete a ideia do Estado Laico da liberdade de expressão quando a gente fala de liberdade de expressão isso tá sim relacionado aos nossos aos nossos direitos individuais porque porque cada um tem o direito de exercer e professar a sua fé tem o direito
de escolher a sua profissão Isso quer dizer liberdade de expressão No entanto quando eu coloco a minha acima dos interesses públicos eu tô entendendo que os meus valores valem mais do que os outros e aí a gente já não pode mais falar em democracia então muito cuidado porque hoje a gente fala a gente termina debatendo muito alguns assuntos colocando elementos de fé e religiosos no meio desse debate e quando a gente coloca no meio desse debate a gente viola essa ideia do bem comum a gente viola principalmente a democracia tudo bem existe existem bancadas religiosas
Mas pensa bem o que que essas bancadas estão procurando apenas professar a sua fé em paz que é um direito já está na Constituição ou de colocar os seus valores a sua as suas ideias Morais a partir da sua comunidade moral da sua ideia de moral e não na de todos por isso que é interessante também aqui a gente levar em consideração a importância do Estado Laico um estado laico não é um estado ateu é um estado que possibilita a profissão de fé de todos sem trazer hierarquia entre as religiões Mas se a gente quer
compreender a democracia é necessário pensar a democracia como uma prática e não apenas como uma abstração por isso que é importante compreender a democracia a partir da nossa realidade então é importante entender a democracia no Brasil como que ela foi construída E por que que a gente tem tanta dificuldade para alcançar a democracia segundo o que revela a nossa história são vários pensadores historiadores sociólogos brasileiros que nos ajudam a pensar essa questão eu vou colocar aqui duas questões principais brasileiro tem dificuldade de lidar primeiramente com essa questão do público e do privado brasileiro não sabe
separar bem o que é público daquilo que é privado e segundo a ideia de personalismo o brasileiro ele pensa a sua democracia a partir de alguém que vai salvar o mundo aquilo que o Weber denominava liderança carismática Nós escolhemos os nossos líderes a partir do carisma e não a partir dos seus projetos políticos Então qual o problema do brasileiro por que que ele é assim por que que ele não sabe distinguir aquilo que é público daquilo que é privado e Por que que as nossas lideranças a maioria são lideranças carismáticas porque a formação da nossa
burguesia foi diferente aqui então dizia o Weber que as ações Racionais ela surgem a partir da formação dos estados modernos e a burguesia quem vai construir esse tipo de ação social como aqui no Brasil nós tivemos um processo histórico diferente então o que que é importante aqui identificar que existe um histórico diferente aqui no Brasil e nos outros países e aqui no Brasil essa ação racional ela não se concluiu da mesma forma que ali na Europa de maneira que o brasileiro ele tem uma atuação muito mais tradicional e afetiva frente as suas questões políticas dessa
forma que a gente vai ter o patrimonialismo porque como que se formou aqui a democracia não foi a partir da burguesia até foi mas essa burguesia não era uma burguesia autêntica aquela que trouxe a industrialização e aquela que pensou sobretudo em separar o estado da sua vida privada O que que a burguesia queria romper com o estado aqui no Brasil não aqui no Brasil a burguesia se formou junto com o estado e aí a gente tem um processo chamado patrimonialismo que é quando o líder político pensa que o patrimônio público na verdade de corresponde ao
seu patrimônio então ele atua de acordo com os seus interesses privados né de modo que aqui no Brasil a gente não distingue muito aquilo que é bem comum que a necessidade coletiva daquilo que está relacionado aos interesses individuais e além disso personalismo também foi criado a partir daí Porque porque como a gente não aprendeu a lidar com as coisas de forma mais racional mais eficiente mais burocrática porque a modernização aqui no Brasil foi diferente Nós pensamos as coisas de maneira mais afetiva que é o ideal lá do homem cordial do Sérgio Buarque de Holanda e
nós iremos colocar no poder essas pessoas também e qual é o problema disso que a gente pensa que aquele que vai ser presidente não é alguém que apenas vai administrar da melhor forma o nosso poder vai distribuir da melhor forma os nossos bens mas tinha alguém que a gente acha legal que a gente com a cara alguém quer conhecido alguém quer carismático que a gente se identifica de alguma maneira isso quer dizer que quando essa pessoa entra no poder a gente meio que delega para essa pessoa todos os direitos e a gente deixa simplesmente de
pensar na questão política Então essas duas questões são algumas das várias questões que o Brasil possui como problema e que pode cair nas questões a democracia está relacionada com a ideia de direitos tá a democracia Liberal essa democracia moderna e a gente tem alguns documentos apresentando essa ideia de direito que nos traz a ideia de que somos todos iguais em distribuição de poder Então a gente vai ver alguns documentos reivindicando esses direitos iguais de novo mesmo ela sendo moderna esses direitos não estarão representados para todos né a gente sabe que a ver alguns que não
serão considerados cidadãos como por exemplo as mulheres em alguns momentos as classes populares de uma maneira geral mas iremos reconhecer um discurso dentro dos documentos documentos esses que servirão como referência como base para construção da nossa Constituição democrática a gente vai ver por exemplo esse documento na Revolução Inglesa de 1.640 depois na independência dos Estados Unidos e na Revolução Francesa esses primeiros direitos que são construídos pelo liberalismo nós iremos denominar direitos civis e eles estão relacionados aos direitos individuais porque porque eles estão dentro dessa necessidade da burguesia O que são então direitos civis basicamente aqueles
ideais da Revolução Francesa o direito à Vida a igualdade a liberdade e a propriedade vejam que todos esses elementos estão relacionado aos direitos do indivíduo porém depois vem a necessidade de se construir os direitos políticos ou seja de uma efetiva distribuição de poder para que de fato se alcance a liberdade e a igualdade esses direitos nós iremos denominar direitos políticos e cada vez mais a ideia é ampliar esses direitos com maior número de pessoas então primeiro ele está reservado somente aos homens da Elite ou da classe média e depois haverá reivindicações para conquistar esses direitos
pelas classes populares pelas mulheres depois pelos negros Enfim então é necessário entender que os direitos eles são intrínseco aos movimentos populares a uma reivindicação e por fim nós temos os direitos sociais esses mais ainda relacionados os movimentos populares por quê Porque ele surgem a partir da classe trabalhadora que reivindica pelos seus direitos trabalhistas pela formação por exemplo de Sindicatos e depois pela formação de vários movimentos sociais que lutam pela dignidade humana Então por direitos além de trabalhistas direito ao transporte a moradia A alimentação a saúde a educação enfim são esses tipos de direitos que nós
iremos denominar direitos sociais para vocês não confundirem os primeiros são direitos civis Que São Direitos relacionados a individualidade e por isso são direitos construídos principalmente pela burguesia e nós temos os direitos sociais que são os últimos a serem conquistados e claro não foram totalmente conquistados ainda mas por exemplo já são possíveis de ser identifica todos eles na nossa Constituição Brasileira de 1988 e esses direitos sociais estaria relacionado às classes populares as classes trabalhadoras e aos movimentos sociais de hoje que tentam trazer esses direitos para a realidade por isso que a gente vai relacionar os direitos
aos movimentos sociais e aliás movimentos sociais é um tema que cai com muita frequência no ENEM então o que que são os movimentos sociais são essas organizações populares que reivindicam os seus direitos esses direitos que já estão presentes na nossa Constituição de 1988 nessa constituição a gente tem direitos civis políticos e sociais no entanto na prática não ocorre a efetivação desses direitos e aí você tem as organizações populares reivindicando esses direitos O que que vocês precisam tomar cuidado muitas vezes as pessoas ações de caridade com movimentos sociais os movimentos sociais eles tratam de um diálogo
político Isto é eles querem efetivar essas ações nas políticas A ideia é que existam políticas públicas que possam fornecer que possam garantir esses direitos então por exemplo se eu pensar que uma ONG que mata a fome das pessoas é um movimento social porque é a favor da dignidade é contra a fome Isso não é um movimento social Isso é uma caridade porque porque ela não busca a efetivação desses direitos por meio de políticas públicas então é uma questão um pouco mais privada né as ONGs são organizações não governamentais e quando a gente pensa nos movimentos
sociais não são organizações governamentais Mas elas estão em diálogo com o governo outra questão importante é a questão do universalismo então quando a gente pensa em direito a o liberalismo nos trouxe a ideia do homem Universal né o homem todo homem é igual perante a lei essa ideia de que todo homem é igual perante a lei ela oculta as desigualdades que a gente falou no início da aula os homens são iguais perante a lei Mas eles são desiguais na sociedade não é só esse direito que vai garantir igualdade para todos então a gente tem Principalmente
uma desigualdade entre as classes desigualdade entre os gêneros desigualdade entre as raças enfim é uma série de desigualdades que precisa ser pensada e quando a gente pensa no direito Universal A ideia é de um homem branco né de uma tendência europeia de um histórico de vida aqui no Brasil europeia e que possui as necessidades x e a gente deixa de levar em consideração as particular quantidade de cada um então quando nós estamos construindo direitos dentro de uma democracia a gente volta lá para o Aristóteles A ideia é igualar os desiguais e para igualar os desiguais
muitas vezes as leis elas precisam ser desiguais por exemplo as cotas existe uma necessidade de cotas para estudantes de escola pública existe uma necessidade de cotas para estudantes negros porque porque nessa sociedade Eles ainda são desiguais existe uma necessidade específica por exemplo para as mulheres então quando eu penso em direito eu não posso pensar somente na condição dos homens porque porque as mulheres são diferentes Elas têm outras questões as mulheres por exemplo tem a questão da Maternidade que é diferente da dos homens elas engravidam as mulheres têm uma condição política de menor idade elas para
ser autônomos para conquistar a sua carreira para conquistar na sua liberdade isso faz com que elas ainda exerçam papel desigual na sociedade então quando a gente pensa em direitos temos que levar em consideração essas questões e quem leva em consideração essas questões são os próprios movimentos sociais então quando você for pensar na sua prova lembrem-se que pode cair vários movimentos sociais tá movimentos feministas movimentos antirracistas movimento lgbtqia+ movimento estudantil movimento de acesso à Terra movimento de acesso à moradia e movimentos Urbanos de acesso à cidade São vários tipos de movimento que podem cair e precisa
tomar um pouco de cuidado porque como eu falei esses movimentos Eles não estão relacionados a caridade mas sim a conquista efetiva dos direitos então por exemplo quando a gente pensa dos movimentos de acesso energia o que eles estão reivindicando não é que o estado faça um favor e dê moradia para eles né A ideia é que o estado saiba distribuir melhor a riquezas e que todos tenham acesso à moradia porque moradia é o mínimo que você tem para ter uma vida digna e o estado pode organizar isso de diversas formas trazendo por exemplo moradias populares
o que quer dizer uma moradia Popular o estado vende essa moradia para as pessoas não é que ele doa mas ele vende a um preço popular o que que é um preço popular é um preço que não é o do mercado imobiliário Porque o mercado imobiliário Ele tá preocupado com a questão do lucro e não com a questão da dignidade da pessoa e ok nós vivemos num mundo capitalista é até o que que a gente tenha um mercado imobiliário Isso é uma questão do capitalismo no entanto cabe ao estado garantir também a moradia a preço
populares pensando na moradia na dignidade da pessoa antes do lucro isso também pode ser pensado no acesso à terras né então a ideia não é que há aí o Estado tem que dar um pedaço de terra para todo mundo não mas é que se a gente pensar por exemplo na ideia do latifúndio latifúndio antidemocrático por quê Porque a terra é limitada então se eu tenho acesso a muito muita Terra quer dizer que eu tiro o direito dos outros de terem acesso a essa terra então a terra ela tem que ser distribuída e a gente pode
ter por exemplo essa distribuição Popular pensando na mesma ideia da moradia a trabalhadores que vivem nessa terra então eles têm ter direito até acesso ao seu trabalho sem ser explorado então a ideia aqui é que acabem os latifúndios e eles sejam redstribuídos para a população este redistribuído não quer dizer que o estado vai dar não é uma ação de caridade mas que ele vai vender a populares pensando no interesse de todos porque a gente sabe que a terra né o latifúndio ele é menos produtivo do que as terras de médio porte então no fim das
contas a Terra é um bem comum é um bem de todos nós porque para a gente precisa da terra por exemplo para produzir alimentos então não posso pensar a terra como se tivesse apenas na Esfera privada Essa é minha terra porque na medida que eu tenho a terra eu tiro o direito dos outros e sou eu quem vou fornecer alimentos enfim questões relacionadas muito mais ao público do que ao privado Então tome cuidado com algumas dessas questões que caem no vestibulares e que às vezes causa bastante confusão e por falar em cidadania a democracia e
direitos civis também é importante a gente ter entendimento sobre o direito e acesso à cidade então a gente tá falando aqui de pais de demo Mas como que nós vivemos e convivemos na nossa própria cidade Esse é um tema que cai bastante no Enem e para que a gente entenda Quais são as questões colocadas diante do direito à cidade eu proponho aqui trazer uma música do Chico Science do nasom Zombie chamada a cidade para a gente pensar aí algumas questões que Possivelmente serão exigidas vamos analisar então alguns trechos dessa música buscando problematizar alguns temas que
Possivelmente possa cair o sol nasce ilumina as pedras evoluídas que cresceram com a força de pedreiro Suicidas Cavaleiro circulam vigiando as pessoas não importam se são ruins não importam se são boas então Começando aqui com o sol nasce ilumina as pedras evoluídas o Chico Science já faleceu não sei se vocês conhecem música mas o Chico Science ele traz diversas músicas interessantes para a gente analisar e aquele tá falando de pedras evoluídas que está relacionado aos prédios ele é pernambucano ele tá falando sobre tudo do contexto de Recife então o que que são pedras evoluídas são
Esses prédios mas ele diz aqui que eles cresceram com a força dos pedreiros Suicidas aqui a gente já pode problemizar a questão dos trabalhadores pedreiros Suicidas ele se matam de trabalhar para poder construir a cidade e a gente pode pensar que eles não usufruem da cidade da mesma forma Então vamos pensar por exemplo na construção de um shopping cada um vai ter uma um tipo de vivência de experiência nesse shopping aqueles que construíram vai ter de uma forma aqueles que trabalham no shopping vão vivenciados de outra forma aqueles que possuem lojas no Shopping vivenciar de
uma outra maneira aqueles que circulam para consumir também enfim é entender essa complexidade da cidade esse conflito e essa desigualdade que está presente na cidade no segundo trechinho dessa estrofe ele diz assim Cavaleiros circulam vigiando as pessoas então a gente pode pensar na função da Polícia na cidade e como ela atua diferente nos diferentes lugares a questão da violência também pode ser problematizada aqui a polícia ela serve de forma diferente para as pessoas Então as desigualdades nas cidades também vão aparecer a partir da atuação da polícia que no centro procura proteger as pessoas e na
periferia atua de forma mais violenta que atua de uma maneira com brancos e de outra forma com os negros Então tudo isso a gente consegue problematizar dentro da cidade A partir dessa música vamos para o segundo trechinho e a cidade se apresenta sempre das ambições para mendigos ou ricos e outras armações coletivos ao tomar automóveis motos e metrôs trabalhadores patrões policiais Camelôs aquele mostra bastante a diversidade da Cidade e as desigualdades quando eu falei lá no começo da aula do conflito que está presente na democracia a gente pode identificar esse conflito aqui neste trecho então
a cidade ela é vivenciada de diversas formas são várias experiências que possibilitam a vivência na cidade e alguns Possivelmente tem mais direitos e outros menos e alguns reivindicam uns direitos e outros reivindicam outros direitos Enfim então esse trechinho deixa bem claro o conflito e a diversidade que existe na cidade e aí a gente vai para o refrão mostrando esse conflito a cidade não para a cidade só cresce o de cima sobe e o de baixo desce a cidade não para a cidade só cresce de cima sobe debaixo o que que ele quer dizer é isso
ele tá relacionando a esses conflitos e as desigualdades e aquele tá trazendo uma crítica essa cidade porque ela possibilita mais oportunidades para aqueles que já possuem oportunidades e menos oportunidades para aqueles que não possuem a gente pode pensar por exemplo a questão das periferias então Aqueles que podem morar no centro eles têm muito mais possibilidade de se desenvolverem e eles já tem alguma alguma possibilidade né a gente tá falando aí da classe média por exemplo já a classe baixa mora na periferia e tem menos oportunidades então por isso que o de cima só cresce e
o de baixo só desce ele tá falando das desigualdades sociais presentes na cidade e no mundo capitalista agora vamos fazer uma análise de uma outra estrofe bastante interessante que ele diz assim eu vou fazer uma embolada um samba um Maracatu tudo bem envenenado bom para mim e bom para tu pra gente sair da Lama enfrentar os urubu eu vou fazer uma embolada um samba um Maracatu E aí ele repete Eu acho esse trecho muito importante porque ele tá dizendo que a arte é uma forma de resistência diante dessas desigualdades e desafios que a cidade apresenta
Então como que qual que é a solução para essas desigualdades ele coloca na arte mas veja bem é uma arte popular ele tá falando da arte de Pernambuco que é feito pela população de Pernambuco né que é o samba o Maracatu e a Embolada são todas Artes produzidas principalmente na periferia são formas de resistência por que que eu tô colocando aqui como forma de resistência porque normalmente a gente tem a narrativa da classe dominante sendo apresentada nas cidades então quando ele diz eu vou fazer um samba uma embo em um Maracatu é a narrativa da
Periferia é a narrativa da classe popular e se a classe Popular tem a narrativa Então ela mesmo vai conseguir se concientizar da sua própria situação para de alguma maneira lutar para sair dessa condição de necessidade que a periferia tanto possui então aqui também é importante a gente pensar como que a cidade foi construída Quais são as narrativas que se apresentam dentro dessa cidade então Observe aí por exemplo a sua cidade se a sua cidade tem muito outdoor de quem é essa narrativa de Outdoor se ela tem grafite quem que produz esse Grafite Ela tem espaços
de Cultura para as pessoas poderem se desenvolver ela tem espaços de encontro por exemplo como praças né Se a sua cidade ela tem bastante praças essas praças são realmente ocupadas elas possuem equipamentos para que as pessoas possam de fato lá ocupar tem cadeira tem lugar para as pessoas ficarem tem brinquedo para as crianças brincarem tem academia para as pessoas poderem se exercitar como que funciona então a ideia aqui é pensar que a cidade ela é um espaço de desigualdade mas ela também pode ser o espaço da Resistência o espaço onde a gente pode produzir as
nossas próprias narrativas e tentar transformar a partir disso a nossa situação Vamos então resolver o nosso primeiro exercício Então primeiramente o que que vocês vão fazer chegou no Exercício não vai ler o texto de cara porque vai começar a criar um diálogo com a questão tá então primeiro de tudo vocês vão vir aqui na referência então Aqui tá dizendo assim desafios ativistas a democracia deliberativa Então já sei que se trata de uma questão relacionada ao tema da Democracia Antes de ler o texto eu vou ler a pergunta porque a pergunta me direciona para o texto
as concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto Então já sei que o texto vai me apresentar uma concepção de democracia deliberativa e de democracia ativista e eles tratam como imprescindíveis respectivamente o quê Então na verdade eu tenho que aqui entender a diferença entre democracia deliberativo e democracia ativista e o que que cada uma considera como imprescindível Agora sim eu estou preparada para ler o texto Bora lá a democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si por meio da argumentação razoável Então é por meio da argumentação tentar
chegar a um acordo Então ela busca o que tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatória para todos a democracia ativista Então agora ele vai explicar o que que é a democracia ativista desconfia das exortações a deliberação Por acreditar que no mundo real da política onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados processos Democráticos que parecem cumprir as normas da deliberação geralmente tende a beneficiar os agentes mais poderosos ela recomenda portanto que aqueles que se preocupam com a promoção de mais Justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica em vez de
tentar chegar a um acordo com que sustenta a estrutura de poder existentes ou dela se beneficia então enquanto a primeira tentaste a enxergar a chegar a um acordo aqui a gente pode ver que essa se preocupa com a promoção de mais justiça por isso deve realizar principalmente a atividade de oposição crítica então aqui eu já tenho alguma ideia do que a questão me pede bom as concepções de democracia deliberativa e democracia ativista apresentada no texto tratam o que como imprescindíveis então essa democracia chamada deliberativa como a gente viu ela busca alcançar um consenso a partir
da ideia de que os direitos iguais levam a uma democracia e ao segundo tipo de democracia que ele chama aqui de democracia ativista desconfia disso entende que na prática não ocorre bem assim então a resposta correta aqui é alternativa c porque porque ela indica que a primeira busca a obtenção do Consenso e a segunda a segunda a mobilização das minorias lembra que a gente viu que a segunda defende a atividade de uma oposição crítica oposição crítica porque porque ela entende que a igualdade não ocorre na prática e que aqueles que são considerados minorias minorias tem
menos voz na política não vão alcançar o mesmo tipo de benefício essa democracia na prática será desigual por isso necessita dessa mobilização das minorias e da atividade da oposição crítica espero então que vocês tenham compreendido aqui essa questão ela tá muito relacionada a uma interpretação de texto Mas é interessante a gente problematizar essa questão da democracia como abstração e da democracia como prática vamos resolver Então a nossa segunda questão que traz aqui um cartoon traz uma imagem de um cadeirante procurando emprego na segunda imagem ele tá com Provavelmente o endereço um papelzinho com endereço e
ele vai até o local buscar o emprego Aonde encontra escrito vagas para deficiente entre no entanto tem uma escada que para ele que é cadeirante corresponde a um obstáculo então nós estamos trazendo aqui uma questão relacionada à direitos e de como esses direitos muitas vezes são violados o cartoon evidencia Um Desafio que o tema de inclusão social impõe as democracias contemporâneas esse desafio exige a combinação entre então a questão aqui é pensar nessa ideia de universalização dos direitos todos somos iguais em direitos no entanto Vale lembrar que nós somos diferentes e temos necessidades específicas particularidades
e que quando a gente pensa na promoção das políticas públicas é necessário levar em consideração essas particularidades para que como a gente falou na aula sejam igualados os desiguais e a gente alcance aquilo que a gente denomina a democracia portanto a alternativa correta aqui que corresponde a essa ideia é a alternativa de porque ele problematiza justamente isso né a universalização dos direitos a ideia de que todos somos iguais perante a lei Mas que também combine com o reconhecimento das Diferenças todos somos iguais nós temos particularidades exigindo necessidades diversas e para que a nossa democracia realmente
é efetive é necessário que todo todo esse é necessário reconhecimento das Diferenças Para que sejam criadas política públicas de acordo com elas Então é isso galera Essa foi a nossa aula de sociologia da semana de revisão 7 a 1 no ENEM espero que vocês tenham compreendido que vocês façam boa prova e não esqueçam de conferir lá a nossa promoção do hexa 50% de desconto no extensivo de 2023 vou ficando por aqui desejo boa prova beijos e até a próxima aula