a cada momento da vida que ela não resultar de madura reflexão ela terá sido desperdiçada mal vivida jogada no lixo Alguns chamam isso de intelectualismo esqueçam A nomenclatura A ideia é mais simples a vida boa Depende de um bom aliás a própria definição de sabedoria é mais ou menos essa pensar bem a vida e viver de acordo com o próprio pensamento a nossa meta aqui fica na primeira metade porque a segunda metade aí eu não sei como é que você vai se virar nossa meta é permitir pensar melhor a vida e a Primeira ideia não
poderia ser outra a vida que não foi bem pensada não poderá ser bem vivida o grande artista que inaugura essa maneira de pensar é Sócrates a vantagem é que ele também inaugura a filosofia ocidental é o nosso maior patrono nada mais natural do que começar por ele Sócrates devia ser uma figura curiosíssima eh uma vida que não deixou nenhum traço escrito alguém que perambulava pelas ruas de Atenas cidade onde passou praticamente toda a sua vida a história de Sócrates é inseparável da vida na sua cidade o pensamento de Sócrates era um pensamento sobre o homem
sobre a vida do homem mas a vida do homem que vive na cidade portanto Sócrates pensava sobre o homem e a vida do seu tempo essa ligação da filosofia de Sócrates com Atenas pode ser estendida para uma outra ligação mais ambiciosa da filosofia com a vida napis da filosofia com tudo aquilo que importa para apolis da filosofia por tanto com tudo que é político muito bem Sócrates então garante você viverá tanto melhor quanto melhor pensar discernir sobre a própria existência sobre a própria vida o que será que ele tava querendo dizer com isso você poderia
levantar a mão e dizer Professor eu gozado penso para viver o tempo inteiro eu tenho a impressão que você tem razão Eu também é a gente acorda já percebe que acordou atrasado aí a gente vai vai no banheiro vê que acabou a pasta de dente né aí vai com sabonete mesmo depois a gente vê o que que a gente vai comer e aí Claro as coisas vão passando pela nossa cabeça o que será que tem na geladeira o que que V vá aí você F que roupa eu vou pôr Agora depende um pouco do tempo
e você calcula a indumentária em função do tempo sai de casa nos tempos que isso era possível E aí você eh vê a melhor condição para chegar no seu trabalho e assim vai ao longo do dia você não parou de pensar sobre a vida nenhum segundo razão pela qual você talvez pudesse dizer tô bem na fita com Sócrates ele mandava pensar para viver e eu penso para viver o tempo inteiro verdade você tem razão mas aqui para nós hein Muito cá entre nós a verdade é que eu acho que não era bem disso que ele
tava falando até porque vamos combinar esses pensamentos aí que você mencionou todo mundo tem para viver e claro muito pouca gente merece o título de sábio e muito pouca gente vive bem por conta daquilo que pensa Então eu acho que o pensamento que os filósofos estão falando não é o mesmo que você acabou de exemplificar Aí você olha e diz mas caramba se não é isso o que que é então eu vou partir de um exemplo partindo de um exemplo a gente quem sabe começa a se entender melhor vamos imaginar que você traga para mim
um problema muito concreto muito prático e qual é o problema você está decepcionado com um amigo seu amigo amigo velho amigo parça Chapa amigo olha Eh fundamental junto antigo primário e ginásio ensino médio junto antigo colegial eh cursinho junto vestibular não foi para mesma escola mas não tem importância os dois passaram onde queriam continuaram parça E aí esse mesmo cara acabou numa aula te denunciando porque você foi fazer uma graça com o professor de geografia né Eh eu estudei com o Jesuítas ali no São Luís e tive um grande mestre de geografia fus Saad que
usava uma caneta escrita fina verde e ele tinha um carinho com aquela caneta absurdo então eh eu me Aproveitei de um momento em que apagaram a luz para apresentar lá uns slides eu surrupiou para dar um uma graça na eu não ia ficar com a caneta eu não tinha ânimos furtando Como diria o pessoal do direito eu tinha ânimos esculachando ânimos zoandorama sofrer também é um problema muito concreto provavelmente se Sócrates tivesse no meu lugar ele perguntaria a você você insiste que este era mesmo seu amigo e aí então Sócrates diz eh se você tem
tanta certeza sobre eh esta amizade sobre esta relação a natureza dela então é sinal que você sabe muito bem o que é a a amizade Aí você olha acha esquisita a a a observação e diz sim claro eu já falei a gente ia pra escola voltava da escola Fazia tudo junto etc tal e aí então Sócrates começa a perguntar é todo mundo que fez toda todo o curso com você era seu amigo não todo mundo que mora perto de sua casa é seu amigo não todo mundo que e eh eh passa cola para você é
seu amigo não necessariamente todo mundo que já namorou com outra pessoa que é a mesma que você namorou é seu amigo não necessariamente Mas então eu não entendi o que é que exatamente configura a amizade para você aí você olha diz esse cara é um mala né porque assim eu vim aqui para me desabafar eu tô com um problema e esse cara me vem com um problema que que é de ordem conceitual eu sei lá o que é amizade aí Sócrates dirá mas se você não sabe o que é amizade não Pode garantir que este
cidadão era mesmo seu amigo e você olha e diz e no final das contas Que diferença faz Uai se ele é seu amigo garantidamente asseguradas que se ele não for seu amigo Não poderia esperar por isso a questão da Amizade é importante para resolver essa parada concreta que você tá me propondo como um problema nossa você olha e olha pro cara e diz meu não é que esse cara um pouco de razão ele tem Será mesmo que esse que foi o meu parça de toda a vida era mesmo meu amigo o que será que a
amizade é propriamente na verdade Sócrates entendia que se você não souber o que é a amizade não pode enxergar a amizade no mundo em nenhuma relação não com certeza não garantidamente por quê porque a ideia de amizade aquilo que toda relação tem tem que ter para ser amizade essa ideia de amizade contamina respinga nas relações diferentes que são de amizade então em cada relação de amizade no mundo entre João e Pedro entre Maria e Helena entre não sei o que contém o quê a ideia de amizade que é digamos comum a todos aí você desesperado
se dá conta de que eh não sabendo o que é amizade não pode saber se o seu parça era mesmo seu amigo então você chega para Sócrates e diz malando vamos acabar com a brincadeira diz logo o que é a amizade e aí eu vejo se era meu amigo ou não e para sua surpresa Sócrates não dirá Ah não dirá não brinca não dirá Tem um diálogo de então que retrata exatamente essa preocupação chama lísias e é um diálogo entre Sócrates e lísias a questão era sobre a eventual amizade dos pais mas não importa eu
mudei um pouco mas o problema continua o mesmo e aí você pergunta você tá me zoando quer dizer que esse cara pergunta pro outro que é amizade diz que não pode ter certeza se não souber o que é amizade e ele não diz o que é amizade no final não diz E aí você diz velho é esse cara é um um chato de galocha não é É talvez mas ele te propôs uma inquietação e essa inquietação é certamente o primeiro passo a ser dado em busca de alguma sabedoria e de alguma vida boa que decorra
desta sabedoria isto é uma certa insatisfação com o senso comum uma certa insatisfação com aquilo que todo mundo acha que é um certo descontentamento pela insuficiência das crenças compartilhadas e isso já é um belo degrau percorrido para ir atrás da sabedoria aqui na casa do Saber temos a missão de valorizar o conhecimento produzido pela humanidade e levar esse conhecimento de forma acessível ao maior número de pessoas Poss se você ama aprender junte-se a nós e torne-se um membro você terá acesso a mais de 200 cursos da casa e aprenderá com as mentes mais brilhantes do
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