sabe rochel é a a crise é sobretudo estética bom Como você já deve ter visto em algum local desta tela o tema do vídeo de hoje é centenário Raymond Williams e não tá eu não entrei agora numa fase que eu só faço vídeo de Centenário não também o canal não vai fazer uma série homens brancos héteros e gêneros velhos não não é isso mas é que como a gente fez o Centenário do seu Paulinho e em parceria com o grupo editorial Record né o selo paz e terra e tentei apresentar um pouco da vida da
obra indiquei um caminho de leitura falei um pouco sobre e alguma coisa que a gente pode entender como um um método de trabalho freiriano aqui eu vou tentar falar com vocês sobre esse outro Pensador que é fundamental para mim na minha jornada mas não somente na minha né acredito que na de vocês e na de todo mundo compromissado é com a cultura bom eu trouxe aqui alguns livrinhos nada muita coisa eh para ler trechos para falar para vocês indicar as leituras depois vocês vão ver tem também o o artigo que eu escrevi pra revista continente
sobre o Raymond Williams né a esperança radical como um projeto intelectual e um um artigo Bárbaro da Maria Elisa sasco minha professora aqui vou chamar ela de se basquin um beijo Maria Elisa tudo na minha vida que que ela escreveu recentemente para uma revista Argentina que faz esse esse papel de apresentação do seu Raimundinho uma universidade brasileira se eu não me engano se não me falho a memória a Unicamp ou a Unesp fez um um evento agora um seminário cujo uma das Mesas era os pontos de convergência Raymond Williams e Paulo Freire né esse ano
que marca o centenário desses dois grandes intelectuais compromissados é com as esquerdas Então nesse vídeo eu vou tentar de uma forma abreviada né e fazer um uns alguns apontamentos da vida e da obra do do Raymond Williams o que a gente entende como corte epistemológico né porque ele vai fundar uma nova área de estudo os estudos culturais e um legado pelo qual a gente luta e segue lutando né o Raymond Williams ele deixou pessoas muito influentes dando sequência ao seu legado lá na Inglaterra eu poderia por exemplo falar do terry eagleton é nos Estados Unidos
o Frederick Jameson né mas não somente teve o Mark fiser Mas enfim não vou começar a a indicar pessoas aqui o que eu quero indicar preciso é o trabalho de livre docência da Maria Elisa cevasco que é o para ler Raymond Williams né esse livro quer tudo na vida da Patrícia se você quer conhecer a obra e entender mais dela né aqui é um vídeo curto no YouTube isso aqui é um trabalho de livre docência de uma das maiores intelectuais brasileiras é uma tentativa de também fazer o apontamento de Para que serve esse legado Qual
é o sentido Qual é a direção de quem tem o desejo de dar sequência ao trabalho iniciado pelo Raymond Williams então entre começar pelo trabalho começar pela vida vou começar pela vida aqui só para construir é o Contex Dinho do seu Raimundinho né Ele nasce em 21 afinal de contas estamos no Centenário ele é galês né nasce no País de Gales numa região pobre no norte ali de Gales a o lugar onde ele nasce é decisivo derradeiro Porque tem uma tradição é de uma Richa ideológica né nessa região as camadas médias e baixas votam no
partido trabalista e as camadas mais remediadas de possuidores de pequenas terras votam no partido Liberal eh o seu Raimundinho vem de uma família pobre né os avós dele eram pequenos proprietários de terra roceiros né trabalhavam eh na roça e o pai do seu Raimundinho é Sinaleiro numa estrada de ferro numa ferrovia todo mundo que mora naquele Vilarejo Zinho onde seu Raimundinho nasce tá de alguma forma ligado ou trabalha para essa ferrovia aliás eh muitas das informações que eu vou trazer aqui para vocês eu tô usando o eh a política e as letras pela Editora Unesp
que apresenta o seu Raimundinho de um jeito que aqui no Brasil a gente pouco o conhece é uma coletânia de entrevistas dele e a gente vai conhecer esse lado H Não exatamente do trabalho intelectual mas da formação do intelectual que fez o trabalho então aqui por exemplo seu Raimundinho conta da experiência dele na segunda guerra mundial né só para vocês saberem eh ele se alistou no exército para lutar contra os nazistas lutou na Bélgica nos países baixos na Normandia depois do período da segunda guerra mundial quando ele volta pra Inglaterra ele e aí termina a
formação dele ele começa a perceber que as ideias de esquerda estão sendo vencidas de que a Vitória da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial e e os aliados né e a união da desses países de certa forma abafa a a pungência da esquerda ali no o cenário dele e ainda na infância quando quando ele tá nessa nesse Vilarejo Zinho o pai dele é secretário do partido trabalhista então ele vai às reuniões do partido trabalhista Ele conta por exemplo a primeira vez eh eh que ele teve acesso à internacional que ele leu Marx ele fala sobre a
left book Club né uma iniciativa de 36 a 48 foi fundamental para formar e difundir ideia de esquerda na Inglaterra Vale contar para vocês que o partido trabalhista britânico ali nos anos 30 e tem um assento marcadamente comunista é nessa época que que o seu Raimundinho vai se entender no mundo né de que lado eh da história ele está e através de um projeto incipiente de de bem-estar social né de estado de bem-estar social o seu Raimundinho ganha uma bolsa e vai acessar Cambridge né Vai vai estudar a literatura moçada contar para vocês incipiente por
quê é Revolução Russa de 17 a Europa agora e a As populações pobres tem um exemplo de um país que tá alfabetizando camponês né um beijo krupskaia que tá diminuindo desigualdades que tá reformulando cidade que tá fazendo acesso que tá entregando moradia e a classe trabalhadora que não está vivendo essa realidade começa a falar Eita Opa e os estados de bem-estar social começam a a Florescer pela Europa através né de de sangue suor e lágrima da de greve e de movimento trabalhista da classe trabalhadora então seu Raimundinho acessa Cambridge ele vai interromper os estudos dele
durante a segunda guerra mundial vai lutar nos países que eu contei Ele conta tudo isso aqui tá depois você depois você lê menina até abrido uma página grifada vou não vou ler não depois que ele volta ele percebe esse esse movimento e de uma baf momento das ideias de esquerda nesse cenário da Inglaterra e ele vai fundar junto com outros intelectuais o que a gente conhece como nova esquerda britânica parte por uma desilusão com um certo dogmatismo né e do Partido Comunista na Inglaterra se você entendeu Você entendeu se não entendeu Tô falando de stalinismo
tá porque o seu Raimundinho estava do do outro lado toda vez que eu vou vou falar do seu Raimundinho eu gosto de começar do mesmo jeito que a dona sasinha né minha mentora e começa ela escreveu o prefácio de palavras chave um vocabulário de Cultura e Sociedade aqui no Brasil pela boi tempo eu já esgotei esse livro duas vezes né Leiam é tudo e e ela abre o prefácio apresentando Raymond Williams com aspas do IP Thomson né esse importantíssimo intelectual Historiador britânico e o IP Thompson ele tem umas aspas sobre o Raymond que era ele
é o melhor entre nós e esse nós a nova esquerda britânica é um grupo de intelectuais que retoma um mote de um artista britânico do século XIX o William Morris uma vez disse que uma das lutas mais importantes é a luta de formar socialistas né ele tá colocando essa ideia eh que é uma ideia que vai aparecer por exemplo no texto do Lenin quando ele fala que não existe prática revolucionária sem teoria revolucionária áa e de que é essa luta é de formar pessoas com outras ideias de formar pessoas com uma concepção crítica de mundo
né que queiram mexer nas estruturas que provocam as desigualdades é um papel fundamental E aí esse grupo de de de intelectuais de acadêmicos de militantes de ativistas que se reúne em torno de um projeto social vai conseguir fazer uma guinada histórica na Inglaterra eles tiram a terra de um cenário quase de Periferia da circulação de ideias políticas quase de região de escoamento francês Alemão para onde centralidade na produção de ideias de esquerda né na mais pungente república das Letras socialistas e essa geração desempenha esse trabalho dos anos 60 até os 90 se você que me
acompanha fez uma faculdade de humanidades é ou estudou em nível superior qual quer curso que que tinha comprometimento com projeto político que discutia projeto político Muito provavelmente você estudou pensadores da nova esquerda britânica que reconfiguraram o cenário intelectual lá e nas regiões de influência britânica ou seja Estados Unidos aqui no Brasil como durante muito tempo da nossa história a gente passou sendo quintalzinho cultural da França quintalzinho cultural dos Estados Unidos quintalzinho cultural da Inglaterra essas ideias positivas chegaram aqui por essa via então anotei o nome de alguns dos intelectuais da nova esquerda britânica a gente
tem o IP Thomson já falei dele o Eric Robs bown Vale contar para vocês que o seu Raimundinho e o Robs bown entram juntos no Partido Comunista britânico em 39 o Rafael Samuel e e não foram só historiadores tá meus amores e a gente pode ir pra sociologia pra antropologia pros estudos de Cultura então eu posso falar do Christopher H do Perry Anderson do Robin blackburn Half mband e o Stuart Hall na primeira fase dele não vou falar sobre a segunda fase porque aí eu faço um vídeo só para isso arrumando briga tretas chique com
as minhas amigas dos estudos de Cultura Então por que será que o IP Thompson né maravilhosa asso que escreve né sobre o os 40 anos gloriosos do do capitalismo que vai ali dos anos 40 aos anos 80 quando o estado de bem-estar social começa a a Florescer nas repúblicas capitalistas né E aí o Antônio Cândido brasileiro fala que todas as os avanços de bem-estar capitalista foram tirados via sangue suor e lágrima que era o medo do comunismo que gerava pro lado de cá mas por que será então que o reimond Williams era considerado o melhor
entre nós no vídeo de hoje eu vou tentar falar sobre isso basicamente e o o projeto do Williams é um que entende que a cultura é com um né Essas palavras é a forma que a Maria Elisa cevasco encontrou para traduzir Talvez o ensai um dos mais importantes que o Williams produziu chamado Culture is Ordinary e só que não dá para falar ordinária né Porque aqui no Brasil a gente tem uma outra concepção da palavra mas a cultura ser comum que é um texto de 58 do seu Raimundinho aliás deixa eu pegar aqui a referência
ele é o que abre recursos da esper também pela Editora da Unesp e esse livro eu recomendo como porta de entrada para a obra do Williams Ah quero começar a ler Raymond Williams é um livro póstumo né ele foi publicado no ano que o que o seu Raimundinho morre 8889 e ele faz uma coletânia um apanhado dos textos e dos ensaios mais importantes do seu Raimundinho e ele começa com a cultura é algo comum tradução da Maria Elisa cevasco E aí o meu tá cheio de de rabisco anotação porque quando eu dou em sala de
aula menina o po a a a a criançada grita queria ler não sei se dá tempo mas enfim ele começa falando assim o ponto de ônibus era em frente à Catedral ponto final ponto de ônibus cultura ponto de ônibus é um jeito que a gente organiza a sociedade é onde passam os ônibus na sua cidade e os bairos rus chiques né eu tô falando de São Paulo ônibus entra no Jardim Europa Ou passa só na beirada quem define isso por que define o ponto de ônibus é confortável por que é por não é onde tem
ponto de ônibus bom onde tem ponto de ônibus ruim na sua cidade e aí a primeira frase do texto o ponto de ônibus era em frente à Catedral né a gente tem aqui colocada alta e baixa cultura o ponto de ônibus era em frente à Catedral e o seu Raimundinho ele é um mestre em em brincar conforme conteúdo então é o texto que eu recomendo para você começar a estudar o rundi e essa ideia de que a cultura é algo comum ela é radical pra época a Inglaterra tá vindo não só tá a Europa toda
mas a Inglaterra tá vindo de uma tradição pelo menos ali desde o século 18 e 19 de entender Cultura como um Reino de Luz e doçura né é aparentemente sem conflito é onde valores são preservados por algumas pessoas muito chiques né que tem bom gosto e sabem que a Shakespeare é muito bom John Milton é muito bom e e preservam essas coisas porque são os valores que devem ser difundidos e não é isso né gente é essa ideia de Cultura de uma cultura erudita preservada atrás de Muralha atrás de grade atrás de academia é a
preservação de valores e significados de uma classe em um tempo quando na ideologia alemã o Marx fala que as ideias dominantes são as ideias da classe dominante É porque ela vai usar tudo o que ela pode para preservar seus valores e significados né De que forma a a a ideia as ideias de esquerda de melhores acessos de Distribuição São manobrador de bandido tudo e de que forma a cultura forma e informa essa discussão e aí a perspectiva do do Raimundinho ela é radical por causa disso ela olha pra Cultura como um um dado antropológico qualquer
produção humana é cultura no palavraschave o o Raimundinho ele vai inclusive fazer um um tracejado histórico e etimológico da palavra é é ela entra no inglês no século 4 e ela designa plantil cafeicultura apicultura o cultivo né uma pessoa culta em inglês é e como essa coisa que era vocabulário de terra que era vocabulário de trabalhador da terra cultura saber fazer fazer de um jeito se transforma na manutenção de certos valores e significados de uma certa classe e descortinar isso e mostrar isso é fazer uma luta contra o que por exemplo gram vai chamar de
hegemonia cultural quando eu dou aula né de de disso eu uso o 10 lições sobre estudos de cultura da sevas Quina também gente tudo que eu sei do Raymond Williams como que eu comecei a ler como que eu entendi que era importante é tudo por causa da cevasco Então esse vídeo é centenário reimond Williams um beijo S Vasquinho é a mesma coisa né porque essa mulher na minha formação é tudo na vida da Patrícia a Dona Maria Elisa ela passa as primeiras lições tentando explicar Qual que é a importância dos estudos de Cultura Qual o
rompimento que eles fazem com uma tradição elitista né que via a cultura como Isso aí é um Perfumaria n isso aí é uma galera que e de que forma essa visão né de um Reino de Luz e doçura eu tô citando o Matthew Arnold e de que forma que essa visão é impossibilitou uma luta de ser feita se os valores preservados são Val os valores de uma única classe se as ideias transmitidas são as ideias de uma única classe vai ser muito difícil lutar O Jones Manuel fez um vídeo recente eu gostei chamado pobre ideologia
pobre de direita alguma coisa assim que o que o Jonis fala olha eh não é lá de causar muita surpresa que as pessoas pobres sejam de direita se elas são formadas pelos aparelhos ideológicos do Estado né um beijo Lui aer sempre falo dele aqui Apesar de que eu prefiro o George Lucas se a classe trabalhadora é formada ali ela ela vai ser formatada de uma forma que alguém escolheu e esse debate é um que o Williams trazendo então nos primeiros Capítulos Dona sevas quinha vai mostrar como essa tradição era nefasta eu vou tomar licença e
vou ler para vocês uma das ideias eh eh de um desses escrotos que lutava P pela preservação dessa alta Cultura em detrimento de uma baixa Cultura né E já falei disso aqui no canal de que forma a gente distingue a artesanato de escultura eh De que forma a gente distingue língua de dialeto de que forma a gente fala Ah isso é música boa isso aqui é é pop farofa Isso não presta sem perceber que a gente tá lutando pela manutenção das ideias de uma classe em detrimento da produção de outra e quais modos de vida
serão e eh propiciados mantidos perpetrados por essas ideias outra discussão importante né por isso que eu vou ler para vocês é uma ideia de que cultura eh seria um um cimento social falei um pouco disso no último Episódio de mesa da vida o podcast que eu tenho com Henrique e e com o gaiofato a ideia de de Cultura como um cimento social é porque o século XIX 1800 vai marcar uma falência religiosa o o Darwin por exemplo falando ó essa história de Jardim do Eden meio que cientificamente é uma mentirosa né E e aí o
a coisa mesmo de fazer com que um grupo se sinta grupo sai da religião e vai para outro lugar né as classes dominantes jogam a bomba no colo da cultura não por acaso a arquitetura do museu parece a da igreja não por acaso muitos construtores de igreja na Europa vão ser realocados para começar a construir Museu não por acaso tem hoje na Europa igreja que ninguém mais visita tá cagando virando Museu e E aí quando essa bomba cai no colo da Cultura a gente ainda tá falando de um aspecto reacionário meus anjos minhas anj minhas
brura que é a ideia de que eh ah faz uma musiquinha hoje é um novo dia de né faz todo mundo ah eh aquela louca que assumiu a secretaria de cultura lembra falando pra frente Brasil salve a vamos embora pra frente pra frente Brasil salve a seleção de repente é aquela corrente da frente Sec não era bom quando a gente cantava isso ela tá cantando o o que eu tô tentando contar para vocês a Maria Elisa também tem um doido escreve o texto dele em 21 é o George sson o texto chama inglês pros Ingleses
né já vai vendo do que que eu vou te te apresentar aqui que diz o seguinte a gente tem o verdadeiro comunismo e A fraternidade entre os homens em um concerto em um teatro em um jogo de Cricket né claro quem nunca se sentiu comunista J jogando Cricket ouvindo a flauta mágica ou o micado somos todos iguais é esse o único tipo de igualdade que vale a pena buscar impeçam que as crianças da classe trabalhadora tenham acesso a uma parcela comum do imaterial e logo crescerão e se transformarão em homens que exigem sob a ameaça
o comunismo do material o seu Raimundinho tá oposto a isso porque a ideia não é essa a ideia não é é tornar a alta ura palatável para PR para ralé né ai vamos criar um programa de leitura de poesia francesa não é essa merda é entender De que forma a preservação de valores e culturas é uma política de dominação de que forma a gente cresce aprendendo a adorar o burguês safado Eu tento sempre dar exemplos e prosaicos então Chaves né lembra do seriado do Chaves o vilão é o burguês safado que vem cobrar aluguel e
o herói é o malandro que que tá 14 meses sem pagar aluguel entende como aqui existe um balanço numa ideia de Cultura estabelecida porque normalmente a gente assiste o aprendiz e fala ai Roberto Justos né que limpinho que cheiroso lembra quando no início da pandemia ele fala ah vai só morrer uns velos aí e ele é jovem Não sei não sei mas enfim né não vou entrar nesses pormenores e o seu Raimundinho é contrário a essa ideia o que ele ele tá falando é a cultura é comum estamos todas e todos e todes linguagem neutra
é um dado da Cultura eu sempre falo isso já produzi vídeo aqui já falei no Museu da Língua Portuguesa tô cansada estamos a todo tempo produzindo reproduzindo formando deformando reformulando cultura e o importante é entender aonde tá a guerra nisso E aí eu falo isso no no artigo que escrevi Maria Elisa fala muito disso eh de que o o trabalho do Williams representa um corte epistemológico olhava-o pra cultura e pra arte de um jeito a a implementação de uma nova forma vai criar um uma nova cadeira um novo uma nova área de estudo que é
uma outro jeito de olhar paraa produção de olhar e de estudar a produção humana projeto do Williams pode ser entendido em três aspectos uma reformulação teórica né O que é cultura a reavaliação de uma tradição Quais foram os valores preservados e transmitidos e por quem Para que e a decorrência né a formulação de um novo campo de estudo de atuação e de trabalho tudo isso também tá super bem explicado num texto do Williams chamado base and superstructure né que seria a a base superestrutura infraestrutura e superestrutura e a teoria marxista eh de Cultura arte materialismo
tem umas aspas da Maria Elisa que eu que eu uso sempre quem controla o sentido de cultura arbitra sobre os valores Então os nossos valores eles não não nunca estão eh eh cristalizados e a salvo de alteração eh as nossas construções da realidade vão mudando os nossos valores sociais O interessante é conseguir perceber quais valores estão sendo preservados e sobre qual máscara ideológica eu ia ler três trechos do seu Raimundinho que eu uso no artigo depois você vai lá e lê o artigo vou deixar o link aqui o que eu vou fazer para encerrar o
vídeo é ler o parágrafo final de Cultura e Sociedade já fiz isso num outro vídeo aqui do canal se você não assistiu Você assiste agora esse é Talvez um dos livros mais importantes do seu Raimundinho eh ele vai fazer essa análise mostrando né O que tá sendo preservado para quem por de que forma Qual o embate desde o colorid até o o George orwell né no cenário ali da Inglaterra e ele conclui o livro da seguinte forma os problemas evidentes da nossa civilização estão perto demais e são sérios demais para que alguém Suponha que uma
ênfase é uma solução em qualquer problema Precisamos de uma investigação e uma negociação insistentes e detalhadas no entanto estamos cada vez mais começando a compreender que o nosso vocabulário a linguagem que utilizamos para investigar e para negociar Nossas ações não é nenhum fator secundário e sim um elemento prático e Radical por si só poderia dar um exemplo para vocês que hoje no YouTube eu fui atingida por uma propaganda dessas redes que explora o o bicicletista o motociclista entrega comida explorando o restaurante também faz dinheiro em cima de todo mundo e aí uma gay que é
o garoto que devia est do nosso time fala assim ai peça no sei lá rap iFood iPhone peça no não sei que lá chega de lavar louça é o o vocabulário sendo usado ali é esse serviço vai te poupar uma degradação vai te apresentar um tempo mais gostoso para você gastar comendo essa comidinha só que o que tá sendo dito é Produza mais plástico destrua mais o meio ambiente Toda vez que você não usa louça você tá aumentando o uso de plástico de embalagem de né então quando você coloca essa frase no espelho você começa
a perceber que o vocabulário que a gente usa não é apenas vocabulário mas é a cristalização de um valor e de um significado que atende o interesse de uma classe obter um sentido a partir da experiência e tentar ativá-lo é na verdade o nosso processo de crescimento alguns desses significados nós recebemos e recriamos outros devemos criar para nós mesmos e tentar comunicá-lo luz a crise humana é sempre uma crise de compreensão só podemos fazer o que genuinamente compreendemos é por isso que não existe mobilização política sem afeto político É por isso que você quem foi
seu melhor professor só melhor professora pensa era alguém que você respeitava que você admirava que você gostava a gente só consegue fazer o que a gente entende e a gente só entende onde a gente consegue falar onde falam conosco e não para nós ó ó o Freire aparecendo eu escrevi esse livro porque eu creio que a tradição que ele registra é uma contribuição importante para nosso entendimento comum e um incentivo importante para suas extensões necessárias existem ideias e modos de pensar que trazem consigo Sementes da vida e existem outros talvez na profundeza das nossas mentes
que trazem consigo as sementes da morte de uma morte geral é só uma gripz não uso elevador né ai o problema é que a natureza não tá chovendo O problema não é um péssimo manejamento de recurso hídrico é menos descarga né O problema não é que a política tá sendo manejada de forma a entender todos os interesses de uma elite queima todo Pantanal queima too Amazônia queima todo serrado depois reclama de chuva ah não tá chovendo Nossa que surpresa então vocês estão entendendo que que são ideias que trazem consigo sementes de morte E vocês estão
entendendo que elas não se apresentam assim oi eu sou mideia com sementes de morte não ela se apresenta como eu vou mudar tudo isso aí então elas não se apresentam assim o trabalho de desordenamento ideológico é um trabalho que a gente empreende nos nossos Campos de educação e aprendizagem de ensino e cultura né a medida do nosso sucesso em reconhecer esses dois tipos dar-lhes um nome possibilitando assim O seu reconhecimento pode literalmente ser a medida do nosso futuro eu digo alguma coisa lá no artigo que eu vou redizer aqui eu espero estar à altura deste
legado e eu espero que o meu trabalho possa ajudar a gente a ensinar e aprender Quais são os nossos recursos de esperança e Como ler o mundo que nos é apresentado como um acaso e não como um projeto político de uma classe que não pode ter a gente percebendo esse projeto e descompactando com ele tá bom meus amores o vídeo deve ter ficado muito longo Isa desculpa qualquer coisa Rochele obrigada por tudo a gente se vê semana que vem tô de volta no Brasil o cenário é outro porque eu fui mudei de casa um beijinho
[Música] tchau Y