E o Resto é História: “Shogun” e a história dos portugueses no Japão

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Observador
Entre as décadas de 1540 e 1630, o Japão esteve aberto ao comércio com os portugueses. A nova série ...
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Olá seja bem-vindo a este Episódio 258 daí o resto é história com Rui Ramos e João Miguel Tavares no início da década de 80 quando eu e o Rui éramos um pouco mais jovens e ainda mais bonitos do que somos hoje e havia uma série muito popular que passava na RTP chamada Shogun com Richard chamberlin e tosho mun H que adaptava um romance publicado em 1975 por James clavel e Eis que mais de 40 anos depois é lançada no canal de streaming Disney Plus uma nova versão desse mesmo Shogun que se tornou outra vez um
sucesso de audiências o livro e a série contam a história de um marinheiro britânico que ascendeu na hierarquia do Japão feudal de 1600 numa altur em que não existia um poder Central dominante na ilha e em que os portugueses desempenhavam um papel bastante relevante no mundo político e Comercial japonês e isto antes anos antes de o cristianismo começar a ser perseguido com eh cinando também com a expulsão dos Jesuítas em 1614 portanto 16114 faz agora 410 anos e depois foi seguida da expulsão de todos os estrangeiros isto ao longo ali da década de 1630 é
o chamado período Nan eh nós já falamos dele aqui para quem tem grande memória há cerca de 3 anos e e nesse período de Nan o Japão esteve Aberto ao ocidente e muito em particular aos portugu peses e durou esse período um pouco menos de um século entre as décadas de 1540 e 1630 mas é é de facto um período fascinante e É nesse período que se passa a série Shogun onde os onde o protagonista é inglês não é mas os portugueses estão devidamente representados e não admira por isso que tinhamos recebido várias perguntas sobre
o tema Por parte dos nossos ouvintes o Raul Roma o luí Freitas e o Eduard Duarte pediram para saber mais sobre as aventuras dos portugueses em terras nipónicos querem saber se é verdade ou não que existiu um plano para manter a existência do Japão em segredo no mundo ocidental de forma a manter o exclusivo da sua exploração comercial basicamente Rui eh os nossos ouvintes querem saber se a série tem algum fundo de verdade eu sei que já andaste a espreitar uns episódios O que é que nos podes dizer sobre isso ainda te lembras da série
dos anos 80 quando nós éramos ainda mais bonitos do que somos hoje agora somos também bastante bonitos por dentro por dentro é uma beleza interior não sabes que por acaso eu atenção eu melhorei em relação à minha adolescência em relação à adolescência eu acho que melhoramos todos muito bem e aog também melhorou em relação à nossa série parece-me também melhorou por acaso também melhorou esta a série obviamente tem tem um fundo de verdade Isto é houve mesmo um piloto inglês de um barco era o piloto de um barco Holandês e esse piloto introduziu-se na elite
japonesa no princípio do século 1 chamava-se William Adams existiu o senhor William Adams houve na elite japonesa um aristocrata que conseguiu ascender e Tomar o Poder Supremo Isto é tornar-se Shogum e chamava-se Tog cawa yasu eh dá depois origem a um personagem e também na na série e havia de facto muitos negociantes muitos missionários portugueses no Japão eh havia desde estavam lá desde minos do século X de modo que o português era a língua de comunicação do japoneses com os e europeus não era o inglês então é uma coisa que na que na série não
é exatamente porque na série os japoneses falam japonês os ingleses falam inglês e os portugueses falam também inglês e quando dizem vamos falar em português falam inglês portanto não não é verdade que o português no século XV fosse o inglês Quer dizer não era verdade mas era como se fosse o inglês Isto é era a língua Franca era a língua que era usada na comunicação portanto mesmo os holandeses para falarem com os japoneses falavam em português e a língua a língua ocidental língua europeia que os japoneses falavam era o português por causa da presença Portuguesa
no Japão de ainda serem detetadas palavras portuguesas H palavras no vocabulário e japonês Nós também temos algumas expressões japonesas palavras japonesas no nosso eh vocabulário em relação a esta época se querem ir para além do romance do James clavel e da série há dois livros muito importantes infelizmente penso que talvez não estejam fáceis de encontrar e mas enfim mas em alfarrabista ou na internet e um é é um é um livro de 1951 do Charles boxer que foi depois reeditado em 1993 que chama-se the Christian Century in Japan É talvez a grande obra sobre esta
época de um dos maiores historiadores da expansão portuguesa o Charles boxer e outro é uma síntese eh da autoria de João Paulo Oliveira e Costa publicado em 1993 que se chama-se Portugal e o Japão o século Nan é um é um portanto é uma síntese muito bem feita e que dá as ideias principais e os os factos principais aliás agora naquilo que for dizer a seguir vou seguir mais ou menos estes duas eh Fontes esta como como referência a ideia a questão do eh esconder a existência do Japão é totalmente absurdo quer dizer é uma
coisa ridícula não não faz absolutamente sentido obviamente os pugues os portugueses não andavam a a a levar pela mão os seus rivais e os seus concorrentes até ao Japão mas a ideia do do de de de esconder dizer ah não vamos falar do Japão ninguém sabe que é o Japão é absurda porquê Porque os europeus cultos já sabiam que havia o Japão desde a idade média eh através de um livro O Livro do Viajante Veneziano Marco Paulo as viagens eh que começa a circular a partir do princípio do século XIV a partir cerca de 1300
eh nesse nesse livro eh o o Japão é é é referido como cipango é assim que o Marco Paulo na China tinha ouvido e falar do Japão H ele começa o Japão começa a ser representado portanto tem mapas europeus antes de 1500 de maneira imaginária Mas eles dizem bem há estas Ilhas no extremo há esta ilha no extremo oriente aliás é uma coisa curiosa a primeira viagem sim a viagem de Cristóvão Colombo O que é que Cristóvão Colombo e vai fazer em 1492 vai à procura do Japão é uma viagem para o Japão ele julga
que viajando para o acidente encontrará o Japão por acaso era verdade se não tivesse a América pelo meio tinha chegado ao Japão quer dizer mas portanto é verdade portanto no fim do século XV Cristovão Colombo já anda a procura do Japão isto seja já sabe e depois claro os portugueses não são nada discretos em relação ao Japão hh falam sobre o Japão escrevem sobre o Japão por exemplo Tomé Pires na sua suma oriental de 1515 Tomé Pires não foi ao Japão mas é e portanto é um português que está eh no Oriente na Índia eh
e que ouve falar do Japão e faz uma pequena descrição diz bem há esta ilha e pela primeira vez chama chama-lhe Japão Uhum E porquê Porque ele usa o termo malaio Isto é na Malásia porque ele vai até à Malásia e portanto é aí que houve mencionar o Japão portanto enquanto na China Marco Paulo Marco Paulo percebeu cipango porque é assim que que suave em chinês em malaio o termo é Japão quer dizer e portanto é o termo que os portugueses usam e quando chegam no princípio do século XV apanham este termo para usar portanto
e este este livro de Tomé pir oriental não é logo publicado mas sabemos que circulou em manuscritos e sabemos que circulou em manuscritos porque cerca de 1550 um italiano Giovanni Batista ramusio publica um cherto da do Tomé Pires portanto é é é um man escrito que circulou quer dizer aquilo é uma espécie de relatório para Dom Manuel mas obviamente houve um houve uma fuga de informação e portanto aquele relatório circulou na Europa e portanto havia muita gente que tinha ouvido falar do Japão e depois cões Noelia das 1572 Uhum que os dias que vão ser
traduzidos em castelhano e comentados eh o Japão a terra de onde vem salvo erro é a prata fina quer dizer portanto até Dá a ideia que aquilo é uma riqueza portanto os Camões a falar do Japão e depois claro temos essa grande fonte que é Fernão Mendes Pinto na peregrinação escrita em cerca de 1569 É verdade que é publicada mais tarde mas começam a haver manuscritos a partir de 1569 e Fernão Mendes Pinto não só descreve o Japão mas até diz que foi ele um dos primeiros ou que foi ele mesmo o primeiro europeu a
chegar ao Japão em 1543 542 543 544 A data no fenom men espinto na peregrinação não é Clara mas ele diz que foi ele o primeiro e depois até vai ser discutido ainda no século X e depois no século X7 se Fernão Mendes Pinto estava a dizer a verdade se não estava a dizer a verdade quem é que foram verdadeiramente os primeiros portugueses a chegar ao Japão que os portugueses estão a falar disso estão a discutir isso quer dizer estão a a falar Complet portanto a ideia do eh ah não eles estão a a c
esconder e depois é preciso lembrar-nos uma outra coisa que às vezes as pessoas não têm noção os portugueses não são os únicos mesmo quando os portugueses têm um monopólio da navegação e do Comércio marítimo com a Ásia eles não são os únicos europeus e na Ásia há venezianos há Flamengos que estão com os portugueses porquê porque são eles que financiam as viagens e algumas das viagens portuguesas portanto são agentes comerciais que estão com os portugueses e depois muitos dos Missionários que acompanham o os portugueses para evangelizar no Oriente São italianos são espanhóis e que escrevem
para Espanha e para a Itália a dizer fizemos isto fizemos aquilo os padres Jesuítas do Japão começam logo a enviar cartas para a Europa a dizer o que é que estão a fazer no Japão essas cartas são impressas são publicadas circulam por toda a Europa toda a Europa sabe do do do que é que os Jesuítas e os portugueses estão a fazer no Japão como é que é o comércio O que é que eles estão a tirar como é que fazem portanto a ideia de segredo é absurda mas mas espera aí pode não ser absurda
a ideia de um conhecimento das rotas marítimas mais aprofundado e o conhecimento dessas rotas importante até essas rotas devia haver fugas de informação os roteiros portugueses eram conhecidos aliás os ingleses os holandeses quando vão no no fim do século XV princípio do século X para o Oriente baseiam-se em qu em roteiros portugueses quer dizer aqueles a espionagem apanharam esses roteiros todos os mapas etc eles eles mais ou menos têm toda essa informação Lisboa tá cheia de estrangeiros eh as pessoas são tão eram tão sucetíveis à corrupção no século XV como é agora portanto era fácil
eh encontrar esses não era enfim não era relativamente mas não era impossível obter essas informações e depois claro os espanhóis também estão nessa zona os espanhóis desde meados do século XV estão nas Filipinas muito muito perto da China e de eh e do Japão aliás A grande preocupação dos e a maior preocupação dos portugueses no fim do século e x se em relação ao Japão é a concorrência espanhola em 1592 os espanhóis das Filipinas mandaram uma Embaixada ao Japão para tentarem estabelecer contactos com o Japão Os Missionários espanhóis eh das Filipinas querem também participar na
evangelização do Japão eh e e por isso são contestam o dom o monopólio que os Jesuítas têm os Jesuítas estão ligados a Portugal Nessa altura têm na evangelização do Japão portanto não há não há absolutamente segredo nenhum toda a gente sabe quer dizer por isso por isso é que o William Adams em 1600 chega lá quer dizer Eles sabem que estão a querer eles estão a tentar chegar ao Japão quer dizer é isso que eles estão e porquê porque sabem do Japão como toda a gente na Europa quando digo toda a gente as pessoas cultas
informadas sabem que há o Japão agora voltemos ao princípio eh os portugueses portanto chegaram a Índia e 1498 eh chegaram à China cerca de 1517 portanto cerca de 20 anos depois digamos estão na estão na China mas só só cerca de 40 anos depois de estarem no Oriente é que chegam ao Japão Isto é por volta portanto de 1543 porque é que é este tempo todo bem porque para chegar ao Japão era preciso ter uma base na China e eles não os portugueses não tinham conseguido alcançar uma base na China em 1521 tinham sido expulsos
pelas Armadas As armadas portuguesas tinham sido expulsas pelas Armadas chinesas eh enfim depois de alguns combates navais em 1521 e 22 e tinham expulso os portugueses portanto os portugueses depois a pouco e pouco vão-se instalando estabelecendo entrepostos fortes vão se aproximando cada vez mais da China e por volta dos anos 30 40 começam a ser aceites na China e a partir daí tem uma aí é começam a ter uma base para explorar aquela zona do Extremo do extremo oriente E então é que chegam ao Japão o Japão fica muito longe Isto é se nós pensarmos
que uma viagem da Europa para a Índia dura se ou 8 meses depois Temos de pensar que uma viagem da índia da índia reparem de Goa por exemplo para o Japão para nag gaki chega a durar muito mais tempo do que a viagem da Europa para a Índia porquê porque tem de se passar vários Mares em regime de monções e portanto não se pode fazer uma viagem toda seguida Isto é por vezes os barcos portanto chegam a um determinado ponto e estão ali sete ou oit meses à espera das Monções Para poderem atravessar aquele mar
para chegar para avançarem portanto por exemplo uma viagem de ida e volta de Goa a Nagasaki no Japão Goa na Índia Nagasaki no Japão pode durar portanto ida e volta entre 18 meses a 2 anos e às vezes 3 anos portanto os barcos geralmente passavam eh chegava quando chegavam o Macao estavam sete ou oito meses em Macau e depois é que faziam a viagem a partir de Macau para nagasa isto Claro desde os anos 50 do século X quando os portugueses estão instalados eh em Macau e repito a navegação nesta zona do mundo no Oriente
é uma navegação complicada não se faz como no Atlântico de uma vez só quer dizer atravessa-se vários Mares portanto vários regimes vários correntes de de de ventos de monções e de estações do ano e portanto tem-se estar à espera para chegar Portanto o Japão fica verdadeiramente bastante longe portanto é a partir do momento em que tem a base de Macau O que é que os O que é que os portugueses fazem quando TM esta base de Macau basicamente o que eles fazem é tornam-se os intermediários do comércio entre o Japão e a China Mas porquê
Porque os japoneses e os chineses estão de relações cortadas em princípio o o a monarquia japonesa portanto enfim o Império Japonês é um estado vassal do império chinês mas em teoria só em teoria Mas eles no século desde o século X estão de relações cortadas e até em conflito aliás porque no o Japão está em guerra em guerra civil portanto não t relações mas há um grande interesse no Japão o Japão que foi bastante aculturado pelos chineses eh desde os séculos 6 7 depois de Cristo há um grande interesse pelas coisas chinesas por exemplo pelas
sedas chinesas embora o o Japão também Produza seda eles de facto têm um um especial estima pelas sedas chinesas e eh e os portugueses vão dar-lhes acesso a estas cedas essas cedas chinesas Portanto o que os portugueses fazem é na prática vão se inserir nesse vão fazer esse comércio local vão levar portanto a partir de Macau levam sedas que eles compram nas feiras de Cantão levam sedas para Japão aí vendemos em troca de prata e portanto trazem prata para depois comprar mais sedas e ainda ficam com o os preços nós temos uma ideia das tabelas
de preços quer dizer os preços dos produtos na China quando chegavam ao Japão eram multiplicados por três e por quatro portanto eram o rendimento era Fantástico quer dizer isto é com o investimento na China que multiplicava o investimento por três ou quatro e no Japão quer dizer e depois traziam portanto e compravam mais levavam levavam mais o barco era um barco eh a partir dos anos 50 é um barco por ano portanto é um barco por ano um barco muito grande eh uma nau muito grande chega a levar cerca de 200 Mercadores portanto 200 negociantes
cada um deles por conta própria portanto depois eles estabelecem-se lá no Japão abrem as suas digamos lojas e vendem os produtos que eh que trouxeram tambm Porque o mercado japonês também era muito impressionante não é sim é é o o Japão que os portugueses encontram a partir de 1543 é um um arquipélago bastante povoado cerca de 20 milhões de habitantes quer dizer pensarmos que e salve não há nenhum país europeu e nesta época no século XV que tenha este este gên de população A Espanha tem 8 milhões Portugal tem para aí dois quer dizer portanto
de repente temos ali um um país Digamos que tem o Japão que tem 20 milhões de habitantes é um é é um é um mercado grande e portanto além das sedas os portugueses levam também ouro quer dizer porque os japoneses têm prata mas não têm ouro os chineses têm ouro e portanto eles também levam ouro eh que trocam pela prata porquê Porque o o ouro portanto a prata é como não há na China é muito valiosa na China e o ouro é muito valioso no Japão e portanto eles também fazem esse negócio e também têm
ótimos eh rendimentos eh eles enriquecem Isto é os portugueses que estão na Índia Macau enriquecem com esta eh nau a nau do Macau anau que vai de Macau para nagas a partir de terminal altura Nagasaki portanto é um grande é um grande negócio para os portugueses muito bem estamos no Japão no Japão de 10000 1600 e estávamos aqui a discutir como o comércio português na ilha era realmente muito importante por fazer a ponte entre o Japão e a China era portanto era era um comércio não era um comércio dos a dimensão principal do comércio não
era o comércio com a Europa isso era também era porque levavam as armas levava-se relógios outr mas quer dizer o grosso do comércio era um comércio entre os a China e o Japão aliás Esse era o padrão do Comércio português na Ásia quer dizer a maior parte das atividades dos portugueses era de estabelecer eh eh relações comerciais entre as várias regiões da Ásia quer dizer era isso que os portugueses estavam a fazer o comércio com a Europa também era importante mas não era o mais importante por exemplo a maior parte das especiarias que os eh
portugueses traziam daquela zona que hoje é a Indonésia a era vendido na Ásia quer dizer só uma pequena parte é que vinha para a Europa quer dizer portant bom mas sobre o Japão tu tinhas dito tinhas dito há pouco que e eu também disse isso no início da pergunta que não existia uma unidade Central naquela altura a ide é que nós temos do grande imperador havia um Imperador havia aquilo que ou antes havia aquilo que os europeus chamam o imperador que é um que Na expressão japonês é um teno e e o teno de facto
não era um e governante não era um chefe de governo era mais uma autoridade religiosa Isto é fazia no século X fazia lembrar uma espécie de um um o Papa na Europa católica quer dizer o teno quer dizer vivia e em Kyoto que era a capital do teno quer dizer estava lá dedicado sobretudo aos rituais e daquilo que depois também vai ser chamado o xintoísmo Então quem é que mandava quem mandava desde a idade média o século XI quem mandava era o governo estava n mãos de um comandante militar esse Comandante militar era o Shogun
Shogun quer dizer eh é um termo também vem da China quer dizer General ou Comandante militar basicamente isso esse esse Comandante militar era um cargo hereditário estava numa família portanto os pais sucediam aos filhos e esse é que era verdadeiramente o governante portanto e eh havia oeno quer dizer Este dirci eu este emperador mas depois o governo era exercido por este eh Shogun o que tinha acontecido desde o século XV é que o Shogun também tinha perdido poder Isto é o Shogun tinha-se Tornado quase tão irrelevante como oeno quer dizer e quem mandava verdadeiramente eram
senhores feudais vamos chamar assim para usar uma expressão europeia e regionais P tentados portanto guerreiros estabelecidos numa região os chamados daimios eh portanto estes estes senhores feudais que empregavam tinham grandes exércitos de guerreiros profissionais chamados Samurais que eram portanto eram uma espécie de vassalos destes daimios portanto isto tudo faz eh o o Japão a que os portugueses chegam eh em meag do século XV faz lembrar portanto é a Europa feodal eh com grandes castelos eh Cavaleiros com códigos de Conduta e com eh portanto uma tradições militares eh e que estão em guerra constantemente uns com
os outros portanto é é uma é uma época que no na história japonesa é conhecida como A Era dos Estados combatentes é semco jidai quer dizer portanto são estados que estão em guerra constantemente uns com os outros é este é este o Japão portanto há um teno há um Shogum mas de facto quem manda são estes senhores são estes senhores locais que competem pelo poder entre eles quer dizer mas chamari aquilo uma espécie de guerra civil quando os portugueses chegaram quer dizer aquilo não é uma guerra civil no sentido em é uma guerra civil que
já vem desde o século XV portanto são já é um modo de vida quer dizer já é um modo de vida não é já bem uma guerra civil é um modo de vida quer dizer isto é de conflito constante estes senhores todos eles tentam aumentar o o seu poder e é é este é neste Japão que os portugueses se inserem porque e e são muito bem acolhidos logo porquê Porque estes dairos quando vêm chegar estes estrangeiros estes bárbaros do Sul os Nan como eles lhe chamam eh esquisitos gente que cheira mal que não tem os
mesmos padrões de higiene dos Japoneses que eles acham os tipos bar mas trazem armas de fogo n e tem uns narizes M compridos também que eles acham muito bizarro que são representados eh enfim fazem logo essa esse gen de representação e pálidos uma coisa assim bizarra mas que vê também como gente estranha eles ficam fascinados pelos africanos que vê com os portugueses quer dizer eles nunca tinham visto gente de outra da daquela cor quer dizer Ficam ficam absolutamente fascinados com isso de acordo com as fontes portugueses mas portanto os portugueses vão ser imediatamente acolhidos por
alguns dos daimio eh que vêm a vantagem não apenas em aceder ao tipo de armamento quer dizer que os portugueses trazem e armas de fogo e porque o Japão não usava armas de fogo que era uma coisa curiosa não há uma explicação para isso na China há quer dizer mas eles estavam isolados mesmo em relação à China neste nesta altura portanto não não usavam portanto adotam com a partir dos Portugueses e depois claro com os conhecimentos todos técnicos eles estão muito fascinados eles os as fontes portuguesas dizem eles querem falar com conosco o tempo todo
perguntar-nos coisas como é que é isto como é que é aquilo etc enfim portanto eh e claro há o comércio também as riquezas que se podem obter a partir do do Comércio Há outras coisas que os portugueses levam quer dizer por exemplo a imprensa com tipos móveis metálicos que também uma coisa que os portugueses introduzem e no no Japão h e depois claro os portugueses fazem imensa coisa por exemplo a primeira gramática japonesa é escrita por um português pelo Padre João Rodrigues em 1604 publicada no Japão em 1604 uma imprensa pela imprensa lá jesuítica eh
e que é escrita por este padre e Padre Jesuíta nós temos os Jesuítas expandiram-se muito rapidamente os Jesuítas são os a primeira ordem religiosa quer dizer a ordem religiosa mais importante quer dizer que acompanha imediatamente logo em 1600 1549 um missionário Jesuíta espanhol São Francisco Xavier vem de Goa da Índia para o Japão temos uma descrição dele do Japão é muito curiosa eh ele descreve o japoneses com muito corteses e ciosos da honra isto é uma coisa que impressionou muito os portugueses quer dizer e que os fezem relacionar-se imediatamente bem com esta aristocracia militar japonesa
eh porque reparem estes fidalgos portugueses são também uma aristocracia militar e de repente vem ali uma outra aristocracia militar Que tal como eles eh dá muita importância à honra pessoal à cortesia à generosidade e portanto eles relacionam-se bem com o japoneses e dizer bem est estes japoneses são como nós quer dizer têm a mesma eles dizem são capazes de matar uma pessoa por uma por uma uma questão enfim um insulto ou uma coisa Qualquer tal como um Fidalgo europeu eh também Faria sobretudo um Fidalgo português ou e e são também T também um comportamento parecido
com os fidalgos eh Portugueses e Castelhanos desta altura uma uma certa cultivar uma certa austeridade uma certa reserva eh e portanto eles vem isso nos japoneses também e gostam e gostam eh disso há uma outra coisa que também faz São Francisco Xavier e muito ficar muito impressionado que é a quantidade de gente que sabe ler e escrever no Japão imensa gente enfim isto para aqueles quem têm aquela teoria de que depois o o desenvolvimento económico depende da da base instrução no século X já é a aa base no Japão há muita gente que sabe ler
e escrever muita gente litrada aliás estes Samurais eh tinham também uma cultura letrada Isto é de fazer poemas etc em determinados fazia parte dos rituais destes Cavaleiros enfim Os Cavaleiros medievais também faziam esta género de e de poesia uma uma outra coisa que o de São Francisco Xavier percebeu no Japão é que eh a pobreza evangélica que era uma maneira dos Missionários impressionarem aqueles a quem queriam converter ou na Europa ou mesmo na Índia onde havia uma tradição dos Santos despojados de quaisquer Bens Materiais portanto um indivíduo Santo devia-se apresentar com planetamente descalso nu cheio
de piolhos etc quer dizer isso impressionava mais era um sinal de santidade no Japão não funcionava no Japão era preciso uma pessoa que queria ser levada a sério tinha de vir bem lavado bem vestido e o São Francisco Xavier chama atenção atenção a evangelização Aqui tem de ser feita de outra maneira muito bem vestidos muito bem lavados e depois ou os padres Jesuítas dizem atenção esta gente toma banho todos os dias eles dizem bem isto se calhar é um bocado exagerado mas pelo menos uma vez por semana t tom banho você portanto introduz estes eh
introduz este enfim esta esta perceção da cultura japonesa e depois claro os Jesuítas fazem um imenso esforço para aprender a língua eh porque eles querem pregar Pregar de acordo às vezes até adaptando as tradições locais de tal modo que por exemplo os budistas no Japão inicialmente pensam que o cristianismo seria uma escola budista portanto eles devem ser budistas de outra escola o budismo tá dividido em muitas escolas pant estes por porque há o mesmo uso das imagens há o mesmo uso dos Rosários também eh de rituais com incenso também e e o o os sacerdotes
Isto é ver sacerdotes e portanto inicialmente muitos budistas pensam que bem estes estes também são devem ser budistas como nós de uma seita que nós ainda não conhecemos e o sushi sushi muito bom não o sushi não quer dizer eles acharam todos que a comida japonesa não era a melhor coisa do Japão dier não ficaram impressionados com a comida agora reparem estas cartas do São Francisco Xavier são publicadas impressas em Lisboa em 1551 e são traduzidas e impressas em Roma em 1552 portanto 50 anos dos holandeses e dos Ingleses terem chegado à à Índia se
quisessem saber do Japão era lerem quer dizer era comprarem comprarem uns livros e informarem se quer dizer portanto era isso estes os josías no Japão nunca foram muitos no no no má assim no no fim do século XV deviam ser uns 137 130 Jesuítas mas mas mas conseguem converter imensa gente el eles entusiasm a a a missionação do Japão é aquela que mais entusiasma os missionários europeus no século XV Isto é aquele sítio onde eles sentem que o que a sociedade está mais aberta ao cristianismo portanto há uma enorme abertura ao cristianismo eles convertem muita
gente não só entre os Camponeses pescadores portanto não é entre os pobres mas também entre aristocracia guerreira há muita gente que se converte ao ao cristianismo calcula-se que no fim do século 16 no Japão haverá talvez uns 300.000 cristãos É muita gente à volta de nag e e sobretudo eh muito concentrados à volta de Nagasaki de Kyoto já com muitos padres japoneses portanto eles já estão a formar um clero local isso é uma coisa há uma coisa que os que os que os jesuitas alguns Jes pelo menos percebem que é a maneira de erizar o
cristianismo no Japão não pode ser continuar a mandar missionários europeus é criar um clero local quer dizer é criar padres padres japoneses portanto há dois seminários já para formar padres japoneses há cerca de 200 igrejas em 1581 já havia 200 200 igrejas e e reparem como é óbvio tudo isto é sabido na Europa tudo isto os Jesuítas estão sempre quer dizer é é uma das grandes glórias deles portanto eles estão a fazer propaganda disto na Europa a dizer estão a ver como o catolicismo é fantástico como nós estamos a converter o Japão está-se todo a
converter ao cristianismo vai ser uma grande potência Cristã quer dizer isto é quer dizer é conversa é o é a grande publicidade deles quer dizer se houvesse televisão estavam sempre a pôr estes anúncios na televisão mas não há televisão portanto imprimem lá as suas cartas do Japão distribuem por toda a gente só quem não quer só quem não era preciso andar mesmo com os olhos muito tapados e comos ouvidos muito tapados para não saber do Japão e Para não saber que os e do que os os portugueses e os Jesuítas estão lá a fazer bem
mas isto é o estamos a falar do princípio eh 15 nos anos 1550 os anos 1560 1570 1580 a verdade é que os portugueses chegam também quando a política japonesa começa a evoluir eh nós falamos deste situação dos destes estados combatentes portanto neste género de vamos dizer uma espécie de guerra civil de visão e guerra civil permanente e a verdade é que houve sempre no meio desta guerra civil alguns clãs de daimios quer dizer destes senhores regionais que estão a tentar restaurar um poder Centralizado eh como os do Shogum da idade da Idade Média e
um dos que mais se aproxima disso é eh oda oda nobunaga que é o chefe do clã oda portanto oda é o clã nobunaga é o nome dele entre os anos 1560 e 1580 esta época é coberta por um filme também que é a sombra do guerreiro do Akira corol zwa de 1980 é sobre esta época e d importância e da das armas de fogo e da relação com os portugueses para aqueles que estão a lutar pelo poder Central no Japão odon Naga é precisamente um deles od Don Naga protege os portugueses protege os cristãos
envia até presentes ao Papa eh reparem o Papa nos anos 80 recebe uma Embaixada de japonesa isso é anunciado por toda a Europa toda a gente na Europa sabe disso que os japoneses estão a o senhor nobunaga está a enviar embaixadas e porquê porque nobunaga por duas razões nobunaga tem uma odeia algumas seitas budistas que se tinham Tornado historicamente Poderosas ele tá a combatê-las portanto e ele é um inimigo dos budist destas seitas budistas e e em parte Claro porque o os europeus são uma fonte de armas e de conhecimentos que lhe e de comércio
de riquezas que lhe interessam eh na sua luta pelo poder com os outros eh daimios e por outro lado os Jesuítas vão-se aproximar muito nobunaga porquê porque vem na possibilidade da unificação do Japão por um líder que os protegesse parece-lhes extraord deiramente interessant Isto é de repente tem um poder Central que os vai eh proteger esta época da história do Japão é muito coberta pelas Fontes portuguesas uma uma é aliás as as fontes jesuíticas são as das grandes fontes para a história do Japão sobretudo um livro aliás é uma série de livros grandes que chama-se
a história do Japão escrita pelo padre Jesuíta português luí Frey que é aliás um grande escritor em língua portuguesa é um grande escritor em português e que é fascinante porque luí Frey conheceu a od Dan bonaga conheceu estes Samurais todos e estes daimios todos e descreve por exemplo a descrição dele de oda nobunaga Ele conversou com oda nobunaga várias vezes e é fascinante porque dá a ideia deste figura excêntrica para ele para luí fris e um ateu Isto é oda nobunaga não acredita em nada não acredita nos budistas também não acredita nos cristãos obviamente ele
diz que não há Deus não há nada quer dizer eh mas que usa e e e que os usa para o No Poder dele portanto luí froy não tem ilusões nenhumas sobre este daimio este daimio este senhor poderoso que os está a utilizar aos Jesuítas para para aumentar o seu poder mas que verdadeiramente não acredita não acredita n NOB Naga conseguiu chegar a Shogum não esse nobunaga eh ele consegue-se impor aos outros daimios Portanto ele ele é considerado na história japonesa o primeiro grande unificador do Japão e moderno no século X mas não consegue morre
antes morre em 1582 Antes de conseguir obter esse título Oficial São dois dos seus vassalos ou dos seus colaboradores ou dos seus aliados digamos assim que vão ser mais bem sucedidos esses esses nomes são nomes também importantes na história do Japão e nesta história que é toyotomi oshi eh toyotomi ideos chega a ser Regente Imperial caco em 1590 e o outro a seguir que faz parte da história do enfim do da série Shogun é Tog cawa e aasu que não aparece com este nome na e no no na série porque o O James clavel baseou
e a história em factos reais mas depois mudou os nomes a toda a gente para podis ter liberdade de ficção e portanto ninguém vai dizer ah mas o eas nunca disse uma coisa dessas ou não fiz aquilo Portanto ele baseia à figura eh no enfim a figura do piloto inglês no willion Adams a figura deste senhor japonês deste deste senhor feudal japonês em ascensão no Tog cawa e a ASO mas depois muda-los os nomes para poder fazer o as suas história e é este Tog caa e aasu que se torna Shogun em 1603 e esse
chog unato que ele vai restaurar em 1603 vai durar até 1868 portanto mais de 200 anos o staa e e e como a capital está em Edo eh que é o nome que então tinha Tóquio isto depois no século X não não não sim deixou quer dizer não o emperador Continua em quioto e portanto verdadeiramente A capital está onde o emperador está o Tero está mas o Shogum está em Edo eh e e portanto esta época também é conhecida na história Japão na história do Japão como a época de Edo quer dizer que é ou
éa ou é era Tog caa ou é a era de Edo agora este os estes sucessores do NOB Naga vão ter uma atitude muito diferente para com os cristãos e os portugueses certo bom mas olha quem qu quem quiser ouvir o resto dessa história vai ter que fazer em podcast nós chegamos ao limite do nosso tempo em FM para as pessoas que nos estão a ouvir em direto eu te espo até para a semana muito bem então estamos Então por no período pós nobo Naga e éem que de repente os cristãos começam a ver a
sua popularidade andar para trás porqu começam a ver andar para trás e andar para a frente Aquilo é tudo muito vai e vem quer dizer porquê Porque estes senhores e que sucedem a nobunaga quer o toyotomi e daoshi quer o togu kaawa e eas eles têm uma atitude eh flutuante em relação aos Portugueses e aos cristãos porquê porque por um lado interessa-lhe interessa-lhe o comércio interessa-lhe 150.000 homens para conquistar a Coreia e o plano era conquistar a China é o grande plano da oshi quer dizer Portanto ele tem esta ideia em 700 navios Portanto o
Japão é uma é uma potência militar portanto eles têm portanto interessa-lhe ter os europeus do lado e deles eh e aliás isso vê-se no enfim na série O Quando o senhor tor onaga que é o baseado em em easo se interessa pelo John blackthorn o piloto inglês baseado em William Adams ele interessa-se porquê ele está sempre interessado em obter conhecimentos e para os seus grandes projetos portanto por um lado eles têm este interesse em manter o contacto com os europeus eh por outro lado eles têm desconfiança do que é que verdadeiramente os europeus estão ali
a a fazer por um lado Isto é porque eles julgam bem estes europeus estão aqui eh eles entretanto vão tendo conhecimento do que é que os europeus estão a fazer os portugueses e os espanhóis inicialmente eh os espanhóis conquistaram As Filipinas por exemplo portanto eles têm ideia bem eles chegaram às Filipinas começaram se a relacionar podem quer que conquistar o Japão mas isso talvez fosse uma obviamente os portugueses e os espanhóis nunca tiveram qualquer plano para conquistar o Japão era completamente não tinham meios nem nem a ideia aliás os os portugueses desde eh desde meados
do século X já não estão a fazer conquistas na Ásia que estão a fazer comércio lhes interessa fazer comércio portanto as conquistas fizeram nas nos primeiros H as primeiras duas décadas para obter os fortes e os entrepostos e a partir daí o que Estão interessados é fazer comércio portanto ser aceitos vender coisas comprar coisas é isso que eles que eles estão e interessados mais o que é que preocupa sobretudo gente como ideos e depois como iasu o que os preocupa é que os portugueses e os Jesuítas possam dar no Japão apoio há alguns daimios que
se queiram revoltar contra o poder contra o poder deles e isso é uma coisa Há uma conversa e que é relatada por várias Fontes jesuíticas em 1586 hah uma conversa entre oshi e e alguns Jesuítas em que osi diz Bem eu tenho um plano para conquistar a Coreia e a China e os eh e os Jesuítas ou ou alguns dos responsáveis Jesuítas eh eh ca na conversa e dizem ah ótimo nós vamos ajudá-lo e nós podemos convencer o Rei de Portugal a enviar-lhe navios para o ajudar nós podemos convencer os daim cristãos porque já há
daimios cristãos a apoiá-lo quer dizer isso é curioso porque mais tarde alguns Jesuítas vão ter vão começar a perceber o sentido dessa conversa e deos percebeu aí se estes indivíduos têm poder para me ajudar também também também têm poder para me atacar uhum eles têm demasiado poder eles são como as Seitas budistas que existiam no Japão durante a época dos reinos combatentes que também se tinham Tornado poderes dentro do Japão e portanto nós eles de repente t bem nós estamos a unificar o Japão estamos a a instalar e estamos a deixar crescer com os europeus
um novo poder alternativo vamos ter revoltas aqui de outros daimios senhores feudais que não se querem submeter e que vão pedir ajuda dos europeus e os europeus se calhar vão ajudá-los portanto de repente eles começam a ficar preocupados com estas independentemente das conquistas da da possibilidade deles conquistarem ou não ou ou não eh conquistarem eles estão a ficar preocupados do ponto de vista daqueles que é o grande preocupação deles reparem no fim do século XV o Japão já tá quase há dois séculos Neste período de desagregação de lutas de poderes regionais eh e e e
e Naga e deos e easo aquilo que eles estão a fazer é tentar restaurar uma autoridade central e precisamente Eles veem os europeus como uma um fator ambíguo quer dizer por um lado algo que os pode ajudar a aumentar o seu poder sobre os outros daimios mas também alo que que pode ajudar os outros daimios a revoltar-se contra eles eles querem controlá-los quer dizer eles querem digamos limitar o contacto que esses europeus possam ter com a sociedade japonesa e a verdade é que os Jesuítas e os portugueses tinham demasiados contactos com eh a socied tinham-se
infiltrado na sociedade japonesa já tinham muitos contactos e é isso precisamente que vai preocupar queer ideos queer e aasu quer dizer eles vão-se começar a preocupar isto temos estes estes indivíduos estão dentro do Japão estão-se a tornar um poder dentro do Japão e e eles não querem um poder dentro não querem mais poder dentro do Japão do que aquilo que eles t e então e o principal responsável pela primeira repressão é esse ideos oshi ele tem a conversa em 1586 e em 1587 há a primeira proibição de missionários Jesuítas uhum Isto é o jesuitas Aliás
não percebem porque eles têm esta conversa ótima como osi tem esta conversa ótima e depois de repente o que resulta dessa conversa é uma proibição Qual é o argumento para essa proibição não o o argumento parece é que e daoshi percebeu que eles têm demasiado poder quando eles se propuseram ajudá-lo quer dizer Foi um erro aliás os Jesuítas que também são espertos dizem este estes nossos irmãos que tiveram esta conversa com o idosa não perceberam que idosa estava a levá-los para uma armadilha idosa quando lhes estava a pedir ajuda estava a tentar perceber que poder
é que eles tinham e eles eh caíram na conversa e de deosa expuseram aliás e depois ISO dá origem depois a uma série de reflexões destes destes Jesuítas sobre os japoneses dizer atenção Isto é gente muito reservada que nunca nunca diz o que quer e portanto eh eh que não ao contrário dos europeus não expressa as emoções quer dizer a gente mesmo que esteja muito frustrado não o mostra e que está desconfiado não o mostra e portanto nós temos que ser temos que ser um bocadinho mais subtis e sofisticados a lidar com eles e em
1586 os padres que falaram com o osi não foram nada sofisticados caíram na na conversa do eh de osi portanto osi depois vai tem esta proibição de 1587 mas que não é há proibição mas depois ele não faz nada quer dizer os Jesuítas continuam lá ele acaba por não expulsar ninguém mas depois em nos anos 90 em 1597 ele dá um passo e e manda crucificar 26 cristãos incluindo cinco franciscanos europeus um Franciscano mexicano Isto é curioso são franciscanos são espanhóis vê das filipinas e portanto os Jesuítas aliás e com esta perseguição aos franciscanos não
ficaram demasiado incomodados digamos assim porque os franciscanos eram rivais dos Jesuítas e os franciscanos estavam a iniciar no Japão um tipo de pregação que não era aquela que o de evangelização que não era aquela que os Jesuítas tinham pensado ositas que tinham feito uma pregação adaptada ao Japão já e os franciscanos que vêm das Filipinas estes franciscanos Castelhanos eh vão fazer uma pregação como nas Américas quer dizer portanto uma pregação para eh enfim com outras G com com com atitudes que os Jesuítas eh acham inadequadas à sociedade japonesa e e portanto e que provocam esta
reação de ideó extamente eh eh eh violenta o o depois em 1614 os e o os stg caa vão ordenar outra vez a expulsão de todos os sem os Os Missionários aí já digamos também porquê em grande medida Porque estão a encontrar alternativa para os portugueses eh O que é que está a acontecer o que é que está a acontecer no e Japão e que eh permite esta escolha aos e ao aos Tog caa quer dizer portanto esta família Tog caa quando se instala como shum é que quando os portugueses chegam ao Japão há o
Japão está dividido muitos senhores feudais e portanto os portugueses têm muita gente com quem falar aliam-se a uns contra outros se uns os perseguem outros apoiam noos etc no fim do século X e princípio do século X Graças a nobunaga a ideos e a e a easo o que acontece é que o Japão unificou-se há outra vez um poder central e são os europeus que estão agora divididos portugueses Castelhanos holandeses que entanto chegaram em 16 a partir de 1600 e ingleses e portanto é neste momento o lado do Japão o é o Shogum que pode
escolher os europeus Isto é Já não são os europeus Já não são os portugueses que podem escolher quem com quem é que se vão relacionar é o Shogum que pode escolher os europeus Com que se com que se vem com que se vai relacionar e embora os holandeses começam a ser os holandeses começam a ser muito bem sucedidos Porquê a explicação é os holandeses dão ao chuma garantia que não vão cristianizar nem evangelizar nem trazer missionários para o eh eh Japão são protestantes ouei os católicos também eh colaboram com o Shogum na revol na repressão
de revoltas de daimios cristãos em 1637 são os os os holandeses dão apoio de artilharia aos exércitos do Shogum contra e os senhores feudais cristãos que se tinham eh revoltado portanto eh mas sobretudo há uma outra razão para além dessa é que os holandeses estão a conquistar as posições dos portugueses no comércio asiático isto eh Há uma coisa no princípio do século X os portugueses já não têm capacidade de fazer o comércio que eh faziam eh na segunda metade do século X quer dizer por exemplo só para dar um um pequeno exemplo na primeira década
do século eh eh 17 houve 4 anos dessa década em que os portugueses não conseguiram fazer a a a nau a nau de Macau para Nagasaki não houve os portugueses não conseguiram Isto é a companhia das Índias orientais holandesas está a conquistar mesmo todas as oposições dos Portugueses e estão a limitar a atividade dos portugueses quer dizer para o Shogum Era óbvio que ao escolher os holandeses não está a escolher apenas uns europeus que não os vão que não os vão e incomodar tá a escolher também os mais poderosos europeus na Ásia no princípio do
século X que são os holandeses e são de facto os holandeses que vão ficar em Nagasaki numa ilha em Nagasaki eh eh a fazer o comércio do eh Japão com Sobretudo com a Europa e com a China mas Sobretudo com eh aliás é mais importante depois com e eh eh Europa com uma diferença muito grande os holandeses não têm qualquer penetração na sociedade japonesa porque aquilo que o Shogun faz os Shogun da da família Tog cawa é uma reorganização do Japão eh o Shogum o que faz é impor portanto outra vez o poder do Shogum
ele mantém os daimios portanto os senhores regionais mas os senhores regionais passam a ser Delegados do Shogun portanto são uma espécie de governadores em nome do Shogun uma grande parte do ano tem de estar em Edo portanto na na corte do Shogun e quando não estão na qua do Shogun tem mandam reféns Isto é familiares deles que estão lá para não haver dúvidas por acaso tiverem alguma intenção de se revoltar o Shogun tenta os Shogun tentam estabilizar a sociedade Japonesa por exemplo todos os Camponeses são desarmados só os Samurais é que podem ter armas e
os Samurais são mandados concentrarse nos castelos portanto não andarem espalhados Digamos que eles o os shoguns tornam a sociedade A Hierarquia social japonesa muito mais rígida e separada a população é obrigada a residir onde nasceu portanto as pessoas a não ser que obtenham licença Não podem sair das regiões onde nasceram portanto para fixar a população e depois os contactos com o exterior são reduzidos a determinados Portes como a de Nagasaki Onde estão os holandeses e os holandeses são proibidos de ter contactos fora de do porto Onde estão uma ilha onde estão e portanto os os
holandeses nunca têm na sociedade japonesa a presença que têm não vão evangelizar não vão transmitir palavras introduzir palavras no vocabulário japonês portanto os os holandeses é como se não estivessem lá quer dizer vão trazer mercadorias vender comprar etc mas não vão estar na sociedade japonesa e o cristianismo desapareceu e o cristianismo Isso é uma das coisas mais espantosas a perseguição ao cristianismo Japão é talvez de acordo com o estos a mais violenta que alguma vez o cristianismo em 2000 anos de história sofreu é uma perseguição violenta Isto é os shoguns toguo querem mesmo erradicar o
cristianismo do Japão não querem que cristãos no Japão e portanto usam tudo e enfim isso vem naquele filme de 2017 O Silêncio do do Martin scorcese que é baseado numa novela e de um autor japonês Portanto o uso das execuções públicas cada vez mais cruéis para precisamente dissuadir os cristãos o uso da Tortura para forçar apostasias isto eles querem que os cristãos reneguem em público a sua fé a a proibição e expulsão dos Missionários a partir de primeira altura a execução dos Missionários que continuam a tentar ser introduzidos no Japão e os portugueses Claro São
apanhados no meio disto Isto é os portugueses eh de Macau querem manter o comércio com o Japão prometem em determinada altura que não vão introduzir missionários escrevem até ao Papa e ao rei de Portugal a dizer por favor Não mandem missionários para o Japão nós queremos comerciar com eles não queremos evangelizar e mais mas a verdade é que há uma grande Associação que os entre os portugueses e os Miss e os missionários e portanto os japoneses não vão nessa conversa eh expulsa-nos mas o que acontece já aqui falamos disso é que eh eh no século
no fim do século XIX quando passa a haver outra vez Liberdade enfim quando passa outra vez a haver liberdade religiosa no Japão 1800 a partir de 1873 portanto passa a haver liberdade religiosa outra vez o Japão eh europeus os europeus que lá vão embaixadores e os pilotos vão começar a descobrir uma coisa espantosa que é cristãos secretos Isto é famílias que se mantiveram cristãs desde o século X durante mais de 200 anos sem quaisquer contactos com os europeus nem com padres nem nada quer dizer eh soub pena de morte quer dizer e de perseguições terríveis
mas que se mantiveram cristãos quer dizer eh e que mantiveram os costumes os batismos portanto aquilo era uma portanto há um cristianismo secreto quer dizer que se Manteve no Japão até ao século XIX e que depois aparece estes cripto cristãos e muito com formas de culto estor deiramente eh ardilosas por exemplo estátuas de buda quando se e quando são viradas do outro lado tem a cruz etc portanto coisas que eles inventaram mas que conseguiram manter-se portanto uma cristandade secreta e no Japão durante vários séculos e séculos de perseguição e terrível terrível portanto sim os portugueses
Entraram na sociedade japonesa de uma maneira que os ingleses do h e que os holandeses nunca entraram e que que portanto que o aquele o John blackthorne quer dizer nunca teve sobre no Japão no Japão a mesma influência de facto tiveram os seus rivais portugueses os Jesuítas portugueses sobretudo como o Padre João Rodrigues e outros padres e que tem uma uma uma inserção na sociedade japonesa muito maior do que depois têm aqueles Comerciantes aquelas potências comerciais que acabam por substituir os portugueses no princípio do século X muito bem bom e assim termina esta edição de
e o resto da história Nós voltamos para a semana até lá
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