o mundo Ă© Dual sempre haverĂĄ vozes negativas positivas aquelas que te arrastam pro centro que arrastam pra Periferia necessariamente haverĂĄ o homem nĂŁo pode esperar que o mundo seja perfeito para que ele seja perfeito ISO seria [MĂșsica] ridĂculo Ă© uma vitrine essa vitrine Ă tambĂ©m um dos produtos que sĂŁo alegados como parte dessa modernidade l cuid eu tenho que parecer bem inclusive estar bem eu nĂŁo sei muito bem o que Ă© nĂ© O que Ă© estar bem estar Ă© sinĂŽnimo de parecer o que os outros pensam de mim Ă© a Ășnica realidade que eu tenho
eu nĂŁo tenho uma realidade construĂda por mim mesmo o que eu penso de mim NĂŁo penso nada entĂŁo a minha identidade tĂĄ apoiada naquilo que pensam de mim portanto eu tenho que manter um status alto uma vitrine muito bem arrumada nĂ© uma vitrine onde em geral dentro da loja nĂŁo tem nada Ă© mais ou menos isso que a gente sociais fazem uma grande ostentação e as pessoas se identificam com isso nĂŁo pens que ela tĂĄ querendo te enganar mostrando aquilo ela realmente acha que Ă© aquilo tĂĄ Ă© a Ășnica base da sua identidade ela nĂŁo
tem outra coisa no que se apoiar Olha Ă© muito difĂcil vocĂȘ dizer que um ser humano nĂŁo tem livre arbĂtrio porque se ele nĂŁo tivesse livre arbĂtrio ele nĂŁo teria possibilidade nenhuma de crescer como ser humano Imagine vocĂȘ que haja largado num canto dessa sala uma Carteira cheia de dinheiro que alguĂ©m esqueceu alguĂ©m perdeu uhum vocĂȘ vai lĂĄ pega essa carteira encontra essa carteira abre-se um leque de possibilidades diante de vocĂȘ uma delas Ă© entregar pro dono se vocĂȘ sem que ninguĂ©m tenha visto acha essa carteira e escolhe entregar pro dono isso tem mĂ©rito agora
se eu visse vocĂȘ encontrar a carteira e dissesse Olha se vocĂȘ nĂŁo entregar pro dono eu vou te denunciar Ah vocĂȘ jĂĄ foi pressionado essa tua escolha jĂĄ nĂŁo teria mĂ©rito nenhum portanto nĂŁo seria uma escolha evolutiva se tudo jĂĄ tivesse determinado e nĂłs fĂŽssemos pressionados a fazer as coisas nĂŁo terĂamos mĂ©rito nenhum o mĂ©rito existe exatamente Quando podemos fazer qualquer coisa e escolhemos a melhor Ă© assim que crescemos quando nĂŁo hĂĄ nenhuma pressĂŁo sobre nĂłs e NĂłs escolhemos fazer aquilo que Ă© mais humano Ă© assim que crescemos Se nĂłs estivĂ©ssemos impressionados o tempo todo
que virtude teria o homem se o tempo todo a causa da ação dele viesse de Fora que virtude como vocĂȘ poderia dizer que alguĂ©m se tornou um pouco mais sĂĄbio um pouco mais Ăntegro um pouco mais justo nĂŁo estarĂamos todos iguais nĂŁo haveria virtude nĂŁo haveria crescimento entre os homens se eles nĂŁo tivessem uma margem legĂtima de liberdade uma margem legĂtima de escolha e aĂ escolhessem o melhor o mais humano mas sempr tem que ter uma dose de identidade no meio de tudo isso que Pondera todos esses fatores externos nĂŁo os despreza mas traz para
dentro e compara com aquilo que Ă© o eixo da sua identidade que sĂŁo os seus valores aquilo que vocĂȘ quer chegar a ser vocĂȘ tem que ter uma margem de identidade em tudo que vocĂȘ faz senĂŁo nĂŁo Ă© vocĂȘ vocĂȘ Ă© um executante inconsciente mecĂąnico de processos coletivos Isso nĂŁo Ă© um ser humano Isso Ă© uma mĂĄquina a margem de individualidade que cada um tem a margem de identidade Ă© que faz com que todo esse material seja processado comparado com esse eixo de identidade que eu tenho e a partir aĂ decisĂ”es sĂŁo tomadas nĂŁo sei
se vocĂȘ lembra daquele mito de Ulisses que quando ele estĂĄ atravessando a Bahia onde havia as cereias ele pede que todos os seus marinheiros coloquem cera nos ouvidos porque as cereias cantavam e encantavam os marinheiros nĂ© levavam pro fundo do mar e ele pede para ser amarrado no mastro do navio mas ele queria ouvir ouvir os cantos das sereias e nĂŁo poder se entregar por estar amarrado ao mastro do navio isso Ă© um simbolismo ess tĂĄ atado voluntariamente por um ato de vontade a algo vertical que sĂŁo os teus valores ouve todas as coisas que
estĂŁo Ă sua volta e nĂŁo se deixa arrastar por elas porque vocĂȘ tem um eixo interno de identidade vocĂȘ vai mensurar vai levar em consideração todas essas vozes sempre haverĂĄ vozes contraditĂłrias inclusive sempre haverĂĄ o mundo Ă© Dual sempre haverĂĄ vozes negativas positivas aquelas que te arrastam pro centro que arrastam pra Periferia necessariamente haverĂĄ o homem nĂŁo pode pode esperar que o mundo seja perfeito para que ele seja perfeito seria ridĂculo platan costumava falar de homens de ouro se vocĂȘ considera por exemplo Uma Peça qualquer de ouro como esse anelzinho que estĂĄ aqui se fosse
uma peça de um outro metal qualquer mais de 30 anos no meu dedo jĂĄ estaria completamente Preto nĂ© Aham o ouro tem uma caracterĂ que interessante ele pode estar em contato com qualquer coisa atĂ© mesmo com a pele humana ele Ă© tĂŁo fiel a si mesmo que as coisas com que ele estĂĄ em contato nĂŁo sĂŁo capazes de corrompĂȘ-lo entende isso Ă© o homem de ouro dependente da circunstĂąncia em que ele estĂĄ em contato as coisas de fora nĂŁo sĂŁo capazes de corrompĂȘ-lo se mantĂ©m fiel a si mesmo e vai ser assim porque nĂłs vamos
ter sempre contato com coisas negativas e positivas luminosas e obscuras se não houvesse a fidelidade a si mesmo não tem chance como que a gente pode criar ou cultivar uma imaginação propositiva Serå que tå faltando imaginação a gente imaginar Um Mundo Melhor imaginar é um problema de imaginação que a gente vive quanto mais nós somos restritos dentro de determinados padrÔes culturais bem estereotipados menos nós somos ousados a imaginação Exige uma boa dose de ousadia aquilo que se chama popularmente de pensar fora da caixa né fugir a certos padrÔes e pensar de uma maneira mais ampla
se vocĂȘ ver mesmo do ponto de vista econĂŽmico certas iniciativas que foram absolutamente inusitadas como Uber como airbnb e coisas desse tipo saĂram de uma conjuntura de um pensamento Quadradinho que o asped tem que ir para um hotel uma pessoa comum tem que pegar um tĂĄxi fugiram desse modelo e pensaram numa coisa inusitada tĂĄ para isso tem que ter um certo nĂvel de ousadia de liberdade para pensar fora dessa caixinha de estereĂłtipos portanto se torna cada vez mais clo a legĂtima criatividade numa sociedade onde quase tudo estĂĄ estereotipado vocĂȘ tem que se encaixar em caixinhas
eu sou da caixinha da esquerda ou da direita da religiĂŁo X Y ou Z eu sou da caixinha que pensa de tal forma sobre a vida que exclui que inclui que aceita que nĂŁo aceita LĂłgico que isso vai reduzindo a nossa criatividade E alĂ©m disso uma grande motivação de considerar que a sua criatividade Ă© valorizada Ă© esperada pelos demais dentro de um modelo Empresarial durante muito tempo se trabalhou com a ideia de uma pessoa pensando uma empresa que tenha 1000 funcionĂĄrios VocĂȘ tem uma mente e 999 pares de braços uhum hoje começa a haver uma
mentalidade de que vocĂȘ tem 1000 funcionĂĄrios vocĂȘ tem 1000 mentes tĂĄ ou seja explorar aquilo que o ser humano tem de melhor a sua imaginação a sua inteligĂȘncia a sua criatividade entĂŁo quando isso começa a ser valorizado Ă© claro que existem mais incentivos e quando se começa a ter uma percepção mais Ampla das necessidades humanas do que Ă© o ser humano aĂ a criatividade Ă© mais impulsionada ainda começa se a perceber atĂ© onde a gente pode ousar criar atĂ© onde a gente pode ousar pensar Quais sĂŁo as necessidades que poderiam ser preenchidas tĂĄ ou seja
Deixa de ser uma criatividade mecĂąnica atada apenas a fenĂŽmenos materiais começa a ser uma criatividade que pode entrar no plano emocional no plano mental no plano sagrado começa pousar se aprofundar nas necessidades humanas mais elevadas ou seja quanto mais espaço houver mais a criatividade se expande evidentemente Ă s vezes nĂŁo tem um certo utilitarismo nĂ© nos sim Ă© a criatividade materialista de que eu te falava e a criatividade A tĂĄ da valores tambĂ©m porque como vocĂȘ falou pode ser uma criatividade bem negativa nĂ© Ă pode se criar coisas bem nocivas Ah Ă© Ă os seres humanos
serĂŁo nĂ© porque se vocĂȘ pega um homem que hĂĄ 2000 anos andava numa biga e um homem que hoje conduz um aviĂŁo a jato mudou a mĂĄquina mas o homem mudou tanto assim ser humano que conduz o aviĂŁo a jato necessariamente Ă© mais fraterno Ă© mais justo Ă© mais equilibrado mais Ăntegro do que aquele que conduzia a biga nĂŁo necessariamente nĂ© entĂŁo se foi uma evolução foi o que isso O que Ă© evolução nĂ© evolução fundamentalmente Ă© humana as coisas sĂŁo consequĂȘncias AliĂĄs quando hĂĄ evolução humana verdadeira inclusive as coisas nĂłs percebemos o que realmente
Ă© necessĂĄrio nĂŁo partimos pro excesso n sabemos exatamente o que produzir o que precisamos para viver se nĂŁo caĂmos no excessivo porque nĂŁo temos outra coisa para onde projetar a nossa criatividade senĂŁo pro material a pergunta no final Ă© existe o egoĂsmo do bem o bem tem que estar estritamente associado Ă inteligĂȘncia ou seja os trĂȘs grandes valores clĂĄssicos que sĂŁo a vontade o Amor e a inteligĂȘncia eles andam estreitamente Entrelaçados vocĂȘ quer amar alguĂ©m vocĂȘ quer beneficiĂĄ-lo vocĂȘ tem que trabalhar com a inteligĂȘncia e para que algo possa ser feito vocĂȘ tem que ser
dotado de vontade de determinação uhum para poder ter condiçÔes de fazĂȘ-lo seos trĂȘs valores humanos tĂȘm que caminhar juntos se vocĂȘ vĂȘ por exemplo uma guerra mĂtica como foi a IlĂada vocĂȘ tem ali a vontade que Ă© Aquiles vocĂȘ tem ali o amor amor Ă pĂĄtria que Ă© Eitor E vocĂȘ tem ĂȘncia que Ă© Ulisses com esses trĂȘs juntos vocĂȘ fez com que acontecesse a guerra de Troia isso dentro do ser humano Ă© a mesma coisa eu posso ter muito boa intenção se nĂŁo tiver nenhuma inteligĂȘncia posso estar alimentando o vĂcio de alguĂ©m posso fazer
com que essa pessoa fique dependente de mim o que nĂŁo Ă© bom para ela ou seja muitas formas de vocĂȘ ter iniciativas aparentemente boas destituĂdas de inteligĂȘncia que acabam gerando um prejuĂzo os trĂȘs T que caminhar juntos as questĂ”es fundamentais da humanidade nĂŁo mudaram nada ah hoje nĂłs temos computador VocĂȘ jĂĄ viu alguĂ©m com uma profunda angĂșstia existencial uma depressĂŁo terrĂvel porque o seu computador nĂŁo funcionou isso nĂŁo existe o homem continua sofrendo e se alegrando paraas mesmas coisas Ă© a dor Ă© a perda Ă© a morte Ă© o autocontrole que ele nĂŁo tem Ă©
nĂŁo saber conviver os elementos que trazem felicidade e infelicidade sĂŁo os mesmos ao longo de milĂȘnios o resto sĂŁo meramente coisas perifĂ©ricas ninguĂ©m morre de Sofrimento porque o carro pifou TĂĄ bom vocĂȘ aborrece um dia outro dia jĂĄ tĂĄ resolvido os fatores que fazem com que o homem seja feliz ou nĂŁo sĂŁo os mesmos ao longo dos milĂȘnios e nĂŁo foram resolvidos e Ă s vezes lĂĄ atrĂĄs havia soluçÔes melhores do que temos hoje o que Ă© curioso nĂ© nĂłs achamos que porque o Egito nĂŁo tinha tecnologia que nĂłs temos nĂŁo tem nada para aprender lĂĄ
do ponto de vista humano provavelmente Eles teriam coisas a nos ensinar NĂłs nĂŁo somos a ponta evolutiva em todos os sentidos nĂłs somos a ponta evolutiva no sentido TecnolĂłgico de fazer coisas de construir seres humanos nĂŁo somos a ponta nĂŁo somos uma sociedade prĂłdiga em construir seres humanos equilibrados justos virtuosos nĂŁo somos a nossa sociedade nĂŁo conduz nessa direção portanto poderĂamos perfeitamente aprender muita coisa do passado no mundo muito fugaz parar para pensar ainda Ă© Ă© Ă© complicado V como a senhora vĂȘ o papel da cultura na formação do do ser humano com certeza cultura
Ă© um convite para que os seres humanos despertem Ou seja aquele que tĂĄ adormecido aquele que ainda nĂŁo engravidou de filosofia nĂ© ele recebe um convite contundente atravĂ©s da cultura atravĂ©s dos produtos culturais que estĂŁo Ă sua volta sĂŁo chamado para despertar seja se vocĂȘ tem elementos que geram reflexĂŁo que elevam a consciĂȘncia em cinema em mĂșsica em literatura em teatro tudo isso Ă© um convite para que o ser humano saia do seu da sua circunstĂąncia tĂŁo limitada da SobrevivĂȘncia comece a pensar em viver propriamente dito entrar num outro nĂvel de consciĂȘncia n Eu acho
que isso seria realmente a cultura que vem de cultos cultivar nĂ© Colocar sementes profundamente na terra para que elas venham Ă tona e busquem o sol ou seja que se verticalize eu acho que a cultura cultiva cultiva as sementes humanas que existem dentro de nĂłs um paĂs deveria eh se esforçar ao ter projetos que moldem a sua cultura eu acredito que Ă© fundamental para que nĂłs sejamos globais que cada um valorize o chĂŁo onde pisa tĂĄ porque vocĂȘ nĂŁo valoriza o outro vocĂȘ nĂŁo valoriza si prĂłprio existe uma necessidade que a gente Valorize todos os
elementos culturais folclĂłricos que Ă© a identidade de cada um NĂŁo vamos pensar que a a A fraternidade Ă© todo mundo ser igual A fraternidade Ă© todo mundo ser profundamente aquilo que Ă© e nĂłs nos combinarmos por complementaridade se vocĂȘ nĂŁo tem identidade vocĂȘ nĂŁo estĂĄ preparado pra Fraternidade vocĂȘ nĂŁo sabe que lugar vocĂȘ vai ocupar dentro dela Fraternidade nĂŁo Ă© massificação entĂŁo cada um tem que conservar a sua identidade cada um conservar os seus valores mais profundos a sua cultura o seu folclore as suas tradiçÔes isso Ă© fundamental para que um paĂs tenha identidade se
vocĂȘ quer alienar uma uma pessoa ou uma nação vocĂȘ vai ter duas possibilidades ou vocĂȘ faz com que ela perca o ritmo de cultivar as suas coisas ou vocĂȘ vai lĂĄ no plano das ideias e diz que as coisas dela nĂŁo tĂȘm nenhum valor na prĂĄtica Ă© isso nĂłs temos para vocĂȘ se manter coerente em alguma atividade vocĂȘ tem perseverança no plano fĂsico e ideais metas no plano mental ou vocĂȘ faz essa pessoa perder o ritmo no plano fĂsico vocĂȘ entra no plano mental e coloca dĂșvidas Ă© uma das maneiras mais fortes de vocĂȘ alienar
um ser humano e alienar tambĂ©m uma nação com que ela comece a duvidar dos seus valores que a identificam tĂĄ que a definem como tal e aĂ vocĂȘ desestrutura tudo e coloca qualquer outra coisa no lugar nĂ© entĂŁo da mesma maneira que o ser humano tem que trabalhar meticulosamente pela Conservação da sua identidade o paĂs tambĂ©m teria que fazĂȘ-lo aĂ existe uma riqueza enorme [MĂșsica]