olha que faz a linha oscila na mesma freqüência com que lá então ele entra em oscilação é o fenômeno da ressonância não é [Música] percebe droga [Música] fala galera acha tudo bem galera pro senhor vai ser agora que vamos continuar nosso curso completo de ondulatória galera estamos na aula número 12 é aluno do judô adora tubos sonoros eu vou falar a não ser o primeiro dos tubos sonoros abertos depois vão favorecer os tubos sonoros fechados ok galera na aula passada que eu falei pra você dá uma passada no ano passado pelo grupo c das cordas
vibrantes né nas cordas sonoras e aí galera que acontece eu vou falar o cd tudo sonora aberto primeiro porque o estudo o estudo dos tubos abertos e das cordas vibrantes estudo matemático as representações das ondas é muito parecido o que acontece a diferença obviamente que lá aonde está numa corda né você está gerando ondas na corda ela gera aquela configuração de onde estacionária aqui nós temos a um tubo sonoro galera como eu mostrei um pedacinho para você no começo do vídeo eu vou mostrar pra vocês e daqui a pouco o experimento zinho competitivo sem entender
eu tenho aqui uma onde acionária que é uma onda sonora deixa só o que eu tenho aqui gente é a situação de compressão e rarefação por exemplo aqui gente é um tubo em corte tá que pode ser aquele mesmo recipiente de vidro em corte pode ser um cano em corte uma coisa que seja vendem corte está que acontece você vai ter região de compressão e região de rarefação desse nesse tubo mas por conta da dificuldade de fazer esse tipo de representação nós fazemos nos tubos sonoros uma representação de onda como se ela fosse uma onda
transversal também porque é mais fácil de desenhar mais fácil representar tá bom então olha só o que eu tenho aqui embora ó eu tenho seguinte toda vez que eu tiver um tubo toda vez que eu tiver um tubo sonora em que há uma onde estacionar é que na extremidade livre aberta eu terei sempre o ventre de uma onda ou seja uma região da onu em que ela estava oscilando bastante se você for imaginar uma onda transversal assim é mais fácil a gente enxergar a onda transversal é representa gente esse vento e da onda que ó
tá e não os nós né lembra isso é que representa o nó isso é que representa o nó isso é que representa nova onda e essa região aqui ó representa o ventre da onda tá aqui um ventre aqui é um nó ok é um nó aqui é um nó e aqui um vento esses ventos ficam oscilando está esses nós ficam paradinhas a idéia é a mesma então olha só qual é a primeira configuração que nós conseguimos observar qual é a primeira configuração que nós conseguimos observar dentro de um tubo sonoro gente a primeira configuração é
aquela que nos dá em uma extremidade aberta necessariamente eu tenho um ventre guarda isso da gente é guarda isso toda vez se tiver um tubo sonora em que há uma onde estacionária lá na extremidade aberta nós temos um ventre depois noutro quadro você vai ver que na extremidade fechada nós sempre temos um nó bom aqui nós sempre temos um ventre é a primeira coisa importantíssima memorizar então qual é a melhor configuração possível de uma ong estacionária no tubo como esse boato horas horas é aquele que eu tenha um ventre de uma extremidade e um outro
ventre na outra extremidade essa ideia ou até fazer letra v ac pro senhor aqui eu tenho um ventre aqui eu tenho um ventre busca de outra cor eu tenho ventre ali eu tenho um ventre aqui eu tenho um nó ali no meio tá então ó ventre e num nó dentre essa idéia tá bom essa idéia bom gente qual é a próxima configuração que eu vou ter bororó a próxima configuração é que ela do 2º amônio o segundo é mole que aquele que eu tenho duas vezes a freqüência é fundamental que a freqüência do primeiro harmónio
muito semelhante à corda né então eu venho aqui e representa para você o dobro dessa configuração que eu tenho é o dobro em outras palavras é o novo desenho dois aqui agora to a então eu voltei eu tinha apenas um ollie no meio agora eu vou ter dois nós aqui bororó exatamente eu tenho dois nós aqui então vai ficar algo assim a galera ó ó assim not aqui na extremidade aberta tenho vê na extremidade aberta do fla tem um vento e aqui agora tenho dois nós aqui no meio dois nós aqui no meio é isso
aí essa é a configuração do 2º harmônico está no 2º harmônico semelhante a essa onda que eu tenho aqui ó que é uma onda transversal que nós usamos com referência para representar fala pra mim é uma coisa extrema importância uma vez que takaki fala alguma coisa quanto de comprimento de onda eu tenho aqui em outras palavras enquanto as ondas eu tenho aqui um quarto 63 quartos uma onda inteira três ondas dois homens enfim quantas ondas eu tenho aqui boró gente como eu disse é você na aula passada na aula de cordas eu disse você é
o seguinte e se essa habilidade de você olhar para figura e falar ali tem tantas ondas é de extrema importância tal tanto de onda é extremamente importante da maioria dos exercícios e consegue resolver tendo essa visão usando a questão fundamental que veio ao longo da vf minha querida meu querido aqui gente eu tenho metade de uma onda metade mora é veja só a onda começa aqui termina aqui a partir daquelas repetir é metade da onda seria daqui até aqui é bom mas não é isso que eu tenho aqui não daqui até aqui foi que nós
tivemos em cordas né aqui essa configuração representa gente olha isso aqui ó ó conseguem enxergar essa representação é ampliado disso aqui há é verdade e aqui embaixo oró aqui eu vou ter duas vezes essa parte aqui eu vou ter duas vezes repetida é um é você fazer pra você ó homem que eu tenho o tubo corresponde à metade da onda torna interessante o tamanho do público é lhe corresponde à metade da onda e aqui embaixo baró o tamanho do tubo corresponde a duas metades duas metades semelhante repito semelhante o que eu fiz em cordas eu
deixo assim para que você veja o padrão há aqui a freqüência a 1 do primeiro harmônica que a freqüência 2 o segundo e mônica e no terceiro bar ou como é que vai ficar a configuração do terceiro a monitora marca três vezes f 1 70 então vou ter que ter aquela figura repetida três vezes então eu vou ter que ter três nós aqui ó tá então a configuração vai ser essa daqui ó aqui olha que legal de novo ventre nó aqui é bem entre nova norma é que na outra extremidade e ventre tá bom então
de novo aqui o l corresponde a quanto boroa que o l corresponde a 3 lambada de ordem três sub 23 metades ok será que ficou apertado deixa eu apagar um pouquinho que escrevi aqui pra cá então l o hélio aqui que é o tamanho do tubo corresponde a três vezes lá angra 3 sobre dois bons aqui interessante galera muito bem isso foi generalizado bororó generalizando em níveis diz a freqüência fundamental aqui eu vou ter necessito bem ó um caso qualquer aqui ó ó então aqui o l corresponderá a ene vezes lado de ordem n sobre
dois é essa idéia gente como é que funciona como é que eu associo galera é equação fundamental do ambulatório veio o nome da vez é ficar com esse raciocínio de novo semelhante às cordas é verdade que veio o nome da vez é é verdade vê igual amido vezes efe note se eu pegar o 2 e passar multiplicando ele passar o enem dividindo o lambda vai ficar igual a dois éles sobre n ela não é então vai ficar assim ó ó ver é igual a 2 l sobre nv200 sobre a nbc cef ou seja escrever que
em vermelho para destacar ou seja a freqüência de ordem n valerá em n vezes vê sobre dois ela está aqui galera é assim que a gente faz ok tudo bem galera então ó saio aqui da frente faço um print pra gente o próximo quadro que eu vou falar não sei de tubos fechados ok galera continuar aqui então eu vou falar vocês agora sobretudo sonoros fechados ou seja ele é fechado em uma das extremidades tá bom pessoal a primeira coisa interessante é o seguinte quando o tubo é fechado como eu disse você é pouco nós percebemos
que na extremidade aberta nós temos sempre um ventre como já disse no entanto na extremidade fechada minha querida eu queria nós temos o que moro nós temos um nó que interessante isso muda boar muda totalmente a configuração gente porque porque veja só para que eu tenha na extremidade aberto um vento na cidade fechado nó a menor configuração possível que eu tenho é essa daqui você concorda o vento aqui e um dólar essa é a primeira freqüência freqüência fundamental aí eu pergunto você fala pra mim quanto de uma onda lembro que falei que isso é extremamente
importante você visualizar nós nas questões em quanto de uma onda eu tenho aqui meio uma inteira 14 três quartos duas ondas quanto que eu tenho aqui a galera o que eu tenho aqui é é representa galera essa aqui ó percebe o de um nota um veículo é esse pedacinho aqui opa mas se tudo isso que era uma onda isso aqui era metade então isso que é outra metade se que corresponde a quanto bororó é isso mesmo galera quem disse um quarto acertou gente olha que legal na primeira configuração eu tenho que o comprimento do tubo
corresponde a um quarto do comprimento de onda gente olha que interessante olha que interessante semelhante ao que eu gostei pra você no começo do vídeo um pedacinho só que vou mostrar você daqui a pouco esse experimento em que eu fiz inteiro você vê que interessante quer olha que legal galera ea próxima configuração a que entra detalhe a próxima configuração mas é o seguinte vamos dobrar como nós fizemos para a corda como nós fizemos para tubos em aberto vamos dobrar a configuração o papel aí seu dobrar a configuração vai dar pau porque embora porque se o
dólar está aqui eu vou ter só vou fazer depois vou pagar eu vou ter agora só que eu voltei aqui seu dobrar essa situação eu vou ter um dólar e um noc não pode extremidade aberta tem que ser ventre extremidade fechado tem que ser nós a então não dá para eu dobrar galera não dá olha que interessante eu preciso triplicar essa configuração inicial também esse cara aqui ele vai ter que ter a galera o seguinte ó fazer aqui pra você olha aqui ó essa que é a nova configuração possível para o amoníaco isso aqui corresponde
ao dobro não corresponde ao triplo então esse cara que é dito terceiro harmônico interessante tubos fechados não possuem harmônicos paris todos fechados possuem apenas um único simples porque moro por causa dessa restrição que é fechada nó terminal de aberta vende se entendeu então olha só que interessante é que eu tenho 3 6 1 2 3 e voltar a fazer pontilhado por você que ó ó 123 a então a freqüência 3 corresponde a três vezes a freqüência um gol exatamente o que entender passo a passo com cuidado fazemos exercícios entende pra caramba vai avançando tá bom
então que um ventre né aqui é nó aqui é nó que ventre que nom tron gente então que o l corresponde a quantas 33 lambda de ordem 3 sobre quatro bom ea próxima configuração hora vão se entender o raciocínio é que se vê que a próxima configuração tem que ser o quinto harmônico então efe cinco vezes o f1 e como é que vai ficar a figura bororó então vou ter que ter a seguinte configuração a fazer uma coisa assim olha que bacana note 12345 essa configuração corresponde a 5 vezes a configuração fundamental da coréia que
eu tô te falando tá então o l que é o tamanho do tubo o eca é o tamanho do tombo corresponde a quanto o boró corresponde a 5 vezes lambida de ordem 5 sobre quatro bom também generalizando olha só a freqüência em de ordem nrn vezes a freqüência fundamental com um detalhe importante que eu já vou escolher pra você o enem deve ser o que em parte isso mesmo todos fechados apenas ele em para oc galera então como é que fica que demonstra você de novo veio a lâmina vezes efe seu generalizo o lambda o
ele vai ficar igual a ene vezes lâmina de ordem n sobre quatro certo então passo 4 multiplicando l passo e dividindo substitua aqui como é que fica isola em é semelhante à que eu fiz no quadro anterior para você e eu fico com f n fn vai ser o que bororó vai ser o n sobre 4l vezes vê bom n sobre 4l vezes vêem que o n é em parte agora você vai pra você tá bom então essa é a configuração que os clientes não sai da frente da loja precisa fazer aquele print maroto então
eu tô com dois rapazes aqui eles já faziam tem 340 rex ataque e se já há razão tem 440 has tá de freqüência natural de oscilação eu coloquei água aqui nesse recipiente para que ele funcione como um tubo sonora então quando eu tocar o diapasão de 340 régis olha que legal acontecer recebe de novo o que aconteceu 340 rede gera um comprimento de onda e aqui eu tenho o equivalente a um quarto desse comprimento de onda já se eu pegar o diapasão de 340 ré se vai notar que isso não vai acontecer ó percebe a
diferença 340 440 porque é porque para que entra em ressonância aqui né que haja uma onda estacionária aqui dentro desse tubo para o de 440 rex eu preciso de um outro comprimento né como a freqüência é maior o comprimento aqui vai ficar menor vamos tentar acertar ele aqui [Música] percebeu o de 30 de 440 agora e gerou uma onda aqui e aqui dentro nós temos aonde estacionada em quarto dela não é [Música] eles já passam de 440 já o diapasão de 340 que thales gerava onda olha agora não mais a galera então é isso com
você assiste aplicação dá uma olhada na sua tela pessoal essa questão quero no m diz assim ó considerando as figuras 1 e 2 acima e com relação às ondas sonoras em tubos avalie as afirmações a seguir então galera tá ali a figura acima é a compressão expansão tal ea direita figura 2 nós temos ali uma configuração né de onde estacionar em tubo fechado não é isso é bom a afirmação 1 as ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais que necessitam de um meio material para se propagarem como é representado na figura 1 a formação 2 uma
onda sonora propagando-se um tubo sonoro movimenta as partículas do ar no seu interior na direção transversal como representado na figura 2 a afirmação 3 os tubos sonoros com uma extremidade fechada como representado na figura 2 podem estabelecer todos os harmónicos da freqüência fundamental é correto o que se afirma em pausa o vídeo penso um pouco agora vamos conversar ver a questão tranqüila conceitual tranqüilo não vamos ver afirmação novamente as ondas sonoras ondas mecânicas longitudinais que necessitam de material para se propagarem sim claro que sim né a onda sonora o mecânico não estudam a formação 2
uma onda sonora propagando-se um tubo sonoro movimento as partículas o seu interior na direção transversal como uma figura 2 não lembro que disse é você que aquilo ali apenas uma representação para a gente pp representar mais facilmente o deslocamento a onda não é aquilo ali apenas uma representação então formação do está falso 3 os tubos sonoros mas fechada como representado na figura 2 podem estabelecer todos os harmónicos não né não né conduzimos bem agora no final da aula nós vimos que nós temos apenas harmônico simples em tubos fechados na verdade então é o correcto que
se afirma em resposta à letra a é legal tó volta do fabuloso tranquila galera tranquilo resposta letrar a resposta exercício letrado gente então como todos nós de vídeo igual pra você os links tá legal eu coloco os seus links para você cair na playlist ondulatória e para você cair também onde o arona prejuízos no exercício conforme vou fazer vou postando não ser legal se essa gente às vezes cria um canal da força e da professora filha de ensino de alta qualidade para todo mundo tá bom e expandir o projeto e fazer um trabalho de extrema
qualidade e gratuito para vocês aqui no youtube de toda a matemática bom e para eu manter eu tenho um espaço de doação prevê manter o tempo o espaço da plataforma lá bastante completinho bastante diferenciada para você é legal obrigado você fica com deus e até mais valeu