Olá você que me segue no Rodrigo Silva arqueologia nós estamos aqui de volta para nosso bate-papo semanal sobre Bíblia teologia religião arqueologia e o assunto de hoje é o espírito santo algumas pessoas colocaram nas redes sociais o pedido para eu falar do Espírito Santo e de fato Admito que nós poderíamos falar um pouco mais do Espírito Santo do que falamos O Espírito Santo é uma doutrina importantíssima uma pessoa da divindade e uma doutrina importantíssima do cristianismo aqui eu eu dou o meu elogio aos teólogos Pentecostais porque eles falam mais do Espírito Santo talvez devido à
sua própria bagagem teológica pentecostalismo mas o Espírito Santo é um assunto que não pode ficar na pratileira então eu já falei de Deus Pai recentemente eu falei de Deus o filho fiz uma live de mais de Du horas sobre Jesus que muita gente acompanhou meu muito obrigado então está na hora também de falarmos sobre esta pessoa maravilhosa do espí Espírito Santo quem ele é é qual o seu papel na divindade Qual o seu papel na economia da salvação vamos tratar desse assunto hoje mas antes de entrar no tema propriamente dito eu quero convidar você que
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Trindade e é com base nisso que eu vou argumentar na Bíblia Sagrada tá certo mas já que eu comecei falando daqueles que não acreditam que o Espírito Santo seria uma pessoa um membro da divindade eh ou mesmo ser pessoal como eu acabei de mencionar deixe-me então colocar algumas poucas objeções que são apresentadas à doutrina da trindade do Espírito Santo deixando claro que eu quero focar mais aqui a terceira pessoa da divindade então em que Pese o fato de eu dialogar com o tema da tr ao longo desse vídeo o meu foco principal aqui é falar
do Espírito Santo Tá certo então vamos focar nesse detalhe aqui pra gente não perder de vista o nosso o nosso objetivo aqui num outro vídeo Se quiserem eu posso falar mais sobre a Trindade de um modo geral mas aqui eu quero focar no Espírito Santo embora como eu disse vou ter que dialogar com a Trindade porque é uma área em termos de teologia sistemática da doutrina trinitariana de Deus então vamos lá algumas poucas objeções que são apresentadas eu fiz uma uma um rascunho aqui para guiar a minha conversa com vocês a primeira objeção que é
apresentada a doutrina do Espírito Santo é que dizem que a trindade e Por conseguinte a divindade do Santo Espírito é algo que foi criado a partir de Constantino no Concílio de niceia eh para quem talvez não saiba o Concílio de niceia foi uma reunião de teólogos da igreja eh que ocorreu no ano 325 de Nossa era patrocinada pelo Imperador Constantino que supostamente havia se tornado Cristão e há várias eh dúvidas sobre esse Concílio sobre o tom político que ele teve e uma das acusações feitas é que esse Concílio por exemplo mudou a Bíblia Sagrada outra
acusação é que foi no Concílio de niceia que a doutrina da trindade foi estabelecida que não havia conceito de Trindade antes disso no cristianismo portanto essa doutrina ela é tardia ela é estranha a Bíblia Sagrada e não faz parte dos cristãos originários segunda objeção que é apresentada é a unicidade de Deus Se você olhar bem no judaísmo nas escrituras hebraicas Deus é apresentado como Uno como único um só Deus se você fala da trindade e compreende que são três pessoas pai filho espírito santo você está falando de três Deuses isso é politeísmo isso não é
o que foi ensinado no antigo testamento os que apostam com mais força nesse elemento dizem que nem Jesus é Deus há outros que dizem que Jesus e Deus Pai são Deus mas o Espírito Santo é que não é então você tem essas divergências aí mas de qualquer maneira ambos os movimentos apontam o fato de que o antigo testamento coloca Deus como único Então logo não podem não podem ser três pessoas na divindade a aquilo que o judeu mais recita para simbolizar a sua fé não sei se eu posso chamar de um credo do Judaísmo é
meio artificial essa palavra mas de qualquer maneira é uma uma Confissão de Fé Judaica é quando ele diz em hebraico ah chem Israel Adonai Eleno Adonai Rad ouve ao Israel nosso senhor é único nosso Deus é um só então se Deus é um como é que podem ser três terceira objeção que é apresentada é que em contraste com as demais pessoas da divindade Deus filho e deus pai o espírito santo parece um ser neutro neutro e ele também parece quase apagado por exemplo há situações em que o Espírito Santo é comparado a um vento a
um fogo a um azeite a água ao fôlego Então são elementos impessoais que são Associados a ele logo não pode ser uma pessoa ainda que alguns acreditam que Jesus também é Deus ainda que seja um Deus secundário Jesus é claramente visto como pai mas o espírito santo não há muitas declarações em que o Espírito Santo nem aparece Então como é que nós podemos explicar isso ausências do Espírito Santo como por exemplo quando você lê ah Primeira Timóteo 3 verso 11 Primeira Timóteo 3 verso 11 eu vou ler aqui para vocês Timóteo 3 Não não é
Timóteo perdão eh primeira Tessalonicenses 3 verso 11 tá aqui primeira Tessalonicenses 3 verso 11 que o próprio Deus o nosso pai e Jesus o nosso senhor preparem o nosso caminho para podermos ir visitar vocês então os que advogam contra a pessoa do Espírito Santo dizem Cadê o Espírito Santo aqui mesmo quando você vai em algumas passagens do Antigo Testamento que diz façamos o homem a nossa imagem Os que a as eh defendem essa tese vão dizer que na verdade façamos ali é o pai falando com o filho não há espaço para o Espírito Santo nessa
nessa cena sendo assim como é que nós podemos responder a essas questões Então agora que eu apresentei para você umas três objeções assim mais ah de maneira mais resumida do que eles usam para não aceitar a doutrina do Espírito s Santo deixa-me então responder a primeira objeção que o Espírito Santo Foi algo criado apenas a partir de niceia 325 depois de Cristo no quto século de Nossa era isso não é verdade deixa-me Dizer para vocês na minha no meu mestrado eu estudei muito patrística meu mestrado foi em patrística não é da carteirada eu estou contando
isso aqui só para vocês eh entenderem Qual foi o meu escopo de pesquisa pois bem quando a gente estuda patrística a gente estuda os primeiros autores cristãos depois do período apostólico Tá certo embora que essa nomenclatura também seja um pouco artificial porque nós temos autores como papias atenágoras que datam do final do primeiro século portanto eles alcançaram o período apostólico eles não são pós apostólicos mas como eles não estão no cano da Bíblia pelo menos no cânon que usamos no hemisfério ocidental eles não são consider Bíblia são considerados os pais da igreja ou como os
católicos dizem os padres da igreja em suma os pais da igreja a patrística são aqueles primeiros autores do cristianismo que viveram no período pós apostólico alguns deles até conviveram com os apóstolos outros não diretamente mas tiveram acesso a informações e tradições que hoje nós perdemos Qual o valor da patrística é um valor doutrinário não eu não posso tirar dos Pais da igreja a doutrina Cristã é extraída exclusivamente da Bíblia contudo esses pais da igreja eles são úteis porque eles podem me dar informações históricas por exemplo do que que a igreja cria no segundo século de
Nossa era imediatamente após a morte de João o que acreditava a igreja cristã outra informação importante que eles me dão quais eram os os dissidentes do cristianismo contra que a igreja se levantou Quais foram as primeiras doutrinas ah chamadas heresias que distorceram do ensino apostólico outra coisa que os pais da igreja também ajudam é a entender o ambiente da relação entre a igreja e o mundo Pagão entre a igreja e o judaísmo eles também ajudam a ver o desenvolvimento da teologia Cristã e por fim eu poderia dizer que os pais da igreja também ajudam na
preservação das escrituras porque muitas passagens da Bíblia eles copiaram então a gente pode dizer que a Bíblia não foi alterada porque se eles copiaram eles tinham algum manuscrito que dizia daquele jeito e eles também são úteis para dar informações históricas até do período apostólico que nós desconhecemos por exemplo se você perguntar para qualquer pessoa que conheça um pouco de história do cristianismo como morreu o apóstolo Paulo ele vai falar morreu decaptado como morreu o apóstolo Pedro crucificado de cabeça para baixo Onde está isso na Bíblia não nessas fontes para patrísticas Tá certo então o que
eu quero mostrar aqui agora ou argumentar para vocês é que antes de niceia antes de 325 depois de Cristo muito antes disso esses pais da igreja já falavam eh de Deus de uma forma trinitariana e até a palavra Trindade eh vai aparecer no manuscrito anterior a niceia mas só vou dar alguns poucos exemplos aqui para vocês Tá bem então vamos lá Clemente de Roma Clemente de Roma a gente pode datar do ano 90 96 e clement de Roma foi inclusive contemporâneo do apóstolo João ele provavelmente conheceu o apóstolo João e Clemente de Roma ele eh
escreveu uma carta pra igreja de Corinto aquela mesma aquela mesma cidade que também recebeu as cartas do apóstolo Paulo e quando ele escreve eh a Corinto porque a a igreja ali estava agitada Por uma questão doutrinária é uma carta longa ele é conselho a igreja o seguinte vou ler para vocês aceitando nosso conselho não tereis que vos arrepender pois vive Deus vivem o senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo então ele fala vive Deus vivam o senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo e ele continua vivem a fé a esperança dos eleitos então na saudação
dele ele fala olha se vocês aceitarem o que estamos falando aqui vocês não vão ter do que se arrepender viva Deus vivam o senhor Jesus Cristo e Espírito Santo Olha a linguagem trinitariana que ele usa Inácio de Antioquia foi bispo da cidade de Antioquia por isso que chama-se Inácio de Antioquia e Antioquia Você sabe a mais de uma Antioquia elas ficam hoje na cidade na na Turquia você tem Antioquia de orondis Antioquia da pidia eh foi em Antioquia que os cristãos foram pela primeira vez chamados de cristãos e para lá muitos deles migraram então Inácio
foi um bispo dessa cidade no final do primeiro século e olha o que ele escreve da de Antioquia ele escreve uma carta para os Efésios que também foi uma cidade onde esteve Paulo onde esteve João e olha o que Iná escreve lembrando-os de que sois pedras do templo de Deus elevados para o alto pelo guindaste de Jesus Cristo que é a sua cruz com o Espírito Santo como corda quando fala guindas guindas aqui é lógico tá falando de roldanas não é o guindas que temos hoje mas olha a linguagem trinitariana que ele usa pedras do
templo do pai elevados pelo guindaste de Jesus com a corda do Espírito Santo perceberam a linguagem trinitariana Justino mártir que Inclusive era um Pagão que se converteu ao cristianismo e morreu pelo cristianismo e alguns datam a corresp correspondência dele por volta do ano 150 quando ele escreveu uma a defesa ao cristianismo e endereçou ao Imperador Antonino pio e então ele visando defender o cristianismo ele falou como é que os cristãos se comportavam liturgicamente ele explica abro aspas terminadas as orações damo-nos mutuamente o ósculo da Paz beijo apresenta-se então a quem Preside aos irmãos o pão
e um vaso de água e vinho e ele tomando-os dá Louvores e glória ao pai do universo pelo nome do seu filho e pelo Espírito Santo e pronuncia uma longa Ação de Graças em ração em razão dos dons que deles nos vem perceberam atenágoras Eh atenágoras ele também eh alguns Colocam atenágoras um pouco antes 150 outros acham que ele morreu por volta de 180 outros acham que tem que ser um pouco mais cedo porque ele Talvez conviveu no período apostólico enfim até ágoras ele foi um filósofo em Atenas e ele escreveu uma obra Súplica pelos
cristãos onde Ele defende o cristianismo num tom respeitoso dessa vez aí Alguns atribuem que ele respondeu para o Imperador Marco Aurélio por isso que colocam uma data mais tardia para ele e ele explica assim nessa Apologia Cristã Nós não somos ateus reconhecemos a existência de um único Deus incriado eterno invisível impassível compreensível que não pode ser circunscrito no lugar que só pode ser atingido pelo espírito e pela razão que está envolto de luz e beleza de espírito e de forças inenarráveis Por quem o universo foi criado e ordenado Por quem o mesmo é conservado mediante
o verbo que está com ele Jesus reconhecemos também com efeito um filho de Deus o filho de Deus é o reverbo do pai que tem ideia e em poder Tudo foi feito por meio dele sendo um com o pai e o filho o filho está no pai e o pai está no filho por unidade e poder do Espírito assim o filho de Deus é espírito e verbo de Deus o espírito Profético está também de acordo com a razão Na verdade o espírito santo que age através dos que fala em profecias e dizemos em uma emanação
de Deus de quem broca e em quem reencontra um como o raio do sol como portanto não se admira alguém ouvir chamar de ateus os que admitem um Deus Pai um Deus filho e o Espírito Santo ensinando ser único o seu poder Sua distinção a sua ordem eh e eu poderia mencionar outros aqui eu vou citar só mais um aqui para vocês eh o Teófilo de Antioquia que viveu na mesma época de anten agoras Talvez um pouquinho depois ele nasceu na Mesopotâmia converteu seu cristianismo já adulto e na sua obra a respeito da cosmogonia bíblica
ele faz um paralelo em os três primeiros dias da criação e a divindade ele diz assim da mesma forma os três dias que precederam o aparecimento dos luzeiros são tipos da Trindade de Deus de seu verbo e sua sabedoria e ele usa a palavra Trindade muito antes do Concílio de niceia então eu poderia dar outros exemplos para vocês de Irineu de Leon eh de Policarpo eh mas eu resolvi apresentar apenas esses aqui eh para vocês veem que o Espírito Santo Ah podia falar também do do did bom mas enfim nós já temos aqui a comprovação
que muito antes de niceia séculos antes de niceia já se falava de Deus de uma maneira trinitariana agora o segundo ponto que apresentou como objeção ao Espírito Santo a unicidade de Deus no antigo testo a maneira de Deus ser mencionado como único estaria em desacordo com a ideia de que Deus seriam três pessoas é interessante uma uma uma coisa que até as Testemunhas de Jeová usam muito e nesse ponto eu concordo com elas que é a questão da Revelação progressiva isso é bíblico Deus foi revelando muitas coisas aos poucos aos poucos de modo que não
é nenhuma heresia eu dizer para você que Daniel sabia muito mais coisas a respeito da doutrina do que talvez Abraão porque Ele viveu numa numa época que Deus tinha dado mais revelações vocês compreendem o apóstolo Paulo sabia muito mais coisas a respeito do Messias do que Isaías Porque Paulo tinha tido mais Revelação Então essa revelação que foi progressiva Deus foi mostrando coisas você pode olhar até a maneira como Jesus lida com com algumas passagens do antigo testamento não anulando-os ele falou não vim revogar a lei os profetas mas vim cumprir e depois ele pega essa
lei os profetas que ele não veio para anular nem revogar nem nem destruir ele pega essa lei e dá uma ampliação dela ele a coloca num novo patamar Ele explica mais coisas e mesmo os apóstolos quando Jesus estava com eles não entenderam tudo que ele falou ainda tem muita coisa para revelar para vocês mas vocês não estão com de aprender houve coisas que eles só foram entender depois da Ressurreição de Jesus e o apóstolo Paulo também deu muita contribuição então por isso que eu acredito na ideia da Revelação progressiva a única coisa que eu não
acredito é que essa revelação progressiva Ela poderia trazer doutrinas posteriores ao fechamento do cânon da Bíblia Mas isso é tema para um outro para um outro vídeo sendo assim algumas doutrinas que estão Claras no decorrer da Bíblia elas já encontram se encontra talvez desde o início dela mas de maneira um pouco ainda camuflada de uma maneira ainda um pouco acen não tão esclarecida Ficou claro isso para vocês por exemplo a questão da divindade do Messias Deixa eu tirar o cqui a divindade do Messias ela é muito clara nos textos de Paulo no antigo testamento ela
é mais acen você tem acenos ao fato do Messias ser Divino e assim por diante Então nós vamos encontrar sim acenos ao Espírito Santo e à Trindade no antigo testamento está ali só que de maneira talvez não tão sistematizada como vamos ver em em livros tardios agora é importante até antes de eu ler essas passagens para vocês eu explicar uma coisa o que talvez confunde muita gente o que talvez confunde muita gente é que eles pensam na Trindade a partir de uma de uma perspectiva humana e aí cometem equívocos muito sérios e quando eu digo
isso eu estou pensando Até em alguns teólogos aí como o próprio Agostinho de pona que escreveu sobre a Trindade Santo Tomás de Aquino e até alguns teólogos modernos também do que que eu estou falando por exemplo alguns que tentam explicar como é que Deus pode ser três em um a partir de modelos da criação isso é temerário irmãos ah por exemplo quando falam assim não como é que Deus pode ser três e um ao mesmo tempo Aí a pessoa explica dessa maneira simples a água pode estar em estado líquido sólido e gasoso líquido sólido e
gasoso 1 2 3 três em um é uma água só outros ainda dizem ora Vejam o sol o sol tem o seu brilho o sol tem o seu brilho o sol tem a sua luz e o sol tem o seu calor três em um novamente nós temos uma comparação para para a Trindade mas eu digo que isso é temerário eu vou explicar vocês por quando a gente vai pro texto de Isaías por isso que eu digitei ali que eu queria pegar essa passagem Isaías 46 verso 5 aqui ela me diz algo interessante é tá marcadinho
aqui olha com quem vocês vão me comparar para que eu seja igual e que coisa semelhante Arão comigo olha como é que Deus fala de maneira Bem Clara é uma retórica essa essa essa palavra de Deus aqui a quem vocês me compararão para que eu seja a quem eu seria igual a resposta óbvia é ninguém então até hoje eu vejo Alguns irmãos talvez de boa fé tentando explicar a Trindade usando esses elementos assim há pouco tempo alguém me escreveu também tendo uma ideia de que a Trindade poderia ser eh o marido e a mulher gerando
um filho veja o filho é o fruto do marido e da mulher então isso também seria a trindade no casamento essas aplicações ainda que figurativas ainda que poéticas ainda que homilética bíblico elas são muito perigosas eu não as Faria vou repetir o texto de Isaías com quem vocês vão me comparar diz o senhor a quem eu seria igual e que coisa semelhante confrontaram comigo ou seja Deus é inigualável lembra que em Apocalipse capítulo 12 quando fala da expulsão do dragão do céu que é referido como a antiga serpente Satanás ali tem um jogo de palavras
que também eh Coopera com isso que eu estou dizendo porque o dragão que é exposto do céu é a antiga serpente que se chama diabo e Satanás é a antiga serpente o que que a antiga serpente falou com Adão e Eva no dia que vocês comerem do fruto vocês serão iguais a Deus é interessante que aquele que expulsa a serpente ou o dragão do céu em Apocalipse 12 é chamado de Miguel e Miguel em hebraico mijael significa quem é como Deus quem é como deus resposta óbvia ninguém Deus é inigualável Então nós não podemos usar
nada na natureza que nos ajude a compreender a Trindade porque Deus é inimitável e mais um detalhe do ponto de vista da metafísica o 3 da Trindade não é o TRS da Matemática não pensem isso em termos numerais por porque o três da Matemática é um algarismo passivo de receber operações matemáticas eu posso do 3 multiplicar por 2 ele vira 6 eu posso do TR somar eh 3 + 3 e também viram 6 eu posso multiplicar por 3 e vão virar 9 eu posso pegar três e diminuir um vai virar dois ou posso diminuir dois
vai virar um eu posso diminuir três vai virar zero Ou seja eu posso fazer operações matemáticas com esse três da matemática mas eu não posso fazer operações matemáticas com o três da Trindade não tem como eu somar um quarto indivíduo aqui para que a Trindade vire um Quarteto também não se dá o caso de diminuir um para a Trindade virar uma dualidade também não existe esse três de Deus não é o três da Matemática Eu repito Tá certo e também não é uma Tríade não é uma Tríade então não adianta pensar que Deus pai Deus
Filho e Espírito Santo é como se fossem três irmãos gêmeos não é uma Tríade aí se fosse uma Tríade seria um politeísmo então entenda o três da Trindade que três são um é três é o três absoluto de Deus não há nada da natureza que você possa comparar a isso mas Voltando à questão dos acenos no Antigo Testamento nós temos a maneira como o espírito santo orientou os profetas a escreverem a revelação é muito curiosa e nós devemos atentar a isso Preste atenção no modo como Deus ele orienta O Profeta a escrever eu nem posso
afirmar Com certeza absoluta se o próprio profeta tinha a ciência plena de tudo que ele estava escrevendo é provável que não o próprio Daniel teve visões que no final ele falou assim não estou entendendo nada senhor eu fiquei do ente tive a visão e não entendi e não havia quem me explicasse quer dizer ainda saía perguntando um ao outro não havia quem explicasse eh H situações na teologia a gente chama isso de sensus plenior há uma certa discussão sobre esse essa expressão mas eu vou colocá-la de qualquer maneira aqui para vocês o sensus plenior é
um termo latim para significar aquela questão até que ponto O Profeta tinha a compreensão consciente de tudo o que ele estava escrevendo da profundidade do que ele estava declarando Por exemplo quando João Batista viu Jesus andando ali na Ribeira do Rio Jordão e João Batista tomado pelo Espírito Santo aponta e fala o seguinte Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo Sigam a ele agora será que João Batista já tinha Claro em sua mente toda a doutrina da Redenção que Cristo haveria de morrer crucificado eh que ele era o substituto dos Cordeiros
do Antigo Testamento Será que João Batista entendia tudo aquilo ou será que o Espírito Santo apenas o tomou de maneira assim maravilhosa O Profeta Isaías quando ele falou Eis que a Virgem conceberá Eu fiz um vídeo sobre isso semana passada Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho será que Isaías tinha a mesma compreensão que Mateus vai ter depois Então nesse aspecto eu não posso afirmar que o profeta tinha toda a plena consciência do que nós estamos Estamos vendo hoje mas olha que interessante como Deus encaminhou as coisas em primeiro lugar
Deus é um isso está claro escuta Israel o Senhor teu Deus é único não é isso chama Israel Adonai reino Adonai errado o nosso Deus é único mas o mesmo eh Moisés que escreveu isso ele também coloca Deus no plural a gente tem que reconhecer esse paradoxo da Bíblia por exemplo quando fala Gênesis Capítulo 1 Versículo 26 E daqui a pouquinho eu vou explicar melhor essas passagens porque quem já debruçou sobre esse assunto conhece essa argumentação e vai tentar refutá-la mas então deixe-me apenas ler os textos Depois eu explico tá bom e disse Deus Gênesis
Capítulo 1 Versículo 26 façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança façamos Deus está falando com quem Quando você vai também para Gênesis Capítulo 3 versículo 22 também você tem a ão análoga Então o senhor disse Eis que o homem se tornou como um de nós quem é esse nós ont ol também para Gênesis 11 verso 7 lá diz desçamos e confundamos a linguagem deles tá falando da Torre de Babel Isaías 6 verso 8 e quando Deus Pergunta assim quem haverá de ir por nós a Isaías fale-me aqui envia-me a mim quem haverá
de ir por nós nós com quem Deus estava falando deixe-me então explicar esse nós em primeiro lugar deixe-me admitir o que que ele mostra evidencia e o que que ele não prova esses textos que eu li agora ou que eu fiz referência eles não provam a Trindade eles não provam a Trindade tá certo Por que que eles não provam a Trindade simples porque quando eu falo nós vamos até lá esse nós eu posso estar falando com duas pessoas com três pessoas com quatro pessoas como uma pessoa pode estar po podem estar apenas eu e minha
esposa eu falar assim eh meu bem nós vamos agora à casa da sua mãe nós eu e você mas eu também posso estar com um Quarteto que a gente tá cantando e eu viro pros outros três companheiros do quarent e falo nós vamos cantar a mãe na igreja nós vamos a sua mãe nós vamos cantar a mãe na igreja sem um contexto você não sabe se eu estou falando para uma pessoa para duas para três para quatro então por isso que esses textos não provam Pai Filho e Espírito Santo eles evidenciam uma pluralidade em Deus
agora eu tenho também que mostrar os contraargumentos que são apresentados a isso por exemplo no mundo judaico Quando você vai para vou citar dois autores judeus medievais um é maimonides o famoso ramban ramban dizia que quando Deus fala façamos o homem a nossa imagem e a nossa semelhança é o seguinte é que o homem já era semelhante aos anjos porque os anjos são Espírito E são semelhantes ao criador a rhem só Só que os para que os anjos Olha que interessante aqui os anjos teriam que os anjos perdão só que para que o ser humano
tivesse uma distinção em relação aos anjos ele deveria ter A parte espiritual mas também a parte material a parte física o pó da terra Então Deus vira pra terra e fala pra terra assim façamos o homem a nossa imagem conforme nossa semelhança é como se Deus estivesse falando compl planeta assim olha a parte espiritual ele vai parecer comigo a parte material ele vai parecer com você porque o homem é do pó e o p el vai retornar então maimonides dava essa interpretação que o homem e era feito à semelhança de Deus na parte espiritual e
era feito a semelhança da terra na parte material porque o homem é espírito e é pó soprou nas é Deus pegou o pó da terra soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente Então essa é a visão de maimonides Eu particularmente não não concordo com essa visão mas eu não vou ter tempo hoje para para dissertar o porquê disso tá bom eu vou ter que gastar isso num outro vídeo só para não sair do assunto só estou apresentando para vocês o que é dito por aí Rash que é
um outro comentarista judeu da idade média ele já chega a uma conclusão diferente de maimonides ele fala que quando Deus diz façamos o homem a nossa imagem conforme nossa semelhança ele não está falando pra terra ele está falando pros anjos porque Deus temia de acordo com Rash que os anjos ficassem com ciúme dele criar o ser humano Então por uma questão de humildade Deus reuniu os anjos e falou assim então vamos fazer o homem a nossa imagem conforme nossa semelhança ele reuniu uma assembleia um conselho de anjos eu também não não compro essa ideia Eh
mas você pode falar mas você não compra essa ideia mas elas estão aí então deixa-me pelo menos dizer para você o seguinte vamos bater uma possibilidade assim 50% de chance desses autores e judeus estarem ceros E quando Deus diz o façamos não significa que ele está falando contra o membro da Trindade Mas vamos abrir 50% de possibilidade de serem membros da Trindade conversando tá bem 50% para lá 50% para cá Ora eu também não preciso ficar só esses textos para ver a pluralidade de Deus mesmo que esses textos forem tir ados da discussão eu tenho
outros que mostram Deus como plural e que não cabem nessa explicação de Deus está falando com a terra ou Deus está falando com anjos eu vou falar quais são esses esses outros textos essas outras diferencias primeiro eu tenho situações muito curiosas na Bíblia em que o nome Elohim aplicado a Deus aparece com o verbo no singular e qual é a diferença Qual o que há de especial nisso eu vou explicar você Se você usar eu tenho até por coincidência um léxico hebraico aqui agora na minha mão Se você pegar qualquer léxico hebraico qualquer dicionário hebraico
você vai ver que a palavra Elohim é uma palavra plural em hebraico a tradução literal dela seria deuses deuses tá bom o singular seria el el el Deus Eli meu Deus Elohim Deuses então a palavra Deuses é aplicada ao Deus todo-poderoso de Israel a primeira pergunta que a gente pode fazer é o seguinte Por que que os judeus aplicaram a palavra Elohim ao Deus de Israel se se estamos falando de um Deus único essa é a primeira pergunta que fazem alguns explicam porque no início os judeus eram enote não bate muito essa explicação a outra
coisa interessante é que se você olhar o Panteão da de Canaã o principal Deus do Panteão cananita era o Deus el o mesmo nome que os hebreus vão aplicar ao Deus todo-poderoso e além de El havia vários outros Deuses você tinha Baal você tinha achera astar eh você tinha vários Deuses ali que eram dagon dos filisteus você tinha vários Deuses cultuados ali em Canaã e o principal deles no topo da pirâmide era el e os demais formavam Elohim talvez por isso como o povo judeu estava em Canaã o povo hebreu Deus já falou olha Elohim
todos os deuses Na verdade é um só Deus então você vocês vão chamar o seu Deus de Elohim no plural Mesmo ele sendo um por quê Porque se você chamar Deus apenas de El você pode fazer as pessoas confundirem o Deus de Israel com o Deus do Panteão babilônico ou cananita melhor dizendo ou se você chamar Deus de um Deus qualquer ele Pode parecer um ao lado de dagon um ao lado de eh Malcom qualquer outro Deus e Tita que você teria por ali então eles chamaram deus muitas vezes de maneira plural Mas para não
confundir isso com politeísmo aqui que vê o Polo do gato embora a palavra Deus seja plural em muitas instâncias ela está associada a um verbo no singular não é sempre há poucas exceções Porém na maioria das vezes na maioria das vezes é o nome Deus que está no plural vem com o verbo no singular o correto gramaticalmente seja em português ou em hebraico seria o plural concordam comigo era correto eu dizer assim os deuses fizeram mas no hebraico está o Deuses fez vou dar alguns exemplos para vocês como diz quando diz na Bíblia assim vai
omer Elohim e disse Deuses literalmente e disse Deuses deveria ser e disseram deuses não seria essa forma curiosa de quebra gramatical em colocar Deus no plural mas o verbo no singular uma maneira de mostrar que Deus é único mas é plural outro exemplo que eu poderia dar para vocês todo mundo que estuda hebraico no seminário a primeira coisa que ele aprende é Gênesis Capítulo 1 Versículo 1 em hebraico berechit bará Elohim e berechit B seria a preposição em reit em princípio é até interessante porque no hebraico aqui você não tem uma um artigo definido se
fosse como traduzem no princípio deveria ser barit não a barit em hebraico e também não tenho harit então literalmente seria em princípio depois eu vou explicar por que que as bíblias traduzem no princípio em princípio bará criou eloh Deuses veja não diz em princípio criaram os deuses não em princípio criou os deuses o verbo no singular Deus no plural eh eu espero que eu lembre de falar diss depois para vocês outra outra coisa interessante não somente o nome Elohim aplicado a Deus aparece no plural mas outros termos também quando você vai para Malaquias capítulo 1
Versículo 6 que diz assim eu sou o senhor na sua tradução em português no hebraico está eu sou singular senhores no plural eu sou senhores Malaquias 1 verso 6 Acho que compensa até eu ler esse texto aqui é o último é o último livro do antigo testamento Malaquias capítulo 1 Versículo 6 Malaquias 1 verso 6 na minha disse assim eh O filho honra o pai e o servo Respeita o seu senhor se eu sou pai Onde está a minha honra e se eu sou senhor onde está o respeito para comigo se eu sou senhor eu
o senhor dos exos eu sou o senhor eu senhores eu sou senhores está no plural no hebraico Provérbios 30 verso 3 também é outra passagem eh diferente do do do modo gramatical de escrever provérbios Capítulo 30 Versículo 3 diz assim olha Eh não aprendi a sabedoria nem tenho o conhecimento do Santo na verdade no hebraico está no plural eu não aprendi a sabedoria nem tenho conhecimento dos Santos kadhim em hebraico mas tá falando do santo de Deus porém no plural eh Eclesiastes eu vou ler mais rapidamente algumas passagens que Eclesiastes 12 verso 1 também fala
lembra-te do teu Criador no hebraico está no plural lembra-te dos teus criadores mas é um criador só eh Salmo 149 verso 2 que Israel se regozije no seu Criador ou no seu feitor e também está no plural nos seus criadores Josué 24:19 fala assim o santo Deus mas no hebraico está o santo Deuses Elohim eh Isaías 54 verso 5 pois o seu senhor é o seu marido falando de Deus mas no hebraico está pois o seu eh não o seu senhor perdão o seu criador é o seu marido no hebraico está pois o seu criadores
é os seus maridos também está no no plural então nós estamos vendos aqui que Deus é visto de uma maneira plural no antigo testamento eh e e eu tenho mais algumas coisas para mostrar para você também como é que Deus é plural vou ler mais alguns versos para você olha o Salmo 45 6 e 7 o teu Trono olha como é que você vê duas pessoas no mínimo conversando na divindade tá bom Salmo 45 6 e 7 diz assim o teu Trono presta atenção o teu Trono ó Deus é para todo sempre o cetro do
seu reino é um Cetro de retidão você amou a justiça e ou a maldade por isso Deus o teu Deus te ungiu com o óleo da Alegria pera aí por isso Deus o teu Deus quem que é o Deus de Deus nota que o salmista está falando com Deus e fala por isso Deus o teu Deus te ungiu ora Quem foi ungido ungido é o masia é o messias então ele está chamando o Messias de Deus ele tá falando com o Messias por isso Deus Messias o teu Deus te ungiu por isso Messias você Messias
que é Deus o teu Deus te ungiu eu estou falando de pelo menos duas pessoas aqui um Deus e um Messias Divino Pai e Filho Oséas 1 verso 7 também diz assim terei misericórdia da casa de Judá e o salvarei pelo Senhor seu Deus se é Deus que está falando ele deveria dizer assim eu o salvarei por mim mesmo mas Deus fala eu Deus eu hasem o Deus todo poderoso terei misericórdia da casa de Judá e o salvarei pelo Senhor seu Deus pelo Deus deles pera aí mas é Deus falando de uma segunda pessoa e
uma outra passagem que eu poderia pegar aqui também essa aqui é muito interessante é quando você vê a destruição de Sodoma e Gomorra Quando você vai para Gênesis Capítulo 19 Versículo 24 Gênesis 19 verí Versículo 24 você tem uma situação interessante aqui diz assim olha Então o senhor fez chou enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra isso veio da parte do senhor desde os céus Então Deus está no céu fazendo chover fogo sobre Sodoma e Gomorra Mas é interessante que ao mesmo tempo que Deus está no céu fazendo chover fogo sobre Sodoma e Gomorra ele
está lá no alto do Monte conversando com Abraão e falando com Abraão que se tivesse pelo menos x justos na cidade ele pouparia cidade olha bem você vê duas pessoas da divindade muito Claras aqui uma pessoa da divindade está conversando com Abraão tanto é que Abraão o trata como Deus e a outra pessoa da divindade está no céu jogando o fogo do céu percebeu então isso aqui é muito claro e mostrar pelo menos duas pessoas daqui a pouquinho eu vou falar do do Espírito Santo e Zacarias 2:8 a 9 diz assim pois assim diz o
senhor dos exércitos Depois da sua glória enviou-me as nações para que vos saquearam pois quem tocar em Vós toca na menina dos seus olhos Eis que apert arei a minha mão sobre eles e eles se tornarão despojo para aqueles eh quem os serviu então vocês saberão que o senhor dos exércitos me enviou pera aí o senhor dos exércitos está falando para eles que eles saberão que o senhor dos exércitos o enviou como é que Deus está falando que ele envia a si mesmo então você vê que são duas pessoas eu estou falando apenas do Antigo
Testamento eh e ainda no livro de Zacarias também fala ele me enviou depois da Glória à Nações que V saquearam bom pessoal com isso colocado você pode estar perguntando tá Rodrigo é interessante eu não conhec essas essas versões da Bíblia Mas e o que eu faço com aquela declaração Judaica ouve ao Israel o Senhor teu Deus é um existem dois termos hebraicos e para um Na verdade eu posso falar até de três você temad que é uma comunidade yahad uma comunidade tá um grupo de pessoas yahad você tem yid que é um literal um literal
uma caneta Eid um não tem do 3 4 não pode ter dois 3 4 mas caneta é única tá bom e a rid um uma caneta literalmente uma caneta não tem outra que só uma você tem yad que é uma comunidade e você tem errad a palavra errado em hebraico el pode significar tanto um literal quanto um plural e é curioso que a palavra errad é aquela que aparece no no chem Israel no ouve ao Israel chem Israel Adonai Adonai erad Veja se o o dito Hebreu quisesse dizer que Deus é literalmente um um um
como essa caneta é uma ele deveria dizer chamai Israel Adonai ilino Adonai e arrid senhor é um mas ele usou a palavra errad que além do sentido de um literal pode significar um um plural Não entendi Rodrigo dê um exemplo para mim de um plural vou dar para vocês quando Deus diz assim com Adão e Eva eh deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a mulher e os dois se farão uma só carne essa expressão uma só carne em hebraico uma é a palavra e errada errada é uma carne com posse
de duas pessoas errada tá certo outro exemplo quando em êxodo Capítulo 24 verso 3 diz que o povo respondeu a Deus em uma só voz em hebraico tá colad uma só voz eram várias pessoas falando em uníssono errado col errada uma só voz com muitas pessoas uma só carne com duas pessoas outro exemplo que eu posso dar para vocês é sofonias 3 verso 9 diz e eu darei aos povos e lábios puros e eles me servirão aliás eu quero ler isso aqui na na Bíblia porque na na minha tradução tá um pouquinho diferente eles fizeram
uma adaptação porque no hebraico tá com uma expressão idiomática eh deixa eu pegar aqui sofonias Capítulo 3 Versículo 9 olha como é que está aqui na Bíblia então darei lábios puros aos povos para que todos en de comum acordo o tradutor da Nova Almeida atualizada truzi como de comum acordo mas no hebraico você tem a palavra significa com ombro só só que são ombros no plural Tá certo ou seja o povo todo Serv a Deus são várias pesso de uma S for de uma Então você tem de novo a palavra um aplicada a uma pluralidade
de pessoas também quando você fala em segundo crônicas 30 verso 12 que Judá a mão de Deus estava sobre Judá e deu a eles um só coração no hebraico tá L lev er um só coração várias pessoas e por fim eu posso falar também de Ezequiel 32 372 onde deus fala eu farei deles uma nação Única está goad goad eh com o único Rei Com um único Rei meller errad só que houve vários Reis e várias Nações meller errad um único Rei uma só nação ou seja um reinado único então errad aqui é um errado
monárquico com vários Reis um errado Eh social com várias pessoas então você vê nesses exemplos aqui muitas vezes em que errad é um um composto de várias pessoas então quando Deus fala Escuta ó Israel o Senhor teu Deus é um errad esse um pode ser um composto de várias pessoas não há nenhuma eh contradição aqui e antes que você fala ah Rodrigo mas os judeus não admitem isso que você está falando bom eh deixa mostrar para vocês aqui a a a um exemplo judaico embora eu não subscreva as como f as explicações da cabala depois
eu posso explicar para vocês que é a Cabala Judaica embora eu não subscreva as explicações cabalísticas é notório que a Cabala está na base de muita coisa do pensamento judaico rabínico a partir da idade média cá tá certo e um dos livros básicos da cabala que é o sorar que traz inclusive uma suposta Revelação ao Rabi shion bar yohai e ele diz o seguinte cabala hein judeus venha e veja o mistério da palavra aí coloca o tetragrama sagrado de Deus que eu não vou pronunciar vou substituir por hachem veja o mistério da palavra hachem o
nome de Deus são três passos cada um existindo por si mesmo no entanto são um Três Passos cada um existindo por si mesmo no entanto são um e tão unidos que um não pode ser separado do outro o antigo santo é revelado com três cabeças que estão Unidas em uma e essa cabeça é três exaltada o ancião é descrito como sendo três porque as outras luzes que dele emanam são incluídas nos três mas como podem três nomes ser um eles são realmente um porque os chamamos de um como três pode ser um só pode ser
conhecido através da revelação do Espírito Santo Então você viu isso aqui e aqui eu já passo para um outro detalhe você pode dizer Rodrigo tudo bem mas esses textos da pluralidade divina e onde é que você pode encaixar com o Espírito Santo está aí você mesmo admitiu que ao dizer nós vamos à casa sua mãe você pode estar falando com a sua esposa e quando você diz nós vamos cantar amanhã pode estar falando com o quarteto como é que você pode falar que há o espírito santo também nesse nós nesse plural de Deus que você
citou nos diferentes textos bíblicos V dar algumas passagens para vocês nós temos aqui o texto de Salmo 33 Versículo 6 que fala da criação do universo da criação de todas as coisas Olha como fala aqui Salmo 33 Versículo 6 os céus por sua palavra se fizeram e pelo sopro da sua boca o exército deles Deus fez o céu por por sua palavra o Logos e quem que é a palavra é Jesus no Novo Testamento diz No princípio era o verbo o verbo estava com Deus e ele era Deus Jesus é o verbo de Deus e
pelo seu sopro isso é o seu espírito tudo se fez Gênesis Capítulo 1 Versículo 1 Olha como diz aqui no princípio criou Deus o seu céu e a terra lembra que eu falei com vocês que a Rigor pela gramática deveria ser em princípio gramaticalmente falando eu não posso traduzir aqui no princípio não há base gramatical para traduzir aqui no princípio se não há base gramatical Por que que as bíblias de maneira geral em português inglês alemão inclusive as bíblias traduzidas por judeus traduzem no princípio se é um erro eh gramatical isso aqui só há uma
maneira que justifique a tradução no princípio e não em princípio é s você entender que a palavra princípio é o nome próprio porque se princípio for um nome próprio ele dispensa o arquivo o artigo e os judeus entendem alguns rabinos que esse princípio aqui é uma pessoa através da qual Deus criou o céu e a terra por entender que princípio é uma pessoa portanto trata-se de um nome pessoal eles aceitam gramaticalmente traduzir No princípio criou Deus os céus e a terra porque aí sendo o nome pessoal dispensa-se o artigo ah definido Então se aqui é
uma pessoa é uma segunda pessoa além de Deus porque foi através dessa pessoa que Deus criou o céu e a terra então aqui quem Esse princípio Olha o Novo Testamento vai responder No princípio era o verbo Olha o evangelho de João No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus e o Espírito Santo no princípio Jesus criou Deus Pai o céu e a terra o espírito de Deus se movia sobre as águas Olha o espírito santo aí ol a Trindade você tem também eh Isaías 48 Versículos 16 e
17 Isaías 48 Versículos 16 e 17 que diz assim Olha vou ler para vocês aproximem-se de mim e escutem isso desde o princípio não falei em segredo Desde o tempo em que vem acontecendo isso tenho estado lá agora o senhor enviou a mim o seu espírito assim diz o senhor o seu Redentor o santo de Israel eu sou o senhor o seu Deus que lhe ensina o que é útil e o guia pelo caminho direito em que você deve andar Então fala de Deus como Redentor fala do espírito que Deus envia e do próprio Deus
ora raciocí comigo se Deus envia o espírito o espírito tem que ser uma pessoa distinta do próprio Deus senão como é que eu vou enviar a mim mesmo o mais correto Se o Espírito Santo fosse o a pessoa de Deus pai se Deus dizer assim eu vou até você e não eu envio o meu espírito Isaías 61 versículo 1 também e lança luz A esse respeito Isaías 61 verso 1 quando diz do Messias espírito do senhor está sobre mim então H pessoas que dizem que o Espírito Santo é o próprio Jesus não pode ser porque
quando ele usa essa passagem até referindo-se a si mesmo ele fala o espírito do senhor está sobre mim então ele não pode ser o espírito senão ele falaria assim eu estarei sobre mim mesmo tá certo quando também eh na oração sacerdotal ele promete aos ao perdão a oração sacerdotal Não antes da oração sacerdotal ele promete ao os apóstolos no Evangelho de João que ele enviaria o espírito santo o consolador chama-me atenção que Cristo ele fala eu enviarei a vocês o outro Consolador então não pode ser ele mesmo porque se o espírito santo fosse o próprio
Jesus por que ele o chamaria de outro [Música] eh continuando eh outro detalhe também tem uma argumentação que alguns dão a favor da Trindade eu eu a considero não conclusiva mas vou citá-la de qualquer maneira ela não é conclusiva não mas tudo bem é quando Deus várias vezes faz bênçãos de maneira eh trinitária por exemplo eh que o Senhor te abençoe e te guarde é uma forma trinitariana ali ó Ou pelo menos em três eh partes né que o Senhor te abençoe e te guarde que o senhor faz resplandecer o seu rosto sobre ti e
tem misericórdia de ti que o senhor sobre ti levante o seu go E te dê a paz três vezes e Isaías também 6 verso 3 que chama Deus santo santo santo embora para mim isso é fraco porque nos manuscritos do Mar Morto o texto de Isaías aparece cados cados só duas vezes ah Jacó abençoa também José três vezes mas para mim não argumento conclusivo não mas dentro do escopo geral nós podemos colocá-lo aí a outra objeção a última é aquela mas Rodrigo o Espírito Santo é muitas vezes colocado na Bíblia de maneira impessoal e Os
que colocam isso ainda reforçam com a nota grega que a palavra espírito em grego pneuma é uma palavra neutra nós não temos o gênero neutro em português nós temos masculino e feminino mas em grego como em inglês você tem o neutro o neutro é quando você usa para coisas que não são identificadas em masculino e feminino por exemplo em inglês eu digo se eu tô falando a menina é linda she is Girl she ela é uma bonita menina She is a beautiful girl se eu quero falar ele é um bonito rapaz is a beautiful Boy
she he se eu quero falar que essa mesa é bonita It's a beautiful table It's eu tô falando essa que é um isto né uma coisa que não não é masculino e feminino no grego também é assim você tem o masculino o feminino e o neutro e a palavra pneuma é neutro se é neutro Então não é pessoal bom vamos com calma em primeiro lugar embora seja verdade que o o Espírito Santo seja uma palavra neutra em várias passagens do novo testamento esse termo neutro é conjugado com o pronome pessoal masculino por exemplo João 16
Versículo é justamente quando Jesus promete o espírito santo João 16 Versículo 7 e 8 diz assim eh 16 verso 7 e o mas eu lhes digo a verdade é melhor que eu vá porque se eu não for o consolador não virá para vocês mas se eu for eu o enviarei até vocês e quando ele vier tá certo não é quando it é quando ele ele pronome pessoal masculino eu o enviarei eh São João o verso 13 também o verso 14 outra coisa que me chama atenção Se o Espírito Santo não fosse uma pessoa fosse a
apenas uma força uma força ativa de Deus Pai Jesus deveria dizer assim eh eu enviarei o consolo ou a Consolação não ele fala eu enviarei o consolador a própria palavra grega que vai aparecer também temos um um paráclito junto ao pai né o é difícil traduzir paráclito aquele apoiador aquele que nos nos mantém nos suporta alguns pensam em advogado eh é a palavra masculina paráclito não está falando de algo neutro eh Jesus usa várias vezes o termo como eu falei já o pronome masculino e kinos em grego para se referir ao Espírito Santo eh então
não tem por dizer que o Espírito Santo é uma coisa normalmente para ser uma pessoa você tem que ser dotado de autoconhecimento saber quem você é vontade emoção eh propósito inteligência e o Espírito Santo tem tudo isso por exemplo quando você vai a primeira Coríntios 2 verso 10 Romanos 8:27 você vê que o Espírito Santo tem inteligência eu não vou ler todas as as passagens da Bíblia mas lá fala que o Espírito Santo conhece ele tem inteligência ele tem vontade eh primeiro Coríntios 12 Versículo 11 fala assim o que o Espírito Santo deseja amor Ele
nos ama Romanos 15 verso 30 depois você pode com calma ouvir essa esse vídeo gravado aqui e anotar esses textos bondade Neemias 9 verso 20 eu tô citando no antigo testamento o Espírito Santo tem sentimento Efésios 4 verso 30 fala assim não entristeçais o espírito santo de Deus olha essa passagem aqui como ela é forte primeiro Coríntios Capítulo 2 Versículo 10 diz que o Espírito Santo é aquele até um termo difícil perscruta essa é difícil até de pronunciar perscruta que quer dizer averigua minuciosamente indaga então ele tem inteligência e ele indaga o quê De acordo
com primeira Coríntios 2 verso 10 ele indaga ele investiga averigua profundamente as profundezas de Deus e é interessante que a própria Bíblia Bíblia diz quem conheceu a mente do senhor senão ele mesmo ora Se o Espírito Santo averigua a mente de Deus então ele tem que ser uma pessoa distinta de Deus concorda comigo porque Deus vai averiguar sua própria mente se ele é distinto de Deus ele não pode ser um anjo ele não pode ser uma coisa porque coisa não investiga ele não pode ser uma criatura porque ele averigua minuciosamente as profundezas de Deus então
só Deus pode conhecer Deus o espírito santo fala quando você vai Apocalipse várias passagens Apocalipse 2 verso 7 verso 11 e o Espírito Apocalipse 20 22 o espírito e a Noiva Dizem Vem Quem tem ouvidos diga Vem o Espírito e a Noiva Dizem Vem e ele intercede Romanos Capítulo 8 verso 26 e 27 o o espírito santo intercede por nós Com Gemidos inexprimíveis ele Ensina ele guia ele conduz ele comissiona ele inspira homens Santos falaram da parte de Deus inspirados pelo Espírito Santo e aquela questão que Alguns falam tem momentos que o espírito santo não
é mencionado como aquele texto que eu li de de de Tessalonicenses sim mas a ausência da evidência não é evidência da ausência porque se em algumas passagens o espírito santo não aparece noutras ele é muito claro por exemplo segunda Coríntios 13 Versículo 13 Olha que esse texto eu poderia dar vários para vocês mas vou pegar apenas esse aqui olha Eh 13 13 segunda Coríntios diz assim a graça do Senhor Jesus Cristo o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês na verdade ainda vou citar mais um apocalipse também quando João
vai vai eh saudar aqueles que vão ler o seu livro João diz assim Apocalipse 1 verso 4 João as sete igrejas que estão na província da Ásia Que a graça e a paz estejam com vocês da parte daquele que é que era e que há de vir da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo a fiel testemunha sete espíritos aqui é uma maneira simbólica do Apocalipse falar a plenitude do Espírito de Deus então ele cumprimenta da parte daquele que é que é que era e que há
de vir Deus pai da parte do Espírito Santo e da parte de Jesus Cristo eh Além disso fala da comunhão do Espírito Santo com o filho e com o pai a comunhão com o Espírito Santo Filipenses 2 verso 11 então Há muitas passagens da Bíblia que falam dessa maravilhosa pessoa chamada Espírito Santo e por que que o Espírito Santo aparece às vezes de maneira tão tímida na Bíblia Eu não sei mas o fato é que aparece talvez a gente gostaria que o Espírito Santo aparecesse de maneira mais visível mais clara mais autêntica mais esplendorosa porque
nós somos muito conduzidos pela estética a gente valoriza muito a estética nós pagamos caro para fazer uma cirurgia plástica para melhorar o nariz para atingir o cabelo para botar um photoshop na na na na fotografia ali malhamos para ficar com um corpo bonito porque nós queremos a estética e nós valorizamos sobremaneira a estética não estou falando que é pecado você querer ficar bonito não é nada disso só quero dizer que a diferença entre remédio e veneno é uma questão de dosagem por nós sobrevalorizar o problema não está em valorizar a estética talvez em sobrevalorizar nós
também queremos que Deus se encaixe nesse perfil ah bonito aí esplendoroso e Deus é discreto aliás uma das características do Belo é que ele não chama atenção o belo é Belo quando eu fui ao Museu do lvre eh e fui ver a Mona Lisa ela tá simplesinha num cantinho lá e um monte de gente tirando foto dela em frente a Monalisa tem um quadro muito maior mas a Monalisa é a monaliza ela não precisa chamar atenção ela está ali e pode olhar quem é bonito mesmo ele não precisa ficar falando gente eu sou bonito olhem
para mim não ele é bonito ele passa no como ele é bonito ele não demanda atenção ele chama a atenção naturalmente o que não se acha bonito é que fica enfeitando demais e fica ridículo parecendo uma árvore de natal o Espírito Santo é belo ele não precisa demandar atenção e aqui na economia da Trindade está a beleza do modo como Deus se comunica conosco agora vou mostrar você como eu já falei em vídeos anteriores da supremacia de Deus até até coloquei aquela diferenciação que Lutero falava entre o Deus absconditus e o Deus revelados que Deus
é tão grandioso tão grandioso tão grandioso que é difícil falar o que ele é Tomás jaquim dizia nós falamos do que Deus não é porque o que ele é em Essência ninguém sabe Deus o pai na glória inacessível o ancião de dias aquele que nem o céu dos céus podem conter e nessa economia da Trindade Deus o filho tornou Deus compreensível a nós Deus conosco Emanuel deus numa forma que a gente possa compreender Deus o filho é aquele Deus infinito que se torna que se torna finito para que eu possa abraçá-lo olha olha que interessante
Deus o filho é o Deus que não tem espaço que o caiba cabendo num Santuário num corpo humano é aquele aquele Deus que não pode sofrer nada mas sofreu as nossas dores então quando eu olho pro pai e o filho o que que eu vejo Deus todo poderoso pai Deus para mim Deus Tod poderoso filho Deus comigo Deus com o rosto agora se eu tenho a dimensão de Deus para mim na glória inacessível se eu tenho Deus filho o Deus comigo que eu posso abraçar tocar falta uma dimensão o Deus que habita em mim aí
entra o espírito santo por isso que ele é tão ã camuflado digamos assim na Bíblia porque Ele está em nós especialmente depois da promessa que Jesus fez aos Apóstolos ele está convosco e permanecerá em vós é Deus habitando em mim aquele Deus que que Como disse Salomão não há um espaço que te caiba Senhor Ele cabe no meu coração então repetindo a economia da Trindade Deus pai Deus para mim Deus filho Deus comigo Deus espírito Deus em mim isso é lindo rogue a Deus hoje em nome de Jesus a presença do espírito santo peça humildemente
a Deus pai em nome do Deus Filho o batismo com o Espírito Santo essa maravilhosa pessoa o Espírito Santo é que conduzirá você em todos os caminhos da sua vida até aquele dia em que estaremos todos na eternidade com nosso salvador Aí sim muitos mistérios que hoje eu não sou capaz de explicar Deus aos poucos vai nos revelar nos anos infindos da eternidade glória a Deus pelo Espírito Santo em nossa vida agradeça a Deus por essa pessoa chamada Espírito Santo ele também é Deus Vivendo em você que Deus abençoe a todos eu espero ter ajudado
a Trindade é um assunto muito complexo não dá para explicar tudo no único vídeo mas pelo menos algumas questões bíblicas aqui eu espero tê-las levantado para que Deus fale muito ao seu coração Lembrando que não se tratam de três Deuses é um único Deus agindo em três distintas pessoas um grande abraço e que a graça de Deus Pai a graça de Deus filho e a graça do Espírito Santo possam estar na sua vida tchau tchau