hoje uma entrevista muito especial um bate-papo que eu tenho certeza que vai ser agradabilíssimo eu tenho a honra de receber aqui nos nossos estúdios o professor luí Saião meu amigo obrigado Professor pelo carinho por aceitar o nosso convite tá por aqui É uma honra recebê-lo graça e paz que seja uma conversa abençoada seja bem-vindo graça e paz Zeca um prazer muito bom est com você aqui né numa oportunidade de mais um encontro pra gente conversar sobre essas coisas assim tão importantes e ouvi falar que a conversa hoje vai ser o fim do mundo né então
vamos ver e um abraço para todo mundo que tá em sintonia com a gente aí fique ligado porque hoje tem muita coisa especial pra gente poder aqui dialogar a respeito do assunto sem dúvida a conversa vai ser o fim do mundo Ou sobre o fim do mundo até assustei agora a gente a gente descobre né vamos ver o que que vai acontecer o nos se a gente vai ter a grande tribulação aqui mesmo ou não né como é que vai ser essa história toda né Mas vamos lá né Sem dúvida bom como o professor já
adiantou hoje nós vamos falar de uma temática que agrada Praticamente todo estudante não bom vou fazer uma começar com uma outra pergunta então agrada todo estudante a escatologia Professor Olha eu acho que do ponto de vista da curiosidade sim mas do ponto de vista do enfrentamento n nem não só do enfrentamento como do estudo né não é fácil não é fácil da escatologia não é fácil agora o grande público gosta demais né Tem um apego muito grande com com essas com essas ah doutrinas com esses pensamentos eh Por que será que o pessoal gosta tanto
disso assim descobrir o que vai acontecer e ter a certeza ficar mais calmo é não saber de nada mesmo então eu acho que no primeiro momento é uma questão vamos dizer absolutamente normal esperável né você tá caminhando na sua vida e todo mundo quer saber o que que vai acontecer qual que vai ser a expectativa todo mundo vive na dinâmica da Esperança né então quer dizer se o sujeito é Cristão e ele ouviu tanto né da parte de Jesus como das cartas do novo testamento até mesmo de textos do antigo o Apocalipse que vai ter
um desfecho da história a pergunta é como é que vai ser isso e é que a gente se insere nesse processo eu acho que esse ponto eu poderia chamar de espontâneo natural o segundo eu acho que não é tão bom né parece que quando a gente tá imerso num ambiente que parece muito problemático ameaçador aí a escatologia vira escatologo né E aí essas pessoas ficam reféns porque parece que a grande mídia por exemplo trabalha com o que a gente chama de uma perspectiva Cat trista da realidade né que põe as pessoas a a uma situação
de medo de ansiedade que tem toda uma dinâmica por trás disso E aí quando o sujeito se sente muito apertado o jeito é ele se refugiar né numa espécie de teologia mais escapista então tem gente que vai paraa escatologia não pelas melhores vias né sim e finalmente eu acho que existe Talvez um outro lado que por um lado a gente compreende mas é um pouco perigoso né que o pessoal que liga o seu adinet né E aí é o pessoal que transforma a escatologia numa curiosidade excessiva então o pessoal só quer col só falta quer
colocar na agenda né a volta a horário de Cristo assim eu me lembro de um rapaz que falava comigo falou olha pelas minhas contas Cristo Já está atrasado ele Já devia ter vindo aí eu falei para ele brincando Fi a toa que o pessoal diz que Deus é Brasileiro nesse Cristo tá atrasado é não é fácil mesmo mas o o a turma gosta demais Principalmente eu concordo eh pelo Último Ponto as previsões né gan muito destaque eh mas antes da gente até aprofundar alguma coisa nesse sentido Professor a nossa ideia aqui é falar sobre um
um discurso de Jesus muito famoso que alguns tratam até como um mini Apocalipse e o texto lá de Mateus 24 eh dá dá para realmente eh chamar dessa forma de um de um mini Apocalipse Jesus tá ali realmente tratando de coisas do Futuro que iriam acontecer e que nós ainda estamos esperando então e é é interessante que num certo sentido Mateus 24 não tem nada a ver com Apocalipse do ponto de vista do do tipo de literatura teológica que nós temos Mateus eh apresenta ali as um evangelho né com as suas narrativas e você tem
ali o que são chamados cinco grandes discursos até porque Mateus é escrito pro ambiente judaico então ele tá Ah com cinco discursos por causa dos cinco livros da Torá da lei né E aí Mateus 24 e 25 é um um grande discurso e e fala dessa realidade Profética mais assim de uma maneira semelhante ao tipo de palavra profética que você encontra no no antigo testamento o Apocalipse é um outro tipo de literatura na verdade o tema o assunto né que eles estão mexendo é eh confluem estão interrelacionados mas eu diria assim que a maneira de
apresentar é muito diferente o Apocalipse já é um outro tipo de literatura Ele é cheio de Visões Ele é cheio de um simbolismo muito forte ele tem um dualismo muito definido então assim eh num certo sentido eu diria que assim que que que o conteúdo é similar mas as embalagens são muito distintas aí então existe eh similaridades e distância quer dizer o que eu quero dizer com isso que é importante que você não pode tentar entender o Apocalipse e Mateus 24 do mesmo jeito né porque é um outro perfil de de texto ah o fato
de ser um discurso já ajudaria nessas mudanças né João tá tá escrevendo ali né relatando as suas visões e Jesus tinha um público né pessoas que estavam ouvindo ali inclusive um dos Versículos muito polêmicos né do texto de Mateus 24 é sobre a geração né e então talvez talvez nem tanto é Como assim o o pastor não acha que é que ali é um não porque veja o que que acontece vamos vamos pensar um pouquinho em Mateus 24 aqui o que que a gente tem né a gente tem a a a a apresentação de Jesus
né a partir da expectativa da Bíblia Hebraica Então quem é Jesus Jesus é o novo Moisés né então tanto é que você no primeiro discurso Você tem o quê O Sermão do monte por que que ele é do Monte em Lucas ele é da planície ele precisa ser do monte porque a última vez que Deus falou de uma maneira preponderante foi no Monte Sinai Então você tem Jesus Monte das bem-aventuranças Moisés Monte Sinai os 10 mandamentos as bem-aventuranças Então tem um paralelo intencional Então por causa dessa pegada você vai ter a manifestação de Jesus como
profeta e como o rei crescente que se manifesta e é rejeitado particularmente pelo sistema religioso então quando a gente chega em Mateus 24 você vai ter assim o anúncio do juízo sobre essa rejeição e claro que isso aparece em sintonia com os profetas do Antigo Testamento caindo sobre Jerusalém então ã a gente vê esse elemento aparecendo lá e aí ele vai dizer né Eh não passará essa geração até que que tudo isso aconteça a primeira interpretação que alguém lê paraia Então tudo isso aconteceu né durante aquela geração que é um argumento que favorece muita gente
que tenta entender tudo em Mateus 24 a partir da realidade do passado né que é o que é chamado de posição preterista só que tem muita coisa em Mateus 24 que tipo esse Evangelho do reino será Pregado em todas as nações então virá o fim tem uma série de textos ali que a gente para encaixar no primeiro século tem uma certa dificuldade quando a gente olha para a geração como uma palavra que pode ter o sentido de não passará essa etnia essa raça ou seja a realidade de Israel não acabará até que todas essas coisas
aconteçam aí a coisa começa fazer sentido porque na escatologia mais seminado a gente pensa o seguinte ou é a geração do primeiro século ou é a geração do Futuro lá no evento apocalíptico que a gente tá guardando lá na frente e é possível que Jesus tá dizendo olha Jerusalém e o povo Judeu vai passar por essa situação de juízo forte que tá chegando mas não terá Fim enquanto todas as coisas não se cumprim então aí você tem um ângulo bem mais amplo de entender inclusive na própria NVI né edição de 2000 você vai ver ah
isso no texto e a alternativa de tradução embaixo que é legítima ah aí a gente pode fazer uma relação com as profecias do Antigo Testamento relacionadas por exemplo ao dia do Senhor Ah com certeza o dia do Senhor é o dia vamos assim dizer do acerto de contas né porque você tem uma dinâmica no antigo testamento que é muito assim ligada ao problema do mal né porque assim Deus é bom e Deus é Poderoso e o o pau tá quebrando e não se resolve nada então a pergunta é quando é que vai ajeitar essa equação
sol aí a proposta dos Profetas né que a gente vai ver por exemplo em amostra vai ver em sofonias né é que o dia do Senhor tá chegando então quer dizer agora vai passar a régua vai ser o o dia da visitação né o dia da da de Deus entrar nesse processo para colocar os pingos nos is Então nesse sentido Mateus 24 com seus Paralelos de Lucas 21 de Marcos 13 eles têm sim esse Tom né de que eh o juízo vai chegar que que pega com o que vem lá no começo né quando Jesus
é batizado né e anunciado que o reino chegou você tem a separação né entre o grão e a palha aquilo que vai ã persistir e aquilo que é queimado no fogo então dá para fazer uma relação Direta com a destruição do templo o dia do Senhor e o juízo com a nação de Israel sim h e aliás eu acho que aqui a gente começa a entrar num ponto né que é Vital e que muita gente assim lê e fica perdido porque olha pros textos assim dentro da nossa perspectiva a gente vem Dea Cultura né moderna
que a gente pensa e em termos de tempo muito numa linearidade cronológica né então a gente tem sofre que eu acho de síndrome de agenda né então assim deixa eu abrir a agenda aqui deixa eu pegar os versículos e colocar na data tal no ano tal só que quando você lê por exemplo Joel 2 28 A 32 quando Joel tá falando né da Praga de gafanhoto que atingiu ali Judá e ele vai profetizar dizendo olha vocês acham que a bênção de Deus é que vocês vão ter trigo vinho e azeite vocês não viram nada né
Deus vai derramar o seu espírito sobre todo tipo de gente né que é tradicionalmente se traduz por toda a carne e aí H ele menciona isso e depois fala sobre sinais dessa ação de Deus que envolve sinais na lua no sol né quando Pedro no Pentecoste vai falar sobre isso ele diz olha está se cumprindo o que o Joel falou falou é o espírito assim aí ele coloca na mesma frase sol a lua tal mas isso não tá lá não tá lá do ponto de vista cronológico mas tá no mesmo slide no tempo da intervenção
divina então quando a gente vê Mateus falando sobre isso essa questão ela ela já tem Digamos um histórico porque o templo já foi destruído lá atrás por Nabuco do nozor e uma coisa muito curiosa que a tradição Judaica diz que as duas datas na época babilônica e na época Romana é a mesma data no calendário hebraico é o dia chamado ti shabe Av Nove de ave onde os judeus do mundo todo jejuam e lamentam pela destruição do templo então é curioso que você tem sim né porque como o templo é o é o espaço sagrado
especial o lugar que Deus escolhe para colocar ali o seu nome e e aquela geração perde no o caminho né o entendimento do do da da da intervenção e da proposta Divina então isso cai sobre isso agora a pergunta é se aquele elemento eh se esgota ali ou não então no meu entendimento é muito comum a gente V Por exemplo quando Jesus fala o que vai acontecer ele vai dizer vocês vão ver o que foi falado pelo profeta Daniel né Mas acontece que tem uma profanação do templo depois de Daniel Na época dos macabeus dos
asmoneus uhum e aqui você tem esse elemento e eu entendo que vai ter no futuro também então assim não é sem razão que Roma é chamado de Babilônia no Novo Testamento porque a a o o o foco né Tem até a ver com o jeito hebraico de pensar né hebraico o verbo hebraico não é presente passado futuro é ação acabada e inacabada é um outro jeito de de organizar a coisa então você tem um slide que fala do tempo da intervenção ou do julgamento Divino e isso tá entremeado do ponto de vista do nosso calendário
E aí geralmente quando a gente lê a gente coloca a coisa de um lado ou de outro e pode ser que os dois elementos estejam Entrelaçados naquela pintura que aparece pra gente o o até para não pular muito gente Apesar que o Apocalipse faz isso né vai e volta tem uns desenhos assim eh vou vou vou nessa nessa questão que o irmão levantou de Roma né ah muito estudioso vai na na na visão do Apocalipse mesmo agora como João falando Ah de Roma de Nero Ah e todo aquele desenho que a igreja passava naquela perseguição
ali principalmente no primeiro século Ah o que encaixaria muito com a própria descrição de Jesus ali em Mateus 24 como é que o pastor vê essa essa relação então não tem dúvida que o Apocalipse Tem em vista Nero até porque nós estamos falando da época de João né do Reinado de Domiciano e Nero eh causou né o sofrimento maior pra Igreja Primitiva ele foi do ano 54 até o ano 68 né e e quando você lê o Apocalipse Quem são esses que vieram da grande tribulação e tá falando lá Senhor até quando não vingará o
nosso sangue e tal uma coisa que a gente esquece é que o texto não não tá sendo lido só por nós hoje a pergunta é o que que ele significou PR as pessoas no final do primeiro século e no segundo século Então essa essa Comunidade da Fé tá numa crise muito grande porque Roma domina o mundo com mão Cruel grande parte da população do império é é oprimida pelo pelo Império Romano esse pessoal eh Muitos são escravos ou são pessoas de posição mais simples e eles ouvem falar né Tem até uma conotação política de um
condenado por Roma em Jerusalém que era né a salvação de Deus e que surgiu no meio de um dos povos dominados que é o povo Judeu e e que ele vai voltar e vai reinar só que cadê ele não chegou a gente tá morrendo tá sendo perseguido Então você tem o é curioso isso o Apocalipse é um discurso de esperança e consolo e hoje a gente transformou ele num põe medo em todo mundo porque o pau vai quebrar né É É exatamente a intenção é outra e também não tem a intenção de satisfazer curiosidade tem
intenção de produzir Santidade e Vida piedosa né já que essas coisas vão ser assim que tipo de pessoas vocês devem ser né E aí eh esse elemento tá aí num certo sentido até o nome né César Nero da 666 Apocalipse 13 verso 18 que menciona isso né da besta mas olha só Primeira João 2:18 tem um negócio mais enigmático ainda diz o quê diz que muitos anticristos TM saído pelo mundo então quem é o anticristo é Nero são esses então no meu entendimento nós temos eh uma espécie de referência de anticristo maior significativa em Nero
uhum temos anticristos nesse mesmo espírito anti Deus diabólico presentes e através da história acho que não é nem difícil a gente nomear alguns aí que se encaixariam nessa situação e eu acho que eh Com certeza vamos ter uma referência de anticristo apot ótico definitivo no final Então acho que a coisa não esgota porque eu até hoje nunca vi ninguém conseguir desatar todos os nós né do Apocalipse e dos Evangelhos e fechar tudo no primeiro século sem ficar com alguma coisa na mão que não tem onde pôr é e a mesma coisa pro futuro então o
pessoal que joga tudo pro Futuro lê essas coisas ligadas ao primeiro século e parece que eles estão não estão vendo uma coisa que tá muito clara que tá lá então nesse sentido eu diria que o texto é biflex então ele ele trabalha com as duas referências uma dificuldade muito grande que que as pessoas o estudioso né as pessoas não que o estudioso temha com relação à datação do próprio Apocalipse sim com certeza como é que o que que teoria que o professor abraça nesse sentido depois ali do dos anos 90 mesmo ou alguma coisa que
antecede o ano 70 e aí a gente teria sei lá algumas possibilidades mais claras assim de João apontar isso inclusive do 666 pro Nero então H Assim eh a vasta maioria dos estudiosos eh especialmente que a gente pode chamar do contexto evangelical eles vão colocar o apocalipse nos anos 90 pouca gente né vai eh fazer isso é curioso né Que Tem até um um autor muito Liberal chamado John Robinson que escreveu um livro né Eh sendo honesto para com Deus muito crítico curiosamente ele coloca o Apocalipse antes do ano 70 ele tem uma visão e
e um dos argumentos que é apresentado nessa discussão é a seguinte que depois do ano 70 a situação fica tão difícil com a destruição do templo tem todo um processo muito tão complicado eh que ele acha impossível que o livro tenha sido composto e tenha tido condições de circular né mas eh argumentos linguísticos argumentos literais e até da da da história longa de João em Éfeso tudo isso ã parece favorecer né então eu acho que quem às vezes aperta um pouco para ficar An do anos 70 porque quer trabalhar com preterismo pleno mas eu acho
que é difícil sustentar e uma coisa que também tá fora do nosso radar é que assim quando a gente estuda a coisa do ponto de vista da da história com a questão da Bíblia a gente focaliza muito na destruição do templo no 70 Uhum mas na verdade entre os anos 132 e 135 aí é que Jerusalém virou farelo mesmo porque teve uma segunda rebelião nessa segunda rebelião eh quase 1 milhão de pessoas morreram nessa guerra contra né foi a famosa rebelião ah do bar korva né que se a a a proclamou como Messias E aí
sim chamou a atenção e o o Imperador Adriano veio para cima e nessa guerra foi Jerusalém foi trucidado Aliás a cidade eh se destruiu tudo que tinha no monte do templo e a cidade mudou de nome foi chamado de ilha capitolina ele cancelou o nome de Judeia né e a ideia dele a gente tem que acabar com essa herança Judaica que prejudica eh tanto a gente né E até chamou o lugar de filistina Palestina por conta dessa relação de de distanciamento então a gente vê que o negócio então quer dizer o Apocalipse poderia ter desdobramento
pro segundo sécul sim maiores é uma perspectiva histórica ajuda demais nessa na interpretação e e a gente conversava aqui nos Bastidores até comentei com o professor que que depois da leitura de alguns livros Ah falar que que aogo acho que até forte assim mas entendo o preterismo como algo mais plausível Mas de fato ah a datação do Apocalipse é um daquelas as objetos que fica na mão ali e depois você não sabe onde colocar assim como tantos outros quando a gente estuda teologia eu quero falar de um desses objetos que vão ficar na mão aí
professor Principalmente olhando paraos nossos dias hoje ah a situação de Israel eh voltando na sua resposta anterior se se eh o ano 70 a gente pode encarar ali como um dia de juízo com a nação S como é que nós vamos encaixar Israel então no plano escatológico afinal de contas aqui no Brasil principalmente o dispensacionalismo é muito forte a figura de Israel é muito prepoderante eh mas como é que o professor vê o ensinamento bíblico nesse sentido É acho que a gente precisa talvez considerar duas coisas toda a nossa discussão Ah escatológica e ligada ao
apocalipse ela tá muito que eu poderia chamar de refém da nossa teologia sistemática né então se organiza dessa maneira só que quando você trabalha com a teologia bíblica em si com a exegese do texto você tem o que a gente chama de uma tensão né num certo sentido o reino já chegou ele tá presente o reino de Deus está entre vocês e no meio de vocês e por quê Porque o rei chegou ele veio então quando foi perguntado né lá até o João Batista mandou perguntar escuta como é que é É você mesmo tudo né
Então olha os mortos estão sendo ressuscitados os lepos estão sendo limpos os doentes estão sendo curados e o reino de Deus tá anunciado só que esse reino que chegou não veio na sua Plenitude Então você tem a famosa dialética entre o jaio ainda não tá tá nesse processo aí o que que acontece eh Nesse fato de que o reino chega e com ele já chega a um certo juízo e ao mesmo tempo isso acompanha até o desfecho da história você tem o o lugar aí de Israel e aí vários ajustes precisam ser feito nesse entendimento
em primeiro lugar Israel não é exatamente um conceito étnico que as pessoas perdem disso porque acho que são coisas tão básicas por exemplo Jacó tem 12 filhos né eles se casam com quem não tem mulheres judias todas as esposas deles serão esposas que vê no outro contexto né o sogro de Moisés Jetro é de midiã José que vai ser pai de Manassés Efraim a mulher dele é egípcia então o conceito né desse povo que sai do Egito inclusive é chamado de um povo que vem junto com uma mistura de gente então quando as pessoas pensam
em judeu ou Israel pensam numa raça em categorias modernas e na verdade é uma comunidade que conhece o Deus único Ah e se relaciona com ele na base da Aliança então no próprio antigo testamento tem uma coisa muito interessante você tem o elogio do judeu ou do Hebreu por causa da aliança e a crítica a ele porque ele deixa de ouvir o que Deus falou você tem a crítica ao Gentil por causa da idolatria da vida eh por parâmetros distanciados do eterno e o elogio do Gentil como você tem rab como você tem Namã como
você tem Rute né então isso tá entrelaçado aí o que acontece Israel como nação apesar das Alianças vai falhar E aí eu acho curioso algumas pessoas vão pensar o seguinte que eu acho que é um problema teológico Especialmente para quem diz que acredita na Soberania de Deus se Israel é plenamente rejeitado porque falhou aí de nós nós também seremos porque não certamente iremos falhar Então se os dons e a vocação de Deus depende da firmeza do ser humano meu amigo não sobra ninguém por isso que em romanos 11 Paulo vai dizer com clareza porque ele
tá numa igreja mista que tem gentios e judeus celebrando o Messias que veio e a pergunta é claro escuta é verdade então que que Deus rejeitou o seu povo possa ler Não de jeito nenhum então ao mesmo tempo que a comunidade da fé ela é uma unidade num certo sentido não tem judeu e Gentil assim como não tem homem nem mulher nem grego nem Bárbaro nem Romano nada porque todos nós Gálatas 320 somos um em Cristo ah do ponto de vista de quem faz parte dessa unidade que não é uniforme é cada um no seu
perfil então Paulo tá conversando com os Gálatas Gálatas que que estão dizendo para vocês fazendo circuncisão de jeito nenhum Como assim Timóteo você é o que mesmo quem é sua mãe quem é sua avó você já circuncidou vai lá rápido como assim você não fez ainda por quê Porque ele tá tratando a especificidade Então você tem um tratamento de heterogeneidade e homogeneidade Então nesse sentido Israel permanece debaixo dessa direção Soberana e Graciosa de Deus não tem sentido isso é tão sério porque pensea nos primeiros gentios do primeiro século quer dizer se Deus fez um um
trabalho tão grande por tantos séculos com esse povo e agora jogou fora Quem garante a nossa entrada nesse negócio agora e se a gente pisar na bola vai dançar também Uhum Então a coisa faz muito sentido nessa conexão né por isso que eu fico admirado gente que defende tanto da soberania de Deus mas com o judeu ela não funciona ela vinagre Então acho que dá um pane na minha cabeça e a gente tá muito acostumado com esse negócio de tipo am milenismo ou dispensacionalismo o mundo teológico é um universo imagina calbart defendia a existência de
Israel e dizia que Deus tinha plano e a última coisa que cart era um dispensacionalista tá cheio de teólogos até da tradição reformada entre eles Jonathan Edwards que acreditava no Israel retornando e E então você não precisa ser dispensacionalista escofi deano para ver uma realidade da ação de Deus para com Israel e nem precisa porque Deus age nesse sentido com o Israel em relação ao futuro e eu diria até o presente necessariamente se tornar um judaizante dizendo agora se você tem uma pegada mais Judaica você tá num num paradigma assim acima da galera que é
entendeu que tá lá na na na geral né sim sim então existe um perigo de uma proposta de judais tamb indevida da comunidade da fé gentilia que não tem nada a ver com isso e existe um perigo de um antissemitismo teológico que se desdobra numa direção problemática então eu entendo sim Não só entendo como eu até experiencio isso porque eu eu conheço isso um pouco mais de perto eh que sim Deus tem eh um tratamento e um plano que envolve Israel né e que Israel vai ser resgatado por Deus nesse desfecho né dessa Oliveira que
tem judeus e gentios juntos e que isso faz parte desse cenário agora a discussão é será que tudo que acontece com Israel hoje necessariamente se encaixa nisso Essa é é a discussão é Porque de fato eh aquelas coisas que ficam penduradas assim né o o aliancismo tem muitas dessas assim Principalmente quando a gente fala de promessas a Israel né quando a gente olha pro texto bíblico promessas por exemplo territoriais que nunca foram cumpridas né Eh na realidade é na realidade mesmo geográfica mesmo né Uhum E e aí eu sempre fico pensando nesse aspecto assim É
nesse sentido que que o pastor inclusive acha dessa dessa restauração de uma nação mesmo para que tudo isso eh se realize então é quando você vê certos textos por exemplo você pega o final do livro de amó Capítulo 9 verso 14 e 15 você tem um texto dizendo o seguinte que eu reunirei meu povo de todas os diversos né cantos e os trarei de volta à sua terra para nunca mais serem de lá desarraigados então pergunta o que que esse texto quer dizer qual é a possibilidade você transformar um texto como esse como uma coisa
espiritualizada ligada a igreja é um negócio muito artificial você vai encontrar uma coisa paralela também em Zacarias Capítulo 9 trazendo esse capítulo 4 né trazendo esse tipo de de enfoque e Jesus em Lucas 21 vai dizer uma frase muito forte né Jerusalém será pisada pelos gentios até que o tempo deles se complete Uhum E E então como assim tem um tempo dos gentios em Jerusalém que ele se completa eh como é que você lida com isso e tem mais o próprio Jesus diz em Jerusalém vocês não me verão outra vez até que venham a dizer
bendito é o que vem em nome do senhor Baru rabab bechem Adonai e onde você consegue encaixar isso então eu não vejo eh nenhuma possibilidade de entender isso né por isso que o pessoal não sabe mas os que defenderam a a existência dos judeus na terra de Israel antes dos judeus foram cristãos muito antes deles nem Eles não estão muito cientes dessa realidade eh e nesse sentido eu acho que sim quando você vê um povo quase 2000 anos depois mantendo língua cultura tradição e fé passando por toda a Perseguição recentemente com a época do nazismo
aí quase né um terço dos judeus foram assassinados naquela situação terrível e esse pessoal volta para sua terra de origem eu não vejo como não entender que há um agir divina e para mim é Curioso o pessoal fala ah não cai uma folha da árvore sem Que Deus permita né não cai um cabelo na nossa cabeça agora depois de 2000 anos judeus estando na terra isso não tem nada a ver com a ação de Deus Ok tem a ver com o que então então eu acho que isso faz sentido agora são coisas diferentes eh qual
é a extensão exata dessa terra que deve ser considerada ali ou não Qual é a relação de convivência com os não judeus nesse cenário Ah qual é a opinião que a gente pode ter sobre a posição política de um governo A ou B em Israel aí é outro departamento porque a própria população israelense que inclusive é diversificada ela não tem uma posição só então às vezes tem gente assim que acha que se você discordar né do que o governo israelense tá fazendo então você Você tá indo contra alguma coisa que tem a ver com a
realidade divina e não é o caso com certeza não né inclusive Deus foi contra o Israel várias vezes na história Especialmente quando Israel fez bobagem né então a gente tem que ter acho que um equilíbrio né você não pode entender que o fato de alguém estar ligado a Israel ou ser ligado ao contexto judaico isso significa uma espiritualidade superior diferenciada você não pode desprezar esses textos que parecem não ter outra possibilidade de entendimento legítimo E exegético então Deus tá tratando com o povo Judeu e eu sou testemunha aqui em toda a história nunca tanto judeus
se voltaram para Jesus como nos últimos 30 40 anos é um negócio impressionante que tá acontecendo Então eu acho sim que alguma coisa especial tá acontecendo e que isso faz parte dessa coisa dupla que tá acontecendo no mundo né eu eu peço desculpas eu sou a pessoa menos indicada para vir falar sobre o assunto aqui porque eu sou um otimista incurável né e Geralmente quem fala do Apocalipse fala não a besta vai te pegar ali o anticristo tá na esquina você vai ser preso vão te torturar e o que acontece nos nossos tempos apesar dos
problemas é que nunca tanta gente de tudo quanto é tribo povo língua raça e Nação recebeu o evangelho como nas últimas cinco décadas nunca a a igreja foi capaz de fazer a grande comissão e agora você vê essa expansão tão significativa e é curioso Você tem você tem um uma grande colheita das Nações e um despertamento de Israel que eu acho que tem muito a ver com Ezequiel 37 né os ossos porque a profecia fala que é relação ao povo então parece que a coisa tá ganhando vida e então eu não consigo ver isso sem
perceber uma atuação Divina no eixo da história agora interess an Esse aspecto de Israel ainda Professor porque recentemente a Christian post revista norte-americana publicou uma mudança acentuada no pensamento dos mais jovens com relação à figura de Israel uhum ah a pesquisa não traz necessariamente uma ligação com a situação atual ainda que nos noticiários nós observamos que as Universidades norte-americanas estão bem com debates acalorados né muito literalmente pegando fogo nessa situação e e essa revista então trouxe uma pesquisa que os mais jovens ah os cristãos T mudado a sua perspectiva com relação à figura de Israel
inclusive na escatologia tirando Israel desse Centro ah indo mais para uma linha aliancista vamos dizer assim né milenista e deixando Israel de lado ah o irmão consegue enxergar alguma relação com essa situação política talvez não só atual mas dos últimos anos e se irmão pensa que isso pode chegar aqui no Brasil já que o nosso pensamento majoritário aqui é eh de uma proeminência eh de um plano futuro com relação a Israel Mas a nossa teologia é muito americanizada né O que é produzido embalado lá vai ser consumido aqui com muito fervor é que a gente
pode ver uma mudança também então é é uma coisa curiosa isso e eu diria o seguinte ah por razões de contingência históricas aí quando o o dispensacionalismo que tem origem na Inglaterra né com o JN darby ele chega nos Estados Unidos num terreno fértil a gente tá num momento ali quando ao mesmo tempo começa a a crescer o liberalismo teológico e esse liberalismo ganhou força no começo do século XX e fez com que Muitas igrejas vão ficassem assim sem muita eh opção O que que a gente faz vamos mandar né os nossos estudantes e seminaristas
para Tais lugares Então abriram-se muitos institutos bíblicos né E esses institutos bíblicos essas escolas eles e pegaram essa carona digamos com darby bar Scofield e esse dispensacionalismo se desenvolveu muito um por ele tem muito a ver com esse jeito de ser anglo-saxão e e bate muito com essa da realidade americana de você dividir direitinho as sete dispensações fazer né aquela coisa meio sistemática que é muito peculiar né para para esse ambiente ah e também porque os Estados Unidos se desenvolve como um ambiente de liberdade de refúgio uma quantidade gigantesca de judeus emigrou para lá um
dos poucos lugares onde eles tiveram uma relação muito eh tranquila menos conflitiva menos né E se ambientar realmente né tanto é que o pessoal diz os judeus criaram Hollywood os judeus fizeram uma série de coisas né na América do Norte Então aquela cultura que acabou sofrendo tanto na Europa ela meio que se transplantou né E então isso trouxe todo um processo favorável e quando acontece o desastre né do nazismo e os judeus voltam lá consegue se estabelecer então não Só houve uma relação peculiar com com Israel mas eu diria que houve até um romantismo apaixonado
Então olha Israel a terra de Deus aquele negócio todo Israel então foi associado o qu à liberdade Ah foi associado à democracia foi associado a valores ligados à tradição judaico cristã né e no Brasil é interessante porque o Brasil tem um certo paralelo com os Estados Unidos no sentido de ser uma nação grande né uma nação que eh também né Eh tem uma experiência de receber gente de tudo quant ter o lugar do mundo que veio para cá e buscou refúgio e num proporção menor mas também muitos judeus e a gente tem toda uma coisa
assim de que a primeira sinagoga da das Américas foi no Brasil lá em Recife né a famosa kahar tsur israelo e Rabino e Isaac aboab da Fonseca os primeiros que vieram para aqui eram cristãos novos fugindo da perseguição o Brasil palavra Brasil tem a ver talvez com barzel barzilai tem a ver com ferro e tem toda uma Mística brasileiro Judaica aí né então tem aquele pessoal eu sou Pereira eu sou negueira Oliveira Teixeira acho que eu tenho alguma raiz né E se o brasileiro não pode ser Alemão inglês ou suíço ou ou qualquer coisa assim
da reforma fala souu parente de Abraão você tá achando o qu né então acho que há elementos aí que favoreceram essa essa conexão assim peculiar só que Israel nos últimos tempos tem se ficado com uma imagem muito desgastada E aí eu vejo vários fatores que complicam o processo primeiro é que no ambiente de muitos Defensores de Israel tem dois caminhos problemáticos um de gente Mística demais então é muito comum por exemplo você vê movimentos religiosos evangélicos vamos dizer assim de perfil excessivamente Místico e até desequilibrado na sua postura ser fanático por Israel Olha eu tô
trazendo água do Jordão eu tô trazendo aqui né a pedra que da vi derrubou o Golias tem muito né Professor muit é e tal então o pessoal vai lá traz carregamento de coisas né tal então assim eu já fui mais de 60 vezes para Israel né e eu já vi cenas que nem convém contar né mencionar entre os santos assim de gente num nível assim muit fazend de tudo sim é que a gente vai com o enfoque de estudo teológico Arqueológico histórico uma pegada muito diferente né e a gente vê cada coisa e Fala Pera
aí né eu eu espero que tenha sido só uma visão né E aí H ao mesmo tempo eh você tem eh também esse pessoal que eh eh se liga em Israel desse ponto de vista Profético imediatista e toda hora tá dizendo Olha o fim do mundo vai chegar porque aconteceu isso porque teve um problema no sol outro na lua aconteceu não sei o que no Mar Morto houve isso ouve aquilo e eu acho que isso vai criando um desgaste que aí o pessoal fala pô toda hora esse pessoal tá dizendo o negócio quando chega lá
não é nada sim sim então eu acho que o pessoal cansou desse escatologo desenfreado e associado ao fato de que Israel hoje de maneira muito clara enfrenta uma crise política interna e que uma série de coisas ligadas ao governo trouxe a um desgaste Internacional e e e o que acontece lá hoje eu vejo como um plano muito bem arquitetado pelo Irã né que é a base desse terrorismo que tem a ver com ramas com rebolá com os rutes no yemen uma série de situações e com um trabalho feito também no âmbito Internacional e e semeando
muito em cima do antissemitismo latente né E aí então a coisa pegou e hoje né a famosa frase n os judeus eles controlam a mídia imagina-se e se controlam tão muito ruim de serviço porque não é possível que esteja o mundo todo apedrejando Israel e eles estejam no controle disso então eu acho que as novas configurações políticas a as polarizações que e assim se definiram a maneira como a coisa tem sido apresentada lá e é curioso que conheço centenas de pessoas que nunca pisaram lá nunca viram nada nunca conversaram com ninguém e tem certeza de
tudo né do que tá acontecendo E então eu acho que isso trouxe um desgaste então ah é verdade que eu acho que lá e também aqui acho que aqui também já houve uma perda nesse sentido eh vai haver um um um pouco de descolamento de uma imagem favorável e positiva de Israel eh por por uma série de de fenômenos Então faz sentido o que tá acontecendo e eu acho que pelo menos no um período nos próximos meses ou anos eu acho que esse cenário vai ser desfavorável né eu que tenho contato tanto com árabes cristãos
na região como com judeus amigos alguns messiânicos outros não eh e eles estão muito como é que eu digo atingidos né muito mas não só pelo que tá acontecendo o que tá acontecendo lá eles de certa forma sempre esperavam que fosse isso eles já estão lidando com isso faz tempo mas o o a o medo maior a interrogação é como é que tanta gente do suposto Mundo Livre né É capaz de ter um viés tão ante Israel como nunca se viu ante ninguém né não se vê isso anti Rússia não se vê isso ante Coreia
do Norte não se vê isso Ant ditadores do mundo árabe que fazem coisas gravíssimas então a turma tá vamos dizer em grande sofrimento diante dessa situação sim e a situação crescente né Cada cada dia que passa mais países criticando aderindo realmente essa postura aí contrária né a a participação de Israel o modo como Israel tem lidado com com a guerra ah felizmente Professor nosso tempo passa muito rápido nós vamos caminhando pro final mas eu eu não posso e deixar de comentar que senão o pessoal em casa vai vai pegar no meu pé que é uma
uma discussão que aqui no Brasil é muito atual assim forte que é do do do Pré e do pós Ahã eh fazendo ali uma uma relação com a grande tribulação e como isso vai funcionar com a igreja eu queria aproveitar esses últimos minutos aqui da nossa conversa para falar um pouco sobre isso ah é uma discussão válida na teologia ou a leitura como o irmão já falou aqui dos slides que estão ali sobrepostos na na sua visão clareia isso e nós estamos aqui debatendo algo que é mais simples então e de novo né O que
que a gente tem né a gente tem basicamente né uma escola eh amilenista né que tá presente em boa parte da tradição protestante que é por definição preterista predominante em termos de escatologia e que entende vamos dizer a a o final dos tempos e a vinda de Cristo de uma maneira vamos dizer de um evento único sem desdobramentos peculiares e enxerga essa tribulação principalmente no contexto preterista né o mundo pré-milenismo histórico né do tipo do George LED que é uma coisa que trabalha um pouco mais com uma escatologia vamos dizer mais exergética do que né
do tipo que a gente tem na escatologia vamos dizer sistemática o mundo o pré-milenismo de divisão porque se tem uma tribulação ela é um período específico do Futuro ela tá tem um papel importante né na na na realidade do final dos tempos Então o que a maioria das pessoas tem na cabeça até por causa do filme Deixados para Trás né e por causa também do fato de que a tradição Pentecostal Ela acabou crescendo junto com essa pegada dispensacionalista então todo mundo acaba pensando a igreja tá indo aqui aí chega o arrebatamento né a igreja sai
temos o período da tribulação que equivaleria a última semana de Daniel do Capítulo 9 verso 24 a 27 depois termina a igreja não enfrenta tribulação nenhuma fica aqui pro pessoal da segunda divisão e pros judeus os que ficarem aí ela desce no final eh com Cristo né nos ares para aí ser Vitoriosa Ah e plantar o reino milenar na terra antes da eternidade final aí Alguns botam o Armagedom antes outros depois tal então qual que é a questão toda essa construção ela ela é feita Ah sem sem muita indicação do próprio texto nenhum texto diz
que isso deve est aqui ou ali você tem os os elementos mencionados e o a pessoa que que organiza é que coloca isso dentro dessa realidade se a gente pegasse o primeiro século eh muita gente passando e vendo aquela realidade que eles estavam enfrentando eles indicariam que essa tribulação até porque a expectativa da Igreja Primitiva é que Cristo vai voltar logo em breve em breve deles é é o em breve imediato tanto é que o grande problema é que que acontece com as pessoas que morreram agora eles estão perdidos porque eles não ficaram paraa vinda
né então num certo sentido essa ulação tá presente no primeiro século mas eh Eu já viajei por 64 países no mundo Eu já entrei em quarto de uma casa onde eu via o sangue né grande na parede de uma pessoa que Foi degolada né pelos giradas locais né então se você falar para essas pessoas de algum desses ambientes fora do nosso contexto mais imediato que vai ter uma grande tribulação do que que esse cara tá falando como assim uma tribulação maior do que que eu tô enfrentando aqui né então num certo sentido no meu entendimento
a tribulação é a marca permanente da igreja verdadeira aqueles que quiserem viver né consagrados em Cristo Jesus sempre padecerão perseguição agora entendo da mesma maneira que eu vejo a questão do anticristo né no passado na história e no futuro eu acho que a tribulação é uma coisa do mesmo perfil ela vai estar acompanhando e Acho sim que no desfecho apoteótico da história vai haver uma um repúdio profundo né a a a a a o evangelho e a pessoa de Cristo que vai se desdobrar nisso agora o que eu se você perguntar para mim o que
você de fato não é é pré-tribulacionista eu acho que não não dá para pensar em cristianismo do novo testamento dessa maneira e uma das coisas que eu acho difícil de sustentar na maneira pré-tribulacionista de pensar é segundo Tessalonicenses 2 né porque Paulo vai dizer olha ninguém mude né o entendimento de vocês por epístola por carta ou por profecia né com palavra como se a vinda do Senhor porque isso de modo nenhum acontecerá antes que seja revelado o homem do pecado né ah e vem a apostasia então eh o que eu acho curioso na posição pré-tribulacionista
é que praticamente a igreja não vai conhecer homem do pecado quando o indivíduo surgir né a igreja vai embora Uhum E eu não vejo sentido numa carta como tessalonicense de avisar a uma igreja gentilica de uma realidade que ela nunca vai enfrentar então parece que Deus mandou a carta pro endereço errado paraas pessoas que não vão ter nada a ver com isso então eu não vejo substância nisso eu acho que vai haver ah a assim como houve no primeiro século Eu tenho esse elemento do do início e do Apoteose né da história da igreja numa
certa sintonia e entendo que inclusive Isso faz parte da da própria Purificação da noiva da própria depuração dessa a comunidade para o desfecho ah daquilo que envolve a a volta de Cristo pegando esse gancho da tribulação o pessoal fala muito dessa questão né os Mártires do primeiro século padecendo e a igreja retirada né na na hora que deveria enfrentar né então né é um negócio muito esquisito pensar nisso né e isso é tão forte né que você vê que no grego do novo testamento martírio e testemunho é a mesma palavra né então é por definição
isso é assim porque a Igreja Primitiva ela tem a intolerância né dos religiosos de Jerusalém e a intolerância total do Império Romano né sim então ela não tem para onde correr né E que intolerância do império né T uma das grandes perseguições institucionais assim da igreja relacionado ao império mesmo e E aí o pessoal acaba questionando isso mas vou aqui no outro do outro lado e o texto de Apocalipse 3:10 lá que fala que que vai livrar a igreja lá te tirar da hora da da aflição então a a discussão que a gente tem ali
H são são dois elementos né porque e Apocalipse a gente pode fazer a seguinte divisão aqui aqui né você tem apocalipse de 1 a TR de 4 e 5 depois de 6 a 19 20 a 22 né esse texto que aparece na carta eh de Laudiceia né que é a última então o problema da leitura desse texto é aqui de novo Eh sem autorização de ninguém botaram essas essas cartas numa sequência cronológica histórica né O que é muito curioso porque o pessoal divide de como se só existisse no mundo a igreja ocidental né a igreja
da Europa e dos Estados Unidos então eles tentam encaixar reforma na igreja mais bonitinha e aí a igreja no final dos tempos lá odiceia é a pior possível E aí fazem uma interpretação indevida porque essas Igrejas são diversos tipos de igreja da Ásia menor que mostra os diferentes tipos de comunidade Que tipo de advertência e que tipo de aprovação elas deveriam receber elas não são um eixo histórico então colocar isso quea aí a igreja do final dos tempos e tá dizendo Vou guardar você né da hora da aflição eh e que portanto isso significa a
grande tribulação que vai acontecer é um negócio muito difícil de você realmente comprovar e sustentar a outra coisa é que você tem o juízo Divino que cai sobre a terra particularmente quando você tem a abertura lá dos selos né tem as Taças que vão cair e isso tá claro de 6 a 19 o que que o pessoal faz é que essas marcas do juízo divinos são Associados com a grande tribulação e a pergunta será que é isso mesmo quer dizer uma intolerância e sofrimento dos cristãos significa o derramamento da Ira de Deus sobre a Terra
no mesmo você tá falando da mesma coisa isso também quer dizer o o o onde a gente tá pisando com esse argumento é muito movediço é muito frágil você não tem como comprovar isso e tem mais um outro detalhe a a pergunta é guardar eh da hora da tribulação no sentido de retirar ou guardar você em meio à tribulação então Eh eu diria que na verdade eu acho isso muito um um um escapismo muito significativo onde o pessoal diz olha se tiver tribulação eu tô fora né então eu acho que dificilmente a eu eu eu
pergunto se você é pré ou pós Eu Sou pró tribulacionista eu acho que a igreja não vai eh caminhar se ela não entender a importância de Colossenses 1:21 que diz que falta Cumprir em nós o restante das aflições de Cristo Jesus que somos o seu corpo e isso faz parte dessa caminhada eh que tem a ver com o propósito de dependência de Deus então não vejo cristianismo autêntico sem a a realidade da tribulação que é né imagina se o nosso senhor foi passou pelo que passou que que seria a nossa vida e o que vai
ser sombra e água fresca Que tipo de ideia a gente tá desenvolvendo Então acho que precisa de uns ajustes aí para entender melhor o cenário é no nosso pensamento teológico aí tem tem muita coisa e às vezes nossa leitura eu concordo plenamente É muito baseada na teologia sistemática e aí o que a gente quer normalmente é explicar as nossas ideias né e não ler o texto né não ler o texto mas Professor Ah pra gente encerrar então e foi uma ideia que o irmão Logo no início já abordou H sobre a questão do Apocalipse e
trazendo algumas eh indicações assim até de um certo medo receio ou de uma proximidade para que isso ajude em alguma previsão futurística eu queria que o irmão encerrasse deixando uma mensagem para quem nos assiste uma aplicação É de fato D questões da escatologia como é que isso precisa mudar Que tipo de resposta o Cristão precisa dar a esse conhecimento na sua vida prática né O que isso vai interferir na nossa caminhada cristã eh na convicção certeza do sacrifício de Cristo da nossa salvação da garantia a partir disso né do nosso resgate do pagamento da dívida
como é que a escatologia mexe com tudo isso ah eu acho que uma uma palavra muito significativa né que a bíblia traz pra gente ela tem dois leques aqui é a gente entender a importância da espera e entender como a realidade se movimenta a partir da Esperança eu acho que a gente nunca saiu do mesmo lugar dos discípulos quando Jesus tá ali com eles eles chegam senhor E aí quando é que o senhor vai restará o reino a Israel os discípulos são judeus os discípulos sabem que os romanos estão deitando enrolando e São donos da
situação então senhor Quando é que o senhor senta no trono lá e a gente pode já estavam querendo muito tempo sentar à direita a esquerda pra gente botar foto no Instagram lá e né e aparecer no holofote Quando é que a gente né Arrebenta a boca do balão aí e a gente Domina o cenário resposta de Jesus não não compete a vocês saber os tempos que o pai reservou então Eh num certo sentido aquilo que envolve a nossa curiosidade detalhada Deus não responde Uhum E Deus não responde porque eh o que a gente tem é
a síndrome do controle eu quero ter uma realidade de Deus que eu preciso saber como é que ele funciona para eu poder controlá-lo inclusive Mateus fala ó se você achar que o senhor tá demorando e você começar a aprontar espancar o seu conservo como é que ele vem sempre numa hora Inesperada então Essa realidade eh da Espera ela é fundamental Deus tira o povo do Egito ele podia no dia seguinte botar na Terra Prometida Mas ele não faz isso o chamado é pro Deserto o chamado é para uma relação de dependência o chamado é para
desconstrução da nossa relação ah de autossuficiência de dependência de nós mesmos então é um processo de Santa humilhação para nos levar aqu aquilo que importa que é ser a semelhança de Cristo que esse é o objetivo que que é ser discípulo de Jesus é ser mais parecido com ele então a escatologia que a gente transformou numa satisfação de curiosidade ela ela tem o objetivo de trabalhar a esperança quer dizer por mais que surja o Nero o império romano templo destruído tudo acabado eu não deixo de esperar e de crer uhum né e eu tenho essa
expectativa Então hoje você vive nesse mundo com tantos desencontros e loucuras e tem pessoas que inclusive ficam toxicam eh contaminadas quando tão ouvindo tudo que é de um discurso catastrofista e negativo então eles são eles eu acho que alguns ficam inclusive dependentes disso parce que eles gostam querem ouvir coisa apavorante para alimentar algum tipo de coisa estranha no pensamento Então a gente tem um uma uma um enfrentamento disso Pela Esperança e e pelo desenvolvimento daquilo que tem a ver com a fé né comprovada que produz perseverança tal e o caminho é aprender a esperar porque
esperar é aprender a depender de Deus Então em vez da gente eh a gente tem que olhar os sinais entender estudar com profundidade a nossa responsabilidade mais o objetivo maior é o que Pedro diz quando ele fala que os elementos em chama se desfarão que a terra com as suas obras serão será desnudada E aí ele diz Já que as coisas são serão assim destruídas que tipo de pessoas deve ser vocês então a escatologia é um chamado a uma vida de consagração que pode né numa espécie de grande passo de fé e de amor antecipar
o futuro né pela mistura de espera com esperança a medida em que a gente transforma o presente porque a gente tem que ser sal da terra e luz do mundo e a gente atravessa Essa realidade num corredor escuro pegando na mãe na mão do Pai Celestial confiando que ele sabe até onde fica o final dessa saída Então eu acho que a gente precisa dar uma sintonizada com esse espírito bíblico e deixar um pouco de lado esse jeitão meio complicado que a gente tem é que é o o que parece que atrai a curiosidade inclusive ganha
muito espaço hoje nas redes sociais né que deu voz assim a a uma escatologia mais catastrófica né vende maisis né então eu acho que apela para essa insegurança indevidamente aplacada como quem usa por uma enfermidade maior apenas um uma espécie de analgésico né nossa eu tô ansioso Ah não olha vai ser isso aqui né amanhã Ah qual é o outro analgésico que eu tomo mas a coisa é mais assim é sem dúvida profunda na nossa caminhada sim até para que você não caia num aspecto de prisão né para que seja prisionado por esses acontecimentos né
E às vezes ligado a coisa que não tem relação nenhuma né vai sair daqui ou vai para lá ou falou aquilo ou fez aquilo e e vai acabar dando algum problema ah Professor saão vou agradecer demais a sua par participação obrigado pela conversa bom eu eu amo demais sou fã Obrigado quando o irmão pincelou ali a questão do problema do mal e seu livro sobre as suas falas sobre é uma temática que você que gosta ou se não gosta vem descobrir o trabalho do saião sobre que você vai se apaixonar é incrível Incrível a leitura
e a forma como o irmão coloca trazendo sempre essa dinâmica de uma aplicação pessoal e pra gente transformar a nossa vida cristã de novo Obrigado meu irmão Deus continue abençoando sua vida Eu que agradeço um grande prazer estar aqui Deus abençoe muito a sua vida Zeca também vocês que estão em sintonia com a gente e o fórum teológico por essa oportunidade especial da gente conversar sobre coisas tão importantes