Olá pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo para mim um dos temas que mais representa a linguagem do bibop do Jazz é o tema donali Geralmente as pessoas estudam esse tema muito focados na parte técnica e esquecem a fraseologia desse tema nesse vídeo eu separei cada frase de dona Li e vou demonstrar como a gente pode absorver isso em termos de um vocabulário próprio como eu posso pegar as frases Dona Li e colocar no meu vocabulário pessoal né como eu faço para estudar Isso então o donali tá no tom de la Bemol a primeira frase
que nós temos é essa frase certo a qual ele desce a bibop scale faz a bibop scale de forma descendente logo se eu for analisar aqui ele parte da sétima maior do La Bemol usando uma tercina coloca no tempo a sexta do L Bemol aqui lembrando a bibop que eu acrescenta uma nota entre a sexta e a quinta colocando a sexta no tempo e a quinta no tempo terça no tempo agora aqui ele coloca a terça do fá maior certo isso é muito comum na linguagem do Jazz eu descer a escala e a última nota
eu colocar terça dominante secundário nesse caso fa7 é o dominante secundário do próximo acorde que vai vir que é o cib mol 7 porém o que importa para nós agora é só isso e eu vou trocar essa última nota colocando tudo dentro da escala bibop ou seja certo na gravação notem que nesse momento ele já tá em facete quando ele toca a nota Mi Bemol porém eu gosto de pensar que ele toca a escala bibop de forma [Música] descendente e aqui dá a terça do fa7 logo o que eu faço agora eu tenho que deixar
essa frase dentro do meu vocabulário pessoal logo eu vou pegar trazer ela PR dó logo aqui eu tenho a minha frase é muito importante criar essa memória né que se eu sou capaz de tocar esse acorde eu sou capaz de tocar essa frase muito interessante em termos de articulação para emitar um saxofone usar ligado novamente notem que fica posso paletar tudo por exemplo mas não fica tão legal quanto [Música] certo como eu agora visualizei dentro desse acorde eu vou visualizar dentro de outro acorde a mesma frase eu pego dó por exemplo aqui dó com 7
maior modelo de dó Vou tocar a mesma frase 7 maior sexta quinta terça fundamental ou seja novamente lento agora o que eu faço Eu Vou praticar agora agora em CCO em cículo de quartas logo eu tenho dó com c maior uma quarta a ca fa frase em fá uma quarta cima C mol frase Uma quarta a cima mi bemol uma quarta a cima la Bemol uma quarta a cima ré Bemol uma quarta a cima sol Bemol posso pegar aqui uma quarta a cima si uma quarta a cima mi uma quarta a cima lá uma quarta
cima ré uma quarta cima sol uma quarta cima dó ou seja eu pratiquei a mesma frase nos 12 tons certo ou seja qualquer acorde com Sé maior que eu tenho eu já tenho essa frase associada ao acorde se eu for tocar por exemplo a of me eu já tenho essa frase conectada com o shape de acorde certo a próxima frase que nós temos essa frase sobre fa 7 que é uma frase excelente notem que essa frase ele começa na terça do fá Quinta do fá sétima fundamental nona Bemol Nola aumentada Nola Bemol fundamental sétima resolvendo
na terça do C Bemol 7 que é o próximo acorde eu vou isolar só essa frase se eu trouxer ela para dó novamente eu tenho que visualizar dentro do acorde se eu pegar esse dó S aqui eu tenho a frase aqui terça quinta sétima fundamental nona Bemol nona lamentada nó la Bemol fundamental sétima resolve na terça do fá ou [Música] seja novamente tem uma tercina no meio da frase novamente a [Música] frase uma frase excelente por exemplo se eu tenho um 251 para fá aonde sol se é o [Música] dominante resolvendo em fá já que
eu visualizei essa frase aqui dentro agora vou colocar a frase dentro desse D sete aqui a mesma ideia terça quinta sétima fundamental aumentada Bemol fundamental stima resolve na terça do fa ou seja agora o mesmo processo que eu fiz anteriormente do ciclo de quartas a mesma ideia D resolve em fa fa visualiza o Acorde visualiza a frase C mol visualiza o Acorde frase mi bemol visualizo o acorde [Música] e assim por diante até passar pelos 12 tons agora se eu for tocar um tema por exemplo como por exemplo [Música] leaves notem que onde eu tenho
que eu visualizo por exemplo novamente lá menor res se eu visualizei o Acorde eu visualizo a frase dó si se visualizei o Acorde ten a [Música] frase mi7 visualizei o Acorde certo então para mim fica muito mais fácil pensar dessa forma se eu tenho o Acorde eu consigo enxergar a frase dentro do acorde próxima frase do donali uma frase excelente que é essa frase aqui que tá sobre C Bemol 7 a frase começa na terça quinta séa nona 13ª quinta aqui nós podemos aprender o qu que quando eu tenho um dominante que não resolve uma
quarta a ca porque depois do cemon 7 vai vi o cibem menor certo então quando o meu dominante não resolve uma quarta cima ele não pede nona Bemol nona aumentada 13ª Bemol esse dominante pede 13ª como a gente viu nona 13ª e até 11 aumentada como a gente vai ver mais paraa frente então é outro tipo de dominante esse dominante que não resolve é um dominante diferente ele pede extensões naturais ou seja 13ª nona e a 11ª aumentar também é considerada uma extensão natural se eu trazer essa frase para dentro do acorde Olha só trazer
ela para cá vou colocar em [Música] dó excelente frase super melódica né agora o que eu vou fazer vou colocar dentro desse acorde aqui também aqui ou aqui D7 né então dentro de dó se a mesma frase terça quinta sétima nona 13ª resolve na quinta ou [Música] seja certo da mesma forma como é que eu vou praticar do [Música] se fa se C Bemol s c de quartas mi bemol [Música] la Bemol re Bemol so mol si mi lá ré [Música] sol voltou pro dó cerão ou seja a frase está completamente de bxo dos meus
dedos nos 12 tons em praticamente todo o instrumento logo esse dominante aparece aonde por exemplo garota de Panema o segundo acorde de garoto de Panema é esse dominante que não resolve uma quarta a cima logo se eu [Música] tenho certo vou colocar a frase soua super bonito só danço samba por exemplo [Música] certo então sempre que eu tenho esse dominante que não resolve uma quarta cima esse tipo de frase é super interessante né [Música] esse próxima frase muito interessante essa frase agora próximo acorde si bemol menor 7 Aqui nós temos um enclosure pra quarta do
C Bemol uma aproximação para fundamental agora um arpejo adicionando a nona ou seja enclosure pra quarta aproxima fundamental fundamental terça menor do C Bemol quinta sétima nona novamente agora a quarta do cemol menor certo S somente até aqui a frase [Música] muito comum no bibop ter esse lance da a quarta nona em acorde [Música] menor a agora trazendo a mesma ideia pra dó eu vou ter enclosure pra quarta do dó aproxima fundamental terça menor do dó quinta sétima nona quarta ou [Música] seja e a mesma ideia eu vou trazer agora paraa dó aqui eu tenho
aqui aproxima a quarta aproxima fundamental arpejo [Música] ou seja associa a mesma frase com esse shape de acorde logo dó menor fa menor C menor mi bemol menor novamente lá Bemol ré bemol menor [Música] certo então muito importante praticar dessa forma né você conseguindo realmente colocar isso debaixo dos dedos Por exemplo essa frase em garoto de Panema Olha que legal sol menor já visualizei a [Música] frase agora a próxima frase de Don né mas pratiquem sempre isoladamente as frases para que elas se tornem pessoais né Por exemplo eu vejo o [Música] Acorde eu já começo
a modificar a frase ela vai virando uma frase minha né próxima frase de donali essa frase super legal voltando menor [Música] essa [Música] frase uma frase linda Sobre mi bemol 7 ele faz séa nona [Música] 11ª 13ª 13ª BOL nona Bemol fundamental sétima resolve na terça Olha que frase bonita eu particularmente adoro esse tipo de frase que trabalha com essa ideia de você tem um acorde por exemplo você tem um acorde com a nona nona Bemol resolve Ou você tem um acorde com a 13ª por exemplo você colocar ela aqui 13ª Bemol resolve Então é
exatamente o que ele passa nessa frase né Se eu colocar ela por exemplo aqui para dó S então eu vou achar a sétima do dó tá aqui sétima do dó nona 11ª resolvendo na 13ª bmol ou seja Olha que interessante resolvendo na terça do fá novamente sétima do dó nona 11ª 13ª que vira 13ª Bemol nona Bemol fundamental sétima resolve Olha que frase linda se eu praticar por exemplo 25 e dó por [Música] exemplo Muito linda essa frase então o que que eu vou fazer Gostei da frase Quero ela para mim logo coloquei dentro desse
acorde agora vou pegar esse acorde eu já visualizo aqui dentro a stima do acorde ou seja S 11ª Tera que vira 13ª bmol nona Bemol fundamental sétima que resolve na terça da resolução logo ciclo de quartas fa7 C Bemol C Bemol frase mi bemol já visualizo aqui a sétima do mi bemol 7 já visualiza aqui a sétima do lá Bemol visualiza aqui a sétima do R Bemol 7 e assim por diante logo quando eu vou tocar um tema por exemplo se for tocar al [Música] leaves então eu já começo a enxergar as frases aqui dentro
por exemplo eh a mesma ideia do garoto de [Música] Panema né então por isso que é tão importante ter essas frases realmente debaixo dos dedos para que você consiga transitar na música né próxima frase que nós temos então uma frase muito legal essa frase essa frase aqui ó sobre lá bemol com sétima maior terça qua séa maior nona fundamental quinta se eu trazer aqui PR dó terça quinta séa nona fundamental quinta ou [Música] seja certo começo as frases também você tocar garoto de [Música] Panema começa trocar um pouco as frases da minha própria intenção rítmica
né Se eu colocar a mesmaa frase agora nessa visualização terça quinta sétima maior nona fundamental quinta ou seja dó fa cemol mi bemol la Bemol re Bemol s b mol si mi lá ré sol e volta pro dó e assim por diante muito importante praticar dessa forma né Sempre utilizando ciclo de quartas para deixar realmente a ideia debaixo dos dedos próxima frase outra frase Lindíssima do Charlie Parker essa frase aqui nesse momento ele faz um 2 C para R Bemol o que importa para mim aqui eu gosto de ver essa frase como sendo tudo dentro
do dominante ou seja dois c ou seja la Bemol 7 a frase ela aproxima a sétima nona 11ª 13ª 13ª bmol terça resolve na nona do próximo acorde que é um ré bemol com Sé maior eu também posso enxergar essa frase como sendo mi bemol menor 7 L Bemol 7 certo porém eu gosto de ver ela tudo dentro do dominante como se uma dominante tivesse fazendo [Música] certo então duas formas de enxergar mi bemol mi bemol menor 7 né ou só enxergando no dominante prefire enxergar direto no dominante essa frase é linda se eu jogar
ela pra dó mesma ideia aproxima a sétima do dó S nona 11ª 13ª que vira 13ª B mol terça resolve ou [Música] seja joguei essa frase aqui dentro Imaginem por exemplo 25 1 sol menor 7 1 2 5 1 para F [Música] maior agora vou colocar essa frase também nessa visualização aqui d s quinta aproxima a sétima nona quarta 13ª 13ª Bemol terça resolvendo na nona do próximo acorde que é o fa com s maior Ou seja agora se eu utilizar em ciclo de quartas d [Música] s fa [Música] 7 resolvendo C Bemol bemol [Música]
mi BOL já visualizo [Música] aqui a frase dentro do próprio acorde eu tenho acorde a [Música] frase eu tenho o Acorde eu tenho a [Música] frase certo fica muito mais fácil por exemplo [Risadas] [Música] certo eu já vou visualizando diretamente a frase fica muito mais fácil por exemplo novamente ela ah novamente [Música] certo muito muito legal essa frase super bonita né próxima frase essa frase tá sobre ré bemol com Sé maior o quarto grau de L Bemol ele começa na nona fundamental séa maior nona nesse momento ele já tá em fa senido S porém eu
vou manter a frase somente dentro desse acorde ou seja meu vocabulário para acorde com Sé maior lembrando nona fundamental S maior nona fundamental se eu trazer aqui pra dó nona fundamental se maior sexta ah perdão tem uma passa pela sexta sexta nona e fecha mesma ideia aqui sete maior fundamental perdão nona fundamental sétima maior sexta nona fundamental ou [Música] seja tudo vocabulário que a gente aprendeu com Don [Música] ali agora vou jogar a mesma visualização aqui ou seja posso visualizar aqui [Música] ou seja dó [Música] fa certo então muito importante para desenvolver esse vocabulário n
se for tocar por exemplo o auton Liv novamente [Música] tudo frase de donali próxima frase que tem é uma frase bem pequena certo que nesse momento ele faz essa frase sobre o f do S porém o que tá valendo aqui é a função harmônica é como se a gente imaginasse o dominante do La Bemol que é o Bemol 7 e ele faz essa frase que é nona aumentada do mi bemol 7 nona Bemol fundamental sétima resolve na terça da resolução Se eu colocar essa frase aqui olha coisa [Música] linda ela resolve bem PR maior D7
frase non aumentada nona Bemol fundamental S resolvendo PR menor resolve para maior e para menor Se eu colocar nessa visualização do do7 aqui nona aumentada nona Bemol fundamental sétima resolve ou seja novamente ciclo de quartas dó S fa [Música] 7 importante muito importante praticar isso né para você conseguir realmente visual a frase É aquela ideia Ah eu sou capaz de tocar esse acorde então eu sou capaz de tocar ou [Música] [Música] seja sa então fica bem bem prático pensar dessa forma né colocando sempre as frases dentro do acorde próxima frase que nós temos uma frase
que ele faz sobre o la bemol com se [Aplausos] maior e aqui ele já coloca a terça novamente no final da frase do fa7 porém eu vou isolar vou tirar essa terça do fa7 vou fazer uma frase PR acorde maior Ou seja a frase parte da terça cromati até a quinta [Música] quarta terça nona resolve ou seja uma frase para acorde com sétima maior Se eu colocar em dó cromati da terça até a [Música] quinta então um monte de frase interessante que a gente pega da própria música né Por exemplo a mesma ideia dessa frase
agora eu vou colocar ela nessa visualização parte da terça até a [Música] quinta mesmo processo [Música] sempre colocando a frase dentro do acorde se você for tocar por exemplo novamente alton [Música] lees saca fica super interessante tô tocando com linguagem né já não tô mais tocando a escala então próxima frase que nós temos uma frase super super clássica do de Dona al do Charlie Parker que é essa frase aqui ah perdão aqui fa s a frase começa na terça do fa7 quinta sétima fundamental nona Bemol nona aumentada nona Bemol fundamental sétima resolve frase clássica fa
S resolvendo em C BOL 7 Se eu jogar essa frase aqui dentro do d [Música] s terça quinta sétima fundamental nona Bemol nona aumentada nona Bemol fundamental sétima resolve na terça maior do fá ou na terça menor Se eu colocar essa frase dentro dessa visualização tenho essa frase [Música] aqui mesma frase só outra visualização por d s fa S [Música] mol notem que eu tô sempre enxergando a frase dentro do acorde [Música] certo fica muito muito interessante né visualizar dessa forma Por exemplo essa frase dentro de Alon leaves visualizo [Música] acorde acorde [Música] acorde né
então vai pegando as frases conectando elas vaiando super legal né e agora ou outra frase Super Interessante pro dominante que não resolve uma quarta cima nesse caso C Bemol 7 essa frase aqui ele toca terça do CB mol faz uma uma um target Tone né que a gente chama ou enclosure também terça pra fundamental No final a sétima agora a técnica de pivoting ele vai pegar aqui a nona 11ª sexta do C Bemol e aproxima a 1ª [Música] aumentada né ou seja ele demonstra que notas que são boas para esse tipo de dominante que não
resolve uma quarta a ca ou [Música] seja novamente novamente ah perdão agora se eu pegar essa frase e colocar nessa visualização eu tenho em dó né terça aproxima fundamental séa 9ª 11ª 13ª axima 11ª aumentado ou seja se eu pegar essa frase e colocar nessa visualização terça do dó aproxima fundamental sétima nona 1ª 13ª aproxima 11ª aumentada ou seja [Música] ah essa frase é muito muito legal né mesma ideia praticando em ciclo de quartas vai pro fá c b mol B Bemol e assim por diante então por exemplo se eu colocar essa frase em garoto
de [Música] Panema né colocar outra frase no final do garoto de [Música] [Risadas] [Música] Panema certo garota garota de Dona li né Eu tocando garota de Panema a a caso a harmonia de garota de Panema com as frases de Dona li próxima frase muito muito legal que é essa frase [Música] aqui essa frase sobre si bem menor7 ele começa a frase na [Música] quarta ele começa quarta terça novamente técnica que é de pivoting quinta sétima nona fundamental quinta e termina na [Música] sétima muito legal se eu trazer essa frase paraa dó menor aproxima a terça
quarta terça pivoting quinta sétima nona fundamental quinta sétima ou [Música] seja às vezes eu posso tirar a nota da [Música] frase se eu pegar a mesma visualização aqui em dó menor quarta terça pivoting quinta sétima nona essa técnica de pivoting é onde troca a oitava ISO aqui é extremamente comum no jaz procurem aqui no canal que tem vários vídeos falando sobre o [Música] pivoting ah perdão então muito legal dó [Música] e assim por diante em ciclo de quartas logo quando eu vou tocar alguma coisa ah ah [Música] perdão jando todas essas frases que a gente
pegou construindo ideias né e a última frase dessa primeira parte é a frase que a gente já [Música] viu né e a segunda parte de donali tem poucas frases diferentes né então mas basicamente galera o que eu queria passar com esse vídeo é essa forma de estudar a fraseologia né de você pegar cada frase Isso é uma ideia para acorde conc maior você não ficar limitado a tocar a frase aqui tocar em qualquer situação você tem mais frases para séa maior você tem várias frases que vão resolver para acorde maior [Música] a todas essas frases
que usam nona Bemol nona aumentada elas resolvem bem para maior e para menor né então Eh expande muito o vocabulário Então acho que que pô eu acho que é um estudo muito muito interessante né até mesmo de mapeamento do braço do instrumento de conhecer bem os intervalos e tal acho que vale muito a pena estudar dessa forma Valeu pessoal abraço e bons estudos