Você já ouviu falar em rotação? E na translação? Sabe por que a Terra gira?
Já imaginou o que seria de nós se ela não girasse? Quantas perguntas excitantes, não é verdade? E se convidarmos a própria Terra, nosso maravilhoso lar, para lhe explicar tudo isso numa conversa descontraída com a grande estrela do nosso sistema Solar?
Incrível, não? Então, vamos lá! A Terra em movimento Mais um dia comum no Sistema Solar… Olha lá, a Terra e o Sol em perfeita harmonia!
Gira, gira, sem parar! O dia e a noite vão chegar! Gira, gira, sem parar!
O dia e a noite vão chegar! Ah, oi Terra! E aí Sol!
Tá um dia lindo, né? Graças a mim, você quer dizer? Graças a mim, né?
Mas é claro! Você é a estrela que ilumina o meu ser! Coitadinha, esses rodopios são realmente necessários?
Mas é óbvio, querido Sol! Sabe que esse giro em torno de mim mesma chama-se rotação, em que eu fico assim, rodando como um pião. Até rimou!
Quero garantir que todos aqui dentro tenham plenas condições de sobrevivência! É fabuloso! Quando um dos meus lados está de frente para você, significa que, naquela região, é dia!
Já os habitantes do outro lado, estão presenciando a noite! Ah, pra mim, é sempre dia! E… para os terráqueos, aqui na linha do Equador, o dia dura, aproximadamente, 24 horas.
Hum. . .
e. . .
que raios é a linha Equador? Equador é a linha imaginária que divide meu corpo celeste em dois hemisférios. "Hemi" quer dizer “meio”, e "esphaera" quer dizer “globo”, ou seja, a linha do Equador determina a localização do hemisfério norte e do hemisfério sul.
Ahhhh, ok! Sendo assim, os dias e as noites podem ser diferentes, dependendo da localização no globo. Alguns recebem mais luz e outros menos.
Sabia que na Noruega, os habitantes não têm luz solar em Novembro e Dezembro? Tudo por conta dessa minha inclinação. Tá vendo como eu não giro totalmente reta no espaço?
Olha só! Poxa, deve ser triste ficar sem mim. Ah, não esquenta!
Eles já se acostumaram! Ei, aonde você vai? Continuar meu giro em torno de você, ué!
Ah, verdade! Esqueci da translação! Ahh.
. . pra que isso serve mesmo?
Além do dia e da noite, meus habitantes precisam de diferentes estações durante o ano, você sabe! Primavera, verão, outono. .
. inverno? Nossa!
Precisamos conversar mais vezes! Aproveitando, deixa eu te mostrar uma coisa. A translação é o movimento elíptico que eu realizo em torno de você, meu querido Sol.
Elíptico? Sim! Um movimento circular mais longo.
Isso significa que, conforme me movimento, posso ficar mais perto ou mais longe de você. E, então, cada uma dessas posições gera uma estação diferente. E, claro que a minha inclinação também tem tudo a ver com isso.
Olha só! Quando eu assumo essa posição, o hemisfério norte recebe menos luz e calor, assim ocorre o inverno, enquanto o hemisfério sul ganha mais luz, lá é verão! Agora que estou mais perto de você, e a sua luz atinge os dois hemisférios da mesma forma, temos estações de transição: a primavera, que chega antes de um período mais quente, como o verão, e o outono, que antecede o frio, por isso eles dizem que é a estação das folhas secas.
Ahhh… Não entendi. Tudo bem, nem todo mundo entende de primeira. Vamos lá!
Foca no hemisfério norte! Inverno, primavera, verão, outono e inverno de novo! Agora, é o sul: verão, outono, inverno, primavera e verão outra vez!
O que é isso? Então, esse movimento, das quatro estações, leva 365 dias e 6 horas para acontecer totalmente. Ou seja, um ano aqui na Terra.
Essas 6 horas que sobram todo ano são somadas e, a cada 4 anos, teremos 366 dias, que é o famoso ano bissexto. Mas, acredita que, a cada translação que eu completo, eles comemoram todos animados? Não entendo direito o motivo.
Os humanos gostam mesmo é de uma boa festa! Aaaahhhhh…! Entendeu tudo, estrela?
Entendi! Rotação, dia e noite, translação, estações do ano em 365 dias. .
. Exatamente! É cada coisa nesse Universo!
Mas, pra mim, até que tá tranquilo! Tenho pena mesmo é do Mercúrio. UHUUUUUU…UHUUUUU Ano de 88 dias, né?
É. Gira, gira, sem parar! O dia e a noite vão chegar!
Gira, gira, sem parar! O dia e a noite vão chegar!