existe uma mensagem escondida nesse vídeo ela é o próximo passo para você conseguir conquistar um presente exclusivo boa sorte tutorial completo de roteiro de cinema você vai sair desse vídeo hoje escrevendo um roteiro pelo menos de um curtam metragem isso eu te garanto não só por conta das técnicas que eu vou te ensinar dos conceitos que eu vou te passar mas também por conta da Inspiração eu quero te dar gás eu quero te dar vontade de escrever que às vezes é isso que a gente fala que falta na gente é um empurrão é uma Sei
lá cara só uma inspiração mesmo pra gente poder começar escrever o nosso roteiro né antes de qualquer coisa eu preciso te explicar o que é que a gente vai ver na aula de hoje e também preciso te explicar quem eu sou porque é sempre bom a gente saber com o que que a gente tá aprendendo né então vamos lá o que que a gente vai ver nesse nosso grande tutorial nesse nosso aulão aqui de como escrever um roteiro de cinema primeiramente a importância do roteiro de cinema na verdade eu vou te mandar a real sobre
qual que é do roteiro de cinema porque muita gente fica ai falando muita besteira muito reboliço muita coisinha muita pompa eu vou mandar real para você da real importância do roteiro de cinema numa produção audiovisual numa produção cinematográfica tá nosso próximo tópico é formatação isso é o menos importante por que que a formatação do roteiro éo menos importante vou chegar nesse ponto quando a gente falar sobre isso terceiro aspecto a estrutura narrativa e o protagonista como os dois estão Entrelaçados isso é muito interessante quarto aspecto o método decifrando o roteiro as três fases da escrita
de um roteiro de cinema e logo depois fase um a preparação fase dois escrita fase três revisão e reescrita mas aí Quem é esse cara para falar sobre o roteiro de cinema quem é esse malucão aí dos cabelos maluco muito doido muito grande que tá falando sobre o roteiro muito prazer meu nome é Bruno buquer que eu tenho 28 anos e eu já dirigi e escrevi cinco curtas metragens um deles ganhador de dois prêmios incluindo de melhor roteiro que foi o filme sistema isolado e também recentemente dirigi escrevi produzi pós-produção vai chegar nas salas de
cinema ou nos streams eu ainda não sei como que vai ser a distribuição ah do do filme Tá e nesse exato momento eu tô na pré-produção do meu segundo longam metragem chamado the un Kenny incidents ainda não decidiu o título nacional para ele porque eu tô aqui no Canadá e a gente vai gravar o filme todo em inglês com elenco canadense vai ser muito bacana e o título brasileiro Seria algo como o incidente estranho e é um mocumentário é um falso documentário de suspense envolvendo discos vadores muito bacana né então vamos lá começar o nosso
tutorial inclusive esse formato aqui de tutorial completo eu fiz muito inspirado no Leandro Ladeira que é um cara que faz fala bastante sobre copywriting Eu gosto demais do conteúdo dele pensei Cara vou fazer a mesma coisa que ele tá fazendo só que sobre roteiros de cinema para ajudar a galera sem mais delongas vamos ao que interessa primeiramente vamos ver esse ponto que eu falei nosso primeiro aspecto nosso primeiro tópico a importância do roteiro de cinema eu não vou chegar para você aqui e ficar falando Ah o roteiro de cinema é o texto que os filmes
usam para não eu não vou te falar o que que é um roteiro eu não vou te falar ai o roteiro é importante ante porque ele dá voz a narrativa Não não é isso eu vou te falar do ponto de vista mais de indústria de mercado Qual é a importância do roteiro de um filme na produção de um filme Quando você vai começar a chamar pessoas no meu caso quando eu tava produzindo o meu longam metragem o código cicada quando eu tava chamando a galera para poder integrar para poder formar a equipe de produção do
filme Todo mundo o diretor de som diretor de arte o cameraman o assistente de direção o assistente de produção a produção principalmente todos eles cada um tinha as suas as suas questões cada um tinha as suas exigências os seus pedidos as suas as sua os seus pontos de agregar a produção mas todos eles em comum me fizeram a mesma pergunta quando eu abordei eles pela primeira vez e essa pergunta foi Cadê o roteiro todo mundo todos os chefes de departamento todos os assistentes todo mundo numa produção audiovisual antes deles começarem a trabalhar eles precisam do
roteiro do filme é o roteiro que dá base para tudo incluindo pro som incluindo pra direção de arte principalmente a direção de Arte precisa saber se o filme é um filme de época se é um filme que vai se passar nos anos 60 no Brasil ou nos anos 60 aqui no Canadá ou nos anos 60 na Europa é um filme que ele vai se passar num futuro pós-apocalíptico que é como é o caso do sistema isolado que é o meu curtom metragem que a direção de arte teve um papel assim Espetacular não atou ganhou prêmio
de melhor direção de arte ou é um filme que se passa nos dias atuais debaixo de um porão assim num porão aonde os os protagonistas vão viajar no passado que é o caso do meu curtam metragem mais recente o singularidade Então tudo isso é importante o roteiro precisa est na mão do diretor de arte ou da diretora de arte para eles saberem o que é que vai acontecer o que Quais são os elementos Quais são os elementos de cena que eles precisam criar que eles precisam comprar que eles precisam conseguir com alguém para est no
filme então a direção de Arte precisa do roteiro o diretor de som Ele precisa saber se o filme vai se passar num apartamento silencioso como esse se é um filme inteiro que é uma discussão entre um casal como antes do antes do da meia-noite que é um filme que eu gosto demais ou se ele é um filme de ação um duro de matada da vida que se passa num prédio que Tá dominado por terroristas e tem um cara lá dentro que vai resolver a parada toda Então tudo isso influencia em como esse som vai ser
captado então o filme Vai ter muito barulho o filme não vai ter muito barulho vai ser um filme mais intimista vai ser um filme meio termo o diretor de som a galera da equipe do som do filme Eles precisam saber disso então por isso que o roteiro é tão importante o Jorge Furtado falou uma vez e num curso que eu fiz com ele online que o roteiro de um filme ele é o mapa de toda produção audiovisual todo mundo usa aquele mapa como um guia para saber para onde eles estão indo para saber qual é
o objetivo que eles querem chegar essa é uma definição que eu acho sensacional e que eu tento repassar para todo mundo e sempre acreditando no Jorge Furtado que é um cara que eu sou muito fã e ele escreveu e dirigiu o homem que copiava ah o meu tio matou um cara saneamento básico filme que é o meu filme nacional Favorito então eu recomendo demais essa fala dele porque eu acho que ela ela sintetiza muito bem a real importância do roteiro de cinema o que nos leva ao próximo tópico que é a formatação do seu roteiro
é o menos importante Bruno Que conversa é essa rapaz que a formatação é o menos importante por muito tempo eu perdi tempo e muita gente vem de vez em quando vem me perguntar Bruno eu tô escrevendo uma cena que tá no celular e corta para ele dentro do carro e corta para ele chegando no aeroporto e como é que eu escrevo essa cena o que que eu coloco no cabeçalho o que isso é o menos importante na verdade o que eu ensino para você não é formatação de roteiro a formatação do roteiro em si você
consegue aprender em pouquíssimos minutos em qualquer tutorial no YouTube é só pesquisar formatação de roteiro o mais importante que você precisa se preocupar é com a história e você não pode ter nenhuma limitação não pode ter nenhuma nenhuma barreira nenhum impedimento que te desvincule do escrever a história da criação dos personagens da criação daquelas cenas da criação daquele universo daquela narrativa Então você precisa se preocupar mais e com a história do que com a formatação a formatação a gente pode resolver isso depois agora a história ela tem que ser o coração ela tem que ser
a sua maior preocupação nesse exato momento o Tyler mory que é um cara que eu gosto também demais aqui no YouTube que ele fala sobre o roteiro só que ele fala em inglês infelizmente os conteúdos dele não estão em português ele fala tem um vídeo dele chamado assim pare de dar feedback sobre formatação e passe a dar feedback sobre a história não importa como é que a pessoa tá descrevendo uma cena lógico ela tem que ser objetiva ela tem que ser Clara na descrição das cenas dela ela tem que ser Clara na construção dos diálogos
dela mas isso é o menos importante Será que a narrativa tá funcionando Será que os diálogos são bacanas Será que os personagens estão sendo cativantes pro público Será que a gente tá realmente investido naquela história será que a gente tá com vontade de descobrir o final é isso que você tem que ficar mais preocupado o tempo todo Será que a minha história tá funcionando a formatação você pode aprender depois até porque você pode usar softwares e sites como Celtics como writer doits todos eles são são ferramentas que elas Eles já vão formatando o roteiro para
você em tempo real Lógico que você também precisa ter uma um conhecimento básico de construção de cabeçalho É sempre bom você saber muito bem como descrever aquela cena como descrever aquilo que você tá fazendo então tudo isso é importantíssimo mas não é o essencial o mais importante que você precisa aprender é a narrativa é como aquela história vai funcionar não existe história ruim Existe história mal contada toda ideia pode se tornar uma boa história talvez você só não descobriu a maneira ideal de contar essa história e é por isso que você precisa das Ferramentas corretas
e saber aplicar essas ferramentas muita gente fala da jornada do Herói por exemplo como uma grande Salvadora da Pátria como uma grande estrutura mor narrativa mas aí quando você pega a jornada do Herói e vai tentar aplicar na sua história Muitos daqueles pontos não encaixam na sua história então é sempre interessante você ter ferramentas que se adaptem que se adaptem melhor dizendo a o que você quer construir a história que você quer contar e também como aplicar essas ferramentas nas suas histórias e a gente vai falar um pouquinho sobre isso aqui hoje também tá gostando
do conteúdo não esquece do like Não esquece de se inscrever no canal pra gente poder trazer mais tutoriais completos relacionados a roteiro e também relacionados a outras áreas do cinema aqui para vocês gratuitamente Tá bom vamos pro nosso próximo tópico agora que é a estrutura narrativa e o protagonista eu vou pegar aqui um livro que eu comprei recentemente que é de uma técnica que eu já ensino no meu curso de roteiro o decifrando roteiro Porque antes eu comprar esse livro esse livro não nunca foi lançado no Brasil ele só tem aqui no Canadá e nos
Estados Unidos eu comprei esse livro nem terminei de ler ele ainda mas ah eu tô no comecinho Mas ele já é sensacional assim as coisas os conceitos que a autora dele traz e eu já falei demais dele lá no meu curso decifrando roteiro já falei demais dele aqui no canal no YouTube em lives que eu já fiz sobre a escrita de roteiro que é o The nutshell technique da Dill chamberlin nesse livro ela basicamente ela explica esse conceito que ela criou que é a nutshell technique a técnica da nutshell que ela basicamente criou isso aqui
eu vou pedir pro meu editor colocar para vocês aí na tela completa esse esse bit sheet dela que ela fez para você encaixar os elementos da sua história para você descobrir se a sua história tá funcionando e ela fala que história e estrutura são a mesma coisa eu não concordo 100% com isso eu acho que história e estrutura tem a história precisa da estrutura a estrutura é o esqueleto que sustenta esse esse corpo que é a história de pé mas eu não acho que seja a mesma coisa ela defende que sim só que aqui ela
explica um negócio que é o seguinte que é muito interessante a sua história é o seu personagem e vice-versa o seu personagem é a história do seu filme A sua história ela precisa funcionar para aquele protagonista e só para ele faça a seguinte pergunta para você mesmo pega a sua história nesse exato momento pensa na nela o meu protagonista tira ele coloca outro no lugar a história permanece a mesma ou ela muda completamente ela usa aqui o exemplo do dia o dia da marmota né que é o feitiço do tempo né que é aquele filme
com Tom Hanks que se você tira aquele protagonista da história a história muda completamente eu vou pegar aqui outros exemplos agora de cabeça o Beleza Americana com Kevin Space se você tira o protagonista daquele filme coloca qualquer outro homem você coloca um homem bem-sucedido um pai de família cuja família tá completamente estruturada completamente feliz todo mundo Alegre todo mundo certinho a história não acontece o Beleza Americana só funciona do jeito que ele é Como essa grande crítica ao american way of life digamos assim por conta do protagonista ser do jeito fracassado digamos assim que ele
é porque ele precisa passar pela jornada de transformação que ele passa durante o filme PR a história poder fazer sentido o próprio Poderoso Chefão o primeiríssimo muita gente pensa que o dom Vit Corleone é o protagonista da história eu não acredito que seja o protagonista para mim na verdade é o Michael corleon na verdade eu não acho não é óbvio O Michael é o protagonista Agora imagina se o Poderoso Chefão fosse protagonizado pelo Sony o irmão dele a história vai ser completamente diferente o sonio é esquentadinho o sonio tem outra maneira de agir com as
pessoas o sonio ele parte pra agressão ele parte pra briga enquanto o Michael ele é mais estratégico ele é mais frio ele pensa que tá fazendo certo mas várias vezes as suas decisões têm resultados catastróficos e isso faz todo sentido com essa jornada de ruína do personagem que não somente acontece no primeiro filme Mas acontece no decorrer da trilogia tiram Michael Corleone coloca o Fredo Vixi aí que a história muda mesmo isso já aconteceu comigo já peguei roteiros meus que eu escrevi no passado que nunca foram produzidos graças a Deus e eu pensei cara olha
se eu Trocasse o protagonista dessa história o filme ia ser completamente diferente e a jut Berlin também fala um negócio muito bacana nesse livro que é a diferença entre uma história e uma situação uma situação é uma história que acontece da seguinte maneira uma coisa acontece depois uma outra coisa acontece e depois uma outra coisa acontece e depois uma outra coisa acontece já uma história é bem mais complexa do que isso numa história de verdade uma coisa acontece que desencadeia uma outra coisa que desperta várias linhas narrativas da par daí uma com causa na outra
um personagem toma decisão aqui afeta o de cima o de cima toma decisão afeta um terceiro personagem a cadeia de acontecimentos é muito mais complexas e elas seguem uma linha de causa e reação muito intrínseca E aí a sua história ela é uma série de acontecimentos que vão acontecendo e acontece e acontece ou ela é uma série de acontecimentos que um gera o outro que cria uma nova reflexão sobre um acontecimento passado que despertam um questionamento interno na cabeça do protagonista como que é a sua história já parou para pensar sobre sobre isso e vamos
falar agora sobre o método decifrando roteiro que é o nome do nosso curso de roteiro que já formou mais de 3.000 roteiristas em seis países é rapaz não é pouca coisa não viu lá no decifrando do roteiro eu explico esse método que é dividido em três fases que eu chamo de três fases da escrita de um roteiro a primeira fase é a preparação é onde você vai conceber a sua história você vai prepará-la você vai criar quase como uma bibliografia que você vai consultar durante toda a sua escrita do seu roteiro você vai criar o
material base da sua história você vai saber o começo meio fim a jornada doss personagens como começa como segue e como termina para só depois você ir pra segunda fase que é a escrita do seu roteiro E aqui onde muita gente peca Claro que eu não tô aqui para cagar a regra digamos assim e dizer para você o que você tem que fazer o que não tem que e o que não tem que fazer eu não tô aqui para isso eu tô aqui para te dar sugestões e te mostrar o método que eu uso e
que tem funcionado comigo e que foi esse método que eu apliquei no roteiro do meu curtam metragem sistema isolado que ganhou um prêmio de melhor roteiro recentemente o que eu faço que eu aprendi também com Tyler mory que ele fez um experimento de escrever um roteiro do zero em 48 horas e ele conseguiu é você fazer um Sprint de escrita você vai escrever o mais rápido possível só para terminar aquele texto quanto antes porque o seu roteiro na verdade de verdade ele vai nascer de verdade na terceira fase que é a revisão e reescrita do
seu roteiro que aí sim essa vai demorar pelo menos um mês tá você vai levar pelo menos um mês reescrever vendo o seu roteiro Quando eu digo Pelo menos é pelo menos cada um tem a sua tem o seu método cada um tem o seu tempo de escrita cada roteiro vai pedir um tempo de escrita diferente para você então cada história tem a sua necessidade vamos agora explicar passo a passo cada uma dessas fases primeira fase a preparação na preparação do seu roteiro você vai ter algumas subetapas dentro dessa etapa a primeira de todas que
eu recomendo que você faça é você fazer um outline o que que é um outline é um rascunho da sua história como que eu fiz o outline do un Ken incident que é o roteiro que eu tô trabalhando nesse exato momento eu peguei um caderno e escrevi a mão comecei a rascunhar mesmo e eu falei ah vai acontecer isso a história é assim a história é assada o personagem é esse assim assim assado eu já tinha pensado na ideia já tinha tido a ideia já tinha concebido na minha cabeça todo o raciocínio por trás da
história mas eu precisava colocar no papel e você colocar no papel é importantíssimo porque você começa a perceber as fragilidades da sua história para você já ir corrigindo Então teve uma página lá inteira eu escrevi uma página inteira à mão e eu rasguei ela e segui a história porque ela não tava funcionando assim como também você vai perceber coisas que já estão boas mas elas podem ser melhores E você também vai desenvolver novas ideias enquanto você tá escrevendo então escrever é muito importante eu conheço muito roteirista de pensamento já que eu ouvi falar desse termo
roteirista de pensamento Acabei de inventar mas nada mais é do que aquele cara que diz que é roteirista você pergunta quantos roteiros você já escreveu ele fala não eu tive uma ideia Nossa essa min ideia aqui é genial essa ideia vale milhões Essa Ideia vai me trazer muito dinheiro vale um bom filme mas o cara não tem nenhum roteiro escrito nem curta metragem Então como é que o cara se diz roteirista como é que o cara quer perseverar nessa área do roteiro sendo que ele nunca escreveu nada ele só tem ideias ele só tem concepções
na cabeça dele sabe então você precisa sentar a bunda na cadeira e escrever e aí faz na mão ou faz no computador fica à vontade disso você vai passar a limpo digamos assim essa história mas você vai aumentá-la nesse caderninho que eu tenho é um caderninho pequeno assim dessa desse desse tamanho é ele deu umas quatro ou cinco páginas de rascunho geral da história tá e eu fui fazendo por tópicos tópico um pá P pá acontece isso daí depois acontece isso depois acontece isso E aí você faz todo esse processo E aí depois você vai
passar el limpo no computador para um argumento ou sinopse longa lá noe Fernando roteiro uso esse termo sinopse longa que é o mesmo termo usado pelo doc Comparato autor do livro da criação ao roteiro que é um livro que eu recomendo demais lá no Brasil eu não trouxe ele aqui pro Canadá infelizmente mas lá no Brasil ele era meu livrinho de cabeceira sempre consultava recomendo demais o DOC gosto demais do Doc e do livro dele e esse argumento ou sinopse long ele pode ter até 20 páginas mas geralmente quando eu escrevo sempre fica com oito
no páginas vezes 10 e é o suficiente tá eu nunca escrevi uma sinopse longa com 20 páginas Só se você realmente quiser descrever cena por cena fala por fala mas não tem necessidade de você fazer isso e é o argumento a sinops longa é prosa simplesmente prosa vai acontecendo isso o Fulano fala isso aquilo acontece piriri pororó e você vai descrevendo a sua história do começo ao fim uma outra etapa que você pode fazer que geralmente eu não faço porque sei lá quando eu escrevo o argumento eu já tô com a ideia tão fresca na
cabeça que eu não preciso fazer essa etapa mas eu realmente recomendo que você Experimente testá-lo eu já testei e funcionou mas depois acabei deixando de fora do meu workflow porque enfim questões pessoais mesmo e é legal isso porque você pode pegar o que funciona o que não funciona de todas essas ferramentas e deixar com você só o que você realmente gosta tô enrolando demais mas eu tô falando da escaleta que é onde você vai fazer uma um esqueleto do seu roteiro você vai realmente falar cena um interna casa do fulano de tal noite e aí
você faz uma descrição de uma duas linhas no máximo do que acontece naquela cena fulando de tal tá na casa do cicrano ele fala isso isso isso depois vai embora pronto é isso não coloca diálogo nada é só para você ver o esqueleto da sua história e você alterar a ordem das cenas você cortar uma cena Opa tô sentindo falta de uma cena assim assim assado Onde que eu posso encaixar essa cena Opa aqui entre a cena 15 e a cena 16 vai ter uma cena nova aqui é que vai ser uma cena melhor para
contar melhor a história desse personagem para desenvolver melhor um aspecto da personalidade dele isso é muito importante para você entender como que tá funcionando a estrutura da sua história e aí só após você ter tudo isso eu recomendo que você realmente parta pra escrita o Tyler mory no canal dele e agora já falando da fase dois a escrita do roteiro o Tyler mory ele fez esse experimento maluco de escrever um roteiro de longa metragem do zero em 48 horas ele fez isso na verdade como um grande experimento e uma maneira de empurrar a galera e
mostrar para eles que a procrastinação é um dos piores um dos mais temidos um dos mais pavorosos Inimigos de um roteirista ou escritor e quando você coloca um prazo apertado que você tem que finalizar senão você vai sei lá morrer brincadeira você começa a enxergar as coisas de outra forma e você começa a agir de outra forma e é isso que eu acho muito interessante desse método dele e também porque você precisa ter alguma coisa existente para você trabalhar em cima daquilo o que que eu tô falando em relação a isso imagina um Escultor O
Escultor ele pega aquela pedra bruta ele bate uma vez e sai a a estátua perfeita Lógico que não ele precisa da pedra bruta existir para ele poder lapidando ela até ele chegar naquela escultura fenomenal que a gente a gente sempre vê como o resultado de um grande trabalho de um grande Escultor a mesma coisa acontece no roteiro só que o roteiro na escrita narrativa você precisa criar você precisa construir do zero produzir essa pedra bruta essa pedra bruta pode ser o seu argumento lógico mas eu recomendo que esse essa pedra bruta já seja o roteiro
inteiro sabe fo que eu fiz um código picada eu escrevi o roteiro do código picada em três dias mas antes de falar sobre isso eu peguei esse método do Tyler mory e eu adaptei ele pra minha realidade Então o que foi que eu fiz uma H duas semanas anota isso aí é muito importante uma duas semanas preparando a história desenvolvendo os personagens na sua cabeça escrevendo faz outline faz o argumento reescreve o argumento faz a escaleta usa os métodos que você quiser após isso três a 5 dias de 8 a 12 horas por dia escrevendo
e aí você vai ó fazer um Sprint de escrita para ter essa pedra bruta na sua mão o quanto antes para você começar a lapidar ela e depois pelo menos um mês preparando dando revisando reescrevendo o roteiro no código cicada voltando pro que eu tava falando eu tinha escrito o roteiro em três dias certo eu levei um mês reescrevendo o roteiro e mais um mês só reescrevendo as falas mas isso eu já tava ensaiando com elenco já tava prestes a gravar aí nisso eu levei mais um mês só reescrevendo os diálogos mas aí cada um
vai ter os seus processos tá eu também já tava na pré-produção do filme já tava vendo locação fechando o contrato com todo mundo da equipe então era outro workflow se você tá sozinho agora só escrevendo no roteiro talvez você leve mais tempo talvez você leve menos tempo tá então e também talvez você nem precise tanto tempo reescrevendo os os diálogos cada um com seu cada qual cada um tem o seu processo cada um tem a sua realidade eu respeito demais isso tá E nesse exato momento hoje inclusive eu vou escrever mais 10 páginas do in
canny incident nesse caso como eu tô trabalhando aqui gravando essa aula para vocês tô fazendo conteúdo para as minhas outras páginas eu tô trabalhando aqui no Canadá para empresa de marketing daqui eu tô tendo reuniões gravando podcast fazendo um monte de mil coisa no mesmo tempo eu não consigo mais na minha atual circunstância escrever 10 12 horas no dia quando eu fiz o cicada era 10 12 horas no dia em três dias eu escrevi e depois o sistema isolado eu demorei um pouquinho mais porque eu não tinha preparado muito bem a minha história quando eu
escrevi o roteiro do longam metragem do sistema do sistema isolado que já tá escrito já tem 2 anos eu levei CCO dias tá escrevendo 10 a 12 horas por dia mas eu não preparei direito e foi um grande uma grande lição você tem que preparar E focar na preparação porque senão Ó você tá lascado na atual circunstância eu tô escrevendo apenas por 1 hora a 2 horas por dia e ainda assim eu estou conseguindo escrever 10 páginas de roteiro mas por o meu argumento tá muito sólido muito sólido eu levei uma semana escrevendo todos os
dias o argumento eu já tinha feito o outline antes antes antes disso eu já estava pensando na história há muito tempo então tudo foi muito bem preparado muito bem respaldado embasado para eu poder sentar aqui escrever o roteiro agora e est escrevendo 10 páginas por dia em apenas uma a duas horas eu fico pensando se eu tivesse parado para escrever o roteiro de uma vez eu acho que em dois dias talvez eu se eu tivesse escrevendo 10 a 12 horas por dia eu conseguiria escrever e a ideia é nessa essa semana acho que amanhã ou
depois eu devo Terminar o roteiro esse roteiro Eu já coloquei na cabeça que vai ter 80 páginas só porque ele é um documentário um falso documentário então ele tem toda uma pegada diferente e ele vai ter por volta de de 80 páginas que é a duração que eu quero pro filme 1 20 eu acho que uma duração excelente para ele e uma coisa que você tem que colocar na sua cabeça é a escrita você começa do começo e você só termina no final tá o que que eu quero dizer com isso você não vai ficar
parando para revisar o que você escreveu você não vai ficar parando para olhar de novo e tipo Hum será que aquela cena que eu escrevi tá boa deixa eu ler de novo não só lê para se embasar por exemplo no meu caso de um dia pro outro eu paro leio a última cena só para poder saber onde é que a história está onde é que a história tá ela tá aqui opa vou seguido aqui só para eu entrar no no flow de novo entrar no fluxo da história de novo ler o argumento de novo Opa
o que que vai acontecer depois vai acontecer isso pronto entra no flow e vou escrevendo tá não volta para reescrever porque a reescrita e a revisão ainda vai acontecer tá terceira e última fase da nossa escrita do roteiro revisão e reescrita Rapaz o que que é isso a revisão e reescrita é quando você vai revisar e reescrever o seu roteiro obviamente mas não é tão simples assim uma coisa que eu fiz no cicada que eu recomendo que você faça é ler o roteiro foi isso que primeira coisa que eu fiz exportei o pdf li o
roteiro eu tenho um tablet Então eu fui Corrigindo o roteiro em cima do do roteiro mesmo que eu tinha feito assim no do PDF Não precisei eh imprimir imprimir Mas você pode fazer isso no Google Docs ou você pode fazer em algum outro aplicativo até mesmo acho que no Adobe Acrobat você consegue colocar comentários durante todo o pdf escolhe alum a ferramenta do seu do seu da sua preferência faz a revisão Anota tudo que você quer o que você quer que alterar no seu roteiro E aí posteriormente você volta e vai fazer o seguinte é
um pouco trabalhoso demais mas é uma questão minha assim porque eu eu gosto de trabalho pesado de tá lá dedicado e sentir que eu tô realmente escrevendo a parada eu abri o roteiro de um lado e abri um roteiro novo em branco do outro eu fui copiando e colando as partes que já faziam sentido para mim que eu Opa ISS aqui eu quero manter e eu ia escrevendo do zero o resto e o que eu escrevi do zero do código cicada foi coisa de por volta de entre 60 e 70% do roteiro eu só mantive
ali alguns parágrafos fiz algumas cenas alguns diálogos só teve personagem que mudou de sexo teve personagem que não existia que apareceu teve o grande plot Twist do filme no final não existia no primeiro tratamento só existiu a partir do segundo porque quando eu li o roteiro Cara eu tô sentindo falta de uma grande um grande Tchan no final desse roteiro o que que pode ser Primeira ideia que eu tive já funcionou escrevi Li com alguns amigos pedi opinião eles amaram plat Twist não esperavam gostaram disseram que fez sentido com a história pronto vamos que vamos
e esse processo de revisão reescrita eu fiz isso e eu recomendo demais que vocês façam isso porque você vai melhorar muito com o roteiro já no segundo ou terceiro tratamento de você já ter reescrito o roteiro inteiro marque com alguns amigos seus que gostam de cinema que gostam de ver filmes que gostam dos filmes do gênero que você gosta que você quer escrever e você vai sentar com eles lado a lado para você poder ler o roteiro com eles e colher o feedback deles eu escolhi não chamar amigos que são críticos de cinema muito menos
roteiristas porque esses dois tipos de profissionais eles têm certos vícios nos seus olhares então o roteirista ele vai analisar o roteiro de um ponto de vista Geralmente eu falo isso por experiência própria de já ter mandado roteiros meus para outros roteiristas que eu sabia que estavam bons os roteiros que eu produzzi esses roteiros esses roteiros viraram filmes o público amou mas esses amigos roteiristas me pediram para mudar coisas essenciais da história que que no na visão deles como roteiristas na escrita deles fazia sentido mas não fazia na minha escrita então por isso que ah Bruno
deixa eu fazer aqui uma crítica construtiva Cuidado nem toda crítica construtiva é válida pro seu roteiro tá todas elas são bem-vindas no no ponto de vista de de ouvi-las Tá mas não no ponto de vista de absorvê-las e levá-las em consideração escute todas mas leve em consideração as que fazem mais sentido por isso que eu preferi isso ouvir o público Então eu chamei amigos meus que gostam de ver filmes que eles não são críticos de cinema formados fizeram curso ou exercem a crítica eles não são roteiristas muito menos cineastas eu queria amigos que amam cinema
que estão sempre vendo filme que gostam de ver filme porque esse é o meu público alvo Então fez muito sentido e Eles me passaram alterações sensacionais que fizeram muito sentido pra história e eu agradeço demais eles tanto que eles vão receber cada uma cópia do filme assim que o filme estiver pronto eles vão ver o filme em primeira mão como agradecimento por eles terem particip eh participado desse processo de revisão e reescrita E agora se você quiser dar o próximo passo na sua jornada como roteirista de cinema como escritor o nosso método deci frando roteiro
ele funciona para roteiristas de quadrinhos de games até livros nós temos alunos que publicaram livros que zeraram o estoque nós temos alunos que escrevem roteiros para canais no YouTube com mais de 1 milhão de seguidores isso tudo é muito especial muito importante assim para mim como professor é mas é mais importante ainda para eles esses resultados só que isso aqui que eu falei para você é só a pontinha do iceberg eu tô conversando com você aqui por aproximadamente 30 minutos certo só que o meu método decifrando o roteiro ele tem mais de 13 horas e
dois bônus que somando tudo dá mais de 20 horas de conteúdo para você realmente aprender a escrever os roteiros dos filmes da sua vida sejam eles suspenses terror comédia romântica comédia um drama um filme de ação não importa a metodologia de escrita é a mesma e se você quiser tirar as suas ideias da sua cabeça e finalmente colocar no papel e quem sabe um dia trazer elas pra vida a forma mais acessível assertiva e comprovada é o método decifrando o roteiro e os nossos alunos não deixam a gente mentir a gente tem uma média de
avaliação de 4.8 estrelas de cinco entre os nossos mais de 3.000 alunos na verdade são 3200 em seis países Brasil Itália Japão Portugal Irlanda e na Espanha também o link para você se inscrever no decifrando roteiro tá aqui embaixo e a gente ainda tem um grupo de alunos que eles estão sempre lá trocando ideia e trocando trabalhos também aconteceu essa semana duas vezes o link para você se inscrever no decifrando roteiro tá aqui embaixo na descrição curte esse vídeo que é muito importante Segue o nosso perfil aqui pra gente poder trazer mais dicas para vocês
de roteiro e comenta aqui embaixo Qual o assunto que você quer ver no nosso próximo tutorial completo Um forte abraço para você e bora escrever