Este Vídeo é Antológico e Histórico, Nele o Professor Clóvis Moura Reflete Sobre a História do Brasi...
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E aí E aí é porque a cultura que que nós temos no Brasil educação também é a cultura do colonizador e quer dizer desde a língua até a as estruturas de acesso ao aos meios de Cultura a trajetória ainda na muito diferente da trajetória da época do Brasil colonial na verdade você Antigamente você ia para Coimbra quero os filhos dos Senhores de escravos no para Coimbra para aprender o português e depois chegarem falando com hastes a mente e todo aquele cidadão aquele elemento do povo que não falasse os pronomes colocados no devido lugar é um considerado analfabeto a sua linguagem era chula etc etc então com isso se excluiu e a cultura uma a grande massa do povo brasileiro e é like ficou através da do monopólio da cultura monopolizando também saber bom então na na educação você vai encontrar mesma coisa em 1850 o melhor 58 eu não me lembro estou enganado você vai encontrar no uma lei no da prof e em Sergipe excluido das escolas e os os contaminados por doenças contagiosas e os negros que está lá com todas as letras Ah entendeu Quem quer ser o escravos quer sejam Livres Eu amo você ver como a a cultura uma cultura É de fato uma dos polos de dominação como se controla no Brasil e o saber o saber o até hoje quando nós nos referimos à ao problema de como se transmitir o conhecimento para a população de modo geral você vai ver o problema das escolas do Brasil tampão de Privilégio quer dizer a escola pública no Brasil é uma é uma brincadeira em relação a necessidade de educação da população pobre carente da população que cobra praticamente o grande contingente da população brasileira Então esse esse grande contingente é só não brancos é porque aí o processo seletivo se realizou historicamente de tal maneira que você vai encontrar desde o início a a seleção quer dizer a tropas de brancos e pardos e de negros tropas você vai encontrar na própria a seleção do sacerdócio no Brasil irmandades negras irmandades brancas São Paulo tem a irmandade dos negros do Rosário não é quem A Irmandade do dos pagos que funciona no carmo e tem a irmandade dos homens brancos também Ah então quer dizer você ver como eles selecionaram de tal maneira que hierarquizar um etnicamente a sociedade brasileira Ah então tá dizendo assim a miscigenação democratizou não democratizou a miscigenação primeiro aqui usou etnicamente porque o que eu devo um conteúdo de valor um julgamento de valor em cada cor da pele cada quanto mais eu fiz de aproximava das matrizes africanas as matrizes mineiras será desqualificado e quanto mais eu me aproximava da Matriz branca que era o ideal tipo eu era qualificado tá aí o quê é tipo depois poderíamos conversar sobre isso ocorre uma uma tentativa de fuga do da população negra das suas raízes Então ninguém queria ser negro no Brasil aí se inventou é mulato se inventou Moreno escuro Moreno Jambo aí não sei o quê e todo mundo a medida em que podia fugir das suas matrizes jamais Denílson ele o download no último recenseamento por 130 130 e poucas formas do da população não branca se alto qualificar até direção de cor de burro quando foge Mas é uma escamoteaçao neurótica Por que você foge do concreto e cria uma realidade simbólica dessa realidade simbólica e uma realidade neurótica então etnicamente o brasileiro neurótico que foge das origens esconde a realidade e cria um mito em cima dessa realidade para fugir da Top bom então quando se fala e no problema étnico no Brasil eu sempre digo assim a a solução tem que ser uma solução que ainda eu acho que ainda nós não encontramos a solução brasileira a própria Ah entendi eu acho que o que está acontecendo é um pouco de marcar a criação das soluções nas Americanas Ah e não estão dando certo certas duas Estados Unidos bom e nós Já começamos a imitar aqui por exemplo o problema das cotas e nos Estados Unidos esse problema das cotas sem serem discutidos desde de 1. 100 1960 e poucos bom agora se discute para resolver o pão de uma minoria a minoria que a minoria étnica negra dos Estados Unidos porque duas Estados Unidos não tem esse Gradiente étnico do Brasil ou você é negro por você é branco então a solução vai se encontrar dentro dessa realidade e agora no Brasil são praticamente cinquenta por cento de dão brancos de de afro-descendentes e faz o Brasil país pobre e além do pobre é um país em que praticamente toda a renda Nacional está ou no estado ou na mão depois de poucas famílias sabe poucos agentes a coluna só e quando o você levanta esse problema e você vai dizer assim bom a 47 e quarenta por cento da população brasileira é não branca então ele mas ela não se considerava pelo menos até agora Negra e ela se diluir 1 Gradiente Gradiente étnico eu sou morena sou morena clara você ver as vezes e filmes americanos a atrizes negras que no Brasil se não consideradas brancos morenas tá entendendo aí como o português conseguiu isto porque como ela nação pequena não poderia dominar uma um subcontinente através da segregação nos Estados Unidos Ele criou isso que então se diz que o português foi um colonizador Benigno por isso que foi embora não foi uma estratégia de dominação nada tá então eu acho que quando nós vamos discutir agora esse problema e vamos ver se vamos dizer o problema das cotas que foi aprovada agora nas universidades e quem vai se apresentar comigo na zona e quem antes dizia que não era E por que que eu mais bloqueado viu por exemplo nos Estados onde não tem mulato aqui o cara dizer você dissesse você dentro não não sou negro sou um gato um gato para eles já é um status étnico Picos o separa da comunidade de verdade tá grande massa negra que você vê que está praticamente sendo desembarca no Brasil é a então aí vamos Possivelmente cinco bem haja e essa esta proposta assim de cotas haja também por outro lado não se deve participar aconteceu possa é um alta o auto afirmação de que antes não se julgava negro ata bem essa possibilidade e o auto auto determinação de reconhecimento da sua das suas origens e haja uma um florescimento consciência étnica no Brasil é possível também isso a gente tem que abrir as diversas peças agora e por outro lado tem um problema do Estado [Música] e a nós vamos ver que o estado do Brasil e do estado do Brasil é o estado e que praticamente desde que ele foi criado a independência e ele só defende Gillette e veja os primeiros seis meses seis meses da colônia até as oligarquias latifundiárias é de hoje que ainda dominam praticamente o corpo o sistema político brasileiro Então até que. e o estado brasileiro vai ter em Curitiba e para administrar essa essa virada democrática que vai se dar ponto de vista étnico o isenção é e a é até que ponto esses mecanismos de democratização não vão ser barrados por uma série de mecanismos [Música] é de e contenção e são coisas só são perguntas que eu faço a mim transmitir as perguntas pressão dúvidas E no momento em que a gente está a uma Encruzilhada violentíssima no mundo inteiro a raposa racistas estão praticamente de ofensiva na Europa o Brasil e vamos ver então até que ponto essas medidas que são a transformadas em medidas burocráticas podem se efetivar dentro dessa estrutura é acionária dessa estrutura de dominação semicolonial que o estado brasileiro representa se você ver que é e quando nós pegamos o problema da e da vamos ver se dar de polícia [Música] e os diplomatas todos dizem não mas não nós não temos absolutamente nenhum preconceito contra A falsificação dos negros processo de democrático de um é membro da Marcos Mas acontece aqui assim aí é que entra o problema do fato em si o que a realidade e das leis e praticamente tento cobrir ou neutralizar essa carga E aí então eles terminem uma formas de dizer por que tu não aceita um de provar como vão criar também me marcou mas quando acertar o mesmo Universidade não dizendo que é porque ele mesmo Vai escolhe fica por outra bem Raso eu não sabia do meu uma vez eu estava viajando e eu vi assim tá porque a a Nossa Alegria quando tive hora acabar com a estabilidade de funcionários no não é assista porque é o funcionário é julgado pela assiduidade pelas não sei que ela aí eu tô colocando verdade no meio aqui no estereótipo do negro É verdade quer dizer então Isto é que me preocupa que as leis do Brasil vai ser ou não ser cumprido Depende de voltar a gostar dos lativo ou judiciário e o meu executar acabou Oi e a gente vê tá aí no Você viu o problema do movimento sem-terra dizer ah mas aqui na karajá eu adoro não foi ainda julgado a gente vê como a justiça é uma definição de classe e não é melhor Justiça branca Ah entendeu o time pelo contrário [Música] e você vê o seguinte o a maioria dos capitães-do-mato era o mesmo é muito mulatos que era negócio negócio de nego aqueles que bate nos dos escravos no pelourinho Também e muitos eram recrutados como escravos você pega o problema dos carrascos que no Brasil não tinha a profissão de carrasco então eles eram escolhidos entre aqueles que tinham sido condenados diminuiu a pena para você enforcar que praticamente 99 porcento dos enforcados durante a existência o Brasil forma de bicicleta Então é isso que eu tô te falando é difícil a gente vê ordenar do ponto de vista democrático tu pode democracia racial que se ser as "a sociedade brasileira porque a mecanismos Centenário segurando a localização Oi gente é a gente se iludir a acreditar que as palavras bonitas do Fernando Henrique Cardoso O que significa o que significa alguma coisa do comunista concreta com da Guiné aqui numa retórica o ensina de uma realidade que ele sabe que é outra não é aquela que ele está falando ele sabe muito bem conheço tá vendo Aí ficamos amigos certo você quiser grande mas ele sabe tá mentindo e você sabe tranquilamente tá mentindo que a realidade não é aquela que ele sabe dizer aquelas medidas no primeiro Escalão burocrata operação já que se começa a ver como é que vai se reverter a coisa que aquela e é assim não deve preciso ir no dia a a comunidade Negra Ela precisa é a comunidade precisa saber ela vai apanhar um pouco porque é e do lado vai haver essa vamos ver se os bem camistas de dominação e de outro lado e qual é a vida dele um do outro a própria comunidade Negra a gente que você cobre taças para água [Música] E aí e não forte movimento de e eu acho que um problema seguinte é o a o movimento negro é que hoje eu podia falar com movimentos negros né mas você vê o seguinte quando ele surgiu se calhar tava lá na escadaria do municipal foi o segundo carro que foi discurso lá foi o trator no comigo e é ele era um era o movimento politizado eu tinha uma proposta política independente bom então o que quando veio a chamada com a abertura política quando foram criados os partidos políticos o que que aconteceu e o movimento negro que era um informe-se e dissolveu nos partidos eu quero um e com uma proposta porque de solução do problema racial no Brasil mas no fundo era um partido que nunca tinham pensado nesse problema o que pegar eles pegaram os negros lá para cortar e para ajudar na vamos de assinar popularização do desporto a nenhum partido tinha uma proposta e não trazia uma proposta na sua história o que justificasse os negros entrar nessa PA a entrar porque o que era a exatamente aula por isso o resultado hoje a mais amigos discutido com medo jogo conheço muito bem essas coisas e às vezes até de uma forma caluniosa quando chego as eleições assim crescente de negão aí para participar da chapa Eles brigam mas é um negócio assim que mas não tem sentido agora eu pego falam parte do nego não sei também não e exatamente por isso porque os negros aba grande população negra no Brasil não se auto-identificam como um grande e se nós tivéssemos possibilidade de formar um partido não partir do negro para o partido assim para nos dizer de técnicas oprimidos da das raças oprimidos para usar um termo que nós vamos lá então aí havia a possibilidade de uma do deslocamento um dos polos de poder é Mas como isso não é possível e e também nós não podemos viver do que as utopias só são válidas quando são realizadas então deixa de ser o tupia então eu acho o seguinte é uma problema e para para nós estudarmos e para nós Ainda temos uma é uma visão assim de de dúvidas por exemplo eu acho que se devia criar uma comissão crítica sobre essa nova lei das cotas não é como vão ser aplicadas se a o a comunidade vai participar em que ele vai participar como é que ela pode controlar calcular o nível de Controle qual é o nível de decisório que ela vai ter tudo isto é um problema ainda para ser discutido que nos Estados Unidos já tem e tem partes crítica já disse para esse projeto de cotas Inclusive das Universidades inclusive de elementos negros.
Alto inventar conversando com um amigo meu que Verde lá foi estudar Exatamente isso e só dá pra ver aqui um monte de gente encontra isso descontente é e agora por esse descontentamento têm causas diferentes isso também a gente tem que analisar Então vamos ver eu acho que o problema é agora o movimento negro significar em termos de uma proposta de controle de como essas coisas vão ser distribuídas tirar da mão do ministério criar uma uma comissão autônoma para dirigir esse processo e processo encaminhar já o a acordar de seguida para o ministério que se cai na mão do Ministério da Educação Blau o número nem vai adiantar Tem que haver um movimento para ter o órgão autônomo para administrar a distribuição das cartas Ah entendeu da cultura também é porque a cultura que que nós temos no Brasil educação também é a cultura do colonizador e quer dizer desde a língua até as estruturas de acesso ao aos meios de Cultura a trajetória ainda era muito diferente da trajetória da época do Brasil colonial na verdade você Antigamente você ia para Coimbra quero os filhos dos Senhores de escravos não para Coimbra para aprender o português e depois chegarem falando parte somente e todo aquele cidadão aquele elemento do povo que não falasse com os pronomes colocados no devido lugar é um considerados analfabetos a sua linguagem era chula etc etc então com isso se excluiu e a cultura uma a grande massa do povo brasileiro e é like ficou através da do monopólio da cultura monopolizando também saber então na educação você vai encontrar mesma coisa em 1850 é melhor 58 você não me lembro não estou enganado você vai encontrar no uma lei no na Província de é de Sergipe que excluido das escolas os os contaminados por doenças contagiosas e os membros que está lá com todas as letras Ah entendeu e quer seja escravos quer sejam Livres Eu amo você ver como a a cultura uma cultura É de fato uma uma dos polos de dominação como se controla no Brasil e o saber o saber o até hoje quando nós nos referimos à ao problema de como se transmitir o conhecimento para a população de modo geral você vai ver o problema das escolas do Brasil comprou de Privilégio quer dizer a escola pública no Brasil é uma é uma brincadeira em relação a necessidade de educação da população pobre carente da população que forma praticamente o grande contingente e da população brasileira e que este grande contingente é só não brancos é porque aí o processo seletivo se realizou historicamente de tal maneira que você vai encontrar desde o início a a seleção quer dizer é tropas de brancos e pardos e de negros tropas você vai encontrar na própria a seleção do sacerdócio Brasil irmandades negras e mandar diz brancas São Paulo tem a irmandade dos negros do Rosário não é quem A Irmandade do dos Padres que funciona no carmo e tem a irmandade dos homens brancos também Ah então quer dizer você ver como ele selecionar o de tal maneira de hierarquizar um etnicamente a sociedade brasileira Ah então tá dizendo assim a miscigenação democratizou não democratizou a miscigenação primeiro acusou a clinicamente por quê Porque eu devo com conteúdo de valor um julgamento de valor em cada cor da pele cada quanto mais eu me aproximava das matrizes africanas as atrizes negras que era desqualificada e quanto mais eu me aproximava da Matriz branca que era o ideal tipo eu era qualificado tá aí o que depois nós poderíamos conversar sobre isso houve uma uma tentativa de fuga do da população negra das suas raízes Ah então Ninguém queria ser negro no Brasil aí se inventou é mulato se inventou Moreno escuro Moreno Jambo aí não sei o quê e todo mundo a medida em que podia surgir das suas matrizes Jamais diria só nele e na no último último recenseamento foi o 130 130 de poucas formas do da população não branca se alto qualificar até direção de cor de burro quando foge Mas é uma escamoteaçao neurótica Por que você foge do concreto e cria uma realidade simbólica dessa realidade simbólica é uma realidade neurótica então etnicamente o brasileiro neurótico que foge das origens esconde a realidade e cria um mito a em cima dessa realidade para fugir da própria então quando se fala e no problema étnico do Brasil tem o sempre digo assim a a solução tem que ser uma solução que ainda eu acho que ainda nós não encontramos a solução brasileira que os próprios Ah entendi eu acho que o que tá que está acontecendo é um pouco de marcar a criação das soluções norte-americanas que não estão dando certo certas nos Estados Unidos bom e nós Já começamos a imitar aqui e por exemplo o problema das contas Cruz Estados Unidos esse problema das cotas sem serem discutidos desde 1964 bom agora se discute para resolver o plano de uma minoria a minoria que a minoria étnica negra dos Estados Unidos porque nos Estados Unidos não tem esse Gradiente étnico do Brasil ou você é meu tipo por você é branco então a solução vai se encontrado dentro dessa realidade e agora no Brasil são praticamente cinquenta por cento de dão brancos de alta de afro-descendentes e faz o Brasil país pobre e além do pobre é um país em que praticamente toda a renda Nacional está ou no estado ou na mão de poucas poucas famílias sabe poucos agentes econômicos então e quando o você levanta esse problema e você vai dizer assim bom o 4746 por cento da população brasileira é no Branca então ele mas ela não se considerada pelo menos até agora Negra e ela se diluir 1 Gradiente Gradiente étnico eu sou morena sou morena clara você ver as vezes e filmes americanos a atrizes negras que no Brasil se não consideradas brancos morenas tá entendendo aí como o português conseguiu isto porque como ela nação pequena não poderia dominar uma um subcontinente através da segregação com nos Estados Unidos Ele criou isso que então se diz que o português foi o colonizador Benigno por isso que foi não foi uma estratégia de dominação mais nada então eu acho que quando nós vamos discutir agora esse problema e vamos ver se vamos dizer o problema das cotas que foi aprovada agora nas universidades e quem vai se apresentar como um amigo meu e quem antes dizia que não era E por que que eu mais bloqueado viu por exemplo no estado não tem mulato aqui o cara dizer você de se associar dentro não não sou negro sou grato um gato para ele já é um status étnico de o separa da da comunidade de na verdade a grande massa negra que você vê que está praticamente sendo dizimada no Brasil E aí é a então aí vamos Possivelmente Possivelmente haja e essa esta proposta se de cotas haja também por outro lado não se deve participar aconteceu possa acontecer é um alta o auto afirmação de que antes não se julgava negro é trata bem essa possibilidade de uma alto autodeterminação de reconhecimento da sua das suas origens e haja uma república com um florescimento da consciência étnica no Brasil é possível também isso a gente tem que abrir as diversas perspectivas agora por outro lado tem um problema do Estado e a nós vamos ver que o estado do Brasil nos o estado no Brasil é o estado e que praticamente desde que ele foi criado com Independência e ele só depende de Millet E desde os primeiros seis mil seis meses da colônia até as oligarquias latifundiárias é de hoje que ainda dominam praticamente o corpo o sistema político brasileiro Então até que. e o estado brasileiro vai ter e contigo e para administrar essa essa virada democrática que vai te dar o ponto de vista étnico isenção até que ponto esses mecanismos de democratização não vão ser barrados por uma série de mecanismos é de de contenção e são coisas são só perguntas que eu faço a mim transmita suas perguntas pressão dúvidas no momento em que a gente está numa encruzilhada violentíssima no mundo inteiro e as forças racistas estão praticamente inofensiva a Europa do Brasil e vamos ver então até que ponto essas medidas que são a transformadas em medidas por o práticas podem se efetivar dentro dessa estrutura é acionária dessa estrutura de dominação semicolonial que o estado brasileiro representa se você ver que é e quando nós pegamos o problema da e da vamos ver se dar diplomacia e hoje pela matas todos dizem não mas não nós não temos absolutamente nenhum preconceito contra a participação dos negros no processo democrático de um o caminho membros da um pouco de fármacos Mas acontece que as aí é que entra o problema do fato em si o que a realidade e das leis e praticamente tento cobrir ou neutralizar Essa realidade E aí então eles milho e uma formas de dizer Porquê que não aceita um diplomata como vão criar também milho uma forma quando acertar o nego na universidade não dizendo que é porque ele mesmo é e Vai escolhe fica por outra em Asus né Oi eu tava vendo mesmo a vez eu estava viajando e eu vi assim é porque a Nossa Alegria quando eu queria acabar com a estabilidade de funcionários no não é racista porque é o funcionário é julgado pela assiduidade pelas sei que ela aí eu tô colocando a verdade do meio aqui do estereótipo do negro e na verdade quer dizer então Isto é que me preocupa que as leis no Brasil fazer ou não ser em conflito Depende de vontade de estado legislativo ou judiciário e o Executivo acabou Oi e a gente vê tá aí no você vê o problema do Movimento Sem Terra quer dizer a massacre de Carajás Teodora não foi ainda julgado a gente vê como a justiça é uma notícia de classe e ele vai Justiça branca Ah entendeu pelo contrário e você vê o seguinte o a maioria dos capitães-do-mato eram negros é muito mulatos quero negros negócio aqueles que batiam nos nos escravos no pelourinho Também e muitos eram recrutados como escravos você pega o problema dos carrascos que no Brasil não tinha a profissão de carrasco então eles eram escolhidos entre aqueles que tinham sido condenados diminui uma pena para você informar que praticamente 99 porcento dos enforcados durante a existência da pena de morte no Brasil forma de ministros bom então é isso que eu tô te falando é difícil a gente reordenar do ponto de vista democrático pode democracia racial que cê cê as "a sociedade brasileira porque a mecanismos Centenário segurando a essa democratização a gente erra é a gente se iludir a acreditar que as palavras bonitas do Fernando Henrique Cardoso significa o que significa alguma coisa do ponto de vista concreto a comunidade né aqui numa retórica vai em cima de uma realidade que ele sabe que é outra não é aquela que ele está falando ele sabe muito bem o resultado aí que não somos amigos É mas ele sabe que tá mentindo quem sabe tranquilamente tá mentindo que a realidade não é aquela que ele está dizer aquelas medidas no primeiro Escalão burocrático coração já que se começa a ver como é que vai se reverter a coisa que aquela e não é assim não deve ser para se iludir a e a comunidade Negra ela princesa é a comunidade precisa saber ela vai apanhar um pouco porque E aí do lado vai haver essa vamos ver se os mecanismos de dominação e de outro lado e qual é a vida dele o último da própria comunidade Negra e a gente que vão ser cooptados pedra 1 em particular o forte movimento negro ideológico combate e eu acho que o problema seguinte é o a o movimento negro que hoje eu podia falar com movimentos negros né mas você tem o seguinte quando ele surgiu se calhar tava lá na da escadaria do municipal foi o segundo carro que foi discurso lá foi o cartão com medo e é ele era um era o movimento politizado eu tinha uma proposta política independente e bom então o que quando veio a chamada com a abertura política quando foram criados os partidos políticos o que que aconteceu e o movimento negro que era uniforme se e dissolveu nos partidos políticos a cada um e com uma proposta porque de solução do problema racial no Brasil mas no fundo era o partido que nunca tinham pensado nesse problema o que pegar eles pegaram os negros lá para copo tá e para ajudar na vamos de assinar popularização do transporte nenhum partido tinha uma proposta e não trazia uma proposta na sua história o que justificasse os negros entrar nessa PA a entrar porque o que era a exatamente aula por isso o resultado hoje é a mais a amigos discutindo comigo sou não conheço muito bem essas coisas e e às vezes até de uma forma caluniosa quando chego as eleições assim Precisa pedir negão aí para participar da chapa Eles brigam mas é um negócio assim que mas não tem sentido agora eu pego falam parte do nego não sei acho que não e exatamente por isso porque os negros a mais grande população negra no Brasil não se auto-identificam como um grande e se nós tivéssemos possibilidade de formar um partido não parte do negro para o partido assim para nos dizer de técnicas oprimidos da raça são oprimidos para usar um termo que não é mais vamos lá então aí havia a possibilidade de uma do deslocamento dos polos de poder é Mas como isso não é possível e e também nós não podemos viver do que as utopias só são válidas como são realizadas então deixa de ser Utopia então eu acho o seguinte é uma problema e para para nós estudarmos para nós Ainda temos uma uma visão assim de dúvidas a a Igreja Católica entra no processo de diferenciação em decadência a partir do São Paulo João 23 e por outro lado as religiões evangélicas passam a representar um país que é o são os Estados Unidos que querem praticamente o torneio do mundo hora Neste contexto muda se completamente a visão crítica dessas igrejas que durante a o império eles viram aqui como missionários mas pregando exatamente o abolicionismo pegar pregando outras coisas eles se transformam exatamente naquele naquele mecanismo estratégico que dividir praticamente a população brasileira através das religiões é e qual é a religião que eles querem destruir porque apresenta praticamente a grande a grande massa do povo brasileiro as religiões afro-brasileiras por preconceito de raça por preconceito ideológico e também por interesses de organizar esse essa população na base dos seus interesses tá entendendo resultado a essas igrejas evangélicas cresceram de uma forma violenta cresceu de uma forma que ninguém explica e hoje praticamente estão a de um lado a e neutralizando a vamos dizer assim o lado progressista da igreja católica e não é de outro lado se vindo como como anteparo a reivindicação do neoliberalismo porque essas igrejas agora pregam que você deve fazer o que você deve ser eficiente você deve lutar para a sua vitória pessoal na verdade é exatamente a filosofia do neoliberalismo se você tem que ter completado aqui nessa terra se você tem que ser eficiente você tem que ser tem que prosperar por isso isso isso quer dizer então essa filosofia cria em você uma visão individualista do mundo e com essa visão que separa você do outro você para você que você não olha mais o sindicato como um instrumento coletivo que você tem que resolver pessoalmente a se você não vê a as instituições assim do da sociedade como instituições que podem socializar a população para resolver problemas concreto não você tem que resolver seu problema porque você é aquela pessoa que tem do ponto de vista você fala conversa diretamente com Deus então você tem todas as condições de resolver esse problema então você viram alguma revista você não quer compactuar com ninguém a parte do seu para o seu seu sucesso então as igrejas isso de um lado e o outro lado a alienação da esse pessoal não é que é e são pessoas bonitos de sociedades para queda a diferença entre essas igrejas nos avisa que no Brasil de um cidades carentes e frustradas desesperadas angustiados e e aqui e com isto esse pessoal Se Joga e nos braços dar aquele primeiro que prega uma uma solução para o seu problema para sua saúde e a sua família então a gente aí então ele se estabelece com contrapartida você tem que pagar tem que pagar x lado que você ganha E com isso eles fecho o circuito de documentação é é é Ah e outra coisa eles têm uma grande visão moderna de "a primeira coisa que eles querem são os órgãos de comunicação de massa vai consegue controlar os Estados Unidos aqui no Brasil e onde eles têm uma visão muito muito pragmática visto e com isso eles estão por exemplo na Bahia eu vi manifesta as suas vidas lá que ele um disse que iria acabar com o Candomblé da Bahia o cantor Carlos Magalhães se escreve acabar sai daqui tava aí mano foi um escândalo com a Igreja Universal e eu queria acabar sai fizeram passeatas dizendo que que os candomblés e não eram religiões do diabo quer dizer esse problema e o Diabo e Deus o bem o mal ou essa dicotomia e ela fica se transformou agora em em política oficial do Bush e quem não é a meu favor e contra mim que eu sou bem nos outros são blocos ou exatamente a filosofia do hum mil ou deixo do tempo da ditadura hoje em dia é mundialmente ou você se nós quisermos fazer um movimento negro é funcionário Brasil o lobo maior exatamente na mesma hora terrorismo tá entendendo tudo agora que for o povo de libertação na base não institucional com vontade falando o quê e pela forma institucional seus não resolve o problema nenhum E aí virá terrorismo entendeu se eu disser que o outro dia mesmo eu fiz uma entrevista com rádio falei que a solução para os cargos a menina do telefone depois cortou que aquilo podia ela já problema não é e pega então quer dizer essas religiões salvar acionistas que estão aí dominando praticamente já tem banco ela sempre se organizam do ponto de vista capitalista e tem bancos têm estações de rádio tem e as contribuições dos fiéis a sétima previsão pago não pago impostos e só que estão completamente é é privilegiado então com isto eles podem criar uma uma é uma cunha ideológica que o que a Igreja Católica não tenho mais condições de esse aqui é verdade não tem mais condições de e talvez tomar a ofensiva de novo não tem estamos desmoralizada Ah pois é galera p******** essa coisa tudo isso sempre existiu não na igreja católica mas quando ela tirou poder aparecia absolutamente isso durante séculos e vai mas agora como é ela perdeu o controle ela do privilégio da o domínio da da Verdade da informação É porque ela pediu que tá dele perante Ela disse assim não e ela não E aí o programa da TV Cultura uma pessoa um Pensador E aí os Estados Unidos estão é só aqui não é que eu converso dessa leva 30 40 uma coisa que começou e fragmentada dos Estados Unidos foi nessa e é esse problema da as contradições estruturais dos Estados Unidos já vem muito Valência podíamos dizer que onze de setembro já foi uma consequência não foi marcado E quem disse que o problema e quando o que os americanos eles criaram a sociedade em que a ideologia de dominação o Consenso do americano é o Consenso do Senhor americanos chega no estádio e você é o estrangeiro latino-americano acabou o E então quando o que aconteceu na minha opinião oi oi que usa o que se tivesse sido aquilo feito pelos europeus mas o que doeu nos Estados Unidos é protegido por aquele aquele povo que eles consideram super inferiores um todo e quer dizer com propósito Afeganistão um negócio que estão acostumada a chegar lá e acabar em 15 minutos a tocar se preocupa no americano uma uma neurose de inferioridade por isto segundo lugar os americanos nunca tinham visto nada aconteceu no seu território e a aba A não ser da guerra da Independência né mas nunca houve uma guerra com países estrangeiros a guerra da secessão foi da americanas. com americanas.