Historinha Bíblica Infantil: Davi Dança Diante da Arca de Deus / O Rei Davi Retorna a Arca #58

1.59k views1152 WordsCopy TextShare
Semeadores Kids
Historinha Bíblica Infantil: Davi Dança Diante da Arca de Deus / O Rei Davi Retorna a Arca #58 Sem...
Video Transcript:
Após a morte de Saul e de Jônatas em batalha,  Davi foi primeiramente ungido como Rei de Judá e depois rei de todas as tribos de Israel. Davi  tinha 30 anos quando se tornou Rei. Nos primeiros 7 anos e meio de seu reinado, Davi governou de  Hebrom.
Então ele decidiu tomar Jerusalém que estava em poder dos Jebuseus como a nova capital  de seu reino. Jerusalém no Monte Sião tinha uma fortaleza que era muito bem defendida, no entanto  Davi conquistou a Fortaleza de Sião e fez de Jerusalém a cidade de Davi. Davi sabia que Deus  havia estabelecido seu reino e queria fazer de Jerusalém um lugar de adoração também.
Aconteceu  que anos antes do reinado de Davi houve uma grande guerra contra Israel e a arca da Presença de Deus  ou a Arca da Aliança havia sido roubada pelos filisteus e depois abandonada. O povo de Israel se  entristeceu pela ausência da Arca por 20 anos. A Arca da Aliança era uma caixa de madeira forrada  com ouro e tinha dois Querubins de ouro na tampa, dentro da Arca estavam o vaso de ouro de  Maná, a vara de Arão que havia brotado, e as Tábuas de Pedra da Aliança.
Embora a Arca  fosse de ouro e muito valiosa, seu maior valor estava na promessa de que onde ela estivesse ali  Deus estaria também. O rei Davi era um homem que amava o Senhor. E logo se dispôs a buscar a arca  de volta para Jerusalém.
Pois ele desejava a presença de Deus e a sua bênção sobre o povo. Ele  também mandou que construíssem uma tenda especial para ela. Depois reuniu todo povo para trazer a  Arca do Senhor para o lugar que havia preparado.
O rei estava tão empolgado em querer trazer a  Arca da Aliança de volta, que a transportou de forma equivocada sobre carros de bois. Chegando  a um lugar da estrada onde os bois geralmente tropeçavam. Um dos guias do carro esticou a mão  para segurar a Arca e na mesma hora morreu.
Todos ficaram atemorizados pelo que aconteceu. Mas logo  lembraram das orientações de Deus de como a Arca deveria ser ter sido transportada, e entederam  que o motivo da morte foi a desobediencia. Davi ficou com medo e perguntou: "Como vou conseguir  levar a arca do Senhor?
" E por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de  Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de um homem chamado Obede-Edom, onde a arca do Senhor  ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. E disseram ao  rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa  da arca de Deus".
Então Davi, com grande festa, decidiu ir à casa de Obede-Edom e trazer a Arca  do Senhor para a cidade de Davi. Porém nessa segunda tentativa de se trazer a Arca, Davi não  queria mais errar. Ele decidiu trazer a Arca para Jerusalém, da maneira que Deus instruiu Moisés  de como deveria ser movida.
E davi anunciou: "Ninguém além dos levitas pode carregar a Arca de  Deus. " "o Senhor os escolheu para carregar a Arca e ministrar diante Dele". Depois de anunciar para  o povo que a arca seria levada para Jerusalém, o rei reuniu os sacerdotes e levitas para organizar  tudo que seria necessário para o transporte da Arca.
Quatro levitas deveriam carregar a Arca  e os outros deveriam ir à frente tocando, cantando. E os sacerdotes deveriam tocar cornetas  para abrir caminho para Arca passar. Davi, foi dançando com todas as suas forças perante  o Senhor por que sua presença estava com ele.
Então o rei Davi orou ao Senhor em gratidão:  “Deem graças ao Senhor, Clamem pelo seu nome, Divulguem entre as nações o que ele tem feito. Cantem para ele, louvem-no; Contem todos os seus atos maravilhosos. Gloriem-se no  seu santo nome; Alegre-se o coração Dos que buscam o Senhor.
Olhem para o Senhor E para sua força; Busquem sempre a sua face. Lembrem-se das maravilhas que ele fez. ” Aconteceu que, quando a Arca da Aliança estava entrando em Jerusalém, a esposa de  Davi, Mical, filha de Saul, assistia de uma janela.
Quando ela viu o rei Davi dançando e  celebrando, ela o desprezou em seu coração. Eles trouxeram a Arca do Senhor e a colocaram na  tenda que Davi lhe havia preparado; Após oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, ele  abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos, e deu um pão, um bolo de tâmaras e um bolo de uvas  passas a cada homem e a cada mulher israelita. Então todo o povo partiu, cada um para a sua  casa com muita alegria.
Mas sabe o que aprendemos com essa historinha? A Bíblia nos ensina que o  pecado fez uma separação entre o homem e Deus. E Somente quando Jesus veio ao mundo, morreu e  ressuscitou essa separação acabou.
Hoje todas as pessoas podem falar com Deus no momento que  desejarem. Mas antes de Jesus, a presença de Deus era representada pela Arca da aliança. O rei Davi entendia como a presença de Deus era importante para sua vida; por isso, ele ficou  muito feliz quando trouxe a arca da aliança para Jerusalém.
Nós também precisamos da presença de  Deus em nossas vidas; A presença de Deus hoje, não habita mais em utensílios como a Arca da  aliança, mas em todo aquele que o convidar para entrar em sua vida através do Espírito Santo.  A Palavra de deus no diz: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo  que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? " (1Co 6.
19) Não podemos guardar este presente que é a presença de Deus só para nós, devemos fazer como  Davi, querer que todos quanto amamos, a desfrutem também. A presença de Deus em nós, traz-nos uma  alegria tão grande que nos faz cantar, pular, dançar, orar. E nós temos que valorizar essa  presença e agradecer todos os dias por ter a companhia de Deus sempre.
Então vamos orar? Querido Deus, obrigada por morares em nossos corações, enchendo-nos de amor e paz. É um  presente precioso saber que estás sempre conosco, guiando-nos e fortalecendo a cada  passo do caminho.
Pedimos, Senhor, por aqueles que ainda não conhecem a tua presença  amorosa. Que eles sintam o calor do teu amor e se abram para receber-te em seus corações. Que a  luz brilhe intensamente em todos os corações, trazendo esperança e renovação todos  os dias.
Em nome de Jesus, amém! Gostou da nossa história de  hoje? Então capricha no like, já se inscreva no canal para não perder as  nossas próximas historinhas bíblicas.
Não se esqueça de ler a Bíblia e falar com Deus todos  os dias. Que Deus te proteja e até a próxima!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com