Boa noite pessoal como vocês estão dei um feedback aí para nós na no chat se vocês estão conseguindo ouvir tá tudo ok bom nessa noite nós contamos aqui com a presença ilustre do professor Marcelo Andrade que eu tenho certeza que é conhecido pela maioria senão por todos os que estão aqui conosco hoje e agradeço desde de já a presença professor hoje nós iremos o convite hoje nós iremos tratar aqui de um tema não muito agradável mas que é necessário conhecer e que é de algum modo uma live essa essa Live essa conversa que nós teremos
aqui hoje é de algum modo uma antecipação do curso que nós iremos lançar na semana que vem chamado a civilização das catedrais mais adiante eu vou explicar um pouquinho melhor do que se trata mas trata-se de um curso gravado em 16 igrejas góticas francesas neste ano entre Março e Abril deste ano eh no qual nós mostramos através das catedrais o que era a civilização católica da idade média sobretudo da idade média Mas aquela civilização católica que existiu antes da da era das revoluções e quando nós observamos a França nos dias de hoje Geralmente se faz
essa contraposição essa contraposição que é verdadeira entre a França que um dia existiu que é a França Católica e a França que nasceu da revolução essa França laicista Maçônica republicana enfim e nós sabemos como aquela aquela França e quando eu falo França eu não me refiro apenas à nação francesa mas a a tudo que elas tudo que a França enquanto tal significava No conserto das Nações Cristã sobretudo na Idade Média nós percebemos como houve de fato um movimento deliberado para substituí-la por outra coisa que é como eu disse essa frase que nós conhecemos hoje e
existiu Isso é o que nós iremos eh O que o professor Marcelo vai falar aqui pra gente hoje existiu sim um processo deliberado que não se trata de uma teoria da conspiração ou melhor dizendo é uma teoria da conspiração mas demonstrável pelos fatos de que houve né uma eh um processo orquestrado com personagens mais ou menos conscientes do que se tratava para substituir essa França católica pela França eh moderna inclusive gostaria de citar aqui o professor eh Orlando fedeli uma claro que que foi o mestre do do professor Marcelo Andrade e ele vai eh saber
falar muito mais do que eu mas eu já vi em um dos vídeos dele ele falando mais uma vez na verdade eh como tudo o que acontece na França a França é como se fosse uma não eram essas palavras dele mas a França é como se fosse o local em que todas as grandes ideias Mas ou boas eh são testadas pelae vez e portadas pro restante do mundo entendendo o que se passa na França se entende o que passa o que passará depois no restante do mundo Enfim então Professor gostaria eh de começar perguntando ao
Senhor e o que é a Maçonaria e qual a razão ou as razões pela pelas quais ela de modo tão enfático pretendeu substituir o passado católico francês e quando eu digo aqui francês digo francês e das outras Nações que vieram em seguida substituir esse passado católico por eh uma outra coisa então boa noite a todos né mais uma vez obrigado pelo convite é a França da tô rindo para não chorar a França de hoje a França da século 18 19 é muito diferente da França de São Luís é muito diferente da França dos tempos das
catedrais né Na realidade o assalto à civilização já começou logo após o a morte de São Tomás né no campo das ideias já com duns escoto né então foi uma longa eh decadência as coisas não surgem do nada sempre eh Indo aos poucos mas eh voltando ao foco aí da questão que é maçonaria maçonaria foi fundada em 1717 Mas isso não significa que lojas secretas agrupamentos secretos ou discretos não não não tenham sido criado sido criados antes ou ainda melhorando ainda a questão eh sociedades iniciáticas né aquelas que exigem um certo procedimento um certo cerimonial
um certo ritual de ordem esotérica de ordem Mística ou de ordem gnóstica her ética para que a pessoa possa pertencer a esse tipo de associação não foi inaugurado pela Maçonaria mas sim a grande origem que se dá foi o Egito né então foi no no Egito antigo que se começa que se iniciou eh essas sociedades secretas iniciáticas né que as pessoas que para pertencia nisso tinam que ter algum cerimonial ritual etc e do Egito isso daí passou paraa Grécia a Grécia também tinha essas sociedad né orfismo e outras na em Roma também nós o culto
de Mitra né o mitraísmo e tal eh porque a par das religiões oficiais da Grécia e Roma eh do culto aos mortos a principal religião da Grécia em Roma era o culto aos mortos né CTO aqueles Deuses famosos eram secundários na realidade depois é que eles foram adquirindo mais projeção Então essa as sociedades secretas iniciais que não eram novidades E então por que que a Maçonaria então é uma grande novidade por que ela tem tanta força eh se isso não foi novidade já tin no no Egito antigo Grécia e e Roma foi porque pela primeira
vez se conseguiu eh formar então uma sociedade secreta iniciática com amplo alcance né na Europa e depois em vários locais do mundo então ela começou a operar com grandes redes né chamada de loja e ela conseguiu ter uma capilaridade em uma de conseguiu disseminar as suas ideias eh com facilidade essa que foi a grande inovação da Maçonaria mas aí é interessante notar porque normalmente se dá aí como a Maçonaria também como Talvez uma das primeiras da da da época pós idade média e é muito esquecido uma outra sociedade secreta na verade que era formada de
mais de uma né que era a Rosa Cruz né como muito bem né Eh comentou a a franças e atas né É a mesma que escreveu o Jordano Bruno e o e e a tradição hermética mesma que escreveu sobre John de ela também escreveu um livro excelente chamado o Iluminismo Rosa Cruz termo iluminismo não é uma usado sentido genérico e lá ela comenta então que houve no período da Europa uma sociedade com esse nome na realidade que tinha outras ramificações e que e que nela pertenceram figuras importantes como por exemplo Francis Bacon próprio eh John
de e e outros né Robert boy e tal e essa eh e foi dessa da Rosa Cruz que surgiu a academia eh de ciências lá da Inglaterra uma das ramificações chamado Colégio invisível né Eh e e o franciberg também tinha eh ligação com a sociedade né E essa Rosa Cruz ela influenciou a Maçonaria né então a Maçonaria foi muito influenciada por esses movimentos secretos esotéricos a a Rosa Cruz era totalmente hermética né Aé do hermetismo da alquimia Valência da cabala etc tudo que tinha no Renascimento eh de sujeira Essa sociedade Rosa Cruz incorporou o renascimento
no foi aquela Maravilha que todo mundo divulga foi um amplo eh eh tempo e local né pegar a Itália de disseminação dessas ideias que vamos chamar com nome provisório de esotéricas Ou seja a Maçonaria é a manifestação mais moderna de sociedades secretas já existentes antes isso exatamente E aí então surgiu a maçonaria em 1717 E logo depois aí vai ferir de autor para autor de visão para visão ela acabou tendo duas linhas uma mais esotérica e uma mais racionalista por assim dizer isso tá até hoje né em duas grandes linhas lógico ISO vai ter mais
ramificação tô simplificando mais né E aí da Inglaterra eh a Maçon continente europeu desde Portugal até o centro da Europa Desde da Itália até mais os países da da da do Norte e tal disseminou chegou no Brasil chegou nos Estados Unidos chegou no México né E essa maçonaria do ramo racionalista vamos dizer assim eh aderiu ao movimento Iluminista ou melhor as ideias iluministas né podemos esquecer que Voltaire se iniciou na loja nove irmãs no último ano de vida dele a mesma loja que pertenceu a Benjamin frankl né Eh o o Benjamin Frank também pertenceu a
uma outra soci chegar chamado Hellfire Club que aliás eh tinha coisas bem pesadas lá bom mas isso é outra história e Então essa maçonaria então começou a disseminar eh essas ideias né Eh na Europa de modo sistemático e quem quisesse ter projeção acabava entrando na maçonaria a Maçonaria ao mesmo tempo que projetava as pessoas né ela também eh a as pessoas começaram a perceber que entrando na maçonaria a pessoa também acabava tendo projeção e quais ideias quais ideias que ela Quais quais são essas ideias que ela disseminou ela disseminou as ideias do Iluminismo né pergando
um ramo né mais racionalista então justamente o racionalismo eo republicanismo é o ódio à igreja católica né o cientificismo então é bem nessa linha né que ela acabou disseminando com o tempo ela acabou corporando o discurso independentista aqui na América Latina e tanto lojas locais tanto desde o Brasil até os Estados Unidos começaram então a trabalhar pela independência de seus países como também teve centro na Europa que acabou principalmente em Londres né Acabou então fomentando ideias e patrocinando a independência então por exemplo lá em Londres frequentou o Bolívar andou por lá São Martim eh do
Chile o rigens e outros frequentaram essas lojas lá em Londres né um exemplo Claro dessa dessa Trama aí de disseminar o Iluminismo foi o Marquês de Pombal e o Marquês de Pombal ele foi Diplomata lá português clar né foi Diplomata em Londres em Londres ele foi iniciado na maçonaria quando ele voltou para Portugal infelizmente Dom José I nomeou ele como Ministro pleno e potenciar er uma coisa muito comum na Espanha também tinha os balidos na França também os ministros mandavam e desmandam né os reis acabaram preferindo não fazer nada do que governar E aí então
o Dom José primeiro deu amplos poderes pro Marquês de pombão e o marqus de Pombal começou uma ampla reforma no ensino né Na realidade uma revolução do ensino patrocinada aí pelo iluminismo com ações na maçonaria então mudança no ensino Portugal na Espanha na França onde hoje é Alemanha na Alemanha não havia obviamente significou depois é na Áustria etc para conté lugar houve uma forte reforma né no ensino e uma mudança aí de de mentalidade essa mudança do ensino favoreceu eh eh universidades e cursos técnicos na para Portugal foi uma figura importante né que foi chamado
vendell que na realidade um chama ele de carbonário né que era um outro ramo da Maçonaria o carbonário vai ter uma outra importância no século XIX inclusive foi os carbonadas que o pio nono denunciou e que foram responsáveis pela unificação Italiana e alemã e o vanelli então Eh quem teve contato com o vanelli foi o José Bonifácio de Andrada né então José Bonifácio de andada foi um nome projetado pela maçonaria em Portugal e no Brasil essa maçonaria se dividiu em duas a vermelha e azul azul mais moderada defendendo uma ainda preservando a monarquia e a
vermelha mais radical que no Brasil era o Gonçalves Ledo né mas o José bonifa era ligado a esse grupo do vanelli que era um grupo ligado à ciências naturais um grupo bem racionalista um grupo que não queria ver sangue nas revoluções eh e tal né então essa as sociedad secretas também avançaram nas universidades aqui a gente vê no Brasil é Bush and shaft que foi eh se infiltrou eh na faculdade de São Francisco aqui em São Paulo teve outras chafas eh no Brasil também na na na Politécnica era de engenharia na medicina etc Estados Unidos
também esin Bones é um exemplo lá na universidade de eo eh então na França teve um centro em montpelier muito dos brasileiros estaram em montpelier né foi um grande centro em radiador da ideias iluministas que faziam seus grupinhos fechados etc é engraçado que a Maçonaria patrocinou muito que a gente chama hoje de ciências exatas justamente para fomentar o cientificismo e para dizer olha a Igreja Católica defendia coisas arcaicas como teologia metafísica e tal Não isso aí tudo tá ultrapassado nós temos que formar o univers a humanidade numa nova forma de ver o mundo que seria
o mundo pela pela técnica conhecer e eh cientificamente como é que funciona as pedras os minérios o clima qualquer coisa assim então o cientificismo foi muito patrocinado aí pelas pessoas na realidade tanto a Maçonaria como o Iluminismo a Europa já tava bem decadente né os padres estavam muito decadentes bispos também muita heresia muito muita muita coisa errada estava acontecendo naquele século XVI mas tinha um grupo né ou melhor uma uma ordem religiosa que era grande inimiga de tudo isso sem a qual se se ela existisse não haveria Revolução Francesa que eram Jesuítas os Jesuítas era
a última muralha da cristandade né então Eh os Jesuítas tinham que ser Eh esses tinham que ser colocados para fora tinham que ser perseguidos a ordem Tinha que acabar e esse processo começou tá começou em Portugal marqu de pomb expulsou o Jesuíta depois na o Jesuíta foram expulso na Espanha um desastre né em tudo quant é lugar eh foram expulso na França na Áustria até que o Papa infelizmente acabou suspendendo a ordem aí feito esse trabalho eh removendo o último obstáculo À Revolução aí era só uma questão de tempo só ter um gatilho eh para
para vir a revolução e o gatilho foi o rei eh luí vocês convocar lá os estados gerais né um desastre e antes da gente entrar nessa questão já fazendo um gancho aliás antes da gente entrar nisso uma pergunta que surgiu ali e que realmente as pessoas elas têm grande dificuldade de entender a razão desse ódio manifestado em inúmeras ocasiões da maçonaria em relação à igreja e à própria ideia católica qual é a razão disso então a razão quem explica bem É o pi 11 na mortal em ânimos né se me engan é dele né mortal
os 11 mas também o Leon TR também comentou nos mesmos sentidos e a base disso é realmente Santo Agustinho né Cidade dos Homens e a Cidade de Deus não tem jeito então é um grupo que vai defender Deus que vai lutar pela pelo bem pelo certo pelo que é verdadeiro vai lutar pela sindérese né fazer o bem e evitar o mal e vai ter um outro grupo que Santo Agostin ligava a Cidade dos Homens Santo Inácio comentou isso com as duas bandeiras São Gregório Magnum também comentou nesse sentido igreja em ante igreja né e E
aí então duas linhas né duas eh linhas Opostas que não se cansam de lutar uns que estão do lado de Deus do lado certo apesar das fraquezas de de erros etc e os outro lado que que é o mal Eh aí tem vários níveis de mal também níveis de corrupção uns querem ideias tortas para justificar seus pecados outros têm atividades tão pecaminosas que acabam levando ao erro e outros defendem o mal pelo mal é interessante isso né Eh defender o mal pelo mal mas tá cheio de gente que foi assim né com uma vida tão
ruim com tanto ódio que só um mal para para explicar né e a mistura de tudo isso há vários níveis de corrupção corrupção moral corrupção intelectual corrupção da vontade eh e tal então esses dois grupos acabam eh lutando na história a história é feita da luta entre o bem e o mal entre essas duas cidades conforme magnificamente de modo Espetacular desenhou Santo Agostinho foi repetido por outros Santos Até chegar na Bela em C da Mortal um animo né e a igreja compreendeu que a maçonaria era um veículo do Mal um veículo de pessoas que se
organizavam para difundir ideias erradas e para atacar a igreja e por isso a igreja eh e por isso os Papas já e condenaram a Maçonaria já desde o início né então maçonaria já sempre foi condenada Então quem entra na maçonaria quem frequenta lá seus custos tá comulado ponto final e a a igreja compreendeu isso se defendeu e atacou eh a Maçonaria dessa forma então não tem outra visão a explicar a Maçonaria É verdade que a Maçonaria hoje em dia tô falando sociedade secretas em geral hoje ela vamos dizer assim ela mudou um pouco né para
alguns a as as maçonaria se preferia usar assim em plural eh ela estaria mais discreta do que secreta né Lembrando que maçonaria espécie né o gênero sociedades secretas junto com a Maçonaria funcionar e vão funcionar e funcionam outras lojas outras entidades secretas Claro de exemp Bones no Brasil foi a bucha e no no no estos também tem a b Grove e assim vai os carbonar no século X é quando a gente fala maçonaria Talvez as pessoas elas tenham a impressão de que nós estamos nos referindo sempre a uma instituição única mas em muit em um
grande sentido a gente tá querendo eh a gente está fazendo referência àquilo que os escritores antiliberais do século XIX chamavam de maçon ismo Maçon não apenas Às vezes a gente usa a palavra maçonaria como gilete né É exatamente é é o próprio Exatamente é o próprio espírito maçônico que não necessariamente tem um maçom ali orquestrando as coisas mais das vezes Uhum é óbvio vamos supor que nós queremos roubar um banco aqui nós não vamos publicar no jornal nós vamos roubar um banco nós vamos combinar isso secretamente nós não vamos e imagine isso em relação a
ideias nó ninguém vai publicaria no século X século XVI ó vamos montar Vamos destruir a igreja montar uma sociedade aberta para destruir igreja não dá aí fica claro vamos ser presos processado da Inquisição vai atrás se fosse a época da Inquisição Então tudo isso tem quem vai fazer o mal faz secretamente na Bíblia há coisas de relacionadas a com conspiração basta ler a Bíblia pessoal fica falando Ah ISS de conspiração se nariz tá até na Bíblia conspiração uma coisa mais eh óbvia do ser humano dos maus quando vão fazer uma coisa errada é se reunir
secretamente o bem o bem é sempre o bem é sempre explícito sempre a luz do dia aqueles que negam a existência de conspiração tem uma visão um tanto e uma visão da história alicerçada em acasos né como se simplesmente as coisas aconte assim é verdade como as pessoas elas acham isso que as coisas simplesmente acontecem e não de fato algumas vezes as coisas simplesmente acontecem mas no mais das vezes Há sim a inteligência humana a inteligência divina e a inteligência Angélica trabalhando trabalhando e fazendo planos de destruição é claro pois é e estavam executando um
plano assim como os comunistas executar no plano então Isa é coisa normal não tem nada consideração com certeza com certeza e E aí já voltando àquela questão a revolução francesa que é considerado e creio que bem adequadamente o Marco de início do do mundo contemporâneo em razão do impacto que teve não apenas na França mas em toda a civilização a Revolução Francesa ela foi um movimento espontâneo motivado por eh pela má condição de vida do povo na época eh cusa de absolutismo enfim ou de fato a Revolução Francesa foi um movimento orquestrado e organizado foi
um movimento orquestrado e organizado em dois sentidos no sentido das ideias né que é o principal Ou seja já isso aí vem desde o renascimento Né desde o renascimento o desde a idade média com os heres medievais de querer construir eh um novo mundo ou esperavam que vi uma uma nova época uma manifestação da divindade por exemplo ligado às teses do Joaquim de Fiore então de alguma forma o de outro se esperava um mundo novo uma terceira etapa pensando na etapa antiga o mundo greco-romano tempo médio a própria Idade Média né o mundo medieval e
hav um tempo futuro no qual as coisas ir iam mudar quer por alguma manifestação de uma divindade oculta quer por ação do homem então se esperava você defendia isso né desde o renascimento eh não faltou gente lá defendendo utopias né Eh e visões de sociedades como tomá de Campanela né que imaginava então Novos Tempos né Eh Tomas munzer imaginou igualitarismo eh e outros né E e aí então avançando eh pro tempo no século XVII os iluministas trabalhavam por uma nova pedagogia uma nova cultura uma nova visão ah eh imaginava superar a superstição que eles associavam
à igreja católica então no campo das ideias isso agora tem a via Operativa né Agora vamos transformar essas ideias realmente para valer Vamos colocar na prática aplicar todas essas visões isso aí teve Teve até reunião de 178 quarto na qual falou opção fazer uma revolução n onde é que tem que ser essa revolução óbvio que é na França país mais importante do mundo na época né maior potência do mundo sede da cultura Elite toda a elite do mundo inteiro falava francês quem quisesse ter alcançar um nível cultural tinha que saber francês só que era até
a Segunda Guerra Mundial né Eh então tinha que ser na França não podia ser em outro local e aí então ficou combinado que ia ter que ex tramar na França não tem jeito só falta tava um gatilho né como se fala aquela coisa que que que que agora sim agora é hora e essa hora foi a convocação dos estados gerais e então se tramou só para você ter uma ideia quando as coisas eram estavam sendo tramadas no exército eh francês havia 24 lojas maçônicas eh atuando no exército francês né então o exército já estava já
com essas ideias né por isso que exército não defender o rei eh então o Napoleão foi ajudado dessa forma também então nós vemos que a coisa foi tramada foi uma conspiração e se tramou para isso jeito ess coisa de espontânea que o povo passava a fome isso é tudo mentira a fome não causou revolução revolução que causou a fome e que mundo era esse que os revolucionários queriam criar que eles queriam construir então a também não havia muita uniformidade aí de pensamento no ambente revolucionário tinha desde advogados e o que a gente chamaria hoje profissionais
liberais sonhadores que imaginavam uma sociedade justa mais ou menos como o povo pensa tipo co de pensamento liberal americano entendeu imagina a sociedade justa fazer adaptações aqui da Lei ninguém precisa morrer e tá vamos fazer uns ajustes aqui ali a coisa vai ficar bem né desenvolver a Utopia a doses eh eh sem sangue né a versão Light aí então tinha muito desses sonhadores né que queriam essa versão tinha a turma radical mesmo que queria matar o rei acab boa vamos fazer República né foi o que acabou sendo feito tinha uma uma turma intermediária que queria
manter que queria uma versão inglesa paraa França ou seja um rei eh submetido ao Parlamento né a Inglaterra 100 anos anos a Revolução Francesa tinha feito a sua Monarquia Constitucional né Eh então o rei já não Gover não reinava mas não mandava então havia um espectro né de gente eh desde de claro que queriam manter a ordem antiga Óbvio né Mas esses não eram não eram reformadores né entre os reformadores havia des Deus moderados da quem se esperava na Inglaterra até radicais e bem radicais mesmo que defendi com uma espécie de comunismo como babf eh
e o Eber né então Eh tinha essa turma lá de radicais né tinha até eh gente assim então nós vemos só que aí lá na Revolução se juntou se reuniu acab reunindo dois grupos né os jacobinos eh e os gundin gerundino eraa cheio desses sonhadores né E também os burgueses né esses burgueses às vezes é burgueses quem adoram interpretar a Revolução Francesa como só fo fosse coisa de burgues eram os marxistas né é a Revolução Francesa causada por razões econômicas e tal tal de fato os burgueses eh eles eram a classe mais forte da França
Graças em parte ao trabalho do richier né e e os burgueses então queriam mais espaço porque eles não tinham Eh Ou eles pertenciam ao terceiro estado quer dizer os burgueses estavam no mesmo nível de representação política e de hierarquia e e de mesmo de prestígio pelo menos para quem entendia assim a França a França como tal do de um artesão ou de um camponês eles pertenciam ao terceiro estado Então muitos burgueses na realidade queriam mandar com rei ou sem rei né Eh isso aconteceu parecido na Revolução de 1915 na Rússia então eles queriam mandar eh
com Rei sem Rio seguinte nós temos dinheiro nós temos e não temos eh o nosso valor reconhecido então nós temos que mandar aqui ganhar mais dinheiro ter mais poder e tal seja com rei ou sem rei né então toda revolução precisa de dinheiro né quem vai dar dinheiro é o burguês agora uma coisa que que é bastante interessante que é o seguinte queria que o senhor comentasse a o o mundo que a Revolução Francesa substituiu ou seja o mundo que existia em 1789 já era bastante distante da da cristandade que existe na idade média no
entanto os revolucionários eles manifestaram um ódio especial pelas lembranças do mundo medieval seja Parece que eles enxergavam a aquele mundo eh da idade média como o mesmo que a época monárquica que eles queriam destruir e se atiraram com muito Furor Por exemplo contra as catedrais por que na sua opinião isso aconteceu então n não é porque era diferente que não não havia e coisas que eram parecidas ou herdeiras ou V que vinham da idade média por exemplo corporações de ofício ainda existiam era uma herança mediv embora já enfraquecida né bastante enfraquecida mas ainda tinha as
corporações de ofício que a Revolução extingui em 1791 eh havia Então os direitos né que eram Herança da a representação política a natureza dos três estados vinha da idade média né a apesar de do da da decadência do er também a igreja eh Teoricamente estava acima da no topo da hierarquia da da da França e a França apesar de ser uma monarquia decadente absolutista muito diferente da monarquia feudal ainda era uma monarquia e aqueles Reis descendiam tinham suas heranças lá na Idade Média inclusive autores modernos né Principalmente de ordem marxista e tal interpretam isso como
uma coisa reta né não acho que a idade moderna na realidade não ocorreu por exemplo o legoff é assim né diz que vem uma coisa reta até a Revolução Francesa Lógico que isso aí tá errado mas só para dizer havia um certo continuísmo em algumas coisas por exemplo o ramo do direito aquecida as tradições o direito consuetudinário enfraquecida ele ainda existia ainda estava lá o grande golpe é o direito consuetudinário eh veio no século seguinte século XIX eh então havia então herança medav as catedrais estavam de pé né Lógico que não se construiam mais catedrais
mas daquele nível Claro eh elas estavam lá de pelas era uma memória daquele tempo gótico então muita coisa do gótico estava lá na ordem do dia naquele final de século XVI né embora muita coisa tenha mudado e também por causa da questão de ângulo né a gente vê a história né de pela nossa perspectiva fica mais fá interpretar as coisas eles naquele momento não tinham uma interpretação tão fácil como a nossa hoje porque falta perspectiva histórica então para muita gente simples para muita gente comum talvez eles era tudo a mesma coisa tudo a mesma coisa
que o trisavô tetravô dele 10 gerações atrás era igual a vida dele p s é um camponês um homem da corporação de ofício do interiorzão da França eh de ou mesmo gente da vendeia que que era bem tradicional e depois vai lutar contra os revolucionários a coisa não tava mudada a coisa tava mais mudada com a visão na visão dos intelectuais de gente que sabia gente de Paris de Bordeaux de Marcelia eh de Lyon etc mas para aquelas pessoas simples do interior profundo da França pouca coisa Às vezes tinha mudado né É E os os
próprios revolucionários os próprios intelectuais na verdade eles faziam um esforço de agrupar tudo que veio antes deles como um todo só por exemplo as as leis anti feudais com essa com essa expressão né já num num tempo pós monarquia absoluta eh se falava ainda de de privilégios feudais os próprios revolucionários falaram é que é que aí os revolucionários iluministas eram muito convencidos e cheios de si mesmos não bastava ser contra igreja tinha que ser de acordo com eles então não era só que a igreja tinha errado tudo antes estava errado errado Eh então visões protestantes
também estariam errados visões de gente que gostava de Alquimia também estaria errado então estaria tudo errado não era só eles sabiam tudo eles tinam que reconstruir tudo eh do novo e realmente a revolução que passar uma régua e começar tudo do zero tanto é que teve ignorar o calendário começaram a fazer ano zero ano um da revolução alteraram o nome de mês alteraram os dias da semana Como iniciar um fazer uma risca e falar Pronto agora tá para trás não serve não serve de nada Vamos começar tudo do zero é as pessoas elas não têm
ideia disso a maior parte das pessoas mesmo aqueles que T um certo conhecimento eh tem uma tem a tendência eu vejo de identificar a Revolução Francesa simplesmente como uma revolução política de mudança de regime que já foi que foi de fato mas a Revolução Francesa foi muito mais do que isso a Revolução Francesa não foi substituição de um governo por outro ela foi a ereção de uma nova ordem de uma ordem nova com uma cosmovisão totalmente nova e uma cosmovisão que é essencialmente antic católica né E você quer comentar isso um pouco sim a Revolução
Francesa foi a revolução é mais importante da história quem diz se o cardc cons salve né Ele diz o que o dilúvio fez no plano físico a revolução fez no plano político e moral então a revolução ela atacou a igreja né violenta não foi só mal agora ah só contra os dobos não foi cont principalmente né foi contra a religião eles queriam zerar acabar com a religião que não conseguiram né eles tinham quiseram demolir a Notre Dame de Paris aí Quando viram que não sabiam onde colocar os escombros desistiram da ideia quiseram substituir a religião
católica depois Ah já que não dá parair temos que substituir então inventar culto ao ser Supremo culto ao Deus a justamente para acabar com tudo acabar com tudo então alteraram os dias da semana o mês então 20 de outubro até 20 de novembro eram vmer Brumário mês das BR das Brumas aí tinha o primário termidor é fruti dor e tal a semana em vez de ter sete dias passou a ter 10 hoje a gente reclama da escala seis para um o francês chegou a 9ve para um escala né E o povo protestou vai ter que
trabalhar mais né então alterar os pesos e medidas coisa pouco comentada criar o mét que é uma coisa completamente artificial acabaram com o que restava eh do direito feudal e criaram uma nova lei a partir do zero fizeram a Infame declaração dos direitos do homem né que é cheia de de erros eh então justamente para inaugurar um novo direito que vale o direito daqui para frente do jeito que nós estamos propondo e quem não simpatizar com essas ideias não fori de acordo guilhotina na cabeça Então esse era o objetivo aí deles e essa revolução Fran
as nossas calças que a gente usa também é calça San culot então a hoje o mundo que a gente vive no Brasil 2024 é um mundo apesar de ter piorado muito né é um mundo muito da herdeiro da revolução Frances não só no ambiente político mas no ambiente da sociedade civil isso é interessante porque a Revolução Francesa impôs o igualitarismo civil né os liberais defendem a desigualdade material Tá certo né tem que ter rico e pobre conforme o esforço de cada um se recebe herança correto é ter desigualdade Econômica mas o certo também era ter
desigualdade na sociedade civil o certo era que tivesse Nobre O certo é que os o os padres e bispos e abades e mon tivesse mais direito tivesse numa estrutura hierárquica superior então a a a revolução francesa estabeleceu a igualdade política e a igualdade na sociedade civil restou apenas a desigualdade Econômica né é que a Revolução Russa quis então e nivelar e fazer o igualitarismo completo é essa essa essa desigualdade ficaria pra revolução pra próxima revolução resolver pra próxima revolução resolver esse problema então o mundo que a gente vive hoje até com roupa PES midia vida
a gente no dia a dia as pessoas defendem esse igualitarismo eh na vida civil defende o positivismo jurídico defende o cientificismo a ciência como a supostamente a eh que define tudo paraa nossa vida metafísica não tem importância nenhuma a religião seria só uma coisa interna de cada um is é cara da Revolução Francesa o mundo de hoje é o mundo da Revolução Francesa um pouco piorado por causa das contaminações do Sé 19 principalmente do Marxismo mas é o grosso mesmo do que a gente vive aqui no Brasil nos Estados Unidos é fruto dessa visão né
é e é uma Há uma grande tendência não questão de ser perceptível isso é evidente que muitas pessoas dessa nova direita brasileira ou entre os Católicos eles por estarem de algum modo com a com a visão turada pelas revoluções mais recentes as revoluções de caráter comunista essas pessoas acham que a restauração do que ou melhor dizendo que o ideal que aquilo que estaria mais próximo de uma sociedade Cristã seria por exemplo a sociedade norte-americana o modelo norte-americano ou o modelo das democracias liberais e acham que essa é a grande solução que esse esse modelo é
o grande rival o grande inimigo do comunismo do Marxismo enfim desse o nome que que for eh o senhor acha que essas pessoas estão e procurando correto estão redondamente enganados né o liberalismo e essa coisa que eles defendem conservadorismo inglês que agora tá na moda visões Americanas esses aí foram o os pais do comis os pais da das revoluções mais radicais né Eh o conservador é aquele que não quer voltar ao passado conservador aquele que fica em algum estádio revolucionário E aí a medida que a janela de overton avança o conservador fica cada vez menos
conservador e mais revolucionário né o conservador de hoje era o revolucionário de ontem então no fundo eh infelizmente né Essas pessoas que de os Estados Unidos já nasceu os Estados Unidos é uma república revolucionária nasceu os princípios eh iluministas né ele a Revolução Americana veio em 1776 é antes da da francesa mas com os mesmos ideais então eles eh defender o liberalismo como oposto ao comunismo não é uma verdade É histórica né Eh se não tivesse Adam Smith não tinha Marx Adam Smith ão idolatrado pai da economia moderna e tal idolatrado por muitos economistas nada
Ele criou foi Base pro Marxismo John Locke com as visões erradas dele de política de contrato social contrato de contratualismo melhor dizendo eh o contratualismo enfraquece o direito Preparando o terreno paraa revolução então na realidade o liberalismo quer na sua área política quer na sua visão religiosa quer na sua visão Econômica Eles preparam eh e foram causa eh da do comun ISO né E então o senhor não acha que é possível fazer uma espécie por exemplo enquanto católicos uma espécie de adorn momento atualização com com com as ideias da Revolução Francesa para mantê-las assim em
um certo limite depois do qual não se avança vamos fazer isso vamos vamos aceitar aí os princípios do liberalismo mas sem aborto mas sem ideologia de gênero senhor acha que essa não é uma boa saída é domesticar o liberalismo né com umas cerquinhas nele olha não sai daí fica do jeito que tá esse é o erro né eles estão querendo eh eh eh eles enquanto não se muda os princípios não adianta não adianta cercar o liberalismo os princípios estão errados né o princípio da da sociedade correta não é um princípio Liberal né o erro tá
nos princípios que as pessoas não entendem que a pessoa só apenas faz uma uma coisa de comparativa pega o o comunismo aqui e o liberalismo aqui aí o liberalismo é menos ruim que o comunismo pronto aí de mal menor vira o bem maior né Essa é uma confusão de muitos católicos então é muito fácil essa confusão de mal menor que é mesmo em relação ao comunismo aí depois o se torna o bem maior e não é os princípios liberais são errados em sua origem e por isso tem que ser combatidos né não adianta não adianta
ficar defendendo um um um liberalismo domesticado que ele não é passível de ser domesticado porque os princípios vão vão mudando vão evoluindo sempre para Pior né tem que ser matado na raiz tem que combater os princípios né não tem jeito é e no começo desse ano nós fizemos uma uma viagem para paraa França para gravar o curso em busca para gravar o curso a civilização das catedrais e uma coisa que que chama bastante atenção e que já voltando à Revolução Francesa uma algo que que é bastante esquecido e pouco levado em conta é que além
do morticínio revolucionário que realmente é algo que deve ser sempre recordado eh e e deploro houve também uma tentativa Como como o senhor mencionou de de apagar o passado para colocar alguma coisa no lugar e para isso se recorreu a a atos de vandalismo barbar de destruição de da arquitetura Sacra da arte sacra eh multicentre na na França anterior à Revolução que não ostente as marcas da revolução se nós as pessoas elas vêm notri Dame que o senhor mencionou aí notame vai ser tá sendo inaugurada agora né aí fica até Ah esse incêndio foi eh
foi foi provocado lá pelo não sei quem para para destruir notri Dame enfim se esquecendo que essas tentativas de se destruir notri Dame elas são bastante antigas quando nós observamos a fachada de Notre Dame de Paris ela é quase toda reconstituição principalmente do século XIX a partir de Violet Leduc enfim dos restauradores por quê Porque os revolucionários se Mesmo não tendo colocado não tendo colocado no chão os revolucionários se precipitaram contra ela com furor inaudito eu acho que é bastante emblemático disso eu gosto sempre de recordar a a galeria dos Reis na na fachada de
Notre Dame existe a galeria dos Reis em várias outras catedrais de amian de de chartre de hams tem também mas eh é uma é uma galeria de 22 estátuas de Reis de personagens Coroados e os revolucionários eh arrancaram as estátuas cortaram as suas cabeças pensando que eram os reis da França sendo que na verdade eram simplesmente os reis bíblicos de Judá ancestrais de Cristo todo lugar que você for toda Catedral que que você visitar na França você verá lá as cabeças guilhotinadas e uma coisa muito interessante que é sempre bom ressaltar nesse aspecto não se
trata de uma multi no mais das vezes não se tratava de Multidões ensandecidas que foram lá e saíram destruindo tudo não se tratava de vandalismo de estado se tratava de vandalismo sistemático a gente vê aquelas estátuas pequenas do dos arcobotantes dos do dos lintéis dos pórticos a aqueles anjos pequenos com as cabecinhas todas cortadas ou seja não foi simplesmente um um bruto que foi lá que foi quebrando tudo não eles puseram uma escada pegaram um lintel e foram cortando cabeça por cabeça cuidadosamente artisticamente os Vitrais existem alguns Vitrais que são algumas algumas igrejas medievais francesas
que estão preservadas eh os seus Vitrais como a Catedral da catedral de Charter a da catedral de burge alguns Vitrais mas na maior parte das catedrais os Vitrais estão todos destruídos foram substituídos ou por Vitrais posteriores ou por vidros brancos porque não tinha o que colocar no lugar ou se fos lá na Catedral de rans eh Vitrais modernosos do século passado que assim que descaracterizam totalmente a Catedral deixam uma catedral bastante eh é enfim tira-se bastante a ideia do que ela deveria ter sido era melhor ter colocado um Vitral branco do que colocado aqueles Vitrais
horrorosos lá da década de 60 enfim isso se vê em not de Paris a Vitrais do século XIX que já que são né dignos pelo menos mas na Catedral de Ramos não são Vitrais horríveis a década de 60 década de 70 deixa assim uma impressão terrível na igreja e estando lá para gravar esse curso nós percebemos Como de fato é o fato como o f como o o fato de os revolucionários terem atacado com tamanho furor essas catedrais era porque elas simbolizavam de algum modo o mundo que eles queriam suplantar Você concorda comigo sim elas
eram testemunhas daquele tempo que eles odiavam eh então eles mataram eh né religiosas também já visto o caso das Carmelitas né Eh destruíram o Conventos por exemplo Clin destruído quando você anda lá pelo interior da França mesmo em cidades menores à você vê a história do lugar aí tá lá es durante a revolução tal lugar eh foi destruído ou passou por uma alguma mudança significativa isso aí se Estendeu na Espanha também quando os franceses invadiram a Espanha tomaram conta lá também saquearam Mosteiros tentaram destruir pisaram o desastre como se fosse um bando uma praga de
avançando quer destruir tudo né Eh ou uma curiosidade é que eles odiavam sino né herge odeia sino né os muçulmanos também odiavam sinos eh e os revolucionários franceses também então também destruíam sino tiravam sino das igrejas e tal então tudo que tinha alguma testemunha dessa ordem antiga que eles odiavam eles procuravam então tentar não conseguiram porque a o patrimônio da França grande demais muita era inexequível mas muita coisa destruíram sim é e nós fomos gravar esse curso que inclusive no começo do ano o senhor ajudou bastante a divulgar fazendo uma live no seu canal eh
foi financiamento coletivo que nós fizemos centenas de pessoas colaboraram para que nós ficássemos quase um mês na França gravando em 11 cidades 16 igrejas góticas eh e finalmente esse o O curso está eh quase pronto né depois do trabalho de edição que ainda está acontecendo mas ele está quase ele já está pronto para Pro lançamento e e o lançamento será a semana que vem o nosso ponto o nosso ponto de partida foi justamente a a a revolução francesa e a Maçonaria que a provocou como a Revolução Francesa que era uma revolução antic católica como ela
queria de fato substituir o mundo que existia até então por outra coisa a gente e e o mundo que existia antes não imediatamente antes mas nos séculos anteriores era um mundo minimamente católico razoavelmente católico considerando que veio depois nós olhamos para as catedrais e vimos como elas foram particularmente odiadas por essa revolução e nós somos por isso nós chamamos esse esse projeto de em busca da civilização católica Porque nós ent emos que aquela civilização que existiu séculos antes da Revolução Francesa mas cuj os últimos resquícios da Revolução Francesa pôs no chão que é a cristandade
medieval que é deve ser e essa é a nossa opinião seguindo aquele Pensador norte-americano católico chamado John Senior ele falava eh hoje por isso que eu perguntei do AD ornamento eles eh ele dizem ele ele ele fala assim eles falam que nós temos que eh nos reconciliar com a modernidade ao contrário nós temos que encarar a cristandade é isso não tem não tem saída não tem saída e as catedrais elas são uma expressão perfeita eh permanente Perpétua da cristandade da civilização que existiu na idade média e um e uma coisa que que eu vejo assim
que é que é bastante dramático Hoje em dia as pessoas mesmo as de principalmente público católico principalmente público católico que o que é pior eh se sentem muito mais atraídas por temas negativos do que por algo excessivamente bom algo que realmente vai e trazer luzes para a solução ao menos espiritual o que já é bastante coisa uma solução ao menos espiritual cultural para os problemas do nosso tempo estamos sempre preocupados com com com com os males com aquilo que é ruim nós temos uma atração de fato por aquilo que é ruim e viramos as costas
pro bem pro por por o verdadeiro e por e foii pensando nisso que nós fizemos esse esse curso nós gravamos em Como eu disse em 16 igrejas góticas eh serão eh e a partir da semana que vem aqui no meu canal serão postadas gratuitamente serão transmitidas gratuitamente quatro das 15 aulas do curso eh ficar já já vendo o projeto bem adiantado eu posso dizer que ficou muito superior ao que nós imaginávamos a princípio né inclusive professor Marcelo terá acesso é ao conteúdo completo e eu gostaria de convidar a todos para estarem conosco aqui na semana
que vem a partir do dia 3 para a transmissão dessas quatro de quatro da da quatro aulas gratuitas perdão de quatro aulas gratuitas do desse curso em busca eh a civilização das catedrais inclusive nós iremos isso nem isso foi decidido aqui em cima de última hora nós vamos transmitir aqui para vocês brevemente uma uma cena bem eh simples eh de desse dessas de uma dessas aulas que irá ao ar na semana que vem eh até peço desculpas a vocês porque ainda está no no programa de edição porque realmente nós eh pensamos em transmitir aqui eh
de última hora mas mostrar para vocês o que nós vamos fazer nesse curso é de fato desvendar as catedrais da cristandade desvendar as catedrais francesas e enfim você coloca aí para para nós por favor Mateus eu acho que essa é uma aula sobre Nossa Senhora sobre a a Virgem Maria na na cristandade e na catedral também aqui em notri Dame de Paris na porta de Santana Maria aparece sentada no trono com dignidade réia ela leva uma coroa na cabeça um Cetro Florido na mão e carrega um menino que descansa no seu colo como queem um
Trono Maria aqui é a rainha que traz o rei do mundo alguns dizem que em nenhuma época como na cristandade os artistas souberam comunicar com com tanta grandeza a imagem da mãe de Deus nos tempos românicos Maria raramente aparecia nos pórticos das igrejas mas nas igrejas góticas ela tá em toda parte as mais belas catedrais foram erguidas em honra dela sob proteção dela as catedrais de Paris de chartre de amian de estrasburgo de long de Juan de rans são todas notredam igrejas dedicadas a nossa senhora e mesmo as que não são dedicadas a ela como
as de burge e de José ela está lá ela tem o seu papel de destaque nos pórticos e os artistas o século XI souberam expressar o sentimento do Povo católico de de ternura com essa mãe amada descendo do Alto do Pórtico e colocando a Virgem Maria sobre os mainis mais próxima dos seus fiéis e o grande modelo dessas virgens do século XII é a inigualável virgem Dourada de amian ela sem deixar de ser rainha é mais terna mais feminina mais delicada mais angelical Ela carrega com delicadeza o seu filho e o contempla com um sorriso
gracioso enquanto anjos carregam a sua auréa aqui a Virgem Maria é sobretudo uma mãe que sorri pro seu filho bom não sei se deu se ficou muito boa transmissão acho que a internet do do Mateus que tá transmitindo aqui para nós não tá tão boa Mas enfim eh mas semana que vem não terá problema de de internet porque será a transmissão né mas enfim então fica o meu convite a todos vocês para estarem conosco aqui no próximo na próxima terça-feira certo e fica também o gostaria que vocês compartilhassem o máximo possível com seus amigos com
seus contatos e professor Marcelo Andrade Muito obrigado pela presença agradeço aqui hoje nós iremos disponibilizar o conteúdo todo pro Senhor muito obrigado pela gentileza e muito obrigado novamente por ter aceitado nosso nosso convite Eu que agradeço Boa noite a todos boa noite a todos com Deus