o tema do patrimonialismo eu acho o tema quer dizer o conceito de patrimonialismo é o conceito Talvez o mais importante nas Ciências Sociais entre nós nas humanas entre nós né Eh e o tema e o tema do patrimonialismo normalmente é discutido como se ele não precisasse ser discutido né quer dizer as pessoas que falam sobre o tema do patrimonialismo normalmente diz olha é óbvio que o Brasil tem uma tradição eh de estado patrimonialista etc etc e aí começa o assunto né e eu gostaria de fazer uma coisa eh diferente disso eu gostaria de discutir com
vocês os pressupostos do conceito de patrimonialismo que acho extremamente importante isso né normalmente os conceitos né Eh e a ciência ela é tanto mais avançada tanto mais importante quando ela discute os seus pressupostos né a ciência ela não pode ser construída a partir do senso comum como a nossa ciência foi né ela tem que criticar o senso comum né e é um pouco isso que eu gostaria eh eh eh de discutir com vocês hoje como é que nasce o tema do patrimonialismo como na eh esse o tema do patrimonialismo ele é indissociável eh do tema
do mito Nacional entre nós né e isso é é é extremamente importante por quê Porque a nossa ciência ou do ou que a gente imagina que seja ciência né foi construída a partir do mito partir do mito Nacional né Isso é isso é extremamente importante por um lado e extremamente perigoso por outro né Porque a ciência obviamente ela tem que destruir todos os mitos né a nossa não a nossa se constrói a partir do mito que mito é esse né e é um mito é um mito construído eh a partir do do que eu tenho
eu tenho chamado e usando usando a expressão do Nelson Rod de complexo de viralatas né a gente precisa ter isso a gente precisa se sentir um vir lata realmente né para que a gente possa aceitar esse mito como verdade como como foi montado o mito entre nós o mito entre nós foi montado em 1933 lançamento de um livro chamado casag Grande Senzala quem estudar década de 30 no Brasil vai ver que isso foi uma revolução né Assim como eh Júlio quer diz revolucionou e criou em grande medida na Esfera material o Brasil moderno né Eh
eh o o setor a indústria de bens de Capital né a reforma do Estado quer dizer pensou o Brasil maior né do que eh o Brasil eh dividido em potentados rurais que era o que nós tínhamos antes dele e por outro lado Gilberto Freire eh encarou o desafio eh de de pensar o Brasil além eh tentando pensar o Brasil além da A além da percepção do brasileiro como a laa a lata de lixo da história né porque era assim que nós éramos eh percebidos eh e eh isso tinha a ver com o fato de que
a ciência nessa época eh no contexto científico dessa época o racismo né tinha foro de c de cientificidade né Eh e o tema do racismo quer dizer o Brasil sendo um país mestiço um país de mulatos né Essa era era a era o que se se via nas ruas etc né era o último país do mundo porque não tinha nem as virtudes do brão nem as virtudes do negro né então El ele era mestiço né então ele ele era o último dos povos e tal né Por exemplo os assessores de Pedro I já eh eh
já discutiam o país nesse termos e a mesmo os nossos intelectuais mais mais mais avançados estavam digamos assim eh amarrados eh por esse tipo de amarra teórica O que é que Gilberto Freire faz Gilberto também tava dentro desse contexto né também tava dentro do contexto do racialismo e do racismo né Mas ele tentou operar uma mudança nisso ou seja eh o mulato que era a marca da nossa inferioridade passa a ser para ele o quê a marca da nossa virtude né então ele vai lutar porque a a é o mito nacional e por que o
mito nacional é importante porque sem um mito Nacional você não pode ter e projetos econômicos e políticos de grande alcance né porque você vai se ver a com a sua lealdade ligada a a eh a poderes que são locais né de São Paulo do Rio Grande do Sul etc etc né então você não é brasileiro você não consegue nem nem eh nem se pôr essa unidade como sendo algo eh que tenha que tenha substância etc né Eh e Gilberto Freire Então tinha eh como inimigo né quer dizer tanto essas tanto os poderes locais quanto também
o quê os Estados Unidos né quer dizer isso se impõe os os intelectuais entre nós em todo des do começo do século XIX eh nunca compararam Brasil com México com Argentina e tal sempre com os Estados Unidos seja de modo explícito seja de modo implícito Não conheço nenhum exemplo de nenhum intelectual entre entre nós que não tenha né Eh eh eh sofrido com esse tipo de comparação porque era obviamente uma comparação muito muito desvantajosa pra gente né isso por eh questões históricas e morfológicas né quer dizer o Brasil é é tem um tamanho semelhante aos
Estados Unidos tem um tamanho populacional semelhante aos Estados Unidos e tem uma história semelhante aos Estados Unidos né então isso é isso que se impõe né como sendo e o que é que Gilberto Freire confrontado com a questão porque o mito para entrar eh para que as pessoas o aceitem né Ele tem ele tem que ter aspectos positivos né quer dizer se ponham no lugar do eh Gilberto Humberto Freire né dier você é o último dos povos e Tem que montar né você é percebido assim né E você tem que montar uma narrativa eh positiva
acerca disso Gilberto com muita inteligência escolhe o quê escolhe o tema do racismo americano né E que Era óbvio né Muito mais Óbvio do que o nosso né porque era legal etc etc né quer dizer legal não que seja bom ela legalizado né A Ah e e tenta montar a questão quer dizer obviamente isso aí é falso Mas o que importa é que as pessoas acreditem o mito não precisa ser verdadeira ou falso a ciência precisa ser verdadeira ou falsa né o mito precisa ser eficiente as pessoas precisam Acreditar nele para ele produzir os seus
efeitos e o que eh eh eh eh o que o que Gilberto freir vai fazer é exatamente montar o quê a ideia de que eh Os Estados Unidos são ele reconhece em alguma medida a a superioridade americana né Eh como a a superioridade europeia isso está baseado numa hierarquia eh que tá que está entremeada eh entre nós né embora a gente eh quase nunca perceba quase nunca seja consciente dela né mas é um tipo de hierarquia foi que ela é constitutiva pro acidente né porque ela está Ela a a ela está em está montada na
na noção de virtude platônica que separa espírito e corpo e põe o espírito como superior ao corpo ou seja né a verdade o bem né a noção de virtude né ela tá ligada ao espírito né e contrariamente ao corpo ou seja o corpo tem o espírito tem que se apoderar do corpo né porque o corpo seria eh o local das paixões né quer dizer que não pode das paixões incontroláveis sexo agressividade etc etc né Eh o cristianismo ocidental quer dizer as pessoas não virar o ocidente não virou Platônico porque as pessoas começaram a ler Platão
obviamente que não né Eh não é desse modo que as ideias as ideias são extremamente importantes né a gente normalmente só vê dinheiro e poder né mas as ideias são extremamente importantes porque elas inclusive é que tornam legítimo eh dinheiro e poder né Eh mas as ideias só são importantes quando elas são associadas a instituições né e a noção de virtude platônica foi vocês vão ver a importância desse tema depois pro mito Nacional Ah e essa noção de virtude platônica então foi eh eh por Santo Agostino no século eh 4 depois de Cristo né foi
eh percebida como o caminho da salvação de todo que Cristão né o Ou seja a noção de perceber o espírito no caso aí porque o espírito era o caminho a Deus né é o espírito como tendo que ter eh eh maior influência sobre o corpo e as suas e as suas paixões né Eh isso é percebido o quê como caminho para ser salvo né então a igreja ou seja a maior instituição do acidente né é quem vai digamos digamos assim cuidar da eficácia prática e cotidiana eh dessa ideia que é uma ideia moral né ou
seja de que eh quem está ligado ao Espírito é superior é nobre né E quem está ligado ao corpo é vulgar é pior etc nãoé se vocês pensarem bem todas as nossas hierarquias invisíveis e se elas são invisíveis elas são ainda mais eficazes porque você não se elas não são conscientes a gente não tem defesa em relação a elas né todas elas estão marcadas pela oposição espírito do corpo né as classes altas são as classes do espírito né as classes baixas são as as as as classes do corpo as classes do trabalho manual né A
mulher tá ligada ao corpo né sexo afeto Isso é uma loucura mas mas mas enfim ela tá ligado né e o homem ligada ao espírito e tal né então nas 500 maiores empresas do mundo 492 492 tem homem como chefe né por conta disso porque o espírito é a inteligência e a moralidade distanciada o negro tá ligado ao corpo né atleta sexo e tal para Pará e o branco tá ligado ao Espírito etc todas as nossas hierarquias quer a gente tenha consciência disso ou não estão montadas na relação corpo e espírito isso tem a ver
também né Eh como não poderia deixar de ser a forma como os países desenvolvidos se representam e os países subdesenvolvidos são representados né então Europa e Estados Unidos são eh países do espírito né isso tem isso vai ter isso isso é extremamente importante para que a gente entenda o que tá acontecendo agora e o que que acontece no mundo né e os países subdesenvolvidos são ligados ao corpo Como por exemplo o mito nacional brasileiro que tem a ver com o corpo por quê Porque tem a ver com eh eh o brasileiro definido pela pelas pelas
paixões do corpo ou seja emoção sentimento afeto sexo etc etc né E todas as virtudes do brasileiro vão estar associadas a isso ou seja hospitalidade né abertura cultural etc etc né o brasileiro é quente não é isso europeu e americanos são frios etc etc né dier Toda a nossa autorrepresentação tem a ver né com digamos assim as virtudes ambíguas do corpo né a genialidade de Gilberto Freire foi perceber o quê né ele não podia mudar eh espírito e corpo isso aí é né ele ele sequer tinha consciência disso eu acho mas ele ele percebe isso
intuitivamente e tenta o quê e tenta jogar com as ambiguidades eh de ser corpo né seja corpo pode ser tanto emoção né quer dizer sentimento tá abaixo do Espírito mas corpo pode ser também o quê abertura cultural ele juntou raça e cultura claro que isso não é verdadeiro né mas isso também não importa o que importa é que as pessoas acreditaram nele né Então essa abertura cultural vai ser a forma como o brasileiro vai conseguir ver minimamente suas virtudes né ou seja aqui houve encontro entre culturas o brasileiro é aberto não é como o americano
e tal para prá né ou seja também não importa se é é verdadeiro ou falso o que importa é que Nós aceitamos isso até hoje nós nos pensamos desse modo porque foi assim que Gilberto Freire nos pintou né Eh isso tá extremamente isso tá eh em cada célula Nossa de cada um de nós aqui né a gente não reflete mais sobre isso né Eh e Nós aceitamos isso né Nós aceitamos essa essa representação de Gilberto Freire eu não vou entrar mais em Freire porque eu acho inclusive que eu não tenho nada contra o mito Nacional
um mito Nacional forte né Foi necessário para jul Vargas por exemplo tanto que Vargas incentivou esse medo ele passou a ser ensinado nas escolas A partir dessa época eh isso serviu como propaganda do regime escola de samba e tal tiveram que usar esse tema a literatura passou a usar esse esse esse tema houve uma transformação material Espiritual do Brasil né a partir desse mito eh que foi um cimentados dariedade até aí né não não tem eu não vejo nenhum nenhum eh problema sério Nisso porque as pessoas precisam ter uma representação de quem elas são né
De que país quer dizer dá eh uma representação da sociedade quem nós De onde nós viemos quem nós somos e para onde nós vamos né Essa é a questão existencial que todas as pessoas têm que responder de um modo ou de outro e toda a sociedade tem que que responder e o mito Faz esse papel o mito no fundo é um conto de fada para adultos né porque ninguém especialista na complexidade Como que o mundo social apresenta então ele é uma forma de você e enfim compreender o mundo é com pouco esforço eh o que
que eu vejo de problemático nisso o que eu vejo de extremamente problemático nisso é que a nossa ciência social é montada a partir do Medo isso é problemático tá isso é problemá um mito falso de fio a pavio né passa do o tema de que nós viemos de Portugal não é isso né que é uma bobagem né as pessoas são feitas pelas instituições né é fácil demonstrar isso né pense na família né nó iremos entrar isso depois Fal falar sobre as classes e tal né na família você tem prêmios e castigos né É assim que
você vai e aí qu como você né você quer mais é prêmios do que castigos você vai sendo montado como ser humano a partir disso a escola repete isso o mercado de trabalho repete isso né forma a pessoa que é moldável eh eh para a a vida né e nessas eh diversas instituições ora a a instituição que vai ser total no Brasil a partir de 1532 é cravidão ponto que não existia em Portugal a não ser de modo muito utópico isolado e passageiro né então a família vai ser a família de vai ser a família
escravocrata a justiça vai ser cocr né a a política a economia etc os homens livres vão ser montados A partir dessa dessa relação né on onde tá o português aí né mas a acredita nisso né e a ciência social brasileira acredita nisso até hoje né e começa como começa com o maior de todos o pai da sociologia brasileira Sérgio Buarque de Holanda né pai do amado por todos Chico boar né a e Sérgio bo hoje em dia né quer dizer ele é o Pensador mais importante para que a gente pense o Brasil moderno né ele
é o mesmo tempo ele ao mesmo tempo é é a base pro programa do partido de de Elite entre nós o PSDB né e é ao mesmo tempo o nome da sala e da fundação per abram onde eu tava pouco tempo atrás ou seja né Isso mostra o quê a a esquerda é colonizada pelo discurso da direita entre nós explica boa parte do que a gente tá passando agora ah e que discurso é esse que discurso é esse né Sérgio Bararque vai pegar tudo que Freire disse ele não desenvolve nada de novo zero novidade né
Ele pega a noção de plasticidade do português em Freire Dá um outro nome chama isso de homem cordial né aí os Defensores o que acho incrível Não mas ele não tá querendo dizer que é positivo é claro que ele não tá querendo dizer que é Positivo né Tem uma dialética esse negócio não não muda nada é claro que é negativo né obviamente não tem nenhuma tem não tem nenhum mistério nesse nesse é simples é Raso e é falso né Por quê Porque ele vai definir esse homem cordial como esse homem emotivo por quê Porque viria
de Portugal imagina loucura isso né vem de Portugal aí faoro vai dizer vem de Portugal de 1380 quando Portugal se unifica que é uma loucura completa né porque não pode haver corrupção nessa época porque a Terra é do rei ele não pode roubar o que é dele né a noção de soberania né vai começar dois séculos depois soberania Popular só pode haver a noção de corrupção né quando se há a noção de que o bem é público a partir da noção de soberania Popular né mas a gente aceita isso né é absurdo é falso é
frágil é superficial não aguenta um Peteleco mas a gente acredita nisso né ou seja o brasileiro então voltando a boar é emotivo sentimental etc etc por conta disso ele é inferior né claro né porque ele é corpo como nós vimos sem nenhuma das ambiguidades que freir havia descoberto Ou seja é só negativo só ruim né por que isso né porque ele idealiza Infante mente como nove entre 10 intelectuais entre nós liberais especialmente os Estados Unidos né então os Estados Unidos e ele pensa os Estados Unidos como o protestante acético que é Outra loucura né porque
até Weber que inventou isso né fala que o neto do protestante acético já não tem nada de acético porque ele já é rico e ele El ele quer ele quer curtir a vida né aético é um o ascetismo é um instante muito específico historicamente né mas o pessoal continua achando que o americano de hoje é o protestante a CTO de 500 anos atrás como como boar achava né Aí você monta a eh o complexo perfeito de vi vira lata né aqui só tem o lixo que é a coisa do corpo e tal PR da da
emotividade e os Estados Unidos são e eh e seres humanos perfeitos veja que admiração basb né né porque não existe sociedade perfeita em lugar nenhum né entende mas aí você vê é o americano como né o cara confiável mais inteligente produtivo democrático incorruptível né dá vontade de rir né mas as pessoas e acreditavam nisso etc etc né isso montou a compreensão que o brasileiro tem é esse ponto né a falso de a a pavil não tem nada de verdade nisso né vindo do mito e um mito ainda com o complexo de inferioridade aí ele vai
fazer o quê o outro o outro movimento dele que é que nos interessa agora a passagem do homem cordial que é um homem não é isso que é é Outra loucura homem cordeal seria o brasileiro em geral de todas as classes né como se as classes não criassem pessoas extremamente específicas como a gente vai mostrar aqui em breve né ou seja outra generalização absurda mas a gente acreditou nela né Aí ele vai dizer outra coisa que é extremamente importante o homem cordial vai ter uma espécie de amálgama institucional né Isso aqui é extremamente importante pra
gente ver todo o conservadorismo travestido em pseudo crítica entre nós n que mostra grande parte da confusão que está acontecendo agora né esse homem cordial vira instituição aonde no mercado não não isso não jamais no estado né o homem cordial vira instituição uma espécie de amálgama né no estado o estado vai apresentar para Freire as mesmas características do homem cordeal por que o homem cordeal é tão ruim o homem cordeal é ruim porque como ele é afetivo né ele vai escolher o quê Ele vai dividir o mundo entre amigos de um lado e in amig
do outro aí ele vai dar que todos vocês já Ouviram isso claro né ele vai dar tudo tudo pros amigos e pro pros inimigos a letra dura da lei né não é isso el vai criar uma tradição né pseudo crítica né que vai de Sérgio boar F ouro Fernando Henrique Cardoso Roberto da Mata e entre no entre 10 estrelas de cinema entre nós pouquíssimas exceções o que é que ele vai dizer eh e aí o homem cordial ele é ruim porque como ele é afetivo e devido o mundo entre amigos e inimigos não pode haver
democracia entre nós né Por que não pode haver democracia entre nós porque a democracia daquele país que é o paraíso na terra aonde as pessoas não dividem o mundo de acordo com os seus afetos e são impessoais aonde é pessoais essa terra eh Sublime maravilhosa que só tem coisas boas Estados Unidos né lá lá não lá a gente tem democracia porque as pessoas são impessoais se distanciam emotivamente do é dos outros né não são animais é isso que tá posto né o corpo a separação espírito corpo né tem a ver com com o quê tem
a ver com a separação entre animal e Divino né espírito é Divino sempre foi o corpo é animal é o que nos nos nos eh nos aparenta com os com os animais né então o que ele tá aqui querendo dizer que os americanos são divinos que nós somos animais né esse é o ponto ah como se nos Estados Unidos né Eu morei lá eh eh um bom tempo ou ou ou em países europeus protestantes como a Alemanha que eu eh aonde eu Mori muito tempo né você ser filho eh sobrinho de um senador de algé
importante não fosse facilitar a sua vida para caramba né tanto quanto facilita aqui né eu diria que facilita mais do que no Brasil em várias esferas né é preciso muita muita admiração basb para isso infantil né como se as relações pessoais não fossem decisivas em todo lugar né e o que importa é que as pessoas acreditaram nessa bobagem né aí ele pega a noção de homem cordial e aplica pro estado pronto aí você tem a a bagunça que você tem hoje entre nós né e uma classe média saindo na na rua para defender os ricos
etc etc né porque você tem você tem uma Você tem o estado para ele vai ser o estado patrimonial ou seja o estado também é negativo enquanto tal só negativo por quê Porque vai ter as mesmas as mesmas características do homem cordeal vai ser vai ser emotivo né vai ser vai ter preferências né amigos e inimigos né não vai ter impessoalidade né E aí vai ter o quê isso vai gerar o quê né A apropriação privada do público confusão entre o público e o privado né olha que coisa linda né Deve existir algum lugar no
no mundo onde existe um público que nunca é apropriado pelo privado tal né Eu não conheço vocês conhecem algum né os Estados Unidos é isso vamos dar um exemplo tá né Eu adoro esse exemplo da guerra do do Irã porque foi uma confusão grande que montou lá né você tem seis empresas de petróleo né que dig olha com base em mentira que ficou ficaram eh provadas depois você invade o Irã para dominar o óleo mata milhões de pessoas pessoas lá deixa a região inteira uma confusão enorme que que tá e gerando e consequências até agora
milhões de refugiados tem a ver com essa guerra né seis empresas mandando milhões a morte inclusive americanos né mas o estado americano nunca né é público não é isso é impessoal Como assim dominado pelo pelo privatismo etc etc né É É é incrível pessoal eu não consigo entender como é que uma como é que essa história continua convencendo alguém né É claro que o estado é apropriado privadamente em todo lugar a única questão relevante para apropriação privada do estado é ele é apropriado por meia dúzia de pessoas como é no Brasil né como está sendo
agora ou ele serve de algum modo para maior parte da população é a única questão relevante né Ele é sempre apropriado privadamente existe sempre a confusão entre o público e o privado né Mas entre nós porque esse pessoal monta a visão de mundo que eu conheço mais conservadora Liberal extremamente conservadora né por quê eh porque no fundo você demoniza o estado o estado já é ruim de início né Ele é confiável ele só vai ele é ele é a fonte da corrupção né no estado né e o mercado é tido como o reino de todas
as virtudes entre né E aí você tem você tem o quê você pré decide a luta de classes né O que é luta de classe né quer dizer o conceito adequado de luta de classes eu acho não tem a ver nem com o liberalismo nem com o Marxismo né porque nenhum dos dois explica o que é classe né a classe não é a renda que você tem no bolso n como em todos os como a nossa discussão sobre classe é montada a partir da a partir da perspectiva liberal e classe também não é a ocupação
nem é o lugar na produção né que a sua ocupação inclusive vai ser decidida antes a classe é montada como todos os seres humanos são montados inicialmente afetiva e emocionalmente a construção principal dos seres humanos e da sociedade embora a gente não veja embora a gente só veja poder e dinheiro né é montado como afetiva emocional moralmente né De que modo os seres humanos se tornam o que eles são ao incorporarem as pessoas que Eles amam né É o amor que faz com que a gente seja o que a gente é né Essas pessoas são
normalmente pai e mãe mas não Obrigatoriamente quem quem ocupa esses lugares né a família reproduz a classe A partir disso né a classe é reproduzida pela forma familiar específica que a família assume nessa classe porque não existe a família em geral as famílias são extremamente são extremamente distintas entre si né Eh E essas eu não não vou entrar nisso agora porque eu quero terminar o tema do do do pá do patrimonialismo e antes né Eh como a classe nunca é percebida né por conta disso raça região e todas as outras coisas assumem o lugar da
classe porque ela não é percebida enquanto tal né a a ou seja ela não é a classe não é percebida como né não é percebida como a a Instância que vai construir seres humanos diferencialmente aparelhado paraa competição social sobre todos os recursos escassos e esse recursos escasso não são só materiais ou seja não é só apartamento carro etc etc todos os recursos são escassos beleza é escasso Charme é escasso prestígio é escasso reconhecimento é escasso né existe uma uma luta né de todos contra todos para esses recursos porque eles são escassos alguns têm e outros
e outros não né e o lugar de classe que você ocupa vai predeterminar em grande medida o acesso a esses a todos esses recursos que nós todos sonhamos acordados ou dormindo né Eh o que é que o patrim o o que é que a noção de patrimonialismo faz ele ele cria um falso conflito para substituir o conflito de classes que é o real né entre mercado e estado que é um conflito falso Por que é falso o estado precisa do mercado e o mercado precisa do Estado né não existe não existe estado sem mercado é
o fisco né o estado Só age se ele tem impostos que é produzido pelo mercado o mercado só é dinâmico se ele tem toda a infraestrutura que o estado proporciona ele é uma os dois eh montam uma unidade funcional né é artificial separar mercado estado porque ele é separado você precisa criar um conflito falso para quê para tornar invisível todos os outros conflitos que são reais os falsos conflitos estão sempre no lugar dos conflitos verdadeiros o conflito verdadeiro é a luta de todos de todas as classes entre si pelo acesso a recurso escaço você não
pode falar nisso né Por quê Porque você desmonta toda desmonta meritocracia etc prar você deslegitima o mundo completamente né aí os interesses que estão ganhando deixam de eh eh continuar ganhando Então você tem que inventar uma fraude uma mentira que as pessoas acreditem nisso né então inventou-se entre nós conflito eh mercado estado que é a semântica possível da luta de classes por quê Porque o estado eh interessa é importante especialmente pros mais pobres porque não tem nada e importante até a classe média nãoé agora os ricos as sei lá 6.000 famílias que mandam no Brasil
quem manda quem manda é elite do dinheiro entende esse negócio de de Elite abstrato não ah Elite não Elite Elite é quem tem dinheiro de verdade né porque a elite do dinheiro é mais importante que as outras elites porque a elite do dinheiro compra todas as outras elites por conta disso né a elite do dinheiro entre nós compra a política né via financiamento privado a elite do dinheiro compra a imprensa entre nós a elite da informação da né comprada ela própria são composta de Cinco Famílias ricas que tem interesse na manutenção disso Não interessa para
nenhuma classe a demonização do Estado a não ser para esses para essas poucos milhares de família por que interessa para eles porque o desmonte do Estado abre uma uma enorme oportunidade de negócios a preços oligopolístico e monopolísticos né só para eles né Eh isso que é o tema do patrimonialismo entre nós né até Pou até alguns anos atrás corrupção só podia existir na figura da Lei pro agente do estado Só o agente do Estado poderia ser corrupto né E aí eu acho extremamente interessante a gente montar esse tema eu acho né A minha opinião sobre
a corrupção é que ninguém sabe definir o que é corrupção O que é corrupção né e faz parte substancial do conceito de corrupção que ele seja indefinível que ele seja como um liso como um sabonete Para quê Para que você possa usar quando você quiser entre nós para você usar quando o estado tiver porque nunca teve grande mas enfim essa Universidade aqui é um exemplo disso né quando o estado entre nós teve alguma preocupação e alguma relação com a maioria da população os 70% que não tem privilégio de nascimento né Aí é que teve o
tema da corrupção Claro porque é para isso mesmo ele é montado ele é pré-fabricado nãoé não pagar impostos como os nossos ricos não pagam e botar nos paraísos fiscais não é visto como corrupção incrível isso né os juros estratosféricos uma taxa Seli absurda representa uma drenagem de recursos da sociedade como um todo pro bolso de meia dúzia isso não é corrupção a taxa de lucro entre entre entre nós os piores produtos e serviços né pelos pelos preços maiores possíveis né é o carro aqui tem uma taxa de lucro três vezes maior do que na Europa
né o serviço de telefonia entre nós esse aí eu eu não posso fazer porque porque é é caro mas o é o produto e o serviço é bom né Isso não é corrupção só porque é legalizado O que é corrupção corrupção é a forma como eh meia dúzia que são os ricos entre nós compram o congresso e a imprensa e dizem o que é corrupção né Foucault vigiar vigiar e punir né Eh eh eh Você tem a noção de crime né você cria o que criminoso não eh o o rico não comete crime e tem
tribunais especiais para ele né aí o crime passa a ser o quê se você a bate a carteira e rouba galinha do outro isso aí é crime né mas derrubar um país inteiro como Argentina com especulação isso é genialidade você ganha uma capa no time né quem tá sendo feito de imbecil aí pessoal